Webnário
de Ciências
9º
Ano
Segunda
aula: Ciclo menstrual e gravidez
Período:
26 a 31/07
Nº de Aula: 01
Habilidade:
(EF08CI09)
Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e
justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na
utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada
e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Objetivos Específicos: Debater com os alunos adolescentes sobre a
sexualidade e valorização do sexo. Evidenciar o problema gerado por uma
gravidez precoce, as doenças sexualmente transmissíveis, oportunizando condição
para um melhor entendimento sobre o assunto.
Discutir entre os alunos problemas gerados com a evasão escolar devido a
gravidez precoce. Evidenciar o problema
em roda de bate papo, com intuito de resgatar a autoestima, romper com o
modismo midiático.
Sobre esta aula:
Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das
habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada
em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas
subsequentes.
Etapa
1:
Para Início de Conversa
Retomar as questões da
aula anterior no momento de correção e socialização das respostas das
atividades propostas. Em seguida propor a discussão sobre o “Questionário
Investigativo” apresentação dos gráficos pelo professor, nesse momento o
mediador fará as observações e aconselhamentos acerca dos resultados
respondidos.
Etapa
02: Levantando
Conhecimento
Fazer a leitura do texto abaixo, em seguida responder as questões no
caderno, anotar as respostas de interpretação, refletir e se possível,
socializar com os demais.
HISTÓRIA DE MARA
Mara reprovou dois anos seguidos. Quando chegava ao portão da escola
pensava: “Nossa o que venho fazer aqui?” De manhã era normal discutir com o
namorado por que queria deixar de ir às aulas. E deixou mesmo. Algum tempo
depois ficou grávida. Tinha 17 anos e o 9 ano incompleto. Não tinha estudos,
nem trabalho, reconhece hoje, arrependida por ter abandonado a escola
precocemente. A gravidez foi resultado de um descuido, pois a cartelinha da
pílula acabou, a compra da outra sempre foi adiada todos os dias. Mara sempre
era avisada pelo namorado que isto era errado, podia resultar em uma gravidez.
Dois anos depois do nascimento do filho, Mara irá fazer um estágio remunerado
como camareira de um hotel. O seu ganho ajuda a sustentar a casa, pois seu
namorado esta desempregado. Até agora o único trabalho que conseguiu era de
diarista. Mara parece ser o perfil que os especialistas consideram que ocorre
com boa parte das mães adolescentes atualmente quando engravidam, abandonam a
escola, não consegue emprego seguro por não ter qualificação.
Questões propostas sobre o texto:
1. Será que Mara, pensou na contracepção de forma
correta?
2. . Quais métodos contraceptivos poderiam ser
utilizados por ela?
3. . A menina pode engravidar sem usar nenhum método
contraceptivo apenas transando?
4. . Qual sua opinião sobre Mara abandonar os estudos?
5. . Você acha que Mara teve que interromper seu
projeto de vida por causa da gravidez?
6. . Quando, se tem filho pode recusar trabalho. Mesmo
que seja pouco remunerado? Por quê?
Etapa
03: Aprofundando no Tema para Entender Melhor
Vamos aprender mais sobre o tema “Juventude e Gravidez” como tudo
acontece para que a gravidez ocorra, utilizem os slides disponíveis por e-mail
e WhatsApp.
Etapa 04: 4º Etapa: Mão na Massa
Assista o vídeo, leia a reportagem e faça suas anotações, pois irá
precisar das mesmas ao decorrer da atividade.
https://noticias.r7.com/saude/gravidez-na-adolescencia-afeta-saude-fisica-e-mental-de-jovens-07022019 (reportagem)
Com base na aprendizagem desenvolvida a partir do vídeo e reportagem,
solicite aos alunos que façam uma paródia sobre gravidez na adolescência e em
seguida produzam um pequeno vídeo cantando a paródia, e, enviem ao professor.
(peça que usem a criatividade tanto para a paródia quanto para o vídeo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário