4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
|
Subtema:
Preservando nossos Biomas |
Unidade
Temática:
Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento:
Os ecossistemas brasileiros (ou biomas) Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal,
Pampa e Zonas de Transição |
|
Ano:
7º Período: 08 a 26
/05 Nº de Aulas: 09 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros
quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade
de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à
flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia,
caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles. (EF07CI04BA)
Propor a construção de cadeias e teias alimentares possíveis de acontecer no
ecossistema em que a escola está inserida. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
Conceituar
e diferenciar ecossistema e bioma. Identificar os ecossistemas brasileiros conforme
suas características, em especial os Biomas Mata Atlântica, Caatinga,
Pantanal, Pampas e Zonas de Transição; Observar espécies típicas dos Biomas
estudados; Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza desses Biomas em
estudo, bem como sua preservação. Construir cadeias alimentares dos biomas
estudados. Reconhecer a fotossíntese como processo de produção de alimentos
para as plantas. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
ATENÇÃO: Essa é a última sequência antes da culminância do
projeto, por isso, lembre-se de distribuir as tarefas aos alunos,
relacionadas no material “Subtemas a serem apresentados na culminância”, disponibilizada
via WhatsApp. AULA 01 Tema: Bioma Mata Atlântica Etapa
01:
Levantamentos de conhecimentos prévios
(15min) Para sondar o conhecimento
dos estudantes, inicie perguntando a turma se eles sabem
onde fica localizado o bioma Mata Atlântica, e, em quais estados o bioma Mata
Atlântica se estende, se houve alguma modificação nesses lugares. Acolha as
respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos. Em seguida lembre a
eles que esse bioma localizava- se próximo ao litoral, desde o nordeste até o
sul do país, estendendo-se por 17 estados brasileiros, Alagoas, Bahia, Ceará,
Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí,
Sergipe, Rio Grande do Norte, São Paulo, Espirito Santo, Rio de Janeiro e Santa
Catarina. Só que a área original desse bioma vem sendo ocupada e modificada
por atividades humanas de modo que a vegetação atual corresponde cerca 12,4%
da mata original. Etapa
02: Aprofundando no Tema (15min) Solicitar aos
alunos que assistam o vídeo sobre a Mata Atlântica com tempo de 5’38’’,
disponível no link abaixo https://youtu.be/yxRolBxeDEU .
Assim a turma terá uma clareza das informações sobre esse importante bioma.
Em seguida convide-os a uma leitura compartilhada sobre a Mata Atlântica
presente no livro didático Inspire Ciências 7° ano, páginas 56 e 57. Aproveite
para focar na biodiversidade desse bioma que é uma das maiores do planeta. Etapa
03: Verificação
de Aprendizagem (15 minutos) Agora que já foram apresentados ao tema, depois de uma
explanação do objeto, solicite aos alunos que façam a atividade
das páginas 60 e 61 do livro didático, fique a disposição para esclarecer e
sanar as possíveis dúvidas levantadas, em seguida faça a correção de forma
oral. Etapa 04: Mão na Massa (05min). Essa será uma atividade para ser
realizada em casa, por isso, oriente os estudantes de modo bem claro e
completo. Na página 60 tem um infográfico com algumas espécies ameaçadas em
extinção, oriente os alunos a escolherem um desses animais para fazer uma
ilustração bem bonita e pesquisar uma frase de curiosidade sobre esse animal.
A atividade deverá ser realizada em casa e socializada na próxima aula. Você
também poderá pedir outros dados, como, nome científico, hábitos alimentares,
a qual grupo pertence e tipo de reprodução, assim poderá relacionar essas
informações em uma tabela (elaborada pelo professor). AULA 02 Tema: Caatinga Etapa 05: Para início de conversa (10 minutos) Inicie a aula
apresentando aos estudantes fotografias da região onde se localiza a caatinga
de modo a evidenciar as diferenças na paisagem no verão e no inverno. É
importante orientá-los a observar que o solo rachado, as árvores sem folhas e
o ambiente com o aspecto onde parece não existir vida, dá lugar a uma
paisagem florida e verdejante depois dos períodos de chuva. Aproveitar para
apresentar para eles o significado da palavra Caatinga relacionando-o ao
aspecto da vegetação nos períodos de seca. Etapa 06: Aprofundando no tema (15min) Utilize o livro
didático Inspire Ciências 7º ano, páginas 58 e 59, como suporte para
apresentar informações do bioma Caatinga, discorrendo sobre a localização,
clima, dentre outros aspectos. Não esquecer de falar sobre a importância dos
rios para a região da Caatinga, especialmente do rio São Francisco. Ao tratar
acerca das adaptações dos seres vivos da Caatinga, comente sobre o cacto e
suas adaptações, por exemplo. Etapa
07:Verificação de aprendizagem (25 minutos) Na página 61 do livro didático
Inspire Ciências tem três questões relacionada ao tema Caatinga, peça aos
alunos que leiam e respondam as questões 2,3 e 4. Se possível faça em dupla e
logo após o final da atividade faça a correção. AULA 03 Tema:
Herança cultural Etapa
08 :Mão na massa (35 minutos) Aproveitar o tema abordado (Caatinga) para trabalhar a importância da
valorização da cultura nacional e converse com os alunos sobre figuras como
Luiz Gonzaga e as festas típicas como São João, que atraem muitos turistas no
Nordeste. Em seguida oriente os mesmos a realizarem a atividade da página 78
do livro didático. Será interessante reproduzir a letra da música e cantar
com os alunos, se achar conveniente e apropriado, ensaiar os alunos para uma
apresentação, como figurino, usar o chapéu típico de Luiz Gonzaga, poderia
fazer parceria com o professor de Arte. Etapa
09: Correção da atividade da aula anterior (15 minutos) Logo após os alunos terminarem a atividade da Etapa 08, fazer a
correção oral das questões AULA 04 Tema: Bioma
Pantanal Etapa
10: Levantamento de conhecimentos prévios (10 minutos) Indague os alunos se eles
têm visto na tv ou nas redes sociais as belíssimas imagens do Pantanal, que
também é chamado de pantanal mato Grossense? Como é a cobertura vegetal desse
bioma? E a fauna? O que eles sabem a respeito do clima e do solo? Esse é um
momento rico para direcionamento das próximas aulas, deixe os alunos
expressarem o que sabem, apenas acolha as respostas, se possível, projete uma
imagem do pantanal ou leve uma imagem impressa, para instigar a curiosidade
dos alunos a respeito do tema. Etapa
11: Caça Premiada (20min) Agora chegou o momento de esclarecer sobre as
considerações dos alunos na etapa anterior, diga que o Pantanal Mato
Grossense é uma planície repleta de rios que ocupa parte dos estados de Mato
grosso Sul. Convide a turma a conhecer um pouco mais sobre o objeto em
estudo, utilize o livro didático Inspire Ciências 7° ano páginas 62 e 63, como
suporte. Para
ilustrar tudo que foi apresentado, convide a turma a assistir o vídeo
“Pantanal”, disponível no seguinte link https://youtu.be/TTsiLGi4gDQ
, caso seja possível! Etapa
12: Caça
Premiada (20 min), Lance perguntas a
respeito do pantanal e peça que eles achem no texto, como se fosse uma caça
as informações, elabore perguntas do texto das páginas 62 e 63, aquele que
encontrar primeiro o maior número de informações ganhará um pirulito, dessa
forma você incentiva a leitura e compartilha conhecimento de forma leve e
descontraída. AULA
05 Tema:
Caça e pesca indiscriminadas ameaçam o pantanal Etapa
13: Verificação da Aprendizagem (20min) Fazer as atividades das
páginas 66 e 67 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, em seguida realizar
a correção sanando as dúvidas encontradas. Etapa 14: Hora do Registro (15min) Após
exposição do objeto em estudo da aula anterior (Pantanal), solicitar aos
alunos que escreva no caderno o texto abaixo que será ditado, em seguida
ouvir a leitura dos mesmos. A
escrita do texto deverá obedecer às normas de pontuações. CAÇA
E PESCA INDISCRIMINADAS AMEAÇAM O PANTANAL. Jacarés,
principalmente, são caçados para o comércio ilegal de couro e carne.
Felizmente, já existem algumas fazendas que se dedicam à criação desses
animais em cativeiro. Essa
atividade contribui para o desenvolvimento econômico da região e inibe a caça
ilegal dos Jacarés. Etapa 15: Mão na massa II (15 min) Essa será uma atividade iniciada em sala de aula, caso não haja tempo
para a conclusão, orientar os alunos a concluírem em casa, por isso, oriente
os estudantes de modo bem claro e completo. Peça para fazerem uma ilustração para o texto copiado na etapa
anterior referente ao Pantanal (a escolha deles), em momento oportuno, deverá
falar sobre a imagem e do que ela representa. AULA 06 Tema:
Bioma Pampa Etapa 16: Para início de conversa
(10min) Pergunte
aos alunos se já ouviram algo a respeito do Bioma Pampa, em seguida ofereça
as informações iniciais, como, por exemplo, que tal bioma ocupa uma pequena
área do país, ocorrendo somente no sul do Rio Grande do Sul. Conhecido também
como campos sulinos, o Pampa é caracterizado pelos vastos terrenos planos
recobertos por gramíneas e arbustos de vários tipos. Abriga boa parte do
aquífero Guarani. Etapa 17: Leitura compartilhada e
interpretação (30 min) Após
a etapa anterior, já feita a introdução do tema da aula, convide os alunos a
fazer a leitura compartilhada do texto abaixo, porém, é importante fazer a impressão. O solo do bioma Pampa O
solo arenoso do Pampa, ou seja, que não possui os sedimentos tão bem unidos,
fica submetido à ação da água da chuva, que ao passar pelo solo, espalha os
sedimentos da superfície. Depois de secos, o vento leva os sedimentos para
mais longe, gerando, então, os campos de arenização. O relevo do
Pampa é formado por serras, planícies, morros rupestres e coxilhas e pouco
mais de 400 são só de tipos diferentes de gramíneas. As mais comuns, por
exemplo: capim-forquilha, grama tapete, flechilhas, barbas-de-bode e
cabelos-de-porco. Muitas das espécies vegetais do Pampa possuem brotos em
suas raízes, que formarão novas plantas, sendo um tipo de adaptação evolutiva
e que indica um dos motivos do alto povoamento deste tipo de vegetação no
Pampa Os
animais que habitam pampa são diversos e, como o bioma é muito antigo, já
houveram animais gigantescos por lá. Ao mesmo tempo, a sua fauna está
comprometida e há muitos problemas ecológicos. O Pampa é o segundo bioma
mais destruído do Brasil, mais de 50% já foi perdido. A
principal causa da destruição do Pampa é a pecuária extensiva massiva, , que
produz desmatamento para liberar cada vez mais espaço, tanto para pastagem,
como para o plantio de soja e outros vegetais. Seja como for, o
desmatamento retira a biodiversidade local em função de uma única espécie
de gramínea que servirá de alimento. Nesse sentido, a pecuária também é a
atividade que mais consome a água do Brasil, além da alta emissão de gás
metano. O
país possui o maior rebanho bovino de corte do mundo, com mais de 215 milhões
de gados (dados de 2020), o maior impacto de monocultura no Pampa vem do
plantio de soja como commodity, que é feito, em sua maioria, para
alimentar animais chineses alterando o equilíbrio do ecossistema local e
competindo por alimento com os animais nativos, entre outras consequências. Atualmente,
apenas 3% do Pampa está protegido e o bioma está em um processo
acelerado de destruição. Após
a leitura compartilhada, peça aos alunos que realizem a atividade de
interpretação abaixo com base no texto. 01.Onde
está localizado o bioma Pampa? 02.Quais
as características do bioma do Pampa? 03.Qual
é a vegetação típica dos Pampas? 04Como
é o clima da região do Pampa? 05.Qual
é o solo do bioma Pampa? Etapa 18: Correção da atividade
(10 min) Esse
tempo será destinado a correção da interpretação do texto, mas, também é um
excelente momento para sanar possíveis dúvidas levantadas e até mesmo
acrescentar algumas informações. AULA 07 Tema:
Zonas de transição e manguezais Etapa
19: Aula Expositiva
Ilustrada (20 min) Inicie a
aula apresentando para os estudantes os objetos de conhecimento sobre Zonas de transição e Manguezais disponíveis nos links abaixo com
tempos de 4’54’ e 9’42’’
respectivamente: https://www.youtube.com/watch?v=uRbJm3-pudw https://www.youtube.com/watch?v=1T88Un_O91Y Quando
necessário, faça pausas e comente acerca dos objetos de conhecimento apresentados
nos vídeos para melhor entendimento dos alunos. Etapa 20: Aprofundando o tema(15min) Utilize o
livro didático Inspire Ciências páginas 68 e 69 como suporte para a
explicação dos objetos de conhecimento, não deixe de ler as orientações
didáticas. Etapa 21: Verificação de
aprendizagem (15 minutos) Proponha a resolução das atividades
1 a 3da página 72 do livro didático, após conclusão, realize a correção. AULA 08 Tema: Ecossistemas Aquáticos Etapa 22: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min) Inicie a aula perguntando que
ecossistemas aquáticos os estudantes conhecem. Acolha as respostas , em
seguida convide-os a assistirem o vídeo (4’30”) disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=tYJC-KWJiWw Etapa 23: Aula expositiva dialogada (20min) Apresente as informações sobre os
ecossistemas aquáticos, permitindo a participação dos alunos, use como
suporte as páginas 70 e 71 do livro didático Inspire Ciências, leia as
orientações do livro didático, certificando-se de que os alunos compreendam
por que a luz e a pressão são dois fatores abióticos que influenciam a
distribuição dos seres vivos nos ambientes aquáticos. Comente sobre as
atividades humanas que prejudicam os esses ambientes colocando em risco as
espécies que vivem neles, incentivando os estudantes a apontar os problemas
que cercam esse tema. A seguir, peça que desenhem no caderno possíveis
soluções para o problema. Etapa 24: Verificação da Aprendizagem (20min) Oriente
os estudantes a realizarem a atividade da página 72 do livro didático Inspire
Ciências 7º ano. AULA 09 Tema: Revendo Biomas Etapa 25: Correção da Atividade (10 min) Aproveite para revisar o bioma
estudado na aula anterior e dirimir possíveis dúvidas levantadas. Etapa 26: Leitura e Interpretação (30 min) Nesta
atividade o professor irá convidar os alunos a ler o texto Moradores da
mata do livro Inspire Ciências página 79 para conhecer um pouco mais
sobre a Mata Atlântica, em seguida responder as
questões 1,2,3 e 4 no caderno de ciências Etapa 27 :Correção da atividade (10 minutos) Aproveite para revisar o bioma
estudado na aula anterior e dirimir possíveis dúvidas levantadas. AULA 10 TEMA: Rios Voadores Etapa 28: Aprofundando conhecimento (30 minutos) Esta atividade permite reforçar a ideia de que tudo está integrado na
natureza e que alterações em uma região podem afetar a biodiversidade em
locais aparentemente distantes. Formar dupla com um colega e juntos fazer a
leitura do texto Fenômeno dos
rios voadores do livro Inspire Ciências página 80 e 81, após a
leitura discutir o que compreenderam, momento apropriado para esclarecimentos
e acréscimos pelo professor. Etapa29:Verificação de aprendizagem(20minutos) Ainda em dupla copiar e responder as questões 1,2,3 e 4 da página 81. AULA
11 ·
·
Etapa 30: Correção da atividade (10 min) Etapa 31: Mão na Massa – Parte (30min) Realize a
atividade sobre a identificação dos Biomas, disponível via WhatsApp. São
pequenas histórias descrevendo a vida de alguns animais. Etapa 32: Socialização e correção da atividade (10
min) Elaboração: Amélia, Odair,
Adriana, Lana e Márcia. Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 60, 61, 66, 67,72,78,79, 80, 81) Seminários;
( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário