SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema
Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
|
Subtema: Tecnologias do bem: iniciativas a favor do meio
ambiente |
Unidade Temática: Matéria e energia |
Objetos de Conhecimento: Fontes
e Tipos de Energia; Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis.
Energia e suas transformações, trabalho e potência, equipamentos elétricos
(consumo de energia elétrica). |
|
Ano:
8º Período: 24/05 a 05/06
Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes
(renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências,
comunidades ou cidades. (EF07CI01IT) Identificar a produção de energia
a partir das usinas hidrelétricas, avaliando o potencial energético e a
capacidade instalada em diferentes bacias hidrográficas, bem como, de outros
modelos energéticos, tomando como exemplo a Renova Energia localizada no
distrito de Itamaraju. (EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de geração
de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), como essa
energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF07CI03IT)
Identificar e reconhecer quais tipos de energia são utilizadas na sua casa,
trabalho ou escola, de modo que identifique a relação do tipo de energia à
sua fonte (eólica, hidrelétrica, solar, geotérmica, biomassa, entre outras). |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
·
Ampliar os conhecimento e aprendizagem em tecnologias; ·
Entender sobre o
funcionamento da utilização dos instrumentos tecnológicos para produção de energia limpa e
outras alternativas a favor da preservação do meio ambiente. ·
Identificar as diferentes fontes de energia; ·
Diferenciar energias renováveis e não renováveis. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AULA 01 Tema: Energia e
suas transformações Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios
Observe as frases abaixo: Responda: a) O que tem em comum nas frases? b) O que é energia? c) Você sabe quais são as fontes de energia? Etapa 02: Aprofundando no tema Para entender melhor sobre o assunto temos
como sugestão o vídeo disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=CgVAfiwGALw
, após
a exibição do vídeo, discutir sobre o objeto de
conhecimento em questão, a fim de esclarecer possíveis dúvidas levantadas
pelos alunos, com base no material disponível nas páginas 116 a 121 do livro
didático Inspire Ciências. Etapa
03: Sistematização do conhecimento Copiar
e responder a questão 1 do livro de Inspire Ciências, que se encontra na página 122. AULA
02 Tema: Fontes renováveis Etapa 04: Para início de conversa Observe a
charge abaixo e responda a questão a seguir: ·
A partir do que está sendo tratado no texto, seria possível
produzir energia eólica com cata-ventos? Registre a resposta no seu caderno. Etapa 05: Aprofundamento do
tema Para entender melhor o assunto e conhecer as fontes renováveis de
energia assista o vídeo disponível no link a seguir: https://youtu.be/8DVtAW3xNx8 Etapa 06: Sistematização do
conhecimento Agora reproduza em
seu caderno o mapa conceitual: AULA 03 Tema: Fontes não renováveis Etapa 07: Aprofundamento do tema Para conhecer as fontes não renováveis de energia assista o
vídeo disponível no link abaixo: https://youtu.be/bdgYTLW4ec4 - esse último link
trabalha as duas fontes de energia, caso prefira utilizar um vídeo ao invés
dos dois acima. Etapa 08: Sistematização do
conhecimento Fazer a discussão sobre o tema abordado no vídeo, questionando
os alunos sobre os pontos mais significativos, utilizar o livro didático Inspire
Ciências páginas 135 a 139, como suporte. Momento de tirar dúvidas. Após a
leitura faça a atividade do mesmo livro didático que se encontra na página
142, as questões de 1 a 4. AULA 04 Tema: Fontes renováveis e não renováveis Etapa
09: Mão na Massa Com
base nos mapas mentais descritos, responda as questões abaixo que se encontra
no arquivo PDF disponível no link abaixo: Utilize
também o material abaixo com suporte; file:///D:/Users/JO%C3%83O/Downloads/FONTES%20DE%20ENERGIA%208%C2%BA%20(2).pdf AULA 05 Tema: Fonte e transformação de Energia Etapa 10: Vídeo – Vida de República
(Episódio 4) Que tal intensificar os estudos assistindo um episódio da
série Vida de República? Vida de República foi produzida pela Coelba e TV Futura mostra
o cotidiano de cinco jovens universitários e do Ensino Médio que moram juntos
em uma típica república de estudantes e o tema principal da série é o uso eficiente
da energia. Fica tranquilo, tem uma linguagem bem-humorada e você ainda vai
garantir a aprendizagem de muita coisa legal. Acesse o seguinte link: https://youtu.be/xp7pA_7lkDk Depois de assistir registre suas impressões sobre o Episódio 4
da Vida de República. Gostou? Não? Recomendaria? Aprendeu algo novo com ele? Identificou
alguma cena que te fez lembrar de algum episódio de seu cotidiano? AULA 06 Etapa
11: Vamos verificar o que aprendemos com os jogos abaixo: https://wordwall.net/pt/resource/3327751/fontes-de-energia https://wordwall.net/pt/resource/7832067/%c3%a1tomo/fontes-de-energia Etapa
12: Mão na Massa Reproduzir a planilha abaixo no caderno e
responder a partir da apostila disponibilizada pelo professor sobre o tema. ATIVIDADE DE
PESQUISA Acessando a apostila abaixo preencha a tabela com as
informações pedidas de cada fonte de energia: file:///D:/Users/JO%C3%83O/Downloads/FONTES%20DE%20ENERGIA%208%C2%BA%20(3).pdf
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros: |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios (119, 122, 142) (X)
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; () Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário