SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS
Tema: Água
Subtítulo: Os estados físicos da água; Formação da Chuva; O ciclo da Água; Humidade do ar, orvalho e geada; Contaminação da água: As águas Servidas e o destino; A atividade dos microrganismos; Doenças veiculadas pela água; Os tipos de fossa e tratamento de esgoto;
Ano/Série: 6º ano Período: 24/09 a 04/10 Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a III unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I(Última Avaliação da III Unidade)
1º Momento: Revisão dos conteúdos relacionados abaixo utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, atividades já resolvidas, slides, para avaliação da III Unidade.
• A Hidrosfera terrestre: Terra: Planeta água! Para que serve a água; Água potável e tratamento; Evite Desperdícios;
• O caminho da água na natureza: Os estados físicos da água; Formação da Chuva; O ciclo da Água; Humidade do ar, orvalho e geada;
• Contaminação da água: As águas Servidas e o destino; A atividade dos microrganismos;
Doenças veiculadas pela água; Os tipos de fossa e tratamento de esgoto;
2º Momento: Avaliação Escrita
Parte II (Recuperação Paralela)
Observação: Os conteúdos para recuperação paralela serão os mesmos trabalhados como revisão para avaliação, porém, os professores têm autonomia para escolher o instrumento que acha mais adequado a situação da turma, podendo utilizar aula de campo, pesquisa dirigida em sala de aula, experimentos com relatório, avaliação por consulta e até utilizar a avaliação aplicada no final da unidade.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio;
(X) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; (X) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (116 a 119; 195 a 198); ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (X) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Animais Invertebrados e Reino Plantae
Subtítulo: Parasitismo; Características gerais do reino Plantae; Briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas; As principais características de cada grupo; As funções dos órgãos vegetais; A reprodução dos vegetais – plantas com ou sem flores; O papel das folhas na produção de alimentos – fotossíntese;
Ano/Série: 7º ano Período: 24 a 04/10 Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a III unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I(Última Avaliação da III Unidade)
1º Momento: Revisão dos conteúdos relacionados abaixo utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, atividades já resolvidas, slides, para avaliação da III Unidade.
• Animais Invertebrados: Parasitismo; Características gerais do reino Plantae; Briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas; As principais características de cada grupo; As funções dos órgãos vegetais; A reprodução dos vegetais – plantas com ou sem flores; O papel das folhas na produção de alimentos – fotossíntese;
2º Momento: Avaliação Escrita
Parte II (Recuperação Paralela)
Observação: Os conteúdos para recuperação paralela serão os mesmos trabalhados como revisão para avaliação, porém, os professores têm autonomia para escolher o instrumento que acha mais adequado a situação da turma, podendo utilizar aula de campo, pesquisa dirigida em sala de aula, experimentos com relatório, avaliação por consulta e até utilizar a mesma avaliação aplicada no final da unidade.
RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio;
(X) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (140 a 142; 159 a 162); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Temas: Respiração Pulmonar e Coordenação das Funções Orgânicas
Subtítulo: Os sentidos e a percepção do ambiente: Os receptores sensoriais; A visão; A audição; O tato, o olfato e a gustação; A saúde e os órgãos dos sentidos.
Ano/Série: 8º ano Período: 24/09 a 04/10 Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a III unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I(Última Avaliação da III Unidade)
1º Momento: Revisão dos conteúdos relacionados abaixo utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, atividades já resolvidas, slides, para avaliação da III Unidade.
• Respiração Pulmonar: Visão geral da atuação do sistema respiratório; Estrutura e funcionamento do sistema respiratório; Distúrbios do Sistema Respiratório. Tabagismo.
• Coordenação das Funções Orgânicas: O sistema nervoso humano: A coordenação do corpo; Os componentes do sistema nervoso; A organização do sistema nervoso; O funcionamento do sistema nervoso; A saúde e o sistema nervoso. As drogas e a preservação do organismo; O perigo do fumo e do álcool, drogas permitidas por lei.
2º Momento: Avaliação Escrita
Parte II (Recuperação Paralela)
Observação: Os conteúdos para recuperação paralela serão os mesmos trabalhados como revisão para avaliação, porém, os professores têm autonomia para escolher o instrumento que acha mais adequado a situação da turma, podendo utilizar aula de campo, pesquisa dirigida em sala de aula, experimentos com relatório, avaliação por consulta e até utilizar a mesma avaliação aplicada no final da unidade.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio; (X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (111 a 115; 134 a 137); ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Visão interpretativa e microscópica dos materiais
Subtítulo:
Reações químicas: Uma abordagem microscópica; Reconhecimento de transformações químicas por meio de diferenças de propriedades entre reagentes e produtos;
Ano/Série: 9º ano Período: 24/09 a 04/10 Nº de Aulas: 06
OBJETIVOS
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a III unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I(Última Avaliação da III Unidade)
1º Momento: Revisão dos conteúdos relacionados abaixo utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, atividades já resolvidas, slides, para avaliação da III Unidade.
• As ligações Químicas: Estabilidade dos gases nobres e a teoria do octeto; Ligações químicas; Íons (cátions e ânions); Estruturas que resultam das diferentes ligações químicas e suas propriedades; Fórmulas Iônicas. Reações Químicas.
2º Momento: Avaliação Escrita
Parte II (Recuperação Paralela)
Observação: Os conteúdos para recuperação paralela serão os mesmos trabalhados como revisão para avaliação, porém, os professores têm autonomia para escolher o instrumento que acha mais adequado a situação da turma, podendo utilizar aula de campo, pesquisa dirigida em sala de aula, experimentos com relatório, avaliação por consulta e até utilizar a mesma avaliação aplicada no final da unidade.
RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio;
(X ) Computador; ( ) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (102 a 105; 84 a 87); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário