8ª SD Cie 7º Ano 2025

 

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema:  História dos combustíveis e das máquinas térmicas.

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Combustíveis; Motor de combustão interna; Revolução das máquinas térmicas; Mundo do trabalho. Composição do ar atmosférico, a importância de gases atmosféricos para processos imprescindíveis para a vida na Terra (respiração e fotossíntese), as camadas atmosféricas, a camada de ozônio e o efeito estufa.

 

Ano: 7º                                          Período:  15 a 26/09                             Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização). (EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. (EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.). (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aprender a utilizar as tecnologias de maneira crítica e bem pensada para responder às questões e demandas sociais do mundo real que envolvem o transporte urbano. Discutir os impactos econômicos, sociais e ambientais das máquinas térmicas atuais. Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias. Conhecer o funcionamento das máquinas e os problemas que elas representam, contribuindo para o pleno exercício da cidadania. Conhecer a composição do ar atmosférico e as camadas da atmosfera terrestre. Explicar a importância da camada de ozônio e as consequências da sua destruição. Conhecer a  importância do efeito estufa para a vida na Terra. Relacionar o aquecimento global com a intensificação do efeito estufa, apontando quais atividades humanas têm agravado a crise climática.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01 

 

Tema: Motor de Combustão Interna

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

Utilizar as imagens relacionadas nas páginas 210 e 211 do livro didático A Conquista Ciências 7º Ano, para iniciar este estudo. A abertura deste capítulo conta uma história por si só. Trata-se de linhas de montagem de automóveis: enquanto a mão de obra humana é predominante na primeira imagem, ela é ausente na segunda, na qual robôs tomam conta do cenário. Essa constatação permite iniciar a abordagem do assunto da Unidade com base nas diferentes perspectivas, mas já destacando o impacto da automação sobre o mundo do trabalho. Utilize os questionamentos abaixo para instiga-los a interpretar as imagens: Onde estão as máquinas nessas imagens? As funções que elas desempenham são as Ele é sempre benéfico? mesmas nas duas imagens? O que é desenvolvimento tecnológico? Lance também os questionamentos da página 211 e acolha.

 

Etapa 02: Aula expositiva e dialogada (20 min)

Faça uma aula expositiva dialogada sobre o motor de combustão interna, abra espaço para a participação dos estudantes. A história do desenvolvimento do motor de combustão interna é longa e conta com a participação de muitas pessoas. Enfatize isso ao destacar a Ciência como empreendimento humano, e o conhecimento científico e tecnológico como provisório, cultural e histórico. Utilize as páginas 218 e 219 do livro A Conquista Ciências 7º Ano, se tiver condições passe o vídeo: Motor a gasolina contra motor a diesel, 4min39s, disponível no seguinte link: www.youtube.com/watch?v=2lQE4SYPX5g .

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15 min) 

Proponha aos estudantes que realizem a atividade da página 219 do livro didático. Se coloque a disposição para auxiliá-los na execução.

 

AULA 02

 

Tema: Combustíveis

 

Etapa 04: Para inicio de Conversa (05 min)

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre combustíveis e que eles serão encarregados se organizarem e construírem um mural na forma de fluxograma, classificando os combustíveis em relação às características e impactos ambientais. Pergunte se seus alunos se recordam de alguma notícia sobre poluição relacionada aos combustíveis ou ao petróleo.

 

Etapa 05: Contexto (10 min)

 

 

Contexto 

 

Contexto

Orientações: Peça para que os estudantes se organizem em grupo. Em seguida, peça para que cada grupo leia os textos do slide, se achar necessário, leia com a sala os textos. Você pode também imprimi-los, caso prefira; você encontra esses textos para impressão neste link: <https://docs.google.com/document/d/1WvAuBm8CULwjwckvldSOaqkY8L_RFWJTcpdao6Uqkjw/edit?usp=sharing> .

Peça, então, para que cada grupo discuta entre si sobre a relação homem-combustível, peça que reflitam sobre a relação consumo-meio ambiente. Para estimulá-los, use perguntas como:

- Como usamos os combustíveis no dia-a-dia?

- Vocês já imaginaram como seria a vida moderna sem combustíveis?

- Quais atitudes podem ser adotadas para reduzir a emissão de gases poluentes?

As respostas para as duas últimas questões podem ser das mais variadas, como: “Eu não sei”, “Acho que só usamos em automóveis, sem combustível não haveria muita diferença.” ou “Os combustíveis são usados em praticamente tudo, a sociedade moderna não teria se desenvolvido tanto sem eles, é necessário usá-los conscientemente, pois emitem gases poluentes”. Explique que os combustíveis estão presentes no nosso cotidiano, não só nos postos de combustíveis para movimentar carros, mas também nas cozinhas, com o gás de cozinha (GLP), por exemplo. Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês irão catalogar alguns combustíveis em função de algumas de suas características. ” 

 

Etapa 06: Questão Disparadora (5 min)

 

 Questão disparadora 

Orientações: Ainda em grupos, peça para os estudantes imaginarem que são químicos de uma grande empresa e que precisam organizar algumas fichas que estão no laboratório para exposição de um mural. Nessas fichas existem os nomes de  alguns combustíveis e algumas de suas características. O dever deles é relacionar essas fichas em um mural, assim como completar a tabela que se encontra no próximo slide. Em seguida dispare:

  • Quais combustíveis conhecemos?
  • Se você fosse falar sobre esse combustível, quais características você usaria para identificá-lo?

 

Etapa 09: Aula Expositiva Dialogada (30 min)

Após o levantamento de respostas dadas pelos estudantes nas etapas anteriores, faça uma exposição do tema em estudo abrindo espaço para as colocações dos discentes, procure explicar com bastante clareza. Utilize como suporte as páginas 220 e 221 do livro didático A Conquista Ciências 7º Ano.

 

AULA 03

 

Tema: Combustíveis e Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico

 

Etapa 10: Pesquisa Dirigida (20 min)

Orientar os estudantes a resolução da atividade de pesquisa da página 221 do livro didático, em seguida fazer a correção oral em forma de um pequeno debate.

 

 

Etapa 11: Mão na massa (30 min)

Orientações: Entregue as fichas e uma cartolina para cada grupo. Mostre esse slide e diga que eles podem fazer a estrutura do mural como essa, ou como acharem mais adequado, desde que tenha todas as informações: os três estados físicos, o nome do combustível, suas principais características, seu impacto ambiental e possíveis soluções para esses problemas. O importante é que separem os combustíveis pelo estado físico e completem todos os itens. Observe que nas fichas há dois combustíveis no estado sólido, quatro no líquido e dois no estado gasoso, embora a tabela proposta mostre dois também para o estado líquido.

Permita que os alunos discutam dentro do grupo e quando necessário, guie a discussão estimulando-os a pensarem sobre o que já sabem sobre determinado combustível e o que podem inferir sobre esse. Ao finalizarem o mural, reserve os últimos 15 minutos para que cada grupo apresente o mural que montou para a classe. Acesse as fichas pelo link: <https://docs.google.com/document/d/1eyvV9GzRn7Lh2NmMfr0yIrCSJoPE4XTZndP7d8fGWD8/edit?usp=sharing>. Você encontra um exemplo de resolução para esta atividade no link: <https://docs.google.com/document/d/1EsgHyPHhdr3amhKwA05TNuIK7m41DitgaX9lyJW0cCM/edit>.
Observe que não existe uma única resposta certa para os impactos ambientais e para as soluções a estes problemas, o importante é chamar a atenção para a existência do problema e levá-los a pensar soluções para eles. O tema das mudanças climáticas e de diversos problemas ambientais de nossa sociedade serão aprofundados no decorrer dos próximos anos, nos planos seguintes.

Mão na massa

 

 

AULA 04

 

Tema: Composição do Ar e Poluição

 

Etapa 12: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

Utilizar a questão central sobre o tema da aula. Lance o questionamento “Como a composição da Atmosfera afeta a vida na Terra?” Peça que anotem as ideias no caderno, por hora. Em seguida continue levantando os conhecimentos prévios sobre o tema, com os questionamentos: 1. Você já viu um nevoeiro? Onde viu e o que você sentiu? 2. Como os nevoeiros são formados? 3. Que outros fenômenos naturais estão relacionados com o ar?  Utilize as páginas 92 e 93 do livro didático A Conquista Ciências, páginas 92 e 93, 7º Ano, acolha as respostas dos estudantes. Leia as orientações didáticas.

 

Etapa 13: Aprofundando no Tema (35 min)

Faça uma aula expositiva dialogada esclarecendo os motivos que tornam o ar tão importante, não apenas para o ser humano, mas para todos os seres vivos. A análise da questão central, que é bastante ampla, fixa-se sobre aspectos que consideramos os mais relevantes para este nível de ensino: a composição do ar atmosférico, a importância de gases atmosféricos para processos imprescindíveis para a vida na Terra (respiração e fotossíntese), as camadas atmosféricas, a camada de ozônio e o efeito estufa. Damos enfoque à análise de fenômenos cotidianos e assuntos presentes no debate público, como a crise climática e o consumo consciente, de modo que evidenciem

pontualmente a contextualização dos assuntos com a realidade dos estudantes. Alguns dos fenômenos são explicados por meio da análise de experimentos simples, que podem ser reproduzidos em sala de aula. Aproveite esse momento para tirar todas as dúvidas levantadas pelos estudantes, utilize desenhos na lousa, leia as habilidades do CAED, para direcionar a exposição do objeto em estudo. Utilize as páginas 94 a 110 do livro didático como suporte. Faça um resumo dos principais pontos durante a explanação, eles precisarão nas próximas aulas.

 

AULA 05

 

Tema: Os Combustíveis em nossa vida

 

Etapa 14: Sistematização (30 min)

Sistematização

 

Sistematização

Sistematização

Orientações: Para auxiliar na compreensão “Problemas e soluções ambientais” mostre o ciclo do carbono apresentado acima e peça para que a classe identifique quais os causadores dos problemas ambientais mostrados na figura. Pergunte se são capazes de pensar em alguma outra causa que não esteja representada na figura, como por exemplo, desmatamento, poluição de rios etc. Peça para eles observarem atentamente as causas para o aumento da emissão de gases estufas e qual a solução que pode ser implementada, como por exemplo, o reflorestamento (representado neste esquema como as árvores, que absorvem gás carbônico na realização da fotossíntese) ou outras imaginada pela turma (como uso de transporte coletivo, uso consciente de automóveis, substituição de um combustível fóssil por outro menos poluente, como discutido no slide anterior).

 

Etapa 15: Hora do Debate (20 min)

Promover um espaço para debate sobre Ações Individuais e Coletivas das páginas 114 e 115 do livro didático. Esse assunto é propício para um debate com a turma sobre hábitos que podem ser abandonados ou adotados em favor do ambiente. Com o que estudaram na Unidade, espera-se que os estudantes apresentem argumentos embasados cientificamente para justificar suas escolhas. O assunto dessas páginas permite o trabalho com os TCTs Educação ambiental e Educação para consumo e contribui para o desenvolvimento da competência geral 10 e da competência específica 8 de Ciências da Natureza.

Faça a leitura do texto e a análise das imagens com os estudantes. É importante que eles expliquem o que entenderam em cada situação e emitam uma opinião a respeito, manifestando se concordam ou não com o que foi dito e justificando. Em seguida, inicie uma discussão sobre outras atitudes que podem colaborar para o cuidado com a atmosfera.

Para aprofundar esse debate, proponha aos estudantes o cálculo da pegada ecológica de cada um. A pegada ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que permite estimara demanda de uma pessoa por recursos naturais renováveis. Ela foi criada pelo pesquisador suíço Mathis Wackernagel e pelo pesquisador canadense William Rees, e existem diferentes versões dela disponíveis on-line. Após o debate, oriente os estudantes na resolução da atividade da página 115.

 

AULA 06

 

Tema: Mundo do trabalho

 

Etapa 16: Leitura e Interpretação (30 min)

Dividir a turma em grupos para leitura do texto “Germinal”, na página 232 e 233 do livro didático A Conquista Ciências 7º Ano, incentive a cooperação mútua na compreensão dele. Considere a possibilidade de reunir em cada grupo estudantes com diferentes graus de proficiência de leitura. Nesta atividade, é recomendável ter um dicionário à disposição dos estudantes. Antes de pesquisar no dicionário, porém, incentive-os a tentar inferir o significado dos termos a partir do contexto. Esse trabalho contribui para o desenvolvimento da capacidade de leitura inferencial, além de contribuir para o enriquecimento do vocabulário. O texto e as questões propostas podem inspirar debates e reflexões sobre as transformações pelas quais o mundo do trabalho passou em decorrência de fatores como a evolução tecnológica e mudanças socioculturais. Após a leitura organize uma roda de conversa para debaterem o texto, facilitando a compreensão, em seguida peça que respondam as questões propostas (página 233).

Etapa 17: Correção da Atividade (10 min)

Momento oportuno para dirimir possíveis dúvidas encontradas.

Etapa 18: Curiosidades (10 min)

Apresentar o vídeo “Um cientista uma história”. Episódio 1: Santos Dumont. Publicado por: SESI. Vídeo (4min56s). Animação curta sobre a vida de Alberto Santos Dumont, um inventor brasileiro famoso pela criação do avião e outros instrumentos que até hoje influenciam a maneira como vivemos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mbd8qb3uiNE .

 

OUTRAS ATIVIDADES: Produção de vídeos sobre atitudes que minimizam os efeitos da poluição. Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (forca, bingo, dominó, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas aos objetos de estudo, para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros, atividades interativas.

 

 

 

 

Elaboração: Nilsilane

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (92, 93, 115, 211, 219, 221, 232, 233, 235)  Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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