8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! |
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Subtema: Por uma Matéria
mais sustentável |
Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Ligações
Químicas; Reações Químicas. |
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Ano: 9º Período: 26/08 a 06/09 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI02IT) Compreender as ligações químicas como resultantes das
interações eletrostáticas que associam átomos, íons e/ou moléculas, de forma
a dar maior estabilidade às substâncias. (EF09CI02) Comparar
quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo
a proporção entre as suas massas. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Identificar o
conceito de ligações químicas e os principais tipos (iônica, covalente e
metálica). Explicar porque os átomos se unem e como se formam as
substâncias químicas. Definir a regra do octeto, explicar o que é a valência
dos átomos e sua importância para o estudo das ligações químicas. Reconhecer,
descrever e caracterizar os modelos de ligações químicas, como ocorrem e que
tipos de compostos formam. Compreender o conceito de reação química.
Compreender a representação de uma reação química. Reconhecer as condições
fundamentais para a ocorrência de uma reação química. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 TEMA:
Ligações Químicas Etapa
01: Levantamento de conhecimentos prévios (10min) Iniciar a aula questionando os alunos se eles sabem
como se formam as substâncias químicas? Utilize exemplos práticos e cotidianos para
estimular o desenvolvimento de ideias na sala de aula sobre a composição dos
materiais. Você pode utilizar como exemplo o sal de cozinha e o açúcar para
apresentar as diferenças entre as propriedades e estruturas dos compostos
para que os alunos reflitam até chegar ao conceito de ligação química. Etapa
02: Para início de conversa(10min) Questione os alunos, o
que é uma ligação química? E porque existe uma ligação química? Em seguida explique a eles que
poucas substâncias na natureza são formadas por átomos isolados, como o gás
hélio. A maior parte dos materiais é formada pela combinação de átomos de
diferentes elementos químicos. Essa combinação se dá por meio das ligações
químicas, que fazem com que os átomos obtenham maior estabilidade. Explique
que a estabilidade ocorre quando os átomos adquirem configuração eletrônica
semelhante à dos gases nobres. Mencione que nesta aula
serão estudados três tipos de ligação química: a ligação iônica, que ocorre entre
átomos de elementos metálicos e não metálicos; a ligação covalente, que
ocorre entre átomos de elementos não metálicos; e a ligação metálica, que
ocorre entre átomos de elementos metálicos. Etapa
03: Sistematizando o conhecimento (20 min) Para explicar a ligação iônica, inicie usando o
exemplo do cloreto de sódio. Mostre para os alunos quais são as
propriedades das substâncias sódio e cloro. Em seguida, diga que o sódio
possui 1 elétron e o cloro possui 7 elétrons em suas camadas mais externas.
Para obedecer à regra do octeto, o átomo de sódio cede esse elétron para o
átomo de cloro, possibilitando a atração entre o cátion e o ânion, e,
consequentemente, formando o cloreto de sódio. Comparando as propriedades do
cloreto de sódio com as propriedades do sódio metálico e do cloro gasoso,
fica evidente que se trata de uma substância diferente, e não de uma mistura
entre elas. Para que os alunos assimilem o processo de formação da ligação iônica, mostre
mais alguns casos de formação de compostos, como o cloreto de cálcio e o
óxido de magnésio, por exemplo. Para explicar a formação das ligações
covalentes, com o auxílio da ilustração “Representação esquemática da ligação
covalente” do LIVRO DIDÁTICO A CONQUISTA CIÊNCIAS PÁGINA 46 e 47, mostre como
ocorre o compartilhamento dos elétrons. Lembre-se de mencionar que o
hidrogênio é uma exceção à regra do octeto, pelo fato de possuir apenas a
primeira camada eletrônica. Dê o exemplo das ligações covalentes na molécula
da água para mostrar a estabilização do átomo de hidrogênio com dois
elétrons. Explique aos alunos que a formação das ligações metálicas não
envolve a regra do octeto, mostre como os elétrons livres podem ser
associados à condutibilidade elétrica dos materiais metálicos. Utilize
os vídeos a seguir como um material de
apoio: (o segundo tá bem explicativo) Ligações
químicas: tipos e características
Ligações Químicas - Brasil
Escola https://www.youtube.com/watch?v=FDnxddw0P1g https://www.youtube.com/watch?v=UjXlHX3EEi0
Utilizar
também slides disponíveis por WhatsApp. Etapa
04: Fixando aprendizagem (10 min) Responder a atividade da página 47 do livro didático
em seguida fazer a correção. AULA 02 TEMA:
Ligações químicas Etapa
05: Aprofundando no tema (20min) Esclareça um pouco mais sobre as ligações iônicas,
covalentes, camada de valência, íons e distribuição eletrônica, uma espécie
de aulão para revisar todos esses objetos de conhecimento. Etapa
06: Verificando a aprendizagem (20 min) ATIVIDADE 1.
Observe os íons Na + e Cl -. a)
Qual deles é um cátion? Justifique.
_________________________________________________________________________ b)
Qual deles é um ânion? Justifique. _________________________________________________________________________ 2. Considere
as seguintes substâncias: CaO, Na3N e Al2O3.
Consulte a tabela
periódica que você recebeu no material anterior. a) Qual é o tipo de ligação estabelecida entre os
átomos que compõem cada uma? Justifique: _____________________________________________________________________________________ 3.
Explique o que acontece com átomos, para adquirir estabilidade, que têm: a)
mais de 4 elétrons na última camada; ___________________________________ b)
de 1 a 3 elétrons na última camada. _____________________________________ 4.
Separe os átomos abaixo por classificação de valência, separando-os em
grupos: monovalentes, bivalentes e trivalentes. Na + ; Ca 2+;
B 3+; N3-; Zn 2+; S 2-; I -;
Cl -; Mg 2+; B 3+; Al 3+ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4.1
Separe os íons acima em cátions e ânions. _____________________________________________________________________________________
5. Consulte a tabela periódica para
representar por esquemas a união entre os átomos de: • alumínio (Al) e oxigênio (O); • sódio (Na) e bromo (Br); • cálcio (Ca) e cloro (Cl); • cloro (Cl) e flúor (F); • zinco (Zn) e Fósforo(P); 6. Classifique em covalentes ou
eletrovalentes as ligações químicas dos compostos abaixo (descubra antes,
observando na tabela, se os elementos combinados são metais ou não-metais). a)
Br2: __________________________ d) H2O:
______________________________ b)CoAs:
_________________________ e) H2Te:
_______________________________ c)MoI:
__________________________ f) Mn3P2:
_______________________________ Etapa
07: Correção da Atividade (10 min) Momento para revisão e
aperfeiçoar a aprendizagem. AULA 03 TEMA:
As Fórmulas Etapa
08: Aula Expositiva (30 min) Utilizar o material disponível
no link a seguir https://brasilescola.uol.com.br/quimica/formulas-para-representar-as-ligacoes-ionicas.htm
como suporte para explicar sobre as fórmulas iônicas e moleculares, poderá
também usar o vídeo abaixo, porém, é necessário filtrar algumas informações,
trabalhe de modo mais simples, menos complexo. https://www.youtube.com/watch?v=UjXlHX3EEi0 Etapa 09: Mão na
massa I (20 min) Construir
as fórmulas utilizando bolas de isopor, ou massa de modelar de diferentes
tamanhos e de cores variadas para representar os elementos. Proponha a
construção de diversas moléculas utilizando as bolas de isopor e palitos de
dente, utilize modelos fáceis, representando as fórmulas estruturais. Utilize
o vídeo como suporte, disponível no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=UjXlHX3EEi0
. Para
acompanhar a aprendizagem pode ser realizado por meio das respostas
elaboradas pelos alunos ao longo da aula. AULA 04 TEMA:
Fórmulas II Etapa
10: Verificação da Aprendizagem (30 min) Passe a atividade
abaixo na lousa. Solicite aos estudantes que registrem no caderno e
respondam. 1. Consulte a tabela periódica para representar por esquemas as substâncias
abaixo, em seguida diga qual o tipo de ligação e finalmente escreva as
fórmulas aplicando as regras estudadas:
• Cloreto de
Magnésio ; • Oxigênio; • Cloreto de
Sódio; • Nitrogênio; • Fluoreto de
Magnésio; 2. A fórmula do
composto formado, quando átomos do elemento genérico M, que formam cátions
trivalentes, ligam-se com átomos do elemento Y, pertencente à família dos
calcogênios, é: a) M3Y2.
b) M2Y3.
c) MY3. d) M3Y. e) M2Y. Etapa
11: Correção da Atividade (20 min) Faça a correção na
lousa, aproveite esse momento pra revisar o objeto de conhecimento estudado. AULA 05 TEMA:
Reações Químicas Etapa
12: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Levante os
conhecimentos prévios dos estudantes utilizando as questões
problematizadoras, a seguir: De onde vem a ferrugem?
Como são feitos os comprimidos? Acolha as respostas, não se preocupe com
acertos nesse momento. Você sabia que quando vamos esquenta a água do café da
manhã estamos realizando uma reação química? O gás do fogão reage como
oxigênio do ar para produzir o calor que utilizamos para cozinhar os
alimentos. Etapa
13: Constatações (10 min) Leve um comprimido
efervescente para sala de aula, coloque na água, peça aos estudantes que
anotem os ingredientes e o que aconteceu quando colocou o comprimido em
contato com a água. Etapa
14: Aprofundando no Tema (20 min) Discorra sobre reações
químicas com base no experimento realizado na etapa 09, utilize como suporte
as páginas 48 e 49 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano. Após as
devidas explicações, peça aos estudantes para identificarem os reagentes e
produtos no experimento. Etapa
15: Verificação da aprendizagem (10 min) Solicite aos estudantes
que façam a atividade da página 49 do livro didático, em seguida faça a
correção. AULA 06 TEMA:
Química Benevolente e Malevolente Etapa
16: Leitura, Interpretação e Debate (30 min) Divida a turma em dois
grupos, disponibilize alguns minutos para que os grupos leiam os textos “[…]
Robert Oppenheimer, o ‘pai da bomba atômica”, páginas 52 e 53 do livro
didático, e, “Antoine Lavoisier”, páginas 58 e 59. Escolha estudantes e
pergunte o que entenderam das leituras. Chame outros para complementar as
respostas dos colegas. Essa dinâmica ajuda na compreensão do texto. A
intenção dessa atividade é mostrar que nem toda descoberta científica é usada
em benefício da humanidade. A bomba atômica, por exemplo, foi responsável por
tirar a vida de milhares de pessoas e prejudicar outras tantas. Discuta esse
trágico e vergonhoso acontecimento dessa reação nuclear, e, faça também
observações a cerca do texto de Lavoisier, relacionando as posturas desses
cientistas, como um pequeno debate. Em seguida peça aos estudantes para
responderem as atividades interpretativas das páginas 53 e 59 do livro
didático A Conquista Ciência 9º ano. Professor,
leia as orientações didáticas. Etapa
17: Correção da Atividade (20 min) Essa etapa é
destinada também para revisar e sanar dúvidas apresentadas. Observação: Poderá
realizar outros experimentos que demonstrem reações químicas. RECOMPOSIÇÃO
DAS APRENDIZAGENS Sugestões
de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens: Para recompor as
aprendizagens dos estudantes do 9º Ano em Ciências, é importante adotar uma
metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está
um plano geral que pode ajudar:
Revisão
e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos
Aprendizagem
Ativa
Ensino
Diferenciado
Envolvimento
da Família
Uso
de Tecnologias Educacionais
Essa metodologia busca garantir
que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e
engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares. OUTRAS ATIVIDADES: Caça
palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó, entre outros), atividades
de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases
relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com
tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros,
atividades interativas, mapas conceituais e mentais, linhas do tempo. Elaboração:
Nilsilane |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( )
Outros:______________________ |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (47, 49, 53, 59)
( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( )
Debate; (X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; ( )Outros:___________________________________ |
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