ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2025
COMPONENTE CURRICULAR:
CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 19/03/2025
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h
(vespertino)
PAUTA:
1º MOMENTO: Acolhida/Oração (8:00 às 8:15)
2º MOMENTO: Dinâmica: Estudos de Casos (8:15
às 9:00)
Objetivo:
Engajar os professores em
uma atividade dinâmica e interativa que os desafie a refletir sobre os saberes
essenciais e estratégias para recuperação, reforço e recomposição das aprendizagens,
promovendo um debate acerca dos significados e importância de cada um.
Caso
1 – Ana e o Ciclo da Água
Ana está no 6º ano e tem
dificuldades para lembrar os processos do ciclo da água. Ela confunde
evaporação com condensação e não consegue explicar com clareza como ocorre a
chuva. No entanto, quando assiste a vídeos e participa de experimentos, ela
compreende melhor e consegue recontar as etapas com ajuda de colegas.
➡️ Pergunta para os professores: Esse caso
exige reforço ou recomposição? Qual estratégia poderia ajudá-la?
Resposta esperada:
Reforço, pois Ana já tem contato com o conceito e só precisa de mais práticas e
explicações visuais. Estratégia: Uso de experimentos práticos (como aquecer
água e observar a condensação), vídeos interativos e mapas mentais para
fixação.
Caso
2 – Gabriel e a Cadeia Alimentar
Gabriel, aluno do 7º ano,
não consegue compreender a relação entre produtores, consumidores e
decompositores. Ele mistura os conceitos e, quando questionado, acredita que os
consumidores secundários são os únicos carnívoros da cadeia. Ao revisar seu
histórico escolar, percebe-se que ele não teve uma base sólida sobre relações
ecológicas nos anos anteriores.
➡️ Pergunta para os professores: Esse caso
exige reforço ou recomposição? Como trabalhar essa dificuldade?
Resposta esperada:
Recomposição, pois há uma lacuna no aprendizado de conceitos anteriores
essenciais para entender cadeias alimentares. Estratégia: Retomar conteúdos
básicos sobre relações ecológicas, propor atividades com esquemas visuais,
jogos didáticos (como montar cadeias alimentares) e experimentos interativos.
Caso
3 – Luiza e os Estados Físicos da Matéria
Luiza, aluna do 8º ano,
compreende os três estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso), mas
tem dificuldade em entender mudanças de estado, como fusão e vaporização.
Durante as aulas teóricas, ela se confunde entre os termos, mas quando observa
experimentos, consegue explicar com mais clareza.
➡️ Pergunta para os professores: Esse caso
exige reforço ou recomposição? Que abordagem seria eficaz?
Resposta esperada:
Reforço, pois Luiza já conhece os estados físicos, mas precisa de mais exemplos
práticos para fixar as mudanças. Estratégia: Uso de experimentos (gelo
derretendo, evaporação da água), simulações digitais e desafios com ilustrações
para associar termos aos processos.
Caso
4 – Rafael e a Genética
Rafael está no 9º ano e
apresenta muitas dificuldades em entender os conceitos básicos de genética,
como dominância e recessividade. Ao resolver exercícios, ele não consegue
interpretar os cruzamentos genéticos nem compreender como as características
são herdadas. Após conversar com ele, o professor percebe que Rafael não
assimilou os conteúdos sobre células e DNA nos anos anteriores.
➡️ Pergunta para os professores: Esse caso
exige reforço ou recomposição? Como ajudá-lo?
Resposta esperada:
Recomposição, pois ele tem dificuldades em conceitos fundamentais que deveriam
ter sido trabalhados antes da genética. Estratégia: Retomar conteúdos sobre
células e DNA, usar diagramas simples, exercícios práticos com cruzamentos
básicos e simulações interativas.
Caso
5 – Beatriz e as Leis de Newton
Beatriz, aluna do 1º ano
do ensino médio, entende o conceito de inércia, mas tem dificuldades em aplicar
as Leis de Newton para resolver problemas de física. Durante as atividades, ela
consegue explicar a Primeira Lei, mas se confunde ao interpretar forças e
aceleração nos exercícios.
➡️ Pergunta para os professores: Esse caso
exige reforço ou recomposição? Como ajudá-la?
Resposta esperada:
Reforço, pois Beatriz já conhece os conceitos, mas tem dificuldades em
aplicá-los em problemas matemáticos. Estratégia: Propor exercícios graduais,
experimentos demonstrativos (como um carrinho em diferentes superfícies) e
atividades contextualizadas para reforçar o entendimento prático.
Caso
6- 6º Ano e Substâncias e Misturas
Contexto:
No Colégio Estadual
Avançar, a professora de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental, Carla,
percebeu que muitos estudantes tiveram notas baixas na avaliação sobre Substâncias
e Misturas. Ao revisar os erros, notou que vários deles não compreendiam
conceitos básicos substâncias, misturas e separação de misturas.
Observações da
professora:
Esses estudantes não
tiveram dificuldades anteriores no componente, mas estão enfrentando problemas
específicos no desenvolvimento da habilidade.
Durante as aulas, alguns
demonstram ansiedade e desmotivação, alegando que "nunca foram bons em Ciências".
➡️ Pergunta para os professores: Esse caso
exige reforço ou recomposição? Como ajudá-la?
Em exercícios práticos e
atividades colaborativas, o engajamento melhora.
Em turmas de Ciências, é
comum que alguns alunos tenham dificuldades na compreensão dos conceitos de substâncias
e misturas, o que pode ser resolvido com uma recuperação paralela.
Para reforçar o aprendizado, propomos uma atividade experimental que alia
teoria e prática.
Resposta esperada: Esses
casos ajudam a diferenciar os conceitos de reforço e recomposição na área de
Ciências. Você pode utilizá-los para discussões em grupo, pedindo aos
professores que proponham estratégias para cada situação.
Orientações sobre a dinâmica: Os professores
serão distribuídos em 4 grupos, cuidar para que cada grupo fique com uma
intervenção, após o tempo estipulado, abrir espaço para eles apresentarem suas
considerações.
3º MOMENTO: Lanche (9:00 às 9:15)
4º MOMENTO: Esclarecimentos sobre
Recomposição das Aprendizagens (9:15 às 10:15)
Utilizar
os mesmos grupos para apresentarem os tópicos abaixo, dividindo cada um por
grupo.
Grupo I:
Discorrer sobre as diferenças entre Recomposição, Reforço e Recuperação. Por
que recompor, para que recompor aprendizagens e o que é necessário para
acontecer.
Grupo II: Quadro
para a aceleração e recomposição das aprendizagens (RAPID).
Grupo III: Reorganização
Curricular
Grupo IV: Diferenciação
Pedagógica
Utilizar o
material (Guia de Implementação para Recomposição das Aprendizagens)
disponibilizado por WhatsApp, como
suporte para os professores.
Após as apresentações utilizar o
vídeo disponível no link abaixo para conclusão e fechamento. https://www.youtube.com/watch?v=r-y1KtYVjRA
5º MOMENTO: Levantamento das Habilidades
(10:15 às 11:00)
Considerar as Matrizes das Avaliações Diagnósticas,
para organizar a ordem de desenvolvimento das habilidades a serem trabalhadas
naquele ano.
Quais
habilidades os(as) estudantes precisam desenvolver e consolidar para que
avancem de um nível para o outro?
De
que forma as habilidades que apresentaram mais defasagem podem ser retomadas na
recomposição das aprendizagens?
Quais
habilidades os(as) estudantes precisam desenvolver e consolidar para que
avancem de um nível para o outro?
De
que forma as habilidades que apresentaram mais defasagem podem ser retomadas na
recomposição das aprendizagens?
6º MOMENTO: Guia de Letramento Científico
(11:00 às 11:10)
Apresentar
o Clube de Letramento Cientifico e a dinâmica de como tudo irá funcionar, no
próximo encontro trabalhar na íntegra.
A
proposta de implementação dos Clubes de Letramento cumpre uma dupla função:
amplia e oportuniza a recomposição de aprendizagens prioritárias e estimula e
promove situações pedagógicas inovadoras e impulsionadoras de maior
participação e autonomia estudantil.
7º MOMENTO: Experiências Exitosas (descrever
a proposta deste relato) 11:10 às 11:30h
Momento
para dois professores descreverem ações realizadas em sala de aula de Práticas exitosas na educação atividades desenvolvidas
com objetivo de melhorar a qualidade do ensino. Elas podem ser comprovadas
quando comparadas com práticas anteriores.
8ºMOMENTO: Avaliação do Encontro
Avaliar
o encontro de formação a partir do preenchimento do formulário do Google Forms.
Enviar pelo grupo de WhatsApp.


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