9ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema: Das Células ao Organismo |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos
de Conhecimento: Origem da vida. Estruturas das
células eucarióticas, procarióticas,
célula vegetal e animal. Níveis de organização. |
|
Ano: 6º Período:
16 a 27/09 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06CI05) Explicar
a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e
funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar
o número de células de seres unicelulares e pluricelulares e tipos de seres
relacionados a presença ou ausência da carioteca. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou
modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de
sistemas com diferentes níveis de organização. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Conhecer as funções das organelas presentes no
interior dos diferentes tipos de células; Compreender a organização básica
das células; Diferenciar os principais tipos celulares de acordo organização
estrutural. Discutir as teorias sobre a origem da vida e os primeiros seres
vivos. Relacionar
a teoria do Bing Bang com a origem do universo; Conhecer as teorias sobre a
origem da vida; identificar as principais características de cada teoria; Compreender
os experimentos e observações realizados por Redi e Pasteur e suas
contribuições para o entendimento da origem da vida; Conhecer as etapas do
método científico; Perceber as alterações na paisagem e identificar as ações
antrópicas. Concluir que os organismos são um complexo
arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 TEMA:
Origem do Universo Etapa
01: Levantamentos de conhecimentos prévios: (10 min) 1- O que é universo? 2- Já ouviu falar sobre alguns desses
termos em algum lugar? Universo, vida fora da terra, big bang, origem do
universo? 3- Onde o nosso planeta fica? O
intuito é que os alunos discutam sobre, e, o professor, após os alunos
lançarem seus pontos de vista sobre o tema, responda as perguntas afim de
sanar dúvidas que surgirem no decorrer desta etapa. Etapa
02: Mergulhando no tema (15 min) A teoria científica que explica a
origem do Universo mais aceita atualmente é a Teoria do Big Bang. Segundo
esta teoria, toda a matéria que existe estaria, há cerca de 15 bilhões de
anos atrás, extraordinariamente concentrada em um só ponto. Fale um pouco sobre
essa teoria, lembrando de ressaltar que cineticamente falando essa teoria é a
mais aceita atualmente. Pergunte se eles conhecem essa teoria e se ouviu
falar em algum lugar. Dê continuidade utilizando como suporte o livro
didático A Conquista Ciências 6º Ano, páginas 92 e 93 Passe
o vídeo, para ilustrar a aula e auxiliar na compreensão, disponível no seguinte
link: https://www.youtube.com/watch?v=-HwQwaBUpfo
Porém
deverá exibir até o minuto 6:21. Trabalhar
essa etapa com muita calma e clareza, pois os estudantes necessitarão para a
realização do “Mão na Massa”. Etapa
03: Verificação de aprendizagem (25 min) Eles deverão ilustrar de acordo ao
que foi assistido a cronologia do surgimento e teoria do big bang, o
professor poderá levar materiais de apoio e orientar o passo a passo dos
alunos, ou, até mesmo, seguir as orientações didáticas do livro didático
Inspire Ciências 6º ano, páginas 92 e 93, peça para que vejam as imagens. A atividade será disponibilizada
por WhatsApp. AULA 02 TEMA: A origem da vida Etapa 04: Levantamento de
conhecimentos prévios (10 min) Começar a aula informando aos
alunos que o tema abordado será sobre as teorias da origem da vida e que este
tema pode ser estudado na perspectiva religiosa, filosófica e científica. No
caso desta aula, será estudado na perspectiva científica, procurando
compreender como surge a vida independente de crenças religiosas e
especulações filosóficas. Assim, o professor deve iniciar a aula propondo o
seguinte questionamento: “De onde
surgem os seres vivos?” É importante que o professor instigue a reflexão,
propondo outras questões problematizadoras, como: a)
Um ser vivo pode nascer da matéria não viva? b)
Será que um ser vivo só nasce de outro ser vivo? O conjunto de perguntas deve ser
respondido pelos alunos de forma oral, baseados nos conhecimentos que eles já
possuem. Tudo o que eles forem expressando deve ser anotado no quadro, pois
cada palavra registrada será usada como ponto de partida para a explicação
sobre a abiogênese e biogênese. Etapa
05: Mergulho no Tema (20 min) Faça uma introdução para os estudantes
dizendo que a origem da vida na Terra é
um tema que intriga a humanidade há muito tempo. A Terra tem,
aproximadamente, 4,6 bilhões de anos, entretanto, essa idade não coincide com
o surgimento de vida no planeta. Inicialmente a Terra apresentava
características que impediam o desenvolvimento da vida, como a falta de água.
Na medida em que o planeta se resfriou, formas primitivas de vida surgiram.
As primeiras evidências de vida de que se tem
conhecimento datam de 3,5 bilhões de anos e são provenientes de
estromatólitos fossilizados. Os estromatólitos são estruturas rochosas
produzidas por micro-organismos que formam filmes microbianos que aprisionam
lama. Nesse
momento, é importante que o professor ressalte que essa é a teoria científica
sobre a origem da vida. Agora utilize as informações das páginas 94, 95 e 96
para explicar sobre a Abiogênese e Biogênese. Etapa
06: Verificação da aprendizagem (20 min) Orientar os estudantes a
realizarem a atividade da página 95 do livro didático A Conquista Ciências 6º
Ano, em dupla. AULA 03 TEMA:
Teorias surgimento da vida Etapa
07: Correção da Atividade (20 min) Utilize essa etapa para revisar o
que fora trabalhado na aula anterior e dirimir quaisquer dúvidas que tenham
surgido durante a atividade. Etapa
08: Questão Disparadora (30 min) Problema 1: Como surgiu o bicho
dentro da goiaba? Lance
esse questionamento na lousa, peça que os estudantes respondam no caderno com
base no que estudou até aqui, em seguida peça que ilustrem. Agora
aponte para os alunos outra situação sobre o tema em estudo. Anote na lousa. Problema
2: Vamos
de Receita? A receita da vez é como fazer ratos! Existiam até algumas receitas de
como criar vida, como por exemplo, para criar ratos bastava colocar uma roupa
suja e trigo em um balde que após um tempo ratos apareceriam. Peça aos alunos para anotarem no
caderno (você poderá disponibilizar na lousa). Em seguida oriente-os a
destacar os ingredientes e o modo de preparo. Pronto! Em seguida peça que
escrevam qual o nome dessa teoria, Abiogênese ou Biogênese? Peça ainda que
ilustrem essa situação. Discussão e Conclusão: Chegou a
hora de ouvir as respostas dos alunos, conduza a discussão, após isso conclua
com eles revisando as teorias e pergunte com qual das duas eles apoiam? Suporte para o professor: Sabemos
hoje que os ratos eram atraídos pelo odor da roupa e do alimento, mas daquele
período acreditavam que eles se formavam a partir desses materiais. Alguns
pesquisadores passaram a contestar essa hipótese por meio da apresentação de
argumentos favoráveis a outra hipótese, a da biogênese. Até metade do século
XIX os cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados espontaneamente
a partir de uma matéria bruta. Acreditavam que vermes surgiam espontaneamente
do corpo de cadáveres em decomposição, acreditavam que rãs, cobras e
crocodilos eram gerados a partir do lodo dos rios, por exemplo. A essa
hipótese de surgimento da vida damos o nome de geração espontânea ou
abiogênese (em que a é um prefixo de negação, bio de vida e genesis de
origem), mas, graças a Ciência e aos experimentos realizados chegaram a uma
conclusão científica válida. O bicho da goiaba, nada mais é que uma larva de
inseto, ele se desenvolve na goiaba após sair de um dos ovinhos que sua
mãe – uma mosca – colocou dentro da fruta. Após o nascimento, a larva cresce
se alimentando da polpa da goiaba. Quando a fruta apodrece e cai da árvore, a
larva vai para dentro do solo e se transforma em um casulo, como o da
borboleta. AULA 04 Tema: Linha do Tempo da Vida. Etapa 09: Mergulho no Tema. (10 minutos) Iniciar a aula de
forma dialogada, comentando sobre o tema da aula e que o tempo geológico
envolve uma escala muito grande, com a qual não estamos acostumados a lidar
cotidianamente. Por isso, pode ser bastante difícil ter noção do intervalo de
tempo que separa os acontecimentos, como a formação do planeta, o surgimento
da vida, e a origem da espécie humana e que representar esses acontecimentos
em uma escala do tempo, proporciona uma viagem de volta a um passado muito
distante. Etapa 10: Mão na Massa (30 minutos) Construir a linha do
tempo da vida com os alunos, seguindo as orientações no livro didático A
Conquista Ciências 6º ano, página 104 e 105. Orientação: O professor (a)
deverá providenciar os materiais com antecedência e disponibilizar para a
realização da atividade. As imagens a serem utilizadas, podem ser
reproduzidas pelos alunos ou as disponibilizadas em anexo. Ao terminarem,
deixar o trabalho exposto na sala de aula. Etapa 11: Verificação da aprendizagem: (10 minutos) Realizar a atividade
de reflexão. Pedir aos alunos que copiem e respondam as 4 questões da página 105,
caso não consigam terminar, peça que concluam em casa. AULA 05 TEMA: Estruturas das
Células Etapa 12: Correção da Atividade (15 min) Retomar o objeto de conhecimento
da aula anterior a partir da correção da atividade da página 105, aproveite o
tempo para revisar e sondar a compreensão sobre célula. Etapa 13: Aplicação do
conhecimento
(15 min) Análise de imagens. Apresentar
aos alunos, imagens de seres vivos unicelulares, pluricelulares, procariontes
e eucariontes, podem ser visualizadas no laboratório de informática ou na TV
Multimídia, ou serem impressas em papel. Deve-se selecionar imagens
representativas desses organismos. Sugestão de roteiro
para as imagens: 2) Procariontes OU
eucariontes Ela respira, se alimenta, se reproduz? A célula cresce? Será que ela morre? Pergunte
aos estudantes se você, professor, é formado por células (espera-se que digam
que sim); se eles, estudantes, são formados por células (espera-se que digam
que sim); se as canetas são formadas por células (espera-se que digam que
não); se o piloto é formado por células (espera-se que digam que não); se a
parte externa dos lápis é formada por células (caso eles respondam que não,
pergunte de que material o lápis é feito e de onde esse recurso é obtido;
assim eles devem se recordar de que a madeira é obtida de plantas e que,
portanto, o lápis é formado por restos de células mortas). Após
esse momento ofereça mais informações sobre o objeto em estudo de modo a
sanar as dúvidas existentes. Utilize as páginas 100 e 101 do livro didático A
Conquista Ciências 6º Ano. Etapa 14: Verificação da
Aprendizagem (20 min) Responder
a atividade da página 101 e corrigir na próxima aula. AULA 06 Tema: Níveis de Organização Etapa 15: Correção da atividade da
última aula (15 min) Tire
o primeiro momento da aula para corrigir a atividade com os alunos e revisar
o que fora estudado. Etapa 16: Levantamento de
conhecimentos prévios (5 min) Apresente o título da aula para os
alunos. Abra espaço para que eles opinem sobre o questionamento que o título
traz. Aproveite esse momento inicial para verificar, a partir das opiniões
dadas, se os alunos recordam os conceitos de tecidos, órgãos e de sistemas.
Apenas escute o que eles apresentarem, não realize nenhuma intervenção por
enquanto. Etapa
17: Questão disparadora (10 min) Apresente a questão disparadora.
Como é o corpo dos outros animais por dentro? Utilize o corpo humano como
referencial, ampliando o questionamento de maneira comparativa, por exemplo:
será que o corpo dos outros animais por dentro funciona da mesma forma que o
nosso corpo? Abra espaço para que os alunos possam expor opiniões sobre o
tema. Independentemente do que for exposto pelos alunos, mantenha-se
imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais delas estão
próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar
início à construção das hipóteses. Utilize também perguntas do boxe
“Orientações Didáticas da página 102 do Livro Didático A Conquista Ciências
6º ano. Etapa
18: Aprofundando no tema (15 min) Após despertar a curiosidade dos
alunos e construção de hipóteses, faça uma aula expositiva dialogada, de
forma bem simplificada, utilizando como suporte o livro didático A Conquista
Ciências, páginas 102 e 103. Ilustre bastante a aula com desenhos na lousa. Etapa 19: Verificação da Aprendizagem (20 min) Logo após a exposição
do objeto em estudo, faça a atividade da página 103 do livro didático, porém,
é necessário assessorar os estudantes, de modo que consigam realizar a
atividade sobre níveis de organização. AULA 07 Tema: Tecidos, órgãos e sistemas nos seres vivos Etapa 20: Correção da Atividade (10 min) Inicie a aula
relembrando o que foi falado na aula anterior. Peça para que eles socializem
as respostas da atividade, aproveite para esclarecer dúvidas levantadas. Etapa 21: Vamos entender na Prática? (20 min) Vamos realizar uma dinâmica para
melhor fixação do conteúdo. O procedimento da prática foi construído em 6
etapas sendo estas: 1- Espalham-se
os alunos na sala, explicando cada nível de organização. 2- Desenhar
círculos na sala com nomes de tecidos, órgãos, sistemas e organismo; 3- Dar
os comandos, quando gritar conjunto de células semelhantes que desempenham a
mesma função, os alunos deverão correr para os círculos que tenham o nome de
tecidos (poderá fazer uns 4 círculos); 4- Quando
gritar grupo de tecidos diferentes formam... (também poderá fazer uns 4
círculos com nomes de órgãos; 5- Agora
gritar conjunto de órgãos que interagem e desempenham uma determinada função,
eles deverão entrar nos círculos dos sistemas; 6- Por
fim, terá apenas um círculo grande chamado organismo, que eles todos deverão
entrar quando o professor disser: Todos os sistemas juntos realizando tarefas
complementando uns aos outros formando um organismo. 7- Quem
vai errando os círculos, vai sendo eliminado. Seria interessante levar balinhas
ou pirulitos de brinde para os vencedores. Etapa 22: Verificação
da Aprendizagem (20 min) Confecção do mapa conceitual sobre
níveis de organização dos seres vivos. Pedir para colocar o conceito de cada
nível. Se a escola tiver o torso, é interessante usá-lo nesse momento. Observação: Providencie
o material da próxima aula. AULA 08 TEMA: Componentes do
Corpo Humano Etapa 23: Leitura e
Interpretação (20 min) Para
iniciar a aula, organizar os alunos em semicírculo. Em seguida, leia o texto
“Robôs e Humanos podem conviver?” Mas, antes, lance esse questionamento e só
depois convide-os a descobrir a resposta a partir da leitura que você mesmo
fará, em seguida, faça uma discussão oral, para depois realizar a
interpretação escrita da página 108 do livro didático A Conquista Ciências 6º
Ano. Etapa 24: Mão na Massa
(30 min) Chegou o
momento da construção do modelo tridimensional da Célula, você pode dividir
grupos para que produzam células animal, vegetal e procarionte. Siga as
instruções da 107 do livro didático A Conquista Ciências 6º Ano. RECOMPOSIÇÃO
DAS APRENDIZAGENS Sugestões
de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens: Para recompor as
aprendizagens dos estudantes do 6º Ano em Ciências, é importante adotar uma
metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está
um plano geral que pode ajudar:
Revisão e Recuperação dos Objetos
de Conhecimentos
Aprendizagem Ativa
Ensino Diferenciado
Envolvimento da Família
Uso de Tecnologias Educacionais
Essa metodologia busca garantir
que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e
engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares. OUTRAS ATIVIDADES: Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó,
adedonha, memória, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações:
fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo,
para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências
em quadrinhos, entre outros, atividades interativas, confecção de modelo de
Células comestíveis, desenhos em lixas de madeira, aula de microscopia. Elaboração: Nilsilane. |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (93, 95, 97, 101, 103,105, 106, 107, 108)
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;
( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário