7ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: As diversas Facetas do Consumo |
|
Subtema: O Consumo Consciente da água |
Unidade Temática: Matéria e Energia |
Objetos
de Conhecimento: O consumo Consciente da Água: um solvente
universal Propriedades da água; Os estados
físicos da água e ciclo. |
|
Ano: 6º Período: 19 a
31/07 Nº de
Aulas: 06 |
|
Habilidades: (EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera
energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados
pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo,
bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender que a água é um recurso escasso e que
o uso irresponsável pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos; Identificar a
água como solvente de alguns sólidos como o sal e o açúcar; Entender sobre as
propriedades da água e as características de cada uma; Estudar sobre os
estados físicos da água, fazer experimentos que comprovam cada estado e
identifica-los nas diversas situações problemas apresentadas; Identificar os
estados físicos da água nas etapas do seu ciclo. |
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema:
Hidrosfera Etapa 1: Levantamento de
conhecimentos prévios: Iniciar
a aula dialogando com os educandos, no sentido de registrar o que eles já
sabem sobre o tema proposto e a relação que estabelecem com sua vida. No primeiro
momento é importante que o professor estimule a turma a participar e que
registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre a hidrosfera. ·
O que vem à cabeça quando vocês escutam a palavra hidrosfera? ·
De onde vem a
água? ·
Vocês sabem qual tipo de água existe em maior quantidade no
mundo: doce ou salgada? ·
Vocês poderiam dizer onde encontramos “água
salgada” e onde encontramos “água doce”? ·
Em quais estados
físicos podemos encontrar a água? Etapa
02: Aprofundando no tema Neste
momento o professor por meio da aula expositiva faz uma abordagem sobre o
objeto de conhecimento em estudo, visando sanar as dúvidas dos alunos. AULA 02 Tema: A
água preciosa Etapa
03: Mergulhando no tema: Convide os alunos para assistirem ao
vídeo “Salve o Planeta Azul”. Vídeo Youtube. Duração:
3min37seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c0utQYyf5NU.
Acesso em 7 de agosto de 2014. Etapa 04: Mão na
Massa Essa atividade pode ser
realizada de forma oral ou o professor pode solicitar que os alunos respondam
no caderno. Para verificar a compreensão
dos alunos quanto ao vídeo “Salve o Planeta Azul”, pergunte: ·
Do total de água existente no planeta, qual
porcentagem equivale ao volume de água doce? ·
Qual a porcentagem de água doce está armazenada no
subsolo das Bacias rasas e profundas? ·
Quanto equivale o volume de água doce dos lagos e
rios no mundo? ·
Qual a porcentagem de água doce é utilizada para
os ecossistemas e pelos seres humanos? ·
O que poderá acontecer como consequência das
mudanças climáticas aceleradas pela ação do homem? As
informações sobre tais perguntas constam no próprio vídeo, a saber: A
porcentagem de água doce equivale a 2,5% do volume total da água do planeta.
30% da água doce estão armazenados no subsolo em Bacias rasas e profundas.
Estima-se que os lagos de água doce e rios representam apenas 0,3% da água
doce do mundo. A oferta total de água doce utilizada para os ecossistemas e
pelos seres humanos equivale a menos de 1% de todos os recursos de água doce.
As mudanças climáticas influenciam muito na existência de água no planeta. A
mudança do clima global é um processo natural, violentamente acelerado pela
ação do homem. Com isso, algumas regiões já começaram a sofrer com a escassez
de água e de chuva e, também, as geleiras vão começar a derreter e o nível do
mar aumentará. Com isso cerca de 1/3 da população mundial será afetada com o
aumento da salinidade e diminuição das fontes de água potável, principalmente
as populações litorâneas em países como o Brasil. Indústrias como de saúde,
abastecimento doméstico de água, produção de alimentos, saneamento e energia
terão suas capacidades produtivas reduzidas. AULA 03 Tema: Os estados físicos da água. Etapa 05: Contexto e questão disparadora Proponha, como forma de desafio, que as crianças expliquem por que
um copo com bebida gelada fica cheio de gotículas de água do lado de fora. Etapa 06: Investigando e Identificando Observe as imagens relacionadas aos estados físicos da água nos
links abaixo e responda as questões no caderno. http://ambientemartinopolis.blogspot.com/2011/03/os-estados-fisicos-da-agua.html
https://alvinhouau.blogspot.com/2015/04/exercicios-sobre-mudancas-de-estado.html Quais estados físicos você identifica nas imagens? Você consegue identificar um estado mudando para outro? Quais? Que fatores influenciam na mudança de estado? Etapa 07: Sistematização Convide os alunos a assistirem o vídeo sobre Mudança de Estado
Físico da Matéria - um nome para cada transformação, disponível em
https://www.youtube.com/watch?v=GYv8En7pqaY . Nessa etapa o professor em aula
a distância de forma síncrona, aproveita para reforçar na revisão do objeto
do conhecimento revisado. Etapa 08: Exercitando Compartilhe as questões abaixo com os estudantes, dê orientações
para escreverem no caderno, se preferir também poderá criar um formulário no
Google Forms, em seguida dê um tempo para a resolução das questões.
Oriente-os a recorrer aos vídeos e material utilizados nas etapas anteriores. 1) Como é a água sólida? Qual é seu nome? Quais suas
características? 2) Como é a água líquida? É possível pegá-la? O que acontece se a
tirarmos do copo onde ela está? 3) Como é o vapor de água? Você consegue vê-lo? Como você pode
provar que ele existe? 4) Como o gelo se forma? O que acontece com o gelo fora do freezer?
Explique. 5) O que acontece com a água da panela colocada no fogo? 6) Agora você vai observar em sua casa situações em que ocorram as
mudanças de estados físicos da água. Identificou? Beleza!! Você desenhará
essas situações em quadrinhos, em seguida escrever o nome das mudanças e o
nome dos estados alterados. Exemplo: Solidificação /Passagem do estado
liquido para o sólido. Etapa 09: Atividade Mão na Massa: Agora você é o artista e irá criar um desenho representando a água
em todos os seus estados. Capriche!! AULA
04 Tema: O
ciclo da água Etapa 10: Levantamento de
Conhecimentos Prévios Para iniciar o
diálogo desta aula, pergunte aos alunos quem já ouviu falar em “ciclo da água” ou “ciclo hidrológico”, como eles
imaginam que seja o caminho da água, de onde vem para onde vai. Anote na
lousa frases curtas de acordo com as respostas dos alunos, para confrontar
posteriormente com o vídeo que deverá ser apresentado no próximo momento. Etapa 11: Aprofundando no tema Explique aos alunos que a troca constante que a
água faz entre a terra, mares, rios, florestas e a atmosfera é chamada de
ciclo da água. Em seguida faça a leitura e interpretação da imagem do
livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 106. E para complementar o
professor deve sugerir que os alunos assistam ao vídeo da Agência Nacional de Águas, “Ciclo Hidrológico”. Vídeo Youtube.
Duração: 2min59seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vW5-xrV3Bq4.
Acesso em 06 de agosto de 2014. AULA 05 Tema: O
ciclo da Água Etapa 12: Verificação da
Aprendizagem Para
verificar a compreensão dos alunos quanto às informações apresentadas no
vídeo, da aula anterior, pergunte:
Etapa 13: Mão a massa O
professor deve solicitar que os alunos façam a representação do ciclo da água
de forma criativa, pode sugerir um desenho, recorte e colagem ou as propostas
das imagens abaixo, dar todas as orientações para a realização da atividade
em casa, solicite vídeos ou fotos quando tudo estiver pronto: Etapa 14: Comprovando o Ciclo da Água Oriente os alunos
a realizarem o experimento da página 120 do livro didático Inspire Ciências
6º ano, direcione a atividade para que façam em casa sem dificuldades, depois
peça que façam vídeos explicando os resultados e realizem a atividade. AULA 06 Tema: O
ser humano e a hidrosfera. (O consumo consciente da água). Etapa 15: Levantamento de conhecimentos
prévios Iniciar a aula perguntando aos
alunos o que eles entendem por consumo consciente da água? Se a água é tão abundante
no nosso planeta. Por que dizem que devemos economizá-la? Conduzir os alunos
a dizerem o que sabem a respeito do tema em estudo. Etapa 16: Para início de conversa:
A consciência de que devemos usar água de forma racional e sem desperdício
deve ser despertada nos estudantes desde cedo, desenvolvendo neles a noção de
que são também protagonistas nesse esforço coletivo. Assistir ao vídeo sobre
“A importância e a responsabilidade do uso consciente da água” disponível no
link https://youtu.be/-Suk6xARzWU.
Em seguida, pedir que anotem no caderno o que o vídeo sobre o consumo
consciente da água. Etapa:17: Aprofundando no
tema Aula expositiva com interpretação das imagens do livro
didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 108 sobre o uso da água pelo ser
humano. Em seguida, peça aos alunos que responda oralmente ao questionamento
a tirinha: OO ·
O
autor da tirinha acima pretendeu chamar a atenção para que situação? Etapa
18: Verificando a aprendizagem Orientar a turma a copiar e
responder no caderno as questões da atividade da página 109 do livro didático
Inspire Ciências 6º ano. Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
|
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (107 e 109) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
- Página inicial
- Articulação de Língua Portuguesa
- Articulação de Ciências
- Articulação de Educação Física
- Articulação de Língua Inglesa
- Articulação de Arte
- Articulação de Matemática
- Articulação de História
- Galeria
- Articulação de Geografia
- Articulação de Projeto de Vida
- Articulação de Leitura, Interpretação e Produção Textual
7ª Sequência Ciências 6º ano 2021
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário