8ª SD Cie 9º Ano 2023

 

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia. 

Subtema: A África Importante Local de Achados Fósseis.

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Ideias Evolucionistas; A luta pela sobrevivência dos seres vivos e os recursos limitados, as ideias de Darwin e Lamarck e seleção natural e artificial.

Ano: 9º                                      Período: 08/11 a 17/11                        Nº de Aulas: 07

HABILIDADES

 (EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Incitar o pensamento crítico sobre a evolução em relação ao ser humano enquanto ser consciente de sua existência. Abordar os conceitos, princípios e mecanismos básicos que contribuíram para o conhecimento atual em relação às teorias evolutivas. Através das metodologias, enfatizar a temática de forma abrangente e direta, apontando conteúdos fundamentais para o conhecimento básico referente às teorias e conceitos envolvidos no conjunto histórico-cultural das teorias evolutivas. Esclarecer conceitos e criar vias que possibilitem o entendimento da evolução biológica, compreendendo a situação atual do tema e a importância de ser debatido, não apenas em âmbito escolar, mas sim dentro de um contexto social.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01   

 

TEMA: Diferenças entre as espécies

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios Parte I (15 min)

Para começar a abordar a evolução biológica, peça que os alunos desenhem rapidamente 3 seres vivos diferentes no caderno, em seguida, questione: quais diferenças os seres desenhados apresentam entre si? Como surgiram as diferentes espécies que conhecemos? Explore o conhecimento prévio dos estudantes para seguir para a próxima etapa. Nessa etapa também pode ser utilizado o livro Inspire Ciências do 9º ano, páginas 48 e 49.

 

Etapa 02: Para inicio de conversa (20 min)

Utilize o livro Inspire Ciências do 9º ano, páginas 50 e 51 para abordar os conceitos de fixismo e transformismo. Converse com os alunos e pergunte se eles concordam com o questionamento que os cientistas da época fizeram sobre o fixismo.

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Oriente os estudantes na execução da atividade da página 51 do livro Inspire Ciências 9º ano. Em seguida faça a correção.

 

AULA 02  

 

TEMA: Lamarckismo

 

Etapa 04: Mão na Massa (35 min)

 Mão na massa: no link a seguir https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q66mWhFuCsPC5TACgZ8msHQ7vJuXJmvjADEHzksnjnSJTPdbqtmQuv8AyhYM/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-10ve03 você encontra uma atividade que será utilizada para introduzir as ideias de Lamarck. Divida os alunos em pequenos grupos e distribua uma ficha para cada. Eles deverão fazer a leitura da condição que lhes foi apresentada e formular quais características as aves precisariam adquirir para sobreviver em um ambiente que se modificou. Em seguida peça para que os grupos apresentem suas respostas, oriente os alunos para que eles questionem também seus colegas ou que sugiram modificações que não foram citadas.

 

Etapa 05: Sistematizando o Conhecimento (15 min)

Após o debate, organize os seguintes conhecimentos que foram apresentados durante a atividade: a) os animais modificam-se para conseguir sobreviver no meio em que vivem; b) o conjunto de mudanças com o passar dos anos, gera a evolução dos organismos; c) nas ideias de Lamarck, essas mudanças são intencionais. Você deve fazer uma sistematização de que há uma teoria evolutiva, proposta por Jean Baptiste Lamarck que propunha que os organismos poderiam, intencionalmente, ir mudando suas características para conseguir se adaptar e sobreviver às mudanças do meio em que viviam. Foi isso que os grupos fizeram nessa atividade. Para Lamarck, o conjunto dessas alterações permitia que os seres vivos fossem se tornando diferentes uns dos outros e, assim, as espécies iam evoluindo. Você pode retomar a questão disparadora e solicitar que os alunos comparem os registros das explicações construídas no Mão na Massa com a visão de Lamarck diante dessa situação (como Lamarck responderia a essa questão?). Utilize o livro Inspire Ciências, páginas 52 e 53 para aprofundar sobre Lamarck e suas leis.

 

AULA 03   

 

 

TEMA: Darwin

 

Etapa 05: Levantamento de Conhecimentos Prévios Parte II (10 min)

No link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1GYwnwvDfAVGGejT5y_yKYB7QGBRe_Wyt/view?usp=sharing você encontra a proposta de uma abordagem inicial para tratar das ideias evolucionistas de Darwin. Mostre a imagem para os alunos e faça os questionamentos que estão ao lado da imagem. Acolha as respostas que surgirem e dê encaminhamento a organização do conhecimento a partir das respostas.

 

Etapa 06: Aula Expositiva Dialogada (25 min)

Comente que os pesquisadores Charles Darwin e Alfred Russel Wallace possuem algumas ideias diferentes entre si, mas ambos acreditavam na importância do meio para selecionar as características mais favoráveis dos indivíduos de uma população. Suas ideias constituem uma teoria evolutiva, chamada de seleção natural. Na seleção natural o meio tem uma influência muito grande para selecionar as características mais favoráveis à sobrevivência: se o ambiente se modificar, como no caso dos insetos, o aparecimento de musgos verdes na árvore, pode ser que outras características (como a cor verde dos insetos) sejam favoráveis. Utilize o livro Inspire Ciências, página 54 até 58 para aprofundar sobre as ideias evolucionistas de Darwin.

 

Etapa 07: Verificando a aprendizagem (15min)

Propor a realização da atividade do livro Inspire Ciências, página 60, do 1 ao 2.

 

 

 

AULA 04

 

TEMA: Viemos do Macaco?

 

Etapa 08: Correção da atividade (10 min)

Aproveitar esse momento para dirimir possíveis dúvidas relacionadas pelos estudantes.

 

Etapa 09: Leitura e Interpretação (30 min)

Orientar uma leitura coletiva do texto “Viemos do Macaco?”, da página 61 do livro didático Inspire Ciências 9º ano, faça uma discussão do que foi lido, é uma ótima oportunidade de quebrar algumas ideias equivocadas de que “o homem veio do macaco”, e, em seguida proponha a execução da atividade.

 

Etapa 10: Para casa (10 min)

Para auxiliar na compreensão sobre o tema, indique aos estudantes que assistam o filme “O desafio de Darwin”, que trata da trajetória de Darwin próximo ao ano de 1957/58.  vídeo se encontra disponível no link:  https://www.youtube.com/watch?v=Iye1hB6zdeE. Solicitar aos alunos que respondam os seguintes questionamentos, após assistirem ao filme:

 

  1. Qual o nome da teoria defendida por Charles Darwin?
  2. Qual o peso sua teoria teve diante da comunidade científica e religiosa?
  3. Como ele obteve informações para formular essa teoria?
  4. Darwin esperava publicar suas ideias em um único grande livro, qual o nome dele?
  5. Na sua opinião, qual a justificativa para o filme se chamar “O desafio de Darwin”? Qual era esse desafio?
  6. Qual o motivo retratado no filme que levou a Darwin a “perder sua fé”?
  7. Qual é a relação de Darwin com Wallace retratada no filme?

 

AULA 05

 

TEMA: Árvores Filogenéticas

 

Etapa 11: Aprofundando no Tema  (30 min)

Uma das ideias que sustentam a evolução biológica é de um ancestral em comum que deu origem a todas as espécies. Para entender que o processo de evolução não é rápido e linear, mas sim gradual e contínuo, as árvores filogenéticas são uma ferramenta que facilitam essa compreensão. Utilize o livro Inspire Ciências, páginas 58 e 59 para aprofundar sobre as árvores filogenéticas.

 

Etapa 12: Mão na Massa (20 min)

A África é um importante local de achados fósseis sobre a história humana. O texto “Evolução Humana” da página 78 do livro Inspire Ciências traz mais informações a esse respeito, após essa explanação, oriente os estudantes na construção de uma árvore filogenética  para espécie humana, capriche!! Essa será a produção para o projeto Consciência Negra, aproveite para construir com os estudantes, fósseis. Você poderá sugerir que façam em casa, porém, oriente-os a partir de vídeos.

 

ATENÇÃO: Professor, providencie o material para aula prática do dia seguinte!

 

AULA 06

 

TEMA: Teoria Sintética da Evolução

 

Etapa 13: Levantamento de Conhecimentos Prévios Parte III (10 min)

Questione os alunos: qual conhecimento de genética que Darwin tinha na época que escreveu suas teorias? Vamos imaginar a seguinte situação: você tem a oportunidade de complementar os estudos de Darwin, explicando, com ajuda dos estudos em genética, como que é possível ocorrer o processo de evolução biológica. Como você explicaria? Acolha as respostas dos estudantes para relacionar as respostas com o próximo objeto de conhecimento.

 

Etapa 14: Aula Expositiva Dialogada (30 min)

Aprofunde sobre a teoria sintética da evolução (neodarwinismo), demonstrando como as mutações originam a variabilidade e essas características são selecionadas pelo ambiente. Nesse momento é importante ressaltar que hoje podemos entender melhor como ocorre o processo de evolução biológica a partir dos estudos em genética. Utilize o livro Inspire Ciências, páginas 62, 63 e 64 para aprofundar.

 

Etapa 15: Verificando o aprendizagem (10 min)

Propor a realização da atividade do livro Inspire Ciências, página 65 e 66, do 1 ao 4.

 

 

AULA 07

 

 

TEMA: Seleção Natural

 

Etapa 16: Correção da atividade  (15 min)

Aproveitar esse momento para dirimir possíveis dúvidas relacionadas pelos estudantes.

 

Etapa 17: Mão na Massa (35 min)

Reúna com 3 ou mais colegas para desenvolver as atividades práticas sobre Seleção Natural, seguir as orientações das páginas 71, 72 e 73 do livro didático. Fazer um vídeo bem legal desenvolvendo a dinâmica do bico das aves e enviar ao professor.

 

 

 

Elaboração: Nilsilane N. Silva

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 49, 51, 60, 61, 65, 66, 71, 72, 73) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:   

                                            

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário