SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Leitura, escrita
em movimento: Itamaraju em foco |
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Subtema: Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e
Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju. |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Sistema Endócrino e Hormônios. |
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Ano:
8º Período: 25/10 a 05/11 Nº
de Aulas:06 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI08) Analisar e explicar as
transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios
sexuais e do sistema nervoso. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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·
Reconhecer as estruturas do sistema
endócrino e identificar sua importância na regulação das atividades vitais de
nosso organismo. ·
Conhecer as glândulas que fazem parte do
sistema endócrino. ·
Entender o papel do sistema endócrino na
puberdade. ·
Definir
o significado da
homeostase e sua
ligação com o sistema
endócrino ·
Localizar corretamente cada glândula
estudada. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 1 Tema: SISTEMA
ENDÓCRINO Etapa 1: Levantamento de conhecimentos prévios Leia o tema da aula e
comente com os estudantes que irão discutir sobre um sistema muito
importante, que tem grande relação com as transformações vivenciadas pelo
organismo humano no período da puberdade. Contexto Diga aos estudantes
que gostaria que conhecessem uma história. Leia a história e, se possível, a
projete para que os estudantes a acompanhem. Após a leitura, direcione uma pequena discussão sobre o texto
lido. Será um momento curto de discussão para respostas simples para algumas
perguntas, como: ·
Alguém já teve sensações parecidas como as vivenciadas por
Julia e João? Em quais situações? (Espera-se que relacionem a possíveis visitas a parques de
diversões mas também outros eventos.) ·
O que vocês acreditam que pode desencadear estas sensações em
nosso organismo? (Espera-se que associem as sensações
descritas na história a potenciais situações de risco que o organismo tem que
lidar, neste caso, aos movimentos bruscos da montanha-russa.) ·
João achou interessante o fato de após algum tempo seu
organismo voltar ao que ele considerava “normal”. É importante que o
organismo retome a normalidade após eventos como o da história? Por quê Como
isso acontece? Questão disparadora Após eles responderem leia a questão disparadora
(que pode ser projetada ou apenas lida). Permita que formulem hipóteses, e
que as compartilhem com os colegas voluntariamente. ·
COMO O ORGANISMO HUMANO SE MANTEM EM EQUILIBRIO? Neste momento não se preocupe em respondê-la, mas em
estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar por meio
de outras perguntas como: ·
Como é que o organismo humano regula eventos como a aventura
vivenciada por Julia e João e outras tantas que promovem sensações como
essas? Lembre-se de que se trata de um momento para o levantamento de
conhecimentos prévias e de hipóteses feitas pelos próprios estudantes. Etapa 2: Aprofundando no tema Como sugestão para você aprofundar seus
conhecimentos sobre Sistema Endócrino. Assista o vídeo abaixo e faça anotações. Após apresentar o vídeo conversar com eles sobre o assunto
e tirar as dúvidas que surgirem. AULA
02 Tema: HOMEOSTASE Etapa 3: Para saber
mais sobre homeostase Vamos entender o que é Homeostase, assista ao
vídeo abaixo. Após apresentar o vídeo conversar com eles
sobre o assunto e tirar as dúvidas a respeito do assunto. Etapa 4: Verificação da
Aprendizagem ATIVIDADE 1.
Existem inúmeras características que nos permitem diferenciar a matéria viva
da inanimada. A característica “O ser vivo é capaz de manter a constância do
meio interno” é identificada como: a)
homeostase b)
metabolismo c)
irritabilidade d)
nutrição 2.
O termo homeostase é usado em referência à capacidade do organismo de manter
o meio interno em equilíbrio. Esse termo foi criado por: a)
Charles Darwin. b)
Jean-Baptiste de Lamarck. c)
Walter Cannon. d)
Alfred Russel Wallace. e)
Andreas Versalius. 3.
Quando falamos em homeostase, referimo-nos à tendência do organismo de manter
o meio interno em relativa estabilidade. Entende-se por meio interno: a)
o conjunto de todas as células do corpo. b)
o conjunto de todos os sistemas do organismo. c)
os fluidos que circulam pelas nossas células. d)
o interior dos órgãos. e)
o interior do sistema nervoso. 4.
O organismo é capaz de manter o equilíbrio do meio interno quase constante.
Para garantir esse equilíbrio, denominado de homeostase, o corpo conta com
dois sistemas principais: a)
sistema cardiovascular e sistema nervoso. b)
sistema endócrino e sistema cardiovascular. c)
sistema digestório e sistema urinário. d)
sistema urinário e sistema cardiovascular. e)
sistema endócrino e sistema nervoso. 5. Para
manter a homeostase, nosso organismo realiza vários processos. Quando a
pressão arterial eleva-se, por exemplo, sinais são enviados para o encéfalo a
fim de diminuir a atividade bombeadora do coração e facilitar o fluxo
sanguíneo pelos vasos periféricos. Como consequência dessas ações, a pressão
arterial cai. O
mecanismo de controle da homeostase descrito acima é chamado de: a) ciclo
celular. b)
irritabilidade. c)
metabolismo. d)
feedback negativo. e)
feedback positivo. AULA 03 Tema: HORMÔNIOS Etapa 5: Correção de Atividade Retomar as questões da aula anterior no momento de
correção e socialização das respostas. Etapa 6: Aprofundamento do tema Assista o vídeo abaixo para entender o que são hormônios. Após
apresentar o vídeo conversar com eles sobre o assunto e tirar as dúvidas a
respeito do assunto. Etapa 7: Construção de
conhecimento Após a aula dialogada apresentar
o mapa mental abaixo e pedir que construam em seus cadernos. AULA 04 Tema: GLÂNDULAS ENDÓCRINAS Etapa 8: Correção
dos mapas mentais de cada um, passado na aula anterior. Etapa 9: Pesquisa Dirigida Apresente a imagem abaixo, para que possam
identificar a localidade de cada glândulas no corpo humano. Etapa 10: Acesse os
links abaixo para sanar qualquer duvida sobre o assunto e preencher a tabela. https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-endocrinico.htm Pesquisa dirigida sobre Glândulas endócrinas, preencha a
tabela resumo abaixo acessando os links acima.
AULA 05 Tema: CONTROLANDO OS HORMÔNIOS Etapa 11: Correção da pesquisa dirigida Etapa 12: Debate Após a correção da atividade, levante a seguinte situação
com os alunos. Às vezes ouvimos frases que explicam o comportamento de alguém
vinculado com os hormônios, por exemplo: “Ele está com os hormônios à flor da pele” ou “ Ela está
de TPM!”. Pergunte aos alunos se os hormônios podem condicionar
comportamentos humanos e que eles exemplifiquem. Discuta com eles quanto dos
comportamentos são adquiridos e moldados pela sociedade e quais são inatos
biologicamente. Após esta discussão inicial apresente aos alunos a
reportagem abaixo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15300.shtml Eles poderão ler juntos ou alternar alunos para ler cada
parágrafo. Discuta novamente a pertinência da reportagem com o tema e a
importância de pesquisas como estas para a sociedade. Estimule o senso
crítico dos alunos e deixe que eles formulem seus argumentos a favor ou
contra. Instigue a curiosidade dos alunos, perguntando a eles se
nós como espécie humana somos apenas o resultado da síntese de hormônios? Se nossos comportamentos são apenas fruto da reação ao
ambiente, totalmente modulados por hormônios? E os sentimentos, como o amor, a paixão, ou a raiva?
Seriam eles também apenas resultado da liberação de hormônios no nosso corpo? Etapa 13: Hora da pesquisa Encomende a eles uma pesquisa para responder a questão a
seguir. Quais os hormônios
que podem regular certos comportamentos humanos? AULA 06 Tema:
Sistema Endócrino Etapa 14: Correção da questão da
aula anterior. Etapa 15: Vamos testar o conhecimento brincando Utilize os links abaixo para resolver as questões sobre o
Sistema Endócrino. https://rachacuca.com.br/quiz/214020/sistema-endocrino-iv/ https://wordwall.net/pt/resource/4158115/sistema-end%C3%B3crino https://wordwall.net/pt/resource/18207420/ci%c3%aancias/sistema-end%c3%b3crino https://wordwall.net/pt/resource/18376426/ci%c3%aancias/sistema-end%c3%b3crino Elaboração: Adriana, Keila, Magalli, Raquel e Tânia Mara. Direcionamento, colaboração e
revisão: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; (X) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( X ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios;( ) Seminários; (X )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate; ( X) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros: |
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