5ª SD Cie 6ºAno 2024

 

5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema: Entre o Plástico e o Planeta: O Impacto Ambiental dos Materiais Sintéticos.

Unidade Temática: Matéria e Energia 

Objetos de Conhecimento: Como substituir o uso de plástico comum; Reações químicas. O uso da biomimética na produção de novos materiais. Atividades humanas, impactos ambientais e novos materiais.

Ano: 6º                                          Período:   06 a 17/05                   Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).  (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. (EF06CI04IT) Identificar os tipos de medicamentos — fitoterápicos, alopáticos, manipulados, entre outros — e outros materiais sintéticos (como fios de nylon, plásticos, etc.), reconhecendo que a sua produção se viabiliza pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Avaliar a necessidade de substituir plásticos, considerando o desenvolvimento de novas tecnologias que minimize o impacto poluidor no ambiente. Reconhecer um novo campo da Ciência, a Biomimética, seu potencial e suas ferramentas para a produção de novos materiais. Reconhecer matérias sintéticos bem com sua utilização na atualidade e a problematização diante da geração de lixo indiscriminada. Conscientizar sobre o consumismo nos dias atualidades.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: Plásticos

Etapa 01: Registros (20 min)

Continue com atividade da aula anterior (4ª Sequência Didática), dessa vez, solicite os estudantes que respondam as questões da página 177 referentes ao texto, em seguida, faça a correção.

Comente que os pesquisadores estão buscando alternativas mais ecológicas em relação ao uso do plástico feito de petróleo. O plástico de mandioca é biodegradável e, assim, não se acumula no ambiente. A parceria entre as instituições de ensino permite unir diferentes saberes e, assim, ter sucesso na obtenção do novo material.

 

Etapa 02: Leitura e interpretação (30 min)

Leitura compartilhada e interpretação do texto Plásticos, da página 179 do livro didático A Conquista 6º Ano.

 

Observação: Professor chegou a hora de organizar a turma para a visita a fábrica de vassouras, ou, outro espaço que reutilize o plástico evitando o descarte no ambiente. Peça aos estudantes para levarem caderneta e caneta, precisarão anotar as etapas de produção. Se não for possível a aula de campo, se organize para uma visita ao local para colher informações sobre a empresa, produção e funcionamento, registre também por fotos.

 

 

AULA 02

 

Tema: Como substituir o uso de plástico comum?

 

Etapa 03: Correção da Atividade da etapa 02 (15 min)

 

Aproveite a oportunidade para sanar dúvidas levantadas durante a correção.

 

Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (05 min)

Projete a imagem abaixo para os estudantes, pode ser slide ou cartaz.

 

Pergunte o que sentem ao ver a imagem? Se sabem dizer o que vários países estão tentando fazer para limitar o uso de sacos plásticos? O que pensam a respeito de pessoas que descartam o lixo em qualquer lugar? O que fazer para diminuir os impactos ambientais causados pelo plástico?

Acolha as respostas dos estudantes por enquanto.

 

Etapa 05: Visita a fábrica de vassouras de garrafa pet (30 min).

Os dados de um estudo foram divulgados e a proporção de toneladas de plástico por toneladas de peixes que era de uma para cinco em 2014, será de uma para três em 2025 e vai ultrapassar uma para uma em 2050. Como forma de proteger o meio ambiente, reduzir do desperdício plástico e ainda ganhar um dinheiro, surge a fábrica de vassouras de garrafa PET, que é um exemplo cativante de inovação e sustentabilidade. Neste ambiente frenético, máquinas transformam meticulosamente garrafas PET recicladas em vassouras duráveis e funcionais. Cada vassoura fabricada é mais do que um simples utensílio doméstico. Após essa pequena introdução, convide os estudantes a conhecerem pessoalmente.

  • Oriente os estudantes a perguntarem e anotarem sobre a história da empresa e sua missão de sustentabilidade.
  • Observação das máquinas de reciclagem e extrusão, que transformam as garrafas PET em matéria-prima para as vassouras.
  • Obter explicação detalhada sobre os diferentes estágios do processo de fabricação.
  • Pedir para relacionarem a atividade da fábrica com o termo “sustentabilidade”.
  • Registrar todos os processos por fotos ou ilustrações, solicitar que façam um álbum com as informações adquiridas durante a aula de campo. Essa atividade poderá ser realizada em grupo.

 

AULA 03

 

TEMA: Reações Químicas (continuação)

 

Etapa 06: Aprofundando no tema (15 min)

Essa é uma etapa complementar a aula 02 sobre as possíveis atitudes que minimizam o uso do plástico. Responda à questão “Você sabe dizer o que vários países estão tentando fazer para limitar o uso de sacos plásticos?"

Sugestão de resposta: Na França, por exemplo, os sacos de plástico de uso único (descartáveis) foram proibidos. No Reino Unido, a legislação impõe que os consumidores paguem pelos sacos plásticos, a fim de tentar reduzir sua utilização. Em São Paulo os supermercados também cobram pelas sacolas.

·         Pergunte: E vocês, já conseguem pensar em uma solução para tentar reduzir o uso de plástico e evitar que esse material prejudique o meio ambiente, principalmente os animais?

Após a pergunta, compartilhe as dicas para colaborar com a diminuição do uso do plástico.

1. Evitar comprar água de garrafa plástica

2. Usar ecobags para fazer compras

3. Não comprar pratos e copos descartáveis

4. Escolha recipientes reutilizáveis

5. Diga não aos canudinhos

6. Escolher fraldas de pano

7. Limitar os alimentos em embalagens plásticas

8. Fazer sucos em casa

9. Fazer compras em lojas de produtos a granel

10. Prefira a produção faça você mesmo

 

Etapa 07:Levantamento de Conhecimentos Prévios (05 min)

 

Pergunte se alguém sabe por que choramos ao cortar cebolas.

 

Mostre aos estudantes que estudar Ciências pode ser interessante e ajuda a responder várias perguntas em relação a fatos observados no cotidiano. Os estudantes não precisam conhecer os reagentes e os produtos das reações envolvidas nas lágrimas produzidas ao cortar cebolas. Basta que eles compreendam que as lágrimas são decorrentes de reações químicas entre as substâncias das células da cebola e a umidade dos olhos.

 

Etapa 07: De olho na dica (20 min)

 

Convide os estudantes a descobrir por que isso acontece, fazendo a leitura compartilhada da página 178 do livro didático.

Após a leitura e discussão, poderá complementar com explicações a respeito, utilize o fragmento abaixo retirado do livro didático “A Conquista Ciências” página 178.

Comente que, ao cortar a cebola, são liberadas enzimas alinases; estas, por sua vez, reagem com o óxido sulfúrico também presente na cebola. “Uma não vê a outra, mas, ao destruir as células, elas podem se encontrar e fazer reações”. A reação dá origem ao ácido sulfínico, que é um gás volátil e bastante instável, que se converte em sin-propanetial-S-óxido. Esse gás reage com a água dos olhos e forma o ácido sulfúrico. Mesmo em concentração baixa, esse ácido irrita os olhos.

 

Etapa 08: Comprovando hipóteses (10 min)

Após a leitura, divida a turma em 4 grupos, cada grupo fará um teste com as propostas listadas na atividade do livro página 178 a seguir se mostram eficientes. Eles não precisam se agrupar, poderá realizar o teste individualmente, cada qual em sua casa. Orientar também para a atividade das páginas 180 e 181. Solicitar o material para realização da Tarefa (marcar para a aula 6).

 

AULA 04

 

TEMA: O uso da biomimética na produção de novos materiais

 

Etapa 09: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min)

 

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Pergunte-lhes se já ouviram falar de Biomimética ou quais já leram algo sobre esse assunto. É provável que eles não conheçam essa área da Ciência. Explore com eles o significado da palavra a partir de sua etimologia: Bio - referente à vida; mimética - referente a mimetismo, adaptação na qual um organismo possui características que o confundem com um indivíduo de outra espécie, ou seja, capacidade de imitar. Resumindo, a Biomimética procura entender os processas da natureza para então, criar soluções que a imitem. Explique que o objetivo da Biomimética é deslocar o olhar dos pesquisadores de diferentes áreas, como engenharia, arquitetura, biologia, design, medicina, tecnologia, entre outras: deixar de ver a biodiversidade da natureza apenas como fonte de matéria-prima para nossa sociedade, e passar a aprender com as estratégias e soluções que a natureza oferece, inovando em harmonia com a Natureza, mantendo e regenerando os sistemas responsáveis pela manutenção da vida no planeta. Esse levantamento de informações contribuirá com o desenvolvimento da aula. Os alunos irão refletir o olhar para os elementos da natureza de maneira mais profunda e as possibilidades de desenvolver novos projetos e/ou produtos.

Agora, projete a imagem abaixo, ou imprima e compartilhe com os estudantes.

Orientações: Para dar início à aula, organize seis grupos de alunos. Promova uma discussão inicial e procure levantar informações sobre as estratégias e tecnologias desenvolvidas usadas pelos seres vivos para saciar suas necessidades e sobreviver no planeta. Motive-os a levantar hipóteses e argumentos de modo que fiquem mobilizados e se envolvam na temática da aula.

Para ajudá-los a expressar o sentido atribuído pergunte sobre:

·         O que vocês estão vendo nestas imagens?

Sugestão de resposta: Inventos que surgiram graças à existência de animais, plantas e outros agentes naturais do planeta.

·         Na sua opinião, existem semelhanças entre a tecnologia e a natureza?

Sugestão de resposta: Sim, a natureza tem papel fundamental dentro de laboratórios científicos. A Ciência nasceu da observação da natureza
e, desde sempre, essa observação foi fonte de inspiração para o desenvolvimento de muitas tecnologias. É o caso dos estudos de anatomia das aves, realizados por Leonardo da Vinci, que propôs diversos modelos de máquinas voadoras e que fazem parte da história da aviação.

·         Será que podemos encontrar ao nosso redor exemplo de seres vivos que podem inspirar novas tecnologias?

Sugestão de resposta: Sim, diversos elementos da natureza que estão ao nosso redor podem servir de inspiração. São exemplos: coletor solar usando a estrutura da asa da borboleta; adesivos inspirados na aderência do pé da lagartixa; verme aveludado (Onychophora) na produção de fios, construção de casas com redução de materiais inspiradas na forma hexagonal da colmeia de abelha e etc.

Caso seja necessário, com dispositivo eletrônico conectado à internet, procure outras imagens de produtos e/ou projetos inspirados nos fenômenos da natureza ou acesse e leia antecipadamente a reportagem: 5 tecnologias inspiradas pela natureza. Tec mundo. Por Felipe Arruda. Publicado em: 28 ago. 2011. Disponível em <https://www.tecmundo.com.br/ciencia/12821-5-tecnologias-inspiradas-pela-natureza.htm>. (acesso em: 11 ago. 2018).

 

Etapa 10: Questão Disparadora (05 min)

 

 

Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta.

Ouça atentamente as respostas dos alunos e registre-as na lousa. Motive-os a refletir sobre as estratégias utilizadas por alguns seres vivos e que podem ser aproveitadas na tecnologia de novos materiais. Deixe que os alunos pensem e compartilhem suas opiniões sobre o assunto.

Etapa 11: Mão na massa (25 min)

 

Orientações: Explique a atividade lendo as informações ou projete o slide. Organize seis grupos de alunos e disponibilize cópias da reportagem "Biomimética: copiar a natureza pode gerar bilhões em novos negócios", disponível em:  https://vocesa.abril.com.br/geral/biomimetica-um-novo-negocio-para-organizacoes-de-olho-na-sustentabilidade.

Providencie também cópias da folha de atividade para todos os alunos, disponível por WhatsApp. Cada grupo deve ficar disposto num determinado local da sala da aula. É importante que os alunos conversem entre si dentro dos grupos, pensem, organizem as ideias, levantem hipóteses e informações que devem ser levadas em conta ao responder os questionamentos da folha de atividades. Cada aluno deve ter a sua própria folha de atividades para registrar suas respostas. Com o auxílio do cronômetro para a marcação do tempo, o grupo deverá realizar cada atividade em 8 minutos. Ao seu comando peça aos alunos que troquem e realizem as atividades seguintes.

Caso julgue necessário, traga para a aula um pedaço de velcro para que os alunos consigam manuseá-lo para realizar a atividade 3.

AULA 05

 

TEMA: Menos é Mais

 

Etapa 12: Pra início de Conversa (10 min)

 

Orientações: Leia o tema da aula para os estudantes. Pergunte se conhecem exemplos de atividades humanas que geram impactos ao meio ambiente. Pergunte também: A sua escolha de bens e serviços pode influenciar e gerar mais impactos ao meio ambiente? Incentive-os a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto.

 

Etapa 13: Questão disparadora (10 min)

 

Orientações: Para dar início à aula, organize os estudantes em semicírculo. Em seguida, leia a questão para eles: Você sabe como adquirir um produto e ao mesmo tempo, cuidar melhor das pessoas, do planeta e de seus recursos?

Esta aula visa mobilizar os conceitos e habilidades trabalhados nas aulas anteriores desta unidade para uma reflexão final, em que vários aspectos são levados em consideração ao mesmo tempo, ilustrando a complexidade desta problemática. É possível observar se os alunos conseguem levantar hipóteses sobre o assunto que será estudado. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e promova a troca de informação entre eles.                                                                                               

 

Etapa 14: Vamos pensar no assunto? (30 min)

 

Orientações: Para essa atividade, projete o vídeo: “Consciente Coletivo. A origem do que consumimos”, o link para o vídeo utilizado nesta etapa é: <https://www.akatu.org.br/noticia/consciente-coletivo-origem-que-consumimos/> (acesso em: 23 set. 2018). Este filme é o primeiro de uma série de 10 vídeos curtos (Consciente Coletivo) todos relacionados ao consumo consciente e à origem das coisas que consumimos. Cada um dos 10 filmes tem 2 minutos de duração. Para esta atividade passe apenas este indicado no slide. Se você tiver mais tempo disponível, pode assistir a todos, disponíveis neste link: <https://www.akatu.org.br/videos/> (acesso 23 set. 2018).

Em seguida, promova uma roda de conversa com os estudantes, questione, problematize e peça que relacionem situações que possam apontar hábitos e comportamentos em relação à aquisição de bens e serviços no seu dia a dia. É provável que eles respondam que, de forma geral, a aquisição de diversos produtos é apenas para satisfazer as necessidades de imediato, sem pensar em questões relacionadas ao meio ambiente, exploração dos recursos naturais, consciência ambiental, questões sociais, impacto negativo às próximas gerações etc. Use essa oportunidade para motivá-los na busca de novos conhecimentos e atitudes, utilize a sala de aula como um ambiente transformador e sugira mudanças significativas nos hábitos de consumo, incentive-os a olhar não apenas aos interesses pessoais, mas a preocupação também com o meio ambiente e com as questões sociais, como exploração de trabalho infantil, trabalho em condições de semi escravidão etc. Após a discussão peça que respondam as questões abaixo, conforme o slide.

Observação: Pedir aos estudantes que tragam o material para a produção da cola e da mão biônica, conforme orientações no link a seguir: https://estacaoconhecimentoarari.org/baudepraticas/mao-bionica/

 

AULA 06

 

TEMA: Fábrica de Ideias

 

Etapa 15: Mão na massa (50 min)

Chegou o momento de realizar a produção da cola feita com leite, siga as orientações da atividade

prática das páginas 180 e 181do livro A Conquista Ciências 6º Ano.

Após essa atividade orientar os estudantes na confecção da mão biônica, reforçando os princípios da biomimética.

As orientações estão disponíveis no link da etapa 14.

 

Professor, no link a seguir tem uma ideia de confecção de um carrinho movido a água, interessante também aproveitar essa dica. Caso prefira, poderá dividir a turma em 3 grupos, dividindo as tarefas, uma produção para cada grupo.

https://www.youtube.com/watch?v=0pdBJlueErM 

 

Poderá também propor atividades práticas voltadas a sustentabilidade, reaproveitando e reutilizando material.

 

Elaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (176 a 181)  Seminários;  (  x) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                               

 

 

 

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