Tema
Inter curricular: As diversas Facetas do Consumo |
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Subtema: Transformações da Matéria |
Unidade Temática: Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento:
Transformações
químicas; Água potável e tratamento; Materiais Sintéticos; Sistemas
produtivos locais ou regionais que utilizem a separação de materiais no seu
processo, como o tratamento de água e/ou efluentes, a produção do álcool,
entre outros. |
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Ano:
6º Período: 13 a 24/09 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI02) Identificar evidências de transformações
químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos
diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um
bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.). (EF06CI03IT) Relacionar os métodos de separação de
misturas e substâncias químicas no tratamento da água, identificando e
caracterizando as principais fases com base em textos, esquemas ou situações
experimentais e propor alternativas caseiras para o tratamento da água para o
consumo com base nos conhecimentos adquiridos. (EF06CI04BA) Investigar
processos que permitam a purificação de um material homogêneo e a separação
dos componentes de um material heterogêneo. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Conhecer e diferenciar as transformações físicas e químicas
da matéria. Investigar
transformações que geram mudanças na composição da matéria e identificar que
tais mudanças são transformações químicas. Compreender que o calor pode
transformar um sólido em líquido e um líquido em gás. Relacionar os processos
de separação de misturas e substâncias químicas ao tratamento da água. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: Estação de tratamento de água e esgoto. Etapa 01: Questão Disparadora Perguntar aos alunos qual é a
relação da separação de misturas com o tratamento de água e esgoto? Os alunos
devem ficar à vontade para expressar suas opiniões. Etapa 02: Aprofundando no tema: Assistir o vídeo com os alunos simultaneamente, disponível no link: https://youtu.be/bH08pGb50-k, depois explicar o conceito sobre a lei das águas, mostrando que
existem órgãos privados que, em parceria com o estado, disponibiliza água
para todos - apresentar o órgão responsável na sua região, no caso, EMBASA,
citar outros, como a SABESP em São Paulo ou COPESA em Pernambuco, e informe
aos alunos), faça-os pensar sobre o porquê de a água não ser um bem que todos
têm acesso, ressaltando os pontos “questão geográfica, demográfica, econômica
e social”. Etapa 03: Leitura e Interpretação Fazer a leitura
compartilhada e discussão do texto “Estudantes criam garrafa que transforma
água do mar em potável” e responder no caderno as questões 1, 2, 3 e 4 do
livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 205. AULA 02 TEMA: Transformação da Matéria Etapa 4: Levantamento
de Conhecimentos Prévios A
partir das questões abaixo levante conhecimentos prévios dos estudantes:
“Você já percebeu que os materiais podem passar por diferentes tipos de
transformação?” Peça que eles digam quais tipos de transformação de materiais
que eles conhecem. É provável que eles citem as transformações físicas da
água (estudada na sequência anterior). Utilize slide ou imagens do livro
didático Inspire Ciências 6º ano, página 201 e 202 para demonstração: pegue
uma folha de papel sulfite e mostre-a aos alunos. Em seguida, amasse a folha
e pergunte a eles: “O que mudou?” Espera-se que eles respondam que o papel
mudou de forma, que ficou amassado. Conduza a conversa de forma a mostrar que
o material continua sendo o papel, mas que agora o mesmo encontra-se amassado
(desamasse o papel enquanto a discussão acontece). Após isso, coloque o papel
dentro de uma forma de alumínio e, com o auxílio de um isqueiro ou um palito
de fósforo, queime o papel. Pergunte aos estudantes: “E
agora? O que aconteceu com o papel?”. Direcione a discussão de maneira que
eles percebam que houve uma transformação em que a composição do material
mudou e que agora não se tem mais o papel como ele existia antes. Etapa 5: Aprofundando no tema Assista
o vídeo sobre transformações da matéria: https://www.youtube.com/watch?v=SnmIpgVX3pI&t=30s. Em seguida, peça que anotem no caderno o
que mais gostaram de aprender e façam socialização das anotações. AULA
03 TEMA: Formas de impedir as transformações
químicas. Etapa 06: Para Início de Conversa: Comentar
sobre Lavoisier e suas diversas contribuições para a Química Moderna.
Compartilhar a imagem abaixo com os alunos e falar sobre um dos princípios
mais importantes da Química, decorrentes dos estudos desse cientista: Na
natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Etapa 07:
Aula Expositiva Utilize o livro didático Inspire Ciências 6º ano, página
202 e 203 como apoio ao professor e compartilhamento das imagens durante a
explicação. Comentar com os alunos que, no ambiente, há sempre alguma coisa apodrecendo,
enferrujando ou queimando. Ressaltar que a decomposição, a oxidação e a
combustão são exemplos de transformações químicas. Etapa 08:
Mão na Massa Orientar os alunos a realizarem o experimento Palha de
Aço e Ferrugem, disponível no link: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/palhas-aco-ferrugem.htm, em
seguida, copiar e responder as questões no caderno: 1-
O que
aconteceu com a palha de aço? Foi um processo químico ou físico? Justifique
sua resposta. 2-
Que tipo de processo
químico esteve envolvido na reação? Obs.: Outra atividade prática muito interessante, é a ATIVIDADE
COMPLEMENTAR sobre a formação da ferrugem, disponível no livro didático Inspire
Ciências 6º ano, página 202 e 204. Etapa 09: Verificação da aprendizagem Solicitar
aos alunos que copiem e respondam as questões 1, 2 e 3 do livro
didático Inspire Ciências 6º ano, página 204. AULA 04 TEMA: Transformações Químicas Etapa 10: Verificação
da aprendizagem Correção da atividade
da aula anterior solicitando que os alunos comentem as respostas elaboradas
por eles. Socialização da atividade prática. Instigar os alunos a comentar sobre a realização
do experimento e o que observaram durante o processo. Socializar e comentar
as questões sobre o experimento. Etapa 11:
Aprofundando no tema Propor
aos alunos que pesquisem sobre Antoine Laurent Lavoisier, para conhecer um
pouco mais sobre esse cientista e sua contribuição para a Ciência.
Orientá-los em uma pesquisa sobre quando e onde Lavoisier nasceu, o que
estudou, como se interessou pela Química, que experimento lhe ajudou a propor
a Lei da conservação das massas. AULA
05 TEMA:
Indústria Farmacêutica e Biopirataria. Etapa
12: Leitura e Interpretação Fazer
a leitura compartilhada seguida de discussão e interpretação do texto
“Indústria Farmacêutica e Biopirataria”. Livro didático Inspire Ciências 6º
ano, página 211. Estipular um tempo para os alunos copiarem e responderem as
questões de reflexão sobre o texto no caderno. Etapa
13: Roda de conversa É importante que os alunos se sintam à vontade
para expor suas ideias e opiniões. Nesse sentido, a conversa deve ser de
forma amigável, na qual os alunos sejam instruídos a respeitar opiniões
contrárias e argumentar com dados e fatos reais, expondo seus pontos de
vista. AULA
06 TEMA:
Transformações Químicas/Aula de revisão. Etapa 17: Fim de Papo Aproveitar
essa sessão para revisar o objeto de conhecimento estudado e
avaliar a compreensão dos estudantes. Pedir à turma que observe as
informações ilustradas no mapa conceitual da página 213 da seção “Fim de
Papo” do livro Inspire Ciências 6º ano, e, classifique cada um dos itens da
seguinte maneira: ·
Compreendi bem. ·
Entendi, mas tenho dúvidas. ·
Não entendi. Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações
didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o
desenvolvimento das habilidades propostas. Elaboração: Ellen, Mariete, Rosana e Vânia. Direcionamento,
colaboração e revisão:
Nilsilane. |
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RECURSOS: (X)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material
pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (204,
205, 211 e 213) ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;
( ) Cartaz; (X) Debate; ( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros:
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