Aula Remota Agosto 9º Ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Hereditariedade Unidade Temática: Vida e Evolução
Objetos de Conhecimento: Conceito, genes e células. Divisão celular e transmissão dos genes na reprodução. O trabalho de Mendel. Algumas anomalias genéticas. Biotecnologia (transgênicos, projeto genoma e clonagem). 
Ano: 9º                          Período: 03 a 14/08                                Nº de Aulas: 6

HABILIDADES
(EF09CI09) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
(EF09CI10) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer o conceito de  hereditariedade com base na análise de imagens e no levantamento de dados.
Interpretar o trabalho de pesquisa de Gregor Mendel e sua Primeira Lei. Compreender o determinante do sexo do bebê. Diferenciar os termos homozigoto, heterozigoto, genótipo, fenótipo, mitose e meiose.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
AULA 01

Etapa 01: Faça um levantamento do conhecimento proximal dos alunos sobre hereditariedade. Utilize as questões da página 13 do livro Inspire Ciências 9º ano, pedir que anotem as respostas no caderno, com cabeçalho e tema da aula, acrescentar o questionamento “Por que as pessoas apresentam características de nascença semelhantes ou diferentes entre si?”                   
Etapa 02: Explorar oralmente sobre hereditariedade, utilizar como fonte o livro didático Inspire Ciências (ou outra fonte confiável e disponível), páginas 14 e 18. Para melhor compreensão do conteúdo, utilizar a vídeo aula sobre o conteúdo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=22cQBJv0Cas 
Etapa 03: Atividade Prática
Levantamento de características genéticas dos alunos 
Procedimentos: 

Roteiro para os alunos: 
1. Faça, na sua turma, o levantamento das características hereditárias mencionadas no quadro abaixo e anote o resultado. 
2. Solicitar a turma que represente a tabela no caderno para preencher junto com o professor.
Característica Variedade Número de Alunos com essa característica
Capacidade de enrolar a Enrola língua Enrola
Não enrola
Linha do cabelo Contínua
Não contínua
Posição do Polegar 45°
90°
Tipo de cabelo Crespo
Liso
Lóbulo da orelha Livre
Aderente
Modo de cruzar os braços Esquerdo s/ direito
Direito s/ esquerdo
b) Indique em cada característica analisada qual é dominante e qual é recessiva: 

AULA 02
Etapa 04: Exposição do conteúdo “O surgimento da Genética”, usando como fonte o livro Inspire Ciências páginas 20 e 21. 
Etapa 05: Verificação da Aprendizagem
Responder o exercício no caderno da página 19 do livro Inspire Ciências 9º ano. 
Etapa 06: Correção da Atividade 
 
AULA 03

Etapa 07: Leitura e Interpretação
Fazer a leitura compartilhada do texto “Ciência contra o crime” do livro Inspire Ciências, páginas 22 e 23, em seguida discutir sobre a história para responder as questões da página 23. 
Etapa 8: Fazer a correção da atividade, em seguida estudar sobre as leis de Mendel, tendo como fonte o livro didático Inspire Ciências páginas 24 e 25.

AULA 04

Etapa 9: Resolução dos exercícios propostos nas páginas 25 e 26 do livro Inspire Ciências,  seguida de correção.  
Etapa 10: Estudar junto com o professor sobre a transmissão de algumas características (livro Inspire Ciências, páginas 27 a 31). O professor fará um exercício prático com a turma da capacidade de dobrar o polegar, em seguida apresentará a vídeo aula sobre o assunto, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jZH_S4b1elQ 
https://www.youtube.com/watch?v=dkWSUv_JOnQ (Determinação Sexual e Genética do Sexo). 
AULA 05 
Etapa 11: Retomar o assunto da etapa 10 considerando seu nível de complexidade, por isso a necessidade de revê-lo. Tirar as dúvidas dos alunos quanto a isso.
Etapa 12: Mão na Massa 
Trabalhar mitose com os alunos através do texto disponível no link abaixo, pedir para desenharem no caderno o esquema da mitose presente no texto.  https://docs.google.com/document/d/1udsbrOouZuSuiAMzU9PB4oHopB4aKlrnrBBWiukL_xY/edit#heading=h.dwbjbtwy1lkw  
Etapa 13: Atividade prática extraindo o DNA da banana, livro Inspire Ciências página 40.
AULA 06 
Etapa 14: Retomar a atividade mão na massa da aula 05 e propor aos alunos o Jogo da Velha Mendeliano disponível em https://www.researchgate.net/publication/315952855_Jogo_da_velha_mendeliano_uma_atividade_ludica_para_o_ensino_de_Genetica 
Orientações: O professor fará um demonstrativo utilizando o matéria proposto no jogo, pedir aos alunos que encontrem em casa objetos similares para participar também, caso não os tenha, utilizar o caderno e desenhar o que está sendo montado.
Etapa 15: Fazer a atividade das páginas 30 e 32.
Etapa 16: Correção da Atividade.


RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 19, 23, 25, 26, 31 e 32)  
(  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                               


Nenhum comentário:

Postar um comentário