6ª SD Cie 9º Ano 2023

 

6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

Tema Inter curricular 1: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”.

Tema Inter curricular 2: Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Subtema 1: Soluções pra viver em equilíbrio com o Planeta

Subtema 2: Consumidor consciente + informação = Direito à informação ao consumidor.

Unidade Temática: Matéria e Energia. Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Preservação da biodiversidade.

Hereditariedade. Conceito, genes e células. Divisão celular e transmissão dos genes na reprodução. O trabalho de Mendel.

     Ano: 9º                                                Período:  07/08 a 01/09                                       Nº de Aulas: 12

HABILIDADES

Habilidades: (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. (EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI04IT) Associar a possibilidade de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a diferenciação celular com inclusão social de indivíduos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Perceber a importância do desenvolvimento sustentável, bem como, adotar medidas sustentáveis para não afetar as gerações futuras. Relacionar as boas atitudes de consumo consciente para minimizar impactos como escassez de recursos naturais, de alguns produtos, bem como um aumento de preço em decorrência dessa redução. Reconhecer o conceito de hereditariedade com base na análise de imagens e no levantamento de dados.

Interpretar o trabalho de pesquisa de Gregor Mendel e sua Primeira Lei. Compreender o determinante do sexo do bebê. Diferenciar os termos homozigoto, heterozigoto, genótipo, fenótipo, mitose e meiose.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA O1

Tema:  Problemas Ambientais

 

Etapa 01:Questão Disparadora (10min)

 

Organize os estudantes em grupos de 5 integrantes e peça a eles que levantem hipóteses sobre ações humanas que podem causar impactos ambientais e/ou alterações climáticas e como esses processos ocorrem.

 

Etapa 04: Indo Mais Além (10min)

Após a atividade em grupo, apresente dados científicos a respeito dos efeitos das ações humanas sobre as alterações climáticas, usando materiais audiovisuais, projeções de imagens ou materiais impressos contendo gráficos, mapas e trechos de estudos climático

 

Etapa 05: Mão na Massa (30min)

O jogo a seguir simula uma cidade sustentável, apontando algumas ações benevolentes, tais como: reflorestamento, coleta seletiva, redução do uso de veículos, reciclar, usar bicicleta entre outros.

O professor pode levar um tabuleiro já pronto para ganhar tempo, e em sala, junto com os alunos realizar o jogo.

 

Jogo da Sustentabilidade

 

AULA 02

 

Tema: Problemas Ambientais/ Possíveis soluções

 

Etapa 06: Aprofundando no tema (20min)

Inicia-se a aula com uma conversa com os alunos sobre o tema Desenvolvimento Sustentável objetivando sondar o que eles já conhecem sobre o assunto. Após a conversa proceder a leitura do texto “O que é Desenvolvimento Sustentável?”

A aula tem por objetivo esclarecer ao aluno o que é desenvolvimento sustentável, o que é preciso para que ele efetivamente ocorra e quem são os responsáveis por isso.

link do texto: O que é Desenvolvimento Sustentável.pdf

 

Etapa 07:Praticando (10min)

A importância do desenvolvimento sustentável é bastante simples: se não adotarmos medidas sustentáveis, faltarão recursos naturais no futuro. Precisamos utilizar os recursos de maneira consciente para não afetar as gerações futuras, caso contrário esses enfrentarão escassez de alguns produtos, bem como um aumento de preço em decorrência dessa redução. Solicite aos alunos que resolvam a cruzadinha para praticar e descobrir se compreenderam bem o que acabamos de discutir.

link da cruzadinha: CRUZADINHA SUSTENTABILIDADE.pdf

 

Etapa 08: Verificando a Aprendizagem (15min)

Para verificar a aprendizagem solicite aos alunos que elaborem um pequeno texto com medidas e ações que eles possam desenvolver no seu cotidiano para minimizar esses problemas e impactos ambientais.

 

Etapa 09: Para casa (05min)

Solicite aos alunos que resolvam a atividade da página 191 do livro didático Inspire Ciências 9º Ano.

 

AULA 03

 

Tema: Hereditariedade

 

Etapa 10: Correção de Atividade (10 min)

Fazer a correção da atividade da etapa 09 da aula anterior.

 

Etapa 11: Levantamento de conhecimentos prévios (15 min)

Ao iniciar a aula, procure construir o conceito de hereditariedade em conjunto com a turma. Inicie fazendo perguntas como: “Por que nos parecemos com nossos pais e familiares?”. Solicite que os alunos anotem as hipóteses em seu caderno. Em seguida, pergunte: “Como as características são passadas dos pais para os filhos?”. Neste momento, informe aos estudantes que essas perguntas já eram feitas há muito tempo por vários cientistas.

Nesta etapa o professor também pode utilizar as imagens e questionamentos disponíveis nas páginas 12 e 13 do livro Inspire Ciências.

Etapa 12:Aprofundando no tema (15 min)

Explique aos estudantes que, na metade do século XIX, um monge agostiniano chamado Gregor Mendel procurou investigar como as características físicas das plantas seriam transmitidas para a geração seguinte. Mendel realizou um trabalho importante com as ervilhas dos jardins do mosteiro onde vivia, e esses

experimentos foram divulgados na publicação Experimentos em hibridização de plantas, de 1865. Esclareça aos estudantes que os microscópios ainda não tinham uma resolução muito boa no século XIX e que nessa mesma época não se conhecia a molécula de DNA ou suas propriedades.

Você pode utilizar o livro didático Inspire Ciências 9º ano páginas 14 e 15 como material de apoio.

Etapa 13: Mão na Massa/Orientações (10 min)

Professor esclarecer com o máximo de informações possíveis sobre essa atividade.

1º momento: A princípio o professor deve elaborar uma lista contendo nomes de cientistas que desenvolveram pesquisas marcantes no campo da Genética e Citogenética, afim de não repetir pesquisa, a lista deve conter pelo menos uma celebridade por aluno. Utilizando de pesquisa, poderá ser realizada em sala (o professor deverá preparar o material impresso ou solicitar que os alunos utilizem o celular para pesquisa e com o uso do caderno fazer as anotações necessárias, pensando na inviabilidade do local, esta pesquisa pode ser para casa e o desenvolvimento na sala de aula. Cada aluno deverá ter acesso ao conhecimento gerado pelos mesmos, deverão adquirir o máximo de informações que puderem a respeito de cada celebridade e uma imagem do mesmo para a construção da linha do tempo.

 

Observação: Professor, providencie também o material.

 

AULA 04

 

Tema: Hereditariedade

 

Etapa 14: Mão na Massa/Socialização da Pesquisa (25min)

Durante essa etapa, em roda de conversa os estudantes apresentaram os resultados e informações da pesquisa.

 

Etapa 15: Mão na Massa/Construção (25min)

2º momento: De posse do levantamento de dados, os alunos passarão a preparar sínteses das informações por estes cientistas. A proposta é gerar um único texto minimizado que pudesse relatar de maneira cronológica os acontecimentos do passado, cabe ao professor a adequação das frases produzidas na síntese de cada aluno para a elaboração do texto final.

Paralelamente, inicia-se a construção da linha do tempo, utilizando a imagem das personalidades. A história da Genética é importante, pois suas aplicações influenciam e influenciaram a sociedade de cada época, nos aspectos sociais, políticos e econômicos. Ou seja, o professor precisa deixar claro que tudo acontece dentro de um contexto histórico que influencia a ciência e ajuda na sua construção.

Figura: Linha do tempo com os principais cientistas que colaboraram com pesquisas relacionadas à genética. Baseado no trabalho de Moreira e Laia (2008)

 

 

AULA 05

 

Tema: Hereditariedade “Vamos entender o DNA da miscigenada população brasileira”

 

Etapa 16: Levantamento de conhecimentos prévios (20 min)

No primeiro momento questione aos alunos, Em qual período o povo brasileiro foi miscigenado? acolha as respostas em seguida reproduza o vídeo a seguir para que possam compreender melhor sobre o tema.

 Desvendando o DNA do Brasil

Pergunte aos alunos se eles têm conhecimento da palavra DNA e  variações genéticas. Explore o conhecimento obtido e tire as dúvidas e os convide a visitar a página a seguir para obter maiores informações: Cientistas querem desvendar receita genética do povo brasileiro – Jornal da USP

 

Etapa 17: Indo Além (30 min)

Questione-os sobre “Qual é a diferença entre cromossomo e gene?”; “O que é o DNA?”; “O que vocês entendem quando falamos em material genético de um ser vivo?”. Amplie a conversa perguntando: “Como os genes são transmitidos de pais para filhos?”.

Em seguida, apresente imagens do conjunto de cromossomos de uma célula humana e explique para os alunos que, com a melhoria das técnicas de microscopia, os cientistas descobriram que as células humanas possuem 46 cromossomos que formam 23 pares. Comente que outras espécies que possuem células eucarióticas também apresentam cromossomos que se agrupam aos pares. Com a leitura conjunta dos tópicos Cromossomos homólogos e número haplóide de Cromossomos e reprodução humana, aborde os conceitos de cromossomos homólogos, células diplóides e células haplóides, a formação dos gametas, a fecundação e o desenvolvimento do zigoto. Relembre que metade dos cromossomos que existem em nossas células são herdados de nossas mães e metade de nossos pais. Explique o que são os cromossomos sexuais e como ocorre a determinação do sexo nos seres humanos. Explique aos alunos que a constituição genética para uma determinada característica em um indivíduo é chamada de genótipo, e a forma como essa característica se apresenta nesse indivíduo é chamada de fenótipo. Utilizar a vídeo aula sobre o conteúdo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=22cQBJv0Cas

Obs:. se julgar interessante, como atividade complementar, apresente aos alunos o vídeo Genética do esporte, disponível em <Genética do esporte> (7min)

AULA 06

Tema: O Surgimento da Genética

Etapa 18: Sistematização do conteúdo (30min)

Desde a antiguidade, o homem busca entender como ocorre a transmissão das características de um ser para outro. As primeiras ideias sobre hereditariedade eram bastante simples e apenas afirmavam que os filhos eram semelhantes aos pais, sem entender o mecanismo por trás dessa constatação. A Genética é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são repassadas de geração para geração. Considera-se que essa ciência iniciou-se com os experimentos e leis propostas por um monge chamado Gregor Mendel, em um trabalho publicado em 1866.

Para melhor compreensão dos principais conceitos em Genética , use como fonte o livro Inspire Ciências páginas 20 e 21 e o mapa mental disponível a seguir.

Etapa 19: Verificação da Aprendizagem (20min)

Responder o exercício no caderno da página 19 do livro Inspire Ciências 9º ano.

Sugestões :Solicite aos alunos que reproduzam o mapa no caderno ou realizem uma pesquisa sobre os principais conceitos da genética.

AULA 07

 

Tema: Mendel e a Genética

 

Etapa 20: Correção da Atividade (10min)

Faça a correção com os alunos para sanar as dúvidas sobre o objeto de conhecimento estudado.

 

Etapa 21: Aprofundando no tema (30 min)

Inicie a aula relembrando os conceitos de genética dando ênfase ao genótipo e fenótipo, em seguida apresente o vídeo “Primeira Lei de Mendel” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=-LVAbqX8CtI.

Em seguida, faça uma exposição dialogada sobre as leis de Mendel, tendo como fonte o livro didático Inspire Ciências páginas 24 e 25.

Lembre-se de ressaltar a importância de estudos investigativos para a ciência, destacando os motivos que levaram Mendel a escolher as ervilhas para a realização do experimento dentre eles: fácil cultivo, grande número de descendentes férteis, fácil identificação de variedade e características distintas, ciclo de vida curto que facilita a observação de várias gerações e facilidade de polinização artificial.

Etapa 22: Verificação de aprendizagem (10 min)

Resolução dos exercícios propostos nas páginas 25 e 26 do livro Inspire Ciências, caso não seja possível concluir em sala de aula, terminar em casa.

AULA 08

Tema: Mitose

Etapa 23: Correção de Atividade (10 min)

Faça a correção com os alunos para sanar as dúvidas sobre o objeto de conhecimento estudado.

 

Etapa 23: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Projete o slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um processo biológico muito importante que acontece com os organismos eucariontes, seja pluricelulares seja unicelulares. A mitose não ocorre nos procariontes.

 

Apresente as imagens aos estudantes e converse com eles sobre o que elas representam. Proponha perguntas para que eles possam responder em voz alta e compartilhem as suas concepções prévias com a turma: O que está sendo demonstrado na imagem?Sempre fomos do mesmo tamanho?O processo de crescimento acontece apenas com os seres humanos? Dê exemplos.

 

Etapa 24: Conhecendo um pouco mais (10 min)

 

QUESTÃO DISPARADORA: O que permite que ocorra nosso crescimento, desde bebês até nos tornarmos adultos?

 

Escreva no quadro e leia com os alunos a questão disparadora. Escreva no quadro as falas dos estudantes. Não julgue as propostas dos estudantes, eles precisam sentir confiança neste momento de levantamento das concepções prévias sobre o assunto.

 

Etapa 25: MÃO NA MASSA (20 min)

Orientações: Divida os alunos em trios ou quintetos. Distribua cópias do texto que trata do crescimento de um ser humano e que insere a problemática da divisão celular nas células somáticas: a mitose (link da atividade: https://docs.google.com/document/d/1udsbrOouZuSuiAMzU9PB4oHopB4aKlrnrBBWiukL_xY/edit). Oriente os trios que devem decidir quem assume cada papel para uma leitura ativa. Os papéis são: um leitor, que fará a leitura em voz alta para todos, um escriba, que vai anotando as ideias que considera principais do texto, e um detetive, que vai marcar as palavras desconhecidas ou trechos a ser investigados (esta investigação pode ser realizada usando internet e celular ou no livro didático, ou com um dicionário, ou, ainda, esclarecendo diretamente as dúvidas com você, professor. Não dê respostas prontas, mas problematize para que os alunos cheguem às suas conclusões). No final, os alunos devem elaborar um mapa conceitual utilizando a cartolina, canetinhas, lápis de cor, lápis e borracha. Lembre-os que, por se tratar de um cartaz, o tamanho da letra deve ser adequado para que todos consigam ler mesmo sentado na última fileira da sala de aula.

AULA 09

Tema: Meiose

Etapa 26: Sistematização (08 min)

 

 

Orientações: Peça para que cada trio ou quinteto apresente e explique seu mapa conceitual à turma. No final, compare com as concepções iniciais, fazendo as relações percebidas por você, professor, retomando os registros das ideias dos alunos ao responderem a Questão disparadora. Oriente-os a comparar as ideias iniciais ao que foi apresentado pelos grupos e ao conteúdo sugerido neste slide, registrando os conceitos abordados nesta aula. Lembrando que a mitose acontece com os organismos eucariontes, seja pluricelulares seja unicelulares. A mitose não ocorre nos procariontes.

Os grupos podem concluir as apresentações na próxima aula

 

Etapa 27: Para início de conversa (02min).

Projete o título (MEIOSE E A REPRODUÇÃO) no slide ou escreva no quadro o título da aula. Leia para os alunos e fale que estudaremos um processo biológico muito importante que acontece com os organismos pluricelulares.

 

Etapa 28: Sistematização (25min)

Projete a imagem e converse com os alunos sobre o que eles estão vendo. Proponha perguntas para que eles possam responder em voz alta: “o que está sendo demonstrado na imagem?”. Ouça as respostas dos alunos e ressalta que se trata da fecundação, que é o encontro do gameta masculino com o gameta feminino. Chame a atenção para a indicação “2n” na formação do zigoto e as indicações “n” em cada um dos gametas, explorando a imagem e buscando as ideias e concepções prévias dos estudantes.

Retome com os estudantes o número de cromossomos que a nossa primeira célula apresenta, comparando com 46 cromossomos distribuídos em 23 pares (por isso que o zigoto é 2n, ou seja, somos diplóides e nossos gametas são haplóides - representados por n) e que recebemos a mesma quantidade de cromossomos advindos do gameta feminino e do gameta masculino. Esse é o início do raciocínio para a questão disparadora (não dê a resposta pronta ao seu aluno, esse momento é crucial para ajudá-lo a pensar sobre a situação). O professor pode finalizar esse momento, usando como suporte um dos vídeos abaixo ou outro meio de informações.

https://www.youtube.com/watch?v=9dL186flQ2U

https://www.youtube.com/watch?v=5qUZAAy25l0

 

Etapa 29: Verificação de aprendizagem (15min)

Solicitar que os alunos resolvam as questões 1,2,3 da página 25 e 26 do livro Inspire Ciências. Na correção, o professor pode aproveitar para tirar dúvidas.

AULA 10

Tema: Transmissão de Características

Etapa 30: Correção de Atividade (15 min)

Faça a correção com os alunos para sanar as dúvidas sobre o objeto de conhecimento estudado.

 

Etapa 31: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Inicie a aula questionando os alunos quais são as principais características físicas da família deles, “Você parece com quem da sua família?” “Seus familiares têm aparência semelhante?” "Como essas características são transmitidas?” “Tem como prever quais características serão passadas adiante?”. Acolha as respostas e dialogue com os estudantes contextualizando essas análises de características com os estudos de genética.

 

Etapa 32: :Aprofundando no tema (25 min)

No quadro, apresente aos alunos um heredograma, uma representação gráfica que permite estudar a transmissão de determinada característica hereditŕaria ao longo de várias gerações de indivíduos aparentados entre si. Utilize o livro Inspire Ciências nas páginas 27 a 30 para discorrer sobre a transmissão de algumas características, começando pela análise e construção do heredograma, página 27. Após reproduzir o heredograma no quadro, explique como é possível analisar a transmissão de características, bem como o significado de cada símbolo presente nessa árvore genealógica.

AULA 11

Tema: Transmissão de Características

Etapa 33: Verificando a aprendizagem (40min)

 Agora que os estudantes já conhecem um heredograma, oriente os alunos a desenharem o heredograma da sua família. Não é preciso considerar nenhuma característica hereditária em particular, apenas representar as relações de parentesco indicando os avós, os pais e os irmãos. Disponibilize os símbolos utilizados no heredograma para que os alunos consigam incluir parentes falecidos, filhos adotivos, meios-irmão, etc. Acompanhe os estudantes durante a construção dos heredogramas. Após finalização, solicite que alguns deles representem os heredogramas no quadro para socializar com os colegas.

Finalize a aula tirando as dúvidas que surgirem.

Solicitar que os alunos resolvam as questões das páginas 30 e 32 do livro didático Inspire Ciências 9º Ano.

 

Etapa 34: Correção de Atividade (10 min)

Faça a correção com os alunos para sanar as dúvidas sobre o objeto de conhecimento estudado.

AULA 12

Tema: Assim se Faz Ciência

Etapa 35: Leitura e Interpretação (40min)

Fazer leitura compartilhada do texto “Ciência contra o crime” das páginas 22 e 23 do livro didático, em seguida fazer uma discussão sobre o texto para começar a resolver as questões.

Etapa 36: Correção de Atividade (10 min)

Faça a correção com os alunos para sanar as dúvidas sobre o objeto de conhecimento estudado.

ATIVIDADE EXTRA: Link da atividade: Atividade aula 2 etapa 6

Elaboração: Elane, Mary, Maxuel e Miriam

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (X  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:______________________

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (191, 19,22, 23,  25, 26, 30, 32)  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   (X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;  (   )Outros:___________________________________

  

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