Relatório de Visita a Urbis II 24/05/023

 

INSTRUMENTAL GERAL PARA ACOMPANHAMENTO  QUINZENAL E RELATÓRIOS DAS VISITAS

 

DATA DA VISITA: 24/05/2023

 

GESTÃO DA ESCOLA

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS OBSERVAÇÕES

SIM

PARCIAL

NÃO

OBSERVAÇÕES

O diretor/vice-diretor/coordenador está presente na escola no acolhimento dos estudantes/comunidade?

X

 

 

 

O ambiente escolar é favorável à aprendizagem (acolhida dos estudantes, engajamento dos professores, clima harmonioso)?

 

X

 

Estão em local provisório, improvisado.

As atribuições de cada servidor estão claramente definidas?

 

 

 

 

A gestão acompanha diariamente a frequência dos estudantes?

 

 

 

 

A gestão acompanha diariamente e registra a falta dos servidores?

X

 

 

 

Essas faltas são encaminhadas à secretaria/ RH?

X

 

 

 

Houve o cumprimento dos dias letivos e carga horária previstas para o mês em curso? (verificar através do calendário letivo)

X

 

 

 

O dia letivo começa no horário previsto?

X

 

 

 

As crianças lancham na hora do intervalo?

X

 

 

Recebem o lanche na cantina.

O tempo usado para intervalo está conforme o estipulado pela secretaria?

X

 

 

 

A aula termina exatamente no horário previsto?

X

 

 

 

A escola construiu o seu plano de ação?

 

 

X

Está em construção. Porém, dentro do PPP existe uma redação referente que irão discutir para alterações.

O plano de ação da escola está sendo cumprido?

 

 

X

 

O diretor/vice-diretor/coordenador tem uma pasta com todos os indicadores de aprendizagem da escola e a atualiza frequentemente?

 

X

 

 

A gestão acompanha/compreende os resultados por turma e por estudante?

X

 

 

 

A direção acompanha o trabalho do coordenador em relação ao planejamento dos professores?

X

 

 

 

A equipe gestora visita sistematicamente a sala de aula?

X

 

 

 

O diretor/vice-diretor elabora junto com o coordenador estratégias de intervenção com base nos resultados da escola?

X

 

 

 

 A equipe gestora conhece e acompanha o material estruturado, sequência didática e/ou de apoio utilizado em sala de aula?

X

 

 

 

A equipe gestora conhece a rotina utilizada pelos professores em sala de aula?

X

 

 

 

Os professores participam regular e ativamente das formações/reuniões promovidas pela escola?

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GESTÃO DA ESCOLA

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS OBSERVAÇÕES

SIM

PARCIAL

NÃO

OBSERVAÇÕES

O professor faz uso do material didático estruturado (sequência didática)?

X

 

 

 

A sala de aula apresenta um ambiente favorável à aprendizagem?

 

 

X

 

Os estudantes demonstram envolvimento durante a aula?

X

 

 

 

A escola promove recuperação paralela?

X

 

 

 

A escola desenvolve estratégias de reforço escolar? 

X

 

 

 

A escola reflete/analisa sistematicamente as avaliações (externas e internas), bem como os resultados dos indicadores, propondo intervenções quando necessário?

X

 

 

 

A escola divulga os resultados das avaliações (internas e externas) à comunidade escolar e local?

X

 

 

 

A escola dá uma atenção especial à política de alfabetização e letramento dos estudantes?

X

 

 

 

A escola dá uma atenção especial à política de inclusão dos estudantes com deficiência?

 

X

 

 

A escola tenta lotar os professores de acordo com seu perfil e habilidades para adequá-los às necessidades das turmas?

X

 

 

 

A equipe gestora tem atenção para implementar os encaminhamentos/combinados sugeridos e acordados com o articulador nos momentos das visitas?

X

 

 

 

 

A escola desenvolve estratégias de formação leitora? Existe Projeto de Leitura?

 

X

 

Preparando local para leitura, porém, não tem projeto ainda.

 

Quais as oficinas oferecidas pela escola através do Programa Brasil na Escola? Eixo Inovador e Eixo Técnico e Financeiro

 

 

 

Ainda estão resolvendo devido as instalações precárias. Apenas as oficinas de letramento.

Liste e descreva as estratégias desenvolvidas pelas oficinas: Horário de funcionamento/ Quantidade de estudantes/ Nome do monitor/Planejamento das aulas/ (Registre com fotos esses momentos e peça cópia dos planejamentos e da frequência dos monitores).

 

 

 

Ainda não estão funcionando.

 

 

 

 

 

ASPECTOS FINANCEIROS

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS OBSERVAÇÕES

SIM

PARCIAL

NÃO

OBSERVAÇÕES

A escola prioriza a aquisição de insumos e bens para apoiar na aprendizagem dos estudantes?

X

 

 

 

A escola identifica suas prioridades de forma participativa?

X

 

 

 

Apresenta pleno conhecimento das especificidades dos programas financeiros que assistem à escola?

X

 

 

 

A escola cumpre com os prazos estabelecidos no que concerne à utilização/prestação de contas dos recursos?

X

 

 

 

Controla de forma eficiente o consumo dos materiais adquiridos pela escola?

X

 

 

 

Publiciza a prestação de contas para toda a comunidade?

X

 

 

 

 

 

ACOMPANHAMENTO ESCOLAR – RELATÓRIO DE VISITAS

 

ESCOLA: Urbis II

ARTICULADOR: Nilsilane Nascimento da Silva

DRETOR: Sandra Mara Ribeiro de Almeida

COORDENADOR: Clebson Evangelista Chaves                     DATA: 24/05/2023

 

 

TÓPICOS DA PAUTA

ENCAMINHAMENTOS/

COMBINADOS

PRAZO

OBSERVAÇÃO

Tema da Pauta:

Orientações sobre o Conselho de Classe Participativo.

Conversa sobre as explanações em AC coletivo sobre o Pré Conselho de Classe Participativo.

Situação das aulas presenciais no novo espaço.

Reclassificação dos estudantes.

Projeto Meio Ambiente (envolvimento dos componentes curriculares, lanche  saudável /atividade de Educação Física, e, culminância)

Formulário de acompanhamento ao professor.

Apreciação do Seminário sobre Modelos Atômicos do 9º Ano.

Grêmio Estudantil.

 

Reunião Pedagógica para Avaliarem o desempenho dos estudantes durante o I trimestre (ainda sem data), nesse momento os professores deverão estar de posse dos resultados.

Coletar Avaliação dos Estudantes sobre o I Trimestre com ficha elaborada pela coordenação pedagógica.

Decidir o dia da Reunião do Conselho Participativo.

Procurar Ata sobre o Grêmio Estudantil, pois a escola fez no ano anterior, porém, não existe registros na escola, o articulador ficou de pesquisar esses dados na secretaria de educação.

Próximas ACs utilizar o formulário de Acompanhamento ao professor.

 

 

Todo o processo do Conselho de Classe Participativo ficou de acontecer nos próximos 15 dias.

Agendado Ação Social e culminância do Projeto Meio ambiente para dia 05 de junho na Quadra Poliesportiva do Bairro Urbis II.

 O lanche saudável será realizado dia 07 de junho na escola.

 

Sobre encaminhamentos relacionados na visita anterior ainda não foram apresentados o Plano de Ação da Escola e a Agenda do Diretor (devido organização do espaço provisório para as aulas presenciais).

As eleições dos líderes e vice-líderes já foi realizada. A distribuição dos livros didáticos já foi efetivada, porém, para aqueles componentes que tinham livros suficiente, os que tinham poucos exemplares, estão seguindo sugestão do articulador que é utilizá-los apenas em sala de aula, para atender a toda turma.

As avaliações de reclassificação dos estudantes já aconteceram, estão em fase de correção, porém, já teve resultados para os novos estudantes que comporão o 9º ano, no total de 10 novos integrantes.

Os sábados letivos serão on-line, com dois professores responsáveis em montar as aulas em cada sábado.

Espaço com estrutura precária para funcionamento.

 

 

 

 

LEVANTAMENTO DE DESAFIOS

DESAFIOS NA ÁREA PEDAGÓGICA

DESAFIOS NA ÁREA FINANCEIRA – PRESTAÇÃO DE CONTAS

 

Desafios relacionados a falta de recursos, o espaço muito precário para funcionamento, os sons de uma sala interferem na outra, falta material pedagógico essenciais para o trabalho do professor, espaço bem limitado, também está em falta de bebedouro. Alunos com alguma deficiência, déficit de aprendizagem, ausência dos pais.

 

 

 

 

Falta de recursos financeiros para aquisição de material didático/pedagógico.

Aguardando atendimento da Secretaria de obras para atender outras demandas.

DESAFIOS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS (RESPONSABILIDADE, FALTA/AUSÊNCIA DE PROFISSIONAIS, DESENTENDIMENTOS)

DESAFIOS NA ÁREA FÍSICA/ESTRUTURAL

 

Ausência de porteiro escolar.

 

 

 

 

A estrutura física está em obras, com previsão de conclusão em julho, com proposta de funcionamento em local alugado, dependendo  de muitos ajustes.                                                                                                                                        

 

OUTROS

 

 

 

 

____________________________               _____________________________

        ARTICULADOR                                          GESTOR DA ESCOLA

 

 

REGISTROS FOTOGRÁFICOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário