SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DE ITAMARAJU
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
I
ENCONTRO FORMACIONAL - 2022
TEMAS: Identidade/
Autoconhecimento
Comunicação Não-violenta
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
ARTICULADOR: Nilsilane
N. Silva
DATA: 03/08/2022
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h (vespertino)
OBJETIVOS:
v
Identificar as próprias
características pessoais.
v Construir e valorar positivamente os conceitos acerca de si
próprio.
v Reconhecer os próprios pensamentos e emoções, bem como os
seus efeitos nos comportamentos, fazendo com que tenha uma avaliação mais
precisa das suas forças e limitações.
v Conhecer
a linguagem da Comunicação Não Violenta (CNV), sua essência e as estratégias
utilizadas para fortalecer as conexões humanas com base:
na compaixão, promoção da
empatia, construção de ambientes mais acolhedores, mediação e resolução
pacífica de conflitos, abertura
ao diálogo, redução de agressões (verbais e físicas), promover
e manter relacionamentos saudáveis, fortalecimento de uma cultura
baseada na parceria e trabalho em equipe;
PAUTA:
1º MOMENTO: Acolhida reflexiva com as pegadas...
Serão coladas algumas pegadas no caminho que os professores
passarão. Em cada pegada haverá alguns questionamentos para reflexão
(silenciosa) sobre o seu EU, sua identidade, sua relação consigo mesmo e com o
outro. (Fundo musical)
2º MOMENTO: Leitura
deleite com o texto de Mia Couto: Sapatos sujos. Apresentar o
texto em slides, fazendo a leitura com pausas reflexivas com a
participação da turma. Após a leitura, entregar para cada professor uma folha
com desenhos de sapatos diferentes, solicitando que escrevam a resposta para a
seguinte pergunta:
“Quais são os sapatos sujos que você deseja deixar na
soleira da porta de sua vida?”
Quando todos
concluírem a escrita, será realizada a socialização dos textos daqueles que se
sentirem à vontade.
3º MOMENTO: Espelho, espelho meu... como eu me vejo?
Exibição do Vídeo da campanha publicitária “Dove”: Retrato
Real da beleza (Disponível em: http://retratosdarealbeleza.dove.com.br/)
De acordo com o vídeo: Retrato da Real Beleza, você
concorda que muitas vezes construímos uma imagem distorcida sobre nós mesmos?
Por que você acha que isso acontece?
Após
ouvir a opinião do grupo, pedir que fechem os olhos e comecem a pensar na
cor da sua pele, no seu cabelo, no seu corpo, no som/tom da sua voz, em
suas habilidades, pense também em suas atitudes com as pessoas que convivem com você. O que você faz para que elas te elogiem?
Será que a imagem que você tem de você é a mesma que os outros têm? Quem é você? Como te chamam? Tem algum apelido
carinhoso do qual gosta de ser chamado? O que você tem feito da sua vida? Como
andam as suas relações consigo mesmo? Como anda a sua relação com os outros
(sua família, colegas de trabalho, o pessoal da igreja)? Como anda a sua
relação com Deus? Você tem cuidado de você? Como anda a sua saúde física,
mental e espiritual? Quais as qualidades que aprecia nas pessoas? Quais as qualidades das pessoas com quem você
mantém amizade? O que você faz que
afasta ou aproxima as pessoas? Por quê?
Enquanto eles refletem, colocar sobre a carteira de cada
participante, um cartão com as fotos deles e as seguintes perguntas:
Como você se vê? Qual o sentido
que você tem dado para a sua vida? Como você se comunica com as pessoas?
Deixar um momento para eles relatarem.
v Exibir o clipe da música legendada de Jason Mraz “93
Million Miles”.
v Fechar esse momento com os cartões do semáforo.
4º
MOMENTO: Intervalo para o lanche
5º
MOMENTO: Exposição dialogada da
temática “Comunicação não-violenta.
Bem, agora que olhamos um
pouco para dentro de nós, ainda falando de como nos comunicamos com as pessoas,
precisamos pensar na importância da comunicação, especialmente em nossa
profissão, pois necessitamos de um
relacionamento saudável com nossos alunos, não é mesmo? E isso depende
diretamente da comunicação estabelecida entre nós. Infelizmente, no cenário atual
da educação brasileira, são identificados inúmeros problemas de comunicação. Pensando
nisso, o pesquisador Silvio de Melo
Barros acreditando que a comunicação pode transformar o mundo, ministra
oficinas regularmente, estuda o tema há mais de uma década e explica que a
prática foca não no que as pessoas fazem, mas sim nos motivos que as levam a
fazer aquilo. “Se você pergunta o que torna a vida das pessoas mais agradável,
em geral elas vão responder que é amor, parceira, reconhecimento, segurança,
pertencimento, etc., e nesses 'lugares’ não existe conflito. O conflito se dá
nas estratégias que temos para alcançar isso. Tudo que fazemos é para atender a
uma necessidade”, afirma.
Segundo ele, cada pessoa precisa ter um
espaço para ser aceita sendo autêntica. As crianças e os adolescentes, por
exemplo, são movidos por essas necessidades.
Nesse contexto, a busca por uma
cultura de paz na escola se faz necessária. Um dos caminhos para isso é a
Comunicação Não-Violenta (CNV). O conceito da CNV foi desenvolvido na década de
1960 pelo psicólogo norte-americano Marshall B. Rosenberg, autor do livro Comunicação
Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais,
e é considerada uma das formas mais eficientes de resolução de conflitos.
“[Rosenberg] substitui nossos velhos padrões de defesa, recuo ou ataque diante
de julgamentos e críticas. A partir de uma longa experiência prática como
mediador de conflitos, ele chegou a quatro componentes básicos que guiam a CNV:
Observação, Sentimentos, Necessidades e Pedido”, diz um trecho do e-book Comunicação Não Violenta em Sala de Aula.
Vamos conhecer um pouco mais sobre isso?
Utilizar os slides para trabalhar a temática.
6º MOMENTO: Encerramento com o texto “ANÚNCIO” de Olavo Bilac e a
música “O mover do espírito” de Ludmila Ferber.
E agora, para finalizar,
tem aqui nessa embalagem conselhos valiosíssimos para você ler todos os dias
que se sentir desanimada.
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