9ª SD Cie 9º Ano 2024

 

9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

Tema: Hereditariedade

Unidade Temática: Matéria e Energia. Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Hereditariedade. Conceito, genes e células. Divisão celular e transmissão dos genes na reprodução. O trabalho de Mendel.

     Ano: 9º                                                Período:  16 a 27/09                                       Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

Habilidades: (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. (EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI04IT) Associar a possibilidade de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a diferenciação celular com inclusão social de indivíduos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer o conceito de hereditariedade com base na análise de imagens e no levantamento de dados.

Interpretar o trabalho de pesquisa de Gregor Mendel e sua Primeira Lei. Diferenciar os termos homozigoto, heterozigoto, genótipo, fenótipo, mitose e meiose. Compreender e aplicar a Primeira Lei de Mendel (Lei da Segregação) e a Segunda Lei de Mendel (Lei da Segregação Independente). Analisar cruzamentos genéticos simples para observar a distribuição de características dominantes e recessivas.  Analisar os resultados experimentais e compará-los com as previsões teóricas baseadas nas Leis de Mendel.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA O1

 

Tema: Hereditariedade I

 

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (15 min)

Ao iniciar a aula, procure construir o conceito de hereditariedade em conjunto com a turma. Inicie fazendo perguntas como: “Por que nos parecemos com nossos pais e familiares?”. Solicite que os alunos anotem as hipóteses em seu caderno. Em seguida, pergunte: “Como as características são passadas dos pais para os filhos?”. Neste momento, informe aos estudantes que essas perguntas já eram feitas há muito tempo por vários cientistas.

Nesta etapa o professor também pode utilizar as imagens e questionamentos disponíveis nas páginas 64 e 65 do livro A Conquista Ciências, 9º Ano.

Etapa 02:Aprofundando no tema (25 min)

Explique aos estudantes que, na metade do século XIX, um monge agostiniano chamado Gregor Mendel procurou investigar como as características físicas das plantas seriam transmitidas para a geração seguinte. Mendel realizou um trabalho importante com as ervilhas dos jardins do mosteiro onde vivia, e esses

experimentos foram divulgados na publicação Experimentos em hibridização de plantas, de 1865. Esclareça aos estudantes que os microscópios ainda não tinham uma resolução muito boa no século XIX e que nessa mesma época não se conhecia a molécula de DNA ou suas propriedades.

Você pode utilizar o livro didático A Conquista Ciências 9º ano páginas 66 e 67 como material de apoio.

Etapa 03: Mão na Massa/Orientações (10 min)

Professor esclarecer com o máximo de informações possíveis sobre essa atividade.

1º momento: A princípio o professor deve elaborar uma lista contendo nomes de cientistas que desenvolveram pesquisas marcantes no campo da Genética e Citogenética, afim de não repetir pesquisa, a lista deve conter pelo menos uma celebridade por estudante. Utilizando de pesquisa, poderá ser realizada em sala (o professor deverá preparar o material impresso ou solicitar que os alunos utilizem o celular para pesquisa e com o uso do caderno fazer as anotações necessárias, pensando na inviabilidade do local, esta pesquisa pode ser para casa e o desenvolvimento na sala de aula. Cada estudante deverá ter acesso ao conhecimento gerado pelos mesmos, deverão adquirir o máximo de informações que puderem a respeito de cada celebridade e uma imagem do mesmo para a construção da linha do tempo.

 

Observação: Professor, providencie também o material. Na Etapa 05, tem os nomes dos cientistas.

 

AULA 02

 

Tema: Hereditariedade II

 

Etapa 04: Mão na Massa/Socialização da Pesquisa (25min)

Durante essa etapa, em roda de conversa os estudantes apresentaram os resultados e informações da pesquisa.

 

Etapa 05: Mão na Massa/Construção (25min)

2º momento: De posse do levantamento de dados, os estudantes passarão a preparar sínteses das informações por estes cientistas. A proposta é gerar um único texto minimizado que pudesse relatar de maneira cronológica os acontecimentos do passado, cabe ao professor a adequação das frases produzidas na síntese de cada discente para a elaboração do texto final.

Paralelamente, inicia-se a construção da linha do tempo, utilizando a imagem das personalidades. A história da Genética é importante, pois suas aplicações influenciam e influenciaram a sociedade de cada época, nos aspectos sociais, políticos e econômicos. Ou seja, o professor precisa deixar claro que tudo acontece dentro de um contexto histórico que influencia a ciência e ajuda na sua construção.

Figura: Linha do tempo com os principais cientistas que colaboraram com pesquisas relacionadas à genética. Baseado no trabalho de Moreira e Laia (2008)

 

 

AULA 03

 

Tema: Os experimentos com ervilhas

 

Etapa 06: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

No primeiro momento questione aos estudantes, se já ouviram os termos hermafroditas, autofecundação, fecundação cruzada, ervilhas e Mendel? Acolha as respostas, apenas.

 

Etapa 07: Aula Expositiva Dialogada (20 min)

Explique de forma bem clara sobre os motivos que Mendel utilizou as ervilhas como estudo sobre cruzamento de espécies e resultados. Dê continuidade esclarecendo sobre fecundação, autofecundação, hermafrodita, fecundação cruzada, geração parental e geração F1. Permita a participação dos estudantes. Leia as orientações didáticas.

 

Etapa 08: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Oriente os estudantes na resolução das atividades das páginas 67 e 68 do livro didático, em seguida, faça a correção.

 

AULA 04

 

Tema: As Interpretações de Mendel

 

Etapa 09: Chegando aos Resultados (20 min)

Faça uma explanação das interpretações de Mendel, de forma bem clara e explicativa, utilizando como suporte as páginas 70 e 71 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano. Leia as orientações didáticas, são importantes para o desenvolvimento da aula.

 

Etapa 10: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Oriente os estudantes na resolução das atividades da página 71 do livro didático, se coloque a disposição para tirar dúvidas no momento da execução.

 

Etapa 11: Correção da Atividade (10 min)

Aproveite o momento para rever o objeto de conhecimento esclarecendo sobre possíveis dúvidas que surgiram durante a execução da atividade.

 

AULA 05

 

Tema: O Surgimento da Genética

 

Etapa 12: Indo Além (30 min)

Desde a antiguidade, o homem busca entender como ocorre a transmissão das características de um ser para outro. As primeiras ideias sobre hereditariedade eram bastante simples e apenas afirmavam que os filhos eram semelhantes aos pais, sem entender o mecanismo por trás dessa constatação. A Genética é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são repassadas de geração para geração. Considera-se que essa ciência iniciou-se com os experimentos e leis propostas por um monge chamado Gregor Mendel, em um trabalho publicado em 1866.

Questione os estudantes sobre “Qual é a diferença entre cromossomo e gene?”; “O que é o DNA?”; “O que vocês entendem quando falamos em material genético de um ser vivo?”. Amplie a conversa perguntando: “Como os genes são transmitidos de pais para filhos?”.

Em seguida, apresente imagens do conjunto de cromossomos de uma célula humana e explique para os alunos que, com a melhoria das técnicas de microscopia, os cientistas descobriram que as células humanas possuem 46 cromossomos que formam 23 pares. Comente que outras espécies que possuem células eucarióticas também apresentam cromossomos que se agrupam aos pares. Com a leitura conjunta dos tópicos Cromossomos homólogos e número haplóide de Cromossomos e reprodução humana, aborde os conceitos de cromossomos homólogos, células diplóides e células haplóides, a formação dos gametas, a fecundação e o desenvolvimento do zigoto. Relembre que metade dos cromossomos que existem em nossas células são herdados de nossas mães e metade de nossos pais. Utilize como suporte as páginas 72 e 73 do livro didático a Conquista Ciências 9º Ano.

Etapa 13: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Oriente os estudantes na resolução das atividades da página 73 do livro didático, se coloque a disposição para tirar dúvidas no momento da execução.

AULA 06

Tema: As Leis de Mendel

Etapa 14: Correção da Atividade (10 min)

Aproveite o momento para rever o objeto de conhecimento esclarecendo sobre possíveis dúvidas que surgiram durante a execução da atividade.

Etapa 15: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Pergunte aos estudantes se já ouvira m falar a respeito da Primeira Lei de Mendel (Lei da Segregação)? E sobre Segunda Lei de Mendel (Lei da Segregação Independente)? Como Mendel testou suas teorias? Acolha as respostas.

Etapa 16: Aprofundando no tema (20 min)

Inicie a aula relembrando os conceitos de genética dando ênfase ao genótipo e fenótipo, em seguida apresente o vídeo “Primeira Lei de Mendel” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=-LVAbqX8CtI.

Em seguida, faça uma exposição dialogada sobre as leis de Mendel, tendo como fonte o livro didático A Conquista Ciências páginas 74 e 75.

Lembre-se de ressaltar a importância de estudos investigativos para a ciência, destacando os motivos que levaram Mendel a escolher as ervilhas para a realização do experimento dentre eles: fácil cultivo, grande número de descendentes férteis, fácil identificação de variedade e características distintas, ciclo de vida curto que facilita a observação de várias gerações e facilidade de polinização artificial.

Etapa 17: Verificação de aprendizagem (10 min)

Resolução do exercício proposto na página 75 do livro A Conquista Ciências, caso não seja possível concluir em sala de aula, terminar em casa.

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Sugestões de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens:

Para recompor as aprendizagens dos estudantes do 9º Ano em Ciências, é importante adotar uma metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está um plano geral que pode ajudar:

  • Autoavaliação: Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e o que ainda têm dificuldades. Isso os ajudará a tomar consciência de suas necessidades.

Revisão e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos

  • Aulas Revisão: Baseado no diagnóstico, planeje aulas focadas na revisão dos conceitos chave que precisam ser retomados. Use exemplos práticos e conecte o conteúdo à vida cotidiana dos alunos para maior engajamento.
  • Atividades Práticas: Realize experimentos e atividades práticas que reforcem o conteúdo. Isso facilita a compreensão e retenção dos conceitos.

Aprendizagem Ativa

  • Projetos Interdisciplinares: Promova projetos que envolvam outros componentes e que sejam contextualizados na realidade dos alunos. Por exemplo, um projeto sobre "A importância da água" pode envolver ciências, geografia e matemática.
  • Gamificação: Utilize jogos educativos para tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e motivador.

Ensino Diferenciado

  • Grupos de Apoio: Organize grupos de estudantes com necessidades similares para atividades de reforço. Utilize métodos diferentes para os alunos que têm mais dificuldade, como o ensino em pequenos grupos.
  • Recursos Diversificados: Disponibilize recursos variados, como vídeos, podcasts, infográficos e plataformas digitais que permitam a revisão do conteúdo em diferentes formatos.

Envolvimento da Família

  • Comunicação com os Pais: Mantenha os pais informados sobre o progresso dos alunos e ofereça sugestões de como podem apoiar a aprendizagem em casa.
  • Oficinas para Pais: Realize oficinas ou reuniões para orientar os pais sobre como podem ajudar seus filhos a recuperar as aprendizagens.

Uso de Tecnologias Educacionais

  • Plataformas Online: Utilize plataformas de aprendizagem online para disponibilizar conteúdos e atividades complementares que os alunos possam acessar fora do horário escolar.
  • Apps Educativos: Sugira aplicativos educativos que reforcem o conteúdo de forma lúdica.
  • Incentivo à Curiosidade Científica: Estimule os alunos a fazerem perguntas e buscarem respostas, incentivando a curiosidade científica.
  • Recompensas e Reconhecimento: Estabeleça um sistema de recompensas por conquistas e progresso, para manter os estudantes motivados.
  • Reflexão e Ajustes: Reflita sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado no processo para futuras intervenções.

Essa metodologia busca garantir que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares.

OUTRAS ATIVIDADES: Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros, atividades interativas, mapas conceituais e mentais, linhas do tempo.

 

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (X  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:______________________

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (65, 67, 69, 71, 73, 75)  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   (X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;  (   )Outros:___________________________________

 

 

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