11ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema: Das Células ao Organismo |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Interação entre os sistemas
locomotor e nervoso; O movimento (a coordenação conjunta); Inclusão e
aceitação. |
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Ano: 6º Período:
18 a 29/11 Nº de
Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI07) Justificar
o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do
corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a
sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os
sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI07BA) Argumentar como as contribuições
da ciência e tecnologia interferem na vida daqueles que possuem deficiência
motora. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Conhecer a
composição, a organização e o funcionamento do sistema nervoso. Aprender a relação entre a percepção dos
estímulos e a formulação das respostas pelo sistema nervoso. Explicar a relação entre os sistemas locomotor
e nervoso no movimento. Saber que certas respostas se dão por meio do sistema
endócrino. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 TEMA:
O Movimento Etapa
01: Levantamentos de conhecimentos prévios (10 min) Antes
de introduzir o tema peça aos estudantes que se organizam em grupos em
seguida lance questões que despertem a atenção deles, por exemplo: Quais
estruturas do corpo são responsáveis pela movimentação? Qual é a
característica e a função de cada uma delas? Qual o sistema do corpo coordena
os movimentos? Pergunte também, o que são articulações e qual a relação delas
com os movimentos. Deixar os alunos a vontade para expressarem seus
conhecimentos prévios, instigando-os a falarem o que sabem sobre o objeto em
estudo. Acolha as respostas, apenas, para direcionar seu trabalho nas
próximas aulas. Etapa
02: Aprofundando no Tema (25 min) Fazendo
uso da imagem “Esquema do movimento do antebraço”, livro didático A Conquista
Ciências 6° ano, página 151, explicar que ossos, músculos, tendões,
ligamentos e articulações estão envolvidos no movimento do corpo. Para
sensibilizar os estudantes a respeito do rol de movimentos que o corpo humano
pode realizar, é possível levá-los para o pátio ou para a quadra da escola e
colocar uma música bem animada. Propor a eles que dancem da maneira que
quiserem e percebam a movimentação de braços, pernas, pescoço, cabeça e
outras partes do corpo. Depois
dessa atividade, dispor os estudantes sentados em roda e perguntar se eles
conseguem permanecer completamente imóveis. É provável que muitos percebam
que, embora estejam tentando permanecer parados, muita coisa continua se
movimentando no seu corpo: o coração continua batendo, eles continuam
respirando etc. Explicar que, nos movimentos voluntários do corpo, geralmente
os músculos trabalham em dupla e de modo antagônico. Pedir a eles que
reproduzam o movimento de dobrar o antebraço sugerido na figura e percebam a
ação contrária do bíceps e do tríceps. Aprofunde o conhecimento,
complementando o estudo sobre a coordenação conjunta, utilize as páginas 151
e 152 do livro didático. Etapa
03: Mão na massa – Parte II (15 min) Investigação:
Leve os alunos ao pátio ou à quadra da escola, munidos de caderno e lápis ou
caneta. Caso não exista essa possibilidade ou o professor julgue mais
conveniente permanecer em sala, é possível afastar as carteiras e realizar a
atividade dentro da própria sala. Peça para
que os alunos imitem o andar de alguns animais, como, macaco, sapo, jabuti,
jacaré e pinguim (o professor poderá mostrar em vídeos ou slides). Para que
não haja dispersão, oriente-os a andarem em um grande círculo. Cobre
concentração, e peça para que sintam as estruturas do corpo que estão sendo
utilizadas nos movimentos. A cada animal diferente, solicite que anotem em
seus cadernos os locais do corpo em que, eventualmente, sentiram dores,
queimação, formigamento ou dificuldade para realizar o movimento. Outra
alternativa para esta atividade é pedir para que os estudantes formem grupos
de 6 alunos. Cada integrante da equipe deve ficar responsável por imitar os
movimentos de um dos animais listados. Observação:
Providenciar as cópias do esqueleto para próxima aula, tesouras e lápis de
cor. AULA 02 TEMA: O dedão do pé Etapa 04: Leitura e Interpretação (30 min) Essa
etapa complementa a etapa da aula anterior. Pergunte aos estudantes se o
dedão do pé é importante para nosso corpo? Explore com os estudantes as
imagens do pé de um chimpanzé e do pé de um humano, da página 153 do livro
didático. Oriente-os a olhar com atenção a posição do dedão em relação aos
demais. Ressalte que, nos chimpanzés, o pé é usado para agarrar objetos e se
pendurar em galhos. Nos humanos, por outro lado, essa habilidade foi perdida,
mas nos especializamos no andar ereto. Proponha a leitura coletiva do texto “O
dedão do Pé” do livro didático A Conquista Ciências 6º ano, página 153, em
seguida fazer a discussão do que foi lido, somente após a exposição das
ideias orais acerca da leitura, orientar na pesquisa escrita das páginas 152
e 153. Etapa 05: Mão na Massa (20 min) De
posse de todo o material para a montagem do esqueleto, orientar os estudantes
na prática da atividade, caso não consigam terminar a atividade em sala de
aula, trazer na próxima aula. Essa
atividade poderá ser substituída pelo raio X dos animais. Utilizar cartolina
dupla face preta, lápis de cor branco ou giz de cera e ilustração dos
esqueletos disponíveis nos links abaixo. https://conhecimentocientifico.r7.com/animais-vertebrados/
, https://www.biologianet.com/zoologia/vertebrados.htm
AULA 03 Tema:
Interação do Sistema locomotor, muscular e nervoso Etapa
06: Socialização das Pesquisas (15 min) Momento para os estudantes
socializarem em roda de conversa as pesquisas realizadas na aula anterior. Etapa
07: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Orientações: Leia
o título da aula e comente que os alunos deverão relacionar informações
obtidas em aulas anteriores, integrando os sistemas nervoso, muscular e
esquelético. Apresente
a situação problema aos estudantes: Orientações: Leia
o slide para a sala. Comente que, como os nomes dos heróis sugerem, eles
representam estruturas do corpo dos animais (no caso, o macaco). Cada
personagem/estrutura possui características próprias, e baseados nelas, os
alunos deverão relacionar o funcionamento de cada sistema corporal com o
contexto acima (remoção da pedra que bloqueia o caminho do animal em
questão). Questão
Disparadora: Como o corpo dos animais atua, para mover os objetos? Orientações: Leia
a questão disparadora para os alunos. Oriente-os a formularem hipóteses sobre
a questão disparadora, anotando-as em seus cadernos ou simplesmente
expressando-as verbalmente. Relembre-os das estruturas que estarão envolvidas
no processo e das funções exercidas por elas, já estudadas em planos
precedentes. Caso julgue conveniente, anote as hipóteses dos alunos no
quadro. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno das habilidades que
estão sendo trabalhadas nesta aula e mobilizá-los em busca de respostas.
Portanto, seja imparcial diante das respostas apresentadas por eles. Etapa
08: Mão na Massa (15min) Orientações: Disponibilize
para cada aluno uma folha impressa com os cards dos herói: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wzXDj5tNAuHUt9727Q2tgdcsJbYA5sn5hfFvXFKbh4MfmAFcWJ4bgTX6tXcF/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie06-06ve08.pdf . Neles,
poderão ser encontradas informações que darão subsídios à criação do texto
pelos alunos. Leia então o slide com as orientações da atividade. Saliente mais uma vez que os heróis representam
estruturas do corpo dos animais, e que na história que deverão criar, elas
estão trabalhando em conjunto para remover a pedra que bloqueia o trajeto do
macaquinho. É importante que o texto produzido apresente alguns elementos em
comum: ·
Apresentar a função dos heróis; ·
Narrar o trabalho em conjunto destes
heróis na situação; ·
Criar diálogo entre eles; ·
Citar o pontos fraco de algum dos
heróis. Indique ainda aos alunos, que o tempo que terão para
confeccionar o texto não é muito grande e por isso, não precisará ser muito
extenso. Uma boa estratégia é indicar a quantidade de linhas mínimas (10
linhas) e máxima (20 linhas). Caso alguns alunos terminem e ainda sobre
tempo, peça que criem um desenho relatando o texto que acabaram de criar. Uma
alternativa também é deixar o desenho como tarefa de casa, o que pode
enriquecer a atividade e ajudar a fixar o tema. Etapa
09: Sistematização (10 min) Orientações: Para esta etapa você precisará de 10 minutos. Retome a questão disparadora: “como o corpo dos animais atua para mover objetos?” Organize
uma sequência de questionamentos para que possam definitivamente chegar à
resposta central: ·
Peça que respondam quais são, literalmente, as
funções do cérebro, músculos e ossos. Caso algum aluno tenha feito o desenho,
peça que mostre essas funções sendo realizadas. ·
Questione ainda se seria possível a retirada da
pedra se não houvesse o trabalho conjunto destas estruturas. ·
O que poderia ocorrer caso um dos “pontos fracos”
das estruturas fossem atingidos? Elogie as
respostas corretas, anotando-as na lousa e comparando com as hipóteses
citadas no início da aula. Estimule os alunos que se equivocarem a pensar
melhor, orientando-os. Caso opte que os
alunos façam de fato os desenhos, exponha os trabalhos em algum local da
sala. Ao final deste diálogo, crie em conjunto com a sala uma frase que
sintetize a resposta à questão disparadora. Colha diferentes respostas e
transforme-a em uma única sentença, solicitando que a anotem no caderno. AULA 04 TEMA:
Inclusão e Aceitação Etapa
10: Leitura e Interpretação (30 min) Convide os estudantes a realizarem
a leitura dos quadrinhos “Perfeição”,
das páginas 156 e 157 do livro didático. Após a leitura, oriente-os na
resolução das questões. Se tiver condições, passe o curta-metragem,
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3XA0bB79oGc . A atividade permite uma conversa
sobre diferença, diversidade e deficiência física. A história em quadrinhos
trata da deficiência motora, mas é possível ampliar a discussão, abordando a
deficiência auditiva, visual ou intelectual, trabalhando a inclusão de modo
mais amplo, falando sobre diversidade e respeito às diferenças, o que coopera
para o desenvolvimento da competência geral 9. Aproveite para conversar sobre
a importância de respeitar os assentos ou vagas de estaciona mento reservados
para pessoas com deficiência, idosos ou gestantes. Incentive os estudantes a
observar se o direito de ir e vir de pessoas com deficiência está sendo
respeitado no bairro ou no município em que a escola está, bem como avaliar
como está sendo o comportamento de cada um em relação ao respeito e à
aceitação das diferenças de forma geral. É importante que cada um de nós
pense em formas de nos desenvolvermos como pessoas, tornando-nos cidadãos
mais conscientes e participativos. Etapa
11: Correção da Atividade (20 min) Aproveite esse momento para
analisar as respostas, condutas e atitudes dos estudantes com relação a
aceitação e inclusão. AULA 05 TEMA: Contribuição da ciência e
tecnologia para a vida de pessoas com deficiência motora. Etapa
12: Aprofundando no Tema (20 min) Realizar a explicação sobre o que
é deficiência motora os impactos que a deficiência motora tem no cotidiano
das pessoas. Para suporte do
professor: Deficiência
motora: dificuldade ou impossibilidade de realizar movimentos de maneira
independente, causada por condições como paralisia, lesões na medula
espinhal, entre outras. Exemplos de diferentes tipos de deficiência motora:
paralisia cerebral, lesões traumáticas, doenças neurológicas. Impacto da
deficiência motora no cotidiano: no trabalho, na escola, lazer ponto
dificultam acessibilidade a espaço, transportes e tecnologia, os quais devem
ser adaptados para garantir a inclusão social e o bem-estar. Etapa 13: Leitura e Interpretação
do Texto (30 min) Disponibilize alguns minutos para
que os estudantes leiam o texto “O que você precisa aprender com o
neurocientista Miguel Nicolelis” disponível nas páginas 154 e 155 do livro
didático. Depois, escolha um estudante aleatoriamente e peça que conte o que
entendeu da leitura. Incentive os demais estudantes a complementar a fala do
colega. Dinâmicas como essa cooperam para a compreensão do texto. Se julgar
oportuno, exiba o vídeo que mostra o chute dado por Juliano Pinto, o jovem
paraplégico que vestiu o exoesqueleto na abertura da Copa de 2014. Esse vídeo
pode ser achado facilmente na internet. Na ocasião, esse foi um grande feito.
Mas Miguel Nicolelis e sua equipe já fizeram muitos outros avanços aliando
tecnologia e medicina. Pergunte aos estudantes se eles já tinham ouvido falar
em Miguel Nicolelis. É importante que eles conheçam alguns pesquisadores
brasileiros, bem como suas trajetórias profissionais. Isso ajuda a
desmistificar o fazer Ciência. Na seção “Para
o professor”, há um link com mais informações sobre esse cientista. A
interface homem-máquina já é uma realidade, embora ainda enfrente alguns
desafios. Ressalte que os estudos feitos como o exoesqueleto levaram a
descobertas que não eram esperadas, como a capacidade de os pacientes
readquirirem a habilidade de mover voluntariamente alguns músculos das pernas
e sentirem sensações de tato, dor e vibração emanados dos membros
paralisados. AULA 06 TEMA: Contribuição da ciência e
tecnologia para a vida de pessoas com deficiência motora. Etapa
14: Correção da Atividade (20 min) Aproveitar o momento para retomar
o que foi trabalhado na aula anterior revisar e observar o desempenho dos
estudantes com relação aos questionamentos. Etapa
15: Mão na Massa (30 min) Dividir
os estudantes em grupos e desafiá-los a simular situações em que eles tenham
que se mover com uma restrição motora, como se estivessem usando uma cadeira
de rodas ou tivesse a mobilidade limitada de alguma forma. Dê a cada grupo a
tarefa de percorrer um caminho dentro da sala ou escola, passando por
obstáculos, e depois de discutir como isso afeta a vida de uma pessoa com
deficiência motora. Após atividade, discuta como as tecnologias assistidas
podem ajudar a superar esses obstáculos pergunte aos estudantes o que acharam
da atividade e como se sentiram ao tentar simular a vida de uma pessoa com
deficiência motora. Estimule a discussão sobre a importância da inclusão e do
respeito às pessoas com deficiência. Acrescente
informações com exemplos de tecnologia a favor da mobilidade de pessoas com
deficiência, como: cadeiras de rodas motorizadas, exoesqueletos, próteses e
órteses, tecnologia de voz e controle por olho, aplicativos de acessibilidade,
próteses 3D. AULA 07 TEMA:
Revisão Etapa
16: Ponto de Checagem (30 min) Esta
seção, as atividades que estão ao longo da Unidade e a seção Fim de papo têm
a intenção de proporcionar oportunidades de avaliar o processo de ensino e de
aprendizagem e, dessa forma, contribuir para que o professor possa direcionar
e ajustar o seu plano de trabalho e garantir que os objetivos de aprendizagem
propostos sejam atingidos. A proposta para que os estudantes avaliem seu
domínio sobre os principais conceitos funciona como um parâmetro para que
eles possam orientar seus estudos. Explique à turma que é o momento de rever
o que aprenderam ao longo da Unidade e de avaliar como agiram durante o
processo de ensino e de aprendizagem: quão bem eles consideram que aprenderam
os conceitos apresentados e o quanto precisam revisá-los. Isso favorece os processos
metacognitivos, levando os estudantes a refletir sobre o que aprenderam e a
identificar a própria evolução. Ao solicitar que os estudantes analisem e
compreendam características relacionadas ao mundo natural, as atividades
permitem o desenvolvimento da competência específica 3 de Ciências da
Natureza. Etapa 17: Correção da Atividade (20 min) Aproveitar o momento para retomar
o que foi trabalhado ao longo das duas últimas sequências, revisar e observar
o desempenho dos estudantes com relação ao desenvolvimento das habilidades
propostas. Elaboração
e Finalização: Nilsilane. Colaboração:
Fernanda, Lucilane, Míria, Rosana e Vânia |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( X)Torso; ( )
Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( )
Prova; (X ) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 152, 153,
155, 157 e 160) Seminários; (X) Apresentação oral; (X )
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da
participação; (X) Outros: Dinâmica, leitura e interpretação.
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