9ª SD Cie 6º Ano 2024

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Das Células ao Organismo

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Origem da vida. Estruturas das células eucarióticas, procarióticas, célula vegetal e animal. Níveis de organização.

Ano:                                      Período: 16 a 27/09                    Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar o número de células de seres unicelulares e pluricelulares e tipos de seres relacionados a presença ou ausência da carioteca. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer as funções das organelas presentes no interior dos diferentes tipos de células; Compreender a organização básica das células; Diferenciar os principais tipos celulares de acordo organização estrutural. Discutir as teorias sobre a origem da vida e os primeiros seres vivos. Relacionar a teoria do Bing Bang com a origem do universo; Conhecer as teorias sobre a origem da vida; identificar as principais características de cada teoria; Compreender os experimentos e observações realizados por Redi e Pasteur e suas contribuições para o entendimento da origem da vida; Conhecer as etapas do método científico; Perceber as alterações na paisagem e identificar as ações antrópicas.  Concluir que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: Origem do Universo

 

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios: (10 min)

1-      O que é universo?

2-      Já ouviu falar sobre alguns desses termos em algum lugar? Universo, vida fora da terra, big bang, origem do universo?

3-      Onde o nosso planeta fica?

 

O intuito é que os alunos discutam sobre, e, o professor, após os alunos lançarem seus pontos de vista sobre o tema, responda as perguntas afim de sanar dúvidas que surgirem no decorrer desta etapa.

 

Etapa 02: Mergulhando no tema (15 min)

 

A teoria científica que explica a origem do Universo mais aceita atualmente é a Teoria do Big Bang. Segundo esta teoria, toda a matéria que existe estaria, há cerca de 15 bilhões de anos atrás, extraordinariamente concentrada em um só ponto. Fale um pouco sobre essa teoria, lembrando de ressaltar que cineticamente falando essa teoria é a mais aceita atualmente. Pergunte se eles conhecem essa teoria e se ouviu falar em algum lugar. Dê continuidade utilizando como suporte o livro didático A Conquista Ciências 6º Ano, páginas 92 e 93

Passe o vídeo, para ilustrar a aula e auxiliar na compreensão, disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=-HwQwaBUpfo

Porém deverá exibir até o minuto 6:21.  

Trabalhar essa etapa com muita calma e clareza, pois os estudantes necessitarão para a realização do “Mão na Massa”.

Etapa 03: Verificação de aprendizagem (25 min)

Eles deverão ilustrar de acordo ao que foi assistido a cronologia do surgimento e teoria do big bang, o professor poderá levar materiais de apoio e orientar o passo a passo dos alunos, ou, até mesmo, seguir as orientações didáticas do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 92 e 93, peça para que vejam as imagens.

A atividade será disponibilizada por WhatsApp. 

 

AULA 02

 

TEMA: A origem da vida

Etapa 04: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Começar a aula informando aos alunos que o tema abordado será sobre as teorias da origem da vida e que este tema pode ser estudado na perspectiva religiosa, filosófica e científica. No caso desta aula, será estudado na perspectiva científica, procurando compreender como surge a vida independente de crenças religiosas e especulações filosóficas. Assim, o professor deve iniciar a aula propondo o seguinte questionamento: “De onde surgem os seres vivos?” É importante que o professor instigue a reflexão, propondo outras questões problematizadoras, como:

a) Um ser vivo pode nascer da matéria não viva?

b) Será que um ser vivo só nasce de outro ser vivo?

O conjunto de perguntas deve ser respondido pelos alunos de forma oral, baseados nos conhecimentos que eles já possuem. Tudo o que eles forem expressando deve ser anotado no quadro, pois cada palavra registrada será usada como ponto de partida para a explicação sobre a abiogênese e biogênese.

 

Etapa 05: Mergulho no Tema (20 min)

Faça uma introdução para os estudantes dizendo que a origem da vida na Terra é um tema que intriga a humanidade há muito tempo. A Terra tem, aproximadamente, 4,6 bilhões de anos, entretanto, essa idade não coincide com o surgimento de vida no planeta. Inicialmente a Terra apresentava características que impediam o desenvolvimento da vida, como a falta de água. Na medida em que o planeta se resfriou, formas primitivas de vida surgiram.

As primeiras evidências de vida de que se tem conhecimento datam de 3,5 bilhões de anos e são provenientes de estromatólitos fossilizados. Os estromatólitos são estruturas rochosas produzidas por micro-organismos que formam filmes microbianos que aprisionam lama.

Nesse momento, é importante que o professor ressalte que essa é a teoria científica sobre a origem da vida. Agora utilize as informações das páginas 94, 95 e 96 para explicar sobre a Abiogênese e Biogênese.

Etapa 06: Verificação da aprendizagem (20 min)

Orientar os estudantes a realizarem a atividade da página 95 do livro didático A Conquista Ciências 6º Ano, em dupla.

AULA 03

TEMA: Teorias surgimento da vida

Etapa 07: Correção da Atividade (20 min)

Utilize essa etapa para revisar o que fora trabalhado na aula anterior e dirimir quaisquer dúvidas que tenham surgido durante a atividade.

Etapa 08: Questão Disparadora (30 min)

Problema 1: Como surgiu o bicho dentro da goiaba?

Lance esse questionamento na lousa, peça que os estudantes respondam no caderno com base no que estudou até aqui, em seguida peça que ilustrem.

Agora aponte para os alunos outra situação sobre o tema em estudo. Anote na lousa.

Problema 2:

Vamos de Receita? A receita da vez é como fazer ratos!

Existiam até algumas receitas de como criar vida, como por exemplo, para criar ratos bastava colocar uma roupa suja e trigo em um balde que após um tempo ratos apareceriam.

Peça aos alunos para anotarem no caderno (você poderá disponibilizar na lousa). Em seguida oriente-os a destacar os ingredientes e o modo de preparo. Pronto! Em seguida peça que escrevam qual o nome dessa teoria, Abiogênese ou Biogênese? Peça ainda que ilustrem essa situação.

Discussão e Conclusão: Chegou a hora de ouvir as respostas dos alunos, conduza a discussão, após isso conclua com eles revisando as teorias e pergunte com qual das duas eles apoiam?

Suporte para o professor: Sabemos hoje que os ratos eram atraídos pelo odor da roupa e do alimento, mas daquele período acreditavam que eles se formavam a partir desses materiais. Alguns pesquisadores passaram a contestar essa hipótese por meio da apresentação de argumentos favoráveis a outra hipótese, a da biogênese. Até metade do século XIX os cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados espontaneamente a partir de uma matéria bruta. Acreditavam que vermes surgiam espontaneamente do corpo de cadáveres em decomposição, acreditavam que rãs, cobras e crocodilos eram gerados a partir do lodo dos rios, por exemplo. A essa hipótese de surgimento da vida damos o nome de geração espontânea ou abiogênese (em que a é um prefixo de negação, bio de vida e genesis de origem), mas, graças a Ciência e aos experimentos realizados chegaram a uma conclusão científica válida. O bicho da goiaba, nada mais é que uma larva de inseto, ele se desenvolve na goiaba após sair de um dos ovinhos que sua mãe – uma mosca – colocou dentro da fruta. Após o nascimento, a larva cresce se alimentando da polpa da goiaba. Quando a fruta apodrece e cai da árvore, a larva vai para dentro do solo e se transforma em um casulo, como o da borboleta.

AULA  04

 

Tema: Linha do Tempo da Vida.

Etapa 09: Mergulho no Tema. (10 minutos)

Iniciar a aula de forma dialogada, comentando sobre o tema da aula e que o tempo geológico envolve uma escala muito grande, com a qual não estamos acostumados a lidar cotidianamente. Por isso, pode ser bastante difícil ter noção do intervalo de tempo que separa os acontecimentos, como a formação do planeta, o surgimento da vida, e a origem da espécie humana e que representar esses acontecimentos em uma escala do tempo, proporciona uma viagem de volta a um passado muito distante.

Etapa 10: Mão na Massa (30 minutos)

Construir a linha do tempo da vida com os alunos, seguindo as orientações no livro didático A Conquista Ciências 6º ano, página 104 e 105.

Orientação: O professor (a) deverá providenciar os materiais com antecedência e disponibilizar para a realização da atividade. As imagens a serem utilizadas, podem ser reproduzidas pelos alunos ou as disponibilizadas em anexo. Ao terminarem, deixar o trabalho exposto na sala de aula.

Etapa 11: Verificação da aprendizagem: (10 minutos)

Realizar a atividade de reflexão. Pedir aos alunos que copiem e respondam as 4 questões da página 105, caso não consigam terminar, peça que concluam em casa.

 

AULA 05

TEMA: Estruturas das Células

Etapa 12: Correção da Atividade (15 min)

Retomar o objeto de conhecimento da aula anterior a partir da correção da atividade da página 105, aproveite o tempo para revisar e sondar a compreensão sobre célula.

Etapa 13: Aplicação do conhecimento (15 min)

Análise de imagens. Apresentar aos alunos, imagens de seres vivos unicelulares, pluricelulares, procariontes e eucariontes, podem ser visualizadas no laboratório de informática ou na TV Multimídia, ou serem impressas em papel. Deve-se selecionar imagens representativas desses organismos.

Sugestão de roteiro para as imagens:
1) Unicelulares ou pluricelulares
Inicia-se a atividade comentando que os seres vivos podem ser classificados de acordo com o número de células: unicelulares (uma célula) ou pluricelulares (mais de uma célula). Depois, mostram-se as imagens: AgnataAraucáriaProtozoários e Bactérias. A cada imagem apresentada, pergunta-se aos alunos: Este organismo é uni ou pluricelular? Por quê?

2) Procariontes OU eucariontes
Após o entendimento do conceito de uni e pluricelular, inserir o conceito de procarionte e eucarionte.
Mostrar as imagens dos dois tipos celulares (
Célula ProcarionteCélula Eucarionte - Vegetal e Célula Eucarionte - Animal) e chamar atenção para as demais organelas. Pode-se levantar algumas questões como:
Que atividades a célula realiza?

Ela respira, se alimenta, se reproduz?

A célula cresce? Será que ela morre?

Pergunte aos estudantes se você, professor, é formado por células (espera-se que digam que sim); se eles, estudantes, são formados por células (espera-se que digam que sim); se as canetas são formadas por células (espera-se que digam que não); se o piloto é formado por células (espera-se que digam que não); se a parte externa dos lápis é formada por células (caso eles respondam que não, pergunte de que material o lápis é feito e de onde esse recurso é obtido; assim eles devem se recordar de que a madeira é obtida de plantas e que, portanto, o lápis é formado por restos de células mortas).

Após esse momento ofereça mais informações sobre o objeto em estudo de modo a sanar as dúvidas existentes. Utilize as páginas 100 e 101 do livro didático A Conquista Ciências 6º Ano.

Etapa 14: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Responder a atividade da página 101 e corrigir na próxima aula.

 

AULA 06

Tema: Níveis de Organização

Etapa 15: Correção da atividade da última aula (15 min)

Tire o primeiro momento da aula para corrigir a atividade com os alunos e revisar o que fora estudado.

Etapa 16: Levantamento de conhecimentos prévios (5 min)

 Apresente o título da aula para os alunos. Abra espaço para que eles opinem sobre o questionamento que o título traz. Aproveite esse momento inicial para verificar, a partir das opiniões dadas, se os alunos recordam os conceitos de tecidos, órgãos e de sistemas. Apenas escute o que eles apresentarem, não realize nenhuma intervenção por enquanto.

Etapa 17: Questão disparadora (10 min)

Apresente a questão disparadora. Como é o corpo dos outros animais por dentro? Utilize o corpo humano como referencial, ampliando o questionamento de maneira comparativa, por exemplo: será que o corpo dos outros animais por dentro funciona da mesma forma que o nosso corpo? Abra espaço para que os alunos possam expor opiniões sobre o tema. Independentemente do que for exposto pelos alunos, mantenha-se imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais delas estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das hipóteses. Utilize também perguntas do boxe “Orientações Didáticas da página 102 do Livro Didático A Conquista Ciências 6º ano.

Etapa 18: Aprofundando no tema (15 min)

Após despertar a curiosidade dos alunos e construção de hipóteses, faça uma aula expositiva dialogada, de forma bem simplificada, utilizando como suporte o livro didático A Conquista Ciências, páginas 102 e 103. Ilustre bastante a aula com desenhos na lousa.

Etapa 19: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Logo após a exposição do objeto em estudo, faça a atividade da página 103 do livro didático, porém, é necessário assessorar os estudantes, de modo que consigam realizar a atividade sobre níveis de organização.

AULA  07

Tema: Tecidos, órgãos e sistemas nos seres vivos

Etapa 20: Correção da Atividade (10 min)

Inicie a aula relembrando o que foi falado na aula anterior. Peça para que eles socializem as respostas da atividade, aproveite para esclarecer dúvidas levantadas.

Etapa 21: Vamos entender na Prática? (20 min)

Vamos realizar uma dinâmica para melhor fixação do conteúdo. O procedimento da prática foi construído em 6 etapas sendo estas:

1-      Espalham-se os alunos na sala, explicando cada nível de organização.

2-      Desenhar círculos na sala com nomes de tecidos, órgãos, sistemas e organismo;

3-      Dar os comandos, quando gritar conjunto de células semelhantes que desempenham a mesma função, os alunos deverão correr para os círculos que tenham o nome de tecidos (poderá fazer uns 4 círculos);

4-      Quando gritar grupo de tecidos diferentes formam... (também poderá fazer uns 4 círculos com nomes de órgãos;

5-      Agora gritar conjunto de órgãos que interagem e desempenham uma determinada função, eles deverão entrar nos círculos dos sistemas;

6-      Por fim, terá apenas um círculo grande chamado organismo, que eles todos deverão entrar quando o professor disser: Todos os sistemas juntos realizando tarefas complementando uns aos outros formando um organismo.

7-      Quem vai errando os círculos, vai sendo eliminado.

 

Seria interessante levar balinhas ou pirulitos de brinde para os vencedores.

Etapa 22: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Confecção do mapa conceitual sobre níveis de organização dos seres vivos. Pedir para colocar o conceito de cada nível. Se a escola tiver o torso, é interessante usá-lo nesse momento.

 

Observação: Providencie o material da próxima aula.

AULA 08

 

TEMA: Componentes do Corpo Humano

Etapa 23: Leitura e Interpretação (20 min)

Para iniciar a aula, organizar os alunos em semicírculo. Em seguida, leia o texto “Robôs e Humanos podem conviver?” Mas, antes, lance esse questionamento e só depois convide-os a descobrir a resposta a partir da leitura que você mesmo fará, em seguida, faça uma discussão oral, para depois realizar a interpretação escrita da página 108 do livro didático A Conquista Ciências 6º Ano.

Etapa 24: Mão na Massa (30 min)

Chegou o momento da construção do modelo tridimensional da Célula, você pode dividir grupos para que produzam células animal, vegetal e procarionte. Siga as instruções da 107 do livro didático A Conquista Ciências 6º Ano.

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS

 

Sugestões de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens:

Para recompor as aprendizagens dos estudantes do 6º Ano em Ciências, é importante adotar uma metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está um plano geral que pode ajudar:

  • Autoavaliação: Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e o que ainda têm dificuldades. Isso os ajudará a tomar consciência de suas necessidades.

Revisão e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos

  • Aulas Revisão: Baseado no diagnóstico, planeje aulas focadas na revisão dos conceitos chave que precisam ser retomados. Use exemplos práticos e conecte o conteúdo à vida cotidiana dos alunos para maior engajamento.
  • Atividades Práticas: Realize experimentos e atividades práticas que reforcem o conteúdo. Isso facilita a compreensão e retenção dos conceitos.

Aprendizagem Ativa

  • Projetos Interdisciplinares: Promova projetos que envolvam outros componentes e que sejam contextualizados na realidade dos alunos. Por exemplo, um projeto sobre "A importância da água" pode envolver ciências, geografia, e matemática.
  • Gamificação: Utilize jogos educativos para tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e motivador.

Ensino Diferenciado

  • Grupos de Apoio: Organize grupos de estudantes com necessidades similares para atividades de reforço. Utilize métodos diferentes para os alunos que têm mais dificuldade, como o ensino em pequenos grupos.
  • Recursos Diversificados: Disponibilize recursos variados, como vídeos, podcasts, infográficos e plataformas digitais que permitam a revisão do conteúdo em diferentes formatos.

Envolvimento da Família

  • Comunicação com os Pais: Mantenha os pais informados sobre o progresso dos alunos e ofereça sugestões de como podem apoiar a aprendizagem em casa.
  • Oficinas para Pais: Realize oficinas ou reuniões para orientar os pais sobre como podem ajudar seus filhos a recuperar as aprendizagens.

Uso de Tecnologias Educacionais

  • Plataformas Online: Utilize plataformas de aprendizagem online para disponibilizar conteúdos e atividades complementares que os alunos possam acessar fora do horário escolar.
  • Apps Educativos: Sugira aplicativos educativos que reforcem o conteúdo de forma lúdica.
  • Incentivo à Curiosidade Científica: Estimule os alunos a fazerem perguntas e buscarem respostas, incentivando a curiosidade científica.
  • Recompensas e Reconhecimento: Estabeleça um sistema de recompensas por conquistas e progresso, para manter os estudantes motivados.
  • Reflexão e Ajustes: Reflita sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado no processo para futuras intervenções.

Essa metodologia busca garantir que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares.

OUTRAS ATIVIDADES: Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó, adedonha, memória, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros, atividades interativas, confecção de modelo de Células comestíveis, desenhos em lixas de madeira, aula de microscopia.

 

 

Elaboração: Nilsilane.

                                                                                                               

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (93, 95, 97, 101, 103,105, 106, 107, 108) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

 

 

 

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