SQ Ciências 2

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Célula como Unidade da Vida                                                                         
Unidade Temática: Vida e Evolução
Subtema: Ser Vivo e não vivo, como caracterizar a vida, reprodução sexuada e sexuada; Teorias sobre a origem da vida e os primeiros seres vivos que surgiram.
Ano: 6º                          Período: 07 a 15/03                                Nº de Aulas: 4
HABILIDADES
• (EF06CI8.1) Compreender os níveis de organização da vida.
(EF06CI8.2) Identificar fatores vivos e não-vivos.
(EF06CI8.3) Compreender, comparar e analisar reprodução sexuada e assexuada.
(EF06CI8.4) Compreender e ilustrar o processo de formação da parte liquida do planeta e primeiros seres vivos. 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir das “Questões Problematizadoras”: Por que você é um ser humano? Quem são os seres vivos para vocês? O peixe vive na água e nada. O peixe é um ser vivo? O peixinho do meu aquário  morreu. Como classificá-lo?A árvore é um ser vivo?O que identificam ao seu redor, em sua sala de aula que não possui vida? Justifique: A partir das respostas dos alunos a cerca dos questionamentos o professor nesse momento, vai listando em dois grupos características de seres vivos e não vivos no quadro, em seguida pedir aos alunos para reproduzir a tabela no caderno. 
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático para Ser Vivo e não vivo e como caracterizar a vida (Livro Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 6º ano, páginas 18 a 23), reprodução sexuada e sexuada (Livro Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 7ºano páginas 79, 80 e 81/exceto o desenvolvimento do zigoto).
3º Momento: Trabalhar o mapa conceitual da página 26 com alunos, pedir para que reproduzam no caderno e acrescentem com ajuda do professor os tipos de reprodução. 
4º Momento: Testando o conhecimento a partir de exercícios dos livros citados acima (6ºano, páginas: 26 e 27; 7ºano, páginas: 86 itens 3, 5 e 6).
5º Momento: Correção de Atividades.
6º Momento: Teorias sobre a origem da vida e os primeiros seres vivos que surgiram/trabalhar com ilustrações criadas pelos alunos, nesse momento o professor media o conhecimento de acordo a cada fragmento de texto da tabela (disponível  no e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br) proporcionando aos alunos maior participação deles.

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (6º p:26 e 27; 7º p: 86); 
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;  ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:                                                                   


Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Programas e indicadores de saúde pública                                                               
Unidade Temática: Vida e Evolução 
Subtema: O que é saúde? Microrganismos e doenças; Doenças parasitárias e verminoses; diferentes formas de transmissão de doenças. 
Ano: 7º                          Período: 07 a 15/03                                Nº de Aulas: 4
HABILIDADES
• (EF07CI15.1) Compreender o significado da palavra saúde e a importância de nos manter saudáveis.
(EF06CI .15.2)  Descrever doenças virais, bacterianas e causadas por protozoários, seus sintomas, forma de transmissão e de prevenção, em especial, as doenças infectocontagiosas que mais matam em sua região e país.
(EF06CI15 .3)  Descrever o ciclo de vida de alguns platelmintos e nematódeos e analisar a forma de contágio e prevenção.
(EF06CI15.4) Valorizar o cuidado com a própria saúde.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir das “Questões Problematizadoras”:
Por que algumas pessoas adoecem mais facilmente que outras? Como podemos nos prevenir de doenças causadas por bactérias, vírus e outros agentes?
2º Momento: Fazer o teste dos micróbios (disponível no e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br) com alunos complementando o levantamento dos conhecimentos prévios. Nesse momento o professor conduz em sala de aula a construção do conceito de saúde pelos alunos, anota no quadro e pede para que os mesmos copiem em seus cadernos.
3º Momento: Aula expositiva sobre os subtemas relacionados, utilizando o livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 7º ano, páginas 177 a 183/134 a 139.
4º Momento: Representar através de desenhos os ciclos de vida do esquistossomo, tênia, ancilóstomo e áscaris, para melhor compreensão da forma de contaminação.
5º Momento: Testando o conhecimento a partir de exercícios do livro citados acima páginas:185 (1,2,3), 186 (5 e 6), 189 (8,9 e 10) 140 a 142.
5º Momento: Correção de Atividades.
6º Momento: Trabalhar o mapa conceitual da página 140 com alunos, pedir para que reproduzam no caderno. 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (140 a 142/186 e 189);  (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;  ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:                                                                   

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Mecanismos reprodutivos
Unidade Temática: Vida e Evolução 
Subtema: Diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada) A reprodução humana: Sistema Genital masculino e Feminino; Puberdade e hormônios; Ciclo Menstrual e gravidez. 
Ano: 8º                          Período: 07 a 15/03                                Nº de Aulas: 4
HABILIDADES
(EF08CI12) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
(EF08CI13) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Discorrer sobre a anatomia e fisiologia dos Sistemas Genitais masculino e feminino; o papel do homem e da mulher na fecundação.
(EF08CI13.1) Compreender o mecanismo da ovulação e do ciclo menstrual.
(EF08CI13.2) Valorizar o cuidado com a própria saúde, com atenção para o desenvolvimento da sexualidade.


ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir das “Questões Problematizadoras”: O que é reprodução? Qual a importância da reprodução? Existem diferentes modos de reprodução? Quais você conhece? Plantas também se reproduzem?
2º Momento: Aula expositiva partir das respostas dos alunos a cerca dos questionamentos, utilizar o livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 9º ano, páginas 203 a 211; 7º ano, páginas 200 a 204. 
3º Momento: Construção de tabelas ilustrativas sobre reprodução sexuada e assexuada (seguir orientações do material disponível no e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br).
3º Momento: Trabalhar o mapa conceitual da página 204 do livro Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 7º ano, página 204 com alunos, pedir para que reproduzam no caderno, fazendo as alterações necessárias. 
4º Momento: Testando o conhecimento a partir de exercícios dos livros citados acima (9ºano, páginas: 212, itens 4,5,8,9;  7ºano, páginas: 204e 205).
5º Momento: Correção de Atividades.


RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (9º p:212 ; 7º p: 204 e 205); (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;  ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:                                                                   


Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Hereditariedade
Unidade Temática: Vida e Evolução 
Subtema: O que é hereditariedade; Genes e Células; Como ocorre a divisão celular e a transmissão dos genes na reprodução; o trabalho de Mendel.
Ano: 9º                          Período: 07 a 15/03                                Nº de Aulas: 4
HABILIDADES
(EF09CI09) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
(EF09CI10) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir da leitura e discussão da imagem sobre joaninhas do livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 9º ano, páginas 195 e 196.
2º Momento: Para essa aula, peça aos alunos uma pesquisa prévia sobre de quem eles herdaram algumas características físicas: cor dos olhos (herdou do pai, mãe ou avós?) cor de cabelos, tipo de nariz, lobo da orelha; Você enrola a língua? Outros membros da sua família também conseguem? Você consegue curvar seu polegar? E seus pais conseguem? Os estudantes deverão coletar esses dados antes do trabalho com os conteúdos, e registrar em seus cadernos. Finalizada essa etapa, abre a discussão sobre a Questão Disparadora: por que as pessoas apresentam características de nascença semelhantes ou diferentes entre si?
3º Momento: Atividade prática/ Diferentes e semelhantes: como somos? (Disponível no e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br).
4º Momento: Complementação dos subtemas relacionados, utilizando o livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 9º ano, páginas 196 a 202.
5º Momento: Testando o conhecimento a partir de exercícios do livro citado acima páginas:212 (1,2,3,6 e 7).
5º Momento: Correção de Atividades.


RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:


AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (212);  (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;  ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:                                                                   


Professor: _______________________________ Escola: _________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário