7ª Sequência Ciências 6º ano 2021

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas Facetas do Consumo

Subtema: O Consumo Consciente da água

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: O consumo Consciente da Água: um solvente universal

Propriedades da água; Os estados físicos da água e ciclo.

Ano: 6º                          Período:    19 a 31/07                          Nº de Aulas: 06

 Habilidades: (EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender que a água é um recurso escasso e que o uso irresponsável pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos; Identificar a água como solvente de alguns sólidos como o sal e o açúcar; Entender sobre as propriedades da água e as características de cada uma; Estudar sobre os estados físicos da água, fazer experimentos que comprovam cada estado e identifica-los nas diversas situações problemas apresentadas; Identificar os estados físicos da água nas etapas do seu ciclo.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

Tema: Hidrosfera

Etapa 1: Levantamento de conhecimentos prévios:

Iniciar a aula dialogando com os educandos, no sentido de registrar o que eles já sabem sobre o tema proposto e a relação que estabelecem com sua vida. No primeiro momento é importante que o professor estimule a turma a participar e que registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre a hidrosfera.

·         O que vem à cabeça quando vocês escutam a palavra hidrosfera?

·         De onde vem a água?

·         Vocês sabem qual tipo de água existe em maior quantidade no mundo: doce ou salgada?

·         Vocês poderiam dizer onde encontramos “água salgada” e onde encontramos “água doce”?

·         Em quais estados físicos podemos encontrar a água?

 

Etapa 02: Aprofundando no tema

 

Neste momento o professor por meio da aula expositiva faz uma abordagem sobre o objeto de conhecimento em estudo, visando sanar as dúvidas dos alunos.

 

AULA 02

 

Tema: A água preciosa

 

Etapa 03: Mergulhando no tema:

Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Salve o Planeta Azul”. Vídeo Youtube. Duração: 3min37seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c0utQYyf5NU. Acesso em 7 de agosto de 2014.

 

Etapa 04: Mão na Massa

Essa atividade pode ser realizada de forma oral ou o professor pode solicitar que os alunos respondam no caderno.

Para verificar a compreensão dos alunos quanto ao vídeo “Salve o Planeta Azul”, pergunte:

 

·         Do total de água existente no planeta, qual porcentagem equivale ao volume de água doce?

·         Qual a porcentagem de água doce está armazenada no subsolo das Bacias rasas e profundas?

·         Quanto equivale o volume de água doce dos lagos e rios no mundo?

·         Qual a porcentagem de água doce é utilizada para os ecossistemas e pelos seres humanos?

·         O que poderá acontecer como consequência das mudanças climáticas aceleradas pela ação do homem?

                                               

As informações sobre tais perguntas constam no próprio vídeo, a saber: A porcentagem de água doce equivale a 2,5% do volume total da água do planeta. 30% da água doce estão armazenados no subsolo em Bacias rasas e profundas. Estima-se que os lagos de água doce e rios representam apenas 0,3% da água doce do mundo. A oferta total de água doce utilizada para os ecossistemas e pelos seres humanos equivale a menos de 1% de todos os recursos de água doce. As mudanças climáticas influenciam muito na existência de água no planeta. A mudança do clima global é um processo natural, violentamente acelerado pela ação do homem. Com isso, algumas regiões já começaram a sofrer com a escassez de água e de chuva e, também, as geleiras vão começar a derreter e o nível do mar aumentará. Com isso cerca de 1/3 da população mundial será afetada com o aumento da salinidade e diminuição das fontes de água potável, principalmente as populações litorâneas em países como o Brasil. Indústrias como de saúde, abastecimento doméstico de água, produção de alimentos, saneamento e energia terão suas capacidades produtivas reduzidas.

AULA 03

 Tema: Os estados físicos da água.

 

Etapa 05: Contexto e questão disparadora

Proponha, como forma de desafio, que as crianças expliquem por que um copo com bebida gelada fica cheio de gotículas de água do lado de fora.

 

Etapa 06: Investigando e Identificando

Observe as imagens relacionadas aos estados físicos da água nos links abaixo e responda as questões no caderno.

 http://ambientemartinopolis.blogspot.com/2011/03/os-estados-fisicos-da-agua.html

https://alvinhouau.blogspot.com/2015/04/exercicios-sobre-mudancas-de-estado.html

Quais estados físicos você identifica nas imagens?

Você consegue identificar um estado mudando para outro? Quais?

Que fatores influenciam na mudança de estado?

 

Etapa 07: Sistematização

Convide os alunos a assistirem o vídeo sobre Mudança de Estado Físico da Matéria - um nome para cada transformação, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GYv8En7pqaY . Nessa etapa o professor em aula a distância de forma síncrona, aproveita para reforçar na revisão do objeto do conhecimento revisado.

Etapa 08: Exercitando

Compartilhe as questões abaixo com os estudantes, dê orientações para escreverem no caderno, se preferir também poderá criar um formulário no Google Forms, em seguida dê um tempo para a resolução das questões. Oriente-os a recorrer aos vídeos e material utilizados nas etapas anteriores.

1) Como é a água sólida? Qual é seu nome? Quais suas características?

2) Como é a água líquida? É possível pegá-la? O que acontece se a tirarmos do copo onde ela está?

3) Como é o vapor de água? Você consegue vê-lo? Como você pode provar que ele existe?

4) Como o gelo se forma? O que acontece com o gelo fora do freezer? Explique.

5) O que acontece com a água da panela colocada no fogo?

6) Agora você vai observar em sua casa situações em que ocorram as mudanças de estados físicos da água. Identificou? Beleza!! Você desenhará essas situações em quadrinhos, em seguida escrever o nome das mudanças e o nome dos estados alterados. Exemplo: Solidificação /Passagem do estado liquido para o sólido.

 

Etapa 09: Atividade Mão na Massa:

Agora você é o artista e irá criar um desenho representando a água em todos os seus estados. Capriche!!

 

AULA 04

Tema: O ciclo da água

 

Etapa 10: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Para iniciar o diálogo desta aula, pergunte aos alunos quem já ouviu falar em “ciclo da água” ou “ciclo hidrológico”, como eles imaginam que seja o caminho da água, de onde vem para onde vai. Anote na lousa frases curtas de acordo com as respostas dos alunos, para confrontar posteriormente com o vídeo que deverá ser apresentado no próximo momento. 

 

Etapa 11: Aprofundando no tema

Explique aos alunos que a troca constante que a água faz entre a terra, mares, rios, florestas e a atmosfera é chamada de ciclo da água. Em seguida faça a leitura e interpretação da imagem do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 106.

E para complementar o professor deve sugerir que os alunos assistam ao vídeo da Agência Nacional de Águas, “Ciclo Hidrológico”. Vídeo Youtube. Duração: 2min59seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vW5-xrV3Bq4. Acesso em 06 de agosto de 2014.

 

 

AULA 05

 

 Tema: O ciclo da Água

Etapa 12: Verificação da Aprendizagem

Para verificar a compreensão dos alunos quanto às informações apresentadas no vídeo, da aula anterior, pergunte:

 

  • Quais as palavras apresentadas no vídeo que são novas para vocês?
  • O que acontece com parte da água da superfície de rios, lagos e oceanos, das folhagens das plantas e dos corpos dos animais e pessoas, quando há o aquecimento do ar?
  • Para onde vão as moléculas de água que surgem com a evaporação? Em que elas se transformam?
  • As gotículas de água que se aglutinam formando as nuvens, que ficam pesadas e começam a cair de três formas. Quais são elas?
  • O que acontece com a chuva que cai em solo permeável?
  • Os lençóis freáticos podem dar origem a que?
  • O que acontece quando a chuva cai em solos com capacidade reduzida de absorver água, como em ruas asfaltadas e outros?
  • O ciclo da água acontece onde e quantas vezes?

 Etapa 13: Mão a massa  

O professor deve solicitar que os alunos façam a representação do ciclo da água de forma criativa, pode sugerir um desenho, recorte e colagem ou as propostas das imagens abaixo, dar todas as orientações para a realização da atividade em casa, solicite vídeos ou fotos quando tudo estiver pronto:

   

   

Etapa 14: Comprovando o Ciclo da Água

Oriente os alunos a realizarem o experimento da página 120 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, direcione a atividade para que façam em casa sem dificuldades, depois peça que façam vídeos explicando os resultados e realizem a atividade.

 

AULA 06

 

Tema: O ser humano e a hidrosfera. (O consumo consciente da água).

 

Etapa 15: Levantamento de conhecimentos prévios

Iniciar a aula perguntando  aos alunos o que eles entendem por consumo consciente da água? Se a água é tão abundante no nosso planeta. Por que dizem que devemos economizá-la? Conduzir os alunos a dizerem o que sabem a respeito do tema em estudo.

 

Etapa 16: Para início de conversa: A consciência de que devemos usar água de forma racional e sem desperdício deve ser despertada nos estudantes desde cedo, desenvolvendo neles a noção de que são também protagonistas nesse esforço coletivo. Assistir ao vídeo sobre “A importância e a responsabilidade do uso consciente da água” disponível no link https://youtu.be/-Suk6xARzWU. Em seguida, pedir que anotem no caderno o que o vídeo sobre o consumo consciente da água.

                                                                                                

Etapa:17: Aprofundando no tema  

Aula expositiva com interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 108 sobre o uso da água pelo ser humano. Em seguida, peça aos alunos que responda oralmente ao questionamento a tirinha:

OO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·         O autor da tirinha acima pretendeu chamar a atenção para que situação?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 18: Verificando a aprendizagem

Orientar a turma a copiar e responder no caderno as questões da atividade da página 109 do livro didático Inspire Ciências 6º ano.

 

 

 

 

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (107 e 109) (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 


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