2ª SD Cie 6º Ano 2023

 

 

2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

 

Tema Inter curricular:  Valores em pauta: aprendizagens significativas e inovadoras em sala de aula.

 

Subtema: Subtema: Qual a menor porção dos seres vivos.

 

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Descoberta da célula e dos seres microscópicos. Seres vivos unicelulares, pluricelular, eucariontes, procariontes, célula vegetal e animal. Características dos seres vivos e Níveis de organização.

Ano: 6º                                      Período:  20/03 a 07/04                              Nº de Aulas: 09

 

HABILIDADES

Habilidades: (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar o número de células de seres unicelulares e pluricelulares e tipos de seres relacionados a presença ou ausência da carioteca. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

 

                                                     OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer a importância do processo reprodutivo de forma sexuada e assexuada para a perpetuação das espécies; Reconhecer as células como as menores unidades vivas que formam os seres vivos; Conhecer as funções das organelas presentes no interior dos diferentes tipos de células; Diferenciar os principais tipos celulares de acordo com o número de células e organização estrutural.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

TEMA: Características dos Seres Vivos

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Introduza o tema com esse slide e peça aos alunos que pensem em alguns seres vivos. Talvez nesse momento aparecem alguns questionamentos como: “O que são seres vivos?” ou “Quem são?”, “Existem muitos, em quais eu posso pensar?”. Deixe que eles perguntem e pensem livremente a respeito, mas peça que não falem os nomes dos seres vivos em voz alta, para que cada um se lembre de seres diferentes, pois depois irão conversar sobre isso.

Etapa 02: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min)

 Prossiga a apresentação do tema com as imagens e pergunte aos alunos o que veem. Se há alguma figura que não conhecem ou não entendem, peça para que anotem OS NOMES DAS IMAGENS no caderno. O objetivo aqui é apenas levantar conhecimentos prévios e instigar o que virá pela frente e não responder o que é que aparece no slide. Para o caso de não haver projetor em sua escola, há a alternativa de imprimi-lo em escala maior para mostrar na frente da sala. Em seguida, peça aos alunos para abrirem o livro nas páginas 12 para fazerem a leitura do texto (o que nos torna humanos) e depois copiarem no caderno as questões 1,2 e 3 da página 13.

 

Etapa 03: Mergulho no Tema (20 min)

Agora chegou o momento de discutir as questões de levantamentos prévios com os alunos, aprofunde nas discussões sobre o que é um ser vivo e quais as características, trabalhe as informações com base no texto das páginas 14 e 15 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, para melhor compreensão do objeto em estudo. Em seguida, o professor fará uma caça premiada, lançando perguntas e o aluno procura resposta no texto, aquele que achar primeiro ganha um pirulito.

Etapa 04: Para saber mais - Atividade de Pesquisa (5 min)

DESAFIANDO A DEFINIÇÃO DE UM SER VIVO

       Oriente os alunos a fazerem em casa uma pesquisa em livros ou na internet para responder às questões abaixo:

       O que são vírus? Que características de seres vivos eles possuem? Por que os vírus são considerados parasitas?

       Registrem as respostas no caderno e anotem as fontes de consulta que vocês utilizaram.

Obs: Essa atividade se encontra no livro didático Inspire Ciências 6º ano página 32.

 

AULA 02

TEMA: A Reprodução

 

Etapa 05: Socialização da atividade de pesquisa da aula anterior (10min)

 

Etapa 06: Questão Disparadora (05 min)

 

Etapa 07: Aprofundando no Tema (25 min)

Apresente o slide, copie no quadro ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses O PROFESSOR VAI ANOTANDO NA LOUSA sem que você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

 

Após esse tempo de levantamento de conhecimentos prévios, o professor copie na lousa o conceito de REPRODUÇÃO ASSEXUADA E SEXUADA e solicita aos alunos que copiem no caderno. Em seguida trabalhe de forma explicativa sobre os dois tipos de reprodução, procure sanar as dúvidas dos alunos nesse momento.

 

Etapa 08: Verificação da aprendizagem (10 min)

Orientar os alunos a realizarem a atividade da página 17 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, resolver os itens 1,2,3 e 4 no caderno.

 

Conversar os alunos a respeito da dinâmica da próxima aula e materiais necessários para saber  quais tipos de materiais eles vão poder providenciar: Materiais diversos para criação de modelos (massinhas de modelar, material de papelaria, material reciclável, etc.), caderno/bloco de papel, lápis/caneta e materiais para consulta/pesquisa (equipamentos com acesso à internet, livros didáticos, revistas de ciências…).

 

AULA  03

 

Tema: Oficina sobre Tipos de reprodução “Criando modelos”.

 

Etapa 09: Correção da Atividade (10 min)

 

Retomar o objeto de conhecimento da aula anterior a partir da correção da atividade da página 17, aproveite o tempo para revisar e sondar a compreensão sobre reprodução.

 

Etapa 10: Verificando o material (5 minutos).

 

Etapa 11: Mão na massa (25 minutos)

Orientações: Os alunos deverão dividir-se em grupos e você deverá sortear um grupo de seres vivos para cada equipe. Sugestões de grupos: bactérias, plantas, cogumelos, aracnídeos, peixes, aves, esponja-do-mar, estrela-do-mar e mamíferos. Os mesmos deverão pesquisar como ocorre a reprodução dentro deste grupo, exemplos específicos de organismos, as vantagens e as desvantagens desse tipo de reprodução. Diante desta pesquisa receberão a missão de construir um modelo que represente as etapas deste processo. Nesse momento poderão utilizar massinhas de modelar, material de papelaria, material reciclável, etc.

Atente-se aos tipos de reprodução e aos organismos específicos utilizados como exemplos para a criação dos modelos, já que há uma diversidade de processos reprodutivos dentro dos grupos de seres vivos sugeridos.

 

Professor, esteja com o material de pesquisa em mãos, para que os alunos usem como suporte na construção dos modelos.

 

 

AULA   04

 

Tema da Aula: Célula: unidade básica da vida

Etapa 12:Verificação da Aprendizagem (20min)

 

Após as construções dos modelos, os grupos deverão apresentar para a turma sua produção e compartilhar com todas suas descobertas através das pesquisas realizadas. Ao final, você deverá questioná-los e estimular um debate a partir da seguinte pergunta: Quais tipos de reproduções são semelhantes? Quais são diferentes?

 

Etapa 13: Questão Disparadora (15 min)

Comece a aula relembrando do texto “A reforma da natureza”. Em seguida mostre a imagem aos alunos (pode ser impressa ou em slide) e solicite que eles observem e façam uma reflexão acerca da questão disparadora abaixo:

A Reforma da Natureza - Monteiro Lobato | Shopee Brasil

 

A imagem tem como objetivo fazer com que os alunos recordem como existem diversas características distintas entre os seres vivos que conhecemos. Após essa percepção, leve os estudantes ao próximo passo da análise e enfatiza que, mesmo havendo grandes diferenças de formas, tamanhos e outras características, todos os seres vivos possuem necessidades em comum para se manterem vivos. Aproveite esse momento para questionar os alunos.

Questão disparadora:

Questão disparadora

Apresente a pergunta disparadora. Escute a opinião daqueles alunos que quiserem apresentar uma ideia inicial sobre como seria o organismo/corpo do ser vivo mais simples. É possível que alguns alunos já tenham tido contato com o conceito de célula ou temas muito próximos, por isso, se mantenha imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias.

Etapa 14:  Construindo ideias (15 min)

Organize os alunos em grupos. A quantidade de alunos por grupo depende principalmente do perfil de cada turma, entretanto, recomenda-se que sejam formadas duplas ou trios. Ter a organização dos grupos já planejada previamente é de grande importância para facilitar a organização da atividade e garantir mais tempo hábil. Acompanhe os grupos de alunos ao longo da realização das etapas dessa atividade, verificando a construção das ideias e os orientando para que não fujam do foco da temática, dando suporte à construção das mesmas, caso julgue necessário.

Mão na massa

É preciso que os alunos tenham clareza de que a atividade gira em torno da idealização do ser vivo mais simples possível, mas que possui tudo que é necessário para sobreviver. Espera-se que eles abordem versões simplificadas ou em miniaturas de estruturas em nível de órgãos ou sistemas (ex.: miniaturas de pulmões, estômago, coração, órgãos dos sistemas sensoriais, etc.). Essa abordagem será de grande importância quando o conteúdo for sistematizado no final da aula, ou seja, essas estruturas baseadas em órgãos ou sistemas poderão ser relacionadas a determinadas organelas a partir da função que desempenham.

AULA   05

Tema: Célula: unidade básica da vida

Etapa 15: Compartilhando ideias (10 min)Mão na massa

Assim como na organização dos grupos iniciais da atividade, é fundamental que os alunos sejam direcionados para o outro grupo com o qual compartilharão o que idealizaram até essa etapa da atividade. Uma das possibilidades é a de que cada grupo se reúna com o grupo mais próximo e que a organização do ambiente de aula já seja realizada visando essa etapa de compartilhamento de ideias entre os grupos. Oriente os alunos sobre ter atenção ao tempo de cada grupo na hora de compartilhar as ideias que construíram, para que ambos sejam respeitados e tenham oportunidade de expor o que já foi produzido, ou determine com os alunos qual será o tempo específico para cada grupo expor suas ideias. O tempo sugerido para este slide em específico é de 10 minutos, pois a etapa de “Mão na massa” desse plano de aula possui três slides no total.

Etapa 16: Mão na massa (15 min)

Mão na massa

Auxilie os alunos para que retornem para a formação dos grupos iniciais. Distribua os materiais indicados para que possam desenhar exercitando suas habilidades criativas na construção da representação visual do ser vivo com o corpo mais simples dentre todos. Oriente-os para que não fiquem restritos à aparência superficial do ser vivo que idealizaram, para que busquem representar todas as estruturas que julgaram essenciais para suprir as necessidades básicas de um organismo.

Obs: caso o tempo não seja suficiente, peça para concluir o desenho em casa

Etapa 17: Sistematização (15 min)

Peça para que cada grupo (ou selecione alguns), de forma ordenada, apresente para a turma o que idealizou: o desenho, os elementos presentes e a relação desses elementos com as necessidades básicas de sobrevivência.

Etapa 18: Hora do Game (10 min)

Propondo um desafio: acertar qual é a palavra secreta composta por seis letras a partir de três pistas. Desenha-se os espaços no quadro de giz (como no jogo da forca) e anota-se as pistas, que são na realidade o enunciado da teoria celular:
1) Todos os seres vivos possuem.

imagem forca
C  É  L  U  L  A

2) Só pode nascer de outra pré-existente.
3) São as unidades fundamentais da vida.
Descoberta a palavra, instigar os alunos sobre as informações contidas nas dicas: Será que todos seres vivos possuem células? Por que a célula é a unidade fundamental da vida? Afinal, o que é uma célula? Sendo a maioria das células invisíveis ao olho humano, como a célula foi descoberta?

AULA   06

Tema: Célula

Etapa 19: Aprofundando no tema (30 min)

Apresente o conceito de célula, através da aula expositiva, dando destaque ao fato de que a célula é a unidade básica estrutural (dá estrutura ao corpo dos seres vivos) e funcional (contém em seu interior todos os elementos necessários para realizar as funções vitais). Nesse momento, é de grande importância relacionar o que foi produzido pelos alunos com a estrutura da célula em si e com os elementos que a constituem. Por exemplo, caso algum grupo tenha inserido pulmões no ser vivo que idealizou, é preciso relacionar a função desse órgão (respiração) com o fato de que existe uma organela responsável por isso no interior de algumas células. Diga que todos os seres vivos são formados por células, desde as bactérias, que não conseguimos visualizar a olho nu, até os maiores animais e as plantas com ou sem flores

O professor através da aula expositiva aborda o objeto do conhecimento, com base nas informações das páginas 23, 24 e 25 do livro Didático Inspire Ciências 6º Ano.

É recomendável observar se os alunos têm a dimensão do tamanho de uma célula (escala microscópica) e se percebem que quanto maior e mais complexo um organismo é, mais células estão envolvidas na estrutura do corpo desse organismo. De maneira semelhante, quando olhamos um ser vivo, ele nos parece uma coisa contínua, que não é dividida. Neste momento, é possível fazer uma analogia. Explique que, quando olhamos uma casa, ela nos parece uma estrutura única, mas que, se olharmos com maior cuidado, veremos que ela é formada por elementos menores, como tijolos, e que estes são, nesse caso, as unidades estruturais da casa.

Assim como as casas, ele também é composto por unidades menores. No caso dos seres vivos, essas unidades estruturais são as células. Exponha aos estudantes que as células são em geral muito pequenas e que a maioria só pode ser vista com o auxílio de microscópios. Informe que a ciência estima que um ser humano adulto possui cerca de 37 trilhões de células. Para que os estudantes tenham ideia da grandeza desse número, conte a eles que o número de células que uma pessoa apresenta em seu corpo é muito maior do que a população mundial, que é composta de cerca de 8 bilhões de habitantes. Alerte a turma para o fato de que, apesar de a analogia entre os tijolos de uma casa e as células de um organismo nos ajudar a entender a função estrutural das células nos seres vivos, ela não ajuda a explicar todos os papéis que elas desempenham. Diferentemente dos tijolos, as células não apenas estruturam os organismos, mas são também suas unidades funcionais. Informe que, ao longo das aulas, serão abordadas e explicadas as funções das células.

Etapa 20: Verificação da Aprendizagem (20 min)
Solicitar aos alunos que realizem a atividade da página 25 do Livro Didático Inspire Ciências 6º Ano.

 

AULA 07

 

Tema: Estrutura da Célula

Etapa 21: Correção da Atividade (15 min)

Retomar o objeto de conhecimento da aula anterior a partir da correção da atividade da página 25, aproveite o tempo para revisar e sondar a compreensão sobre célula.

 

Etapa 22: Aplicação do conhecimento (15 min)

Análise de imagens. Apresentar aos alunos, imagens de seres vivos unicelulares, pluricelulares, procariontes e eucariontes, podem ser visualizadas no laboratório de informática ou na TV Multimídia, ou serem impressas em papel. Deve-se selecionar imagens representativas desses organismos.

Sugestão de roteiro para as imagens:
1) Unicelulares ou pluricelulares
Inicia-se a atividade comentando que os seres vivos podem ser classificados de acordo com o número de células: unicelulares (uma célula) ou pluricelulares (mais de uma célula). Depois, mostram-se as imagens: AgnataAraucáriaProtozoários e Bactérias. A cada imagem apresentada, pergunta-se aos alunos: Este organismo é uni ou pluricelular? Por quê?

2) Procariontes OU eucariontes
Após o entendimento do conceito de uni e pluricelular, inserir o conceito de procarionte e eucarionte.

Mostrar as imagens dos dois tipos celulares (
Célula ProcarionteCélula Eucarionte - Vegetal e Célula Eucarionte - Animal) e chamar atenção para as demais organelas. Pode-se levantar algumas questões como:
Que atividades a célula realiza?

Ela respira, se alimenta, se reproduz?

A célula cresce? Será que ela morre?

Pergunte aos estudantes se você, professor, é formado por células (espera-se que digam que sim); se eles, estudantes, são formados por células (espera-se que digam que sim); se as canetas são formadas por células (espera-se que digam que não); se o piloto é formado por células (espera-se que digam que não); se a parte externa dos lápis é formada por células (caso eles respondam que não, pergunte de que material o lápis é feito e de onde esse recurso é obtido; assim eles devem se recordar de que a madeira é obtida de plantas e que, portanto, o lápis é formado por restos de células mortas).

Após esse momento ofereça mais informações sobre o objeto em estudo de modo a sanar as dúvidas existentes. Utilize as páginas 26 e 27 do livro didático Inspire Ciências 6º Ano.

Etapa 23: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Responder a atividade da página 27 e corrigir na próxima aula.

AULA   08

Tema: Níveis de Organização

Etapa 24: Correção da atividade da última aula (15 min)

Tire o primeiro momento da aula para corrigir a atividade com os alunos e revisar o que fora estudado.

Etapa 25: Levantamento de conhecimentos prévios (5 min)

 Apresente o título da aula para os alunos. Abra espaço para que eles opinem sobre o questionamento que o título traz. Aproveite esse momento inicial para verificar, a partir das opiniões dadas, se os alunos recordam os conceitos de tecidos, órgãos e de sistemas. Apenas escute o que eles apresentarem, não realize nenhuma intervenção por enquanto.

Etapa 25: Questão disparadora (10 min)

Apresente a questão disparadora. Como é o corpo dos outros animais por dentro? Utilize o corpo humano como referencial, ampliando o questionamento de maneira comparativa, por exemplo: será que o corpo dos outros animais por dentro funciona da mesma forma que o nosso corpo? Abra espaço para que os alunos possam expor opiniões sobre o tema. Independentemente do que for exposto pelos alunos, mantenha-se imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais delas estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das hipóteses. Utilize também perguntas do boxe “Orientações Didáticas da página 29 do Livro Didático Inspire Ciências 6º ano.

Etapa 26: Aprofundando no tema (15 min)

Após despertar a curiosidade dos alunos e construção de hipóteses, faça uma aula expositiva dialogada, de forma bem simplificada, utilizando como suporte o livro didático Inspire Ciências, páginas 28 e 29. Ilustre bastante a aula com desenhos na lousa.

Etapa 27: Mão na Massa (20 min)

Logo após a exposição do objeto em estudo, faça a prática da página 35 do livro didático, porém, é necessário construir com os alunos, de forma bem calma, de modo que compreendam de fato como se forma o arranjo dos níveis de organização.

AULA  09

Tema: Tecidos, órgãos e sistemas nos seres vivos

Etapa 28: Socializando as descobertas (10 min)

Inicie a aula relembrando o que foi falado na aula anterior. Peça para que eles socializem as produções realizadas em grupo.

Etapa 29: Vamos entender na Prática? (20 min)

Vamos realizar uma dinâmica para melhor fixação do conteúdo. O procedimento da prática foi construído em 6 etapas sendo estas:

1-      Espalham-se os alunos na sala, explicando cada nível de organização.

2-      Desenhar círculos na sala com nomes de tecidos, órgãos, sistemas e organismo;

3-      Dar os comandos, quando gritar conjunto de células semelhantes que desempenham a mesma função, os alunos deverão correr para os círculos que tenham o nome de tecidos (poderá fazer uns 4 círculos);

4-      Quando gritar grupo de tecidos diferentes formam... (também poderá fazer uns 4 círculos com nomes de órgãos;

5-      Agora gritar conjunto de órgãos que interagem e desempenham uma determinada função, eles deverão entrar nos círculos dos sistemas;

6-      Por fim, terá apenas um círculo grande chamado organismo, que eles todos deverão entrar quando o professor disser: Todos os sistemas juntos realizando tarefas complementando uns aos outros formando um organismo.

7-      Quem vai errando os círculos, vai sendo eliminado.

 

Seria interessante levar balinhas ou pirulitos de brinde para os vencedores.

 

Etapa 30: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Confecção do mapa conceitual sobre níveis de organização dos seres vivos. Pedir para colocar o conceito de cada nível.

 

Elaboração:  Mariete, Rosana, Vânia e Kenndra

 

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( X ) Vídeo; (  ) Microscópio;    (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (  ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro didático (13, 17,25, 27 ,32 ,35)  Seminários;  (   ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; (  ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;              (   )Outros:                                                

 

 

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