II SD Cie 8º/22

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento.

Subtema: A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Sistema Solar, Terra e Lua e respectivos movimentos”.

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: Sistema Sol, Terra e Lua. Rotação e Translação da Terra, estações do ano. 

Ano: 8º                          Período:  28/03 a   08/04                             Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais. (EF08CI11BA) Elaborar hipóteses sobre acontecimentos, situações ou fenômenos ocasionados pelo movimento da terra.

·         Fazer uso de uma metodologia que prima pelo desenvolvimento de habilidades na leitura e na escrita  ampliando possibilidades de compreensão e desenvolvimento de habilidades no ensino da Ciência, envolvendo a construção de conhecimentos por meio da inserção na cultura letrada.    

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Estabelecer as posições do Sol e da Terra durante o dia e a noite.

· Compreender sobre os movimentos da Terra e suas consequências.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

TEMA: A Construção Social do Céu

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Levante os conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões: “Vocês já pararam para pensar por que podemos ver a Lua durante o dia? Quando vocês olham para o céu, vocês conseguem perceber quais as possíveis posições do Sol, da Lua e da Terra durante o dia e a noite?” Peça para que os alunos imaginem o que aconteceria se a Terra e a Lua não se movessem, como se fosse em uma fotografia. “Haveria dia e noite? Teríamos fases da Lua? Haveria eclipses? Indagar aos alunos se eles se baseiam nos astros para desenvolver alguma prática, ou se já ouviram relatos sobre isso.

Orientações: É importante, se manter imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do correto. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre as consequências da falta do movimento da Terra. Explique que tanto a Terra quanto a Lua se movimentam, e esses movimentos podem ser percebidos de diferentes formas. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Etapa 02: Aula Expositiva (15min)

Continuar indagando os alunos sobre a influência dos astros em nossas vidas, levantar os questionamentos da página 191 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, em seguida esclarecer as dúvidas a partir da apresentação oral de forma bastante esclarecedora sobre os tópicos propostos, utilizar como suporte o livro didático, páginas192 e 193.

Etapa 03: Comparando o conhecimento (10min)

Agora solicite aos alunos que reproduza no caderno a tabela abaixo, para preenche-la com base em concepções que eles possuíam e conhecimentos adquiridos no decorrer da aula.

Assunto

O que eu sabia?

Informações novas para mim

Posição da Terra no espaço

 

 

 

 

 

 

 

 

Percepção de Anaximandro sobre a posição da Terra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AULA 02

Fazer a correção da atividade da etapa 03 da aula anterior, importante ouvir as concepções dos alunos. (10min)

TEMA: As ideias de Aristóteles, Ptolomeu e Copérnico

Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Levante os conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões: Você já ouviu falar sobre geocentrismo e heliocentrismo?

Etapa 05: Leitura, interpretação e discussão (30min)

Oriente e solicite os alunos a fazerem a leitura compartilhada do texto “As ideias de Aristóteles e Ptolomeu” contido nas páginas 194 e 195 do livro didático Inspire Ciências, 8º ano.

Após a leitura, lance questões como: Agora já sabem o que são modelos geocêntricos? Discorra sobre. Quais as duas regiões o universo era dividido, segundo Aristóteles? Não lembra? Consulte o segundo parágrafo do texto e leia a resposta. Ainda segundo Aristóteles, tudo que existia no mundo sublunar era feita basicamente de quatro elementos, quais eram? Quem foi Ptolomeu? Qual o papel dele referente ao modelo geocêntrico de Aristóteles?

Acolha todas as respostas e acrescente mais informações contidas no texto de modo a esclarecer dúvidas, fale também sobre a credibilidade nas descobertas de Aristóteles e o modelo ptolomaico.

AULA 03

Tema: Copérnico e o Heliocentrismo

Etapa 06: Pesquisa Premiada (30min)

Professor, agora é a hora de exercitar a leitura, concentração e desempenho de seus alunos, numa espécie de aula invertida. Você lança as questões e oferece o livro pra que consultem e respondam aquilo que foi perguntado, no final da aula, o prêmio virá em pontinhos extras no componente. 1.Quem publicou a obra “De revolutionibus orbitum celestium”? 2.De que se tratava essa obra? 3.Qual a reação da igreja diante as descobertas de Copérnico? 4.O heliocentrismo já havia sido proposto antes? 5.Por que somente com Copérnico é que essa teoria ficou conhecida e entrou no currículo das universidades?6.Quais fatores implicaram para atrasar a adoção das ideias heliocêntricas?7.Qual a contribuição de Galileu Galilei que colaborou com a veracidade das descobertas de Copérnico?

Após as perguntas, premiem seus alunos, antes de fazer um apanhado geral sobre o tema, momento adequado para tirar dúvidas.

Etapa 07: Mão na Massa (20min)

Oriente os alunos para criar três quadrinhos, cujo título geral será Modelos “Modelos geocêntrico, ptolomaico e heliocêntrico”, dentro de cada quadrinho, os alunos deverão ilustrar e nomear cada modelo.

AULA 04

Tema: Galileu Galilei

Etapa 08: Leitura e interpretação (30min)

Fazer a leitura compartilhada do texto “Quebra de Barreiras” disponível no livro Inspire Ciências, página 197, em seguida proponha a realização das questões, seguida da correção. Construa as respostas de forma coletiva, analisando e orientando pacientemente cada questão, anote o significado das palavras na lousa, peça que reescreva no caderno, ao final da resolução da atividade, certifique-se que todos registraram no caderno.

Etapa 09: Verificando a Aprendizagem (20min)

Solicite os alunos que façam as questões 1, 2 e 3 da página 198 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Oriente-os da melhor forma possível na resolução da atividade.

AULA 05

Tema: Movimentos da Terra

Etapa 09: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Sondar o conhecimento dos alunos sobre o tema, a fim de perceber o nível de conhecimento dos mesmos. Pergunte se sabem por que o Sol parece se mover em arco no céu. O que determina a duração de um dia? Quanto tempo a Terra leva pra dar uma volta em torno do Sol? Quais consequências desse movimento? A duração do dia claro e da noite se mantém a mesma ao longo do ano?

Orientações: É importante, se manter imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do correto. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema.

Etapa 10: Aula Expositiva Dialogada (40min)

Explicar sobre os movimentos de rotação e translação utilizando a atividade prática abaixo e os textos das páginas 199 a 201 do livro Inspire Ciências 8º ano.

Mão na massa

Para aumentar a interação, passe pelos grupos estimulando os alunos com perguntas como: “Se o rosto do aluno representasse o Brasil, estaria de dia ou de noite? O que aconteceria se o aluno-Lua ficasse exatamente entre o aluno-Sol e o aluno-Terra? O que aconteceria se o aluno-Terra ficasse exatamente entre o aluno-Sol e o aluno-Lua?”. Repare que essas perguntas têm como objetivo fazer o aluno refletir sobre os eclipses, sendo antecipações para as aulas futuras da mesma habilidade. É interessante também incentivar os demais alunos a fazerem outras perguntas para o aluno-Terra.

Após o término da atividade, faça a conclusão com a participação dos alunos a respeito dos movimentos de rotação e translação, acrescente informações necessárias que ficaram sem ser compartilhadas.

 

AULA 06

Tema: Estações do Ano, Solstícios e Equinócios

Etapa 11: Aula prática (30min)

Para a simulação: um globo terrestre e um suporte de abajur com lâmpada ou a lanterna do celular. Na impossibilidade de se obter um globo, use uma esfera de isopor atravessada com um palito de churrasco para representar o eixo imaginário de rotação.

Observação: O material para a simulação deve ser providenciado (ou preparado) com antecedência pelo professor.

Material complementar:

GEO6_03UND03 Informações para a Simulação, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5eZuc9dbnnwSgRdFRzTYj6VxqZXwbbhyNq8Z7933MARXAU4xbh8eJvjDKMy/geo6-03und03-acao-propositiva-informacoes-para-a-simulacao.pdf

GEO6_03UND03 Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xscbf2zYegzEquKhwq8ZpdF9638r5Dz2e2KxzMKvAtB9fwpBGAcBJRmdJShF/geo6-03und03-problematizacao-ficha-de-registro.pdf

GEO03_03UND03 Gabarito da Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QYaJjaBMB2PBHHDt6SzBmkMW32zXKeaUnvtFD6a9zuQYKzpDtMbEg4Kjr7K9/geo03-03und03-sistematizacao-gabarito-da-ficha-de-registro.pdf

Utilize a explicação do livro como suporte, nas páginas 202 e 203.

Etapa 12: Verificação da Atividade (20min)

Oriente os alunos na execução da atividade da página 204 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

Observação: Professor se tiver condições, poderá fazer uso de vídeos para tornar sua aula mais atrativa.

Para ilustrar melhor as ideias de Aristóteles, Ptolomeu, Copérnico e o heliocentrismo, assistir os vídeos disponíveis nos links abaixo:

Vídeos disponíveis:

https://youtu.be/WtwXxgp76RM

https://youtu.be/OEZqjfbRwpY  

Rotação e translação

https://youtu.be/TUy6SC2MRig

 

RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (198 e 204);   (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                          

 

 

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