ESCOLA: |
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PROFESSOR(A):
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ANO: 6º |
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OBJETIVO
DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são
concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam
compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando
conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos
críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento
trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e
científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações
entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando
interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3.
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das
locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da
produção artístico-cultural. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica
estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de
desenvolver os cinco grandes domínios que são
entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles
localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente
relacionadas entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento
com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade:
empatia, respeito e confiança. Resiliência
Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura
ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a
área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular
de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas
abaixo: 1.
Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o
conhecimento científico como provisório, cultural e histórico. 2.
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da
Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da
investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões
científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 3.
Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos
relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como
também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade
para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 4.
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da
ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. 5.
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e
negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a
consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e
valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos
de qualquer natureza. 6.
Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e
comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética. 7.
Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se
na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo
aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das
Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões
científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e
coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários. |
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I TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(A): Vida e Evolução, Terra e Universo. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES
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Valores
em pauta aprendizagens significativas em sala de aula. Período:
01/03 a 07/04 Sustentabilidade no seu sentido
mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a
vida!”. Período:
10/04 a 10/06 |
A Reforma da Natureza Leitura e Interpretação Valores em pauta: Respeito Descoberta
da célula e dos seres microscópicos. Seres vivos unicelulares, pluricelular,
eucariontes, procariontes, célula vegetal e animal. Características dos seres
vivos e Níveis de organização. Interação entre os sistemas
locomotor e nervoso. Drogas mais recorrentes em
Itamaraju, preservação do organismo e relação com número de homicídios. O perigo do fumo e do álcool,
drogas permitidas por lei. Capacitação dos estímulos:
sentidos. O
sentido da visão e o uso de lentes corretivas Lentes
Corretivas Origem do
Universo; Origem da
vida; Teorias
sobre o Surgimento da vida; |
Saúde Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Educação para o consumo |
HABILIDADES |
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(EF06CI05) Explicar
a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e
funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar o número de células de seres
unicelulares e pluricelulares e tipos de seres relacionados a presença ou
ausência da carioteca. (EF06CI06) Concluir,
com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os
organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de
organização. (EF06CI07) Justificar o papel do sistema
nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na
análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a
sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os
sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI07BA) Argumentar como as contribuições
da ciência e tecnologia interferem na vida daqueles que possuem deficiência
motora. (EF06CI08) Explicar a importância da
visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o
meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas
para a correção de diferentes defeitos da visão. (EF06CI09BA)
Propor experimentos que possam demonstrar o funcionamento do olho humano. (EF06CI09IT) Identificar hábitos do cotidiano que afetam
a visão. (EF06CI10) Explicar
como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias
psicoativas. (EF06CI08IT) Identificar
e classificar as substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, reconhecer os
seus efeitos no organismo humano e classificá-las como depressoras,
estimulantes e alucinógenas, identificando os danos e os prejuízos
relacionados ao seu uso. (EF06CI10BA)
Discutir a ação das bebidas alcoólicas no funcionamento do cérebro e de que
forma isso afeta o sistema locomotor, podendo causar acidentes no trânsito,
no trabalho, etc. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar atividades para levantar dados a respeito
da turma durante as primeiras semanas diagnosticas, fazer sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Puxando conversa, com o objetivo de conhecer o aluno
no primeiro dia de aula; Relatos de experiências; Apresentação do Componente
Curricular; Tempestade de ideias para desenvolver a escuta e o respeito entre
os participantes; Para além das informações triviais como o nome e o
componente que leciona, o professor pode relacionar com gostos e
características mais pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias,
etc.) e pedir para que os alunos façam o mesmo. Feita as apresentações lança outra proposta na qual todos devem dar
suas ideias sobre o tema proposto. Por exemplo, “Na sala de aula deve ter
........... para eu (aluno) conseguir ter aprendizagem de qualidade! Peça que completem a frase e escreva no caderno até o momento de ouvi-los,
durante a socialização o professor deverá anotar no quadro, quantas vezes a
palavra aparecer. Indagar os alunos o que
acham do componente curricular, quais as expectativas para aprender Ciências
(o que aprender, como aprender, pra quê aprender), nesse momento, poderá
utilizar 3 caixinhas para acolher cada resposta, assim os alunos colocarão
nas caixinhas com identificação. Fazer uma dinâmica com experimento para
aguçar a curiosidade dos alunos, primeira experiência relacionando a abertura
dos mesmos ao ensino de Ciências. Pegue um palito de fosforo e acenda,
mantenha-o em pé, peça que observem o que acontece com o fogo (durabilidade
do fogo, tamanho da chama e facilidade em se manter), em seguida acenda outro
palito, porém dessa vez de forma inclinada, faça os mesmos questionamentos do
palito anterior, acolha as respostas, em seguida indague-os: Faça de conta
que o fogo representa o conhecimento. Em qual palito o conhecimento foi
maior? Se você fosse o palito de fósforo qual gostaria de ser? Quanto você está
aberto ao ensino de Ciências? Pesquisa sobre: título “A
química por trás de um palito de fósforo em chamas”. Leitura e interpretação
com sensibilização e levantamento de conhecimentos prévios sobre os textos “A
Reforma da Natureza” de Monteiro Lobato e o “Macaco Pichador”. Debate sobre
valores com base nos textos trabalhados.
Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades
práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de
situações problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto, discussão,
reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de conhecimento
em estudo; Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses; Aula
expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou
exposição de slides abordando os temas estudados; Propostas dinâmicas de
atividades investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem
encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de
conhecimento estudado nos textos do livro didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos
saber? O que aprendemos?),
com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos
dizem para cada coluna sobre os objetos de conhecimento, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Confecção de mapas mentais e conceituais; Representação de
esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a
respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em
formato de seminários; Produção de poemas, poesias e paródias; Apresentação
de um microscópio para turma com todas as partes e funções; Construir modelos
celulares utilizando massinhas de modelar, ou, modelos comestíveis utilizando
alimentos, destacando as estruturas das células construídas; Construção da lente de aumento; Observar algumas
células vegetais ao microscópio. Construir modelos de seres vivos
representantes de cada reino estudado utilizando massinhas de modelar.
Representação de situações utilizando desenhos ou pranchas para colorir de ossos
e músculos; Observação dos
tendões de pés de galinha; Construção do esqueleto; Construir mapas
mentais sobre as drogas, os efeitos de cada tipo, como depressora, estimulante e perturbadora e
ações das mesmas no organismo e expor em mesas, as
drogas trabalhadas podem ser: LSD – Perturbadora, Cocaína
– Estimulante, Álcool – Depressora, Metanfetamina – Estimulante, Maconha – Perturbadora, Ecstasy- Perturbadora e Heroína – Depressora. Pesquisa
dirigida sobre drogas lícitas e ilícitas; Campanha de sensibilização sobre a lei Seca; Contação de Histórias; Elaboração de
tabelas ilustrativas contendo informações sobre a origem do
planeta e da vida. |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os
limites das atribuições apenas de conceitos, entendida como parte integrante
e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de
julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação
são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas
e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as
aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor
quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular, para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor
trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento,
sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos
e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas , abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório,
conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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II TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Matéria e Energia |
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TEMAS INTER
CURRICULARES |
OBJETOS DE
CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Consumidor
consciente, empreendedor eficiente. Período:
12/06 a 04/08 Leitura e escrita em movimento Período:
07/08 a 01/09 |
Tipos
de solo existentes em Itamaraju e utilização na agricultura comercial e
familiar. A grande capacidade do homem em modificar a natureza. Uso de agrotóxicos no solo e na
água, avaliando os impactos Socioambientais. Poluição do solo e doenças oriundas
dessa poluição. Água: um solvente universal Propriedades
da água Os estados físicos da água e ciclo.
Misturas
homogêneas e heterogêneas. |
Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) Educação para o consumo Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) Educação para o consumo |
HABILIDADES |
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(EF06CI10IT) Explorar os tipos de solo, como terra roxa,
massapé, aluvial, entre outros, encontrados em Itamaraju. (EF06CI11IT)
Compreender a importância da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e
compostagem para a preservação e nutrição do solo. (EF06CI06IT)
Analisar as consequências do descarte inadequado, dos produtos relacionados,
para o ambiente, como a contaminação da água, do solo e de outros seres
vivos. (EF06CI05BA) Relatar a importância de descartar os resíduos em
locais adequados, bem como as vantagens ambientais, econômicas e sociais da
implantação da coleta seletiva. (EF06CI06BA) Construir instrumentos que ajudem a fazer
levantamento de dados sobre a prática de coleta seletiva na cidade em que
mora, bem como das possíveis formas de reutilização de materiais sintéticos. (EF06CI12IT) Identificar
e argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de
coleta e de destinação de lixo de Itamaraju, tendo como parâmetro a
preservação ambiental, a politica dos resíduos sólidos e a saúde coletiva. (EF06CI13IT) Identificar
as condições que facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo,
bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele
presentes. (EF06CI14IT) Conhecer algumas doenças diretamente
relacionadas a contaminação do solo, proliferação, medidas profiláticas e
tratamento. (EF06CI01) Classificar
como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e
sal, água e óleo, água e areia etc.). (EF06CI01IT) Comprovar
experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve
substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande
contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como,
consequências da água não tratada para a saúde humana. |
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METODOLOGIA |
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Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto,
discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de
conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para levantamento de
hipóteses; Experimento para demonstrar a permeabilidade do
solo; Análise de gráficos e construção de tabelas sobre as
doenças; Pesquisa dirigida sobre impactos ambientais causados
pelos agrotóxicos e doenças; Preenchimento de relatórios a partir de experimentos
sobre separação de misturas e tipos de misturas, como a cromatografia e
outros; Aula expositiva utilizando o livro didático,
ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas
estudados; Propostas dinâmicas de atividades investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem
encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de
conhecimento estudado nos textos do livro didático; Trabalhar com o
quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Textos
informativos e reflexivos sobre problemas ambientais, causados pelo uso de
agrotóxicos a água e a saúde; Textos
informativos e reflexivos sobre adubação orgânica e a importância de uma
alimentação livre de agrotóxicos. Experimentos
com relatórios sobre as propriedades e mudanças de estados físicos da água. Representação
do ciclo da água utilizando saquinhos transparentes, água e canetinhas
coloridas; |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os
limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte
integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato
de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de
avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a
serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para
Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor
quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor
trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento,
sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos
e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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III TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Matéria e Energia; Terra e Universo. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura e escrita em movimento Período:
03 a 30/09 |
Transformações químicas Métodos
de Separação Materiais sintéticos |
Economia Ciência e Tecnologia Meio Ambiente Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) |
Período:
02/10 a 24/11 |
Forma, estrutura e movimentos da
Terra. |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente |
HABILIDADES
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(EF06CI02IT) Destacar
o uso do Rio do Ouro para abastecimento de água em Itamaraju, a problemática
socioambiental que permeia tanto esse rio quanto o Rio Jucuruçu, as
consequências da retirada de mata ciliar para a saúde dos rios e os fatores
que levam à essa degradação ambiental. (EF06CI01BA)
Investigar a natureza irreversível dos fenômenos químicos e relacionar esses
fenômenos a diversas situações do cotidiano. (EF06CI02BA)
Identificar e propor experimentos que demonstrem as transformações químicas. (EF06CI03BA)
Analisar, registrar e discutir os resultados dos experimentos realizados
sobre as transformações químicas. (EF06CI03IT) Relacionar
os métodos de separação de misturas e substâncias químicas no tratamento da
água, identificando e caracterizando as principais fases com base em textos,
esquemas ou situações experimentais e propor alternativas caseiras para o
tratamento da água para o consumo com base nos conhecimentos adquiridos. (EF06CI04BA)
Investigar processos que permitam a purificação de um material homogêneo e a
separação dos componentes de um material heterogêneo. (EF06CI04) Associar a produção de
medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e
tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. (EF06CI04IT) Identificar os tipos de
medicamentos — fitoterápicos, alopáticos, manipulados, entre outros — e
outros materiais sintéticos (como fios de nylon, plásticos, etc.),
reconhecendo que a sua produção se viabiliza pelo desenvolvimento da ciência
e da tecnologia. (EF06CI05IT) Reconhecer que os medicamentos
podem auxiliar no tratamento e manutenção da saúde, mas também que a
automedicação é prejudicial e tem consequências para o organismo. (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas
que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas
principais características. (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de
rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes
períodos geológicos. (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências
que demonstrem a esfericidade da Terra. (EF06CI14)
Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em
diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a
Terra e o Sol. Estes podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação
e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao
plano de sua órbita em torno do Sol. |
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METODOLOGIA
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Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto,
discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de
conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para levantamento de
hipóteses; Análise de gráficos e construção de tabelas; Reprodução
de mapas conceituais e mapas mentais; Aula expositiva utilizando o livro didático,
ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas
estudados; Propostas dinâmicas de atividades investigativas; Trabalhar com o
quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Pesquisa dirigida sobre material
sintético; Pesquisa dirigida com
apresentação em seminário sobre fitoterápicos,
alopáticos, manipulados, entre outros. Pesquisa de material
sintético presentes nos rótulos dos alimentos usados em casa, com
preenchimento de tabela; Confecção de mapas mentais
e conceituais; Representação de esquemas, gráficos, charges e
histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas propostos,
diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários; Produção de poemas, poesias e paródias; Atividade prática demonstrando os movimentos do
Planeta Terra, usando a lanterna do celular e o globo terrestre; Leitura e interpretação de fragmentos do livro de
Júlio Verne “Viagem ao centro da Terra”; Construção de modelos e infográficos sobre as
camadas do planeta Terra; Experimento
que mostra as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia
evidenciando os movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Usar a brincadeira premiada com doces para quem
encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de
conhecimento estudado nos textos do livro didático; Elaboração de tabelas contendo informações sobre as
camadas da Terra; Análise de rochas em sala de aula destacando
características distintas em tabela com as conclusões; |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os
limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte
integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato
de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de
avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a
serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para
Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor
quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor
trabalhará com rubricas, checklist e portfólios Aqui, nesse planejamento,
sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos
e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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OBSERVAÇÕES: as habilidades a
serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados.
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