SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Escola como espaço
de acolhimento, afetividade e conhecimento. |
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Subtema: A Escola me
conduz ao conhecimento sobre “Sistema Solar, Terra e Lua e respectivos
movimentos”. |
Unidade Temática: Terra e Universo |
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Objetos
de Conhecimento: Sistema
Sol, Terra e Lua. Rotação e Translação da Terra, estações do ano. |
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Ano: 8º Período:
28/03 a 08/04 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI13) Representar os movimentos
de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de
rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano,
com a utilização de modelos tridimensionais. (EF08CI11BA) Elaborar hipóteses sobre acontecimentos, situações
ou fenômenos ocasionados pelo movimento da terra. ·
Fazer uso de uma metodologia que prima pelo desenvolvimento de habilidades na leitura e na escrita ampliando possibilidades de compreensão e
desenvolvimento de habilidades no ensino da Ciência, envolvendo a construção
de conhecimentos por meio da inserção na cultura letrada. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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· Estabelecer as
posições do Sol e da Terra durante o dia e a noite. ·
Compreender sobre os movimentos da Terra e suas
consequências. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 TEMA: A
Construção Social do Céu Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios
(15min) Levante
os conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões:
“Vocês já pararam para pensar por que podemos ver a Lua durante o dia? Quando
vocês olham para o céu, vocês conseguem perceber quais as possíveis posições
do Sol, da Lua e da Terra durante o dia e a noite?” Peça para que os alunos
imaginem o que aconteceria se a Terra e a Lua não se movessem, como se fosse
em uma fotografia. “Haveria dia e noite? Teríamos fases da Lua? Haveria
eclipses? Indagar aos alunos se eles
se baseiam nos astros para desenvolver alguma prática, ou se já ouviram
relatos sobre isso. Orientações: É importante, se manter imparcial a todas as
ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do
correto. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e
levantem hipóteses sobre as consequências da falta do movimento da Terra. Explique
que tanto a Terra quanto a Lua se movimentam, e esses movimentos podem ser
percebidos de diferentes formas. Não se preocupe em responder os
questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Etapa 02: Aula Expositiva
(15min) Continuar
indagando os alunos sobre a influência dos astros em nossas vidas, levantar
os questionamentos da página 191 do livro didático Inspire Ciências 8º ano,
em seguida esclarecer as dúvidas a partir da apresentação oral de forma
bastante esclarecedora sobre os tópicos propostos, utilizar como suporte o
livro didático, páginas192 e 193. Etapa 03: Comparando o
conhecimento (10min) Agora
solicite aos alunos que reproduza no caderno a tabela abaixo, para
preenche-la com base em concepções que eles possuíam e conhecimentos
adquiridos no decorrer da aula.
AULA 02 Fazer a correção da atividade
da etapa 03 da aula anterior, importante ouvir as concepções dos alunos.
(10min) TEMA: As ideias de Aristóteles,
Ptolomeu e Copérnico Etapa
04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min) Levante os conhecimentos
prévios dos estudantes a partir das seguintes questões: Você já ouviu falar
sobre geocentrismo e heliocentrismo? Etapa
05: Leitura, interpretação e discussão (30min) Oriente e solicite os alunos a
fazerem a leitura compartilhada do texto “As ideias de Aristóteles e
Ptolomeu” contido nas páginas 194 e 195 do livro didático Inspire Ciências,
8º ano. Após a leitura, lance questões
como: Agora já sabem o que são modelos geocêntricos? Discorra sobre. Quais as
duas regiões o universo era dividido, segundo Aristóteles? Não lembra?
Consulte o segundo parágrafo do texto e leia a resposta. Ainda segundo
Aristóteles, tudo que existia no mundo sublunar era feita basicamente de quatro
elementos, quais eram? Quem foi Ptolomeu? Qual o papel dele referente ao
modelo geocêntrico de Aristóteles? Acolha todas as respostas e
acrescente mais informações contidas no texto de modo a esclarecer dúvidas,
fale também sobre a credibilidade nas descobertas de Aristóteles e o modelo
ptolomaico. AULA 03 Tema:
Copérnico e o Heliocentrismo Etapa
06: Pesquisa Premiada (30min) Professor, agora é a hora de
exercitar a leitura, concentração e desempenho de seus alunos, numa espécie de
aula invertida. Você lança as questões e oferece o livro pra que consultem e
respondam aquilo que foi perguntado, no final da aula, o prêmio virá em
pontinhos extras no componente. 1.Quem publicou a obra “De revolutionibus
orbitum celestium”? 2.De que se tratava essa obra? 3.Qual a reação da igreja
diante as descobertas de Copérnico? 4.O heliocentrismo já havia sido proposto
antes? 5.Por que somente com Copérnico é que essa teoria ficou conhecida e
entrou no currículo das universidades?6.Quais fatores implicaram para atrasar
a adoção das ideias heliocêntricas?7.Qual a contribuição de Galileu Galilei
que colaborou com a veracidade das descobertas de Copérnico? Após as perguntas, premiem seus
alunos, antes de fazer um apanhado geral sobre o tema, momento adequado para
tirar dúvidas. Etapa
07: Mão na Massa (20min) Oriente os alunos para criar
três quadrinhos, cujo título geral será Modelos “Modelos geocêntrico,
ptolomaico e heliocêntrico”, dentro de cada quadrinho, os alunos deverão
ilustrar e nomear cada modelo. AULA 04 Tema:
Galileu Galilei Etapa 08: Leitura e
interpretação (30min) Fazer a leitura compartilhada
do texto “Quebra de Barreiras” disponível no livro Inspire Ciências, página
197, em seguida proponha a realização das questões, seguida da correção. Construa as respostas de forma coletiva, analisando e
orientando pacientemente cada questão, anote o significado das palavras na
lousa, peça que reescreva no caderno, ao final da resolução da atividade,
certifique-se que todos registraram no caderno. Etapa 09: Verificando
a Aprendizagem (20min) Solicite os alunos que façam as questões 1, 2 e 3 da
página 198 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Oriente-os da melhor
forma possível na resolução da atividade. AULA 05 Tema:
Movimentos da Terra Etapa 09:
Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min) Sondar o conhecimento dos alunos sobre
o tema, a fim de perceber o nível de conhecimento dos mesmos. Pergunte se
sabem por que o Sol parece se mover em arco no céu. O que determina a duração
de um dia? Quanto tempo a Terra leva pra dar uma volta em torno do Sol? Quais
consequências desse movimento? A duração do dia claro e da noite se mantém a
mesma ao longo do ano? Orientações: É importante, se manter imparcial a todas as
ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do
correto. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Etapa
10: Aula Expositiva Dialogada (40min) Explicar sobre os movimentos de rotação e translação utilizando a
atividade prática abaixo e os textos das páginas 199 a 201 do livro Inspire
Ciências 8º ano. Para aumentar a interação,
passe pelos grupos estimulando os alunos com perguntas como: “Se o rosto
do aluno representasse o Brasil, estaria de dia ou de noite? O que
aconteceria se o aluno-Lua ficasse exatamente entre o aluno-Sol e o
aluno-Terra? O que aconteceria se o aluno-Terra ficasse exatamente entre o
aluno-Sol e o aluno-Lua?”. Repare que essas perguntas têm como
objetivo fazer o aluno refletir sobre os eclipses, sendo antecipações para as
aulas futuras da mesma habilidade. É interessante também incentivar os demais
alunos a fazerem outras perguntas para o aluno-Terra. Após o término da atividade,
faça a conclusão com a participação dos alunos a respeito dos movimentos de
rotação e translação, acrescente informações necessárias que ficaram sem ser
compartilhadas. AULA 06
Tema:
Estações do Ano, Solstícios e Equinócios Etapa
11: Aula prática (30min) Para a simulação: um globo
terrestre e um suporte de abajur com lâmpada ou a lanterna do celular. Na
impossibilidade de se obter um globo, use uma esfera de isopor atravessada
com um palito de churrasco para representar o eixo imaginário de rotação. Observação: O material para a
simulação deve ser providenciado (ou preparado) com antecedência pelo
professor. Material complementar: GEO6_03UND03 Informações para a
Simulação, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5eZuc9dbnnwSgRdFRzTYj6VxqZXwbbhyNq8Z7933MARXAU4xbh8eJvjDKMy/geo6-03und03-acao-propositiva-informacoes-para-a-simulacao.pdf GEO6_03UND03 Ficha de Registro,
disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xscbf2zYegzEquKhwq8ZpdF9638r5Dz2e2KxzMKvAtB9fwpBGAcBJRmdJShF/geo6-03und03-problematizacao-ficha-de-registro.pdf GEO03_03UND03 Gabarito da Ficha
de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QYaJjaBMB2PBHHDt6SzBmkMW32zXKeaUnvtFD6a9zuQYKzpDtMbEg4Kjr7K9/geo03-03und03-sistematizacao-gabarito-da-ficha-de-registro.pdf Utilize a explicação do livro
como suporte, nas páginas 202 e 203. Etapa
12: Verificação da Atividade (20min) Oriente os alunos na execução
da atividade da página 204 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Observação:
Professor se tiver condições, poderá fazer uso de vídeos para tornar sua aula
mais atrativa. Para ilustrar melhor as ideias de Aristóteles,
Ptolomeu, Copérnico e o heliocentrismo, assistir os vídeos disponíveis nos
links abaixo: Vídeos disponíveis: Rotação e translação |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Microscópio; ( ) Computador;
( ) Jogos; (X ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (198 e 204); ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;
( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros: |
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