Sequência 8 Ciências 6º ano

 

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas Facetas do Consumo

Subtema: O Consumo Consciente da água

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Relação da água com a produção de energia elétrica

Alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades, no mundo e doenças relacionadas.

Ano: 6º                                          Período:    02 a 13/08                           Nº de Aulas: 06

 Habilidades: (EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana. (EF06CI02IT) Destacar o uso do Rio do Ouro para abastecimento de água em Itamaraju, a problemática socioambiental que permeia tanto esse rio quanto o Rio Jucuruçu, as consequências da retirada de mata ciliar para a saúde dos rios e os fatores que levam à essa degradação ambiental. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender como é a produção da energia hidráulica; Analisar os impactos das doenças veiculadas pela água e as principais metodologias para o combate desses problemas.

 Compreender e refletir sobre a problemática socioambiental que permeia tanto o Rio do Ouro quanto o Rio Jucuruçu e as consequências dessas ações.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 AULA 01

 

 

TEMA: Relação da água com a produção de energia elétrica.

Etapa 01: Questões Disparadoras

Como a água é usada no processo de geração de energia? O que eles sabem sobre o funcionamento de uma usina hidrelétrica? E qual a matéria prima utilizada nesse tipo de usina para produzir energia elétrica?

Orientações: Leia a questão com a turma e após ouvi-los, ressalte que apesar de falarmos em geração de energia, a energia nunca é gerada, mas transformada. Comente que uma usina de energia elétrica busca através de outras formas de energia para transformá-la em energia elétrica. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o funcionamento de uma usina hidrelétrica? E qual a matéria prima utilizada nesse tipo de usina para produzir energia elétrica?

Etapa 03:  Aprofundando  no tema

Aula expositiva utilizando como apoio ao professor, o texto Água para geração de Energia e as imagens disponíveis no link https://www.ageradora.com.br/aguas-para-que-te-quero/. Em seguida, disponibilizar o link do texto no grupo do Whatzapp  para que os alunos também possam ter acesso e ampliar seus conhecimentos sobre o tema em estudo.

Etapa 04: Mão na massa

Pedir aos alunos que façam no caderno o desenho de uma usina hidrelétrica e explicar qual a importância  desse tipo de usina para o Brasil.

AULA 02

Tema: Relação da água com a produção de energia elétrica.

Etapa 05: Questão Disparadora

Perguntar aos alunos qual a relação da importância do consumo consciente da água com a produção de energia elétrica no Brasil.

Etapa 06: Para início de conversa

Assistir ao vídeo sobreComo funciona uma usina hidrelétrica” disponível no link a seguir: https://youtu.be/iYPMZamqSH4. Em seguida, conduzir a turma a refletir sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e do uso consciente da água em todas as dimensões, chamando a atenção para o fato dela ser essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos do nosso planeta.

Etapa 07: Mão na massa

Pedir aos alunos que listem atitudes que podem ser tomadas para reduzir o desperdício e usar água de maneira mais racional. Socializar as listas elaboradas e, ao final, promover uma discussão para que seja formulada uma lista final, com as ideias selecionadas. Em seguida, orientar os alunos na elaboração de cartazes virtuais a serem enviados nos grupos das turmas da escola, de amigos e familiares, etc.

AULA 03

 

TEMA: Problemas Ambientais Gerados pela Contaminação dos Rios

 

Etapa 08: Conhecimentos prévios

Iniciar a aula perguntando aos alunos se eles sabem dizer “Quais as causas e consequências da poluição dos rios?” Ouça as ideias dos alunos e incentive-os a citar exemplo de algum rio poluído que conhecem ou já ouviram falar.

 

Etapa 09: Para início de conversa

Fazer a leitura compartilhada do texto “Desastre de Mariana” disponível na página 119 do livro Inspire Ciências, 6º ano, em seguida, discutir sobre o conteúdo lido para facilitar na resolução das questões da página119.

Etapa 10: Aprofundando no Tema

Aula expositiva utilizando o material disponível no link  https://www.grupoescolar.com/pesquisa/poluicao-dos-rios.html como apoio, falar sobre os Problemas Ambientais gerados pela contaminação dos corpos de água nas cidades do Brasil e no mundo ou utilizar os slides http://www.slideshare.net/GabrielaMagalhes1/a-poluio-das-guas?from_m_app=android.

Etapa 11: Sistematização

 

Pedir aos alunos que observem as imagens no quadro abaixo e respondam no caderno as questões relacionadas para socialização na próxima aula.

AULA 04

 

·         Socialização da atividade da aula anterior

 

TEMA: Problemas Ambientais gerados pela contaminação dos Rios.

 

Etapa 12: Para Início de Conversa

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram alguma notícia sobre animais que sofrem com os resíduos em mares, rios ou praias? Em seguida, faça uma leitura compartilhada do texto IMPACTOS DO CONSUMO, e levante os questionamentos abaixo:

CONTEXTO

 

                                               

  • Vocês já compraram algo de que não precisava?
  •  Comprou, por exemplo, um brinquedo, roupa, eletrônico que quase não usou?
  • Em caso afirmativo. Quais são os motivos que os levam a ter esse tipo de atitude?
  • Já pensou como todos esses produtos serão descartados?
  • Mas afinal o que é o consumo consciente?

 

Etapa 13: Aprofundando no Tema

Aula expositiva utilizando como material de apoio ao professor, a reportagem “Plástico mata 100 mil animais todos os anos”. Em seguida, assista com a turma o vídeo  sobre  os impactos do consumo, disponível no linkhttps://www.youtube.com/watch?time_continue=120&v=HVu_d0NZfNc

Explique que o vídeo fala sobre o consumo exagerado de produtos e os impactos gerados para o meio ambiente.

Etapa 14: Sistematização

Peça aos alunos que anotem no caderno em formato de um pequeno texto ilustrado sobre o que o vídeo fala. Os textos serão socializados na próxima aula.

AULA 05

 

·         Socialização dos textos da aula anterior.

TEMA: Problemas socioambientais relacionados ao Rio do Ouro e o Rio Jucuruçu.

 Etapa 15: Para Inicio de Conversa

Perguntar aos alunos se eles sabem qual o rio que abastece o cidade de Itamaraju? Se eles conhecem a estação de tratamento de água da nossa cidade? Se alguem conhece, peça para descrevere a paisagem local. Deixar os alunos a vontade para dizerem o que sabem.

Obs: Para mostrar esses espaços, poderá utilizar as fotos das aulas de campo de Ciências do Ensino Fundamental do Anos Finais, a ETA e ETE de nossa cidade, disponíveis no seguinte link: https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/contaminacao-e-tratamento-da-gua.html  e, visita ao Rio do Ouro pelos professores de Ciências e Educação Física, a partir do link a seguir para visualizar as fotos. https://articulandooconhecimento.blogspot.com/2016/06/visita-ao-rio-do-ouro.html

Etapa 16: Aprofundando no Tema

Aula expositiva utilizando a apostila  disponivel no watzap e leitura compartilhada da reportagem sobre o “Rio do Ouro seca e Itamaraju pode ficar sem água” disponível no link: https://www.sulbahianews.com.br/rio-do-ouro-seca-e-itamaraju-pode-ficar-sem-agua/?utm_source=whatsapp_sbn&utm_medium=addthis_sbn&utm_campaign=addthis_sbn#.YQBqoD2bQk4.whatsapp

Etapa 17: Sistematização

Pedir aos alunos que façam uma pesquisa sobre a preservação das matas mata ciliares para a saúde dos rios e os fatores que levam à essa degradação ambiental. Façam um vídeo explicando o que pesquisaram e enviem ao  professor (a).

AULA 06

 

TEMA: Doenças de veiculação hídrica.

 

Etapa 18:  Questão Disparadora

Como as pessoas podem se previnir das doenças que podem estar “escondidas’ na água?

 Leia a questão disparadora e pergunte aos alunos se sabem que tipo de água pode trazer doenças, além das enchentes.

Etapa 19: Aprofundando no Tema

 Aula expositiva utilizando os slides disponível no link: http://www.slideshare.net/guestb802b1/apresentao-elaine-poluio-das-guas-1232646?from_m_app=android

Etapa 20: Verificação da aprendizagem

Compartilhar os jogos disponíveis nos links durante a aula. O professor fará a leitura das questões de forma que os alunos interpretem e escolham as alternativas que considerarem como resposta e anotar no caderno, ao final da rodada, conferir quantos acertos fizeram.

https://wordwall.net/pt/resource/14245887/quiz-show-sobre-doen%C3%A7as-causadas-por-%C3%A1gua-contaminada

https://quizizz.com/admin/quiz/5d90b15f538c33001bb4fee1/doencas-da-agua-01 

 

 

OO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (119) (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário