3ª SD 9º Ano 2021

 SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”


Subtema: Aspectos quantitativos das transformações químicas Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Transformações da matéria, ligações químicas: iônica, covalente e metálica. 

Ano: 9º                                   Período: 10 a 21/05/2021                                   Nº de Aulas: 06

HABILIDADES 

(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.  

(EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar transformações físicas e químicas da matéria.

Distinguir transformações físicas de reações químicas. 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA  

AULA 01   

Tema: Transformação da Matéria

Etapa 1: Apresentação do tema

Até aqui estávamos envolvidos com os estudos dos modelos atômicos, elementos químicos e suas classificações e o breve histórico da tabela periódica e a organização dos elementos. A partir de agora, abordaremos a transformação da matéria, transformações químicas e reações químicas. A começar pela transformação da matéria, você pode utilizar o livro Inspire Ciências 9º ano, páginas 103 a 106 como material de apoio. 

Etapa 2: Levantamento de conhecimentos prévios

Questione aos estudantes “Como a matéria se comporta? Quais as mudanças que podem ocorrer com a matéria?” acolha as respostas que surgirem, nesse momento não vamos exigir uma resposta correta. 

Etapa 3: Em seguida, oriente os alunos para que imaginem situações onde é possível evidenciar a transformação da matéria, peça para que eles descrevam e expliquem como eles imaginam que ocorre a transformação. Disponibilize a tabela abaixo para que os alunos possam preencher no próprio celular.

Situação Descrição/Explicação

Etapa 4: Socializando as Informações

Momento de partilhar as situações e explicações elaboradas pelos estudantes. Peça para que eles mostrem a tabela por compartilhamento do link do documento ou da própria tela.

Etapa 5: Aula Dialogada

Após socialização das tabelas, vamos adentrar no conteúdo propriamente dito, você pode utilizar o livro Inspire Ciências na página 103 ou a apostila “Estados da matéria e as transições de fase” que está disponível no WhatsApp da articulação para introduzir as ideias básicas dos estados da matéria, relacionando os aspectos científicos com as situações trazidas pelos estudantes.


AULA 02 

Tema: Estados Físicos da Matéria


Etapa 6: Aprofundando no Tema

Organização das partículas do gelo e da água: Nesta aula, os estudantes vão revisitar o conceito de estados físicos da matéria. A diferença é que neste momento será aprofundada a compreensão de cada estado físico do ponto de vista submicroscópico. O objetivo é que o estudante consiga perceber que a diferença entre cada estado físico é resultado da interação que existe entre suas partículas. Neste momento, não há necessidade de apresentar a natureza destas interações. Inicie a aula solicitando que os estudantes peguem em casa alguns cubos de gelo em um copo e um pouco de água líquida em outro. Peça que observem os cubos de gelo e o copo com água e respondam em seus cadernos as questões a seguir:

1. Por que a água líquida adquire a forma do copo e o gelo não?

2. Se você pudesse enxergar as partículas de água líquida, como elas estariam organizadas?

3. E como estariam organizadas as partículas no gelo?

4. A água também pode ser encontrada na forma de vapor. E nesta forma, como estariam organizadas suas partículas?

5. Por que será que existe esta diferença de organização entre os diferentes estados físicos da água?

Etapa 7: Socializando Conhecimento

Peça aos estudantes que apresentem suas respostas. Durante a socialização, introduza também algumas explicações científicas para as respostas dos estudantes.

Etapa 8: Mão na Massa I

Em seguida, partilhe essa tabela com os estudantes e oralmente, peça para que eles preencham a tabela respondendo, por exemplo “qual a interação entre as partículas em estado sólido?” espera-se que eles digam “intensas” ou algum sinônimo. Faça os questionamentos necessários até o preenchimento da tabela. 

Estado físico Interação entre as partículas Organização das partículas

Sólido Intensas Grande

Líquido Médias Média

Gasoso Fracas Nenhuma

Etapa 9: Sistematização do Conhecimento

Dê continuidade à aula abordando estados físicos da matéria, explicando a organização e movimentação das partículas em cada estado físico. Você pode utilizar o livro Inspire Ciências nas páginas 104 e 105 e também um outro material de apoio, como uma apresentação de slides com imagens que possibilitem a visualização das partículas nos 3 estados físicos.

AULA 03 

Tema: Estados Físicos da Matéria

Etapa 10: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Solicite que os alunos peguem um copo, coloque água e cubos de gelo e que aguardem até que o copo fique molhado por fora, ou mostre a imagem abaixo.

Etapa 11: Comprovando Hipótese

Solicite que eles escrevam em seus cadernos qual ou quais transformações de estado estão acontecendo com aquele copo com gelo. Alerte-os para que não se preocupem em nomear cada transformação: devem apenas indicar as fases em transformação.

Etapa 12: Aprendendo na Prática

No momento seguinte, peça que leiam suas respostas. É provável que os estudantes indiquem apenas a fusão do gelo na parte interna do copo (passagem do estado sólido para o líquido) e a condensação do vapor de água presente no ar (passagem do estado de vapor para o líquido) na parte externa do copo. Questione-os se é possível a água sofrer evaporação (passar do estado líquido para o vapor) nesta situação. Provavelmente eles vão responder que não é possível que a água vaporize nesta temperatura. Explique-lhes, então, que a evaporação ocorre em todas as temperaturas. O que muda é a velocidade com que a água ou qualquer líquido irá evaporar. Aproveite para fazer a diferenciação entre evaporação e ebulição. Mencione que ambos os processos transformam o líquido em vapor, mas, na ebulição, essa passagem ocorre de maneira rápida, com formação de bolhas e a determinada temperatura, que varia de acordo com a substância e a pressão atmosférica, denominada “temperatura de ebulição”. Aproveite o exemplo da ebulição e explique aos estudantes que esse processo necessita de uma fonte de energia e que geralmente utilizamos energia térmica, como o calor do fogo. Explique também que os processos que ocorrem com absorção de calor, como a ebulição da água, são denominados processos endotérmicos. E que os processos que ocorrem com liberação de calor são denominados processos exotérmicos. Peça-lhes que façam a associação entre as outras transformações e a energia térmica recebida ou liberada. Você pode utilizar o livro Inspire Ciências na página 105.

Etapa 13: Mão na massa II 

Solicite que os estudantes elaborem um esquema, pode ser uma tabela, um mapa conceitual, um infográfico, sobre as transformações do estado físico estudadas. Peça que usem da criatividade!

Obs: Solicite aos alunos que separem os seguintes materiais para a próxima aula: água, uma colher (de chá), refrigerante, sal de cozinha, açúcar, meio comprimido efervescente, três copos de vidro e uma copo medidor que marque 50 mL.

AULA 04

Tema: Transformações Químicas

Etapa 14: Aula Dialogada

Transformações químicas. Comece a aula realizando a leitura do seguinte texto com os alunos:

Uma das principais propriedades dos materiais encontrados na natureza é sua capacidade de sofrer transformações. Ao longo da História, o ser humano tem usado essa capacidade para produzir novos materiais, conservar alimentos, obter energia, combater doenças para melhorar a qualidade e aumentar a expectativa de vida da espécie humana. Contudo, apenas recentemente o ser humano conseguiu formular explicações gerais que permitiram sistematizar o conhecimento sobre as transformações, organizando-as em algumas classes de fenômenos. Assim, a queima de materiais combustíveis, a obtenção de metais e a produção de bebidas, inicialmente consideradas fenômenos diversos, constituem, atualmente, uma única classe de transformações: as reações químicas. Pode-se reconhecer uma transformação por meio de suas evidências macroscópicas, que geralmente são algum tipo de alteração que ocorre no material e que, muitas vezes, nos indica que está havendo transformação. 

Na história da humanidade, a construção dos primeiros instrumentos e ferramentas envolveu a transformação de pedaços de rochas em objetos para uso cotidiano. Além disso, o uso do fogo teve um grande impacto no modo de vida dos povos pré-históricos. Inicialmente usado para cozinhar os alimentos e proteger do frio, o fogo tornou-se, com o passar do tempo, um importante instrumento de transformação da natureza. Com o uso do fogo, o ser humano chegou à obtenção de metais, o que permitiu a fabricação de objetos resistentes e duráveis, como ferramentas, armas e utensílios domésticos.

Etapa 14: Debatendo o assunto

Após a leitura, reserve uns minutos da aula para questionar e debater com os estudantes sobre a importância dos estudos da transformação química.

Etapa 15: Aprofundando no tema

Converse com os alunos: existem transformações químicas que podemos observar a produção de gases, a produção de luz, a formação de precipitado, a liberação de calor e a mudança de cor. Essas modificações são evidências de que ocorreu a produção de novos materiais naqueles sistemas. Por isso, podemos inferir que, provavelmente, aconteceu uma transformação ou reação química em cada um desses sistemas. Ao trabalhar com evidências, no entanto, sempre pode haver dúvidas se houve realmente uma transformação química. A existência de uma evidência garante que houve produção de novos materiais numa transformação qualquer? Poderiam ocorrer reações sem uma modificação observável no sistema? 

Etapa 16: Aula Prática

Peça para que os alunos tenham em mãos os materiais solicitados na última aula, nesta atividade, vamos aprofundar um pouco essa discussão com a finalidade de delimitar melhor o papel das evidências na identificação das reações químicas. Acesse as instruções no link: https://docs.google.com/document/d/1Zc4R-w2U6quQ1xdkiTc1NO161jIlKkRm7_PKcq5ZaXM/edit?usp=sharing 

Etapa 17: Leitura e Interpretação

Após a execução do experimento, de partilhar as observações e de responder às questões, trabalhe o texto sobre as evidências e o reconhecimento de reações químicas. Acesse o texto no link: https://docs.google.com/document/d/1rhgMBAnH92sZ_hZTJFz7u11w7XfcQ927GF5OzBCcj_8/edit?usp=sharing . Nesse momento, é importante mostrar para os estudantes que as transformações químicas são interações entre as partículas, mudando um pouco a ideia de “modificação”, “transmutação”, “desaparecimento”, “animismo” para justificar a transformação química. 


AULA 05

Tema: Ligações Químicas


Etapa 18: Esclarecendo o conteúdo

Os átomos podem formar combinações entre si por meio de ligações químicas, que envolvem a transferência ou o compartilhamento de elétrons. Dependendo de como ocorre, uma ligação química pode ser classificada em três categorias: iônica, covalente ou metálica. Para compreender como ocorrem as transformações químicas, é preciso conhecer melhor os tipos de ligação química. Você pode executar essa etapa utilizando o livro Inspire Ciências nas páginas 108 a 109 ou preparando uma apresentação de slides com imagens para ilustrar essas ligações.

Etapa 19: Mão na Massa III

Para praticar: após abordar sobre as ligações químicas e suas características, solicite que os estudantes listem substâncias que conhecem e que tentem deduzir o tipo de ligação química em cada uma delas, com base na análise das propriedades de cada substância.

Etapa 20: Solicite a lista dos alunos e verifique se eles relacionaram corretamente os tipos de ligação química às propriedades das substâncias formadas.


AULA 06

Tema: Reações Químicas 

Etapa 21: Pare e pense 

Exiba o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=HLAxYoLDO7E que aborda sobre as reações químicas. Em seguida levante as seguintes questões: Você sabe o que é uma reação (transformação) química? Vocês se lembram disso? Qual é a diferença entre transformação química e transformação física? Quais os indícios que mostram que uma reação química ocorreu? Saberiam dar exemplos de reações químicas que são realizadas no dia a dia?

Etapa 22:Aprofundando no Tema

Aula expositiva sobre reações químicas utilizando o livro didático Inspire 9º ano página 110. você pode exibir os vídeos a seguir para melhor compreensão do conteúdo.

 https://www.youtube.com/watch?v=VrUvy1N66U0

 https://www.youtube.com/watch?v=OpO7541XQwo

Etapa 23: Verificando a aprendizagem

Para verificar a aprendizagem, solicite a execução do quiz disponibilizado no link a seguir https://wordwall.net/pt/resource/6839686/ca%C3%A7a-palavras-rea%C3%A7%C3%B5es-qu%C3%ADmicas tirem o print e envie para o professor a quantidade de acertos.

 RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (X ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso; 

 (  ) Outros:_______________________________________________________________________ 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (106, 107, 114, 117, 118, 119, 121, 122, 125)  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; 

(   )Outros:________________________________________________________________________   

                                              



Nenhum comentário:

Postar um comentário