Webnário
de Ciências
7º
Ano
Segunda
aula: Estrutura da Célula e funções. Níveis de organização.
Período: 13
a 17/07
Nº de Aula: 01
Habilidade:
(EF06CI05)
Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e
funcional dos seres vivos. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de
ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um
complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
Sobre esta aula:
Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das
habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada
em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas
subsequentes.
Etapa
1:
Para Início de Conversa
Retomar as questões da aula anterior no momento de
correção e socialização das respostas das atividades propostas.
Etapa
02: Aprofundando
no Tema
Para nos mantermos bem informados, vamos compreender e
revisar sobre o assunto a partir das informações obtidas nos slides disponível
por WhatsApp, por e-mail, sites, Google Sala de Aula ou trabalhado de maneira
síncrona pelo professor.
Etapa
03: Verificando a aprendizagem
Responder a seguinte atividade:
1. As plantas são um exemplo de
ser vivo pluricelular. Elas possuem células que juntas formam tecidos, que por
sua vez formam órgãos. Quais são os órgãos de uma planta?
2. No ser vivo pluricelular há
uma organização que ocorre pela junção de estruturas que formam o organismo.
Marque a sequência correta dessa organização.
Tecido - Órgão - Célula - Sistema
de órgãos
Célula - Órgão - Tecido - Sistema
de órgãos
Célula - Tecido - Órgão - Sistema
de órgãos
Órgão - Sistema de órgãos -
Tecido - célula
3. Quais são os sistemas do corpo
humano e qual a função principal de cada um deles?
4. Apresente a definição, e cite pelo menos um
exemplo de (Organismo unicelular) e (Organismo multicelular).
5. Supondo que você tenha 4 caixas de tamanhos
diferentes, e você as guarda uma dentro da outra, se for comparar ao nível de
organização dos seres vivos, relacione os tamanhos das caixas do menor para o
maior aos órgãos, sistemas, células e tecidos. Represente essa relação através
de desenho. Ilustre as caixas e coloque nomes em cada uma.
Etapa 04: Mão na
Massa
Represente células através de modelos, utilizando
objetos que tenham em casa, ou alimentos na montagem de um prato, destaque para
cada modelo criado as estruturas celulares. Caprichem nas produções! Tirem
fotos, ou façam vídeos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário