4ª Sequência 8º Ano

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Tecnologias do bem: iniciativas a favor do meio ambiente

Unidade Temática: Matéria e energia 

Objetos de Conhecimento: Fontes e Tipos de Energia; Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis. Energia e suas transformações, trabalho e potência, equipamentos elétricos (consumo de energia elétrica).

Ano: 8º                          Período: 24/05 a 05/06                                                    Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. (EF07CI01IT) Identificar a produção de energia a partir das usinas hidrelétricas, avaliando o potencial energético e a capacidade instalada em diferentes bacias hidrográficas, bem como, de outros modelos energéticos, tomando como exemplo a Renova Energia localizada no distrito de Itamaraju. (EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF07CI03IT) Identificar e reconhecer quais tipos de energia são utilizadas na sua casa, trabalho ou escola, de modo que identifique a relação do tipo de energia à sua fonte (eólica, hidrelétrica, solar, geotérmica, biomassa, entre outras).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Ampliar os conhecimento e aprendizagem em tecnologias;

·          Entender sobre o funcionamento da utilização dos instrumentos tecnológicos para produção

de energia limpa e outras alternativas a favor da preservação do meio ambiente.

·         Identificar as diferentes fontes de energia;

·         Diferenciar energias renováveis e não renováveis.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Energia e suas transformações

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios

Observe as frases abaixo:

Responda:

a) O que tem em comum nas frases?

b) O que é energia?

c) Você sabe quais são as fontes de energia?

Etapa 02: Aprofundando no tema

Para entender melhor sobre o assunto temos como sugestão o vídeo disponível no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=CgVAfiwGALw , após a exibição do vídeo, discutir sobre o objeto de conhecimento em questão, a fim de esclarecer possíveis dúvidas levantadas pelos alunos, com base no material disponível nas páginas 116 a 121 do livro didático  Inspire Ciências.

Etapa 03: Sistematização do conhecimento

Copiar e responder a questão 1 do livro de Inspire Ciências, que se encontra na página 122.

AULA 02

Tema: Fontes renováveis

Etapa 04: Para início de conversa

Observe a charge abaixo e responda a questão a seguir:

·         A partir do que está sendo tratado no texto, seria possível produzir energia eólica com cata-ventos? Registre a resposta no seu caderno.

Etapa 05: Aprofundamento do tema

Para entender melhor o assunto e conhecer as fontes renováveis de energia assista o vídeo disponível no link a seguir: https://youtu.be/8DVtAW3xNx8

Etapa 06: Sistematização do conhecimento

 Agora reproduza em seu caderno o mapa conceitual:

 

AULA 03

Tema: Fontes não renováveis

Etapa 07: Aprofundamento do tema

Para conhecer as fontes não renováveis de energia assista o vídeo disponível no link abaixo:

https://youtu.be/22dgyymz9vw

https://youtu.be/bdgYTLW4ec4 - esse último link trabalha as duas fontes de energia, caso prefira utilizar um vídeo ao invés dos dois acima.

Etapa 08: Sistematização do conhecimento

Fazer a discussão sobre o tema abordado no vídeo, questionando os alunos sobre os pontos mais significativos, utilizar o livro didático Inspire Ciências páginas 135 a 139, como suporte. Momento de tirar dúvidas. Após a leitura faça a atividade do mesmo livro didático que se encontra na página 142, as questões de 1 a 4.

 

AULA 04

 

Tema: Fontes renováveis e não renováveis

Etapa 09: Mão na Massa

Com base nos mapas mentais descritos, responda as questões abaixo que se encontra no arquivo PDF disponível no link abaixo:

https://educacaonaopara.com/wp-content/uploads/2020/03/EF-II-2%C2%AA-S-ATIV.-12-CI%C3%8ANCIAS-FONTES-ENERG%C3%89TICAS-E-RECURSOS-ENERG%C3%89TICOS-8%C2%BA-ANO.pdf

 Utilize também o material abaixo com suporte;

file:///D:/Users/JO%C3%83O/Downloads/FONTES%20DE%20ENERGIA%208%C2%BA%20(2).pdf

 

AULA 05

Tema: Fonte e transformação de Energia

 

Etapa 10: Vídeo – Vida de República (Episódio 4)

Que tal intensificar os estudos assistindo um episódio da série Vida de República?

 

Vida de República foi produzida pela Coelba e TV Futura mostra o cotidiano de cinco jovens universitários e do Ensino Médio que moram juntos em uma típica república de estudantes e o tema principal da série é o uso eficiente da energia. Fica tranquilo, tem uma linguagem bem-humorada e você ainda vai garantir a aprendizagem de muita coisa legal. Acesse o seguinte link: https://youtu.be/xp7pA_7lkDk

Depois de assistir registre suas impressões sobre o Episódio 4 da Vida de República.

Gostou? Não? Recomendaria? Aprendeu algo novo com ele? Identificou alguma cena que te fez lembrar de algum episódio de seu cotidiano?

 

AULA 06

 

Etapa 11: Vamos verificar o que aprendemos com os jogos abaixo:

 

https://wordwall.net/pt/resource/3327751/fontes-de-energia

 

https://wordwall.net/pt/resource/7832067/%c3%a1tomo/fontes-de-energia

 

Etapa 12: Mão na Massa

Reproduzir a planilha abaixo no caderno e responder a partir da apostila disponibilizada pelo professor sobre o tema.

ATIVIDADE DE PESQUISA

Acessando a apostila abaixo preencha a tabela com as informações pedidas de cada fonte de energia:

file:///D:/Users/JO%C3%83O/Downloads/FONTES%20DE%20ENERGIA%208%C2%BA%20(3).pdf

FONTE DE ENERGIA

OBTENÇÃO

USO

VANTAGENS

DESVANTAGENS

Hidrelétrica

 

 

 

 

 

 

 

 

Energia Eólica

 

 

 

 

 

 

 

 

Energia Solar

 

 

 

 

 

 

 

Marés

 

 

 

 

 

 

 

Biomassa

 

 

 

 

 

 

 

Petróleo

 

 

 

 

 

 

 

Gás Natural

 

 

 

 

 

 

 

Carvão Mineral

 

 

 

 

 

 

 

Energia Nuclear

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (119, 122, 142)

(X) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; () Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário