8ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Territorialidade,
identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da
Bahia. |
|
Subtema: A África Importante Local de
Achados Fósseis. |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Ideias Evolucionistas; A luta
pela sobrevivência dos seres vivos e os recursos limitados, as ideias de
Darwin e Lamarck e seleção natural e artificial. |
|
Ano: 9º Período: 08/11 a 17/11 Nº de Aulas: 07 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas
de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos,
identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância
para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11)
Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da
seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de
processo reprodutivo. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Incitar o pensamento crítico sobre
a evolução em relação ao ser humano enquanto ser consciente de sua
existência. Abordar os conceitos, princípios e mecanismos básicos que
contribuíram para o conhecimento atual em relação às teorias evolutivas.
Através das metodologias, enfatizar a temática de forma abrangente e direta,
apontando conteúdos fundamentais para o conhecimento básico referente às
teorias e conceitos envolvidos no conjunto histórico-cultural das teorias
evolutivas. Esclarecer conceitos e criar vias que possibilitem o entendimento
da evolução biológica, compreendendo a situação atual do tema e a importância
de ser debatido, não apenas em âmbito escolar, mas sim dentro de um contexto
social. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 TEMA: Diferenças entre as espécies Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios Parte I
(15 min) Para começar a abordar a evolução
biológica, peça que os alunos desenhem rapidamente 3 seres vivos diferentes
no caderno, em seguida, questione: quais diferenças os seres desenhados
apresentam entre si? Como surgiram as diferentes espécies que conhecemos?
Explore o conhecimento prévio dos estudantes para seguir para a próxima
etapa. Nessa etapa também pode ser utilizado o livro Inspire Ciências do 9º
ano, páginas 48 e 49. Etapa 02: Para inicio de conversa (20 min) Utilize o livro Inspire Ciências
do 9º ano, páginas 50 e 51 para abordar os conceitos de fixismo e
transformismo. Converse com os alunos e pergunte se eles concordam com o
questionamento que os cientistas da época fizeram sobre o fixismo. Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15 min) Oriente os estudantes na execução
da atividade da página 51 do livro Inspire Ciências 9º ano. Em seguida faça a
correção. AULA 02 TEMA: Lamarckismo Etapa 04: Mão na Massa (35 min) Mão na massa: no
link a seguir https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q66mWhFuCsPC5TACgZ8msHQ7vJuXJmvjADEHzksnjnSJTPdbqtmQuv8AyhYM/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-10ve03
você encontra uma atividade que será utilizada para introduzir as ideias de
Lamarck. Divida os alunos em pequenos grupos e distribua uma ficha para cada.
Eles deverão fazer a leitura da condição que lhes foi apresentada e formular
quais características as aves precisariam adquirir para sobreviver em um
ambiente que se modificou. Em seguida peça para que os grupos apresentem suas
respostas, oriente os alunos para que eles questionem também seus colegas ou
que sugiram modificações que não foram citadas. Etapa 05: Sistematizando o Conhecimento (15 min) Após o debate, organize os
seguintes conhecimentos que foram apresentados durante a atividade: a) os
animais modificam-se para conseguir sobreviver no meio em que vivem; b) o
conjunto de mudanças com o passar dos anos, gera a evolução dos organismos;
c) nas ideias de Lamarck, essas mudanças são intencionais. Você deve fazer
uma sistematização de que há uma teoria evolutiva, proposta por Jean Baptiste
Lamarck que propunha que os organismos poderiam, intencionalmente, ir mudando
suas características para conseguir se adaptar e sobreviver às mudanças do
meio em que viviam. Foi isso que os grupos fizeram nessa atividade. Para
Lamarck, o conjunto dessas alterações permitia que os seres vivos fossem se
tornando diferentes uns dos outros e, assim, as espécies iam evoluindo. Você
pode retomar a questão disparadora e solicitar que os alunos comparem os
registros das explicações construídas no Mão na Massa com a visão de Lamarck
diante dessa situação (como Lamarck
responderia a essa questão?). Utilize
o livro Inspire Ciências, páginas 52 e 53 para aprofundar sobre Lamarck e
suas leis. AULA 03 TEMA: Darwin Etapa 05: Levantamento de Conhecimentos Prévios Parte II
(10 min) No link a seguir: https://drive.google.com/file/d/1GYwnwvDfAVGGejT5y_yKYB7QGBRe_Wyt/view?usp=sharing você encontra a proposta de uma abordagem inicial para
tratar das ideias evolucionistas de Darwin. Mostre a imagem para os alunos e
faça os questionamentos que estão ao lado da imagem. Acolha as respostas que
surgirem e dê encaminhamento a organização do conhecimento a partir das respostas.
Etapa 06: Aula Expositiva Dialogada (25 min) Comente que os pesquisadores
Charles Darwin e Alfred Russel Wallace possuem algumas ideias diferentes
entre si, mas ambos acreditavam na importância do meio para selecionar as
características mais favoráveis dos indivíduos de uma população. Suas ideias
constituem uma teoria evolutiva, chamada de seleção natural. Na seleção
natural o meio tem uma influência muito grande para selecionar as
características mais favoráveis à sobrevivência: se o ambiente se modificar,
como no caso dos insetos, o aparecimento de musgos verdes na árvore, pode ser
que outras características (como a cor verde dos insetos) sejam favoráveis.
Utilize o livro Inspire Ciências, página 54 até 58 para aprofundar sobre as
ideias evolucionistas de Darwin. Etapa 07: Verificando a aprendizagem (15min) Propor a realização da atividade
do livro Inspire Ciências, página 60, do 1 ao 2. AULA 04 TEMA: Viemos do Macaco? Etapa 08: Correção da atividade (10 min) Aproveitar esse momento para dirimir
possíveis dúvidas relacionadas pelos estudantes. Etapa 09: Leitura e Interpretação (30 min) Orientar uma leitura coletiva do
texto “Viemos do Macaco?”, da página 61 do livro didático Inspire Ciências 9º
ano, faça uma discussão do que foi lido, é uma ótima oportunidade de quebrar
algumas ideias equivocadas de que “o homem veio do macaco”, e, em seguida
proponha a execução da atividade. Etapa 10: Para casa (10 min) Para auxiliar na compreensão sobre
o tema, indique aos estudantes que assistam o filme “O desafio de Darwin”,
que trata da trajetória de Darwin próximo ao ano de 1957/58. vídeo se encontra disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Iye1hB6zdeE.
Solicitar aos alunos que respondam os seguintes questionamentos, após
assistirem ao filme:
AULA 05 TEMA: Árvores Filogenéticas Etapa 11: Aprofundando no Tema (30 min) Uma das ideias que sustentam a
evolução biológica é de um ancestral em comum que deu origem a todas as
espécies. Para entender que o processo de evolução não é rápido e linear, mas
sim gradual e contínuo, as árvores filogenéticas são uma ferramenta que
facilitam essa compreensão. Utilize o livro Inspire Ciências, páginas 58 e 59
para aprofundar sobre as árvores filogenéticas. Etapa 12: Mão na Massa (20 min) A África é um importante local de
achados fósseis sobre a história humana. O texto “Evolução Humana” da página
78 do livro Inspire Ciências traz mais informações a esse respeito, após essa
explanação, oriente os estudantes na construção de uma árvore filogenética para espécie humana, capriche!! Essa será a
produção para o projeto Consciência Negra, aproveite para construir com os
estudantes, fósseis. Você poderá sugerir que façam em casa, porém, oriente-os
a partir de vídeos. ATENÇÃO: Professor, providencie o material para
aula prática do dia seguinte! AULA 06 TEMA: Teoria Sintética da Evolução Etapa 13: Levantamento de Conhecimentos Prévios Parte III
(10 min) Questione os alunos: qual
conhecimento de genética que Darwin tinha na época que escreveu suas teorias?
Vamos imaginar a seguinte situação: você tem a oportunidade de complementar
os estudos de Darwin, explicando, com ajuda dos estudos em genética, como que
é possível ocorrer o processo de evolução biológica. Como você explicaria?
Acolha as respostas dos estudantes para relacionar as respostas com o próximo
objeto de conhecimento. Etapa 14: Aula Expositiva Dialogada (30 min) Aprofunde sobre a teoria sintética
da evolução (neodarwinismo), demonstrando como as mutações originam a
variabilidade e essas características são selecionadas pelo ambiente. Nesse
momento é importante ressaltar que hoje podemos entender melhor como ocorre o
processo de evolução biológica a partir dos estudos em genética. Utilize o
livro Inspire Ciências, páginas 62, 63 e 64 para aprofundar. Etapa 15: Verificando o aprendizagem (10 min) Propor a realização da atividade
do livro Inspire Ciências, página 65 e 66, do 1 ao 4. AULA 07 TEMA: Seleção Natural Etapa 16: Correção da atividade (15 min) Aproveitar esse momento para
dirimir possíveis dúvidas relacionadas pelos estudantes. Etapa 17: Mão
na Massa (35 min) Reúna com 3 ou mais colegas para desenvolver as atividades
práticas sobre Seleção Natural, seguir as orientações das páginas 71, 72 e 73
do livro didático. Fazer um vídeo bem legal desenvolvendo a dinâmica do bico
das aves e enviar ao professor. Elaboração:
Nilsilane N. Silva |
RECURSOS: (X) Livro didático; (
) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X ) Jogos; (X) Material
pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 49, 51, 60, 61, 65, 66, 71, 72, 73) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário