Aula Remota 9º Julho 2


Webnário de Ciências
9º Ano

Segunda aula: Ciclo menstrual e gravidez

Período: 26 a 31/07                                                              Nº de Aula: 01

Habilidade: (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Objetivos Específicos: Debater com os alunos adolescentes sobre a sexualidade e valorização do sexo. Evidenciar o problema gerado por uma gravidez precoce, as doenças sexualmente transmissíveis, oportunizando condição para um melhor entendimento sobre o assunto.  Discutir entre os alunos problemas gerados com a evasão escolar devido a gravidez precoce.  Evidenciar o problema em roda de bate papo, com intuito de resgatar a autoestima, romper com o modismo midiático.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Etapa 1: Para Início de Conversa
Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas das atividades propostas. Em seguida propor a discussão sobre o “Questionário Investigativo” apresentação dos gráficos pelo professor, nesse momento o mediador fará as observações e aconselhamentos acerca dos resultados respondidos.

Etapa 02: Levantando Conhecimento
Fazer a leitura do texto abaixo, em seguida responder as questões no caderno, anotar as respostas de interpretação, refletir e se possível, socializar com os demais. 
HISTÓRIA DE MARA
Mara reprovou dois anos seguidos. Quando chegava ao portão da escola pensava: “Nossa o que venho fazer aqui?” De manhã era normal discutir com o namorado por que queria deixar de ir às aulas. E deixou mesmo. Algum tempo depois ficou grávida. Tinha 17 anos e o 9 ano incompleto. Não tinha estudos, nem trabalho, reconhece hoje, arrependida por ter abandonado a escola precocemente. A gravidez foi resultado de um descuido, pois a cartelinha da pílula acabou, a compra da outra sempre foi adiada todos os dias. Mara sempre era avisada pelo namorado que isto era errado, podia resultar em uma gravidez. Dois anos depois do nascimento do filho, Mara irá fazer um estágio remunerado como camareira de um hotel. O seu ganho ajuda a sustentar a casa, pois seu namorado esta desempregado. Até agora o único trabalho que conseguiu era de diarista. Mara parece ser o perfil que os especialistas consideram que ocorre com boa parte das mães adolescentes atualmente quando engravidam, abandonam a escola, não consegue emprego seguro por não ter qualificação.
Questões propostas sobre o texto:
1.      Será que Mara, pensou na contracepção de forma correta?
2.      . Quais métodos contraceptivos poderiam ser utilizados por ela?
3.      . A menina pode engravidar sem usar nenhum método contraceptivo apenas transando?
4.      . Qual sua opinião sobre Mara abandonar os estudos?
5.      . Você acha que Mara teve que interromper seu projeto de vida por causa da gravidez?
6.      . Quando, se tem filho pode recusar trabalho. Mesmo que seja pouco remunerado? Por quê?

Etapa 03: Aprofundando no Tema para Entender Melhor
Vamos aprender mais sobre o tema “Juventude e Gravidez” como tudo acontece para que a gravidez ocorra, utilizem os slides disponíveis por e-mail e WhatsApp.

Etapa 04: 4º Etapa: Mão na Massa
Assista o vídeo, leia a reportagem e faça suas anotações, pois irá precisar das mesmas ao decorrer da atividade.
Com base na aprendizagem desenvolvida a partir do vídeo e reportagem, solicite aos alunos que façam uma paródia sobre gravidez na adolescência e em seguida produzam um pequeno vídeo cantando a paródia, e, enviem ao professor. (peça que usem a criatividade tanto para a paródia quanto para o vídeo).




Nenhum comentário:

Postar um comentário