Acompanhamento Urbis II 11 de Setembro de 2024

 

ACOMPANHAMENTO ESCOLAR – RELATÓRIO DE VISITAS

 

ESCOLA MUNICIPAL URBIS II

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DIRETOR: SANDRA MARA RIBEIRO DE ALMEIDA

COORDENADOR: CLEBSON EVANGELISTA CHAVES DATA: 11/09/2024

 

TÓPICOS DA PAUTA

ENCAMINHAMENTOS/

COMBINADOS

PRAZO

OBSERVAÇÃO

Tema da Pauta:

§ Agenda do coordenador e diretor da semana (planilha do que será trabalhado).

§ Reforço Escolar de Matemática.

§ Conselho de Classe Participativo.

§ Análise da devolutiva dos resultados das Avaliações Diagnósticas.

AC Coletivo para participação do Conselho de classe Participativo dia 12/09.

A Agenda do Coordenador e Diretor já foi entregue.

 

 

Dia 12/09 (Conselho Participativo)

 

· Agenda do Diretor e Coordenador segue em anexo a esse relatório.

§  Com relação ao reforço escolar ainda não há monitor para o componente de Matemática.

§ Em análise aos dados dos resultados das avaliações, os mais drásticos foram dos componentes de Língua Portuguesa (Produção Textual e gramática) e Matemática, esse ultimo obteve os piores resultados. Possíveis causas: Dificuldade de adaptação ao currículo, as habilidades de matemática muitas vezes são cumulativas, ou seja, depende de conhecimentos adquiridos em séries anteriores. Se os estudantes não tiverem uma base sólida, podem ter dificuldade em compreender objetos mais avançados, além disso, as aulas são pouco dinâmicas e lúdicas gerando falta de interesse dos estudantes, e, também os desmotivando, também foi observado a baixa frequência das aulas de geometria. Outro fato que desmotiva o estudante, é o fato de nunca conseguir resolver uma questão matemática, que também gera indisciplina. Sugestões de intervenção: Aulas mais dinâmicas e lúdicas: gamificação, uso de tecnologias educacionais, Matemática aplicada ao cotidiano, aulas com atividades colaborativas, incentivar o protagonismo do aluno, dividir problemas complexos em partes menores, geometria de forma prática e visual, uso de materiais manipuláveis, aulas ao ar livre e atividades práticas, aplicação de tecnologias 3D, aulas de reforço ou tutoria: Oferecer aulas de reforço específicas para geometria, com foco em conceitos que os alunos têm mais dificuldade, como uma maneira de aprofundar o objeto de conhecimento de forma mais personalizada. Monitoria entre pares: Avaliações formativas: Fazer avaliações diagnósticas mais frequentes e informais, em que o foco não seja apenas o resultado final, mas também o processo de aprendizagem. Isso diminui a pressão sobre os estudantes e ajuda a identificar as dificuldades no decorrer do processo.

 

LEVANTAMENTO DE DESAFIOS

DESAFIOS NA ÁREA PEDAGÓGICA

DESAFIOS NA ÁREA FINANCEIRA - PRESTAÇÃO DE CONTAS

Falta material pedagógico.

Dificuldade em encontrar professores para o aulão de Português no sábado. Estudantes desinteressados em participar do reforço e das aulas de recomposição das aprendizagens.

A escola, enfrenta uma variedade de desafios, com relação a gestão dos recursos necessários para o bom funcionamento das salas de aula. A necessidade de garantir tanto o material de limpeza para manter um ambiente higiênico quanto o material pedagógico para promover um ensino eficaz é constante. Enquanto os educadores se esforçam para superar as dificuldades do ensino, a administração deve garantir o fornecimento adequado de ambos os tipos de materiais, reconhecendo sua importância igual na jornada educacional dos estudantes.

 

 

 

DESAFIOS NA ÁREA FÍSICA/ESTRUTURAL.

 

 

OUTROS

 

 

ASPECTOS GERAIS OBSERVADOS:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________                                   _____________________________             __________________________

        ARTICULADOR                                   GESTOR DA ESCOLA 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário