9ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter
curricular: Consumidor consciente,
empreendedor eficiente. |
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Subtema: Custo-benefício
das máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju. |
Unidade Temática:
Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Combustíveis;
Motor
de combustão interna; Revolução das máquinas térmicas; Mundo do
trabalho; Transporte no município. |
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Ano: 7º
Período: 16 a 27/09 Nº de
Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI01) Discutir a
aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e
invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01BA) Identificar e descrever
a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho. (EF07CI04) Avaliar
o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para
o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir
o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do
tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais
causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir
e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana
quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos
materiais e tecnologias (como automação e informatização). |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Aprender a utilizar as tecnologias de
maneira crítica e bem pensada para responder às questões e demandas sociais
do mundo real que envolvem o transporte urbano. Discutir os
impactos econômicos, sociais e ambientais das máquinas térmicas atuais. Discutir
e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais decorrentes do
desenvolvimento de novos materiais e tecnologias. Conhecer o funcionamento
das máquinas e os problemas que elas representam, contribuindo para o pleno
exercício da cidadania. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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AULA 01
Tema: Motor de Combustão Interna Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min) Utilizar as
imagens relacionadas nas páginas 210 e 211 do livro didático A Conquista
Ciências 7º Ano, para iniciar este estudo. A abertura deste capítulo conta
uma história por si só. Trata-se de linhas de montagem de automóveis:
enquanto a mão de obra humana é predominante na primeira imagem, ela é
ausente na segunda, na qual robôs tomam conta do cenário. Essa constatação
permite iniciar a abordagem do assunto da Unidade com base nas diferentes
perspectivas, mas já destacando o impacto da automação sobre o mundo do
trabalho. Utilize os questionamentos abaixo para instiga-los a interpretar as
imagens: Onde estão as máquinas nessas imagens? As funções que elas
desempenham são as Ele é sempre benéfico? mesmas nas duas imagens? O que é
desenvolvimento tecnológico? Lance também os questionamentos da página
211 e acolha. Etapa 02: Aula expositiva e dialogada (20 min) Faça uma aula
expositiva dialogada sobre o motor de combustão interna, abra espaço para a
participação dos estudantes. A história do desenvolvimento do motor de
combustão interna é longa e conta com a participação de muitas pessoas.
Enfatize isso ao destacar a Ciência como empreendimento humano, e o
conhecimento científico e tecnológico como provisório, cultural e histórico.
Utilize as páginas 218 e 219 do livro A Conquista Ciências 7º Ano, se tiver
condições passe o vídeo: Motor a gasolina contra motor a diesel, 4min39s,
disponível no seguinte link: www.youtube.com/watch?v=2lQE4SYPX5g
. Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15 min) Proponha aos estudantes que realizem a
atividade da página 219 do livro didático. Se coloque a disposição para
auxiliá-los na execução. AULA 02 Tema: Combustíveis Etapa 04: Para inicio de Conversa (05 min) Orientações: Leia
o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre
combustíveis e que eles serão encarregados se organizarem e construírem um
mural na forma de fluxograma, classificando os combustíveis em relação às
características e impactos ambientais. Pergunte se seus alunos se recordam de
alguma notícia sobre poluição relacionada aos combustíveis ou ao petróleo. Etapa 05: Contexto (10
min) Orientações: Peça para que os estudantes se organizem em
grupo. Em seguida, peça para que cada grupo leia os textos do slide, se achar
necessário, leia com a sala os textos. Você pode também imprimi-los, caso
prefira; você encontra esses textos para impressão neste link: <https://docs.google.com/document/d/1WvAuBm8CULwjwckvldSOaqkY8L_RFWJTcpdao6Uqkjw/edit?usp=sharing>
. Peça, então, para que cada grupo discuta
entre si sobre a relação homem-combustível, peça que reflitam sobre a relação
consumo-meio ambiente. Para estimulá-los, use perguntas como: - Como usamos os combustíveis no dia-a-dia? - Vocês já imaginaram como seria a vida
moderna sem combustíveis? - Quais atitudes podem ser adotadas para
reduzir a emissão de gases poluentes? As respostas para as duas últimas questões
podem ser das mais variadas, como: “Eu não sei”, “Acho que só usamos em
automóveis, sem combustível não haveria muita diferença.” ou “Os combustíveis
são usados em praticamente tudo, a sociedade moderna não teria se
desenvolvido tanto sem eles, é necessário usá-los conscientemente, pois
emitem gases poluentes”. Explique que os combustíveis estão presentes no
nosso cotidiano, não só nos postos de combustíveis para movimentar carros,
mas também nas cozinhas, com o gás de cozinha (GLP), por exemplo. Em seguida,
comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês irão catalogar alguns
combustíveis em função de algumas de suas características. ” Etapa 06: Questão Disparadora (5 min) Orientações: Ainda em grupos, peça para os estudantes
imaginarem que são químicos de uma grande empresa e que precisam organizar
algumas fichas que estão no laboratório para exposição de um mural. Nessas
fichas existem os nomes de alguns
combustíveis e algumas de suas características. O dever deles é relacionar
essas fichas em um mural, assim como completar a tabela que se encontra no
próximo slide. Em seguida dispare:
Etapa 09: Aula Expositiva Dialogada (30
min) Após o
levantamento de respostas dadas pelos estudantes nas etapas anteriores, faça
uma exposição do tema em estudo abrindo espaço para as colocações dos
discentes, procure explicar com bastante clareza. Utilize como suporte as
páginas 220 e 221 do livro didático A Conquista Ciências 7º Ano. AULA 03 Tema: Combustíveis e Desenvolvimento
Cientifico e Tecnológico Etapa 10: Pesquisa Dirigida (20 min) Orientar os
estudantes a resolução da atividade de pesquisa da página 221 do livro
didático, em seguida fazer a correção oral em forma de um pequeno debate. Etapa 11: Mão na massa (30 min) Orientações: Entregue as fichas e uma cartolina para
cada grupo. Mostre esse slide e diga que eles podem fazer a estrutura do
mural como essa, ou como acharem mais adequado, desde que tenha todas as
informações: os três estados físicos, o nome do combustível, suas principais
características, seu impacto ambiental e possíveis soluções para esses
problemas. O importante é que separem os combustíveis pelo estado físico e
completem todos os itens. Observe que nas fichas há dois combustíveis no
estado sólido, quatro no líquido e dois no estado gasoso, embora a tabela
proposta mostre dois também para o estado líquido. Permita que os alunos discutam dentro do
grupo e quando necessário, guie a discussão estimulando-os a pensarem sobre o
que já sabem sobre determinado combustível e o que podem inferir sobre esse.
Ao finalizarem o mural, reserve os últimos 15 minutos para que cada grupo
apresente o mural que montou para a classe. Acesse as fichas pelo link: <https://docs.google.com/document/d/1eyvV9GzRn7Lh2NmMfr0yIrCSJoPE4XTZndP7d8fGWD8/edit?usp=sharing>.
Você encontra um exemplo de resolução para esta atividade no link: <https://docs.google.com/document/d/1EsgHyPHhdr3amhKwA05TNuIK7m41DitgaX9lyJW0cCM/edit>. AULA 04 Tema: Os Combustíveis em nossa vida Etapa 12: Sistematização (30 min)
Orientações: Nesse
momento, para encerrar a aula, diga para turma que eles devem montar um texto
coletivo, poderá ser feito por grupos, utilizando o gênero cordel, você
poderá fazer junto com a turma, dependendo das dificuldades que possuem,
comparando combustíveis fósseis e biocombustíveis. Para auxiliar a turma,
mostre o ciclo do carbono e peçam para eles identificarem com base em tudo o
que foi discutido na sala, onde está o problema ambiental que enfrentamos e
onde está a solução - diminuir nossa dependência dos combustíveis fósseis
tanto buscando fontes alternativas de energia como repensando nosso sistema
de transporte - promoção do transporte público de qualidade, do uso de
bicicletas, e do transporte ferroviário para cargas, ao invés de caminhões.
Após 2 minutos de discussão, vá ao quadro e coletivamente monte um texto
sobre o tema e o que foi discutido. Peça que os alunos copiem o texto
coletivo em seus cadernos. Sistematização
Orientações: Para auxiliar no
texto coletivo, principalmente no último item “Problemas e soluções
ambientais” mostre o ciclo do carbono apresentado acima e peça para que a
classe identifique quais os causadores dos problemas ambientais mostrados na
figura. Pergunte se são capazes de pensar em alguma outra causa que não
esteja representada na figura, como por exemplo, desmatamento, poluição de
rios etc. Peça para eles observarem atentamente as causas para o aumento da
emissão de gases estufas e qual a solução que pode ser implementada, como por
exemplo, o reflorestamento (representado neste esquema como as árvores, que
absorvem gás carbônico na realização da fotossíntese) ou outras imaginada
pela turma (como uso de transporte coletivo, uso consciente de automóveis,
substituição de um combustível fóssil por outro menos poluente, como
discutido no slide anterior). Etapa 13: Socialização dos textos (20 min) Momento
destinado as apresentações. AULA 05 Tema: Mundo do trabalho Etapa 14: Leitura e Interpretação (30 min) Dividir a turma em grupos para leitura
do texto “Germinal”, na página 232 e 233 do livro didático A Conquista
Ciências 7º Ano, incentive a cooperação mútua na compreensão dele. Considere
a possibilidade de reunir em cada grupo estudantes com diferentes graus de
proficiência de leitura. Nesta atividade, é recomendável ter um dicionário à
disposição dos estudantes. Antes de pesquisar no dicionário, porém,
incentive-os a tentar inferir o significado dos termos a partir do contexto.
Esse trabalho contribui para o desenvolvimento da capacidade de leitura
inferencial, além de contribuir para o enriquecimento do vocabulário. O texto
e as questões propostas podem inspirar debates e reflexões sobre as
transformações pelas quais o mundo do trabalho passou em decorrência de
fatores como a evolução tecnológica e mudanças socioculturais. Após a leitura
organize uma roda de conversa para debaterem o texto, facilitando a
compreensão, em seguida peça que respondam as questões propostas (página
233). Etapa
15: Correção da Atividade (10 min) Momento oportuno para dirimir possíveis
dúvidas encontradas. Etapa
16: Curiosidades (10 min) Apresentar o vídeo “Um cientista uma
história”. Episódio 1: Santos Dumont. Publicado por: SESI. Vídeo (4min56s).
Animação curta sobre a vida de Alberto Santos Dumont, um inventor brasileiro
famoso pela criação do avião e outros instrumentos que até hoje influenciam a
maneira como vivemos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mbd8qb3uiNE
. AULA 06 TEMA: Transporte no Município Etapa 17: Roda de Conversa (30 min) Com essa
proposta, os estudantes são convidados a utilizar as tecnologias de maneira
crítica e bem pensada para responder às questões e demandas sociais do mundo
real que envolvem o transporte urbano. Dessa maneira, é esperado que os
estudantes utilizem de diferentes formas as informações coletadas para
disseminar e informar o público da comunidade escolar e também familiar. A
proposta do livro didático, é a elaboração de uma reportagem, porém, considerando
a dificuldade dos estudantes, a atividade será adaptada para uma roda de
conversa sobre a problemática do transporte publico urbano. Utilize as
questões de reflexão da página 235 do livro didático. Faça a discussão, mas,
peça aos estudantes para anotarem as respostas no caderno. Etapa 18: Colecionando Curiosidades (20 min) Orientações: O tempo total para o mão na massa é de 20 minutos. Peça
aos estudantes que formem 8 grupos. Imprima os oito
textos, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TDThSrmr2EsRzEtANKpbb2ERZS6nQCGpkvF42g59NFTDftqu4B3FBDnDsjTW/atividade-para-impressao-textos-cie7-05me01-1.pdf e distribua uma cópia diferente para cada grupo.
Imprima também as fichas com as imagens das máquinas, disponível no
link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GKzC47H6qDxyBjPsw5EaC87Suu43zx9qYjaHBAMj9v3RNbjpeuqSM38E32NS/atividade-para-impressao-fichas-mao-na-massa-cie7-05me01-1.pdf e distribua uma imagem diferente para cada grupo,
conforme a máquina referida no texto. Por exemplo, o texto 1 é "As máquinas térmicas na história:
como surgiu o trem?", então o grupo que pegar este texto receberá o
texto e a imagem de um trem, e assim deve ser feito com os demais. Peça aos
alunos que leiam os textos e discutam sobre as informações dadas no texto,
anotando-as na ficha de cada imagem. Orientações: Monte o varal em um espaço na sala utilizando o
barbante. Deixe à disposição os pregadores, um ou dois para cada ficha.
Solicite aos alunos que formem uma roda de conversa para discutirem sobre as
informações obtidas nos textos. Avise aos alunos que prestem atenção nas
informações apontadas durante as discussões, pois eles terão que colocar as
fichas em uma ordem cronológica. Peça que os grupos falem sobre as máquinas que leram e
as informações que retiraram do texto explicando como essas máquinas
funcionam e como se deu o seu aprimoramento, quando foram construídas, se
obtiveram sucesso, e se há algum exemplo dessas máquinas nos dias atuais.
Gerencie o tempo para que os alunos façam essa discussão em até 10 minutos. Após a roda de conversa, peça aos alunos que, um grupo
de cada vez, pendurem as suas fichas no varal, usando os pregadores, de forma
que elas fiquem em uma ordem cronológica (5 minutos restantes). Sistematização
Orientações: Retome a questão disparadora “Quais foram as primeiras
máquinas térmicas bem-sucedidas e como se deu o seu aprimoramento?”.
Verifique se o varal está na ordem correta e se achar que alguma ficha está
fora da ordem coloque-a no lugar correto e explique para os alunos o motivo
da mudança. Peça que um aluno de cada grupo, vá até o varal e anote no
caderno, na ordem cronológica de acontecimento (pelo menos o nome da máquina,
o ano em que foi construída e o tipo de combustível utilizado), como Richard
Trevithic, primeiro trem a vapor, movido a vapor e, assim, sucessivamente. Os
alunos, após fazerem suas anotações, compartilham com os colegas de grupo.
Pergunte aos alunos o que eles analisaram sobre o aprimoramento das máquinas
térmicas, a sua utilidade e o que é usado para o seu funcionamento, citando
alguns exemplos. Ao final da aula, espera-se que os alunos conheçam a
história das máquinas térmicas e consigam analisá-la levando em conta a forma
como se deu seu aprimoramento. RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS Sugestões de Ações
Intervencionistas para recompor aprendizagens: Para recompor as
aprendizagens dos estudantes do 7º Ano em Ciências, é importante adotar uma
metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está
um plano geral que pode ajudar:
Revisão e Recuperação dos Objetos de
Conhecimentos
Aprendizagem Ativa
Ensino Diferenciado
Envolvimento da Família
Uso de Tecnologias Educacionais
Essa
metodologia busca garantir que os estudantes recuperem os conteúdos e
habilidades de forma efetiva e engajante, preparando-os melhor para os
próximos anos escolares. OUTRAS ATIVIDADES: Produção de vídeos sobre os transporte
no município. Caça
palavras, palavras cruzadas, jogos (forca, bingo, dominó, entre outros),
atividades de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até
frases relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com
tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros,
atividades interativas. Elaboração: Nilsilane |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (211, 219, 221, 232, 233, 235) Seminários;
( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
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