6ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular 1:
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas
as formas de vida e para a vida!”. Tema Inter curricular 2: Consumidor
consciente, empreendedor eficiente. |
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Subtema 1: Soluções pra
viver em equilíbrio com o Planeta Subtema 2: Consumidor
consciente + informação = Direito à informação ao consumidor. |
Unidade
Temática:
Matéria
e Energia. Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Preservação
da biodiversidade. Hereditariedade.
Conceito, genes e células. Divisão celular e transmissão dos genes na
reprodução. O trabalho de Mendel. |
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Ano: 9º Período: 07/08 a 01/09 Nº
de Aulas: 12 |
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HABILIDADES |
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Habilidades:
(EF09CI13)
Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas
ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de
consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. (EF09CI08) Associar
os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo
relações entre ancestrais e descendentes.
(EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores
hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver
problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em
diferentes organismos. (EF09CI04IT) Associar
a possibilidade de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante
a diferenciação celular com inclusão social de indivíduos. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Perceber
a importância do desenvolvimento sustentável, bem como, adotar medidas
sustentáveis para não afetar as gerações futuras. Relacionar as boas atitudes
de consumo consciente para minimizar impactos como escassez de recursos
naturais, de alguns produtos, bem como um aumento de preço em decorrência
dessa redução. Reconhecer o conceito de
hereditariedade com base na análise de imagens e no levantamento de dados. Interpretar o trabalho de pesquisa de Gregor Mendel e sua
Primeira Lei. Compreender o determinante do sexo do bebê. Diferenciar os
termos homozigoto, heterozigoto, genótipo, fenótipo, mitose e meiose. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA O1 Tema: Problemas Ambientais
Etapa 01:Questão Disparadora (10min)
Organize os
estudantes em grupos de 5 integrantes e peça a eles que levantem hipóteses
sobre ações humanas que podem causar impactos ambientais e/ou alterações
climáticas e como esses processos ocorrem.
Etapa 04: Indo Mais Além (10min) Após a atividade
em grupo, apresente dados científicos a respeito dos efeitos das ações
humanas sobre as alterações climáticas, usando materiais audiovisuais,
projeções de imagens ou materiais impressos contendo gráficos, mapas e
trechos de estudos climático
Etapa 05: Mão na Massa (30min) O jogo a seguir
simula uma cidade sustentável, apontando algumas ações benevolentes, tais
como: reflorestamento, coleta seletiva, redução do uso de veículos, reciclar,
usar bicicleta entre outros. O professor pode
levar um tabuleiro já pronto para ganhar tempo, e em sala, junto com os
alunos realizar o jogo.
Jogo da
Sustentabilidade AULA 02
Tema: Problemas Ambientais/ Possíveis soluções
Etapa 06: Aprofundando no tema (20min) Inicia-se
a aula com uma conversa com os alunos sobre o tema Desenvolvimento
Sustentável objetivando sondar o que eles já conhecem sobre o assunto. Após a
conversa proceder a leitura do texto “O
que é Desenvolvimento Sustentável?”. A
aula tem por objetivo esclarecer ao aluno o que é desenvolvimento
sustentável, o que é preciso para que ele efetivamente ocorra e quem são os
responsáveis por isso. link do texto: O que é Desenvolvimento Sustentável.pdf
Etapa 07:Praticando (10min) A importância do
desenvolvimento sustentável é bastante simples: se não adotarmos medidas
sustentáveis, faltarão recursos naturais no futuro. Precisamos utilizar os
recursos de maneira consciente para não afetar as gerações futuras, caso
contrário esses enfrentarão escassez de alguns produtos, bem como um aumento
de preço em decorrência dessa redução. Solicite aos alunos que
resolvam a cruzadinha para praticar e descobrir se compreenderam
bem o que acabamos de discutir. link da cruzadinha: CRUZADINHA SUSTENTABILIDADE.pdf
Etapa 08: Verificando a Aprendizagem (15min) Para verificar a
aprendizagem solicite aos alunos que elaborem um pequeno texto com medidas e
ações que eles possam desenvolver no seu cotidiano para minimizar esses
problemas e impactos ambientais.
Etapa 09: Para casa (05min) Solicite aos
alunos que resolvam a atividade da página 191 do livro didático Inspire
Ciências 9º Ano.
AULA
03
Tema:
Hereditariedade
Etapa 10:
Correção de Atividade (10 min) Fazer a correção da atividade da etapa
09 da aula anterior.
Etapa 11: Levantamento
de conhecimentos prévios (15 min) Ao iniciar a aula, procure construir o conceito de
hereditariedade em conjunto com a turma. Inicie fazendo perguntas como: “Por
que nos parecemos com nossos pais e familiares?”. Solicite que os alunos
anotem as hipóteses em seu caderno. Em seguida, pergunte: “Como as
características são passadas dos pais para os filhos?”. Neste momento,
informe aos estudantes que essas perguntas já eram feitas há muito tempo por
vários cientistas. Nesta etapa o professor também pode utilizar as
imagens e questionamentos disponíveis nas páginas 12 e 13 do livro Inspire
Ciências. Etapa
12:Aprofundando no tema (15 min) Explique aos
estudantes que, na metade do século XIX, um monge agostiniano chamado Gregor
Mendel procurou investigar como as características físicas das plantas seriam
transmitidas para a geração seguinte. Mendel realizou um trabalho importante
com as ervilhas dos jardins do mosteiro onde vivia, e esses experimentos
foram divulgados na publicação Experimentos em hibridização de plantas, de
1865. Esclareça aos estudantes que os microscópios ainda não tinham uma
resolução muito boa no século XIX e que nessa mesma época não se conhecia a
molécula de DNA ou suas propriedades. Você pode
utilizar o livro didático Inspire Ciências 9º ano páginas 14 e 15 como
material de apoio. Etapa
13: Mão na Massa/Orientações (10 min) Professor
esclarecer com o máximo de informações possíveis sobre essa atividade. 1º momento: A princípio o
professor deve elaborar uma lista contendo nomes de cientistas que
desenvolveram pesquisas marcantes no campo da Genética e Citogenética, afim
de não repetir pesquisa, a lista deve conter pelo menos uma celebridade por
aluno. Utilizando de pesquisa, poderá ser realizada em sala (o professor
deverá preparar o material impresso ou solicitar que os alunos utilizem o
celular para pesquisa e com o uso do caderno fazer as anotações necessárias, pensando na inviabilidade do local, esta
pesquisa pode ser para casa e o desenvolvimento na sala de aula. Cada
aluno deverá ter acesso ao conhecimento gerado pelos mesmos, deverão adquirir
o máximo de informações que puderem a respeito de cada celebridade e uma
imagem do mesmo para a construção da linha do tempo.
Observação:
Professor, providencie também o material.
AULA
04
Tema:
Hereditariedade
Etapa 14: Mão na
Massa/Socialização da Pesquisa (25min) Durante essa etapa, em roda de conversa
os estudantes apresentaram os resultados e informações da pesquisa.
Etapa 15: Mão na
Massa/Construção (25min) 2º momento: De posse do
levantamento de dados, os alunos passarão a preparar sínteses das informações
por estes cientistas. A proposta é gerar um único texto minimizado que
pudesse relatar de maneira cronológica os acontecimentos do passado, cabe ao
professor a adequação das frases produzidas na síntese de cada aluno para a
elaboração do texto final. Paralelamente, inicia-se a construção da
linha do tempo, utilizando a imagem das personalidades. A história da
Genética é importante, pois suas aplicações influenciam e influenciaram a
sociedade de cada época, nos aspectos sociais, políticos e econômicos. Ou
seja, o professor precisa deixar claro que tudo acontece dentro de um
contexto histórico que influencia a ciência e ajuda na sua construção. Figura: Linha do
tempo com os principais cientistas que colaboraram com pesquisas relacionadas
à genética. Baseado no trabalho de Moreira e Laia (2008)
AULA 05
Tema: Hereditariedade “Vamos
entender o DNA da miscigenada população brasileira”
Etapa 16: Levantamento de
conhecimentos prévios (20 min) No
primeiro momento questione aos alunos, Em qual período o povo brasileiro foi
miscigenado? acolha as respostas em seguida reproduza o vídeo a seguir para
que possam compreender melhor sobre o tema. Pergunte
aos alunos se eles têm conhecimento da palavra DNA e variações genéticas. Explore o conhecimento
obtido e tire as dúvidas e os convide a visitar a página a seguir para obter
maiores informações: Cientistas querem desvendar receita genética do povo
brasileiro – Jornal da USP
Etapa 17: Indo Além (30 min) Questione-os
sobre “Qual é a diferença entre cromossomo e gene?”; “O que é o DNA?”; “O que
vocês entendem quando falamos em material genético de um ser vivo?”. Amplie a
conversa perguntando: “Como os genes são transmitidos de pais para filhos?”. Em
seguida, apresente imagens do conjunto de cromossomos de uma célula humana e
explique para os alunos que, com a melhoria das técnicas de microscopia, os
cientistas descobriram que as células humanas possuem 46 cromossomos que
formam 23 pares. Comente que outras espécies que possuem células eucarióticas
também apresentam cromossomos que se agrupam aos pares. Com a leitura
conjunta dos tópicos Cromossomos
homólogos e número haplóide de Cromossomos
e reprodução humana, aborde os conceitos de cromossomos homólogos,
células diplóides e células haplóides, a formação dos gametas, a fecundação e
o desenvolvimento do zigoto. Relembre que metade dos cromossomos que existem
em nossas células são herdados de nossas mães e metade de nossos pais.
Explique o que são os cromossomos sexuais e como ocorre a determinação do
sexo nos seres humanos. Explique aos alunos que a constituição genética para
uma determinada característica em um indivíduo é chamada de genótipo, e a
forma como essa característica se apresenta nesse indivíduo é chamada de
fenótipo. Utilizar a
vídeo aula sobre o conteúdo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=22cQBJv0Cas Obs:.
se julgar interessante, como atividade
complementar, apresente aos alunos o vídeo Genética do esporte, disponível em <Genética do esporte> (7min) AULA
06 Tema:
O Surgimento da Genética Etapa
18: Sistematização do conteúdo (30min) Desde
a antiguidade, o homem busca entender como ocorre a transmissão das
características de um ser para outro. As primeiras ideias sobre
hereditariedade eram bastante simples e apenas afirmavam que os filhos eram
semelhantes aos pais, sem entender o mecanismo por trás dessa constatação. A Genética é a parte da Biologia que
estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são
repassadas de geração para geração. Considera-se que essa ciência iniciou-se
com os experimentos e leis propostas por um monge chamado Gregor Mendel, em um trabalho publicado
em 1866. Para
melhor compreensão dos principais conceitos em Genética , use como fonte o
livro Inspire Ciências páginas 20 e 21 e o mapa mental disponível a seguir. Etapa
19: Verificação da Aprendizagem (20min) Responder o exercício
no caderno da página 19 do livro Inspire Ciências 9º ano. Sugestões :Solicite aos
alunos que reproduzam o mapa no caderno ou realizem uma pesquisa sobre os
principais conceitos da genética. AULA 07
Tema: Mendel e a Genética
Etapa 20: Correção da Atividade
(10min) Faça
a correção com os alunos para sanar as dúvidas sobre o objeto de conhecimento
estudado.
Etapa 21:
Aprofundando no tema (30 min) Inicie a aula relembrando os conceitos de genética dando
ênfase ao genótipo e fenótipo, em seguida apresente o vídeo “Primeira Lei de Mendel” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=-LVAbqX8CtI.
Em seguida, faça uma exposição dialogada sobre as leis de
Mendel, tendo como fonte o livro didático Inspire Ciências páginas 24 e 25. Lembre-se de ressaltar a importância de estudos
investigativos para a ciência, destacando os motivos que levaram Mendel a
escolher as ervilhas para a realização do experimento dentre eles: fácil
cultivo, grande número de descendentes férteis, fácil identificação de
variedade e características distintas, ciclo de vida curto que facilita a
observação de várias gerações e facilidade de polinização artificial. Etapa 22:
Verificação de aprendizagem (10 min) Resolução dos exercícios propostos nas páginas 25 e 26 do
livro Inspire Ciências, caso não seja possível concluir em sala de aula,
terminar em casa. AULA 08 Tema:
Mitose Etapa 23: Correção de Atividade (10
min) Faça
a correção com os alunos para sanar as dúvidas sobre o objeto de conhecimento
estudado. Etapa 23:
Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Projete o slide ou escreva no quadro o título da aula.
Leia para os alunos e fale que estudaremos um processo biológico muito
importante que acontece com os organismos eucariontes, seja pluricelulares
seja unicelulares. A mitose não ocorre nos procariontes.
Apresente as imagens aos estudantes e
converse com eles sobre o que elas representam. Proponha perguntas para que
eles possam responder em voz alta e compartilhem as suas concepções prévias
com a turma: O que está sendo
demonstrado na imagem?Sempre fomos do mesmo tamanho?O processo de crescimento
acontece apenas com os seres humanos? Dê exemplos.
Etapa 24:
Conhecendo um pouco mais (10 min)
QUESTÃO
DISPARADORA: O que permite que
ocorra nosso crescimento, desde bebês até nos tornarmos adultos?
Escreva no quadro e leia com os alunos
a questão disparadora. Escreva no quadro as falas dos estudantes. Não julgue
as propostas dos estudantes, eles precisam sentir confiança neste momento de levantamento
das concepções prévias sobre o assunto.
Etapa 25: MÃO NA
MASSA (20 min) Orientações: Divida os alunos em trios ou quintetos.
Distribua cópias do texto que trata do crescimento de um ser humano e que
insere a problemática da divisão celular nas células somáticas: a mitose
(link da atividade: https://docs.google.com/document/d/1udsbrOouZuSuiAMzU9PB4oHopB4aKlrnrBBWiukL_xY/edit).
Oriente os trios que
devem decidir quem assume cada papel para uma leitura ativa. Os papéis são:
um leitor, que fará a leitura em voz alta para todos, um escriba, que vai
anotando as ideias que considera principais do texto, e um detetive, que vai
marcar as palavras desconhecidas ou trechos a ser investigados (esta
investigação pode ser realizada usando internet e celular ou no livro
didático, ou com um dicionário, ou, ainda, esclarecendo diretamente as
dúvidas com você, professor. Não dê respostas prontas, mas problematize para
que os alunos cheguem às suas conclusões). No final, os alunos devem elaborar
um mapa conceitual utilizando a cartolina, canetinhas, lápis de cor, lápis e
borracha. Lembre-os que, por se tratar de um cartaz, o tamanho da letra deve
ser adequado para que todos consigam ler mesmo sentado na última fileira da
sala de aula. AULA
09 Tema:
Meiose Etapa 26: Sistematização (08 min)
Orientações: Peça para que cada trio ou quinteto
apresente e explique seu mapa conceitual à turma. No final, compare com as
concepções iniciais, fazendo as relações percebidas por você, professor,
retomando os registros das ideias dos alunos ao responderem a Questão disparadora.
Oriente-os a comparar as ideias iniciais ao que foi apresentado pelos grupos
e ao conteúdo sugerido neste slide, registrando os conceitos abordados nesta
aula. Lembrando que a mitose acontece com os organismos eucariontes, seja
pluricelulares seja unicelulares. A mitose não ocorre nos procariontes. Os grupos podem concluir as
apresentações na próxima aula
Etapa 27: Para
início de conversa (02min). Projete o título (MEIOSE E A REPRODUÇÃO) no slide ou
escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que
estudaremos um processo biológico muito importante que acontece com os
organismos pluricelulares.
Etapa 28:
Sistematização (25min) Projete a imagem e converse com os alunos sobre o que eles
estão vendo. Proponha perguntas para que eles possam responder em voz alta:
“o que está sendo demonstrado na imagem?”. Ouça as respostas dos alunos e
ressalta que se trata da fecundação, que é o encontro do gameta masculino com
o gameta feminino. Chame a atenção para a indicação “2n” na formação do
zigoto e as indicações “n” em cada um dos gametas, explorando a imagem e
buscando as ideias e concepções prévias dos estudantes. Retome com os estudantes o número de cromossomos que a nossa
primeira célula apresenta, comparando com 46 cromossomos distribuídos em 23
pares (por isso que o zigoto é 2n, ou seja, somos diplóides e nossos gametas
são haplóides - representados por n) e que recebemos a mesma quantidade de
cromossomos advindos do gameta feminino e do gameta masculino. Esse é o
início do raciocínio para a questão disparadora (não dê a resposta pronta ao
seu aluno, esse momento é crucial para ajudá-lo a pensar sobre a situação). O
professor pode finalizar esse momento, usando como suporte um dos vídeos
abaixo ou outro meio de informações. https://www.youtube.com/watch?v=9dL186flQ2U https://www.youtube.com/watch?v=5qUZAAy25l0 Etapa 29:
Verificação de aprendizagem (15min) Solicitar
que os alunos resolvam as questões 1,2,3 da página 25 e 26 do livro Inspire
Ciências. Na correção, o professor pode aproveitar para tirar dúvidas. AULA
10 Tema:
Transmissão de Características Etapa 30: Correção de Atividade (15
min) Faça
a correção com os alunos para sanar as dúvidas sobre o objeto de conhecimento
estudado.
Etapa 31: Levantamento
de conhecimentos prévios (10 min) Inicie a aula questionando os alunos
quais são as principais características físicas da família deles, “Você
parece com quem da sua família?” “Seus familiares têm aparência semelhante?”
"Como essas características são transmitidas?” “Tem como prever quais
características serão passadas adiante?”. Acolha as respostas e dialogue com
os estudantes contextualizando essas análises de características com os
estudos de genética.
Etapa
32: :Aprofundando
no tema (25 min) No quadro, apresente
aos alunos um heredograma, uma representação gráfica que permite estudar a
transmissão de determinada característica hereditŕaria ao longo de várias
gerações de indivíduos aparentados entre si. Utilize o livro Inspire Ciências
nas páginas 27 a 30 para discorrer sobre a transmissão de algumas
características, começando pela análise e construção do heredograma, página
27. Após reproduzir o heredograma no quadro, explique como é possível
analisar a transmissão de características, bem como o significado de cada
símbolo presente nessa árvore genealógica. AULA
11 Tema:
Transmissão de Características Etapa 33: Verificando a aprendizagem (40min) Agora que os estudantes já conhecem um
heredograma, oriente os alunos a desenharem o heredograma da sua família. Não
é preciso considerar nenhuma característica hereditária em particular, apenas
representar as relações de parentesco indicando os avós, os pais e os irmãos.
Disponibilize os símbolos utilizados no heredograma para que os alunos
consigam incluir parentes falecidos, filhos adotivos, meios-irmão, etc.
Acompanhe os estudantes durante a construção dos heredogramas. Após
finalização, solicite que alguns deles representem os heredogramas no quadro
para socializar com os colegas. Finalize a aula
tirando as dúvidas que surgirem. Solicitar
que os alunos resolvam as questões das páginas 30 e 32 do livro didático
Inspire Ciências 9º Ano.
Etapa 34: Correção de
Atividade (10 min) Faça
a correção com os alunos para sanar as dúvidas sobre o objeto de conhecimento
estudado. AULA
12 Tema:
Assim se Faz Ciência Etapa 35: Leitura e Interpretação (40min) Fazer leitura
compartilhada do texto “Ciência contra o crime” das páginas 22 e 23 do livro
didático, em seguida fazer uma discussão sobre o texto para começar a
resolver as questões. Etapa 36: Correção de
Atividade (10 min) Faça
a correção com os alunos para sanar as dúvidas sobre o objeto de conhecimento
estudado. ATIVIDADE
EXTRA: Link da atividade: Atividade aula 2 etapa 6 Elaboração: Elane, Mary,
Maxuel e Miriam Coordenação e colaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X)
Jogos; (X ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros:______________________ |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (191, 19,22, 23, 25, 26, 30, 32) ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; (X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; (
)Outros:___________________________________ |
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