9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA
- CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Territorialidade,
identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da
Bahia. |
|
Subtema: Problemas Ambientais em Itamaraju
gerados pela exploração dos Recursos naturais. |
Unidades Temáticas: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: As grandes plantações de
eucalipto no extremo sul baiano; A
compactação do solo ocasionada pela agropecuária, a caça predatória não
subsistencial; Retirada da cobertura ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e
extrativismo de areia. 0 papel dos indígenas no equilibrio de biomas e
ecossistemas brasileiros |
|
Ano: 9º Período: 20/11 a 01/12 Nº de Aulas: |
|
HABILIDADES |
|
(EF09CI08IT) Identificar e analisar como as
grandes plantações de eucalipto no extremo sul baiano, a compactação do solo
ocasionada pela agropecuária, a caça predatória não subsistencial, retirada
da cobertura ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e extrativismo de areia,
configuram problemas ambientais. (EF09CI04BA)
Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do
espaço pelo ser humano. (EF09CI09IT)
Investigar o modo de vida, costumes e ensinamentos dos povos originários e
tradicionais de Itamaraju que possibilitam a conservação da natureza, o
tratamento de doenças a partir das plantas da floresta, o uso sustentável de
recursos naturais, e, entender como os indígenas colaboram com o equilíbrio
de biomas e ecossistemas brasileiros. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Conhecer as características da
monocultura, e identificar as consequências do solo e do meio ambiente para
compreender como a degradação afeta as comunidades tradicionais. Entender as
consequências da caça predatória nas cadeias e teias alimentares. Discutir e
perceber quais práticas colaboram para a compactação do solo e quais
prejuízos causam ao meio ambiente. Perceber a importância do desenvolvimento
sustentável, bem como, adotar medidas sustentáveis para não afetar as
gerações futuras. Relacionar as boas atitudes de consumo consciente para
minimizar impactos como escassez de recursos naturais, de alguns produtos,
bem como um aumento de preço em decorrência dessa redução. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||||||||||||
AULA 01 TEMA: PROBLEMAS AMBIENTAIS EM
ITAMARAJU Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (15 min) Comece questionando aos alunos o que são problemas
ambientais? Na nossa cidade tem problemas ambientais? Quais?” Você pode ir
registrando a fala dos alunos no quadro formando um mapa mental, conectando
os problemas ambientais que eles forem elencando. Peça que os alunos
discorram sobre esses problemas citados, como causas e consequências, assim
você pode aproveitar esse momento para analisar quão integrados os alunos
estão com o tema. Etapa 02: Questão
Disparadora (10 min) Questione os estudantes sobre a planta eucalipto, por que
ela é plantada e qual é a utilidade dela na indústria, se ela causa algum
problema ambiental, qual? Acolha as respostas. Etapa 03:
Pesquisa Dirigida (25 min) Se tiver a possibilidade de uso do celular pelos alunos,
peçam que eles façam uma pesquisa sobre a monocultura de eucalipto
respondendo às seguintes perguntas no caderno:
Se
não houver a possibilidade do uso do celular em sala de aula, você pode usar
o seguinte texto: EUCALIPTO, QUE PLANTA É ESSA? Disponível no link abaixo. https://docs.google.com/document/d/1aMnEyjij0RDJiCHHIrsX8-jFr9qkjcjBdQY5M6m7Xiw/edit?usp=sharing
. Fazer uma leitura para os estudantes ou proponha uma leitura compartilhada.
O interessante é que eles consigam construir uma opinião sobre o assunto
abordado. AULA 02 TEMA: EUCALIPTO
EM ITAMARAJU Etapa 04:
De olho na Lei (15min) Apresente a Lei de número 583/2001 do município de
Itamaraju disponível no link: http://camaradeitamaraju.ba.gov.br/arquivos/publicacoes/59c06747bc8d7_leimunicipal5832001.pdf
e explique porque que não temos uma área tão abrangente de plantação,
questione os alunos o que pensam a respeito dessa Lei. Etapa 05:Mão
na Massa (15min) Em seguida, solicite que construam a tabela abaixo no
caderno.
Etapa
06: Debate (20 min) Retome as questões do caderno e finalize a aula com a
socialização das respostas dos alunos. Nesse momento é importante que os
alunos consigam entender que uma monocultura não é a mesma coisa que uma
floresta, que a monocultura de eucalipto pode gerar uma série de problemas
ambientais, que o Extremo Sul da Bahia é muito atingido por essa produção e
que nosso município tem uma lei que limita a quantidade de plantação. Links
para consulta: Impactos Ambientais dos Eucaliptos, artigo de Roberto
Naime, BA – Itamaraju, um município encurralado pelo plantio de
eucalipto das Empresas SUZANO e STORA ENSO, Vista do TRÊS DÉCADAS DE EUCALIPTO NO EXTREMO SUL DA
BAHIA. AULA 03 Tema:
Caça predatória Etapa 06:
Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min) Professor, inicie a aula fazendo um levantamento de
conhecimentos prévios dos alunos. Nesse momento o professor deve fazer
acolhida das respostas dos alunos sem alarde para o que eles possam relatar.
A caça predatória em nossa região existe e é frequente, e pode estar
associada à sobrevivência para determinadas famílias, de maneira a
suplementar dietas pobres. Para sondar o quão integrados ao assunto, faça proposições
como: Você já consumiu alguma carne de caça? Você acha que é comum as pessoas
consumirem caça na nossa região? Você acha que o consumo de carne de caça
pode estar associado à questões culturais? Você acredita que a captura de
animais pode gerar algum problema ambiental? Qual seria o interesse maior que
motivaria caçadores? O professor pode fazer a leitura da reportagem que
destaca a prisão de uma pessoa por caça ilegal disponível a seguir: https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2021/04/12/homem-e-preso-por-caca-predatoria-com-quatro-animais-silvestres-em-marlieria.ghtml aproveitar a reportagem para
sondar a capacidade de interpretação dos alunos e verificar se eles sabiam
dessa proibição de caça silvestre no Brasil, se eles consideram justa a
aplicação de multas como essas e se elas seriam suficientes para desestimular
os praticantes. Etapa
07: Aprofundando no tema (30 min) O professor nesse momento deve explicar aos alunos o que é
caça predatória (ou furtiva), e elucidar que no Brasil é permitida
apenas a caça sanitária e profilática de animais considerados nocivos à fauna
e flora brasileira, como método de controle e manejo (nesse exemplo citar o
controle de caramujos africanos, javalis no Cerrado ou de jaqueiras em
reservas de Proteção Ambientais). Apresente a Lei de Proteção à Fauna
(Lei 5.197/67) https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91706/codigo-de-caca-lei-5197-67
e o contexto histórico que permitiram seu desenvolvimento na chamada “Época
da Fantasia” (o professor por obter maiores informações consultando o
documento: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-efeitos-danosos-da-caca-ilegal/
). Reforce a importância do desenvolvimento da Lei dos Crimes Ambientais Contra a fauna (arts. 29 a 37)
de 1998. E para fechar, apresente aos alunos Sugestão: O professor pode também nesse momento dividir a sala em grupos e
promover um debate sobre os textos disponíveis nos links. AULA 04 TEMA:
RETIRADA DA COBERTURA CILIAR E EXTRAÇÃO DE AREIA Etapa 08: Levantamento
de conhecimentos prévios (10 min) Levantar os conhecimentos prévios dos alunos a partir do
questionamento abaixo. Não se preocupe em corrigir as contribuições dos
alunos, apenas acolha-as e as utilize para direcionar sua aula Você sabe como as nascentes são preservadas? Por
que os nossos cílios são importantes? Qual sua função? Provavelmente
os alunos responderão que os cílios servem para proteger os olhos. Mas
proteger de que forma? Estimule-os a pensar sobre a proteção contra
a entrada de corpos estranhos como cisco de poeira, sobre o auxílio na
limpeza e na lubrificação etc.
Pergunte se há algo em comum entre o olho e o rio representado. É
provável que os alunos relacionem as duas frases em destaque, então aproveite
para perguntar onde estão as matas ciliares e para que servem. Faça
uma relação entre os cílios dos nossos olhos e as matas ciliares, explicando
aos alunos que, assim como os nossos cílios protegem os nossos olhos, as
matas presentes no entorno dos rios também servem para protegê-los. Essas
matas preservam os rios de assoreamento, ajudam na filtragem de resíduos
químicos evitando a poluição do curso d’água, conserva o solo, formam
corredores de biodiversidade, ajudam no equilíbrio do clima e na harmonia da
paisagem. No momento da expansão urbana ou agrícola, a importância da
vegetação, em especial a vegetação nativa, não é valorizada. Devemos reforçar
que a vegetação protege o solo do impacto das chuvas, mantêm os nutrientes do
solo e recupera solo degradado diminuindo o risco de erosão. Enriqueça
a aula com informações sobre a existência do rio Jucuruçu. Veja se o rio é
preservado ou está poluído, converse sobre a sua importância na região. Etapa 09: De
olho nos Fatos
(10 min) Mostre aos alunos algumas fotos do rio do Ouro quando a
degradação da mata ciliar de seu entorno estava deveras crítica (Consultar o
seguinte link: https://articulandooconhecimento.blogspot.com/search?q=Visita+ao+Rio+do+Ouro
e https://articulandooconhecimento.blogspot.com/2016/05/
). Mostre também fotos atuais, com uma cobertura vegetal pouco
melhorada. Pergunte se eles reconhecem
o rio, se perceberam alguma diferença entre as fotos. Possivelmente os alunos
indicarão a mata, e nesse momento, questione-os se sabem o que é mata ciliar,
se ela teria alguma importância para o curso do rio. Na oportunidade, mostre fotos do rio Jucuruçu. Questione
os alunos se eles já viram pessoas extraindo areia do rio, qual seria a
destinação desse material e se isso pode acarretar algum problema. Etapa 10:
Aprofundando no tema (15 min) Apresente aos alunos os termos “mata ciliar”,
“derrocagem”, “erosão”, “assoreamento” faça associação deles com distúrbios
ambientais, como a infestação de insetos e abandono de fauna colonizadora.
Informar aos alunos que a
extração ilegal de areia pode configurar dois tipos diferentes de crimes: o
do artigo 2º da Lei 8.176/91 e o do artigo 55 da Lei 9.605/98. No primeiro caso (lei
que define os crimes contra a ordem econômica), trata-se do crime de
usurpação de bem pertencente à União e a pena prevista é de um a cinco anos
de detenção. Já a lei ambiental prevê pena de seis meses a um ano para quem
extrair recursos minerais sem a devida autorização ou licença. A areia é um
recurso mineral pertencente à União e sua extração geralmente ocorre em
locais próximos a fundo de vales e dos rios, coincidindo muitas vezes com as
matas ciliares, consideradas áreas de preservação permanente (APP). Cabe à
União, mediante autorizações, conceder a terceiros o direito de minerar, com
a previsão expressa das medidas compensatórias dos danos causados ao meio
ambiente. Talvez os alunos se perguntem porquê, apesar de ser aberta à
visualização, não existe interrupção dessa atividade aqui na nossa
cidade. Como recurso, o professor pode
apresentar as informações contidas na reportagem disponível em https://grupoqualityambiental.com.br/2020/07/31/extracao-ilegal-de-areia-no-rio-de-janeiro-um-crime-facil-e-super-lucrativo/
Etapa 11:
Mão na massa (15 min) Solicitar aos estudantes que produzam no caderno um mapa conceitual
ilustrado sobre “mata ciliar”, “derrocagem”, “erosão”, “assoreamento” fazendo
associação deles com distúrbios ambientais, como a infestação de insetos e
abandono de fauna colonizadora. . Sugestão: Realizar uma visita ao Rio
Jucuruçu ou ao Rio do Ouro para expandir o conhecimento. AULA 05 TEMA: PROBLEMAS AMBIENTAIS/ POSSÍVEIS SOLUÇÕES Etapa 12:
Aprofundando no tema (20 min) Inicia-se a aula com uma conversa com os alunos sobre o
tema Desenvolvimento Sustentável objetivando sondar o que eles já conhecem
sobre o assunto. Após a conversa proceder a leitura do texto “O que é Desenvolvimento Sustentável?”.
A aula tem por objetivo esclarecer ao aluno o que é
desenvolvimento sustentável, o que é preciso para que ele efetivamente ocorra
e quem são os responsáveis por isso. link do
texto: O que é Desenvolvimento Sustentável.pdf Etapa 13: Verificando
a Aprendizagem (30min) Para verificar a aprendizagem solicite aos estudantes que
elaborem frases com medidas e ações que eles possam desenvolver no seu
cotidiano para minimizar esses problemas e impactos ambientais. AULA 06 TEMA: Plantas nativa e medicinais Etapa 14: levantamento de
conhecimentos (10 min) Apresente o título da aula conforme indicado
no tema e levante os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema. Os
termos “plantas nativas e medicinais” trazem à mente da turma alguma relação?
Pergunte ainda se as famílias cultivam alguma espécie vegetal em casa, se sim
quais? quais plantas podem ser
avistadas na região da escola, quais já viram, conhecem e quais nunca tiveram
contato algum. Obs: O professor poderá citar algumas
espécies de plantas, levar a própria planta ou imagens e, se necessário,
registre alguns nomes no quadro para retomada na sistematização do conteúdo. Etapa
15: Aprofundando no tema (20 min) Apresente o bilhete em slide ou
apenas leve o modelo para sala Narre
aos alunos o episódio de Murilo, que estava doente e recebeu uma receita de
chá de boldo para melhorar. Apresente o slide, a fim de que a turma acompanhe
a leitura do bilhete, mas, caso não haja projetor, faça um bilhete como o que
o personagem encontrou na geladeira, para que os alunos se envolvam no enredo
e pareça uma história real. Passe o bilhete entre eles e deixe que peguem na
mão e leiam também. Em seguida, promova alguns questionamentos, como: "o
que será que Murilo estava sentindo? Como chegaram a essa conclusão? Alguém
já tomou um chá para melhorar a saúde? De onde vem essas plantas? São remédios?"
O objetivo nesse momento é instigar a curiosidade dos alunos para que queiram
descobrir mais sobre o tema das plantas consideradas medicinais. O
professor poderá fazer uso do link abaixo para enriquecer o conteúdo. https://saude.abril.com.br/bem-estar/conheca-e-saiba-usar-37-plantas-medicinais/
Etapa 16:
Praticando (15 min) Colocar o conceito no quadro para que os alunos
transcrevam para o caderno Etapa 17:
Mão na massa (5 min) Atividade de pesquisa. Pesquisar plantas nativas
medicinais e fazer anotação no caderno Nome popular da planta, para que serve, como se usa e
ilustrar.. Escolher uma que usou e trazer para apresentar a turma. AULA EXTRA TEMA: LEI ORGÂNICA MUNICIPAL DE
ITAMARAJU-BA Etapa 18:
Aprofundando no tema (10 min) Inicia-se a aula com uma conversa com os alunos sobre o
tema Lei Orgânica Municipal de Itamaraju-BA. A aula tem por objetivo
esclarecer ao aluno o que são as leis orgânicas de um município, o que é preciso para que ela
efetivamente ocorra. Etapa
19: Aula expositiva e dialogada (15 min) Importância
da Lei Orgânica Municipal de Itamaraju-BA Enriqueça a aula
apresentando as informações sobre a existência do CAPÍTULO V da
Lei
Orgânica Municipal falando da sua
importância e apresentando os artigos 213 a 223. São objetivos
fundamentais dos cidadãos deste Município e de seus representantes integra a união indissolúvel da
república federativa do brasil e tem como fundamentos: I- a autonomia; II- a cidadania; III- a dignidade da pessoa
humana; IV- os valores sociais do
trabalho e de livre iniciativa; V- o pluralismo político. Link
da lei Orgânica Municipal de Itamaraju BA. https://drive.google.com/file/d/1P1M1THwgJQ8xG69GdAAJeIXZ5bTt7VfZ/view?usp=sharing Etapa
20: Apresentação em Slides Powerpoint para a aula (25 min) - Lei Orgânica Municipal de Itamaraju-BA. https://docs.google.com/presentation/d/1OgA1qlf1zUnqvY6dLWw7ovh4ibA1zZhs/edit?usp=sharing&ouid=113010374866435938931&rtpof=true&sd=true |
||||||||||||
RECURSOS: (
) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X)
Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador;
(X) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( X ) Outros: |
||||||||||||
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios ( ) (X ) Seminários; ( X ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
||||||||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário