9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
CIÊNCIAS |
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Tema: Hereditariedade |
Unidade
Temática:
Matéria
e Energia. Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Hereditariedade.
Conceito, genes e células. Divisão celular e transmissão dos genes na
reprodução. O trabalho de Mendel. |
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Ano: 9º Período: 16 a 27/09 Nº
de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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Habilidades:
(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das
características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e
descendentes. (EF09CI09) Discutir
as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação,
gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a
transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI04IT) Associar a
possibilidade de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a
diferenciação celular com inclusão social de indivíduos. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Reconhecer o conceito de hereditariedade com base na análise
de imagens e no levantamento de dados. Interpretar
o trabalho de pesquisa de Gregor Mendel e sua Primeira Lei. Diferenciar os
termos homozigoto, heterozigoto, genótipo, fenótipo, mitose e meiose. Compreender e aplicar a Primeira Lei de Mendel (Lei da
Segregação) e a Segunda Lei de Mendel (Lei da Segregação Independente).
Analisar cruzamentos genéticos simples para observar a distribuição de
características dominantes e recessivas. Analisar os resultados experimentais e
compará-los com as previsões teóricas baseadas nas Leis de Mendel. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA O1 Tema:
Hereditariedade I Etapa 01: Levantamento
de conhecimentos prévios (15 min) Ao iniciar a aula, procure construir o conceito de
hereditariedade em conjunto com a turma. Inicie fazendo perguntas como: “Por
que nos parecemos com nossos pais e familiares?”. Solicite que os alunos
anotem as hipóteses em seu caderno. Em seguida, pergunte: “Como as
características são passadas dos pais para os filhos?”. Neste momento,
informe aos estudantes que essas perguntas já eram feitas há muito tempo por
vários cientistas. Nesta etapa o professor também pode utilizar as
imagens e questionamentos disponíveis nas páginas 64 e 65 do livro A
Conquista Ciências, 9º Ano. Etapa
02:Aprofundando no tema (25 min) Explique aos
estudantes que, na metade do século XIX, um monge agostiniano chamado Gregor
Mendel procurou investigar como as características físicas das plantas seriam
transmitidas para a geração seguinte. Mendel realizou um trabalho importante
com as ervilhas dos jardins do mosteiro onde vivia, e esses experimentos
foram divulgados na publicação Experimentos em hibridização de plantas, de
1865. Esclareça aos estudantes que os microscópios ainda não tinham uma
resolução muito boa no século XIX e que nessa mesma época não se conhecia a
molécula de DNA ou suas propriedades. Você pode
utilizar o livro didático A Conquista Ciências 9º ano páginas 66 e 67 como
material de apoio. Etapa
03: Mão na Massa/Orientações (10 min) Professor
esclarecer com o máximo de informações possíveis sobre essa atividade. 1º momento: A princípio o
professor deve elaborar uma lista contendo nomes de cientistas que
desenvolveram pesquisas marcantes no campo da Genética e Citogenética, afim
de não repetir pesquisa, a lista deve conter pelo menos uma celebridade por estudante.
Utilizando de pesquisa, poderá ser realizada em sala (o professor deverá
preparar o material impresso ou solicitar que os alunos utilizem o celular
para pesquisa e com o uso do caderno fazer as anotações necessárias, pensando na inviabilidade do local, esta
pesquisa pode ser para casa e o desenvolvimento na sala de aula. Cada estudante
deverá ter acesso ao conhecimento gerado pelos mesmos, deverão adquirir o
máximo de informações que puderem a respeito de cada celebridade e uma imagem
do mesmo para a construção da linha do tempo. Observação:
Professor, providencie também o material. Na Etapa 05, tem os nomes dos
cientistas. AULA
02 Tema:
Hereditariedade II Etapa 04: Mão na
Massa/Socialização da Pesquisa (25min) Durante essa etapa, em roda de conversa
os estudantes apresentaram os resultados e informações da pesquisa. Etapa 05: Mão na
Massa/Construção (25min) 2º momento: De posse do
levantamento de dados, os estudantes passarão a preparar sínteses das
informações por estes cientistas. A proposta é gerar um único texto
minimizado que pudesse relatar de maneira cronológica os acontecimentos do
passado, cabe ao professor a adequação das frases produzidas na síntese de cada
discente para a elaboração do texto final. Paralelamente, inicia-se a construção da
linha do tempo, utilizando a imagem das personalidades. A história da
Genética é importante, pois suas aplicações influenciam e influenciaram a
sociedade de cada época, nos aspectos sociais, políticos e econômicos. Ou
seja, o professor precisa deixar claro que tudo acontece dentro de um
contexto histórico que influencia a ciência e ajuda na sua construção. Figura: Linha do
tempo com os principais cientistas que colaboraram com pesquisas relacionadas
à genética. Baseado no trabalho de Moreira e Laia (2008) AULA 03 Tema: Os experimentos com ervilhas Etapa 06: Levantamento de
conhecimentos prévios (10 min) No
primeiro momento questione aos estudantes, se já ouviram os termos
hermafroditas, autofecundação, fecundação cruzada, ervilhas e Mendel? Acolha
as respostas, apenas. Etapa 07: Aula Expositiva Dialogada
(20 min) Explique
de forma bem clara sobre os motivos que Mendel utilizou as ervilhas como
estudo sobre cruzamento de espécies e resultados. Dê continuidade
esclarecendo sobre fecundação, autofecundação, hermafrodita, fecundação
cruzada, geração parental e geração F1. Permita a participação dos
estudantes. Leia as orientações didáticas. Etapa 08: Verificação da
Aprendizagem (20 min) Oriente
os estudantes na resolução das atividades das páginas 67 e 68 do livro
didático, em seguida, faça a correção. AULA 04 Tema: As Interpretações de Mendel Etapa 09: Chegando aos Resultados
(20 min) Faça
uma explanação das interpretações de Mendel, de forma bem clara e
explicativa, utilizando como suporte as páginas 70 e 71 do livro didático A
Conquista Ciências 9º Ano. Leia as orientações didáticas, são importantes
para o desenvolvimento da aula. Etapa 10: Verificação da
Aprendizagem (20 min) Oriente
os estudantes na resolução das atividades da página 71 do livro didático, se
coloque a disposição para tirar dúvidas no momento da execução. Etapa 11: Correção da Atividade (10
min) Aproveite
o momento para rever o objeto de conhecimento esclarecendo sobre possíveis
dúvidas que surgiram durante a execução da atividade. AULA 05 Tema: O Surgimento da Genética Etapa 12: Indo Além (30 min) Desde
a antiguidade, o homem busca entender como ocorre a transmissão das
características de um ser para outro. As primeiras ideias sobre
hereditariedade eram bastante simples e apenas afirmavam que os filhos eram
semelhantes aos pais, sem entender o mecanismo por trás dessa constatação. A Genética é a parte da Biologia que
estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são
repassadas de geração para geração. Considera-se que essa ciência iniciou-se
com os experimentos e leis propostas por um monge chamado Gregor Mendel, em um trabalho publicado
em 1866. Questione
os estudantes sobre “Qual é a diferença entre cromossomo e gene?”; “O que é o
DNA?”; “O que vocês entendem quando falamos em material genético de um ser
vivo?”. Amplie a conversa perguntando: “Como os genes são transmitidos de
pais para filhos?”. Em
seguida, apresente imagens do conjunto de cromossomos de uma célula humana e
explique para os alunos que, com a melhoria das técnicas de microscopia, os
cientistas descobriram que as células humanas possuem 46 cromossomos que
formam 23 pares. Comente que outras espécies que possuem células eucarióticas
também apresentam cromossomos que se agrupam aos pares. Com a leitura
conjunta dos tópicos Cromossomos
homólogos e número haplóide de Cromossomos
e reprodução humana, aborde os conceitos de cromossomos homólogos,
células diplóides e células haplóides, a formação dos gametas, a fecundação e
o desenvolvimento do zigoto. Relembre que metade dos cromossomos que existem
em nossas células são herdados de nossas mães e metade de nossos pais. Utilize
como suporte as páginas 72 e 73 do livro didático a Conquista Ciências 9º
Ano. Etapa 13: Verificação da
Aprendizagem (20 min) Oriente
os estudantes na resolução das atividades da página 73 do livro didático, se
coloque a disposição para tirar dúvidas no momento da execução. AULA 06 Tema: As Leis de Mendel Etapa 14: Correção da Atividade (10
min) Aproveite
o momento para rever o objeto de conhecimento esclarecendo sobre possíveis
dúvidas que surgiram durante a execução da atividade. Etapa 15: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (10 min) Pergunte aos estudantes se já ouvira m falar a respeito da Primeira Lei de Mendel (Lei da
Segregação)? E sobre Segunda Lei de Mendel (Lei da Segregação Independente)?
Como Mendel testou suas teorias? Acolha as respostas. Etapa
16: Aprofundando no tema (20 min) Inicie a aula relembrando os conceitos de genética dando
ênfase ao genótipo e fenótipo, em seguida apresente o vídeo “Primeira Lei de Mendel” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=-LVAbqX8CtI.
Em seguida, faça uma exposição dialogada sobre as leis de
Mendel, tendo como fonte o livro didático A Conquista Ciências páginas 74 e 75. Lembre-se de ressaltar a importância de estudos
investigativos para a ciência, destacando os motivos que levaram Mendel a
escolher as ervilhas para a realização do experimento dentre eles: fácil
cultivo, grande número de descendentes férteis, fácil identificação de
variedade e características distintas, ciclo de vida curto que facilita a
observação de várias gerações e facilidade de polinização artificial. Etapa 17:
Verificação de aprendizagem (10 min) Resolução do exercício proposto na página 75 do livro A
Conquista Ciências, caso não seja possível concluir em sala de aula, terminar
em casa. RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS Sugestões
de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens: Para recompor as
aprendizagens dos estudantes do 9º Ano em Ciências, é importante adotar uma
metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está
um plano geral que pode ajudar:
Revisão
e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos
Aprendizagem
Ativa
Ensino
Diferenciado
Envolvimento
da Família
Uso
de Tecnologias Educacionais
Essa metodologia busca garantir
que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e
engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares. OUTRAS ATIVIDADES: Caça
palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó, entre outros), atividades
de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases
relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com
tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros,
atividades interativas, mapas conceituais e mentais, linhas do tempo. |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X)
Jogos; (X ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros:______________________ |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (65, 67, 69, 71, 73, 75) ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; (X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; ( )Outros:___________________________________ |
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