Aula Remota 7º Julho 2


Webnário de Ciências

7º Ano

Segunda aula: Estrutura da Célula e funções. Níveis de organização.

Período: 13 a 17/07                                                              Nº de Aula: 01

Habilidade: (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Etapa 1: Para Início de Conversa
Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas das atividades propostas.

Etapa 02: Aprofundando no Tema
Para nos mantermos bem informados, vamos compreender e revisar sobre o assunto a partir das informações obtidas nos slides disponível por WhatsApp, por e-mail, sites, Google Sala de Aula ou trabalhado de maneira síncrona pelo professor.

Etapa 03:  Verificando a aprendizagem
Responder a seguinte atividade:
1. As plantas são um exemplo de ser vivo pluricelular. Elas possuem células que juntas formam tecidos, que por sua vez formam órgãos. Quais são os órgãos de uma planta?
2. No ser vivo pluricelular há uma organização que ocorre pela junção de estruturas que formam o organismo. Marque a sequência correta dessa organização.
Tecido - Órgão - Célula - Sistema de órgãos
Célula - Órgão - Tecido - Sistema de órgãos
Célula - Tecido - Órgão - Sistema de órgãos
Órgão - Sistema de órgãos - Tecido - célula
3. Quais são os sistemas do corpo humano e qual a função principal de cada um deles?
4. Apresente a definição, e cite pelo menos um exemplo de (Organismo unicelular) e (Organismo multicelular).
5. Supondo que você tenha 4 caixas de tamanhos diferentes, e você as guarda uma dentro da outra, se for comparar ao nível de organização dos seres vivos, relacione os tamanhos das caixas do menor para o maior aos órgãos, sistemas, células e tecidos. Represente essa relação através de desenho. Ilustre as caixas e coloque nomes em cada uma.

Etapa 04: Mão na Massa
Represente células através de modelos, utilizando objetos que tenham em casa, ou alimentos na montagem de um prato, destaque para cada modelo criado as estruturas celulares. Caprichem nas produções! Tirem fotos, ou façam vídeos!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário