Acompanhamento a Escola 08 de maio

 

INSTRUMENTAL GERAL PARA ACOMPANHAMENTO  QUINZENAL E RELATÓRIOS DAS VISITAS

 

DATA DA VISITA: 08/05/2024

 

GESTÃO DA ESCOLA

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS

SIM

PARCIAL

NÃO

OBSERVAÇÕES

 

O diretor/vice-diretor/coordenador está presente na escola no acolhimento dos estudantes/comunidade?

 

 

X

 

 

 

 

O ambiente escolar é favorável à aprendizagem (acolhida dos estudantes, engajamento dos professores, clima harmonioso)?

 

 

X

 

 

 

 

As atribuições de cada servidor estão claramente definidas?

 

X

 

 

 

 

A gestão acompanha diariamente a frequência dos estudantes?

 

 

X

 

 

 

A gestão acompanha diariamente e registra a falta dos servidores?

 

X

 

 

 

 

Essas faltas são encaminhadas à secretaria/ RH?

 

X

 

 

 

 

Houve o cumprimento dos dias letivos e carga horária previstas para o mês em curso? (verificar através do calendário letivo)

 

 

 

 

 

 

O dia letivo começa no horário previsto?

 

X

 

 

 

 

As crianças lancham na hora do intervalo?

 

X

 

 

 

 

O tempo usado para intervalo está conforme o estipulado pela secretaria?

 

X

 

 

 

 

A aula termina exatamente no horário previsto?

 

X

 

 

 

 

A escola construiu o seu plano de ação?

 

 

 

X

Em construção.

 

O plano de ação da escola está sendo cumprido?

 

 

 

 

 

 

O diretor/vice-diretor/coordenador tem uma pasta com todos os indicadores de aprendizagem da escola e a atualiza frequentemente?

 

 

X

 

 

 

 

A gestão acompanha/compreende os resultados por turma e por estudante?

 

 

 

 

 

 

A direção acompanha o trabalho do coordenador em relação ao planejamento dos professores?

 

X

 

 

 

 

A equipe gestora visita sistematicamente a sala de aula?

 

X

 

 

 

 

O diretor/vice-diretor elabora junto com o coordenador estratégias de intervenção com base nos resultados da escola?

 

X

 

 

 

 

A equipe gestora conhece e acompanha o material estruturado, sequência didática e/ou de apoio utilizado em sala de aula?

 

X

 

 

 

 

A equipe gestora conhece a rotina utilizada pelos professores em sala de aula?

 

 

 

X

 

 

 

 

Os professores participam regular e ativamente das formações/reuniões promovidas pela escola?

 

 

 

X

 

 

 

 

 

ACOMPANHAMENTO ESCOLAR – RELATÓRIO DE VISITAS

 

ESCOLA MUNICIPAL URBIS II

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DIRETOR: SANDRA MARA RIBEIRO DE ALMEIDA

COORDENADOR: CLEBSON EVANGELISTA CHAVES DATA: 08/05/2024

 

TÓPICOS DA PAUTA

ENCAMINHAMENTOS/

COMBINADOS

PRAZO

OBSERVAÇÃO

Tema da Pauta:

§  Orientar o Gestor e Coordenador a respeito da Escola das Adolescências.

§  Aprender Valor.

▪️AC Coletivo

§ Agenda do coordenador e diretor da semana (planilha do que será trabalhado).

§ Prova OBMEP.

§ Reforço Escolar.

§ Informes: Simulado, número de estudantes por turma.

 

AC Coletivo acontecerá na quinta-feira no período noturno, com formação sobre Avaliação e informações sobre Escola das Adolescências (objetivo do projeto, implementação, data-13 a 17/05, primeira atividade/semana de escuta dos adolescentes, professores que farão a escuta, caixinha de sugestão/grêmio estudantil e aplicação do questionário. Seguir as orientações sugeridas pelo MEC trabalhadas com o Articulador de Área durante o acompanhamento na escola. Posteriormente apresentará relatório da reunião.

A Avaliação Aprender Valor já foi entregue na escola e será aplicada dia 20/05. A Avaliação da OBMEP também já se encontra na escola.

A Agenda do Coordenador e Diretor já foi entregue.

O reforço escolar ainda não foi autorizado a contratação de pessoal.

O número de estudantes por turma já compõe este relatório.

Os estudantes com PCD não farão o simulado que acontecerá na semana de 11 a 14/06, e, os estudantes reclassificados farão a prova referente a série de origem.

 

 

 

 

 

 

▪️ Não houve acompanhamento individual com professor durante esta semana, devido o AC coletivo na quinta dia 09/05.

§  O projeto meio ambiente está sendo discutido com os professores no sentido de trabalhar os objetos de conhecimento propostos para cada componente. Algumas dicas de abordagens foram passadas para o trabalho em matemática, voltados para modelagem e simulação; análise de dados ambientais; planejamento urbano sustentável; economia ambiental; engenharia ambiental; educação e conscientização.

§  Agenda do Diretor e Coordenador segue em anexo a esse relatório.

§  Os resultados preliminares da prova SAEB com o comparativo do ano de 2021 está anexado a este relatório.

§  Com relação ao reforço escolar ainda não há monitores para as turmas.

§  Sugere-se que os estudantes com PCD farão o simulado, porém, os resultados não deverão constar nos dados para avaliação.

§  A professora de Língua Inglesa Delma da Silva Fernandes encontra-se de licença prêmio, tendo dois professores como substitutos.

LEVANTAMENTO DE DESAFIOS

DESAFIOS NA ÁREA PEDAGÓGICA

DESAFIOS NA ÁREA FINANCEIRA - PRESTAÇÃO DE CONTAS

Dois cuidadores foram trocados, melhorando o atendimento.

Estudantes semi analfabetos no 6ºB.

Resistência de alguns professores no atendimento aos estudantes com necessidades especiais.

A escola, enfrenta uma variedade de desafios, com relação a gestão dos recursos necessários para o bom funcionamento das salas de aula. A necessidade de garantir tanto o material de limpeza para manter um ambiente higiênico quanto o material pedagógico para promover um ensino eficaz é constante. Enquanto os educadores se esforçam para superar as dificuldades do ensino, a administração deve garantir o fornecimento adequado de ambos os tipos de materiais, reconhecendo sua importância igual na jornada educacional dos estudantes.

 

DESAFIOS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS (RESPONSABILIDADE, FALTA/AUSÊNCIA  DE PROFISSIONAIS, DESENTENDIMENTOS,...).

 

DESAFIOS NA ÁREA FÍSICA/ESTRUTURAL. Salas muito quentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário