SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”
Subtema: Diversidade de ecossistemas Unidade Temática: Vida e Evolução
Objetos de Conhecimento: Os biomas Pantanal e Pampas, Zonas de Transição e Ecossistemas Aquáticos); Adaptações dos seres vivos.
Ano: 7º Período: 05 a 17/07 Nº de Aulas: 06
HABILIDADES
(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles. (EF07CI04BA) Propor a construção de cadeias e teias alimentares possíveis de acontecer no ecossistema em que a escola está inserida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conceituar e diferenciar os biomas pantanal, pampas, zonas de transição e ecossistemas aquáticos. Identificar os ecossistemas brasileiros (ou biomas) presentes na região; Compreender que os seres vivos estão adaptados aos seus hábitats naturais. Reconhecer exemplos de adaptações dos seres vivos relacionando-as ao ambiente natural em que eles vivem.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
AULA 01
Tema: O Pantanal
Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios
Para o início do conteúdo explore o conhecimento dos alunos através de um levantamento dos conhecimentos prévios, e conversa informal com os alunos para identificar e compreender a distribuição dos Biomas em especial do Pantanal, relacionando coberturas vegetais, fauna, clima, solo, etc.
Etapa 02: Conversa dialogada sobre o objeto de conhecimento
Momento para esclarecer dúvidas sobre o objeto de conhecimento em estudo, fazer uma aula dialogada para facilitar a compreensão, utilizar como suporte (para o professor) as páginas 62 e 63 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, poderá compartilhar as imagens com os alunos.
Professor esse é o momento para dirimir quaisquer dúvidas que venham a aparecer.
Etapa 03: Aprofundando no Tema
Convidar os alunos a assistir ao vídeo sobre o pantanal para conhecer mais sobre esse bioma https://youtu.be/vpm5ygA0nb0, em seguida, orientar os alunos a escolher dois animais do bioma pantanal e produzir um pequeno texto sobre eles, explicando o motivo da escolha, e até mesmo sendo o porta voz desses animais num momento crítico e trágico em que passou o Pantanal ano passado. Fazer um desenho dos animais escolhidos, ou poderá ir além na criatividade, criem uma animação com o desenho fazendo um vídeo com relato de como se sentem esses animais, se colocando no lugar deles. Poderá também, criar animais do pantanal utilizando frutas ou outros materiais.
Etapa 04: Hora do Game
Colocar os conhecimentos em pratica com o quizz, disponível no link abaixo:
https://pt.quizur.com/trivia/o-quanto-voce-conhece-o-bioma-pantanal-ajFk QUIZ PANTANAL
AULA 02
Tema: Pampas
Etapa 05: Levantamento dos conhecimentos prévios
Levantar conhecimentos através de uma conversa informal com os alunos para identificar e compreender a distribuição dos Biomas em especial do Pampa, relacionando coberturas vegetais, fauna, clima, solo, etc.
Etapa 06: Para entender melhor
Fazer aula dialogada sobre o Pampa utilizando o livro Inspire Ciências nas páginas 64 e 65, para facilitar a compreensão, o professor deverá aproveitar o momento para sanar as dúvidas levantadas.
Etapa 07: Aprofundando no Tema
Assista ao vídeo sobre o Pampa para conhecer mais sobre esse bioma, disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=Ysoa9WwVRGw&ab_channel=RumosGeogr%C3%A1ficos,
em seguida escolha dois animais do bioma pampa e produza um pequeno texto sobre eles explicando o motivo da escolha e faça um desenho dos animais escolhidos.
AULA 03
Tema: Pampas-Continuação
Etapa 08: Momento Reflexivo
Ouça com os alunos a música “Absurdo” de Vanessa da Mata para promover uma reflexão sobre a letra em seguida proponha a execução da atividade da página 76 do livro Inspire Ciências 7º ano.
Etapa 09: Verificando a Aprendizagem
Colocar os conhecimentos em prática com o quizz PAMPAS disponível no link abaixo:
https://pt.quizur.com/trivia/o-quanto-voce-conhece-o-bioma-pampa-aAyg .
Etapa 10: Leitura e Interpretação
Realizar a leitura compartilhada do texto “Fenômeno dos rios voadores” disponível nas páginas 80 e 81 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, em seguida abrir discussão sobre o tema para facilitar a execução da atividade da páginas 81.
AULA 04
Tema: Unidades de Conservação
Etapa 11: Correção da atividade da etapa 10
Etapa 12: Levantamento de conhecimentos prévios
Explore o conhecimento dos alunos sobre as unidades de conservação, áreas de preservação protegidas pelo estado e pelo sistema nacional de conservação (SNUC). Indagar qual é o intuito dessas áreas? Quais os benefícios trazidos pelas mesmas? Pergunte se na região onde mora existe alguma área de preservação. Se preciso lembre-os das Parque Nacional Pau Brasil, Parque Nacional Monte Pascoal, Parque Nacional do Descobrimento, Coroa Vermelha dentre outros.
Etapa 13: Avaliando o Conhecimento
Apresente aos alunos as informações do panfleto sobre Unidades de Conservação da página 66 do livro Inspire Ciências, em seguida oriente-os a responder as questões das páginas 66 e 67.
AULA 05
Tema: Zonas de Transição e Ecossistemas Aquáticos
Obs: Correção da atividade da etapa 13
Etapa 14: Aula Expositiva
Momento para esclarecer dúvidas sobre o objeto de conhecimento em estudo, fazer uma aula dialogada para facilitar a compreensão, utilizar como suporte (para o professor) as páginas 68 a 71 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, poderá compartilhar as imagens com os alunos.
Professor esse é o momento para dirimir quaisquer dúvidas que venham a aparecer.
Etapa 15: Colocando em prática o conhecimento
Orientar aos alunos na execução das atividades das páginas 72 e 73 do livro didático Inspire Ciências7º ano.
AULA 06
Tema: Adaptação dos Seres Vivos
Obs: Correção da atividade da etapa 15.
Etapa 16: Levantamento de Conhecimentos Prévios sobre “Adaptação dos Seres Vivos” a partir da questão problematizadora abaixo:
O que é estar adaptado a um ambiente?
Não se preocupe em responder a questão neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Eles precisam saber que, as adaptações dos seres vivos não ocorrem por acaso e muito menos ocorreram de uma hora para outra. Ao longo do processo evolutivo, alguns organismos sofreram transformações que lhes possibilitaram maiores chances de sobrevivência no meio ambiente, ajustando-se morfologicamente e fisiologicamente ao ecossistema em que vivem.
Etapa 17: Veja o vídeo que está no link abaixo sobre adaptação dos seres vivos em seguida responda as questões, não esqueça do cabeçalho.
https://youtu.be/_W8W3eI1X1c
01.Quais os tipos de adaptação?
02.Como ocorre o processo de adaptação dos seres vivos?
03.Como a mutação ajuda a explicar a diversidade dos seres vivos?
Etapa 18: Para entendermos melhor o assunto vamos clicar no link abaixo ler com bastantes atenção para responder atividades a seguir.
https://www-peritoanimal-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/www.peritoanimal.com.br/adaptacao-dos-seres-vivos-ao-ambiente-23274.html?amp=1&usqp=mq331AQFKAGwASA%3D&_js_v=0.1#aoh=16011645455961&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&_tf=Fonte%3A%20%251%24s&share=https%3A%2F%2Fwww.peritoanimal.com.br%2Fadaptacao-dos-seres-vivos-ao-ambiente-23274.html
01.O que é adaptação sob o ponto de vista biológico?
02.Nessa época de longas estiagens, as plantas da caatinga, na sua grande maioria, perdem as folhas e sua fisionomia torna-se branco-acinzentada, como se todos os espécimes estivessem mortos. Às primeiras chuvas, esses espécimes rebentam viçosos e a caatinga se veste de um verde só. O texto se relaciona com o fenômeno de:
a) Intemperismo
b) Adaptação
c) Competição
d) Mimetismo
03.A camuflagem é uma adaptação extremamente importante para alguns animais. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor define essa adaptação.
a) Camuflagem é a capacidade de um organismo imitar outro.
b) Camuflagem caracteriza-se pela presença de cores fortes, que alertam os predadores sobre perigo.
c) Camuflagem é uma adaptação que faz com que o animal torne-se menos visível no ambiente.
d) Camuflagem é uma adaptação que permite a liberação de substâncias tóxicas sem que o predador perceba.
e) Camuflagem é uma técnica que permite ao animal adentrar em locais escuros.
04.Os louva-a-deus e as esperanças são verdes e vivem em folhagens que também são verdes.
A adaptação a que se refere a frase e sua função biológica são, respectivamente:
a) Dimorfismo sexual, atrair o sexo oposto.
b) Mimetismo, regular a temperatura corporal.
c) Camuflagem, proteger contra predadores.
d) Comensalismo, evitar competidores
e) Mutualismo, garantir a sobrevivência.
05. Cadeia e teia alimentar são conceitos importantes em Ecologia e estão relacionados com as relações de alimentação que ocorrem entre os seres vivos e adaptação. Entretanto, a teia alimentar é uma maneira mais realista de retratar as relações que ocorrem no meio. Os seres vivos precisam estar adaptados ao tipo de alimentação que fazem. Pensando nisso, proponho um desafio: Que tal construir uma cadeia alimentar possível de acontecer nas proximidades de sua casa, em seguida, descreva os formato do bico (arara, beija-flor, colhereiro), formato e disposição dos dentes (herbívoros / girafa, carnívoros / leão),
formato da língua (tamanduá) de dentes dos animais presentes em sua cadeia.
Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
RECURSOS: (X) Livro Didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (66, 67, 72, 73, 80, 81) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Nenhum comentário:
Postar um comentário