Tema
Inter curricular: As diversas Facetas do Consumo |
|
Subtema: O Consumo Consciente da água |
Unidade Temática: Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Relação da água
com a produção de energia elétrica Alguns problemas
ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades,
no mundo e doenças relacionadas. |
|
Ano:
6º Período: 02 a 13/08 Nº de Aulas: 06 |
|
Habilidades: (EF06CI01IT) Comprovar
experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve
substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande
contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como,
consequências da água não tratada para a saúde humana. (EF06CI02IT) Destacar o uso do Rio do Ouro para
abastecimento de água em Itamaraju, a problemática socioambiental que permeia
tanto esse rio quanto o Rio Jucuruçu, as consequências da retirada de mata
ciliar para a saúde dos rios e os fatores que levam à essa degradação
ambiental. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender como é a produção da energia
hidráulica; Analisar os impactos das doenças veiculadas pela água e as
principais metodologias para o combate desses problemas. Compreender e refletir sobre a problemática socioambiental que
permeia tanto o Rio do Ouro quanto o Rio Jucuruçu e as consequências dessas
ações. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 TEMA: Relação da água com a produção de energia elétrica. Etapa 01: Questões Disparadoras Como a água é usada no processo de geração de
energia?
O que eles sabem sobre o funcionamento de uma usina hidrelétrica? E qual a
matéria prima utilizada nesse tipo de usina para produzir energia elétrica? Orientações: Leia a questão com a turma e após ouvi-los,
ressalte que apesar de falarmos em geração de energia, a
energia nunca é gerada, mas transformada. Comente que uma usina de energia
elétrica busca através de outras formas de energia para transformá-la em
energia elétrica.
Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o funcionamento de uma usina
hidrelétrica? E qual a matéria prima utilizada nesse tipo de usina para
produzir energia elétrica? Etapa 03: Aprofundando
no tema Aula expositiva utilizando como
apoio ao professor, o texto Água para geração de Energia e as imagens
disponíveis no link https://www.ageradora.com.br/aguas-para-que-te-quero/. Em seguida, disponibilizar o
link do texto no grupo do Whatzapp
para que os alunos também possam ter acesso e ampliar seus
conhecimentos sobre o tema em estudo. Etapa
04: Mão na massa Pedir
aos alunos que façam no caderno o desenho de uma usina hidrelétrica e
explicar qual a importância desse tipo
de usina para o Brasil. AULA 02 Tema: Relação da água com a produção de energia
elétrica. Etapa 05: Questão
Disparadora Perguntar aos alunos
qual a relação da importância do consumo consciente da água com a produção de
energia elétrica no Brasil. Etapa 06: Para início de conversa Assistir ao vídeo sobre “Como funciona uma usina
hidrelétrica” disponível no link a
seguir: https://youtu.be/iYPMZamqSH4. Em seguida, conduzir a turma a
refletir sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e do uso
consciente da água em todas as dimensões, chamando a atenção para o fato dela
ser essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos do nosso planeta. Etapa 07: Mão na massa Pedir aos alunos que listem
atitudes que podem ser tomadas para reduzir o desperdício e usar água de
maneira mais racional. Socializar as listas elaboradas e, ao final, promover
uma discussão para que seja formulada uma lista final, com as ideias
selecionadas. Em seguida, orientar os alunos na elaboração de cartazes
virtuais a serem enviados nos grupos das turmas da escola, de amigos e
familiares, etc. AULA 03 TEMA: Problemas Ambientais Gerados pela Contaminação dos Rios Etapa 08: Conhecimentos prévios Iniciar a aula
perguntando aos alunos se eles sabem dizer “Quais as causas e consequências
da poluição dos rios?” Ouça as ideias dos alunos e incentive-os a citar
exemplo de algum rio poluído que conhecem ou já ouviram falar. Etapa 09: Para
início de conversa Fazer a leitura compartilhada do texto “Desastre
de Mariana” disponível na página 119 do livro Inspire Ciências, 6º ano, em
seguida, discutir sobre o conteúdo lido para facilitar na resolução das
questões da página119. Etapa 10:
Aprofundando no Tema Aula expositiva utilizando o material disponível no link https://www.grupoescolar.com/pesquisa/poluicao-dos-rios.html como apoio, falar
sobre os Problemas Ambientais gerados pela contaminação dos corpos de água
nas cidades do Brasil e no mundo ou utilizar os slides http://www.slideshare.net/GabrielaMagalhes1/a-poluio-das-guas?from_m_app=android. Etapa 11: Sistematização Pedir aos alunos que
observem as imagens no quadro abaixo e respondam no caderno as questões
relacionadas para socialização na próxima aula. AULA 04 ·
Socialização
da atividade da aula anterior TEMA: Problemas
Ambientais gerados pela contaminação dos Rios. Etapa 12:
Para Início de Conversa Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram
alguma notícia sobre animais que sofrem com os resíduos em mares, rios ou
praias? Em seguida, faça uma leitura compartilhada do texto IMPACTOS DO
CONSUMO, e levante os questionamentos abaixo:
Etapa 13: Aprofundando no Tema Aula
expositiva utilizando como material de apoio ao professor, a reportagem “Plástico mata 100 mil animais todos os
anos”. Em seguida, assista com a turma o vídeo sobre
os impactos do consumo, disponível no linkhttps://www.youtube.com/watch?time_continue=120&v=HVu_d0NZfNc Explique
que o vídeo fala sobre o consumo exagerado de produtos e os impactos gerados
para o meio ambiente. Etapa 14:
Sistematização Peça aos alunos que anotem no caderno em formato de um pequeno texto
ilustrado sobre o que o vídeo fala. Os textos serão socializados na próxima
aula. AULA 05 ·
Socialização
dos textos da aula anterior. TEMA: Problemas
socioambientais relacionados ao Rio do Ouro e o Rio Jucuruçu. Etapa 15: Para Inicio de
Conversa Perguntar aos alunos se eles sabem qual o rio que abastece
o cidade de Itamaraju? Se eles conhecem a estação de tratamento de água da
nossa cidade? Se alguem conhece, peça para descrevere a paisagem local.
Deixar os alunos a vontade para dizerem o que sabem. Obs: Para mostrar esses espaços, poderá utilizar as
fotos das aulas de campo de Ciências do Ensino Fundamental do Anos Finais, a
ETA e ETE de nossa cidade, disponíveis no seguinte link: https://articulandooconhecimento.blogspot.com/p/contaminacao-e-tratamento-da-gua.html e, visita
ao Rio do Ouro pelos professores de Ciências e Educação Física, a partir do
link a seguir para visualizar as fotos. https://articulandooconhecimento.blogspot.com/2016/06/visita-ao-rio-do-ouro.html Etapa 16: Aprofundando no Tema Aula expositiva utilizando a apostila disponivel no watzap e leitura
compartilhada da reportagem sobre o “Rio
do Ouro seca e Itamaraju pode ficar sem água” disponível no link: https://www.sulbahianews.com.br/rio-do-ouro-seca-e-itamaraju-pode-ficar-sem-agua/?utm_source=whatsapp_sbn&utm_medium=addthis_sbn&utm_campaign=addthis_sbn#.YQBqoD2bQk4.whatsapp Etapa 17: Sistematização Pedir
aos alunos que façam uma pesquisa sobre a preservação das matas mata ciliares para a saúde dos rios
e os fatores que levam à essa degradação ambiental. Façam um vídeo explicando
o que pesquisaram e enviem ao
professor (a). AULA 06 TEMA: Doenças de veiculação
hídrica. Etapa 18: Questão Disparadora Como as pessoas podem se previnir das doenças que
podem estar “escondidas’ na água? Leia a questão disparadora e pergunte aos
alunos se sabem que tipo de água pode trazer doenças, além das enchentes. Etapa 19: Aprofundando no Tema Aula expositiva utilizando os slides disponível no link: http://www.slideshare.net/guestb802b1/apresentao-elaine-poluio-das-guas-1232646?from_m_app=android Etapa 20: Verificação da aprendizagem Compartilhar
os jogos disponíveis nos links durante a aula. O professor fará a leitura das
questões de forma que os alunos interpretem e escolham as alternativas que
considerarem como resposta e anotar no caderno, ao final da rodada, conferir
quantos acertos fizeram. https://quizizz.com/admin/quiz/5d90b15f538c33001bb4fee1/doencas-da-agua-01 OO |
|
RECURSOS: (X)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (119) ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário