10ª Sequência Cie 6º Ano 2021

 

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas Facetas do Consumo

Subtema: Transformações da Matéria

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Transformações químicas; Água potável e tratamento; Materiais Sintéticos; Sistemas produtivos locais ou regionais que utilizem a separação de materiais no seu processo, como o tratamento de água e/ou efluentes, a produção do álcool, entre outros.    

Ano: 6º                                          Período:    13 a 24/09                           Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).  (EF06CI03IT) Relacionar os métodos de separação de misturas e substâncias químicas no tratamento da água, identificando e caracterizando as principais fases com base em textos, esquemas ou situações experimentais e propor alternativas caseiras para o tratamento da água para o consumo com base nos conhecimentos adquiridos. (EF06CI04BA) Investigar processos que permitam a purificação de um material homogêneo e a separação dos componentes de um material heterogêneo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer e diferenciar as transformações físicas e químicas da matéria. Investigar transformações que geram mudanças na composição da matéria e identificar que tais mudanças são transformações químicas. Compreender que o calor pode transformar um sólido em líquido e um líquido em gás. Relacionar os processos de separação de misturas e substâncias químicas ao tratamento da água.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Estação de tratamento de água e esgoto.

 

Etapa 01: Questão Disparadora

Perguntar aos alunos qual é a relação da separação de misturas com o tratamento de água e esgoto? Os alunos devem ficar à vontade para expressar suas opiniões.

 

Etapa 02: Aprofundando no tema: Assistir o vídeo com os alunos simultaneamente, disponível no link: https://youtu.be/bH08pGb50-k, depois explicar o conceito sobre a lei das águas, mostrando que existem órgãos privados que, em parceria com o estado, disponibiliza água para todos - apresentar o órgão responsável na sua região, no caso, EMBASA, citar outros, como a SABESP em São Paulo ou COPESA em Pernambuco, e informe aos alunos), faça-os pensar sobre o porquê de a água não ser um bem que todos têm acesso, ressaltando os pontos “questão geográfica, demográfica, econômica e social”.

 

Etapa 03: Leitura e Interpretação

Fazer a leitura compartilhada e discussão do texto “Estudantes criam garrafa que transforma água do mar em potável” e responder no caderno as questões 1, 2, 3 e 4 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 205.

 

AULA 02

 

TEMA: Transformação da Matéria

Etapa 4: Levantamento de Conhecimentos Prévios

A partir das questões abaixo levante conhecimentos prévios dos estudantes: “Você já percebeu que os materiais podem passar por diferentes tipos de transformação?” Peça que eles digam quais tipos de transformação de materiais que eles conhecem. É provável que eles citem as transformações físicas da água (estudada na sequência anterior). Utilize slide ou imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 201 e 202 para demonstração: pegue uma folha de papel sulfite e mostre-a aos alunos. Em seguida, amasse a folha e pergunte a eles: “O que mudou?” Espera-se que eles respondam que o papel mudou de forma, que ficou amassado. Conduza a conversa de forma a mostrar que o material continua sendo o papel, mas que agora o mesmo encontra-se amassado (desamasse o papel enquanto a discussão acontece). Após isso, coloque o papel dentro de uma forma de alumínio e, com o auxílio de um isqueiro ou um palito de fósforo, queime o papel. Pergunte aos estudantes:

“E agora? O que aconteceu com o papel?”. Direcione a discussão de maneira que eles percebam que houve uma transformação em que a composição do material mudou e que agora não se tem mais o papel como ele existia antes.

Etapa 5: Aprofundando no tema

Assista o vídeo sobre transformações da matéria: https://www.youtube.com/watch?v=SnmIpgVX3pI&t=30s. Em seguida, peça que anotem no caderno o que mais gostaram de aprender e façam socialização das anotações.

 

 

AULA 03

 

TEMA: Formas de impedir as transformações químicas.

 

Etapa 06: Para Início de Conversa:

Comentar sobre Lavoisier e suas diversas contribuições para a Química Moderna. Compartilhar a imagem abaixo com os alunos e falar sobre um dos princípios mais importantes da Química, decorrentes dos estudos desse cientista: Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

 

Biografia-Lavoisier - Antoine Lavoisier-Lília 

Etapa 07: Aula Expositiva

Utilize o livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 202 e 203 como apoio ao professor e compartilhamento das imagens durante a explicação. Comentar com os alunos que, no ambiente, há sempre alguma coisa apodrecendo, enferrujando ou queimando. Ressaltar que a decomposição, a oxidação e a combustão são exemplos de transformações químicas.

 

Etapa 08: Mão na Massa

Orientar os alunos a realizarem o experimento Palha de Aço e Ferrugem, disponível no link: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/palhas-aco-ferrugem.htm, em seguida, copiar e responder as questões no caderno:

 

1-      O que aconteceu com a palha de aço? Foi um processo químico ou físico? Justifique sua resposta.

2-      Que tipo de processo químico esteve envolvido na reação?

 

Obs.: Outra atividade prática muito interessante, é a ATIVIDADE COMPLEMENTAR sobre a formação da ferrugem, disponível no livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 202 e 204.

 

Etapa 09: Verificação da aprendizagem

Solicitar aos alunos que copiem e respondam as questões 1, 2 e 3 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 204.

 

AULA 04

 

TEMA: Transformações Químicas

Etapa 10: Verificação da aprendizagem

Correção da atividade da aula anterior solicitando que os alunos comentem as respostas elaboradas por eles.

 

Socialização da atividade prática. Instigar os alunos a comentar sobre a realização do experimento e o que observaram durante o processo. Socializar e comentar as questões sobre o experimento.

 

Etapa 11: Aprofundando no tema

Propor aos alunos que pesquisem sobre Antoine Laurent Lavoisier, para conhecer um pouco mais sobre esse cientista e sua contribuição para a Ciência. Orientá-los em uma pesquisa sobre quando e onde Lavoisier nasceu, o que estudou, como se interessou pela Química, que experimento lhe ajudou a propor a Lei da conservação das massas.

 

AULA 05

 

TEMA: Indústria Farmacêutica e Biopirataria.

 

Etapa 12: Leitura e Interpretação

Fazer a leitura compartilhada seguida de discussão e interpretação do texto “Indústria Farmacêutica e Biopirataria”. Livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 211. Estipular um tempo para os alunos copiarem e responderem as questões de reflexão sobre o texto no caderno.

 

Etapa 13: Roda de conversa

É importante que os alunos se sintam à vontade para expor suas ideias e opiniões. Nesse sentido, a conversa deve ser de forma amigável, na qual os alunos sejam instruídos a respeitar opiniões contrárias e argumentar com dados e fatos reais, expondo seus pontos de vista.

 

AULA 06

 

 

TEMA: Transformações Químicas/Aula de revisão.

 

Etapa 17: Fim de Papo

Aproveitar essa sessão para revisar o objeto de conhecimento estudado e avaliar a compreensão dos estudantes. Pedir à turma que observe as informações ilustradas no mapa conceitual da página 213 da seção “Fim de Papo” do livro Inspire Ciências 6º ano, e, classifique cada um dos itens da seguinte maneira:

·         Compreendi bem.

·         Entendi, mas tenho dúvidas.

·         Não entendi.

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

Elaboração: Ellen, Mariete, Rosana e Vânia.

Direcionamento, colaboração e revisão: Nilsilane.

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (204, 205, 211 e 213) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário