Tema: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso
Unidade Temática: Vida e Evolução
Subtema: Organização e Funcionamento do Sistema nervoso.
Ano: 6º Período: 29/07 a 09/08 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF06CI11) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI12) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Reconhecer como o ser humano e outros animais controlam seus movimentos.
• Reconhecer células importantes do sistema nervoso.
• Explicar as principais funções do sistema nervoso.
• Diferenciar Sistema Nervoso Central de Sistema Nervoso Periférico.
• Explicar o funcionamento básico do sistema nervoso.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir da atividade prática orientada no material sobre Sistema Nervoso, levantar os seguintes questionamentos após a atividade: Qual ou quais estruturas possibilitam a coordenação das funções do nosso corpo e sua interação com o ambiente?
Como o meu corpo reage a esse estímulo de apertar as mãos? Ainda em circulo continuar levantando hipóteses e discussões a partir da questão disparadora: “Como o ser humano e outros animais controlam seus movimentos?” Caso julgue necessário, anote as dúvidas e questionamentos mais frequentes. Lembre-se: o importante é estimulá-los cada vez mais a pensar no tema.
2º Momento: Aula expositiva utilizando a apostila disponibilizada por e-mail e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
3º Momento: Atividade prática de construção do Sistema Nervoso (disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br).
4º Momento: Exercícios sobre o conteúdo, utilizando o material disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br .
5º Momento: Correção das atividades.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
(X) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;(X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Diversidade de ecossistemas
Unidade Temática: Vida e Evolução
Subtema: Classificação dos seres vivos (Sistema de Lineu, reinos); Extinção de Espécies e recordando Células.
Ano: 7º Período: 29/07 a 09/08 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF07CI10) Identificar, listar, agrupar e estudar as principais características de cada grupo de espécies locais e regionais com risco de extinção e as causas dessa condição relacionadas a ação humana, bem como, as consequências desse ato ao meio ambiente. (EF07CI11) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Reconhecer os cinco reinos da natureza e compreenderas características básicas para classificar os seres vivos dentro desses grupos.
• Utilizar conceitos biológicos na caracterização de seres vivos: autótrofo e heterótrofo, entre outros;
• Comparar diferentes critérios que podem ser utilizados na classificação biológica para entender sobre a nomenclatura de Lineu;
•Reconhecer a importância da criação das regras de nomenclatura dos seres vivos;
•Compreender o conceito de biodiversidade e a importância de sua preservação para a manutenção do equilíbrio ecológico;
• Ler e interpretar diferentes informações referentes à extinção das espécies em textos, gráficos e ilustrações.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir da leitura e discussão do texto “Parque Nacional da Serra dos Órgãos” Livro Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 6ºano, página 18.
2º Momento: Introdução com o experimento “Formas de Classificação” /Construção de conceito sobre Classificação (orientações disponibilizadas no e-mail da turma);
3º Momento: Aula expositiva sobre Classificação dos seres vivos; Importância dos seres vivos; O sistema de Lineu; Os cinco reinos e Biodiversidade, livro, páginas 19 a 25.
4º Momento: Recordando Células, utilizando o texto “O que causa o mau hálito?” para inicio de conversa, página 45, do livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano.
5º Momento: Aula expositiva sobre Células e Classificação dos seres vivos. Livro, didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano, páginas 48 a 54.
6º Momento: Resolução de exercícios do livro, seguidas de correção, páginas 26 a 29/ 55 a 57.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (26 a 29/ 55 a 57 )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Transformação de Energia
Unidade Temática: Matéria e Energia
Subtema: Energia do corpo: conceito, produção e funcionamento (desde a obtenção até a transferência para todas as partes do corpo).
Ano: 8º Período: 29/07 a 09/08 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
• (EF08CI04) Identificar e reconhecer quais tipos de energia são utilizadas na sua casa, trabalho ou escola, de modo que o aluno possa corresponder o tipo de energia à sua fonte (eólica, hidrelétrica, solar, geotérmica, biomassa, entre outras).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender o processo de produção de energia do corpo e a importância dos alimentos nesse processo.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir de “Questões Problematizadoras”, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.
• Quais funções nosso corpo desempenha?
• De onde vem a energia que nosso corpo precisa para desempenhar essas funções?
• Acha que nosso corpo perde energia? De que maneira?
• Somos ligados em uma tomada? Temos uma bateria dentro de nós? Nós usamos gasolina para funcionar?
Permita uma breve conversa com os alunos a respeito do tema, durante a qual os alunos compartilharão suas experiências.
2º Momento: Aula expositiva sobre a temática utilizando o material disponível por e-mail e no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
3º Momento: Verificando a aprendizagem através da realização das atividades de ilustração. Solicitar que os alunos ilustrem a produção de energia do corpo humano, em seguida escolher os melhores, formar um grupo com esses e pedir que reproduzam em maior tamanho para exposição em sala. Dividir o restante da classe em grupo, de maneira que um grupo represente uma tabela com os 39 exercícios que mais queimam calorias (ver apostila), outro grupo com conta energética do corpo humano (ver a apostila), o último grupo fará uma tabela com os alimentos mais calóricos (utilizem o celular do aluno como fonte de pesquisa).
4º Momento: Atividade Prática/construir um estetoscópio e medir a pulsação? Seguir as orientações do material disponível no e-mail e no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
5º Momento: Jogo Pequenas Fábricas de Energia Seguir as orientações do material disponível no e-mail.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Aspectos quantitativos das transformações químicas Unidade Temática: Matéria e Energia
Subtema: Estados físicos da matéria e Propriedades.
Ano: 9º Período: 29/07 a 09/08 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
• (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
• (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar e caracterizar os estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso.
• Observar, interpretar, analisar e relacionar as transformações dos estados físicos da matéria.
• Confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas.
• Verificar a influência da temperatura nas transformações dos estados físicos da matéria.
• Construir argumentação e elaborar propostas de roteiro de experimento investigativo.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir dos questionamentos relacionados Algumas pessoas usam bolinhas de naftalina no armário para afastar traças. Depois de algum tempo, essas bolinhas "somem". Qual o estado físico que se encontra as bolinhas de naftalina antes de "sumirem"? E depois de "sumirem"? O que será que acontece com elas?
Sabemos que o ouro é encontrado na natureza em forma de pedras ou grãos? Qual o estado físico do ouro?
Quando colocamos roupas molhadas no varal em dias quentes, percebemos que as roupas, depois de um tempo, ficam secas. Qual o estado físico que se encontra a água nas roupas molhadas e nas roupas secas?
2º Momento: Trabalhar os conteúdos relacionados, utilizando a apostila sobre Estados Físicos da matéria e Propriedades, disponível no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br e no e-mail da turma.
3º Momento: Nesse momento, refazer as perguntas levantadas nos conhecimentos prévios dos alunos, a fim de comprovar se realmente conseguiram compreender.
4º Momento: Aulas práticas com experimentos sobre estados físicos da matéria e densidades de alguns líquidos (sugestões no e-mail), seguida de relatório. As uvas passas mergulhadoras (Página 236 do suplemento de projetos, livro Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 9ºano), trabalhando densidade.
5º Momento: Resolução de exercícios do livro Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 9ºano, seguidas de correção, páginas 66 (1 a 5, 10), 67 (Gráfico).
6º Momento: Correção da Atividade
7º Momento: Dividir a classe em grupos e distribuir mudanças de estados físicos da matéria, em seguida orientá-los a pesquisar sobre os fenômenos e apresentar como mine seminário para toda a classe utilizando um experimento para comprová-lo.
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (66 e 67 )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário