11ª SD Cie 6º Ano 2024

 

11ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Das Células ao Organismo

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso; O movimento (a coordenação conjunta); Inclusão e aceitação.

Ano:                                      Período: 18 a 29/11                    Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI07BA) Argumentar como as contribuições da ciência e tecnologia interferem na vida daqueles que possuem deficiência motora.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer a composição, a organização e o funcionamento do sistema nervoso.  Aprender a relação entre a percepção dos estímulos e a formulação das respostas pelo sistema nervoso.  Explicar a relação entre os sistemas locomotor e nervoso no movimento. Saber que certas respostas se dão por meio do sistema endócrino.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: O Movimento

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios (10 min)

Antes de introduzir o tema peça aos estudantes que se organizam em grupos em seguida lance questões que despertem a atenção deles, por exemplo: Quais estruturas do corpo são responsáveis pela movimentação? Qual é a característica e a função de cada uma delas? Qual o sistema do corpo coordena os movimentos? Pergunte também, o que são articulações e qual a relação delas com os movimentos. Deixar os alunos a vontade para expressarem seus conhecimentos prévios, instigando-os a falarem o que sabem sobre o objeto em estudo. Acolha as respostas, apenas, para direcionar seu trabalho nas próximas aulas.

Etapa 02: Aprofundando no Tema (25 min)

Fazendo uso da imagem “Esquema do movimento do antebraço”, livro didático A Conquista Ciências 6° ano, página 151, explicar que ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações estão envolvidos no movimento do corpo. Para sensibilizar os estudantes a respeito do rol de movimentos que o corpo humano pode realizar, é possível levá-los para o pátio ou para a quadra da escola e colocar uma música bem animada. Propor a eles que dancem da maneira que quiserem e percebam a movimentação de braços, pernas, pescoço, cabeça e outras partes do corpo.

Depois dessa atividade, dispor os estudantes sentados em roda e perguntar se eles conseguem permanecer completamente imóveis. É provável que muitos percebam que, embora estejam tentando permanecer parados, muita coisa continua se movimentando no seu corpo: o coração continua batendo, eles continuam respirando etc. Explicar que, nos movimentos voluntários do corpo, geralmente os músculos trabalham em dupla e de modo antagônico. Pedir a eles que reproduzam o movimento de dobrar o antebraço sugerido na figura e percebam a ação contrária do bíceps e do tríceps. Aprofunde o conhecimento, complementando o estudo sobre a coordenação conjunta, utilize as páginas 151 e 152 do livro didático.

 Etapa 03: Mão na massa – Parte II (15 min)

Investigação: Leve os alunos ao pátio ou à quadra da escola, munidos de caderno e lápis ou caneta. Caso não exista essa possibilidade ou o professor julgue mais conveniente permanecer em sala, é possível afastar as carteiras e realizar a atividade dentro da própria sala.

Peça para que os alunos imitem o andar de alguns animais, como, macaco, sapo, jabuti, jacaré e pinguim (o professor poderá mostrar em vídeos ou slides). Para que não haja dispersão, oriente-os a andarem em um grande círculo. Cobre concentração, e peça para que sintam as estruturas do corpo que estão sendo utilizadas nos movimentos. A cada animal diferente, solicite que anotem em seus cadernos os locais do corpo em que, eventualmente, sentiram dores, queimação, formigamento ou dificuldade para realizar o movimento. Outra alternativa para esta atividade é pedir para que os estudantes formem grupos de 6 alunos. Cada integrante da equipe deve ficar responsável por imitar os movimentos de um dos animais listados.

Observação: Providenciar as cópias do esqueleto para próxima aula, tesouras e lápis de cor.

AULA 02

 

TEMA: O dedão do pé

Etapa 04: Leitura e Interpretação (30 min)

Essa etapa complementa a etapa da aula anterior. Pergunte aos estudantes se o dedão do pé é importante para nosso corpo? Explore com os estudantes as imagens do pé de um chimpanzé e do pé de um humano, da página 153 do livro didático. Oriente-os a olhar com atenção a posição do dedão em relação aos demais. Ressalte que, nos chimpanzés, o pé é usado para agarrar objetos e se pendurar em galhos. Nos humanos, por outro lado, essa habilidade foi perdida, mas nos especializamos no andar ereto. Proponha a leitura coletiva do texto “O dedão do Pé” do livro didático A Conquista Ciências 6º ano, página 153, em seguida fazer a discussão do que foi lido, somente após a exposição das ideias orais acerca da leitura, orientar na pesquisa escrita das páginas 152 e 153.

Etapa 05: Mão na Massa (20 min)

De posse de todo o material para a montagem do esqueleto, orientar os estudantes na prática da atividade, caso não consigam terminar a atividade em sala de aula, trazer na próxima aula.

Essa atividade poderá ser substituída pelo raio X dos animais. Utilizar cartolina dupla face preta, lápis de cor branco ou giz de cera e ilustração dos esqueletos disponíveis nos links abaixo.

https://conhecimentocientifico.r7.com/animais-vertebrados/ , https://www.biologianet.com/zoologia/vertebrados.htm

AULA 03

Tema: Interação do Sistema locomotor, muscular e nervoso

Etapa 06: Socialização das Pesquisas (15 min)

Momento para os estudantes socializarem em roda de conversa as pesquisas realizadas na aula anterior.

Etapa 07: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos deverão relacionar informações obtidas em aulas anteriores, integrando os sistemas nervoso, muscular e esquelético.

Apresente a situação problema aos estudantes:

Contexto

Orientações: Leia o slide para a sala. Comente que, como os nomes dos heróis sugerem, eles representam estruturas do corpo dos animais (no caso, o macaco). Cada personagem/estrutura possui características próprias, e baseados nelas, os alunos deverão relacionar o funcionamento de cada sistema corporal com o contexto acima (remoção da pedra que bloqueia o caminho do animal em questão).

Questão Disparadora: Como o corpo dos animais atua, para mover os objetos?

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Oriente-os a formularem hipóteses sobre a questão disparadora, anotando-as em seus cadernos ou simplesmente expressando-as verbalmente. Relembre-os das estruturas que estarão envolvidas no processo e das funções exercidas por elas, já estudadas em planos precedentes. Caso julgue conveniente, anote as hipóteses dos alunos no quadro. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno das habilidades que estão sendo trabalhadas nesta aula e mobilizá-los em busca de respostas. Portanto, seja imparcial diante das respostas apresentadas por eles.

Etapa 08: Mão na Massa (15min)

Orientações: Disponibilize para cada aluno uma folha impressa com os cards dos herói: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wzXDj5tNAuHUt9727Q2tgdcsJbYA5sn5hfFvXFKbh4MfmAFcWJ4bgTX6tXcF/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie06-06ve08.pdf . Neles, poderão ser encontradas informações que darão subsídios à criação do texto pelos alunos. Leia então o slide com as orientações da atividade.

Saliente mais uma vez que os heróis representam estruturas do corpo dos animais, e que na história que deverão criar, elas estão trabalhando em conjunto para remover a pedra que bloqueia o trajeto do macaquinho. É importante que o texto produzido apresente alguns elementos em comum:

·         Apresentar a função dos heróis;

·         Narrar o trabalho em conjunto destes heróis na situação;

·         Criar diálogo entre eles;

·         Citar o pontos fraco de algum dos heróis.

Indique ainda aos alunos, que o tempo que terão para confeccionar o texto não é muito grande e por isso, não precisará ser muito extenso. Uma boa estratégia é indicar a quantidade de linhas mínimas (10 linhas) e máxima (20 linhas). Caso alguns alunos terminem e ainda sobre tempo, peça que criem um desenho relatando o texto que acabaram de criar. Uma alternativa também é deixar o desenho como tarefa de casa, o que pode enriquecer a atividade e ajudar a fixar o tema.

Etapa 09: Sistematização (10 min)

Orientações: Para esta etapa você precisará de 10 minutosRetome a questão disparadora: “como o corpo dos animais atua para mover objetos?” Organize uma sequência de questionamentos para que possam definitivamente chegar à resposta central:

·         Peça que respondam quais são, literalmente, as funções do cérebro, músculos e ossos. Caso algum aluno tenha feito o desenho, peça que mostre essas funções sendo realizadas.

·         Questione ainda se seria possível a retirada da pedra se não houvesse o trabalho conjunto destas estruturas.

·         O que poderia ocorrer caso um dos “pontos fracos” das estruturas fossem atingidos?

Elogie as respostas corretas, anotando-as na lousa e comparando com as hipóteses citadas no início da aula. Estimule os alunos que se equivocarem a pensar melhor, orientando-os.

Caso opte que os alunos façam de fato os desenhos, exponha os trabalhos em algum local da sala. Ao final deste diálogo, crie em conjunto com a sala uma frase que sintetize a resposta à questão disparadora. Colha diferentes respostas e transforme-a em uma única sentença, solicitando que a anotem no caderno.

 

AULA 04

TEMA:  Inclusão e Aceitação

Etapa 10: Leitura e Interpretação (30 min)

Convide os estudantes a realizarem a leitura dos quadrinhos  “Perfeição”, das páginas 156 e 157 do livro didático. Após a leitura, oriente-os na resolução das questões. Se tiver condições, passe o curta-metragem, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3XA0bB79oGc . A atividade permite uma conversa sobre diferença, diversidade e deficiência física. A história em quadrinhos trata da deficiência motora, mas é possível ampliar a discussão, abordando a deficiência auditiva, visual ou intelectual, trabalhando a inclusão de modo mais amplo, falando sobre diversidade e respeito às diferenças, o que coopera para o desenvolvimento da competência geral 9. Aproveite para conversar sobre a importância de respeitar os assentos ou vagas de estaciona mento reservados para pessoas com deficiência, idosos ou gestantes. Incentive os estudantes a observar se o direito de ir e vir de pessoas com deficiência está sendo respeitado no bairro ou no município em que a escola está, bem como avaliar como está sendo o comportamento de cada um em relação ao respeito e à aceitação das diferenças de forma geral. É importante que cada um de nós pense em formas de nos desenvolvermos como pessoas, tornando-nos cidadãos mais conscientes e participativos.

Etapa 11: Correção da Atividade (20 min)

Aproveite esse momento para analisar as respostas, condutas e atitudes dos estudantes com relação a aceitação e inclusão.

AULA 05

TEMA: Contribuição da ciência e tecnologia para a vida de pessoas com deficiência motora.

Etapa 12: Aprofundando no Tema (20 min)

Realizar a explicação sobre o que é deficiência motora os impactos que a deficiência motora tem no cotidiano das pessoas. Para suporte do professor:

Deficiência motora: dificuldade ou impossibilidade de realizar movimentos de maneira independente, causada por condições como paralisia, lesões na medula espinhal, entre outras. Exemplos de diferentes tipos de deficiência motora: paralisia cerebral, lesões traumáticas, doenças neurológicas. Impacto da deficiência motora no cotidiano: no trabalho, na escola, lazer ponto dificultam acessibilidade a espaço, transportes e tecnologia, os quais devem ser adaptados para garantir a inclusão social e o bem-estar.

Etapa 13: Leitura e Interpretação do Texto (30 min)

Disponibilize alguns minutos para que os estudantes leiam o texto “O que você precisa aprender com o neurocientista Miguel Nicolelis” disponível nas páginas 154 e 155 do livro didático. Depois, escolha um estudante aleatoriamente e peça que conte o que entendeu da leitura. Incentive os demais estudantes a complementar a fala do colega. Dinâmicas como essa cooperam para a compreensão do texto. Se julgar oportuno, exiba o vídeo que mostra o chute dado por Juliano Pinto, o jovem paraplégico que vestiu o exoesqueleto na abertura da Copa de 2014. Esse vídeo pode ser achado facilmente na internet. Na ocasião, esse foi um grande feito. Mas Miguel Nicolelis e sua equipe já fizeram muitos outros avanços aliando tecnologia e medicina. Pergunte aos estudantes se eles já tinham ouvido falar em Miguel Nicolelis. É importante que eles conheçam alguns pesquisadores brasileiros, bem como suas trajetórias profissionais. Isso ajuda a desmistificar o fazer Ciência. Na seção “Para o professor”, há um link com mais informações sobre esse cientista. A interface homem-máquina já é uma realidade, embora ainda enfrente alguns desafios. Ressalte que os estudos feitos como o exoesqueleto levaram a descobertas que não eram esperadas, como a capacidade de os pacientes readquirirem a habilidade de mover voluntariamente alguns músculos das pernas e sentirem sensações de tato, dor e vibração emanados dos membros paralisados.

AULA 06

TEMA: Contribuição da ciência e tecnologia para a vida de pessoas com deficiência motora.

Etapa 14: Correção da Atividade (20 min)

Aproveitar o momento para retomar o que foi trabalhado na aula anterior revisar e observar o desempenho dos estudantes com relação aos questionamentos.

Etapa 15: Mão na Massa (30 min)

Dividir os estudantes em grupos e desafiá-los a simular situações em que eles tenham que se mover com uma restrição motora, como se estivessem usando uma cadeira de rodas ou tivesse a mobilidade limitada de alguma forma. Dê a cada grupo a tarefa de percorrer um caminho dentro da sala ou escola, passando por obstáculos, e depois de discutir como isso afeta a vida de uma pessoa com deficiência motora. Após atividade, discuta como as tecnologias assistidas podem ajudar a superar esses obstáculos pergunte aos estudantes o que acharam da atividade e como se sentiram ao tentar simular a vida de uma pessoa com deficiência motora. Estimule a discussão sobre a importância da inclusão e do respeito às pessoas com deficiência.

Acrescente informações com exemplos de tecnologia a favor da mobilidade de pessoas com deficiência, como: cadeiras de rodas motorizadas, exoesqueletos, próteses e órteses, tecnologia de voz e controle por olho, aplicativos de acessibilidade, próteses 3D.

AULA 07

TEMA: Revisão

Etapa 16: Ponto de Checagem (30 min)

Esta seção, as atividades que estão ao longo da Unidade e a seção Fim de papo têm a intenção de proporcionar oportunidades de avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e, dessa forma, contribuir para que o professor possa direcionar e ajustar o seu plano de trabalho e garantir que os objetivos de aprendizagem propostos sejam atingidos. A proposta para que os estudantes avaliem seu domínio sobre os principais conceitos funciona como um parâmetro para que eles possam orientar seus estudos. Explique à turma que é o momento de rever o que aprenderam ao longo da Unidade e de avaliar como agiram durante o processo de ensino e de aprendizagem: quão bem eles consideram que aprenderam os conceitos apresentados e o quanto precisam revisá-los. Isso favorece os processos metacognitivos, levando os estudantes a refletir sobre o que aprenderam e a identificar a própria evolução. Ao solicitar que os estudantes analisem e compreendam características relacionadas ao mundo natural, as atividades permitem o desenvolvimento da competência específica 3 de Ciências da Natureza.

Etapa 17: Correção da Atividade (20 min)

Aproveitar o momento para retomar o que foi trabalhado ao longo das duas últimas sequências, revisar e observar o desempenho dos estudantes com relação ao desenvolvimento das habilidades propostas.

Elaboração e Finalização: Nilsilane.

Colaboração: Fernanda, Lucilane, Míria, Rosana e Vânia

           

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; ( X)Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X ) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 152, 153, 155, 157 e 160)                 Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; (X) Outros: Dinâmica, leitura e interpretação.                                                  

 

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