Aula Remota 8º Julho 1


Webnário de Ciências

8º Ano

Primeira aula: Prevenção, Soros e Vacinas

Período: 06 a 10/07                                                              Nº de Aula: 01

Habilidade: (EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Etapa 1: Para Início de Conversa
Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas das atividades propostas, em seguida propor discussão sobe a questão disparadora: Vacinas: Reforços à imunidade dos organismos!
ü  Quem aqui já tomou vacinas?
ü  Será que existe vacina contra todas as doenças?
ü  Somente os seres humanos tomam vacinas?
ü  O que vocês sabem sobre as vacinas?
ü  Como as vacinas funcionam em nosso organismo?

Este é um momento rico de levantamento de conhecimentos prévios. Estimule que os alunos participem ativamente, mostre que possuem liberdade para falar e que suas contribuições serão acolhidas.
Escrever as questões no caderno e responder conforme conhecimento que possui, para que as ideias-chave que surgirem durante esta etapa, sejam revisitadas durante o desenvolvimento da aula, confirmando, complementando ou refutando as hipóteses iniciais dos alunos sobre o tema.

Etapa 02: Aprofundando no Tema
Para nos mantermos bem informados, é importante acessar fontes confiáveis. Sugerimos que você assista ao vídeo “Pequenos Cientistas - Oswaldo Cruz e a vacina”,
Após assistir ao vídeo ilustre no caderno como funciona as vacinas dentro do corpo. Não esqueça do cabeçalho!

Etapa 03: Debate

Leitura e Interpretação: Informe aos alunos que vocês irão fazer a leitura de uma reportagem de jornal que aborda uma preocupação sobre a saúde da coletividade. Reportagem disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/06/vacinacao-de-criancas-no-pais-atinge-indice-mais-baixo-em-16-anos.shtml.
Questione os alunos:
  • Vocês já viram alguma notícia semelhante a esta nos meios de comunicação e redes sociais?
  • Você já ouviu algum adulto conversando sobre este assunto? Se sim, qual a opinião deles?
  • Por que precisamos nos preocupar com a queda nos índices de vacinação?
  • Qual a ação das vacinas em nosso organismo?
  • Como as vacinas funcionam?
  • Quais as principais vacinas que devem ser tomadas?
  • Os riscos da não vacinação são somente individuais ou também coletivos?
Etapa 4: Mão na Massa
Peça aos alunos que analisem nos materiais os três tópicos indicados no slide, compreendendo o valor e as características de cada uma dessas campanhas ou a necessidade de campanha, como no caso das notícias. Peça que antem as respostas. Abaixo estão listados os links com os materiais a serem disponibilizados:
Campanha de vacinação contra meningite C e HPV de 2018 (imagem): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/hpv-2018/V01_MS_Vacinacao_HPV_BANNER_1x2m.png
Campanha de vacinação contra o vírus Influenza de 2017 (imagem): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/Vacinacao-Gripe-2017/Cartaz-Gripe-46x64cm.jpg
Campanha de vacinação contra o Sarampo em Roraima de 2018 (vídeo): http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/campanhas/sarampo-2018/Filme-Sarampo-30-segundos--alta.mp4
Notícia sobre a necessidade de vacinação contra raiva em humanos no Pará em 2018 (site): https://g1.globo.com/pa/para/noticia/suspeita-de-infeccao-pelo-virus-da-raiva-humana-e-investigada-no-para.ghtml
Notícia sobre a cobertura vacinal e o aumento da campanha de vacinação contra o vírus Influenza em 2018 (site): http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-06/apos-baixa-procura-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-e-prorrogada
Em seguida anote a atividade no caderno e responda com base no material acima, disponível em:
Também disponibilizada por e-mail e pelo WhatsApp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário