12ª SD 8º Ciências 2021

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco

Subtema: Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju.

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Sistema Endócrino e Hormônios.

Ano: 8º                                            Período:    25/10 a 05/11                                      Nº de Aulas:06

HABILIDADES

(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Reconhecer as estruturas do sistema endócrino e identificar sua importância na regulação das atividades vitais de nosso organismo.

·         Conhecer as glândulas que fazem parte do sistema endócrino.

·         Entender o papel do sistema endócrino na puberdade.

·         Definir   o   significado   da   homeostase   e   sua   ligação   com o sistema endócrino

·         Localizar corretamente cada glândula estudada.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 1

Tema: SISTEMA ENDÓCRINO

Etapa 1: Levantamento de conhecimentos prévios

Leia o tema da aula e comente com os estudantes que irão discutir sobre um sistema muito importante, que tem grande relação com as transformações vivenciadas pelo organismo humano no período da puberdade.

Contexto

Diga aos estudantes que gostaria que conhecessem uma história. Leia a história e, se possível, a projete para que os estudantes a acompanhem.

 

Após a leitura, direcione uma pequena discussão sobre o texto lido. Será um momento curto de discussão para respostas simples para algumas perguntas, como:

·         Alguém já teve sensações parecidas como as vivenciadas por Julia e João? Em quais situações? 

(Espera-se que relacionem a possíveis visitas a parques de diversões mas também outros eventos.)

·         O que vocês acreditam que pode desencadear estas sensações em nosso organismo? 

(Espera-se que associem as sensações descritas na história a potenciais situações de risco que o organismo tem que lidar, neste caso, aos movimentos bruscos da montanha-russa.)

·         João achou interessante o fato de após algum tempo seu organismo voltar ao que ele considerava “normal”. É importante que o organismo retome a normalidade após eventos como o da história? Por quê Como isso acontece?

Questão disparadora

Após eles responderem leia a questão disparadora (que pode ser projetada ou apenas lida). Permita que formulem hipóteses, e que as compartilhem com os colegas voluntariamente.

·         COMO O ORGANISMO HUMANO SE MANTEM EM EQUILIBRIO?

Neste momento não se preocupe em respondê-la, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar por meio de outras perguntas como:

·         Como é que o organismo humano regula eventos como a aventura vivenciada por Julia e João e outras tantas que promovem sensações como essas?

Lembre-se de que se trata de um momento para o levantamento de conhecimentos prévias e de hipóteses feitas pelos próprios estudantes.

Etapa 2:  Aprofundando no tema

Como sugestão para você aprofundar seus conhecimentos sobre Sistema Endócrino. Assista o vídeo abaixo e faça anotações.

https://youtu.be/KRkCdrBBK1k

Após apresentar o vídeo conversar com eles sobre o assunto e tirar as dúvidas que surgirem.

 

 

AULA 02

Tema: HOMEOSTASE

Etapa 3: Para saber mais sobre homeostase

Vamos entender o que é Homeostase, assista ao vídeo abaixo.

https://youtu.be/srSUbXVNlRQ

 Após apresentar o vídeo conversar com eles sobre o assunto e tirar as dúvidas a respeito do assunto.

Etapa 4: Verificação da Aprendizagem

 

ATIVIDADE

 

1. Existem inúmeras características que nos permitem diferenciar a matéria viva da inanimada. A característica “O ser vivo é capaz de manter a constância do meio interno” é identificada como:

 

a) homeostase

b) metabolismo

c) irritabilidade

d) nutrição

 

2. O termo homeostase é usado em referência à capacidade do organismo de manter o meio interno em equilíbrio. Esse termo foi criado por:

 

a) Charles Darwin.

b) Jean-Baptiste de Lamarck.

c) Walter Cannon.

d) Alfred Russel Wallace.

e) Andreas Versalius.

 

3. Quando falamos em homeostase, referimo-nos à tendência do organismo de manter o meio interno em relativa estabilidade. Entende-se por meio interno:

 

a) o conjunto de todas as células do corpo.

b) o conjunto de todos os sistemas do organismo.

c) os fluidos que circulam pelas nossas células.

d) o interior dos órgãos.

e) o interior do sistema nervoso.

 

4. O organismo é capaz de manter o equilíbrio do meio interno quase constante. Para garantir esse equilíbrio, denominado de homeostase, o corpo conta com dois sistemas principais:

 

a) sistema cardiovascular e sistema nervoso.

b) sistema endócrino e sistema cardiovascular.

c) sistema digestório e sistema urinário.

d) sistema urinário e sistema cardiovascular.

e) sistema endócrino e sistema nervoso.

 

5. Para manter a homeostase, nosso organismo realiza vários processos. Quando a pressão arterial eleva-se, por exemplo, sinais são enviados para o encéfalo a fim de diminuir a atividade bombeadora do coração e facilitar o fluxo sanguíneo pelos vasos periféricos. Como consequência dessas ações, a pressão arterial cai.

 

O mecanismo de controle da homeostase descrito acima é chamado de:

 

a) ciclo celular.

b) irritabilidade.

c) metabolismo.

d) feedback negativo.

e) feedback positivo.

 

AULA 03

Tema:  HORMÔNIOS

Etapa 5: Correção de Atividade

Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas.

 

Etapa 6: Aprofundamento do tema

Assista o vídeo abaixo para entender o que são hormônios.

https://youtu.be/OAtZQll0gM4

 

Após apresentar o vídeo conversar com eles sobre o assunto e tirar as dúvidas a respeito do assunto.

 

Etapa 7: Construção de conhecimento

Após a aula dialogada apresentar o mapa mental abaixo e pedir que construam em seus cadernos.

 

AULA 04

Tema:  GLÂNDULAS ENDÓCRINAS

Etapa 8: Correção dos mapas mentais de cada um, passado na aula anterior.

 

Etapa 9: Pesquisa Dirigida

Apresente a imagem abaixo, para que possam identificar a localidade de cada glândulas no corpo humano.

 

 

 

Etapa 10: Acesse os links abaixo para sanar qualquer duvida sobre o assunto e preencher a tabela.

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-endocrinico.htm

 

https://www.santacecilia.com.br/sites/default/files/aulas-multimidia/arquivos/sistema_endocrino_8o_ano_ana_gardenia.pdf

 

Pesquisa dirigida sobre Glândulas endócrinas, preencha a tabela resumo abaixo acessando os links acima.

GLÂNDULAS

HORMÔNIOS

FUNÇÃO

 

Hipófise

 

 

 

 

Tireóide

 

 

 

 

Paratireóides

 

 

 

 

Adrenais

(suprarenais)

 

 

 

 

Pâncreas

 

 

 

 

 

 

Ovários

 

 

 

 

Testículos

 

 

 

 

 

AULA 05

 

Tema: CONTROLANDO OS HORMÔNIOS

Etapa 11: Correção da pesquisa dirigida

Etapa 12: Debate

Após a correção da atividade, levante a seguinte situação com os alunos. Às vezes ouvimos frases que explicam o comportamento de alguém vinculado com os hormônios, por exemplo:

“Ele está com os hormônios à flor da pele” ou “ Ela está de TPM!”. 

Pergunte aos alunos se os hormônios podem condicionar comportamentos humanos e que eles exemplifiquem. Discuta com eles quanto dos comportamentos são adquiridos e moldados pela sociedade e quais são inatos biologicamente.

 

Após esta discussão inicial apresente aos alunos a reportagem abaixo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15300.shtml

 

Eles poderão ler juntos ou alternar alunos para ler cada parágrafo. Discuta novamente a pertinência da reportagem com o tema e a importância de pesquisas como estas para a sociedade. Estimule o senso crítico dos alunos e deixe que eles formulem seus argumentos a favor ou contra.

 

Instigue a curiosidade dos alunos, perguntando a eles se nós como espécie humana somos apenas o resultado da síntese de hormônios?

Se nossos comportamentos são apenas fruto da reação ao ambiente, totalmente modulados por hormônios?

E os sentimentos, como o amor, a paixão, ou a raiva? Seriam eles também apenas resultado da liberação de hormônios no nosso corpo?

 

Etapa 13: Hora da pesquisa

Encomende a eles uma pesquisa para responder a questão a seguir.

 Quais os hormônios que podem regular certos comportamentos humanos?

 

AULA 06

 

Tema: Sistema  Endócrino

 

Etapa 14: Correção da questão da aula anterior.

Etapa 15: Vamos testar o conhecimento brincando

Utilize os links abaixo para resolver as questões sobre o Sistema Endócrino. https://rachacuca.com.br/quiz/214020/sistema-endocrino-iv/

 

https://wordwall.net/pt/resource/4158115/sistema-end%C3%B3crino

 

https://wordwall.net/pt/resource/18207420/ci%c3%aancias/sistema-end%c3%b3crino

 

https://wordwall.net/pt/resource/18376426/ci%c3%aancias/sistema-end%c3%b3crino

 

Elaboração: Adriana, Keila, Magalli, Raquel e Tânia Mara.

Direcionamento, colaboração e revisão: Nilsilane.

 

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio;   (X) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios;( ) Seminários; (X  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X ) Debate; ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário