ACOMPANHAMENTO
ESCOLAR – RELATÓRIO DE VISITAS
ESCOLA
MUNICIPAL URBIS II
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DIRETOR:
SANDRA
MARA RIBEIRO DE ALMEIDA
COORDENADOR: CLEBSON EVANGELISTA CHAVES DATA: 11/09/2024
TÓPICOS DA PAUTA |
ENCAMINHAMENTOS/ COMBINADOS |
PRAZO |
OBSERVAÇÃO |
|
Tema da Pauta: §
Agenda do coordenador e
diretor da semana (planilha do que será trabalhado). § Reforço Escolar de Matemática. §
Conselho de Classe
Participativo. § Análise da devolutiva dos resultados das
Avaliações Diagnósticas. |
AC
Coletivo para participação do Conselho de classe Participativo dia 12/09. A
Agenda do Coordenador e Diretor já foi entregue. |
Dia 12/09 (Conselho Participativo) |
·
Agenda do Diretor e
Coordenador segue em anexo a esse relatório. § Com relação ao reforço escolar ainda não há
monitor para o componente de Matemática. § Em análise aos dados dos
resultados das avaliações, os mais drásticos foram dos componentes de Língua
Portuguesa (Produção Textual e gramática) e Matemática, esse ultimo obteve os
piores resultados. Possíveis causas: Dificuldade de adaptação ao
currículo, as habilidades de matemática muitas vezes são cumulativas, ou
seja, depende de conhecimentos adquiridos em séries anteriores. Se os
estudantes não tiverem uma base sólida, podem ter dificuldade em compreender
objetos mais avançados, além disso, as aulas são pouco dinâmicas e lúdicas
gerando falta de interesse dos estudantes, e, também os desmotivando, também
foi observado a baixa frequência das aulas de geometria. Outro fato que
desmotiva o estudante, é o fato de nunca conseguir resolver uma questão
matemática, que também gera indisciplina. Sugestões de intervenção: Aulas mais dinâmicas e
lúdicas: gamificação, uso de tecnologias educacionais, Matemática aplicada ao
cotidiano, aulas com atividades colaborativas, incentivar o protagonismo do
aluno, dividir problemas complexos em partes menores, geometria de forma
prática e visual, uso de materiais manipuláveis, aulas ao ar livre e
atividades práticas, aplicação de tecnologias 3D, aulas de reforço ou tutoria:
Oferecer aulas de reforço específicas para geometria, com foco em conceitos
que os alunos têm mais dificuldade, como uma maneira de aprofundar o objeto
de conhecimento de forma mais personalizada. Monitoria entre pares: Avaliações
formativas: Fazer avaliações diagnósticas mais frequentes e informais, em que
o foco não seja apenas o resultado final, mas também o processo de
aprendizagem. Isso diminui a pressão sobre os estudantes e ajuda a
identificar as dificuldades no decorrer do processo.
|
|
LEVANTAMENTO DE DESAFIOS |
||||
DESAFIOS
NA ÁREA PEDAGÓGICA |
DESAFIOS
NA ÁREA FINANCEIRA - PRESTAÇÃO DE CONTAS |
|||
Falta material pedagógico. Dificuldade em encontrar professores para o aulão
de Português no sábado. Estudantes desinteressados em participar do reforço e
das aulas de recomposição das aprendizagens. |
A escola, enfrenta uma
variedade de desafios, com relação a gestão dos recursos necessários para o
bom funcionamento das salas de aula. A necessidade de garantir tanto o
material de limpeza para manter um ambiente higiênico quanto o material
pedagógico para promover um ensino eficaz é constante. Enquanto os educadores
se esforçam para superar as dificuldades do ensino, a administração deve
garantir o fornecimento adequado de ambos os tipos de materiais, reconhecendo
sua importância igual na jornada educacional dos estudantes. |
|||
|
DESAFIOS NA ÁREA FÍSICA/ESTRUTURAL. |
|||
|
|
|||
OUTROS |
||||
|
||||
ASPECTOS
GERAIS OBSERVADOS:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________
__________________________
ARTICULADOR GESTOR DA
ESCOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário