S.D 8

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Forma, estrutura e movimentos da Terra                                                                         
Unidade Temática: Terra e Universo
Subtema: Poluição do solo e doenças oriundas dessa poluição.
Ano: 6º                          Período: 10 a 21/06                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
 (EF06CI23) Identificar e argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e de destinação de lixo de Itamaraju, tendo como parâmetro a preservação ambiental, a politica dos resíduos sólidos e a saúde coletiva.                                                                                        (EF06CI24) Identificar as condições que facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes. (EF06CI25) Conhecer algumas doenças diretamente relacionadas a contaminação do solo, proliferação, medidas profiláticas e tratamento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer algumas doenças diretamente relacionadas ao solo e formas de evitar a contaminação.
Ter atitudes que respeitem integralmente a vida e o meio ambiente.                               
Reconhecer que as cidades são ambientes não naturais construídos pelos seres humanos;
• Valorizar as medidas de proteção ambiental como promotoras da qualidade de vida;
Identificar e caracterizar os principais métodos de coleta e de destinação do lixo;
• Identificar e argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e de destinação de lixo, tendo como parâmetro a preservação ambiental e a saúde coletiva;
• Identificar as condições que facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes;
Colaborar na proposição e no desenvolvimento de atividades voltadas para coleta seletiva, a reciclagem e o reaproveitamento de materiais.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir dos questionamentos da página 131do livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano, sobre a quantidade e destino do lixo produzido diariamente em nossas casas, na oportunidade poderá usar o filme Wall-E, discutir as afirmações: cada um é responsável pelos resíduos que produz e o que é necessário para reduzir a produção do lixo.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano sobre os conteúdos relacionados, páginas 131 a 150.
3º Momento: Visita ao lixão da cidade (caso seja possível) ou observação e análise de fotos do local, ou até mesmo caminhada pelo entorno da escola para avaliar os impactos da degradação do solo, seguida de preenchimento de relatório (disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br), a partir das observações feitas pelos alunos. Estimular a criticidade dos alunos nesse momento.
4º Momento: Escolher alguns alunos para declamar o cordel “Reciclar é Preciso!” da página 142, após a atividade oral fazer as discussões a cerca do cordel e do texto Limpa Brasil em roda de conversa, páginas 142 e 143. 
5º Momento: Exercícios sobre o conteúdo, utilizando o livro didático, páginas 137 a 139, 153 e 154.
6º Momento: Correção das atividades.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (137 a 139, 153 e 154 ) 
(X) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;(X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                     

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________





























SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Diversidade de ecossistemas                                                                     
Unidade Temática: Vida e Evolução 
Subtema: Adaptações dos seres vivos e Relações Ecológicas
Ano: 7º                          Período: 10 a 21/06                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.   
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Compreender o conceito de biodiversidade e a importância de sua preservação para a manutenção do equilíbrio ecológico;
• Identificar e descrever as principais adaptações dos animais, plantas e fungos aos ambientes em que vivem, com base em textos e/ou ilustrações.
•Reconhecer e identificar as principais relações entre os seres vivos;
•Desenvolver a observação crítica nos alunos no que se refere às interações que ocorrem entre os seres vivos na natureza. 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios sobre Adaptação dos seres vivos, a partir da leitura e discussão do texto “Sangue latino, Coração Baiano”, do livro didático  Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano página 31 e 32.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano, páginas 32 a 40.
3º Momento: Resolução de exercícios do livro didático páginas 40 a 43.
4º Momento: Correção de Atividades.
5º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir de um diálogo a respeito da alimentação e relação entre os animais, este momento da aula deverá ser desenvolvida acerca da relação entre os animais e seus alimentos, dando sequência ao estudo sobre adaptação, depois apresentar outras relações existentes entre as espécies, utilizando exemplos de situações já mencionadas em outras aulas.
6º Momento: Aula expositiva das relações interespecíficas, predação e herbivoria, parasitismo, mutualismo, comensalismo, inquilinismo e competição (harmônicas e desarmônicas); relações ecológicas intraespecíficas, competição, colônia e sociedade (harmônicas e desarmônicas), utilizando o livro observatório, 6º ano, páginas 56 a 60 ou apostila disponível no e-mail da turma e no blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
7º Momento: Assistir ao filme Vida de Inseto ou FormigaZ, para identificar as relações ecológicas apresentadas no filme, em seguida preencher a ficha relatório (disponibilizada no e-mail da turma e no blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br). 
8º Momento: Revisão e atividade xerocada (disponibilizada no e-mail da turma e no blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br). Atividades do livro Investigar e Conhecer de Sônia Lopes, páginas 44 a 46, 48 e 49, ou, livro Observatório, páginas 62 e 63. 
9º Momento: Correção oral das atividades. 

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; (X  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:                               

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Transformação de Energia Unidade Temática: Matéria e Energia 
Subtema: Tipos de energia e suas transformações de uma para outra. Cálculo do consumo de energia em sua residência.
Ano: 8º                          Período: 10 a 21/06                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF08CI09) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
(EF08CI10) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.
(EF08CI11) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Comparar e classificar diferentes equipamentos de uso cotidiano segundo sua finalidade, consumo de energia e princípios de funcionamento. 
Calcular o consumo de energia, utilizando os dados fornecidos de tempo de uso e potência nominal. 
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir da “Questão Problematizadora”, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.
“Quais são os equipamentos elétricos que você mais utiliza em sua casa? Como é o seu funcionamento?
Os equipamentos citados funcionam de maneira muito distinta. Por qual razão eles todos são alimentados da mesma maneira?”
 Permita uma breve conversa com os alunos a respeito do tema, durante a qual os alunos compartilharão suas experiências.
2º Momento: Após a etapa anterior, a partir das dúvidas surgidas esclarecer sobre energia e transformações de uma para a outra disponível no e-mail da turma e no Blogger
articulandooconhecimento.blogspot.com.br, apostila xerocada e entregue na articulação. Continuar o conteúdo utlizando o livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 9º ano, páginas 18(Eletricidade) a 24. Utilizar o material disponível também por e-mail sobre o cálculo de consumo de energia, pode-se usar valores estimados do uso de cada aparelho.
3º Momento: Verificando a aprendizagem através da realização das atividades do livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 9º ano, páginas 25 e 26 e material disponível no e-mail da turma e no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br. utilizar a tabela de Cálculo de consumo de energia elétrica ( nessa etapa procurar seguir com calma durante a explicação a fim de diminuir as dúvidas dos alunos).
4º Momento: Correção da Atividade 
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros: 
AVALIAÇÃO: (X) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                         

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Aspectos quantitativos das transformações químicas
Unidade Temática: Matéria e Energia
Subtema: Fenômenos químicos e físicos
                Matéria e Energia   

Ano: 9º                          Período: 10 a 21/06                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar os agentes físicos e químicos de transformações da matéria.
Conhecer as propriedades gerais e específicas da matéria relacionando com situações do cotidiano.
Conceituar matéria e conhecer suas propriedades gerais e específicas, relacionando com situações do cotidiano.
Distinguir matéria de energia.
Identificar, em situações reais, as propriedades da matéria.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir dos questionamentos relacionados “Você sabe o que é um fenômeno? Quais fatores colaboram para que os fenômenos aconteçam? Os fenômenos se relacionam com a matéria e dessa relação, em alguns casos há liberação de energia. Você sabe dizer o que é matéria? E energia? Identifique em sua sala de aula exemplos de matéria? Localiza em sua sala formas de energia.
2º Momento: Trabalhar os conteúdos relacionados, utilizando a apostila sobre Fenômenos Físicos e Químicos, disponível no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br e no e-mail da turma. Iniciar a mediação de conhecimento por fenômenos físicos e químicos, em seguida, comprovar os fenômenos físicos e químicos com os experimentos da apostila, posteriormente trabalhar matéria e energia (apostila xerocada entregue durante articulação).
3º Momento: Nesse momento, refazer as perguntas levantadas nos conhecimentos prévios dos alunos, a fim de comprovar se realmente conseguiram compreender.
4º Momento: Verificando a aprendizagem através da realização das atividades disponível no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br e no e-mail da turma, e também na apostila xerocada e entregue na articulação sobre matéria e energia.
5º Momento: Correção da Atividade
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________ 

ANEXOS

6ºAno 

Escola:__________________________             Data: ___/___/___                                                       
Professor(a): ______________                          Aluno(a): _______________________________ 
Série:_______  Turma: _______  Valor: _____       Nota: ______

                                                      Ficha – Roteiro 
1. Identificação:
a) Nome do filme: ___________________________________________________
b) Local onde se passa o filme: _______________________________________ __________________________________________________________________
2. Relatório do filme
a) Qual o principal assunto do filme? 
________________________________________________________________________________¬ 
b) O filme é uma história real ou fictícia? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Quem era Wall-e? Para que ele foi criado? O que o tornava diferente dos demais?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) No início do filme a Terra estava diferente do decorrer do filme, assim como após o fim da trama, as imagens apresentam uma visão otimista em relação à recuperação do planeta. Quais são estes estágios e quais as ações humanas para que estas modificações acontecessem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Quem era Eva? O que ela vinha buscar na Terra? O que Wall-e lhe deu que a agradou  tanto? Qual a razão?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) E os seres humanos? Onde viviam? Como era sua vida tecnológica na nave?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g) Quais os riscos para a saúde de um modelo de vida sedentário e despreocupado com o meio ambiente?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
h) O que você pôde aprender com o filme? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
i) Qual foi a cena que mais te impressionou? Justifique. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
j)Faça uma ilustração que represente as informações científicas que mostra o filme.


ROTEIRO DE VISITA AO LIXÃO
Aluno(a): _________________________________     Ano/Turma: _______________
Professores: ___________________________________________________________                                                 
Valor: ________________                                          Nota:______________                                              

Data:_____________________________         Local de Saída:____________________________
Horário de Saída do ônibus: ___________       Chegada Prevista: _____________________

A - MATERIAL DE APOIO QUE O ALUNO DEVE LEVAR: 
• Caneta, lápis, caderneta ou gravador e filmadora para anotações e registros; 
• Bebida (água ou suco); 
• Tênis, boné ou chapéu, máscara, repelente. 
B - RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
1 – Observe o processo inicial de disposição do lixo. 
Descreva como é depositado o lixo tendo em vista as máquinas e equipamentos utilizados nesse processo (no verso da folha, desenhe e/ou elabore esquemas caso ache necessário). 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Que tipo de lixo você consegue visualizar (residencial, hospitalar, eletrônico, outros)? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
3 – Existem pessoas trabalhando no local? O que fazem? Usam equipamentos de proteção para o tipo de trabalho que estão fazendo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Quanto ao chorume, responda: 
Consegue identificá-lo? Em que área do lixão? ________________________________________
Quais aspectos gerais deste material (odor, cor, entre outros)? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Reflita e responda com o grupo em campo: Quais prejuízos esse material pode causar ao meio ambiente? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Consegue perceber a presença de animais no local? Quais?
________________________________________________________________________________
6 – Descreva a ocupação das terras existente no entorno do lixão. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 – Posicionando-se em ponto privilegiado do lixão, no qual essa área possa ser bem visualizada, desenhe no verso da folha, o que está sendo verificado na paisagem na visão horizontal e/ou oblíqua. 
8 – Relação existente entre este local com:
O possível aparecimento de determinadas doenças? Explique! Quais seriam essas doenças?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Poluição do solo, da água e do ar? De que maneira?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  

7ºAno
Relações ecológicas
BIOLOGIA
As relações ecológicas são interações entre os seres vivos que vivem em um determinado ambiente. Essas interações podem trazer benefícios ou não para os envolvidos.
As abelhas vivem em sociedade, uma relação ecológica em que há divisão de trabalho.
Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos, ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica.
Relações Intraespecíficas Harmônicas
→ Sociedade: indivíduos da mesma espécie que se mantêm anatomicamente separados e que cooperam entre si por meio de divisão de trabalho. Geralmente, a morfologia corporal está relacionada com a atividade que exercem. Ex.: abelhas, cupins, formigas, etc.
→ Colônia: indivíduos associados anatomicamente. Eles podem apresentar-se semelhantes (colônias isomorfas) ou com diferenciação corporal de acordo com a atividade que desempenham (polimorfas). Ex.: determinadas algas e caravela-portuguesa.
 
Nas caravelas, os indivíduos estão associados intimamente de modo que parecem ser um só corpo
Relações Intraespecíficas Desarmônicas
→ Canibalismo: ato no qual um indivíduo alimenta-se de outro(s) da mesma espécie.
→ Competição: disputa por territórios, parceiros sexuais, comida etc.
Mapa Mental: Relações Ecológicas
 
Relações Interespecíficas Harmônicas
 
Os líquens são formados por interações entre fungos e cianobactérias ou entre fungos e algas
→ Mutualismo: indivíduos de espécies diferentes que se encontram intimamente associados, criando vínculo de dependência. Ambos se beneficiam. Ex.: líquens (fungo + cianobactéria), cupim e protozoário, que digere a celulose em seu organismo; micorrizas (fungos + raízes de plantas) etc.
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→ Protocooperação: indivíduos que cooperam entre si, mas não são dependentes um do outro para sobreviver. Ex.: peixe-palhaço e anêmona (o primeiro ganha proteção, e o segundo, restos de alimentos); pássaros que se alimentam de carrapato bovino etc.
→ Inquilinismo: uma espécie usa a outra como abrigo, mas somente ela se beneficia, mas sem causar prejuízos à outra. Exemplo: orquídeas e bromélias associadas a árvores de grande porte.
→ Comensalismo: relação na qual apenas uma espécie beneficia-se, mas sem causar prejuízos à outra. Exemplo: o peixe-piloto prende-se ao tubarão para se alimentar dos restos de comida dele e também se locomover com maior agilidade.
Relações Interespecíficas Desarmônicas
→ Amensalismo: uma espécie inibe o desenvolvimento de outra. Ex.: liberação de antibióticos por determinados fungos, causando a morte de certas bactérias.
→ Predatismo: um indivíduo mata outro para alimentar-se. Ex.: serpente e rato.
 
Os guepardos, ao se alimentarem de suas presas, estão realizando predatismo
→ Parasitismo: o parasita retira do corpo do hospedeiro nutrientes para garantir a sua sobrevivência, debilitando-o. Ex.: lombriga e ser humano, lagarta e folhagens, carrapato e cachorro etc.
→ Competição: disputa por recursos (território, presas, etc).
* Mapa Mental por Vanessa Sardinha dos Santos

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

1- Leia o texto abaixo e depois responda às questões.

Pesquisadores advertem que as onças-pintadas podem ser extintas em cinco anos, se a  ação de caçadores e fazendeiros da região não for impedida. Esse predador se alimenta de capivaras, pacas e tatus, herbívoros frequentes na região. Um sinal de que as onças-pintadas estão desaparecendo é o fato de onças-pardas já serem encontradas com maior frequência, pois as espécies lutam pelo mesmo território.
(Jornal O Globo, 26/3/2001. Texto adaptado.)

a)Como se chama a relação entre onças e capivaras?
_____________________________________________________________________

b)Como se chama a relação entre as onças-pintadas e as onças pardas?
_____________________________________________________________________

c)A extinção das onças pintadas pode causar um aumento no número de herbívoros? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- As afirmativas abaixo apresentam diferentes relações interespecíficas entre os seres vivos.

I)O fungo fornece água e sais minerais retirados do meio para a alga, que fornece ao fungo as substâncias orgânicas que produz.
II)O leão mata e devora a sua presa para se alimentar.
III)As orquídeas, para conseguirem luz, prendem-se com suas raízes ao tronco e aos ramos altos das árvores.
IV)As rêmoras prendem-se ao corpo dos tubarões para se alimentarem dos restos das presas caçadas pelos tubarões.

As relações descritas nesses itens são classificadas, respectivamente, como:
a)Inquilinismo, predatismo, mutualismo e comensalismo.
b)Predatismo, comensalismo, mutualismo e inquilinismo.
c)Comensalismo, predatismo, inquilinismo e mutualismo.
d)Mutualismo, predatismo, inquilinismo e comensalismo.
e)Mutualismo, predatismo, comensalismo e inquilinismo.

3- Relações ecológicas desarmônicas são aquelas em que há prejuízo para pelo menos um dos elementos da associação.

a) de um exemplo de relação desarmônica.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O que seria uma relação harmônica?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Marque a alternativa que contém informações incorretas.

a)No predatismo, um organismo (predador) mata outro (presa) para se alimentar, sendo esse um fenômeno muito frequente na natureza.
b)O inquilinismo é a relação em que uma espécie “inquilina” vive sobre ou no interior de uma espécie hospedeira, sem prejudicá-la.
c)A protocooperação é um tipo de relação ecológica em que as espécies associadas trocam diversos benefícios, não podendo de forma alguma viver isoladamente. 
d)No Amensalismo, uma espécie é prejudicada sem que a outra seja afetada.
e)No parasitismo, uma espécie parasita a outra, causando prejuízos à espécie parasitada

5- Responda o que se pede:
a) Os líquens são formados pela associação de dois tipos de seres vivos. Quais são eles? Explique essa associação.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O que é canibalismo? De um exemplo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) No parasitismo, existem dois tipos de parasitas. Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6-Relacione as colunas de acordo com os tipos de relações:
1. Protocooperação
2. Comensalismo
3. Predatismo
4. Parasitismo
5. Competição (   ) Pássaro catando carrapatos do boi
(   ) Onça matando e comendo uma capivara
(   ) Luta entre dois machos da mesma espécie
(   ) Lombriga alimentando-se no intestino
Humano e causando doenças
(   ) Rêmora comendo restos de comida do tubarão                                                          

Escola:______________________________________________          Data: ___/___/___                                                       
Professor(a): ______________   Aluno(a): _______________________________ 
Série:_______  Turma: _______                                          Valor: _____       Nota: ______
Ficha – Roteiro
                         
Filme: Vida de Inseto 
Introdução 
O filme “Vida de Inseto” mostra a relação maléfica entre formigas e gafanhotos, pois na natureza os gafanhotos são predadores de formigas. Além disso, é possível perceber a divisão de trabalho existente em um formigueiro exemplificando um tipo de relação entre indivíduos de uma mesma espécie. 
Duração: 96 minutos 
Classificação etária: Livre 
Ano de produção: 1998 
Atividades
1. Qual o principal assunto do filme? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
2. Que conhecimentos básicos o autor precisou ter para escrever sobre esse assunto? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
3. O que você pôde aprender com o filme? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
4. Qual foi a cena que mais te impressionou? Justifique. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

5. Quais insetos de espécies diferentes aparecem no filme. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Identifique as principais características dos insetos que são ilustradas no filme. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Explique como funciona a divisão de trabalho em um formigueiro. Represente as formigas e suas funções. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Faça um desenho da parte do filme que você mais gostou. Apresente para a turma.

8º Ano
Como calcular o consumo de Energia Elétrica
Postado por: Redação Indústria Hoje em 25/maio/2017
Entenda como calcular o consumo de energia da sua casa ou escritório. Assim, você poderá economizar muito mais e ainda colaborar com a sustentabilidade.
 
Saber calcular o consumo de energia é uma ajuda e tanto para controlar os gastos da sua casa. O cálculo é simples e rápido de fazer. E, além disso, é possível escolher aparelhos e utensílios que gastem menos energia, já sabendo quais são as premissas básicas. Veja agora algumas dicas para diminuir o seu consumo de energia e saber como calculá-lo.
Conheça as principais medidas e seus significados
 
Cada equipamento e/ou utensílio que você utilize em sua casa ou escritório tem uma potência medida em Watts (W). Essa potência vem especificada normalmente na embalagem do produto e pode ser visualizada sem maiores complicações. A medida citada deve ser transformada em quilo Watts (kW) para que possa ser feito o cálculo que veremos a seguir. Outra sigla que precisaremos saber é uma das mais conhecidas a Hora (h).
Entenda como calcular
Primeiro, você deve verificar a potência (W) do aparelho que deseja medir o consumo de energia. Após isso, você deve multiplicar o valor pelo número de horas que o aparelho permanece ligado durante o mês (se você deseja fazer um cálculo mensal, porém também pode ser feito por dia, basta multiplicar pelo valor de horas que o aparelho permaneceu ligado no dia). O próximo passo será dividir o resultado da multiplicação por 1000. Isso fará com que a medida que estava em Wh seja transformada em kWh. Isso deve ser feito porque 1 kW é igual a 1000 W. E a medida mais utilizada para a conta final é o kW. Veja abaixo a fórmula melhor representada.
 
Esse cálculo deve ser feito para cada aparelho de sua casa ou escritório. Ao final, some todos e obtenha o consumo de energia total de sua casa.
Abaixo um cálculo de exemplo onde temos 2 lâmpadas de uma Sala que ficam ligadas durante 3 horas. Veja o consumo em KWh de cada lâmpada, depois o  consumo total das Lâmpadas durante as 03 Horas.
 
Vantagens de calcular o consumo de energia
Existem diversas vantagens de calcular o consumo de energia da sua residência ou empresa. Conheça algumas das principais vantagens e aproveite todos os benefícios:
Maior controle
Ao calcular mensalmente o consumo de energia de sua residência ou empresa, você obterá um maior controle de quanto é gasto em cada aparelho. Isso pode ser altamente benéfico, já que você irá conhecer melhor o funcionamento de cada aparelho e já ter uma noção prévia de quanto será gasto em energia no mês.
Economia de energia
É claro que, ao obter um maior controle do seu consumo de energia por mês, você também poderá economizar muito mais. Você pode diminuir o consumo e otimizar o funcionamento dos aparelhos ou até mesmo substituir alguns por outros que utilizem menos energia.
Melhor custo-benefício
Você pode trocar os aparelhos que estão gastando energia demasiadamente por outros que tenham um consumo mais econômico. Hoje em dia, existem muitas marcas que investem no consumo consciente e otimizam a produção dos aparelhos para que eles gastem menos energia do que outros. É importante procurar por aparelhos que possuam esse tipo de certificação para, além de consumir menos energia e economizar, você também contar com aparelhos que funcionem perfeitamente.
Colaboração com o meio ambiente
Além de toda a parte financeira, em que você irá economizar muito mais, fazendo o cálculo de consumo de energia todos os meses, você também irá colaborar para um planeta sustentável. Isso porque, o alto consumo de energia também prejudica de forma indireta ao meio ambiente. Economizando, você estará colaborando com a sustentabilidade.

9º Ano
FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS
Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, pode ser classificado em físico ou químico.
Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas. Exemplo: após a combustão de um fósforo, a composição da cinza e da fumaça é totalmente diferente do palito inicialmente presente. O fenômeno químico altera a natureza da matéria.
Outros exemplos de fenômenos químicos ou reações químicas são:
Queima de papel;
Alimento decompondo-se no lixo;
Queima do carvão;
Produção de queijo a partir do leite;
Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
Fotossíntese realizada pelas plantas;
Azedamento do leite.
Esses fenômenos químicos podem ser identificados por uma ou mais de uma das manifestações a seguir:
Liberação de energia na forma de calor, luz etc. – Como ocorre quando queimamos o álcool;
Liberação de gases: Como quando colocamos um comprimido antiácido na água e ocorre a sua efervescência;
Antiácido efervescente – fenômeno químico
Mudança de cor: Como ocorre na queima do papel;
Formação de um sólido: Por exemplo, quando misturamos nitrato de chumbo e iodeto de potássio, ocorre a formação de um precipitado amarelo, o iodeto de chumbo.
Fenômenos físicos causam transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.
Exemplo: mudanças de estado físico da matéria. A água pode se encontrar no estado sólido, líquido ou gasoso, mas sua molécula H2O continua a mesma, ou seja, o fenômeno físico altera apenas a forma da matéria.
Veja mais exemplos de fenômenos físicos:
Amassar um papel;
Quebrar um copo de vidro;
Ferver a água;
Produção de joias, em que se transforma, por exemplo, uma barra de cobre em fios;
Dissolução do açúcar em água;
Congelamento da água;
Transformação de tecido em roupas;
Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
Aquecer uma panela de alumínio.
Para uma melhor demonstração sugerimos uma aula experimental:

Material

1. Ferro com e sem ferrugem;
2. Feijão cru e cozido;
3. Leite e queijo;
4. Água e gelo.

Procedimento

Mostre os pares dos materiais relacionados acima e promova um debate sobre o tipo de fenômeno que deu origem à mudança na matéria. Após os alunos chegarem às respostas, apresente os resultados:
1. O aparecimento da ferrugem no ferro é um fenômeno químico.
Objeto enferrujado
 A oxidação é produto de uma reação química entre o ferro e o oxigênio presente no ar.
2. Já o processo de preparo do feijão é físico, uma vez que o feijão continua a ser feijão após cozido.
3. E o queijo? É produto de uma reação química do leite conhecida como coagulação (coalhada), portanto, se classifica como fenômeno químico.
O leite se transforma em um derivado pela ação de bactérias.
4. As mudanças de estado físico sofridas pela água são propriedades físicas da matéria (ponto de fusão e ebulição). A fusão do gelo é uma prova deste fenômeno físico.

Por Líria Alves
Graduada em Química 


EXERCICIOS SOBRE FENÔMENOS FÍSICOS E QUIMICOS
As transformações da matéria podem ocorrer de duas formas: físicas (sem alteração da composição da substância) ou químicas (quando ocorre alteração da composição).
Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:
Coluna A:                             
(I) fenômenos físicos
(II) fenômenos químicos  
Coluna B:
A. Amassar um papel;                                                     I
B. Fotossíntese realizada pelas plantas;                          II       
C. Quebrar um copo de vidro;                                         I
D. Ferver a água;                                                             I
E. Dissolução do açúcar em água;                                  I              
F. Alimento decompondo-se no lixo;                             II       
G. Congelamento da água;                                              I
H. Queima do carvão;                                                     II
I. Produção de queijo a partir do leite;                          II
J. Transformação de tecido em roupas;                         I
K. Triturar o carvão para obter o carvão ativo;              I
L. Aquecer uma panela de alumínio;                             I
M. Queima de papel;                                                       II
N. Queima de combustíveis no motor dos automóveis; II
O. Azedamento do leite;                                                 II
P. Corte de um bolo;                                                      I
Q. Digestão de alimentos;                                              II
R. Enferrujamento de uma palha de aço;                       II 
S. Amassar uma latinha de alumínio.                            I 

2. Considere os fenômenos abaixo:
1. Dissolução do sal de frutas;
2. Produção de caramelo a partir do açúcar;
3. Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas em armários;
4. Cândida em tecido colorido;
5. Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre;
6. Queima de um pedaço de madeira.
Quais deles são fenômenos químicos?
a. 1, 2, 3, 5.
b. 1, 2, 4, 6.   (X )
c. Apenas 6.                                                                                                                            d.Todos são fenômenos químicos.                                                                                  e.Nenhuma das opções.

3. Considerando-se as transformações:
a. A água líquida é obtida a partir do gelo ao se fornecer energia na forma de calor:
 
b. As chuvas ácidas transformaram a superfície do mármore de estátuas gregas em gesso macio e sujeito à erosão:
 
c. Uma poção de ferro interage com o oxigênio em presença da umidade, transformando-se em ferrugem:
 
É correto afirmar que os fenômenos ocorridos são identificados, respectivamente, como:
a. Físico, químico, físico.
b. Físico, químico, químico.   (X)
c. Físico, físico, químico.
d. Químico, químico, físico.
e. Químico, físico, físico.
4. Entre as transformações a seguir, indique quais podem ser consideradas transformações físicas:
a) obtenção de vinho através da fermentação da uva.
b) queima de madeira em uma lareira.
c) decantação de uma amostra de água turva. (X)
d) ebulição da água. (X)
e) fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre. (X)

5. Considere as seguintes tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas. 
1 Aquecer uma panela de alumínio. 2 Acender um fósforo. 3 Ferver água. 4 Queimar açúcar para fazer caramelo. 5 Fazer gelo. 
a) 1, 3 e 4.            b) 2 e 4.               c) 1, 3 e 5.                    d) 3 e 5.                  e) 2 e 3.



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