PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS -
2024
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ESCOLA:
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PROFESSOR(A):
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ANO: 8º
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OBJETIVO DA ÁREA:
Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para
que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e
atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza
científica e tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e
participativos, a partir dos objetos de conhecimento trabalhados que devem
ser relevantes do ponto de vista social, cultural e científico, permitindo ao
estudante compreender, em seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a
natureza, mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a
realidade à sua volta.
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COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos
sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem
própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise
crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e
testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora,
como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como
conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação
e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e
apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as
relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis,
para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns
que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e
o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e
emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções
e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9.
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos,
com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos
sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,
sem
preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em
princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
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Fica
estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de
desenvolver os cinco grandes domínios que são
entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles
localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente
relacionadas entre si.
Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.
Engajamento
com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.
Amabilidade:
empatia, respeito e confiança.
Resiliência
Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.
Abertura
ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a
área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular
de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas
abaixo:
1.
Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o
conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.
2.
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da
Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da
investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões
científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva.
3.
Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos
relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como
também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade
para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
4.
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da
ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.
5.
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e
negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a
consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e
valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos
de qualquer natureza.
6.
Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e
comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética.
7.
Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se
na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo
aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.
8.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das
Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões
científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e
coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários.
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I TRIMESTRE
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(A): Vida e Evolução; Matéria e Energia.
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TEMAS
INTER CURRICULARES
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OBJETOS
DE CONHECIMENTO
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TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/
INTEGRADORES
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Promoção da autonomia, criatividade e protagonismo
estudantil.
Período:
19/02
a 08/03
Saúde Ambiental – Combate ao Aedes aegypti.
Período:
11 a 27/03
Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o
Novo Normal!
Período: 01/04
a 16/05
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Habilidades essenciais
ao longo da vida: Autodisciplina, autoconhecimento e autogestão.
Autonomia
Expectativas e metas
para 2024
Como
o corpo se comporta reage a doença Dengue?
Sistema
Imunitário Humano: imunidade inata (barreiras físicas, químicas e biológicas)
e imunidade específica.
Como
o corpo se defende da doença Dengue. Tipos de Dengue.
Caminhos Sustentáveis: Explorando Fontes de Energia
Renovável para um Futuro Sustentável.
Fontes e Tipos de Energia; Fontes de energias
naturais renováveis e não renováveis. Energia e suas transformações, consumo dos equipamentos
elétricos e hábitos de consumo; Uso consciente de
energia elétrica.
Caminhos
Sustentáveis: Uso consciente de energia elétrica.
Impactos da Geração de Energia; Consumo responsável de energia;
Roda d’água; Energia Alternativa.
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Saúde
Ciência e Tecnologia
Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)
Ciência e Tecnologia
Meio Ambiente (Educação Ambiental)
Saúde
Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social)
Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia
Meio Ambiente (Educação
Ambiental)
Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social)
Educação para o consumo
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HABILIDADES
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(EF08CI10BA) Identificar e
classificar as barreiras que compõem a imunidade inata e conhecer o seu
funcionamento como as barreiras químicas, físicas e biológicas do nosso corpo
fazem a defesa contra agentes invasores.
(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis
e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades
ou cidades.
(EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e
lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos
residenciais.
(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais
(chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo
de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa,
sonora e mecânica, por exemplo).
(EF08CI04) Calcular o consumo de
eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio
equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento
no consumo doméstico mensal.
(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia
elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos
segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência
energética) e hábitos de consumo responsável.
(EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica
(termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças,
seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua
cidade, comunidade, casa ou escola.
(EF08CI02IT) Aprender
sobre usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas,
eólicas etc.), como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade,
casa ou escola.
(EF07CI03IT) Identificar
e reconhecer quais tipos de energia são utilizadas na sua casa, trabalho ou
escola, de modo que identifique a relação do tipo de energia à sua fonte
(eólica, hidrelétrica, solar, geotérmica, biomassa, entre outras).
(EF08CI04IT) Analisar o
impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente da energia
e seu impacto sobre o meio ambiente.
(EF07CI05IT) Avaliar
limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela
instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas
hidrelétricas.
(EF08CI06BA) Avaliar, com
criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a
obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que
pode causar no meio ambiente.
(EF08CI07BA) Compreender os dados
que constam no selo Procel e levá-los em consideração no momento da compra de
um equipamento.
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METODOLOGIA
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Trabalhar
atividades para levantar dados a respeito da turma durante as primeiras
semanas diagnosticas, fazer sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema;
Puxando
conversa, com o objetivo de conhecer o aluno no primeiro dia de aula; Relatos
de experiências; Apresentação do Componente Curricular; Tempestade de ideias
para desenvolver a escuta e o respeito entre os participantes; Para além das
informações triviais como o nome e o componente que leciona, o professor pode
relacionar com gostos e características mais pessoais (músicas, filmes,
livros, viagens, memórias, etc.) e pedir para que os alunos façam o mesmo.
Feita as apresentações lança outra proposta na qual todos devem dar
suas ideias sobre o tema proposto. Por exemplo, “Na sala de aula deve ter
........... para eu (aluno) conseguir ter aprendizagem de qualidade! Peça que
completem a frase e escreva no caderno até o momento de ouvi-los, durante a
socialização o professor deverá anotar no quadro, quantas vezes a palavra
aparecer.
Indagar os alunos sobre as expectativas para
aprender Ciências (o que aprender, como aprender, pra quê aprender), utilizar
3 caixinhas para acolher cada resposta. Sondagem dos conhecimentos prévios
através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de
textos, conversa informal, exposição de situações problema; Leitura
compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de textos
relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Aula expositiva utilizando
o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides
abordando os temas estudados; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra
primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento
estudado nos textos do livro didático; Trabalhar
com o quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento, em seguida acrescentar o tópico
“Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que
reproduzam no caderno; Confecção de mapas mentais e conceituais; Representação de
esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a
respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em
formato de seminários; Produção de poemas, poesias e paródias; Esquemas de
barreiras que compõem a imunidade inata e seu funcionamento através de
barreiras químicas, físicas e biológicas do nosso corpo contra agentes
invasores. Elaboração de cartazes sobre vacinas; Representação de esquemas, gráficos,
charges e histórias em quadrinhos relacionados a vacinação;
Construir
mapas mentais sobre os objetos de conhecimento estudados; Aula expositiva
utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de
slides abordando os temas estudados;
Construção de tabelas ilustrativas sobre consumo
dos equipamentos elétricos e hábitos de consumo responsável de energia;
Assistir o filme “O menino que descobriu o vento” com ficha roteiro, em
seguida solicitar que façam relatório e ilustração. Ilustração em tirinhas
evidenciando fontes de energia renováveis e não renováveis. Construção de
circuitos elétricos; Experimentos que demonstram as
transformações de energia, com relatório sobre a atividade experimental; Protótipos
e modelos energéticos;
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AVALIAÇÃO
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de conceitos, entendida como parte integrante
e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de
julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação
são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem
desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências,
assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular.
É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.
Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas
durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus
colegas, que continua ao longo do Componente Curricular, para detectar
informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com
rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos
instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade
nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos
estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de
tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.
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II
TRIMESTRE
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Vida e Evolução
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TEMAS
INTER CURRICULARES
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OBJETOS
DE CONHECIMENTO
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TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/
INTEGRADORES
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Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o
Novo Normal!
Período: 17/05 a 07/06
Consumidor
consciente, empreendedor eficiente.
Período:
10/06 a 30/08
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Alimentação, combustível necessário para manutenção da
vida:
Os
nutrientes e suas funções no organismo;
Necessidades
diárias de alimentos; Alimentação saudável;
Dieta
balanceada = alimentação variada;
Sistemas
digestório, circulatório e respiratório.
Explorando a Sexualidade com Consciência e Responsabilidade: Mecanismos
reprodutivos e sua relação com a adaptação e evolução dos seres vivos
Sexualidade: a ação dos
hormônios sexuais no corpo e nas emoções.
Múltiplas dimensões da
sexualidade humana (biológica, psicológica, cultural, ética).
Métodos contraceptivos
e infecções sexualmente transmissíveis (IST)
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Meio Ambiente (Educação Ambiental)
Saúde
Ciência e Tecnologia
Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social)
Educação para o consumo
Ciência e Tecnologia
Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social)
Educação para o consumo
Saúde
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HABILIDADES
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(EF08CI06IT) Compreender
como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a
produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que
compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam.
(EF08CI07IT) Perceber a
importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva,
bem como, à saúde física, social e emocional.
(EF08CI07) Comparar
diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos
mecanismos adaptativos e evolutivos.
(EF08CI08BA) Descrever a
importância da reprodução sexuada para a variabilidade dos descendentes.
(EF08CI08) Analisar e
explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação
dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
(EF08CI11) Selecionar
argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana
(biológica, sociocultural, afetiva e ética).
(EF08CI09) Comparar o modo
de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a
necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do
método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
(EF08CI10) Identificar os
principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções
Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e
métodos de prevenção.
(EF08CI08IT) Identificar os métodos
contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em Itamaraju e
discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses
métodos.
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METODOLOGIA
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Debate
sobre valores com base nos textos trabalhados. Sondagem dos conhecimentos
prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação
de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Leitura
compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de
textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Aula expositiva utilizando
o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides
abordando os temas estudados; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra
primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento
estudado nos textos do livro didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos
saber? O que aprendemos?),
com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos
dizem para cada coluna sobre os objetos de conhecimento, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Confecção de mapas mentais e conceituais; Representação
de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto
a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas
em formato de seminários; Produção de poemas, poesias e paródias;
Experimentos demonstrando fenômenos físicos e químicos da digestão; Construir
modelos dos sistemas digestório, respiratório e circulatório utilizando
massinhas de modelar, ou, outros materiais que achem necessário e apropriado;
utilizar alimentos, destacando as classificações referentes a nutrição;
Representação de situações utilizando desenhos ou pranchas para colorir dos sistemas
estudados; Experimentos destacando o fenômeno da respiração; Construir mapas
mentais sobre os objetos de conhecimento estudados; Análise dos órgãos
reprodutores das flores; plantas; Pesquisa dirigida sobre ISTSs para
composição de tabela informativa contendo modo de transmissão, tratamento,
agente causador e prevenção; Campanha de sensibilização para a importância do
uso de preservativos; Importância da vacina HPV Papiloma Vírus Humano, usada na prevenção do câncer do colo
do útero, vírus transmitido através do ato sexual; Contação de
Histórias sobre gravidez precoce, relatando a experiência de casos reais;
Análise de vídeos que mostram os diferentes tipos de reprodução;
Representação através de desenhos sobre os diferentes tipos de reprodução em
plantas e animais (sexuada e assexuada).
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AVALIAÇÃO
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular.
É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.
Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas
durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus
colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para detectar
informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com
rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos
instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade
nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos
estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de
tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.
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III
TRIMESTRE
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Terra e Universo.
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TEMAS
INTER CURRICULARES
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OBJETOS DE CONHECIMENTO
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TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/
INTEGRADORES
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Leitura e escrita em movimento
Período: 02/09 a 18/10
Territorialidade, identidade étnica e
multiculturalismo.
Período: 21/10 a 29/11
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Sistema Solar, Terra e Lua e respectivos movimentos.
Fatores ambientais na formação da Bahia
O Clima e sua relação com a movimentação das massas
de ar
Ressaca
do Mar
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Ciência e Tecnologia
Meio Ambiente
Ciência e Tecnologia
Meio Ambiente
Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social)
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HABILIDADES
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(EF08CI12) Justificar, por meio da
construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases
da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e
Lua. (EF08CI13) Representar os
movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação
do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das
estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
(EF08CI11BA)
Elaborar hipóteses sobre acontecimentos, situações ou fenômenos ocasionados
pelo movimento da terra.
(EF08CI12BA)
Relatar como ocorrem os eclipses.
(EF08CI13BA) Demonstrar, através
de modelos, porque os polos terrestres são mais frios do que as regiões
equatoriais.
(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de
circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela
forma e pelos movimentos da Terra.
(EF08CI15) Identificar as
principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas
quais elas possam ser medidas.
(EF08CI16) Discutir iniciativas
que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da
identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela
intervenção humana.
(EF07CI08IT) Compreender
sobre fatores que ocasionam as ressacas do mar e reconhecer características
que evidenciem alterações causadas por esta catástrofe natural, utilizando
como exemplo a cidade de Prado que faz limite com Itamaraju.
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METODOLOGIA
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Sondagem
dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas,
leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações
problema;
Leitura
compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de
textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo;
Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses;
Análise
de gráficos e construção de tabelas;
Reprodução
de mapas conceituais e mapas mentais;
Aula
expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou
exposição de slides abordando os temas estudados;
Propostas
dinâmicas de atividades investigativas;
Usar
a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático;
Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para
cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna
sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida acrescentar o tópico
“Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que
reproduzam no caderno;
Atividade
prática demonstrando os movimentos do Planeta Terra, usando a lanterna do
celular e o globo terrestre;
Usar
a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático;
Elaboração
de tabelas contendo informações sobre as camadas da Terra;
Análise
de rochas em sala de aula destacando características distintas em tabela com
as conclusões;
Pesquisa
dirigida;
Campanha
de sensibilização para evitar o aquecimento global e possíveis ações que
desencadeiam em desequilíbrios ambientais;
Construção
dos modelos do Sistema Solar em quadrinhos;
Experimentos
que comprovam os movimentos do Planeta Terra;
Aula
prática sobre o movimento das correntes oceânicas;
Filmes
que retratam fenômenos ambientais referentes ao clima, seguidos de relatórios
e ilustrações representando a formação dos mesmos;
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AVALIAÇÃO
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular.
É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.
Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas
durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas,
que continua ao longo do Componente Curricular. Para detectar informações
acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas,
checklist e portfólios Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho
durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos,
elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos
propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas
, auto avaliação, entre outros. Assim
sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado
e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação.
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OBSERVAÇÕES:
as
habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de
conhecimento trabalhados.
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