SQ Ciências 3

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Célula como Unidade da Vida                                                                         
Unidade Temática: Vida e Evolução
Subtema: Descoberta da célula e dos seres microscópicos; Estrutura da Célula; níveis de organização.
Ano: 6º                          Período: 18 a 29/03                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF06CI08) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
(EF06CI09) Identificar o número de células de seres unicelulares e pluricelulares, reconhecer os níveis de organização a partir de sua composição por células em diferentes seres vivos e tipos de seres relacionados a presença ou ausência da carioteca.
(EF06CI10) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.


ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir das “Questões Problematizadoras”: De que é formado o ser humano? E os seres vivos que você acabou de estudar? A partir das respostas dos alunos a cerca dos questionamentos o professor nesse momento, fará a leitura coletiva sobre “O que causa o mau hálito?” do livro Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 7º ano, página 45 e discussão a partir das questões propostas referentes ao texto.
2º Momento: Introdução do conteúdo sobre célula, utilizando um modelo feito pelo professor em sala de aula, seguir orientações do material “Montando um modelo de célula” disponível no e-mail, seguir todas as orientações, outra sugestão é o professor substituir o material por frutas, ou algo que tenha em casa.   
3º Momento: Complementação do conteúdo utilizando o livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 7ºano páginas 48 a 52, com título Das células aos Reinos.
4º Momento: Trabalhar o mapa conceitual da página 55 com alunos, pedir para que reproduzam no caderno e acrescentem com ajuda do professor os tipos de reprodução. 
5º Momento: Apresentação do microscópio (a escola que tiver esse recurso, o leva para sala) seguindo passos do livro citado, página 46 e 47, nesse momento o professor trabalha o texto “Quem descobriu as células? Página 45.
5º Momento: Testando o conhecimento a partir de exercícios dos livros citados acima, páginas:55 itens 1 ao 5 .
6º Momento: Correção de Atividades. 
RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (6º p:26 e 27; 7º p: 86); 
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;  ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:                                                             


Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Programas e indicadores de saúde pública                                                                Unidade Temática: Vida e Evolução 
Subtema: Transmissão de doenças, prevenção e vacinas.
Ano: 7º                          Período: 18 a 29/03                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
• (EF07CI15) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
(EF07CI16) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
(EF07CI17) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
(EF07CI18) Discutir e avaliar o uso da tecnologia, destacando seus pontos positivos e pontos de atenção, para que haja um uso consciente e a identificação dos benefícios ou malefícios ocasionados por ela ao longo da história humana.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir das “Questões Problematizadoras”: Sabem a importância da água para os seres vivos? Ela pode ser prejudicial em alguma situação? Qual/Quais? Por que devemos tomar água filtrada? Como podemos nos prevenir de doenças causadas por esses agentes?
2º Momento: Leitura em grupo sobre Doenças veiculadas pela água, no documento COPASA_doenças disponível no e-mail da turma, nesse momento o professor pode expor o material em data show ou dividi-lo em pequenas partes para serem distribuídas aos grupo, em seguida os alunos apresentarão conclusões sobre o que entenderam, socializando as informações.
3º Momento: Atividade Prática Filtrando água, analisar, discutir e concluir sobre o desenvolvimento do experimento, seguir as orientações disponíveis no e-mail da turma.
4º Momento: Em destaque as vacinas, a saúde e as defesas do organismo, nesse momento o professor fará a exposição e explicação de forma clara para a compreensão do conteúdo utilizando o livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 7º ano, páginas 184, para que os alunos em dupla retrate o aprendizado em forma de desenhos, deverão mostrar como o organismo reage ao receber as vacinas.
5º Momento: Atividade de pesquisa utilizando o cartão de vacina, seguir as orientações disponíveis no e-mail da turma em material complementar, nesse momento o professor ressalta a importância da vacinação, tendo em vista a quantidade de pessoas que deixam de se vacinar durante as campanhas.
5º Momento: Socialização da tabela
6º Momento: A revolta da Vacina/ O professor contará a história da revolta (disponível no e-mail da turma) para que os alunos ilustrem as cenas. 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ();  (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;  ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:                                                                   

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________


SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Mecanismos reprodutivos
Unidade Temática: Vida e Evolução 
Subtema: Métodos contraceptivos, DSTs, ISTs
Ano: 8º                          Período: 18 a 29/03                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF08CI14) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
(EF08CI15) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
(EF08CI16) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
(EF08CI17) Identificar os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos. 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir da leitura e discussão dos textos “Planejamento Familiar e Aids no Brasil e no Mundo” do livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 7º ano, páginas 207. Após a discussão utilizar os questionamentos relacionados em material complementar disponível no e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
2º Momento: Aula expositiva partir das respostas dos alunos a cerca dos questionamentos, utilizar o livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 7º ano, páginas 209 a 211. 
3º Momento: Testando o conhecimento a partir de exercícios dos livros citados acima (7ºano, páginas: 212 a 214).
5º Momento: Correção de Atividades.
6º Momento: Trabalhar o mapa conceitual da página 212 do livro Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 7º ano com alunos, pedir para que reproduzam no caderno, fazendo as alterações necessárias. 
7º Momento: Pesquisa extra classe para preenchimento da tabela sobre DSTs (seguir orientações do material disponível no e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br), após o preenchimento, apresentar os resultados em roda de conversa, caso o professor ache oportuno sugerir aos alunos que façam cartazes bem ilustrados sobre cada doença em formato de campanha preventiva. 
RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (9º p:212 ; 7º p: 204 e 205); (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;  ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:                                                               

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Hereditariedade
Unidade Temática: Vida e Evolução 
Subtema: O trabalho de Mendel, algumas anomalias genéticas, biotecnologia (transgênicos, projeto genoma e clonagem).
Ano: 9º                          Período: 18 a 29/03                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF09CI09) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
(EF09CI10) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir da análise, discussão e conclusão do experimento da página 215 do livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 9º ano.
2º Momento: Aula expositiva com auxilio do livro didático sobre os subtemas relacionados, páginas 215 a 229.
3º Momento: Testando o conhecimento a partir de exercícios do livro citado acima páginas: 230 a 232.
4º Momento: Correção de Atividades.
5º Momento: Trabalhar o mapa conceitual da página 230 do livro Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano com alunos, pedir para que reproduzam no caderno, fazendo as alterações necessárias. 
RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (  )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (230 a 232);  (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;  ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:                                                                   

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________

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