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Tema: História dos combustíveis e
das máquinas térmicas. |
Unidade Temática:
Matéria e Energia |
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Objetos de Conhecimento: Combustíveis;
Motor
de combustão interna; Revolução das máquinas térmicas; Mundo do
trabalho. Composição
do ar atmosférico, a importância de gases atmosféricos para processos
imprescindíveis para a vida na Terra (respiração e fotossíntese), as camadas
atmosféricas, a camada de ozônio e o efeito estufa. |
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Ano: 7º Período: 15 a 26/09 Nº de
Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da
história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a
realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI04) Avaliar o
papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o
funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir
o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do
tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais
causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir
e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana
quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos
materiais e tecnologias (como automação e informatização). (EF07CI12) Demonstrar
que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir
fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. (EF07CI13) Descrever
o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o
desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo
seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento,
queimadas etc.). (EF07CI14) Justificar a importância da camada de
ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou
diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e
coletivas para sua preservação. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Aprender a
utilizar as tecnologias de maneira crítica e bem pensada para responder às
questões e demandas sociais do mundo real que envolvem o transporte urbano. Discutir os
impactos econômicos, sociais e ambientais das máquinas térmicas atuais. Discutir e
avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais decorrentes do
desenvolvimento de novos materiais e tecnologias. Conhecer o funcionamento
das máquinas e os problemas que elas representam, contribuindo para o pleno
exercício da cidadania. Conhecer a composição do ar atmosférico e as camadas
da atmosfera terrestre. Explicar a importância da camada de ozônio e as
consequências da sua destruição. Conhecer a
importância do efeito estufa para a vida na Terra. Relacionar o
aquecimento global com a intensificação do efeito estufa, apontando quais
atividades humanas têm agravado a crise climática. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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AULA 01
Tema: Motor de Combustão Interna Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min) Utilizar as
imagens relacionadas nas páginas 210 e 211 do livro didático A Conquista
Ciências 7º Ano, para iniciar este estudo. A abertura deste capítulo conta
uma história por si só. Trata-se de linhas de montagem de automóveis:
enquanto a mão de obra humana é predominante na primeira imagem, ela é
ausente na segunda, na qual robôs tomam conta do cenário. Essa constatação
permite iniciar a abordagem do assunto da Unidade com base nas diferentes
perspectivas, mas já destacando o impacto da automação sobre o mundo do
trabalho. Utilize os questionamentos abaixo para instiga-los a interpretar as
imagens: Onde estão as máquinas nessas imagens? As funções que elas
desempenham são as Ele é sempre benéfico? mesmas nas duas imagens? O que é
desenvolvimento tecnológico? Lance também os questionamentos da página
211 e acolha. Etapa 02: Aula expositiva e dialogada (20 min) Faça uma aula
expositiva dialogada sobre o motor de combustão interna, abra espaço para a
participação dos estudantes. A história do desenvolvimento do motor de
combustão interna é longa e conta com a participação de muitas pessoas.
Enfatize isso ao destacar a Ciência como empreendimento humano, e o
conhecimento científico e tecnológico como provisório, cultural e histórico.
Utilize as páginas 218 e 219 do livro A Conquista Ciências 7º Ano, se tiver
condições passe o vídeo: Motor a gasolina contra motor a diesel, 4min39s,
disponível no seguinte link: www.youtube.com/watch?v=2lQE4SYPX5g . Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15 min) Proponha aos estudantes que realizem a
atividade da página 219 do livro didático. Se coloque a disposição para
auxiliá-los na execução. AULA 02 Tema: Combustíveis Etapa 04: Para inicio de Conversa (05 min) Orientações: Leia
o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre
combustíveis e que eles serão encarregados se organizarem e construírem um
mural na forma de fluxograma, classificando os combustíveis em relação às
características e impactos ambientais. Pergunte se seus alunos se recordam de
alguma notícia sobre poluição relacionada aos combustíveis ou ao petróleo. Etapa 05: Contexto (10
min)
Orientações: Peça para que os estudantes se organizem em
grupo. Em seguida, peça para que cada grupo leia os textos do slide, se achar
necessário, leia com a sala os textos. Você pode também imprimi-los, caso
prefira; você encontra esses textos para impressão neste link: <https://docs.google.com/document/d/1WvAuBm8CULwjwckvldSOaqkY8L_RFWJTcpdao6Uqkjw/edit?usp=sharing> . Peça, então, para que cada grupo discuta
entre si sobre a relação homem-combustível, peça que reflitam sobre a relação
consumo-meio ambiente. Para estimulá-los, use perguntas como: - Como usamos os combustíveis no dia-a-dia? - Vocês já imaginaram como seria a vida
moderna sem combustíveis? - Quais atitudes podem ser adotadas para
reduzir a emissão de gases poluentes? As respostas para as duas últimas questões
podem ser das mais variadas, como: “Eu não sei”, “Acho que só usamos em
automóveis, sem combustível não haveria muita diferença.” ou “Os combustíveis
são usados em praticamente tudo, a sociedade moderna não teria se
desenvolvido tanto sem eles, é necessário usá-los conscientemente, pois
emitem gases poluentes”. Explique que os combustíveis estão presentes no
nosso cotidiano, não só nos postos de combustíveis para movimentar carros,
mas também nas cozinhas, com o gás de cozinha (GLP), por exemplo. Em seguida,
comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês irão catalogar
alguns combustíveis em função de algumas de suas características. ” Etapa 06: Questão Disparadora (5 min) Orientações: Ainda em grupos, peça para os estudantes
imaginarem que são químicos de uma grande empresa e que precisam organizar
algumas fichas que estão no laboratório para exposição de um mural. Nessas
fichas existem os nomes de alguns
combustíveis e algumas de suas características. O dever deles é relacionar
essas fichas em um mural, assim como completar a tabela que se encontra no
próximo slide. Em seguida dispare:
Etapa 09: Aula Expositiva Dialogada (30
min) Após o
levantamento de respostas dadas pelos estudantes nas etapas anteriores, faça
uma exposição do tema em estudo abrindo espaço para as colocações dos
discentes, procure explicar com bastante clareza. Utilize como suporte as
páginas 220 e 221 do livro didático A Conquista Ciências 7º Ano. AULA 03 Tema: Combustíveis e Desenvolvimento
Cientifico e Tecnológico Etapa 10: Pesquisa Dirigida (20 min) Orientar os
estudantes a resolução da atividade de pesquisa da página 221 do livro
didático, em seguida fazer a correção oral em forma de um pequeno debate. Etapa 11: Mão na massa (30 min) Orientações: Entregue as fichas e uma cartolina para
cada grupo. Mostre esse slide e diga que eles podem fazer a estrutura do
mural como essa, ou como acharem mais adequado, desde que tenha todas as
informações: os três estados físicos, o nome do combustível, suas principais
características, seu impacto ambiental e possíveis soluções para esses
problemas. O importante é que separem os combustíveis pelo estado físico e
completem todos os itens. Observe que nas fichas há dois combustíveis no
estado sólido, quatro no líquido e dois no estado gasoso, embora a tabela proposta
mostre dois também para o estado líquido. Permita que os alunos discutam dentro do
grupo e quando necessário, guie a discussão estimulando-os a pensarem sobre o
que já sabem sobre determinado combustível e o que podem inferir sobre esse.
Ao finalizarem o mural, reserve os últimos 15 minutos para que cada grupo
apresente o mural que montou para a classe. Acesse as fichas pelo link: <https://docs.google.com/document/d/1eyvV9GzRn7Lh2NmMfr0yIrCSJoPE4XTZndP7d8fGWD8/edit?usp=sharing>. Você encontra um exemplo de resolução
para esta atividade no link: <https://docs.google.com/document/d/1EsgHyPHhdr3amhKwA05TNuIK7m41DitgaX9lyJW0cCM/edit>.
AULA 04 Tema: Composição do Ar e Poluição Etapa 12: Levantamento de Conhecimentos
Prévios (15 min) Utilizar a questão central sobre o tema da
aula. Lance o questionamento “Como a composição da Atmosfera afeta a vida na
Terra?” Peça que anotem as ideias no caderno, por hora. Em seguida continue
levantando os conhecimentos prévios sobre o tema, com os questionamentos: 1. Você já viu
um nevoeiro? Onde viu e o que você sentiu? 2. Como os nevoeiros são formados?
3. Que outros fenômenos naturais estão relacionados com o ar? Utilize as páginas 92 e 93 do livro didático
A Conquista Ciências, páginas 92 e 93, 7º Ano, acolha as respostas dos
estudantes. Leia as orientações didáticas. Etapa 13: Aprofundando no Tema (35 min) Faça uma aula expositiva dialogada
esclarecendo os
motivos que tornam o ar tão importante, não apenas para o ser humano, mas
para todos os seres vivos. A análise da questão central, que é bastante
ampla, fixa-se sobre aspectos que consideramos os mais relevantes para este
nível de ensino: a composição do ar atmosférico, a importância de gases
atmosféricos para processos imprescindíveis para a vida na Terra (respiração
e fotossíntese), as camadas atmosféricas, a camada de ozônio e o efeito
estufa. Damos enfoque à análise de fenômenos cotidianos e assuntos presentes
no debate público, como a crise climática e o consumo consciente, de modo que
evidenciem pontualmente a
contextualização dos assuntos com a realidade dos estudantes. Alguns dos
fenômenos são explicados por meio da análise de experimentos simples, que
podem ser reproduzidos em sala de aula. Aproveite esse momento para tirar
todas as dúvidas levantadas pelos estudantes, utilize desenhos na lousa, leia
as habilidades do CAED, para direcionar a exposição do objeto em estudo.
Utilize as páginas 94 a 110 do livro didático como suporte. Faça um resumo
dos principais pontos durante a explanação, eles precisarão nas próximas
aulas. AULA 05 Tema: Os Combustíveis em nossa vida Etapa 14: Sistematização (30 min)
Sistematização
Orientações: Para auxiliar na
compreensão “Problemas e soluções ambientais” mostre o ciclo do carbono
apresentado acima e peça para que a classe identifique quais os causadores
dos problemas ambientais mostrados na figura. Pergunte se são capazes de
pensar em alguma outra causa que não esteja representada na figura, como por
exemplo, desmatamento, poluição de rios etc. Peça para eles observarem
atentamente as causas para o aumento da emissão de gases estufas e qual a
solução que pode ser implementada, como por exemplo, o reflorestamento
(representado neste esquema como as árvores, que absorvem gás carbônico na
realização da fotossíntese) ou outras imaginada pela turma (como uso de
transporte coletivo, uso consciente de automóveis, substituição de um
combustível fóssil por outro menos poluente, como discutido no slide
anterior). Etapa 15: Hora do Debate (20 min) Promover
um espaço para debate sobre Ações Individuais e Coletivas das páginas 114 e
115 do livro didático. Esse assunto é propício para um debate com a turma
sobre hábitos que podem ser abandonados ou adotados em favor do ambiente. Com
o que estudaram na Unidade, espera-se que os estudantes apresentem argumentos
embasados cientificamente para justificar suas escolhas. O assunto dessas
páginas permite o trabalho com os TCTs Educação ambiental e Educação
para consumo e contribui para o desenvolvimento da competência geral
10 e da competência específica 8 de Ciências da Natureza. Faça
a leitura do texto e a análise das imagens com os estudantes. É importante
que eles expliquem o que entenderam em cada situação e emitam uma opinião a
respeito, manifestando se concordam ou não com o que foi dito e justificando.
Em seguida, inicie uma discussão sobre outras atitudes que podem colaborar
para o cuidado com a atmosfera. Para
aprofundar esse debate, proponha aos estudantes o cálculo da pegada ecológica
de cada um. A pegada ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental
que permite estimara demanda de uma pessoa por recursos naturais renováveis.
Ela foi criada pelo pesquisador suíço Mathis Wackernagel e pelo pesquisador
canadense William Rees, e existem diferentes versões dela disponíveis on-line.
Após o debate, oriente os estudantes na resolução da atividade da página 115. AULA 06 Tema: Mundo do trabalho Etapa 16: Leitura e Interpretação (30 min) Dividir a turma em grupos para leitura
do texto “Germinal”, na página 232 e 233 do livro didático A Conquista
Ciências 7º Ano, incentive a cooperação mútua na compreensão dele. Considere
a possibilidade de reunir em cada grupo estudantes com diferentes graus de
proficiência de leitura. Nesta atividade, é recomendável ter um dicionário à
disposição dos estudantes. Antes de pesquisar no dicionário, porém,
incentive-os a tentar inferir o significado dos termos a partir do contexto.
Esse trabalho contribui para o desenvolvimento da capacidade de leitura
inferencial, além de contribuir para o enriquecimento do vocabulário. O texto
e as questões propostas podem inspirar debates e reflexões sobre as
transformações pelas quais o mundo do trabalho passou em decorrência de
fatores como a evolução tecnológica e mudanças socioculturais. Após a leitura
organize uma roda de conversa para debaterem o texto, facilitando a
compreensão, em seguida peça que respondam as questões propostas (página
233). Etapa
17: Correção da Atividade (10 min) Momento oportuno para dirimir possíveis
dúvidas encontradas. Etapa
18: Curiosidades (10 min) Apresentar o vídeo “Um cientista uma
história”. Episódio 1: Santos Dumont. Publicado por: SESI. Vídeo (4min56s).
Animação curta sobre a vida de Alberto Santos Dumont, um inventor brasileiro
famoso pela criação do avião e outros instrumentos que até hoje influenciam a
maneira como vivemos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mbd8qb3uiNE . OUTRAS ATIVIDADES: Produção de vídeos sobre atitudes
que minimizam os efeitos da poluição. Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (forca,
bingo, dominó, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer
fragmentos de textos ou até frases relacionadas aos objetos de estudo, para
que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em
quadrinhos, entre outros, atividades interativas. Elaboração: Nilsilane |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (92, 93, 115, 211, 219, 221, 232, 233, 235) Seminários;
( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
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