INSTRUMENTAL GERAL PARA
ACOMPANHAMENTO QUINZENAL E RELATÓRIOS DAS VISITAS
DATA DA VISITA: 08/05/2024
GESTÃO
DA ESCOLA |
||||
ASPECTOS
A SEREM OBSERVADOS |
SIM |
PARCIAL |
NÃO |
OBSERVAÇÕES |
O
diretor/vice-diretor/coordenador está presente na escola no acolhimento dos
estudantes/comunidade? |
X |
|
|
|
O ambiente escolar é
favorável à aprendizagem (acolhida dos estudantes,
engajamento dos professores, clima harmonioso)? |
X |
|
|
|
As atribuições de cada
servidor estão claramente definidas? |
X |
|
|
|
A gestão acompanha diariamente
a frequência dos estudantes? |
|
X |
|
|
A
gestão acompanha diariamente e registra a falta dos servidores? |
X |
|
|
|
Essas
faltas são encaminhadas à secretaria/ RH? |
X |
|
|
|
Houve o cumprimento dos
dias letivos e carga horária previstas para o mês em curso? (verificar
através do calendário letivo) |
|
|
|
|
O dia letivo começa no
horário previsto? |
X |
|
|
|
As crianças lancham na
hora do intervalo? |
X |
|
|
|
O tempo usado para intervalo
está conforme o estipulado pela secretaria? |
X |
|
|
|
A aula termina
exatamente no horário previsto? |
X |
|
|
|
A escola construiu o
seu plano de ação? |
|
|
X |
Em construção. |
O plano de ação da
escola está sendo cumprido? |
|
|
|
|
O
diretor/vice-diretor/coordenador tem uma pasta com todos os indicadores de
aprendizagem da escola e a atualiza frequentemente? |
X |
|
|
|
A gestão
acompanha/compreende os resultados por turma e por estudante?
|
|
|
|
|
A direção acompanha o
trabalho do coordenador em relação ao planejamento dos professores? |
X |
|
|
|
A equipe
gestora visita sistematicamente a sala de aula? |
X |
|
|
|
O diretor/vice-diretor
elabora junto com o coordenador estratégias de intervenção com base nos
resultados da escola? |
X |
|
|
|
A equipe
gestora conhece e acompanha o
material estruturado, sequência didática e/ou de apoio utilizado em sala de
aula? |
X |
|
|
|
A equipe
gestora conhece a rotina utilizada pelos professores em sala
de aula? |
X |
|
|
|
Os
professores participam regular e ativamente das formações/reuniões promovidas
pela escola? |
X |
|
|
|
ACOMPANHAMENTO
ESCOLAR – RELATÓRIO DE VISITAS
ESCOLA
MUNICIPAL URBIS II
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DIRETOR:
SANDRA
MARA RIBEIRO DE ALMEIDA
COORDENADOR: CLEBSON EVANGELISTA CHAVES DATA: 08/05/2024
TÓPICOS DA PAUTA |
ENCAMINHAMENTOS/ COMBINADOS |
PRAZO |
OBSERVAÇÃO |
|
Tema da Pauta: § Orientar o Gestor e Coordenador a respeito da
Escola das Adolescências. § Aprender Valor. ▪️AC
Coletivo §
Agenda do coordenador e
diretor da semana (planilha do que será trabalhado). §
Prova OBMEP. §
Reforço Escolar. §
Informes: Simulado,
número de estudantes por turma. |
AC Coletivo
acontecerá na quinta-feira no período noturno, com formação sobre Avaliação e
informações sobre Escola das Adolescências (objetivo do projeto,
implementação, data-13 a 17/05, primeira atividade/semana de escuta dos
adolescentes, professores que farão a escuta, caixinha de sugestão/grêmio
estudantil e aplicação do questionário. Seguir as orientações sugeridas pelo
MEC trabalhadas com o Articulador de Área durante o acompanhamento na escola.
Posteriormente apresentará relatório da reunião. A
Avaliação Aprender Valor já foi entregue na escola e será aplicada dia 20/05.
A Avaliação da OBMEP também já se encontra na escola. A
Agenda do Coordenador e Diretor já foi entregue. O
reforço escolar ainda não foi autorizado a contratação de pessoal. O
número de estudantes por turma já compõe este relatório. Os
estudantes com PCD não farão o simulado que acontecerá na semana de 11 a
14/06, e, os estudantes reclassificados farão a prova referente a série de
origem. |
|
▪️ Não houve acompanhamento individual com
professor durante esta semana, devido o AC coletivo na quinta dia 09/05. § O projeto meio ambiente está sendo discutido com
os professores no sentido de trabalhar os objetos de conhecimento propostos
para cada componente. Algumas dicas de abordagens foram passadas para o
trabalho em matemática, voltados para modelagem e simulação; análise
de dados ambientais; planejamento urbano sustentável; economia ambiental; engenharia
ambiental; educação e conscientização. § Agenda do Diretor e Coordenador segue em anexo a
esse relatório. § Os resultados preliminares da prova SAEB com o comparativo
do ano de 2021 está anexado a este relatório. § Com relação ao reforço escolar ainda não há
monitores para as turmas. § Sugere-se que os estudantes com PCD farão o
simulado, porém, os resultados não deverão constar nos dados para avaliação. § A professora de Língua Inglesa Delma da Silva
Fernandes encontra-se de licença prêmio, tendo dois professores como
substitutos. |
|
LEVANTAMENTO DE DESAFIOS |
||||
DESAFIOS
NA ÁREA PEDAGÓGICA |
DESAFIOS
NA ÁREA FINANCEIRA - PRESTAÇÃO DE CONTAS |
|||
Dois cuidadores foram trocados, melhorando o
atendimento. Estudantes semi analfabetos no 6ºB. Resistência de alguns professores no atendimento
aos estudantes com necessidades especiais. |
A escola, enfrenta uma
variedade de desafios, com relação a gestão dos recursos necessários para o
bom funcionamento das salas de aula. A necessidade de garantir tanto o
material de limpeza para manter um ambiente higiênico quanto o material
pedagógico para promover um ensino eficaz é constante. Enquanto os educadores
se esforçam para superar as dificuldades do ensino, a administração deve
garantir o fornecimento adequado de ambos os tipos de materiais, reconhecendo
sua importância igual na jornada educacional dos estudantes. |
|||
DESAFIOS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
(RESPONSABILIDADE, FALTA/AUSÊNCIA DE
PROFISSIONAIS, DESENTENDIMENTOS,...). |
DESAFIOS NA ÁREA FÍSICA/ESTRUTURAL. Salas muito quentes. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário