I Encontro de Articulação Cie 2025

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2025

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 19/03/2025

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30h às 17:00h (vespertino)

PAUTA:

 

1º MOMENTO: Acolhida/Oração (8:00 às 8:15)

 

2º MOMENTO:  Dinâmica: Estudos de Casos (8:15 às 9:00)

Objetivo:

Engajar os professores em uma atividade dinâmica e interativa que os desafie a refletir sobre os saberes essenciais e estratégias para recuperação, reforço e recomposição das aprendizagens, promovendo um debate acerca dos significados e importância de cada um.

Caso 1 – Ana e o Ciclo da Água

Ana está no 6º ano e tem dificuldades para lembrar os processos do ciclo da água. Ela confunde evaporação com condensação e não consegue explicar com clareza como ocorre a chuva. No entanto, quando assiste a vídeos e participa de experimentos, ela compreende melhor e consegue recontar as etapas com ajuda de colegas.

️ Pergunta para os professores: Esse caso exige reforço ou recomposição? Qual estratégia poderia ajudá-la?

Resposta esperada: Reforço, pois Ana já tem contato com o conceito e só precisa de mais práticas e explicações visuais. Estratégia: Uso de experimentos práticos (como aquecer água e observar a condensação), vídeos interativos e mapas mentais para fixação.

Caso 2 – Gabriel e a Cadeia Alimentar

Gabriel, aluno do 7º ano, não consegue compreender a relação entre produtores, consumidores e decompositores. Ele mistura os conceitos e, quando questionado, acredita que os consumidores secundários são os únicos carnívoros da cadeia. Ao revisar seu histórico escolar, percebe-se que ele não teve uma base sólida sobre relações ecológicas nos anos anteriores.

️ Pergunta para os professores: Esse caso exige reforço ou recomposição? Como trabalhar essa dificuldade?

 

Resposta esperada: Recomposição, pois há uma lacuna no aprendizado de conceitos anteriores essenciais para entender cadeias alimentares. Estratégia: Retomar conteúdos básicos sobre relações ecológicas, propor atividades com esquemas visuais, jogos didáticos (como montar cadeias alimentares) e experimentos interativos.

Caso 3 – Luiza e os Estados Físicos da Matéria

Luiza, aluna do 8º ano, compreende os três estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso), mas tem dificuldade em entender mudanças de estado, como fusão e vaporização. Durante as aulas teóricas, ela se confunde entre os termos, mas quando observa experimentos, consegue explicar com mais clareza.

️ Pergunta para os professores: Esse caso exige reforço ou recomposição? Que abordagem seria eficaz?

Resposta esperada: Reforço, pois Luiza já conhece os estados físicos, mas precisa de mais exemplos práticos para fixar as mudanças. Estratégia: Uso de experimentos (gelo derretendo, evaporação da água), simulações digitais e desafios com ilustrações para associar termos aos processos.

Caso 4 – Rafael e a Genética

Rafael está no 9º ano e apresenta muitas dificuldades em entender os conceitos básicos de genética, como dominância e recessividade. Ao resolver exercícios, ele não consegue interpretar os cruzamentos genéticos nem compreender como as características são herdadas. Após conversar com ele, o professor percebe que Rafael não assimilou os conteúdos sobre células e DNA nos anos anteriores.

️ Pergunta para os professores: Esse caso exige reforço ou recomposição? Como ajudá-lo?

Resposta esperada: Recomposição, pois ele tem dificuldades em conceitos fundamentais que deveriam ter sido trabalhados antes da genética. Estratégia: Retomar conteúdos sobre células e DNA, usar diagramas simples, exercícios práticos com cruzamentos básicos e simulações interativas.

Caso 5 – Beatriz e as Leis de Newton

Beatriz, aluna do 1º ano do ensino médio, entende o conceito de inércia, mas tem dificuldades em aplicar as Leis de Newton para resolver problemas de física. Durante as atividades, ela consegue explicar a Primeira Lei, mas se confunde ao interpretar forças e aceleração nos exercícios.

️ Pergunta para os professores: Esse caso exige reforço ou recomposição? Como ajudá-la?

Resposta esperada: Reforço, pois Beatriz já conhece os conceitos, mas tem dificuldades em aplicá-los em problemas matemáticos. Estratégia: Propor exercícios graduais, experimentos demonstrativos (como um carrinho em diferentes superfícies) e atividades contextualizadas para reforçar o entendimento prático.

Caso 6- 6º Ano e Substâncias e Misturas

Contexto:

No Colégio Estadual Avançar, a professora de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental, Carla, percebeu que muitos estudantes tiveram notas baixas na avaliação sobre Substâncias e Misturas. Ao revisar os erros, notou que vários deles não compreendiam conceitos básicos substâncias, misturas e separação de misturas.

Observações da professora:

Esses estudantes não tiveram dificuldades anteriores no componente, mas estão enfrentando problemas específicos no desenvolvimento da habilidade.

Durante as aulas, alguns demonstram ansiedade e desmotivação, alegando que "nunca foram bons em Ciências".

️ Pergunta para os professores: Esse caso exige reforço ou recomposição? Como ajudá-la?

Em exercícios práticos e atividades colaborativas, o engajamento melhora.

Em turmas de Ciências, é comum que alguns alunos tenham dificuldades na compreensão dos conceitos de substâncias e misturas, o que pode ser resolvido com uma recuperação paralela. Para reforçar o aprendizado, propomos uma atividade experimental que alia teoria e prática.

Resposta esperada: Esses casos ajudam a diferenciar os conceitos de reforço e recomposição na área de Ciências. Você pode utilizá-los para discussões em grupo, pedindo aos professores que proponham estratégias para cada situação.

Orientações sobre a dinâmica: Os professores serão distribuídos em 4 grupos, cuidar para que cada grupo fique com uma intervenção, após o tempo estipulado, abrir espaço para eles apresentarem suas considerações.

 

3º MOMENTO: Lanche (9:00 às 9:15)

 

4º MOMENTO: Esclarecimentos sobre Recomposição das Aprendizagens (9:15 às 10:15)

Utilizar os mesmos grupos para apresentarem os tópicos abaixo, dividindo cada um por grupo.

Grupo I: Discorrer sobre as diferenças entre Recomposição, Reforço e Recuperação. Por que recompor, para que recompor aprendizagens e o que é necessário para acontecer.

Grupo II: Quadro para a aceleração e recomposição das aprendizagens (RAPID).

Grupo III: Reorganização Curricular

Grupo IV: Diferenciação Pedagógica

Utilizar o material (Guia de Implementação para Recomposição das Aprendizagens) disponibilizado por WhatsApp,  como suporte para os professores.

Após as apresentações utilizar o vídeo disponível no link abaixo para conclusão e fechamento. https://www.youtube.com/watch?v=r-y1KtYVjRA 

 

5º MOMENTO: Levantamento das Habilidades (10:15 às 11:00)

Considerar as Matrizes das Avaliações Diagnósticas, para organizar a ordem de desenvolvimento das habilidades a serem trabalhadas naquele ano.

Quais habilidades os(as) estudantes precisam desenvolver e consolidar para que avancem de um nível para o outro?

De que forma as habilidades que apresentaram mais defasagem podem ser retomadas na recomposição das aprendizagens?

Quais habilidades os(as) estudantes precisam desenvolver e consolidar para que avancem de um nível para o outro?

De que forma as habilidades que apresentaram mais defasagem podem ser retomadas na recomposição das aprendizagens?

 

6º MOMENTO: Guia de Letramento Científico (11:00 às 11:10)

Apresentar o Clube de Letramento Cientifico e a dinâmica de como tudo irá funcionar, no próximo encontro trabalhar na íntegra.

A proposta de implementação dos Clubes de Letramento cumpre uma dupla função: amplia e oportuniza a recomposição de aprendizagens prioritárias e estimula e promove situações pedagógicas inovadoras e impulsionadoras de maior participação e autonomia estudantil.

 

7º MOMENTO: Experiências Exitosas (descrever a proposta deste relato) 11:10 às 11:30h

Momento para dois professores descreverem ações realizadas em sala de aula de Práticas exitosas na educação atividades desenvolvidas com objetivo de melhorar a qualidade do ensino. Elas podem ser comprovadas quando comparadas com práticas anteriores. 

 

8ºMOMENTO: Avaliação do Encontro

Avaliar o encontro de formação a partir do preenchimento do formulário do Google Forms. Enviar pelo grupo de WhatsApp. 

 

 

 

 

 

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