5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular: Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! |
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Subtema:
Entre o Plástico e o Planeta: O Impacto
Ambiental dos Materiais Sintéticos. |
Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
Objetos
de Conhecimento: Como
substituir o uso de plástico comum; Reações químicas. O uso da biomimética na
produção de novos materiais. Atividades humanas, impactos ambientais e novos
materiais. |
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Ano:
6º
Período: 06 a 17/05 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI02)
Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de
misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram
misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre
com bicarbonato de sódio etc.).
(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais
sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo
benefícios e avaliando impactos socioambientais. (EF06CI04IT)
Identificar os tipos de medicamentos — fitoterápicos, alopáticos,
manipulados, entre outros — e outros materiais sintéticos (como fios de
nylon, plásticos, etc.), reconhecendo que a sua produção se viabiliza pelo
desenvolvimento da ciência e da tecnologia. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Avaliar a necessidade de substituir plásticos, considerando o
desenvolvimento de novas tecnologias que minimize o impacto poluidor no
ambiente. Reconhecer um novo campo da Ciência, a Biomimética, seu potencial e
suas ferramentas para a produção de novos materiais. Reconhecer matérias
sintéticos bem com sua utilização na atualidade e a problematização diante da
geração de lixo indiscriminada. Conscientizar sobre o consumismo nos dias
atualidades. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema:
Plásticos Etapa 01: Registros (20 min) Continue com atividade
da aula anterior (4ª Sequência Didática), dessa vez, solicite os estudantes
que respondam as questões da página 177 referentes ao texto, em seguida, faça
a correção. Comente que os
pesquisadores estão buscando alternativas mais ecológicas em relação ao uso
do plástico feito de petróleo. O plástico de mandioca é biodegradável e,
assim, não se acumula no ambiente. A parceria entre as instituições de ensino
permite unir diferentes saberes e, assim, ter sucesso na obtenção do novo
material. Etapa 02:
Leitura e interpretação (30 min) Leitura compartilhada e interpretação do
texto Plásticos, da página 179 do livro didático A Conquista 6º Ano. Observação: Professor chegou a hora de organizar a turma para a visita a fábrica de
vassouras, ou, outro espaço que reutilize o plástico evitando o descarte no
ambiente. Peça aos estudantes para levarem caderneta e caneta, precisarão
anotar as etapas de produção. Se não for possível a aula de campo, se
organize para uma visita ao local para colher informações sobre a empresa,
produção e funcionamento, registre também por fotos. AULA 02 Tema: Como
substituir o uso de plástico comum? Etapa
03: Correção da Atividade da etapa 02 (15 min) Aproveite a oportunidade para sanar dúvidas
levantadas durante a correção. Etapa
04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (05 min) Projete a imagem abaixo para os estudantes, pode
ser slide ou cartaz. Pergunte o que
sentem ao ver a imagem? Se sabem dizer o que vários países estão
tentando fazer para limitar o uso de sacos plásticos? O que pensam a respeito
de pessoas que descartam o lixo em qualquer lugar? O que fazer para diminuir
os impactos ambientais causados pelo plástico? Acolha as respostas dos estudantes por enquanto. Etapa
05: Visita a fábrica de vassouras de garrafa pet (30 min). Os dados de um estudo foram divulgados e a proporção de
toneladas de plástico por toneladas de peixes que era de uma para cinco em
2014, será de uma para três em 2025 e vai ultrapassar uma para uma em 2050. Como forma de proteger o meio ambiente, reduzir do desperdício plástico
e ainda ganhar um dinheiro, surge a fábrica de vassouras de garrafa PET, que
é um exemplo cativante de inovação e sustentabilidade. Neste ambiente
frenético, máquinas transformam meticulosamente garrafas PET recicladas em
vassouras duráveis e funcionais. Cada vassoura fabricada é mais do que um
simples utensílio doméstico. Após essa pequena introdução, convide os
estudantes a conhecerem pessoalmente.
AULA 03 TEMA:
Reações Químicas (continuação) Etapa 06:
Aprofundando no tema (15 min) Essa é
uma etapa complementar a aula 02 sobre as possíveis atitudes que minimizam o
uso do plástico. Responda à questão “Você sabe dizer o que vários países estão
tentando fazer para limitar o uso de sacos plásticos?" Sugestão de resposta: Na França, por exemplo, os sacos de
plástico de uso único (descartáveis) foram proibidos. No Reino Unido, a
legislação impõe que os consumidores paguem pelos sacos plásticos, a fim de
tentar reduzir sua utilização. Em São Paulo os supermercados também cobram
pelas sacolas. ·
Pergunte: E vocês, já conseguem pensar em
uma solução para tentar reduzir o uso de plástico e evitar que esse material
prejudique o meio ambiente, principalmente os animais? Após
a pergunta, compartilhe as dicas para colaborar com a diminuição do uso do
plástico. 1.
Evitar comprar água de garrafa plástica 2.
Usar ecobags para fazer compras 3. Não
comprar pratos e copos descartáveis 4.
Escolha recipientes reutilizáveis 5.
Diga não aos canudinhos 6.
Escolher fraldas de pano 7.
Limitar os alimentos em embalagens plásticas 8.
Fazer sucos em casa 9.
Fazer compras em lojas de produtos a granel 10.
Prefira a produção faça você mesmo Etapa
07:Levantamento de Conhecimentos Prévios (05 min) Pergunte se alguém sabe por que choramos ao cortar
cebolas. Mostre aos estudantes que estudar Ciências
pode ser interessante e ajuda a responder várias perguntas em relação a fatos
observados no cotidiano. Os estudantes não precisam conhecer os reagentes e
os produtos das reações envolvidas nas lágrimas produzidas ao cortar cebolas.
Basta que eles compreendam que as lágrimas são decorrentes de reações
químicas entre as substâncias das células da cebola e a umidade dos olhos. Etapa 07:
De olho na dica (20 min) Convide os estudantes a descobrir por que
isso acontece, fazendo a leitura compartilhada da página 178 do livro
didático. Após a leitura e discussão, poderá
complementar com explicações a respeito, utilize o fragmento abaixo retirado
do livro didático “A Conquista Ciências” página 178. Comente que, ao cortar a cebola, são
liberadas enzimas alinases; estas, por sua vez, reagem com o óxido sulfúrico
também presente na cebola. “Uma não vê a outra, mas, ao destruir as células,
elas podem se encontrar e fazer reações”. A reação dá origem ao ácido
sulfínico, que é um gás volátil e bastante instável, que se converte em
sin-propanetial-S-óxido. Esse gás reage com a água dos olhos e forma o ácido
sulfúrico. Mesmo em concentração baixa, esse ácido irrita os olhos. Etapa 08: Comprovando hipóteses (10 min) Após a leitura, divida a turma em 4
grupos, cada grupo fará um teste com as propostas listadas na atividade do
livro página 178 a seguir se mostram eficientes. Eles não precisam se
agrupar, poderá realizar o teste individualmente, cada qual em sua casa.
Orientar também para a atividade das páginas 180 e 181. Solicitar o material
para realização da Tarefa (marcar para a aula 6). AULA 04 TEMA: O uso da biomimética na produção de novos materiais Etapa 09: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20
min) Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Pergunte-lhes
se já ouviram falar de Biomimética ou quais já leram algo sobre esse assunto.
É provável que eles não conheçam essa área da Ciência. Explore com eles o
significado da palavra a partir de sua etimologia: Bio - referente à vida;
mimética - referente a mimetismo, adaptação na qual um organismo possui
características que o confundem com um indivíduo de outra espécie, ou seja,
capacidade de imitar. Resumindo, a Biomimética procura entender os processas
da natureza para então, criar soluções que a imitem. Explique que o objetivo
da Biomimética é deslocar o olhar dos pesquisadores de diferentes áreas, como
engenharia, arquitetura, biologia, design, medicina, tecnologia, entre
outras: deixar de ver a biodiversidade da natureza apenas como fonte de
matéria-prima para nossa sociedade, e passar a aprender com as estratégias e
soluções que a natureza oferece, inovando em harmonia com a Natureza,
mantendo e regenerando os sistemas responsáveis pela manutenção da vida no
planeta. Esse levantamento de informações contribuirá com o desenvolvimento
da aula. Os alunos irão refletir o olhar para os elementos da natureza de
maneira mais profunda e as possibilidades de desenvolver novos projetos e/ou
produtos. Agora, projete a
imagem abaixo, ou imprima e compartilhe com os estudantes. Orientações: Para dar início à aula,
organize seis grupos de alunos. Promova uma discussão inicial e procure
levantar informações sobre as estratégias e tecnologias desenvolvidas usadas
pelos seres vivos para saciar suas necessidades e sobreviver no planeta.
Motive-os a levantar hipóteses e argumentos de modo que fiquem mobilizados e
se envolvam na temática da aula. Para ajudá-los a expressar o sentido atribuído
pergunte sobre: ·
O que vocês estão vendo nestas imagens? Sugestão de resposta: Inventos que surgiram graças
à existência de animais, plantas e outros agentes naturais do planeta. ·
Na sua opinião, existem semelhanças entre a tecnologia e a
natureza? Sugestão de resposta: Sim, a natureza tem papel
fundamental dentro de laboratórios científicos. A Ciência nasceu da
observação da natureza ·
Será que podemos encontrar ao nosso redor exemplo de seres
vivos que podem inspirar novas tecnologias? Sugestão de resposta: Sim, diversos elementos da
natureza que estão ao nosso redor podem servir de inspiração. São exemplos:
coletor solar usando a estrutura da asa da borboleta; adesivos inspirados na
aderência do pé da lagartixa; verme aveludado (Onychophora) na produção de
fios, construção de casas com redução de materiais inspiradas na forma
hexagonal da colmeia de abelha e etc. Caso seja
necessário, com dispositivo eletrônico conectado à internet, procure outras
imagens de produtos e/ou projetos inspirados nos fenômenos da natureza ou acesse
e leia antecipadamente a reportagem: 5
tecnologias inspiradas pela natureza. Tec mundo. Por Felipe
Arruda. Publicado
em: 28
ago. 2011. Disponível em <https://www.tecmundo.com.br/ciencia/12821-5-tecnologias-inspiradas-pela-natureza.htm>. (acesso em: 11 ago.
2018). Etapa 10: Questão Disparadora (05 min) Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A
pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será
trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Ouça atentamente as respostas
dos alunos e registre-as na lousa. Motive-os a refletir sobre as estratégias
utilizadas por alguns seres vivos e que podem ser aproveitadas na tecnologia
de novos materiais. Deixe que os alunos pensem e compartilhem suas opiniões
sobre o assunto. Etapa
11: Mão na massa (25 min) Orientações: Explique a atividade lendo as informações ou projete
o slide. Organize seis grupos de alunos e disponibilize cópias da reportagem
"Biomimética: copiar a natureza pode gerar bilhões em novos
negócios", disponível em:
https://vocesa.abril.com.br/geral/biomimetica-um-novo-negocio-para-organizacoes-de-olho-na-sustentabilidade. Providencie também cópias da folha de atividade para
todos os alunos, disponível por WhatsApp. Cada grupo deve ficar disposto num
determinado local da sala da aula. É importante que os alunos conversem entre
si dentro dos grupos, pensem, organizem as ideias, levantem hipóteses e
informações que devem ser levadas em conta ao responder os questionamentos da
folha de atividades. Cada aluno deve ter a sua própria folha de atividades
para registrar suas respostas. Com o auxílio do cronômetro para a marcação do
tempo, o grupo deverá realizar cada atividade em 8 minutos. Ao seu comando
peça aos alunos que troquem e realizem as atividades seguintes. Caso julgue necessário, traga para a aula um pedaço de
velcro para que os alunos consigam manuseá-lo para realizar a atividade 3. AULA 05 TEMA: Menos
é Mais Etapa 12: Pra início de
Conversa (10 min) Orientações: Leia o tema da aula para os estudantes. Pergunte se
conhecem exemplos de atividades humanas que geram impactos ao meio ambiente.
Pergunte também: A sua escolha de bens e
serviços pode influenciar e gerar mais impactos ao meio ambiente? Incentive-os
a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto. Etapa
13: Questão disparadora (10 min) Orientações: Para dar início à aula, organize os estudantes
em semicírculo. Em seguida, leia a questão para eles: Você sabe como adquirir
um produto e ao mesmo tempo, cuidar melhor das pessoas, do planeta e de seus
recursos? Esta aula visa
mobilizar os conceitos e habilidades trabalhados nas aulas anteriores desta
unidade para uma reflexão final, em que vários aspectos são levados em
consideração ao mesmo tempo, ilustrando a complexidade desta problemática. É
possível observar se os alunos conseguem levantar hipóteses sobre o assunto
que será estudado. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o
tema e promova a troca de informação entre eles. Etapa 14: Vamos pensar no assunto? (30 min) Orientações: Para essa atividade, projete o vídeo: “Consciente Coletivo. A origem do que consumimos”, o
link para o vídeo utilizado nesta etapa é: <https://www.akatu.org.br/noticia/consciente-coletivo-origem-que-consumimos/> (acesso em: 23 set. 2018). Este filme é o primeiro
de uma série de 10 vídeos curtos (Consciente Coletivo) todos relacionados ao
consumo consciente e à origem das coisas que consumimos. Cada um dos 10
filmes tem 2 minutos de duração. Para esta atividade passe apenas este
indicado no slide. Se você tiver mais tempo disponível, pode assistir a
todos, disponíveis neste link: <https://www.akatu.org.br/videos/> (acesso 23 set. 2018). Em seguida, promova uma roda de conversa com os estudantes,
questione, problematize e peça que relacionem situações que possam apontar
hábitos e comportamentos em relação à aquisição de bens e serviços no seu dia
a dia. É provável que eles respondam que, de forma geral, a aquisição de
diversos produtos é apenas para satisfazer as necessidades de imediato, sem
pensar em questões relacionadas ao meio ambiente, exploração dos recursos
naturais, consciência ambiental, questões sociais, impacto negativo às
próximas gerações etc. Use essa oportunidade para motivá-los na busca de
novos conhecimentos e atitudes, utilize a sala de aula como um ambiente
transformador e sugira mudanças significativas nos hábitos de consumo,
incentive-os a olhar não apenas aos interesses pessoais, mas a preocupação
também com o meio ambiente e com as questões sociais, como exploração de
trabalho infantil, trabalho em condições de semi escravidão etc. Após a
discussão peça que respondam as questões abaixo, conforme o slide. Observação:
Pedir aos
estudantes que tragam o material para a produção da cola e da mão biônica,
conforme orientações no link a seguir: https://estacaoconhecimentoarari.org/baudepraticas/mao-bionica/
AULA 06 TEMA: Fábrica
de Ideias Etapa
15: Mão na massa (50 min) Chegou o momento de realizar a produção da cola
feita com leite, siga as orientações da atividade prática das páginas 180 e 181do livro A Conquista
Ciências 6º Ano. Após essa atividade orientar os estudantes na
confecção da mão biônica, reforçando os princípios da biomimética. As orientações estão disponíveis no link da etapa
14. Professor, no link a seguir tem uma ideia de
confecção de um carrinho movido a água, interessante também aproveitar essa
dica. Caso prefira, poderá dividir a turma em 3 grupos, dividindo as tarefas,
uma produção para cada grupo. https://www.youtube.com/watch?v=0pdBJlueErM Poderá também propor atividades práticas voltadas
a sustentabilidade, reaproveitando e reutilizando material. Elaboração:
Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: (176 a 181)
Seminários; ( x) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
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