INSTRUMENTAL GERAL PARA ACOMPANHAMENTO QUINZENAL E
RELATÓRIOS DAS VISITAS
DATA DA VISITA: 24/05/2023
GESTÃO DA ESCOLA |
||||
ASPECTOS
A SEREM OBSERVADOS OBSERVAÇÕES |
SIM |
PARCIAL |
NÃO |
OBSERVAÇÕES |
O diretor/vice-diretor/coordenador está
presente na escola no acolhimento dos estudantes/comunidade? |
X |
|
|
|
O ambiente escolar é favorável à
aprendizagem (acolhida dos estudantes,
engajamento dos professores, clima harmonioso)? |
|
X |
|
Estão em
local provisório, improvisado. |
As atribuições de cada servidor estão
claramente definidas? |
|
|
|
|
A gestão acompanha diariamente a frequência
dos estudantes? |
|
|
|
|
A gestão acompanha diariamente e registra a falta
dos servidores? |
X |
|
|
|
Essas faltas são encaminhadas à secretaria/ RH? |
X |
|
|
|
Houve o cumprimento dos dias letivos e carga
horária previstas para o mês em curso? (verificar através do calendário
letivo) |
X |
|
|
|
O dia letivo começa no horário previsto? |
X |
|
|
|
As crianças lancham na hora do intervalo? |
X |
|
|
Recebem
o lanche na cantina. |
O tempo usado para intervalo está conforme o
estipulado pela secretaria? |
X |
|
|
|
A aula termina exatamente no horário
previsto? |
X |
|
|
|
A escola construiu o seu plano de ação? |
|
|
X |
Está em construção. Porém, dentro
do PPP existe uma redação referente que irão discutir para alterações. |
O plano de ação da escola está sendo
cumprido? |
|
|
X |
|
O diretor/vice-diretor/coordenador tem uma
pasta com todos os indicadores de aprendizagem da escola e a atualiza
frequentemente? |
|
X |
|
|
A gestão acompanha/compreende os resultados
por turma e por estudante? |
X |
|
|
|
A direção acompanha o trabalho do coordenador
em relação ao planejamento dos professores? |
X |
|
|
|
A equipe gestora visita
sistematicamente a sala de aula? |
X |
|
|
|
O diretor/vice-diretor elabora junto com o
coordenador estratégias de intervenção com base nos resultados da escola? |
X |
|
|
|
A equipe gestora conhece
e acompanha o material estruturado,
sequência didática e/ou de apoio utilizado em sala de aula? |
X |
|
|
|
A equipe gestora conhece
a rotina utilizada pelos professores em sala de aula? |
X |
|
|
|
Os professores participam regular e
ativamente das formações/reuniões promovidas pela escola? |
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
GESTÃO DA ESCOLA |
||||
ASPECTOS
A SEREM OBSERVADOS OBSERVAÇÕES |
SIM |
PARCIAL |
NÃO |
OBSERVAÇÕES |
O professor faz uso do material didático
estruturado (sequência didática)? |
X |
|
|
|
A sala de aula apresenta um ambiente
favorável à aprendizagem? |
|
|
X |
|
Os estudantes demonstram
envolvimento durante a aula? |
X |
|
|
|
A escola promove recuperação paralela? |
X |
|
|
|
A escola desenvolve estratégias de reforço
escolar? |
X |
|
|
|
A escola reflete/analisa sistematicamente as
avaliações (externas e internas), bem como os resultados dos indicadores,
propondo intervenções quando necessário? |
X |
|
|
|
A escola divulga os resultados das
avaliações (internas e externas) à comunidade escolar e local? |
X |
|
|
|
A escola dá uma atenção especial à política
de alfabetização e letramento dos estudantes? |
X |
|
|
|
A escola dá uma atenção especial à política
de inclusão dos estudantes com deficiência? |
|
X |
|
|
A escola tenta lotar os professores de
acordo com seu perfil e habilidades para adequá-los às necessidades das
turmas? |
X |
|
|
|
A equipe gestora tem
atenção para implementar os encaminhamentos/combinados sugeridos e acordados
com o articulador nos momentos das visitas? |
X |
|
|
|
A escola desenvolve estratégias de formação
leitora? Existe Projeto de Leitura? |
|
X |
|
Preparando local para leitura,
porém, não tem projeto ainda. |
Quais as oficinas oferecidas pela escola
através do Programa Brasil na Escola? Eixo Inovador e Eixo Técnico e
Financeiro |
|
|
|
Ainda estão resolvendo devido as
instalações precárias. Apenas as oficinas de letramento. |
Liste e descreva as estratégias
desenvolvidas pelas oficinas: Horário de funcionamento/ Quantidade de
estudantes/ Nome do monitor/Planejamento das aulas/ (Registre com fotos esses
momentos e peça cópia dos planejamentos e da frequência dos monitores). |
|
|
|
Ainda não estão funcionando. |
|
|
|
|
|
ASPECTOS FINANCEIROS |
||||
ASPECTOS
A SEREM OBSERVADOS OBSERVAÇÕES |
SIM |
PARCIAL |
NÃO |
OBSERVAÇÕES |
A escola prioriza a aquisição de insumos e
bens para apoiar na aprendizagem dos estudantes? |
X |
|
|
|
A escola identifica suas prioridades de
forma participativa? |
X |
|
|
|
Apresenta pleno conhecimento das
especificidades dos programas financeiros que assistem à escola? |
X |
|
|
|
A escola cumpre com os prazos estabelecidos
no que concerne à utilização/prestação de contas dos recursos? |
X |
|
|
|
Controla de forma eficiente o consumo dos
materiais adquiridos pela escola? |
X |
|
|
|
Publiciza a prestação de contas para toda a
comunidade? |
X |
|
|
|
ACOMPANHAMENTO
ESCOLAR – RELATÓRIO DE VISITAS
ESCOLA:
Urbis II
ARTICULADOR:
Nilsilane Nascimento da Silva
DRETOR:
Sandra Mara Ribeiro de Almeida
COORDENADOR:
Clebson Evangelista Chaves
DATA: 24/05/2023
TÓPICOS DA PAUTA |
ENCAMINHAMENTOS/ COMBINADOS |
PRAZO |
OBSERVAÇÃO |
Tema
da Pauta: Orientações
sobre o Conselho de Classe Participativo. Conversa
sobre as explanações em AC coletivo sobre o Pré Conselho de Classe
Participativo. Situação
das aulas presenciais no novo espaço. Reclassificação
dos estudantes. Projeto
Meio Ambiente (envolvimento dos componentes curriculares, lanche saudável /atividade de Educação Física, e,
culminância) Formulário
de acompanhamento ao professor. Apreciação
do Seminário sobre Modelos Atômicos do 9º Ano. Grêmio
Estudantil. |
Reunião
Pedagógica para Avaliarem o desempenho dos estudantes durante o I trimestre
(ainda sem data), nesse momento os professores deverão estar de posse dos
resultados. Coletar
Avaliação dos Estudantes sobre o I Trimestre com ficha elaborada pela
coordenação pedagógica. Decidir
o dia da Reunião do Conselho Participativo. Procurar
Ata sobre o Grêmio Estudantil, pois a escola fez no ano anterior, porém, não
existe registros na escola, o articulador ficou de pesquisar esses dados na
secretaria de educação. Próximas
ACs utilizar o formulário de Acompanhamento ao professor. |
Todo
o processo do Conselho de Classe Participativo ficou de acontecer nos
próximos 15 dias. Agendado
Ação Social e culminância do Projeto Meio ambiente para dia 05 de junho na
Quadra Poliesportiva do Bairro Urbis II. O lanche saudável será realizado dia 07 de
junho na escola. |
Sobre
encaminhamentos relacionados na visita anterior ainda não foram apresentados
o Plano de Ação da Escola e a Agenda do Diretor (devido organização do espaço
provisório para as aulas presenciais). As
eleições dos líderes e vice-líderes já foi realizada. A distribuição dos
livros didáticos já foi efetivada, porém, para aqueles componentes que tinham
livros suficiente, os que tinham poucos exemplares, estão seguindo sugestão
do articulador que é utilizá-los apenas em sala de aula, para atender a toda
turma. As
avaliações de reclassificação dos estudantes já aconteceram, estão em fase de
correção, porém, já teve resultados para os novos estudantes que comporão o
9º ano, no total de 10 novos integrantes. Os
sábados letivos serão on-line, com dois professores responsáveis em montar as
aulas em cada sábado. Espaço
com estrutura precária para funcionamento. |
LEVANTAMENTO
DE DESAFIOS
DESAFIOS NA ÁREA PEDAGÓGICA |
DESAFIOS NA ÁREA FINANCEIRA – PRESTAÇÃO
DE CONTAS |
Desafios
relacionados a falta de recursos, o espaço muito precário para funcionamento,
os sons de uma sala interferem na outra, falta material pedagógico essenciais
para o trabalho do professor, espaço bem limitado, também está em falta de
bebedouro. Alunos com alguma deficiência, déficit de aprendizagem, ausência
dos pais. |
Falta
de recursos financeiros para aquisição de material didático/pedagógico. Aguardando
atendimento da Secretaria de obras para atender outras demandas. |
DESAFIOS NA ÁREA DE RECURSOS
HUMANOS (RESPONSABILIDADE, FALTA/AUSÊNCIA DE PROFISSIONAIS, DESENTENDIMENTOS) |
DESAFIOS NA ÁREA
FÍSICA/ESTRUTURAL |
Ausência
de porteiro escolar. |
A
estrutura física está em obras, com previsão de conclusão em julho, com
proposta de funcionamento em local alugado, dependendo de muitos ajustes. |
OUTROS |
|
|
____________________________ _____________________________
ARTICULADOR
GESTOR DA ESCOLA
REGISTROS
FOTOGRÁFICOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário