4ª SD Cie 7º Ano 2023

 

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Preservando nossos Biomas

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Os ecossistemas brasileiros (ou biomas) Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, Pampa e Zonas de Transição

Ano: 7º                                          Período: 08 a 26 /05                     Nº de Aulas: 09

HABILIDADES

 (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles. (EF07CI04BA) Propor a construção de cadeias e teias alimentares possíveis de acontecer no ecossistema em que a escola está inserida.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conceituar e diferenciar ecossistema e bioma. Identificar os ecossistemas brasileiros conforme suas características, em especial os Biomas Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, Pampas e Zonas de Transição; Observar espécies típicas dos Biomas estudados; Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza desses Biomas em estudo, bem como sua preservação. Construir cadeias alimentares dos biomas estudados. Reconhecer a fotossíntese como processo de produção de alimentos para as plantas.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

ATENÇÃO: Essa é a última sequência antes da culminância do projeto, por isso, lembre-se de distribuir as tarefas aos alunos, relacionadas no material “Subtemas a serem apresentados na culminância”, disponibilizada via WhatsApp.  

 

AULA 01

Tema: Bioma Mata Atlântica

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios (15min)

Para sondar o conhecimento dos estudantes, inicie perguntando a turma se eles sabem onde fica localizado o bioma Mata Atlântica, e, em quais estados o bioma Mata Atlântica se estende, se houve alguma modificação nesses lugares. Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Em seguida lembre a eles que esse bioma localizava- se próximo ao litoral, desde o nordeste até o sul do país, estendendo-se por 17 estados brasileiros, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte, São Paulo, Espirito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Só que a área original desse bioma vem sendo ocupada e modificada por atividades humanas de modo que a vegetação atual corresponde cerca 12,4% da mata original.

 

 

 

Etapa 02: Aprofundando no Tema (15min)

Solicitar aos alunos que assistam o vídeo sobre a Mata Atlântica com tempo de 5’38’’, disponível no link abaixo https://youtu.be/yxRolBxeDEU . Assim a turma terá uma clareza das informações sobre esse importante bioma. Em seguida convide-os a uma leitura compartilhada sobre a Mata Atlântica presente no livro didático Inspire Ciências 7° ano, páginas 56 e 57. Aproveite para focar na biodiversidade desse bioma que é uma das maiores do planeta.

Etapa 03: Verificação de Aprendizagem (15 minutos)

Agora que já foram apresentados ao tema, depois de uma explanação do objeto, solicite aos alunos que façam a atividade das páginas 60 e 61 do livro didático, fique a disposição para esclarecer e sanar as possíveis dúvidas levantadas, em seguida faça a correção de forma oral.

Etapa 04: Mão na Massa (05min).

Essa será uma atividade para ser realizada em casa, por isso, oriente os estudantes de modo bem claro e completo. Na página 60 tem um infográfico com algumas espécies ameaçadas em extinção, oriente os alunos a escolherem um desses animais para fazer uma ilustração bem bonita e pesquisar uma frase de curiosidade sobre esse animal. A atividade deverá ser realizada em casa e socializada na próxima aula. Você também poderá pedir outros dados, como, nome científico, hábitos alimentares, a qual grupo pertence e tipo de reprodução, assim poderá relacionar essas informações em uma tabela (elaborada pelo professor). 

AULA 02

Tema: Caatinga

Etapa 05: Para início de conversa (10 minutos)

Inicie a aula apresentando aos estudantes fotografias da região onde se localiza a caatinga de modo a evidenciar as diferenças na paisagem no verão e no inverno. É importante orientá-los a observar que o solo rachado, as árvores sem folhas e o ambiente com o aspecto onde parece não existir vida, dá lugar a uma paisagem florida e verdejante depois dos períodos de chuva. Aproveitar para apresentar para eles o significado da palavra Caatinga relacionando-o ao aspecto da vegetação nos períodos de seca.

Etapa 06: Aprofundando no tema (15min)

Utilize o livro didático Inspire Ciências 7º ano, páginas 58 e 59, como suporte para apresentar informações do bioma Caatinga, discorrendo sobre a localização, clima, dentre outros aspectos. Não esquecer de falar sobre a importância dos rios para a região da Caatinga, especialmente do rio São Francisco. Ao tratar acerca das adaptações dos seres vivos da Caatinga, comente sobre o cacto e suas adaptações, por exemplo.

Etapa 07:Verificação de aprendizagem (25 minutos)

Na página 61 do livro didático Inspire Ciências tem três questões relacionada ao tema Caatinga, peça aos alunos que leiam e respondam as questões 2,3 e 4. Se possível faça em dupla e logo após o final da atividade faça a correção.

AULA 03

 

Tema: Herança cultural

 

Etapa 08 :Mão na massa (35 minutos)

 

Aproveitar o tema abordado (Caatinga) para trabalhar a importância da valorização da cultura nacional e converse com os alunos sobre figuras como Luiz Gonzaga e as festas típicas como São João, que atraem muitos turistas no Nordeste. Em seguida oriente os mesmos a realizarem a atividade da página 78 do livro didático. Será interessante reproduzir a letra da música e cantar com os alunos, se achar conveniente e apropriado, ensaiar os alunos para uma apresentação, como figurino, usar o chapéu típico de Luiz Gonzaga, poderia fazer parceria com o professor de Arte.

 

Etapa 09: Correção da atividade da aula anterior (15 minutos)

 

Logo após os alunos terminarem a atividade da Etapa 08, fazer a correção oral das questões

AULA 04

Tema: Bioma Pantanal

Etapa 10: Levantamento de conhecimentos prévios (10 minutos)

Indague os alunos se eles têm visto na tv ou nas redes sociais as belíssimas imagens do Pantanal, que também é chamado de pantanal mato Grossense? Como é a cobertura vegetal desse bioma? E a fauna? O que eles sabem a respeito do clima e do solo? Esse é um momento rico para direcionamento das próximas aulas, deixe os alunos expressarem o que sabem, apenas acolha as respostas, se possível, projete uma imagem do pantanal ou leve uma imagem impressa, para instigar a curiosidade dos alunos a respeito do tema.

 

Etapa 11: Caça Premiada (20min)

Agora chegou o momento de esclarecer sobre as considerações dos alunos na etapa anterior, diga que o Pantanal Mato Grossense é uma planície repleta de rios que ocupa parte dos estados de Mato grosso Sul. Convide a turma a conhecer um pouco mais sobre o objeto em estudo, utilize o livro didático Inspire Ciências 7° ano páginas 62 e 63, como suporte. Para ilustrar tudo que foi apresentado, convide a turma a assistir o vídeo “Pantanal”, disponível no seguinte link https://youtu.be/TTsiLGi4gDQ , caso seja possível!

 

Etapa 12: Caça Premiada (20 min),

Lance perguntas a respeito do pantanal e peça que eles achem no texto, como se fosse uma caça as informações, elabore perguntas do texto das páginas 62 e 63, aquele que encontrar primeiro o maior número de informações ganhará um pirulito, dessa forma você incentiva a leitura e compartilha conhecimento de forma leve e descontraída.

 

AULA 05

 

Tema: Caça e pesca indiscriminadas ameaçam o pantanal

 

Etapa 13: Verificação da Aprendizagem (20min)

 

Fazer as atividades das páginas 66 e 67 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, em seguida realizar a correção sanando as dúvidas encontradas.

 

Etapa 14: Hora do Registro (15min)

Após exposição do objeto em estudo da aula anterior (Pantanal), solicitar aos alunos que escreva no caderno o texto abaixo que será ditado, em seguida ouvir a leitura dos mesmos.

A escrita do texto deverá obedecer às normas de pontuações.

 

 

CAÇA E PESCA INDISCRIMINADAS AMEAÇAM O PANTANAL.

 

Jacarés, principalmente, são caçados para o comércio ilegal de couro e carne. Felizmente, já existem algumas fazendas que se dedicam à criação desses animais em cativeiro.

Essa atividade contribui para o desenvolvimento econômico da região e inibe a caça ilegal dos Jacarés.

 

Etapa 15: Mão na massa II (15 min)

Essa será uma atividade iniciada em sala de aula, caso não haja tempo para a conclusão, orientar os alunos a concluírem em casa, por isso, oriente os estudantes de modo bem claro e completo. Peça para fazerem uma ilustração para o texto copiado na etapa anterior referente ao Pantanal (a escolha deles), em momento oportuno, deverá falar sobre a imagem e do que ela representa.

 

AULA 06

 

Tema: Bioma Pampa

 

Etapa 16: Para início de conversa (10min)

 

Pergunte aos alunos se já ouviram algo a respeito do Bioma Pampa, em seguida ofereça as informações iniciais, como, por exemplo, que tal bioma ocupa uma pequena área do país, ocorrendo somente no sul do Rio Grande do Sul. Conhecido também como campos sulinos, o Pampa é caracterizado pelos vastos terrenos planos recobertos por gramíneas e arbustos de vários tipos. Abriga boa parte do aquífero Guarani.

 

Etapa 17: Leitura compartilhada e interpretação (30 min)

Após a etapa anterior, já feita a introdução do tema da aula, convide os alunos a fazer a leitura compartilhada do texto abaixo, porém, é importante fazer a impressão.

 

 

O solo do bioma Pampa

 

O solo arenoso do Pampa, ou seja, que não possui os sedimentos tão bem unidos, fica submetido à ação da água da chuva, que ao passar pelo solo, espalha os sedimentos da superfície. Depois de secos, o vento leva os sedimentos para mais longe, gerando, então, os campos de arenização.

 

O relevo do Pampa é formado por serras, planícies, morros rupestres e coxilhas e pouco mais de 400 são só de tipos diferentes de gramíneas. As mais comuns, por exemplo: capim-forquilha, grama tapete, flechilhas, barbas-de-bode e cabelos-de-porco. Muitas das espécies vegetais do Pampa possuem brotos em suas raízes, que formarão novas plantas, sendo um tipo de adaptação evolutiva e que indica um dos motivos do alto povoamento deste tipo de vegetação no Pampa

Os animais que habitam pampa são diversos e, como o bioma é muito antigo, já houveram animais gigantescos por lá. Ao mesmo tempo, a sua fauna está comprometida e há muitos problemas ecológicos. O Pampa é o segundo bioma mais destruído do Brasil, mais de 50% já foi perdido.

A principal causa da destruição do Pampa é a pecuária extensiva massiva, , que produz desmatamento para liberar cada vez mais espaço, tanto para pastagem, como para o plantio de soja e outros vegetais. Seja como for, o desmatamento retira a biodiversidade local em função de uma única espécie de gramínea que servirá de alimento. Nesse sentido, a pecuária também é a atividade que mais consome a água do Brasil, além da alta emissão de gás metano.

O país possui o maior rebanho bovino de corte do mundo, com mais de 215 milhões de gados (dados de 2020), o maior impacto de monocultura no Pampa vem do plantio de soja como commodity, que é feito, em sua maioria, para alimentar animais chineses alterando o equilíbrio do ecossistema local e competindo por alimento com os animais nativos, entre outras consequências. Atualmente, apenas 3% do Pampa está protegido e o bioma está em um processo acelerado de destruição.

 

Após a leitura compartilhada, peça aos alunos que realizem a atividade de interpretação abaixo com base no texto.

 

01.Onde está localizado o bioma Pampa?

02.Quais as características do bioma do Pampa?

03.Qual é a vegetação típica dos Pampas?

04Como é o clima da região do Pampa?

05.Qual é o solo do bioma Pampa?

 

Etapa 18: Correção da atividade (10 min)

 

Esse tempo será destinado a correção da interpretação do texto, mas, também é um excelente momento para sanar possíveis dúvidas levantadas e até mesmo acrescentar algumas informações.

 

AULA 07

 

Tema: Zonas de transição e manguezais

 

Etapa 19: Aula Expositiva Ilustrada (20 min)

Inicie a aula apresentando para os estudantes os objetos de conhecimento sobre Zonas de transição e Manguezais disponíveis nos links abaixo com tempos de 4’54’ e  9’42’’ respectivamente:

https://www.youtube.com/watch?v=uRbJm3-pudw 

https://www.youtube.com/watch?v=1T88Un_O91Y

 

Quando necessário, faça pausas e comente acerca dos objetos de conhecimento apresentados nos vídeos para melhor entendimento dos alunos.

 

Etapa 20:  Aprofundando o tema(15min)

Utilize o livro didático Inspire Ciências páginas 68 e 69 como suporte para a explicação dos objetos de conhecimento, não deixe de ler as orientações didáticas.

 

Etapa 21: Verificação de aprendizagem (15 minutos)

 

Proponha a resolução das atividades 1 a 3da página 72 do livro didático, após conclusão, realize a correção.

 

AULA 08

 

Tema: Ecossistemas Aquáticos

 

Etapa 22: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Inicie a aula perguntando que ecossistemas aquáticos os estudantes conhecem. Acolha as respostas , em seguida convide-os a assistirem o vídeo (4’30”)  disponível no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=tYJC-KWJiWw

 

Etapa 23: Aula expositiva dialogada (20min)

Apresente as informações sobre os ecossistemas aquáticos, permitindo a participação dos alunos, use como suporte as páginas 70 e 71 do livro didático Inspire Ciências, leia as orientações do livro didático, certificando-se de que os alunos compreendam por que a luz e a pressão são dois fatores abióticos que influenciam a distribuição dos seres vivos nos ambientes aquáticos. Comente sobre as atividades humanas que prejudicam os esses ambientes colocando em risco as espécies que vivem neles, incentivando os estudantes a apontar os problemas que cercam esse tema. A seguir, peça que desenhem no caderno possíveis soluções para o problema.

 

Etapa 24: Verificação da Aprendizagem (20min)

 

Oriente os estudantes a realizarem a atividade da página 72 do livro didático Inspire Ciências 7º ano.

 

AULA 09

 

 

Tema:  Revendo Biomas

 

Etapa 25: Correção da Atividade (10 min)

Aproveite para revisar o bioma estudado na aula anterior e dirimir possíveis dúvidas levantadas.

 

Etapa 26: Leitura e Interpretação (30 min)

 

Nesta atividade o professor irá convidar os alunos a ler o texto Moradores da mata do livro Inspire Ciências página 79 para conhecer um pouco mais sobre a Mata Atlântica, em seguida responder as questões 1,2,3 e 4 no caderno de ciências

Etapa 27 :Correção da atividade (10 minutos)

Aproveite para revisar o bioma estudado na aula anterior e dirimir possíveis dúvidas levantadas.

 

AULA 10

TEMA:   Rios Voadores

Etapa 28: Aprofundando conhecimento (30 minutos)

Esta atividade permite reforçar a ideia de que tudo está integrado na natureza e que alterações em uma região podem afetar a biodiversidade em locais aparentemente distantes. Formar dupla com um colega e juntos fazer a leitura do texto Fenômeno dos rios voadores do livro Inspire Ciências página 80 e 81, após a leitura discutir o que compreenderam, momento apropriado para esclarecimentos e acréscimos pelo professor.

Etapa29:Verificação de aprendizagem(20minutos)

Ainda em dupla copiar e responder as questões 1,2,3 e 4 da página 81.

AULA 11

·          

·         Etapa 30: Correção da atividade (10 min)

 

Etapa 31: Mão na Massa – Parte (30min)

Realize a atividade sobre a identificação dos Biomas, disponível via WhatsApp. São pequenas histórias descrevendo a vida de alguns animais.

 

Etapa 32: Socialização e correção da atividade (10 min)

 

Elaboração: Amélia, Odair, Adriana, Lana e Márcia.

 

Coordenação e colaboração: Nilsilane.  

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 60, 61, 66, 67,72,78,79, 80, 81)  Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário