SD Ciências 14

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS
Tema: Água

Subtítulo: Os estados físicos da água; Formação da Chuva; O ciclo da Água; Humidade do ar, orvalho e geada; Contaminação da água: As águas Servidas e o destino; A atividade dos microrganismos; Doenças veiculadas pela água; Os tipos de fossa e tratamento de esgoto;
Ano/Série: 6º ano                     Período: 24/09 a 04/10                  Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS
Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
Avaliar o processo ensino aprendizagem.
Revisar para recuperar conteúdos e sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a III unidade.


ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I(Última Avaliação da III Unidade)

1º Momento: Revisão dos conteúdos relacionados abaixo utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, atividades já resolvidas, slides, para avaliação da III Unidade.
A Hidrosfera terrestre: Terra: Planeta água! Para que serve a água; Água potável e tratamento; Evite Desperdícios;
O caminho da água na natureza: Os estados físicos da água; Formação da Chuva; O ciclo da Água; Humidade do ar, orvalho e geada;
Contaminação da água: As águas Servidas e o destino; A atividade dos microrganismos;
Doenças veiculadas pela água; Os tipos de fossa e tratamento de esgoto;
2º Momento: Avaliação Escrita

Parte II (Recuperação Paralela)
Observação: Os conteúdos para recuperação paralela serão os mesmos trabalhados como revisão para avaliação, porém, os professores têm autonomia para escolher o instrumento que acha mais adequado a situação da turma, podendo utilizar aula de campo, pesquisa dirigida em sala de aula, experimentos com relatório, avaliação por consulta e até utilizar a avaliação aplicada no final da unidade.

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; ( ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (  ) Informativos; (  )Torso;
( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; (X) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (116 a 119; 195 a 198);  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (X) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                           

Professor: _______________________________                   Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Animais Invertebrados e Reino Plantae
Subtítulo: Parasitismo; Características gerais do reino Plantae; Briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas; As principais características de cada grupo; As funções dos órgãos vegetais; A reprodução dos vegetais – plantas com ou sem flores; O papel das folhas na produção de alimentos – fotossíntese;       
Ano/Série: 7º ano                 Período: 24 a 04/10                                  Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS

Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
Avaliar o processo ensino aprendizagem.
Revisar para recuperar conteúdos e sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a III unidade.

   
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Parte I(Última Avaliação da III Unidade)
1º Momento: Revisão dos conteúdos relacionados abaixo utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, atividades já resolvidas, slides, para avaliação da III Unidade.
Animais Invertebrados: Parasitismo; Características gerais do reino Plantae; Briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas; As principais características de cada grupo; As funções dos órgãos vegetais; A reprodução dos vegetais – plantas com ou sem flores; O papel das folhas na produção de alimentos – fotossíntese;   

2º Momento: Avaliação Escrita

Parte II (Recuperação Paralela)
Observação: Os conteúdos para recuperação paralela serão os mesmos trabalhados como revisão para avaliação, porém, os professores têm autonomia para escolher o instrumento que acha mais adequado a situação da turma, podendo utilizar aula de campo, pesquisa dirigida em sala de aula, experimentos com relatório, avaliação por consulta e até utilizar a mesma avaliação aplicada no final da unidade.


RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;
(  ) Outros:


AVALIAÇÃO: (X) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (140 a 142; 159 a 162);   (  ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

Professor: _______________________________                   Escola: ________________________

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Temas: Respiração Pulmonar e Coordenação das Funções Orgânicas
Subtítulo: Os sentidos e a percepção do ambiente: Os receptores sensoriais; A visão; A audição; O tato, o olfato e a gustação; A saúde e os órgãos dos sentidos. 
Ano/Série: 8º ano                            Período: 24/09 a 04/10                   Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS

Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
Avaliar o processo ensino aprendizagem.
Revisar para recuperar conteúdos e sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a III unidade.


ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Parte I(Última Avaliação da III Unidade)
1º Momento: Revisão dos conteúdos relacionados abaixo utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, atividades já resolvidas, slides, para avaliação da III Unidade.
Respiração Pulmonar: Visão geral da atuação do sistema respiratório; Estrutura e funcionamento do sistema respiratório; Distúrbios do Sistema Respiratório. Tabagismo.
Coordenação das Funções Orgânicas: O sistema nervoso humano: A coordenação do corpo; Os componentes do sistema nervoso; A organização do sistema nervoso; O funcionamento do sistema nervoso; A saúde e o sistema nervoso. As drogas e a preservação do organismo; O perigo do fumo e do álcool, drogas permitidas por lei.
2º Momento: Avaliação Escrita

Parte II (Recuperação Paralela)
Observação: Os conteúdos para recuperação paralela serão os mesmos trabalhados como revisão para avaliação, porém, os professores têm autonomia para escolher o instrumento que acha mais adequado a situação da turma, podendo utilizar aula de campo, pesquisa dirigida em sala de aula, experimentos com relatório, avaliação por consulta e até utilizar a mesma avaliação aplicada no final da unidade.



RECURSOS: (X) Livro didático; (X ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (  ) Microscópio; (X ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso; ( ) Outros:



AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (111 a 115; 134 a 137); ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate; ( ) Relatórios; (X) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                         

Professor: _______________________________                   Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Visão interpretativa e microscópica dos materiais
Subtítulo: 
Reações químicas: Uma abordagem microscópica; Reconhecimento de transformações químicas por meio de diferenças de propriedades entre reagentes e produtos;

Ano/Série: 9º ano                    Período: 24/09 a 04/10                   Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS

Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
Avaliar o processo ensino aprendizagem.
Revisar para recuperar conteúdos e sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a III unidade.


ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Parte I(Última Avaliação da III Unidade)
1º Momento: Revisão dos conteúdos relacionados abaixo utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, atividades já resolvidas, slides, para avaliação da III Unidade.
As ligações Químicas: Estabilidade dos gases nobres e a teoria do octeto; Ligações químicas; Íons (cátions e ânions); Estruturas que resultam das diferentes ligações químicas e suas propriedades; Fórmulas Iônicas. Reações Químicas.
2º Momento: Avaliação Escrita

Parte II (Recuperação Paralela)
Observação: Os conteúdos para recuperação paralela serão os mesmos trabalhados como revisão para avaliação, porém, os professores têm autonomia para escolher o instrumento que acha mais adequado a situação da turma, podendo utilizar aula de campo, pesquisa dirigida em sala de aula, experimentos com relatório, avaliação por consulta e até utilizar a mesma avaliação aplicada no final da unidade.


RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; ( ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio;
(X ) Computador; (  ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;
(  ) Outros:


AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (102 a 105; 84 a 87);  (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (  ) Debate; (  ) Relatórios; (X ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                                                             


Professor: _______________________________                   Escola: ________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário