Sequência Cie

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS
Tema: A Hidrosfera terrestre e Atmosfera e sua Composição
Subtítulo: Terra: Planeta água! Para que serve a água; Água potável e tratamento; Evite Desperdícios; Os estados físicos da água; Formação da Chuva; O ciclo da água; A atividade dos microrganismos; Doenças veiculadas pela água. O que é a atmosfera; A estrutura da atmosfera terrestre; Ar e suas propriedades; Principais gases que compõem o ar (revisão dos conteúdos para o simulado). 

Ano/Série: 6º ano                        Período: 19 a 30/11                   Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS 
Revisar para sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, dos conteúdos relacionados para o simulado.
Conhecer o nível geral e individual de desempenho dos alunos em Ciências do Ensino fundamental Anos Finais da rede municipal de ensino ; 
Possibilitar a criação de mecanismos institucionais, por meio de análise dos resultados apresentados, que interfiram de forma decisiva na qualidade da condução dos conteúdos em sala de aula;
Avaliar o processo ensino aprendizagem.
Oferecer aos alunos subsídios para que reflitam sobre o seu próprio desempenho e busquem alternativas de solução para suas dificuldades;
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Roda de conversa sobre o simulado ao qual os alunos serão submetidos, esclarecer sobre a importância, pontuação e algumas regras de comportamento durante a execução do mesmo.
2º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos, utilizando o livro didático das páginas 92 a 113; 184 a 189; 163 a 168.
3º Momento: Exercícios de revisão sobre os conteúdos, disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br. 
4º Momento: Correção da atividade (Esse é o momento de sanar o máximo de dúvidas que os alunos apresentam).
5º Momento: Elaboração de 20 “Você Sabia” consultando o livro didático sobre os conteúdos revisados.
6º Momento: Simulado de Ciências, valor:3,00. 
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;
(  ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );                 
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;
( ) Relatórios; (X) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                           

Professor: _______________________________                   Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Reino Animalia/Invertebrados e Reino Fungi
Subtítulo: Invertebrados: Características principais; Principais grupos; Parasitismo, Diversidade dos Fungos; Características gerais dos fungos; O uso de seres vivos e de processos biológicos para a produção de alimentos; Os seres vivos mais simples e sua relação com a conservação dos alimentos Ciência, tecnologia e subsistência ( Revisão e aplicação do simulado).
Ano/Série: 7º ano                       Período: 19 a 30/11                                      Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS
Revisar para sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, dos conteúdos relacionados para o simulado.
Avaliar o processo ensino aprendizagem.
Conhecer o nível geral e individual de desempenho dos alunos em Ciências do Ensino fundamental Anos Finais da rede municipal de ensino; 
Possibilitar a criação de mecanismos institucionais, por meio de análise dos resultados apresentados, que interfiram de forma decisiva na qualidade da condução dos conteúdos em sala de aula; 
Oferecer aos alunos subsídios para que reflitam sobre o seu próprio desempenho e busquem alternativas de solução para suas dificuldades.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Roda de conversa sobre o simulado ao qual os alunos serão submetidos, esclarecer sobre a importância, pontuação e algumas regras de comportamento durante a execução do mesmo.
2º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos, utilizando o livro didático das páginas 114 a 138;165 a 171.
3º Momento: Exercícios de revisão sobre os conteúdos, disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br. 
4º Momento: Correção da atividade (Esse é o momento de sanar o máximo de dúvidas que os alunos apresentam).
5º Momento: Elaboração de 20 “Você Sabia” consultando o livro didático sobre os conteúdos revisados.
6º Momento: Simulado de Ciências, valor:3,00.

RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;
( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X ) Prova; (  ) Trabalho; (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ();               
(  ) Seminários; ( X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;
( ) Relatórios; (X ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                                     

Professor: _______________________________                   Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Respiração Pulmonar; Coordenação das Funções Orgânicas; Os sentidos e a percepção do ambiente.
Subtítulo: Visão geral da atuação do sistema respiratório; Estrutura e funcionamento do sistema respiratório; Distúrbios do Sistema Respiratório. O sistema nervoso humano: A coordenação do corpo; Os componentes do sistema nervoso; A organização do sistema nervoso; O funcionamento do sistema nervoso; A saúde e o sistema nervoso. Os receptores sensoriais; A visão; A audição; O tato, o olfato e a gustação; A saúde e os órgãos dos sentidos (revisão para o simulado). 

Ano/Série: 8º ano                            Período: 19 a 30/11                      Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS
 • Revisar para sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, dos conteúdos relacionados para o simulado.
Avaliar o processo ensino aprendizagem.
Conhecer o nível geral e individual de desempenho dos alunos em Ciências do Ensino fundamental Anos Finais da rede municipal de ensino; 
Possibilitar a criação de mecanismos institucionais, por meio de análise dos resultados apresentados, que interfiram de forma decisiva na qualidade da condução dos conteúdos em sala de aula; 
Oferecer aos alunos subsídios para que reflitam sobre o seu próprio desempenho e busquem alternativas de solução para suas dificuldades.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Roda de conversa sobre o simulado ao qual os alunos serão submetidos, esclarecer sobre a importância, pontuação e algumas regras de comportamento durante a execução do mesmo.
2º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos, utilizando o livro didático das páginas 97 a 110; 119 a 134; 153 a 157.
3º Momento: Exercícios de revisão sobre os conteúdos, disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br. 
4º Momento: Correção da atividade (Esse é o momento de sanar o máximo de dúvidas que os alunos apresentam).
5º Momento: Elaboração de 20 “Você Sabia” consultando o livro didático sobre os conteúdos revisados.
6º Momento: Simulado de Ciências, valor:3,00.

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X) Computador; (  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;
( ) Outros:

AVALIAÇÃO: (X) Prova; (  ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ); 
(  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X ) Debate;
( ) Relatórios; (X) Avaliação escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:                                                         

Professor: _______________________________                   Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Visão interpretativa e microscópica dos materiais; Introdução ao Estudo da Física-Mecânica

Subtítulo: As ligações Químicas; Estabilidade dos gases nobres e a teoria do octeto; Ligações químicas; Íons (cátions e ânions); Estruturas que resultam das diferentes ligações químicas e suas propriedades. Mecânica: Movimento e Repouso; Referencial, trajetória e ponto material.; Deslocamento, velocidade, aceleração (Revisão e atividades dos conteúdos para o simulado). 
Ano/Série: 9º ano                          Período:  19 a 30/11                               Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS
Revisar para sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, dos conteúdos relacionados para o simulado;
•Avaliar o processo ensino aprendizagem;
Conhecer o nível geral e individual de desempenho dos alunos em Ciências do Ensino fundamental Anos Finais da rede municipal de ensino; 
Possibilitar a criação de mecanismos institucionais, por meio de análise dos resultados apresentados, que interfiram de forma decisiva na qualidade da condução dos conteúdos em sala de aula; 
Oferecer aos alunos subsídios para que reflitam sobre o seu próprio desempenho e busquem alternativas de solução para suas dificuldades.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Roda de conversa sobre o simulado ao qual os alunos serão submetidos, esclarecer sobre a importância, pontuação e algumas regras de comportamento durante a execução do mesmo.
2º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos, utilizando o livro didático das páginas 97 a 100; 142 a 147.
3º Momento: Exercícios de revisão sobre os conteúdos, disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br. 
4º Momento: Correção da atividade (Esse é o momento de sanar o máximo de dúvidas que os alunos apresentam).
5º Momento: Elaboração de 20 “Você Sabia” consultando o livro didático sobre os conteúdos revisados.
6º Momento: Simulado de Ciências, valor:3,00.                             
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (X) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (X ) Computador; (  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso; (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   );                     
() Seminários; () Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate; (  ) Relatórios; (X ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                         

Professor: _______________________________                   Escola: ________________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário