9ª SD Cie 7ºAno 2024

 

9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Subtema: Custo-benefício das máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju.

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Combustíveis; Motor de combustão interna; Revolução das máquinas térmicas; Mundo do trabalho; Transporte no município.

 

Ano: 7º                                          Período: 16 a 27/09                             Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01BA) Identificar e descrever a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho. (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aprender a utilizar as tecnologias de maneira crítica e bem pensada para responder às questões e demandas sociais do mundo real que envolvem o transporte urbano. Discutir os impactos econômicos, sociais e ambientais das máquinas térmicas atuais. Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias. Conhecer o funcionamento das máquinas e os problemas que elas representam, contribuindo para o pleno exercício da cidadania.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01 

 

Tema: Motor de Combustão Interna

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

Utilizar as imagens relacionadas nas páginas 210 e 211 do livro didático A Conquista Ciências 7º Ano, para iniciar este estudo. A abertura deste capítulo conta uma história por si só. Trata-se de linhas de montagem de automóveis: enquanto a mão de obra humana é predominante na primeira imagem, ela é ausente na segunda, na qual robôs tomam conta do cenário. Essa constatação permite iniciar a abordagem do assunto da Unidade com base nas diferentes perspectivas, mas já destacando o impacto da automação sobre o mundo do trabalho. Utilize os questionamentos abaixo para instiga-los a interpretar as imagens: Onde estão as máquinas nessas imagens? As funções que elas desempenham são as Ele é sempre benéfico? mesmas nas duas imagens? O que é desenvolvimento tecnológico? Lance também os questionamentos da página 211 e acolha.

 

Etapa 02: Aula expositiva e dialogada (20 min)

Faça uma aula expositiva dialogada sobre o motor de combustão interna, abra espaço para a participação dos estudantes. A história do desenvolvimento do motor de combustão interna é longa e conta com a participação de muitas pessoas. Enfatize isso ao destacar a Ciência como empreendimento humano, e o conhecimento científico e tecnológico como provisório, cultural e histórico. Utilize as páginas 218 e 219 do livro A Conquista Ciências 7º Ano, se tiver condições passe o vídeo: Motor a gasolina contra motor a diesel, 4min39s, disponível no seguinte link: www.youtube.com/watch?v=2lQE4SYPX5g .

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15 min) 

Proponha aos estudantes que realizem a atividade da página 219 do livro didático. Se coloque a disposição para auxiliá-los na execução.

 

AULA 02

 

Tema: Combustíveis

 

Etapa 04: Para inicio de Conversa (05 min)

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre combustíveis e que eles serão encarregados se organizarem e construírem um mural na forma de fluxograma, classificando os combustíveis em relação às características e impactos ambientais. Pergunte se seus alunos se recordam de alguma notícia sobre poluição relacionada aos combustíveis ou ao petróleo.

 

Etapa 05: Contexto (10 min)

Contexto

Orientações: Peça para que os estudantes se organizem em grupo. Em seguida, peça para que cada grupo leia os textos do slide, se achar necessário, leia com a sala os textos. Você pode também imprimi-los, caso prefira; você encontra esses textos para impressão neste link: <https://docs.google.com/document/d/1WvAuBm8CULwjwckvldSOaqkY8L_RFWJTcpdao6Uqkjw/edit?usp=sharing> .

Peça, então, para que cada grupo discuta entre si sobre a relação homem-combustível, peça que reflitam sobre a relação consumo-meio ambiente. Para estimulá-los, use perguntas como:

- Como usamos os combustíveis no dia-a-dia?

- Vocês já imaginaram como seria a vida moderna sem combustíveis?

- Quais atitudes podem ser adotadas para reduzir a emissão de gases poluentes?

As respostas para as duas últimas questões podem ser das mais variadas, como: “Eu não sei”, “Acho que só usamos em automóveis, sem combustível não haveria muita diferença.” ou “Os combustíveis são usados em praticamente tudo, a sociedade moderna não teria se desenvolvido tanto sem eles, é necessário usá-los conscientemente, pois emitem gases poluentes”. Explique que os combustíveis estão presentes no nosso cotidiano, não só nos postos de combustíveis para movimentar carros, mas também nas cozinhas, com o gás de cozinha (GLP), por exemplo. Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês irão catalogar alguns combustíveis em função de algumas de suas características. ” 

 

Etapa 06: Questão Disparadora (5 min)

 

 Questão disparadora 

Orientações: Ainda em grupos, peça para os estudantes imaginarem que são químicos de uma grande empresa e que precisam organizar algumas fichas que estão no laboratório para exposição de um mural. Nessas fichas existem os nomes de  alguns combustíveis e algumas de suas características. O dever deles é relacionar essas fichas em um mural, assim como completar a tabela que se encontra no próximo slide. Em seguida dispare:

  • Quais combustíveis conhecemos?
  • Se você fosse falar sobre esse combustível, quais características você usaria para identificá-lo?

 

Etapa 09: Aula Expositiva Dialogada (30 min)

Após o levantamento de respostas dadas pelos estudantes nas etapas anteriores, faça uma exposição do tema em estudo abrindo espaço para as colocações dos discentes, procure explicar com bastante clareza. Utilize como suporte as páginas 220 e 221 do livro didático A Conquista Ciências 7º Ano.

 

AULA 03

 

Tema: Combustíveis e Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico

 

Etapa 10: Pesquisa Dirigida (20 min)

Orientar os estudantes a resolução da atividade de pesquisa da página 221 do livro didático, em seguida fazer a correção oral em forma de um pequeno debate.

 

 

Etapa 11: Mão na massa (30 min)

Orientações: Entregue as fichas e uma cartolina para cada grupo. Mostre esse slide e diga que eles podem fazer a estrutura do mural como essa, ou como acharem mais adequado, desde que tenha todas as informações: os três estados físicos, o nome do combustível, suas principais características, seu impacto ambiental e possíveis soluções para esses problemas. O importante é que separem os combustíveis pelo estado físico e completem todos os itens. Observe que nas fichas há dois combustíveis no estado sólido, quatro no líquido e dois no estado gasoso, embora a tabela proposta mostre dois também para o estado líquido.

Permita que os alunos discutam dentro do grupo e quando necessário, guie a discussão estimulando-os a pensarem sobre o que já sabem sobre determinado combustível e o que podem inferir sobre esse. Ao finalizarem o mural, reserve os últimos 15 minutos para que cada grupo apresente o mural que montou para a classe. Acesse as fichas pelo link: <https://docs.google.com/document/d/1eyvV9GzRn7Lh2NmMfr0yIrCSJoPE4XTZndP7d8fGWD8/edit?usp=sharing>. Você encontra um exemplo de resolução para esta atividade no link: <https://docs.google.com/document/d/1EsgHyPHhdr3amhKwA05TNuIK7m41DitgaX9lyJW0cCM/edit>.
Observe que não existe uma única resposta certa para os impactos ambientais e para as soluções a estes problemas, o importante é chamar a atenção para a existência do problema e levá-los a pensar soluções para eles. O tema das mudanças climáticas e de diversos problemas ambientais de nossa sociedade serão aprofundados no decorrer dos próximos anos, nos planos seguintes.

Mão na massa

 

 

AULA 04

 

Tema: Os Combustíveis em nossa vida

 

Etapa 12: Sistematização (30 min)

Orientações: Nesse momento, para encerrar a aula, diga para turma que eles devem montar um texto coletivo, poderá ser feito por grupos, utilizando o gênero cordel, você poderá fazer junto com a turma, dependendo das dificuldades que possuem, comparando combustíveis fósseis e biocombustíveis. Para auxiliar a turma, mostre o ciclo do carbono e peçam para eles identificarem com base em tudo o que foi discutido na sala, onde está o problema ambiental que enfrentamos e onde está a solução - diminuir nossa dependência dos combustíveis fósseis tanto buscando fontes alternativas de energia como repensando nosso sistema de transporte - promoção do transporte público de qualidade, do uso de bicicletas, e do transporte ferroviário para cargas, ao invés de caminhões. Após 2 minutos de discussão, vá ao quadro e coletivamente monte um texto sobre o tema e o que foi discutido. Peça que os alunos copiem o texto coletivo em seus cadernos.

 

Sistematização

 

Sistematização

Sistematização

Orientações: Para auxiliar no texto coletivo, principalmente no último item “Problemas e soluções ambientais” mostre o ciclo do carbono apresentado acima e peça para que a classe identifique quais os causadores dos problemas ambientais mostrados na figura. Pergunte se são capazes de pensar em alguma outra causa que não esteja representada na figura, como por exemplo, desmatamento, poluição de rios etc. Peça para eles observarem atentamente as causas para o aumento da emissão de gases estufas e qual a solução que pode ser implementada, como por exemplo, o reflorestamento (representado neste esquema como as árvores, que absorvem gás carbônico na realização da fotossíntese) ou outras imaginada pela turma (como uso de transporte coletivo, uso consciente de automóveis, substituição de um combustível fóssil por outro menos poluente, como discutido no slide anterior).

 

Etapa 13: Socialização dos textos (20 min)

Momento destinado as apresentações.

 

AULA 05

 

Tema: Mundo do trabalho

 

Etapa 14: Leitura e Interpretação (30 min)

Dividir a turma em grupos para leitura do texto “Germinal”, na página 232 e 233 do livro didático A Conquista Ciências 7º Ano, incentive a cooperação mútua na compreensão dele. Considere a possibilidade de reunir em cada grupo estudantes com diferentes graus de proficiência de leitura. Nesta atividade, é recomendável ter um dicionário à disposição dos estudantes. Antes de pesquisar no dicionário, porém, incentive-os a tentar inferir o significado dos termos a partir do contexto. Esse trabalho contribui para o desenvolvimento da capacidade de leitura inferencial, além de contribuir para o enriquecimento do vocabulário. O texto e as questões propostas podem inspirar debates e reflexões sobre as transformações pelas quais o mundo do trabalho passou em decorrência de fatores como a evolução tecnológica e mudanças socioculturais. Após a leitura organize uma roda de conversa para debaterem o texto, facilitando a compreensão, em seguida peça que respondam as questões propostas (página 233).

Etapa 15: Correção da Atividade (10 min)

Momento oportuno para dirimir possíveis dúvidas encontradas.

Etapa 16: Curiosidades (10 min)

Apresentar o vídeo “Um cientista uma história”. Episódio 1: Santos Dumont. Publicado por: SESI. Vídeo (4min56s). Animação curta sobre a vida de Alberto Santos Dumont, um inventor brasileiro famoso pela criação do avião e outros instrumentos que até hoje influenciam a maneira como vivemos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mbd8qb3uiNE .

 

AULA 06 

 

TEMA: Transporte no Município

 

Etapa 17: Roda de Conversa (30 min)

Com essa proposta, os estudantes são convidados a utilizar as tecnologias de maneira crítica e bem pensada para responder às questões e demandas sociais do mundo real que envolvem o transporte urbano. Dessa maneira, é esperado que os estudantes utilizem de diferentes formas as informações coletadas para disseminar e informar o público da comunidade escolar e também familiar. A proposta do livro didático, é a elaboração de uma reportagem, porém, considerando a dificuldade dos estudantes, a atividade será adaptada para uma roda de conversa sobre a problemática do transporte publico urbano. Utilize as questões de reflexão da página 235 do livro didático. Faça a discussão, mas, peça aos estudantes para anotarem as respostas no caderno.

 

Etapa 18: Colecionando Curiosidades (20 min)

Mão na massa

Orientações: O tempo total para o mão na massa é de 20 minutos. Peça aos estudantes que formem 8 grupos.

Imprima os oito textos, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TDThSrmr2EsRzEtANKpbb2ERZS6nQCGpkvF42g59NFTDftqu4B3FBDnDsjTW/atividade-para-impressao-textos-cie7-05me01-1.pdf e distribua uma cópia diferente para cada grupo. Imprima também as fichas com as imagens das máquinas, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GKzC47H6qDxyBjPsw5EaC87Suu43zx9qYjaHBAMj9v3RNbjpeuqSM38E32NS/atividade-para-impressao-fichas-mao-na-massa-cie7-05me01-1.pdf e distribua uma imagem diferente para cada grupo, conforme a máquina referida no texto.

Por exemplo, o texto 1 é "As máquinas térmicas na história: como surgiu o trem?", então o grupo que pegar este texto receberá o texto e a imagem de um trem, e assim deve ser feito com os demais. Peça aos alunos que leiam os textos e discutam sobre as informações dadas no texto, anotando-as na ficha de cada imagem.

Mão na massa

Orientações: Monte o varal em um espaço na sala utilizando o barbante. Deixe à disposição os pregadores, um ou dois para cada ficha. Solicite aos alunos que formem uma roda de conversa para discutirem sobre as informações obtidas nos textos. Avise aos alunos que prestem atenção nas informações apontadas durante as discussões, pois eles terão que colocar as fichas em uma ordem cronológica.

Peça que os grupos falem sobre as máquinas que leram e as informações que retiraram do texto explicando como essas máquinas funcionam e como se deu o seu aprimoramento, quando foram construídas, se obtiveram sucesso, e se há algum exemplo dessas máquinas nos dias atuais. Gerencie o tempo para que os alunos façam essa discussão em até 10 minutos.

Após a roda de conversa, peça aos alunos que, um grupo de cada vez, pendurem as suas fichas no varal, usando os pregadores, de forma que elas fiquem em uma ordem cronológica (5 minutos restantes).

Sistematização

Sistematização

Orientações: Retome a questão disparadora “Quais foram as primeiras máquinas térmicas bem-sucedidas e como se deu o seu aprimoramento?”. Verifique se o varal está na ordem correta e se achar que alguma ficha está fora da ordem coloque-a no lugar correto e explique para os alunos o motivo da mudança. Peça que um aluno de cada grupo, vá até o varal e anote no caderno, na ordem cronológica de acontecimento (pelo menos o nome da máquina, o ano em que foi construída e o tipo de combustível utilizado), como Richard Trevithic, primeiro trem a vapor, movido a vapor e, assim, sucessivamente. Os alunos, após fazerem suas anotações, compartilham com os colegas de grupo. Pergunte aos alunos o que eles analisaram sobre o aprimoramento das máquinas térmicas, a sua utilidade e o que é usado para o seu funcionamento, citando alguns exemplos. Ao final da aula, espera-se que os alunos conheçam a história das máquinas térmicas e consigam analisá-la levando em conta a forma como se deu seu aprimoramento.

 

 

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS

 

Sugestões de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens:

Para recompor as aprendizagens dos estudantes do 7º Ano em Ciências, é importante adotar uma metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está um plano geral que pode ajudar:

  • Autoavaliação: Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e o que ainda têm dificuldades. Isso os ajudará a tomar consciência de suas necessidades.

Revisão e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos

  • Aulas Revisão: Baseado no diagnóstico, planeje aulas focadas na revisão dos conceitos chave que precisam ser retomados. Use exemplos práticos e conecte o conteúdo à vida cotidiana dos alunos para maior engajamento.
  • Atividades Práticas: Realize experimentos e atividades práticas que reforcem o conteúdo. Isso facilita a compreensão e retenção dos conceitos.

Aprendizagem Ativa

  • Projetos Interdisciplinares: Promova projetos que envolvam outros componentes e que sejam contextualizados na realidade dos alunos. Por exemplo, um projeto sobre "A importância da água" pode envolver ciências, geografia, e matemática.
  • Gamificação: Utilize jogos educativos para tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e motivador.

Ensino Diferenciado

  • Grupos de Apoio: Organize grupos de estudantes com necessidades similares para atividades de reforço. Utilize métodos diferentes para os alunos que têm mais dificuldade, como o ensino em pequenos grupos.
  • Recursos Diversificados: Disponibilize recursos variados, como vídeos, podcasts, infográficos e plataformas digitais que permitam a revisão do conteúdo em diferentes formatos.

Envolvimento da Família

  • Comunicação com os Pais: Mantenha os pais informados sobre o progresso dos alunos e ofereça sugestões de como podem apoiar a aprendizagem em casa.
  • Oficinas para Pais: Realize oficinas ou reuniões para orientar os pais sobre como podem ajudar seus filhos a recuperar as aprendizagens.

Uso de Tecnologias Educacionais

  • Plataformas Online: Utilize plataformas de aprendizagem online para disponibilizar conteúdos e atividades complementares que os alunos possam acessar fora do horário escolar.
  • Apps Educativos: Sugira aplicativos educativos que reforcem o conteúdo de forma lúdica.
  • Incentivo à Curiosidade Científica: Estimule os alunos a fazerem perguntas e buscarem respostas, incentivando a curiosidade científica.
  • Recompensas e Reconhecimento: Estabeleça um sistema de recompensas por conquistas e progresso, para manter os estudantes motivados.
  • Reflexão e Ajustes: Reflita sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado no processo para futuras intervenções.

Essa metodologia busca garantir que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares.

OUTRAS ATIVIDADES: Produção de vídeos sobre os transporte no município. Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (forca, bingo, dominó, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros, atividades interativas.

 

 

 

 

Elaboração: Nilsilane

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (211, 219, 221, 232, 233, 235)  Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:  

 

 

 

 

 

 

 

 

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