8ª SD 9º ano 2024

 

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta:  Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema: Por uma Matéria mais sustentável

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Ligações Químicas; Reações Químicas.

     Ano:                                          Período: 26/08 a 06/09                          Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI02IT) Compreender as ligações químicas como resultantes das interações eletrostáticas que associam átomos, íons e/ou moléculas, de forma a dar maior estabilidade às substâncias.  (EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar o conceito de ligações químicas e os principais tipos (iônica, covalente e metálica).  Explicar porque os átomos se unem e como se formam as substâncias químicas. Definir a regra do octeto, explicar o que é a valência dos átomos e sua importância para o estudo das ligações químicas. Reconhecer, descrever e caracterizar os modelos de ligações químicas, como ocorrem e que tipos de compostos formam. Compreender o conceito de reação química. Compreender a representação de uma reação química. Reconhecer as condições fundamentais para a ocorrência de uma reação química.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: Ligações Químicas

 

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Iniciar a aula questionando os alunos se eles sabem como se formam as substâncias químicas?

Utilize exemplos práticos e cotidianos para estimular o desenvolvimento de ideias na sala de aula sobre a composição dos materiais. Você pode utilizar como exemplo o sal de cozinha e o açúcar para apresentar as diferenças entre as propriedades e estruturas dos compostos para que os alunos reflitam até chegar ao conceito de ligação química.

 

Etapa 02: Para início de conversa(10min)

Questione os alunos, o que é uma ligação química? E porque existe uma ligação química? Em seguida

explique a eles que poucas substâncias na natureza são formadas por átomos isolados, como o gás hélio. A maior parte dos materiais é formada pela combinação de átomos de diferentes elementos químicos. Essa combinação se dá por meio das ligações químicas, que fazem com que os átomos obtenham maior estabilidade. Explique que a estabilidade ocorre quando os átomos adquirem configuração eletrônica semelhante à dos gases nobres.

Mencione que nesta aula serão estudados três tipos de ligação química: a ligação iônica, que ocorre entre átomos de elementos metálicos e não metálicos; a ligação covalente, que ocorre entre átomos de elementos não metálicos; e a ligação metálica, que ocorre entre átomos de elementos metálicos.

 

Etapa 03: Sistematizando o conhecimento (20 min)

Para explicar a ligação iônica, inicie usando o exemplo do cloreto de sódio. Mostre para os alunos

quais são as propriedades das substâncias sódio e cloro. Em seguida, diga que o sódio possui 1 elétron e o cloro possui 7 elétrons em suas camadas mais externas. Para obedecer à regra do octeto, o átomo de sódio cede esse elétron para o átomo de cloro, possibilitando a atração entre o cátion e o ânion, e, consequentemente, formando o cloreto de sódio. Comparando as propriedades do cloreto de sódio com as propriedades do sódio metálico e do cloro gasoso, fica evidente que se trata de uma substância diferente, e não de uma mistura entre elas. Para que os alunos assimilem o processo de formação da

ligação iônica, mostre mais alguns casos de formação de compostos, como o cloreto de cálcio e o óxido de magnésio, por exemplo. Para explicar a formação das ligações covalentes, com o auxílio da ilustração “Representação esquemática da ligação covalente” do LIVRO DIDÁTICO A CONQUISTA CIÊNCIAS PÁGINA 46 e 47, mostre como ocorre o compartilhamento dos elétrons. Lembre-se de mencionar que o hidrogênio é uma exceção à regra do octeto, pelo fato de possuir apenas a primeira camada eletrônica. Dê o exemplo das ligações covalentes na molécula da água para mostrar a estabilização do átomo de hidrogênio com dois elétrons. Explique aos alunos que a formação das ligações metálicas não envolve a regra do octeto, mostre como os elétrons livres podem ser associados à condutibilidade elétrica dos materiais metálicos.

Utilize os vídeos  a seguir como um material de apoio: (o segundo tá bem explicativo)

Ligações químicas: tipos e características  Ligações Químicas - Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=FDnxddw0P1g     

https://www.youtube.com/watch?v=UjXlHX3EEi0

Utilizar também slides disponíveis por WhatsApp.

 

Etapa 04: Fixando aprendizagem (10 min)

Responder a atividade da página 47 do livro didático em seguida fazer a correção.

AULA 02

TEMA: Ligações químicas

 

Etapa 05: Aprofundando no tema (20min)

Esclareça um pouco mais sobre as ligações iônicas, covalentes, camada de valência, íons e distribuição eletrônica, uma espécie de aulão para revisar todos esses objetos de conhecimento.

 

Etapa 06: Verificando a aprendizagem (20 min)

 

ATIVIDADE

1. Observe os íons Na + e Cl -.

a) Qual deles é um cátion? Justifique. _________________________________________________________________________

b) Qual deles é um ânion? Justifique.

_________________________________________________________________________

2. Considere as seguintes substâncias: CaO, Na3N e Al2O3. Consulte a tabela periódica que você recebeu no material anterior.

a) Qual é o tipo de ligação estabelecida entre os átomos que compõem cada uma? Justifique:

_____________________________________________________________________________________       

3. Explique o que acontece com átomos, para adquirir estabilidade, que têm:

a) mais de 4 elétrons na última camada; ___________________________________

b) de 1 a 3 elétrons na última camada. _____________________________________

4. Separe os átomos abaixo por classificação de valência, separando-os em grupos: monovalentes, bivalentes e trivalentes. Na + ; Ca 2+; B 3+; N3-; Zn 2+; S 2-; I -; Cl -; Mg 2+; B 3+; Al 3+ 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.1 Separe os íons acima em cátions e ânions.

_____________________________________________________________________________________

5. Consulte a tabela periódica para representar por esquemas a união entre os átomos de:

• alumínio (Al) e oxigênio (O);

• sódio (Na) e bromo (Br);

• cálcio (Ca) e cloro (Cl);

• cloro (Cl) e flúor (F);

• zinco (Zn) e Fósforo(P);

6. Classifique em covalentes ou eletrovalentes as ligações químicas dos compostos abaixo (descubra antes, observando na tabela, se os elementos combinados são metais ou não-metais).

a) Br2: __________________________       d) H2O: ______________________________

b)CoAs: _________________________       e) H2Te: _______________________________

c)MoI: __________________________      f) Mn3P2: _______________________________

 

Etapa 07: Correção da Atividade (10 min)

Momento para revisão e aperfeiçoar a aprendizagem.

 

AULA 03

 

TEMA: As Fórmulas

 

Etapa 08: Aula Expositiva (30 min)

Utilizar o material disponível no link a seguir https://brasilescola.uol.com.br/quimica/formulas-para-representar-as-ligacoes-ionicas.htm como suporte para explicar sobre as fórmulas iônicas e moleculares, poderá também usar o vídeo abaixo, porém, é necessário filtrar algumas informações, trabalhe de modo mais simples, menos complexo.

https://www.youtube.com/watch?v=UjXlHX3EEi0

 

Etapa 09: Mão na massa I (20 min)

Construir as fórmulas utilizando bolas de isopor, ou massa de modelar de diferentes tamanhos e de cores variadas para representar os elementos. Proponha a construção de diversas moléculas utilizando as bolas de isopor e palitos de dente, utilize modelos fáceis, representando as fórmulas estruturais. Utilize o vídeo como suporte, disponível no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=UjXlHX3EEi0 .

Para acompanhar a aprendizagem pode ser realizado por meio das respostas elaboradas pelos alunos ao longo da aula.

 

AULA 04

 

TEMA: Fórmulas II

 

Etapa 10: Verificação da Aprendizagem (30 min)

Passe a atividade abaixo na lousa. Solicite aos estudantes que registrem no caderno e respondam.

1.      Consulte a tabela periódica para representar por esquemas as substâncias abaixo, em seguida diga qual o tipo de ligação e finalmente escreva as fórmulas aplicando as regras estudadas: 

• Cloreto de Magnésio ;

• Oxigênio;

• Cloreto de Sódio;

• Nitrogênio;

• Fluoreto de Magnésio;

2. A fórmula do composto formado, quando átomos do elemento genérico M, que formam cátions trivalentes, ligam-se com átomos do elemento Y, pertencente à família dos calcogênios, é:

a) M3Y2.             b) M2Y3.                 c) MY3.                  d) M3Y.                        e) M2Y.

 

Etapa 11: Correção da Atividade (20 min)

Faça a correção na lousa, aproveite esse momento pra revisar o objeto de conhecimento estudado.

 

AULA 05

 

TEMA: Reações Químicas

 

Etapa 12: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Levante os conhecimentos prévios dos estudantes utilizando as questões problematizadoras, a seguir:

De onde vem a ferrugem? Como são feitos os comprimidos? Acolha as respostas, não se preocupe com acertos nesse momento. Você sabia que quando vamos esquenta a água do café da manhã estamos realizando uma reação química? O gás do fogão reage como oxigênio do ar para produzir o calor que utilizamos para cozinhar os alimentos.

 

Etapa 13: Constatações (10 min)

Leve um comprimido efervescente para sala de aula, coloque na água, peça aos estudantes que anotem os ingredientes e o que aconteceu quando colocou o comprimido em contato com a água.

 

Etapa 14: Aprofundando no Tema (20 min)

Discorra sobre reações químicas com base no experimento realizado na etapa 09, utilize como suporte as páginas 48 e 49 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano. Após as devidas explicações, peça aos estudantes para identificarem os reagentes e produtos no experimento.

 

Etapa 15: Verificação da aprendizagem (10 min)

Solicite aos estudantes que façam a atividade da página 49 do livro didático, em seguida faça a correção.

 

AULA 06

TEMA: Química Benevolente e Malevolente

 

Etapa 16: Leitura, Interpretação e Debate (30 min)

Divida a turma em dois grupos, disponibilize alguns minutos para que os grupos leiam os textos “[…] Robert Oppenheimer, o ‘pai da bomba atômica”, páginas 52 e 53 do livro didático, e, “Antoine Lavoisier”, páginas 58 e 59. Escolha estudantes e pergunte o que entenderam das leituras. Chame outros para complementar as respostas dos colegas. Essa dinâmica ajuda na compreensão do texto. A intenção dessa atividade é mostrar que nem toda descoberta científica é usada em benefício da humanidade. A bomba atômica, por exemplo, foi responsável por tirar a vida de milhares de pessoas e prejudicar outras tantas. Discuta esse trágico e vergonhoso acontecimento dessa reação nuclear, e, faça também observações a cerca do texto de Lavoisier, relacionando as posturas desses cientistas, como um pequeno debate. Em seguida peça aos estudantes para responderem as atividades interpretativas das páginas 53 e 59 do livro didático A Conquista Ciência 9º ano.

 

Professor, leia as orientações didáticas.

 

Etapa 17: Correção da Atividade (20 min)

Essa etapa é destinada também para revisar e sanar dúvidas apresentadas.

 

 

Observação: Poderá realizar outros experimentos que demonstrem reações químicas.

 

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS

 

Sugestões de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens:

Para recompor as aprendizagens dos estudantes do 9º Ano em Ciências, é importante adotar uma metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está um plano geral que pode ajudar:

  • Autoavaliação: Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e o que ainda têm dificuldades. Isso os ajudará a tomar consciência de suas necessidades.

Revisão e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos

  • Aulas Revisão: Baseado no diagnóstico, planeje aulas focadas na revisão dos conceitos chave que precisam ser retomados. Use exemplos práticos e conecte o conteúdo à vida cotidiana dos alunos para maior engajamento.
  • Atividades Práticas: Realize experimentos e atividades práticas que reforcem o conteúdo. Isso facilita a compreensão e retenção dos conceitos.

Aprendizagem Ativa

  • Projetos Interdisciplinares: Promova projetos que envolvam outros componentes e que sejam contextualizados na realidade dos alunos. Por exemplo, um projeto sobre "A importância da água" pode envolver ciências, geografia, e matemática.
  • Gamificação: Utilize jogos educativos para tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e motivador.

Ensino Diferenciado

  • Grupos de Apoio: Organize grupos de estudantes com necessidades similares para atividades de reforço. Utilize métodos diferentes para os alunos que têm mais dificuldade, como o ensino em pequenos grupos.
  • Recursos Diversificados: Disponibilize recursos variados, como vídeos, podcasts, infográficos e plataformas digitais que permitam a revisão do conteúdo em diferentes formatos.

Envolvimento da Família

  • Comunicação com os Pais: Mantenha os pais informados sobre o progresso dos alunos e ofereça sugestões de como podem apoiar a aprendizagem em casa.
  • Oficinas para Pais: Realize oficinas ou reuniões para orientar os pais sobre como podem ajudar seus filhos a recuperar as aprendizagens.

Uso de Tecnologias Educacionais

  • Plataformas Online: Utilize plataformas de aprendizagem online para disponibilizar conteúdos e atividades complementares que os alunos possam acessar fora do horário escolar.
  • Apps Educativos: Sugira aplicativos educativos que reforcem o conteúdo de forma lúdica.
  • Incentivo à Curiosidade Científica: Estimule os alunos a fazerem perguntas e buscarem respostas, incentivando a curiosidade científica.
  • Recompensas e Reconhecimento: Estabeleça um sistema de recompensas por conquistas e progresso, para manter os estudantes motivados.
  • Reflexão e Ajustes: Reflita sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado no processo para futuras intervenções.

Essa metodologia busca garantir que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares.

OUTRAS ATIVIDADES: Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros, atividades interativas, mapas conceituais e mentais, linhas do tempo.

 

Elaboração: Nilsilane

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:______________________

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (47, 49, 53, 59)  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;   (X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;  (   )Outros:___________________________________

 

 

 

 

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