2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular:
Valores em pauta: aprendizagens significativas e inovadoras em sala de
aula. |
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Subtema:
Subtema: Qual a menor porção dos seres vivos. |
Unidade
Temática: Vida e Evolução |
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Objetos de Conhecimento:
Descoberta da célula e dos seres
microscópicos. Seres vivos unicelulares, pluricelular, eucariontes,
procariontes, célula vegetal e animal. Características dos seres vivos e
Níveis de organização. |
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Ano:
6º Período:
20/03 a 07/04 Nº de Aulas: 09 |
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HABILIDADES Habilidades:
(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu
papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar o
número de células de seres unicelulares e pluricelulares e tipos de seres
relacionados a presença ou ausência da carioteca. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou
modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de
sistemas com diferentes níveis de organização. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Reconhecer a importância do processo
reprodutivo de forma sexuada e assexuada para a perpetuação das espécies;
Reconhecer as células como as menores unidades vivas que formam os seres
vivos; Conhecer as funções das organelas presentes no interior dos diferentes
tipos de células; Diferenciar os principais tipos celulares de acordo com o
número de células e organização estrutural. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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TEMA:
Características dos Seres Vivos Etapa
01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Introduza o tema com
esse slide e peça aos alunos que pensem em alguns seres vivos. Talvez nesse
momento aparecem alguns questionamentos como: “O que são seres vivos?” ou
“Quem são?”, “Existem muitos, em quais eu posso pensar?”. Deixe que eles
perguntem e pensem livremente a respeito, mas peça que não falem os nomes dos
seres vivos em voz alta, para que cada um se lembre de seres diferentes, pois
depois irão conversar sobre isso. Etapa
02: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min) Prossiga a
apresentação do tema com as imagens e pergunte aos alunos o que veem. Se há
alguma figura que não conhecem ou não entendem, peça para que anotem OS NOMES
DAS IMAGENS no caderno. O objetivo aqui é apenas levantar conhecimentos
prévios e instigar o que virá pela frente e não responder o que é que aparece
no slide. Para o caso de não haver projetor em sua escola, há a alternativa
de imprimi-lo em escala maior para mostrar na frente da sala. Em seguida, peça
aos alunos para abrirem o livro nas páginas 12 para fazerem a leitura do
texto (o que nos torna humanos) e depois copiarem no caderno as questões 1,2
e 3 da página 13. Etapa
03: Mergulho no Tema (20 min) Agora chegou o momento de discutir
as questões de levantamentos prévios com os alunos, aprofunde nas discussões
sobre o que é um ser vivo e quais as características, trabalhe as informações
com base no texto das páginas 14 e 15 do livro didático Inspire Ciências 6º
ano, para melhor compreensão do objeto em estudo. Em seguida, o professor
fará uma caça premiada, lançando perguntas e o aluno procura resposta no
texto, aquele que achar primeiro ganha um pirulito. Etapa
04: Para saber mais - Atividade de Pesquisa (5 min) DESAFIANDO A DEFINIÇÃO DE UM SER
VIVO ●
Oriente os
alunos a fazerem em casa uma pesquisa em livros ou na internet para responder
às questões abaixo: ●
O que são
vírus? Que características de seres vivos eles possuem? Por que os vírus são
considerados parasitas? ●
Registrem
as respostas no caderno e anotem as fontes de consulta que vocês utilizaram. Obs: Essa atividade se encontra no
livro didático Inspire Ciências 6º ano página 32. AULA
02 TEMA: A Reprodução Etapa 05: Socialização da
atividade de pesquisa da aula anterior (10min) Etapa 06: Questão Disparadora (05 min) Etapa 07: Aprofundando no Tema (25
min) Apresente
o slide, copie no quadro ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como
objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e
mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas
opiniões sobre o tema e levantem hipóteses O PROFESSOR VAI ANOTANDO NA LOUSA
sem que você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos
questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Após
esse tempo de levantamento de conhecimentos prévios, o professor copie na
lousa o conceito de REPRODUÇÃO ASSEXUADA E SEXUADA e solicita aos alunos que
copiem no caderno. Em seguida trabalhe de forma explicativa sobre os dois
tipos de reprodução, procure sanar as dúvidas dos alunos nesse momento. Etapa 08: Verificação da
aprendizagem (10 min) Orientar os alunos a realizarem a atividade da página 17 do
livro didático Inspire Ciências 6º ano, resolver os itens 1,2,3 e 4 no
caderno. Conversar
os alunos a respeito da dinâmica da próxima aula e materiais necessários para
saber quais tipos de materiais eles
vão poder providenciar: Materiais diversos para criação de
modelos (massinhas de modelar, material de papelaria, material reciclável,
etc.), caderno/bloco de papel, lápis/caneta e materiais para
consulta/pesquisa (equipamentos com acesso à internet, livros didáticos,
revistas de ciências…). AULA 03 Tema: Oficina sobre Tipos de
reprodução “Criando modelos”. Etapa 09: Correção da Atividade (10
min) Retomar o
objeto de conhecimento da aula anterior a partir da correção da atividade da
página 17, aproveite o tempo para revisar e sondar a compreensão sobre
reprodução. Etapa 10: Verificando o material (5 minutos). Etapa 11: Mão na massa (25 minutos) Orientações: Os alunos deverão
dividir-se em grupos e você deverá sortear um grupo de seres vivos para cada
equipe. Sugestões de grupos: bactérias, plantas, cogumelos, aracnídeos,
peixes, aves, esponja-do-mar, estrela-do-mar e mamíferos. Os mesmos deverão
pesquisar como ocorre a reprodução dentro deste grupo, exemplos específicos
de organismos, as vantagens e as desvantagens desse tipo de reprodução.
Diante desta pesquisa receberão a missão de construir um modelo que
represente as etapas deste processo. Nesse momento poderão utilizar massinhas
de modelar, material de papelaria, material reciclável, etc. Atente-se aos tipos de reprodução e aos
organismos específicos utilizados como exemplos para a criação dos modelos,
já que há uma diversidade de processos reprodutivos dentro dos grupos de
seres vivos sugeridos. Professor, esteja
com o material de pesquisa em mãos, para que os alunos usem como suporte na
construção dos modelos. AULA 04 Tema da Aula: Célula:
unidade básica da vida Etapa 12:Verificação da
Aprendizagem (20min) Após as construções dos modelos, os grupos
deverão apresentar para a turma sua produção e compartilhar com todas suas
descobertas através das pesquisas realizadas. Ao final, você deverá
questioná-los e estimular um debate a partir da seguinte pergunta: Quais
tipos de reproduções são semelhantes? Quais são diferentes? Etapa 13: Questão
Disparadora (15 min) Comece
a aula relembrando do texto “A reforma da natureza”. Em seguida mostre a
imagem aos alunos (pode ser impressa ou em slide) e solicite que eles
observem e façam uma reflexão acerca da questão disparadora abaixo: A imagem tem como
objetivo fazer com que os alunos recordem como existem diversas
características distintas entre os seres vivos que conhecemos. Após essa
percepção, leve os estudantes ao próximo passo da análise e enfatiza que,
mesmo havendo grandes diferenças de formas, tamanhos e outras
características, todos os seres vivos possuem necessidades em comum para se
manterem vivos. Aproveite esse momento para questionar os alunos. Questão disparadora: Apresente a pergunta
disparadora. Escute a opinião daqueles alunos que quiserem apresentar uma
ideia inicial sobre como seria o organismo/corpo do ser vivo mais simples. É
possível que alguns alunos já tenham tido contato com o conceito de célula ou
temas muito próximos, por isso, se mantenha imparcial a todas as ideias
apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do
correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das
ideias. Etapa 14: Construindo ideias (15 min) Organize os alunos em grupos. A quantidade de alunos por grupo
depende principalmente do perfil de cada turma, entretanto, recomenda-se que
sejam formadas duplas ou trios. Ter a organização dos grupos já planejada
previamente é de grande importância para facilitar a organização da atividade
e garantir mais tempo hábil. Acompanhe os grupos de alunos ao longo da
realização das etapas dessa atividade, verificando a construção das ideias e
os orientando para que não fujam do foco da temática, dando suporte à
construção das mesmas, caso julgue necessário. É preciso que os alunos tenham clareza de que a atividade gira
em torno da idealização do ser vivo mais simples possível, mas que possui
tudo que é necessário para sobreviver. Espera-se que eles abordem versões
simplificadas ou em miniaturas de estruturas em nível de órgãos ou sistemas
(ex.: miniaturas de pulmões, estômago, coração, órgãos dos sistemas
sensoriais, etc.). Essa abordagem será de grande importância quando o
conteúdo for sistematizado no final da aula, ou seja, essas estruturas
baseadas em órgãos ou sistemas poderão ser relacionadas a determinadas
organelas a partir da função que desempenham. AULA 05 Tema: Célula: unidade
básica da vida Etapa 15: Compartilhando ideias (10
min) Assim como na organização
dos grupos iniciais da atividade, é fundamental que os alunos sejam
direcionados para o outro grupo com o qual compartilharão o que idealizaram
até essa etapa da atividade. Uma das possibilidades é a de que cada grupo se
reúna com o grupo mais próximo e que a organização do ambiente de aula já
seja realizada visando essa etapa de compartilhamento de ideias entre os
grupos. Oriente os alunos sobre ter atenção ao tempo de cada grupo na hora de
compartilhar as ideias que construíram, para que ambos sejam respeitados e
tenham oportunidade de expor o que já foi produzido, ou determine com os
alunos qual será o tempo específico para cada grupo expor suas ideias. O
tempo sugerido para este slide em específico é de 10 minutos, pois a etapa de
“Mão na massa” desse plano de aula possui três slides no total. Etapa 16: Mão na massa
(15 min) Auxilie os alunos para
que retornem para a formação dos grupos iniciais. Distribua os materiais
indicados para que possam desenhar exercitando suas habilidades criativas na
construção da representação visual do ser vivo com o corpo mais simples
dentre todos. Oriente-os para que não fiquem restritos à aparência
superficial do ser vivo que idealizaram, para que busquem representar todas
as estruturas que julgaram essenciais para suprir as necessidades básicas de
um organismo. Obs: caso o tempo não
seja suficiente, peça para concluir o desenho em casa Etapa 17: Sistematização (15 min) Peça para que cada grupo
(ou selecione alguns), de forma ordenada, apresente para a turma o que
idealizou: o desenho, os elementos presentes e a relação desses elementos com
as necessidades básicas de sobrevivência. Etapa 18: Hora do Game (10
min) Propondo
um desafio: acertar qual é a palavra secreta composta por seis letras a
partir de três pistas. Desenha-se os espaços no quadro de giz (como no jogo
da forca) e anota-se as pistas, que são na realidade o enunciado da teoria
celular:
2) Só pode nascer de outra pré-existente. AULA 06 Tema: Célula Etapa 19:
Aprofundando no tema (30 min) Apresente o conceito de
célula, através da aula expositiva, dando destaque ao fato de que a célula é
a unidade básica estrutural (dá estrutura ao corpo dos seres vivos) e
funcional (contém em seu interior todos os elementos necessários para
realizar as funções vitais). Nesse momento, é de grande importância
relacionar o que foi produzido pelos alunos com a estrutura da célula em si e
com os elementos que a constituem. Por exemplo, caso algum grupo tenha
inserido pulmões no ser vivo que idealizou, é preciso relacionar a função
desse órgão (respiração) com o fato de que existe uma organela responsável
por isso no interior de algumas células. Diga que todos os seres
vivos são formados por células, desde as bactérias, que não conseguimos
visualizar a olho nu, até os maiores animais e as plantas com ou sem flores O professor através da
aula expositiva aborda o objeto do conhecimento, com base nas informações das
páginas 23, 24 e 25 do livro Didático Inspire Ciências 6º Ano. É recomendável observar
se os alunos têm a dimensão do tamanho de uma célula (escala microscópica) e
se percebem que quanto maior e mais complexo um organismo é, mais células
estão envolvidas na estrutura do corpo desse organismo. De maneira
semelhante, quando olhamos um ser vivo, ele nos parece uma coisa contínua,
que não é dividida. Neste momento, é possível fazer uma analogia. Explique
que, quando olhamos uma casa, ela nos parece uma estrutura única, mas que, se
olharmos com maior cuidado, veremos que ela é formada por elementos menores,
como tijolos, e que estes são, nesse caso, as unidades estruturais da casa. Assim
como as casas, ele também é composto por unidades menores. No caso dos seres
vivos, essas unidades estruturais são as células. Exponha aos estudantes que
as células são em geral muito pequenas e que a maioria só pode ser vista com
o auxílio de microscópios. Informe que a ciência estima que um ser humano
adulto possui cerca de 37 trilhões de células. Para que os estudantes tenham
ideia da grandeza desse número, conte a eles que o número de células que uma
pessoa apresenta em seu corpo é muito maior do que a população mundial, que é
composta de cerca de 8 bilhões de habitantes. Alerte a turma para o fato de
que, apesar de a analogia entre os tijolos de uma casa e as células de um organismo
nos ajudar a entender a função estrutural das células nos seres vivos, ela
não ajuda a explicar todos os papéis que elas desempenham. Diferentemente dos
tijolos, as células não apenas estruturam os organismos, mas são também suas
unidades funcionais. Informe que, ao longo das aulas, serão abordadas e
explicadas as funções das células. Etapa
20: Verificação da Aprendizagem (20 min) AULA 07 Tema: Estrutura da Célula Etapa 21: Correção da Atividade (15 min) Retomar o
objeto de conhecimento da aula anterior a partir da correção da atividade da
página 25, aproveite o tempo para revisar e sondar a compreensão sobre
célula. Etapa 22: Aplicação
do conhecimento (15 min) Análise de imagens. Apresentar
aos alunos, imagens de seres vivos unicelulares, pluricelulares, procariontes
e eucariontes, podem ser visualizadas no laboratório de informática ou na TV
Multimídia, ou serem impressas em papel. Deve-se selecionar imagens
representativas desses organismos. Sugestão de roteiro
para as imagens: 2) Procariontes OU eucariontes Ela respira, se alimenta, se reproduz? A célula cresce? Será que ela morre? Pergunte
aos estudantes se você, professor, é formado por células (espera-se que digam
que sim); se eles, estudantes, são formados por células (espera-se que digam
que sim); se as canetas são formadas por células (espera-se que digam que
não); se o piloto é formado por células (espera-se que digam que não); se a
parte externa dos lápis é formada por células (caso eles respondam que não,
pergunte de que material o lápis é feito e de onde esse recurso é obtido;
assim eles devem se recordar de que a madeira é obtida de plantas e que,
portanto, o lápis é formado por restos de células mortas). Após
esse momento ofereça mais informações sobre o objeto em estudo de modo a
sanar as dúvidas existentes. Utilize as páginas 26 e 27 do livro didático
Inspire Ciências 6º Ano. Etapa 23: Verificação
da Aprendizagem (20 min) Responder
a atividade da página 27 e corrigir na próxima aula. AULA
08 Tema: Níveis de Organização Etapa 24: Correção da atividade da
última aula (15 min) Tire
o primeiro momento da aula para corrigir a atividade com os alunos e revisar
o que fora estudado. Etapa 25: Levantamento
de conhecimentos prévios (5 min) Apresente o
título da aula para os alunos. Abra espaço para que eles opinem sobre o
questionamento que o título traz. Aproveite esse momento inicial para
verificar, a partir das opiniões dadas, se os alunos recordam os conceitos de
tecidos, órgãos e de sistemas. Apenas escute o que eles apresentarem, não
realize nenhuma intervenção por enquanto. Etapa 25: Questão disparadora (10 min) Apresente a questão disparadora.
Como é o corpo dos outros animais por dentro? Utilize o corpo humano como
referencial, ampliando o questionamento de maneira comparativa, por exemplo:
será que o corpo dos outros animais por dentro funciona da mesma forma que o
nosso corpo? Abra espaço para que os alunos possam expor opiniões sobre o
tema. Independentemente do que for exposto pelos alunos, mantenha-se
imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais delas estão
próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar
início à construção das hipóteses. Utilize também perguntas do boxe
“Orientações Didáticas da página 29 do Livro Didático Inspire Ciências 6º
ano. Etapa 26: Aprofundando no tema (15 min) Após despertar a curiosidade dos
alunos e construção de hipóteses, faça uma aula expositiva dialogada, de
forma bem simplificada, utilizando como suporte o livro didático Inspire
Ciências, páginas 28 e 29. Ilustre bastante a aula com desenhos na lousa. Etapa 27: Mão na Massa (20 min) Logo após a exposição
do objeto em estudo, faça a prática da página 35 do livro didático, porém, é
necessário construir com os alunos, de forma bem calma, de modo que
compreendam de fato como se forma o arranjo dos níveis de organização. AULA 09 Tema: Tecidos, órgãos e sistemas nos seres vivos Etapa 28: Socializando as descobertas (10 min) Inicie a aula
relembrando o que foi falado na aula anterior. Peça para que eles socializem
as produções realizadas em grupo. Etapa 29: Vamos entender na Prática? (20 min) Vamos realizar uma
dinâmica para melhor fixação do conteúdo. O procedimento da prática foi
construído em 6 etapas sendo estas: 1-
Espalham-se os alunos na sala, explicando cada nível
de organização. 2-
Desenhar círculos na sala com nomes de tecidos,
órgãos, sistemas e organismo; 3-
Dar os comandos, quando gritar conjunto de células
semelhantes que desempenham a mesma função, os alunos deverão correr para os
círculos que tenham o nome de tecidos (poderá fazer uns 4 círculos); 4-
Quando gritar grupo de tecidos diferentes formam...
(também poderá fazer uns 4 círculos com nomes de órgãos; 5-
Agora gritar conjunto de órgãos que interagem e
desempenham uma determinada função, eles deverão entrar nos círculos dos
sistemas; 6-
Por fim, terá apenas um círculo grande chamado
organismo, que eles todos deverão entrar quando o professor disser: Todos os
sistemas juntos realizando tarefas complementando uns aos outros formando um
organismo. 7-
Quem vai errando os círculos, vai sendo eliminado. Seria interessante
levar balinhas ou pirulitos de brinde para os vencedores. Etapa 30: Verificação da Aprendizagem (20
min) Confecção do mapa conceitual sobre
níveis de organização dos seres vivos. Pedir para colocar o conceito de cada
nível. Elaboração:
Mariete, Rosana, Vânia e Kenndra Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; (X) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( X ) Vídeo;
( ) Microscópio; (
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro didático (13,
17,25, 27 ,32 ,35) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz;
( ) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; ( )Outros: |
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