5ª Sequência Didática 6º Ano

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Que Relações Existem entre os Seres Vivos?

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: As interações entre os seres vivos; Cadeias e teias alimentares; Desequilíbrios ambientais; Decompositores e ciclagem de nutrientes.

Ano: 6º                          Período: 14 a 19/06 e  28/06 a 03/07                     Nº de Aulas: 06

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver ações utilizando recursos didáticos que permitam aos alunos identificar, diferenciar e caracterizar as interações ecológicas existentes; Verificar a importância da cadeia alimentar, identificando os produtores, consumidores e decompositores; Observar as diferentes relações ecológicas existentes nas diversas cadeias alimentares; Perceber a importância dos seres decompositores para o ambiente. 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Que relações existem entre os seres vivos?

 

Etapa 1: Levantamento de conhecimentos prévios

Inicie a aula com a pergunta “Que relação existe entre os seres vivos?” Após ouvir as respostas dos alunos,  comente  sobre os tipos de relação que as pessoas estabelecem entre si, nos negócios. Esse tipo de abordagem tem finalidade de despertar e focar a atenção da classe nas relações humanas, que são mais fáceis de compreender e que servirão como introdução ao tema dessa aula. Comente que existem sociedades em que os sócios têm igual participação nos lucros da empresa, e outras em que uns levam vantagem sobre os outros.

 

Etapa 02: Para início de conversa

Sugerir leitura compartilhada do texto “Jane Goodall e os chimpanzés”, disponível no livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 142 e 143. Após a leitura, perguntar o que mais chamou a atenção deles. Permitir que expressem suas opiniões e compartilhem suas ideias. Pode também utilizar as atividades 1,2 e 3 sugeridas na página 143 para direcionar a conversa sobre o assunto.

·       

Etapa 04: Leitura e Interpretação

Solicitar aos alunos que façam leitura compartilhada das  páginas 124 e 125 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, e responda no caderno as questões da página 125  questões 1,2,3,4.

AULA 02

 Tema: As interações entre os seres vivos.

 

Etapa 04: Questão disparadora:

Perguntar aos alunos quais são as relações que eles estabelecem no dia a dia. Conduzi-los a perceber que eles se relacionam com outras pessoas, buscam por comida, abrigo e proteção, interagem com o ar, a água e o solo do ambiente em que vivem. Comentar, que o mesmo acontece com os demais seres vivos nos diferentes hábitats.

 

Etapa 05: Aprofundando no tema

Momento para esclarecer dúvidas sobre o objeto de conhecimento em estudo, fazer uma aula dialogada para facilitar a compreensão, utilizar como suporte (para o professor) as  páginas 126 e 127 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, poderá compartilhar as imagens com os alunos, em seguida orientá-los a responder no caderno a atividade da página 127.

 Etapa 06: Mergulho no tema

Solicitar que os alunos façam a atividade prática “Montando um terrário”. Orientação, livro didático Inspire Ciências 6º ano (professor, nesse momento explique com clareza os passos da atividade), página 144. Após a montagem do terrário, copiar e responder no caderno as questões de reflexões disponíveis também na página 144.

Propor aos alunos que pensem em ações humanas positivas em relação à natureza. Tais como: reflorestamento, tratamento de esgoto, descartar o lixo de forma adequada, fazer uso racional e consciente da água, não desperdiçar energia e alimentos, entre outras.

 

AULA 03

Tema: Cadeias alimentares.

 

Etapa 07: Inicio de Conversa

Professor, inicie a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que sabem sobre o tema “Cadeia Alimentar”. Estabeleça um diálogo a respeito da alimentação e relação entre os animais. O diálogo na roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a fala de cada um. A aula deverá ser desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliação das informações acerca da relação entre os animais e seus alimentos.

Você pode começar perguntando: O que os seres vivos precisam para viver?

Provavelmente responderão que necessitam de água, sol, ar, comida, entre outros. Aproveite a oportunidade e intervenha com questionamentos para que os alunos percebam a necessidade de alimentação para sua sobrevivência. Depois questione:

- O que os seres vivos comem?

- Do que as plantas se alimentam?

- Quais são os principais alimentos consumidos pelos seres humanos? E pelos peixes? Pássaros?

O professor(a) deve direcionar as perguntas para que os alunos vão compreendendo o processo de uma cadeia alimentar antes mesmo de usar essa expressão. Questione se eles conhecem algum animal que produz o seu próprio alimento. Explique que somente as plantas conseguem produzir o seu próprio alimento utilizando os nutrientes do solo e a energia da luz do sol. Pergunte  quais animais se alimentam de outros animais, e continue com questionamentos nesse sentido.

 

Etapa 08: Aprofundando no tema

Leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 128 e 129. Depois copiar e responder as questões da página 129. Solicitar a organização do cabeçalho para iniciar a atividade.

 

Etapa 09: Mão na Massa

Peça aos alunos que desenhe em seus cadernos a cadeia alimentar dos animais representados na página 128 e formulem hipóteses sobre o impacto de sua eventual extinção.

AULA 04

Obs.: Correção das atividades da aula anteriores.

Tema: Teias alimentares

 

Etapa 10: Questão Disparadora

Como os fatores ambientais podem influenciar os seres vivos? Deixar os alunos a vontade para refletir e expressarem suas ideias. Em seguida, explicar que na natureza as relações alimentares  são mais complexas que as sugeridas nas cadeias alimentares respeitando sempre o tipo de dieta.

 

Etapa 11Para Início de Conversa:

Leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 130. Em seguida, sugerir aos alunos  que assistam ao vídeo sobre “Cadeia e Teia alimentar”, disponível no link: https://youtu.be/d0-q6OcjvYI, após o vídeo, aproveitar o momento para esclarecer dúvidas e apresentar mais informações a respeito do tema e aprimorar o conhecimento. Orientar os estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 130 para depois enviar ao professor.

 AULA 05

 Tema: Desequilíbrio ambiental.

 Etapa 12: Para início de Conversa

Explicar para os alunos que as alterações no ambiente podem ser naturais, como as causadas por tsunamis ou terremotos, ou ocasionadas por ações humanas, como caça predatória, desmatamento, etc. Em seguida, fazer uma aula dialogada para facilitar a compreensão, utilizando como suporte (para o professor) a  página 131 do livro Inspire Ciências 6º ano e interpretação da imagem  para os alunos. Incentivar os alunos uma discursão sobre  o que a imagem demostra e que fatores resultaram nessa situação.

 Etapa 13: Aprofundando no tema

Apresentar aos alunos o vídeo sobre “Educação Ambiental”, disponível no link: https://youtu.be/BHfvd3OPTeI,  oriente-os que anotem no caderno as informações que acharem mais relevantes, não precisa ser em formato de texto, solicite um número de frases, para apresentação posteriormente.

Etapa 14Mergulho no tema

Orientar os alunos a fazerem a atividade “Análise de Documentário”, sugerida no livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 148 e 149. Para tanto, precisam  assistirem ao vídeo “Como lobos mudam rios”, disponível link: https://youtu.be/S1wR9HBC49M, copiar no caderno e responder  a atividade de reflexão.

  AULA 06

 

Tema: Decompositores e ciclagem de nutrientes.

 

Etapa 15: Para Início de Conversa

Perguntar aos alunos o que aconteceria aos restos de seres vivos, como cadáveres, partes de vegetais, se não existisse os decompositores. Após o professor ouvir as respostas dos alunos, explicar que os decompositores transformam a substância orgânica em elementos mais simples que são parcialmente adicionadas ao solo.

 

Etapa 16: Aprofundando no tema:

Leitura e interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 132. Em seguida, sugerir aos alunos  que assistam ao vídeo sobre “Seres Decompositores”, disponível no link: https://youtu.be/5ZidaMYL04Y,  copiar e responder no caderno as atividade da página 133 e depois enviar ao professor.

 

Etapa 17Mergulho no tema: 

Pedir aos alunos que leiam a notícia no livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 134 e observem as imagens na página 135. Comentar que o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (Minas Gerais), foi o maior acidente ambiental até então registrado no Brasil. Orientar aos alunos a assistirem o vídeo sobre “Casos de febre amarela e o desastre de Mariana” disponível no link:  https://youtu.be/fLVvrwxtruY, em seguida, copiar e responder as questões da atividade da página 135.

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( x ) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 125,  129,130, 133, 135, 139, 141, 143, 144, 146, 147, 148 e 149) (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (x ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                    

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário