SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida
e para a vida!” |
|
Subtema: Que Relações Existem entre os Seres
Vivos? |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: As interações entre os seres vivos; Cadeias e teias
alimentares; Desequilíbrios ambientais; Decompositores e ciclagem de
nutrientes. |
|
Ano:
6º Período:
14 a 19/06 e 28/06 a 03/07 Nº
de Aulas: 06 |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Desenvolver
ações utilizando recursos didáticos que permitam aos alunos identificar, diferenciar
e caracterizar as interações ecológicas existentes; Verificar a importância
da cadeia alimentar, identificando os produtores, consumidores e
decompositores; Observar as diferentes relações ecológicas existentes nas
diversas cadeias alimentares; Perceber a importância dos seres decompositores
para o ambiente. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema:
Que relações existem entre os seres vivos? Etapa 1: Levantamento de
conhecimentos prévios Inicie a aula com a pergunta “Que
relação existe entre os seres vivos?” Após ouvir as respostas dos
alunos, comente sobre os tipos de relação que as pessoas
estabelecem entre si, nos negócios. Esse tipo de abordagem tem finalidade de
despertar e focar a atenção da classe nas relações humanas, que são mais
fáceis de compreender e que servirão como introdução ao tema dessa aula.
Comente que existem sociedades em que os sócios têm igual participação nos
lucros da empresa, e outras em que uns levam vantagem sobre os outros. Etapa 02:
Para início de conversa Sugerir leitura compartilhada do
texto “Jane Goodall e os chimpanzés”, disponível no livro didático Inspire Ciências
6º ano, páginas 142 e 143. Após a leitura, perguntar o que mais chamou a
atenção deles. Permitir que expressem suas opiniões e compartilhem suas
ideias. Pode também utilizar as atividades 1,2 e 3 sugeridas na página 143
para direcionar a conversa sobre o assunto. · Etapa 04:
Leitura e Interpretação Solicitar aos alunos que façam
leitura compartilhada das páginas 124 e 125 do livro didático
Inspire Ciências 6º ano, e responda no caderno as questões da página 125 questões 1,2,3,4. AULA 02 Tema:
As interações entre os seres vivos. Etapa 04: Questão disparadora: Perguntar aos alunos quais são as
relações que eles estabelecem no dia a dia. Conduzi-los a perceber que
eles se relacionam com outras pessoas, buscam por comida, abrigo e proteção,
interagem com o ar, a água e o solo do ambiente em que vivem. Comentar, que o
mesmo acontece com os demais seres vivos nos diferentes hábitats. Etapa 05: Aprofundando no tema Momento para esclarecer dúvidas
sobre o objeto de conhecimento em estudo, fazer uma aula dialogada para
facilitar a compreensão, utilizar como suporte (para o professor) as páginas
126 e 127 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, poderá compartilhar as
imagens com os alunos, em seguida orientá-los a responder no caderno a
atividade da página 127. Etapa 06: Mergulho no tema Solicitar que os alunos façam a atividade prática
“Montando um terrário”. Orientação, livro didático Inspire Ciências 6º ano
(professor, nesse momento explique com clareza os passos da atividade),
página 144. Após a montagem do terrário, copiar e responder no caderno as
questões de reflexões disponíveis também na página 144. Propor aos alunos que pensem em ações humanas positivas em
relação à natureza. Tais como: reflorestamento, tratamento de esgoto, descartar
o lixo de forma adequada, fazer uso racional e consciente da água, não
desperdiçar energia e alimentos, entre outras. AULA 03 Tema: Cadeias alimentares. Etapa 07: Inicio de Conversa Professor, inicie a aula em roda
de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios
dos alunos para verificar o que sabem sobre o tema “Cadeia Alimentar”.
Estabeleça um diálogo a respeito da alimentação e relação entre os animais. O
diálogo na roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser
sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a
oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a fala de cada
um. A aula deverá ser desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios da
turma, e ampliação das informações acerca da relação entre os animais e seus
alimentos. Você pode começar perguntando: O
que os seres vivos precisam para viver? Provavelmente responderão que
necessitam de água, sol, ar, comida, entre outros. Aproveite a oportunidade e
intervenha com questionamentos para que os alunos percebam a necessidade de
alimentação para sua sobrevivência. Depois questione: - O que os seres vivos comem? - Do que as plantas se alimentam? - Quais são os principais alimentos
consumidos pelos seres humanos? E pelos peixes? Pássaros? O
professor(a) deve
direcionar as perguntas para que os alunos vão compreendendo o processo de
uma cadeia alimentar antes mesmo de usar essa expressão. Questione se eles
conhecem algum animal que produz o seu próprio alimento. Explique que somente
as plantas conseguem produzir o seu próprio alimento utilizando os nutrientes
do solo e a energia da luz do sol. Pergunte quais animais se
alimentam de outros animais, e continue com questionamentos nesse sentido. Etapa 08: Aprofundando no tema Leitura e interpretação das imagens
do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 128 e 129. Depois copiar e
responder as questões da página 129. Solicitar a organização do cabeçalho
para iniciar a atividade. Etapa 09: Mão
na Massa Peça aos alunos que desenhe em
seus cadernos a cadeia alimentar dos animais representados na página 128 e
formulem hipóteses sobre o impacto de sua eventual extinção. AULA 04 Obs.:
Correção das atividades da aula anteriores. Tema: Teias alimentares Etapa 10: Questão Disparadora Como os fatores ambientais podem
influenciar os seres vivos? Deixar os alunos a vontade para refletir e
expressarem suas ideias. Em seguida, explicar que na natureza as relações
alimentares são mais complexas que as
sugeridas nas cadeias alimentares respeitando sempre o tipo de dieta. Etapa 11. Para Início de Conversa: Leitura e interpretação das
imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 130. Em seguida,
sugerir aos alunos que assistam ao vídeo sobre “Cadeia e Teia
alimentar”, disponível no link: https://youtu.be/d0-q6OcjvYI,
após o vídeo, aproveitar o momento para esclarecer dúvidas e apresentar mais
informações a respeito do tema e aprimorar o conhecimento. Orientar os
estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 130 para
depois enviar ao professor. AULA 05 Tema:
Desequilíbrio ambiental. Etapa
12: Para início de Conversa Explicar para os alunos que as alterações no ambiente
podem ser naturais, como as causadas por tsunamis ou terremotos, ou
ocasionadas por ações humanas, como caça predatória, desmatamento, etc. Em
seguida, fazer uma aula dialogada para facilitar a compreensão, utilizando
como suporte (para o professor) a página 131 do livro Inspire
Ciências 6º ano e interpretação da imagem para os alunos.
Incentivar os alunos uma discursão sobre o que a imagem demostra e
que fatores resultaram nessa situação. Etapa 13: Aprofundando no tema Apresentar
aos alunos o vídeo sobre “Educação Ambiental”, disponível no link: https://youtu.be/BHfvd3OPTeI, oriente-os
que anotem no caderno as informações que acharem mais relevantes, não precisa
ser em formato de texto, solicite um número de frases, para apresentação
posteriormente. Etapa
14: Mergulho no tema Orientar os alunos a fazerem a atividade “Análise de
Documentário”, sugerida no livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 148
e 149. Para tanto, precisam assistirem ao vídeo “Como lobos
mudam rios”, disponível link: https://youtu.be/S1wR9HBC49M,
copiar no caderno e responder a atividade de reflexão. AULA 06 Tema:
Decompositores e ciclagem de nutrientes. Etapa 15: Para Início de Conversa Perguntar aos alunos o que
aconteceria aos restos de seres vivos, como cadáveres, partes de vegetais, se
não existisse os decompositores. Após o professor ouvir as respostas dos
alunos, explicar que os decompositores transformam a substância orgânica em
elementos mais simples que são parcialmente adicionadas ao solo. Etapa 16:
Aprofundando no tema: Leitura e interpretação das
imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 132. Em seguida,
sugerir aos alunos que assistam ao vídeo sobre “Seres
Decompositores”, disponível no link: https://youtu.be/5ZidaMYL04Y, copiar e
responder no caderno as atividade da página 133 e depois enviar ao professor. Etapa 17: Mergulho no tema: Pedir aos alunos que leiam a
notícia no livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 134 e observem as
imagens na página 135. Comentar que o rompimento da barragem do Fundão, em
Mariana (Minas Gerais), foi o maior acidente ambiental até então registrado
no Brasil. Orientar aos alunos a assistirem o vídeo sobre “Casos de febre
amarela e o desastre de Mariana” disponível no link: https://youtu.be/fLVvrwxtruY, em
seguida, copiar e responder as questões da atividade da página 135. Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações
didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o
desenvolvimento das habilidades propostas. |
|
RECURSOS: (X)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio;
( x ) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 125,
129,130, 133, 135, 139, 141, 143, 144, 146, 147, 148 e 149)
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação
do desempenho do grupo; (x ) Cartaz; (X) Debate; ( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;
Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário