Roteiros de Estudo 2

 

Caixa de Texto: Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Abril 2021- 2ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de Ciências.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 6º Ano

 

Subtema: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso

 

Objetos de Conhecimento: A percepção do ambiente; Capacitação dos estímulos: sentidos.

Questão Disparadora (1)

TEMA: A Percepção do Ambiente

Para início de Conversa

TEMA: A Percepção do Ambiente

Aprofundando  no

Tema (1)

TEMA: A Percepção do Ambiente

Questão Disparadora (2)

Tema: Captação dos Estímulos/Sentidos

Como percebemos o ambiente e interagimos com ele?

Orientação: Anote a questão em seu caderno e responda conforme seu conhecimento.

Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu nome.

Nessa sessão você fará a leitura das imagens das páginas 42 e 43 do livro didático Inspire Ciências 6º ano. Em seguida, anotar e responder as questões no caderno. Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu nome.

 

Fazer a leitura das páginas 44 e 45 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, em seguida copie e responda no caderno as questões da atividade 1 da página 44 do mesmo livro. Atenção a organização, você consegue!!

 

Orientação: Anote a questão em seu caderno e responda conforme seu conhecimento.

Quais são os sentidos humanos?

 

 

Levantamento de Conhecimentos Prévios

Tema: Captação dos Estímulos/Sentidos

Aprofundando no Tema (2)

Tema: Captação dos Estímulos/Sentidos

Mergulho no Tema

 

Tema: Funcionamento e defeitos da visão

 

Para início de Conversa

Tema: Olfato e Gustação

 

Orientação: Anote as questões abaixo em seu caderno e responda conforme seu conhecimento.

1) Por que, quando estamos resfriados, temos dificuldade em sentir o sabor dos alimentos?

2) Por que olhar para baixo de uma altura muito grande pode causar vertigem?

3) Por que sentimos dor ao ver a imagem de um prego no olho de uma pessoa, por exemplo?

4) Enxergar cores é diferente de enxergar formas?

Deixe fluir naturalmente suas ideias a respeito do tema, capriche na organização!

 

Fazer a leitura das páginas 46, 47, 48 e 49 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, em seguida copie e responda no caderno as questões da atividade 1 da página 44 do mesmo livro. Atenção a organização, você consegue!!

 

Fazer a leitura do texto “Funcionamento do olho e defeito de visão” do livro Inspire Ciências 6º ano, páginas 70 e 71, em seguida responder a atividade de reflexão, questões 1, 2, e 3 da  página 71.

Orientação: Anote as questões da página 51 do livro didático Inspire Ciências 6º ano em seu caderno e responda conforme o texto das páginas 50 e 51.

Lembrando sempre de fazer o cabeçalho.

 

 

Obs: Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

 

 

 

 

Caixa de Texto: Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Abril 2021- 2ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de Ciências.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 7º Ano

 

Subtema: Programas e indicadores de saúde pública

Objetos de Conhecimento: Definição de Saúde, microrganismos e doenças, Índice de doenças microbiológicas que acometem a cidade de Itamaraju, vacinas e soros.  

Levantando Conhecimentos Prévios

 

Tema: Saúde – O que é e como manter?

 

Aprofundando  no

Tema (1)

Tema: Doenças – Como evitá-las?

 

Sistematização do Conhecimento

TEMA: Vacinas e Soros

 

Aprofundando no Assunto

Tema: Agentes Causadores de Doenças

 

 

Leia e interprete as imagens da página 13 em seguida escreva no caderno as questões e responda com suas palavras. Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu nome.

Nessa sessão você fará a leitura das imagens e dos textos “O conhecimento sobre as doenças e O corpo e as doenças transmissíveis”, do livro Inspire Ciências 7º ano, páginas 14 a 17.

Fazer a leitura das páginas 18 a 21.

Ler também sobre acidentes por animais peçonhentos, páginas 20 e 21 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, em seguida responder as questões propostas na página 21 do mesmo livro.

 

Atenção a organização, você consegue!!

 

Fazer a leitura das páginas 22 a 27 do livro.

 

Mão na Massa

Tema: Agentes Causadores de Doenças

 

Agora você fará em seu caderno uma tabela como essa abaixo, irá preenchê-la seguindo as informações das páginas 22 a 27 do livro didático.

Agentes Causadores de Doenças

Doenças

Agente causador

Formas de Contágio

Sintomas

Tuberculose

 

 

 

Meningite Bacteriana

 

 

 

Botulismo

 

 

 

Dengue

 

 

 

Febre Amarela

 

 

 

Covid 19

 

 

 

Gripe

 

 

 

Obs: Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caixa de Texto: Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Abril 2021- 2ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de Ciências.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 9º Ano

Subtema: De que matéria somos feitos?

Objetos de Conhecimento: Ideias sobre a Matéria; Modelos atômicos; Eletrosfera em camadas; Átomos e Elementos Químicos; Classificação dos elementos químicos.

 

Levantamento de Conhecimentos Prévios

TEMA:  Ideias sobre a Matéria

Aprofundando no

Tema

TEMA: Ideias sobre a Matéria

Atividade 2

TEMA: O átomo

Sistematização do Conteúdo

Tema: Modelos Atômicos

Utilizar a leitura e análise da imagem das páginas 84 e 85, do livro Inspire Ciências 9º ano, com a

temática: “De que são feitas todas as coisas?”

Orientação: Anote a questão 1,2 e 3 da página 85 ( leitura )

em seu caderno e responda conforme seu conhecimento.

Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu nome.

Estudar as Ideias sobre Matéria, contida na página 86 do livro Inspire Ciências.

Com o auxílio do livro Inspire Ciências, página 86 Analise o primeiro parágrafo dessa página e faça uma ilustração seguindo as informações dele.

Use sua criatividade e faça um desenho que represente um átomo.

Estudar sobre Modelos Atômicos, bem como, seus primeiros tipos atômicos, através da página 87 do Livro Inspire Ciências 9º ano.

Atividade 3

Tema: Modelos Atômicos

Sistematização do Conteúdo

Tema: Estrutura do Átomo

Atividade 4

Tema: Estrutura do Átomo

Sistematização do Conteúdo

Tema: Elemento Químico e Classificação

De acordo com as informações contida na página 87 do livro Inspire Ciências, faça um resumo apontando a trajetória do pesquisador de destaque sobre os átomos, John Dalton.

ESTUDAR sobre Eletrosfera em camadas, de acordo com a página 92 do livro Inspire Ciências.

Realizar a atividade da página 93 do livro Inspire Ciências, números: 1,4 e 5

Perguntas e respostas.

Estudar sobre:

ÁTOMOS E ELEMENTOS QUÍMICOS, apresentados nas páginas 94 a 101.

Atividade 6

Tema: Classificação dos Elementos químicos

Mão na Massa

Tema: Modelos Atômicos

Atividade 7 complementar

Tema: A Química

OBSERVAÇÕES

Realizar a atividade da página 102 do livro Inspire Ciências, números: 1,2 e 3.

Perguntas e respostas

 

Representar no caderno, utilizando desenhos os três modelos atômicos: Dalton, Thomson e Rutherford – Bohr.

Leitura e interpretação do texto:

Origens da Química

Páginas 116 e 117 do livro Inspire Ciências, em seguida faça as reflexões 1,2,3 e 4 da página 117.

Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

 

Caixa de Texto: Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Abril 2021- 2ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de Ciências.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 6º Ano

 

Subtema: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso

 

Objetos de Conhecimento: A percepção do ambiente; Capacitação dos estímulos: sentidos.

Questão Disparadora (1)

TEMA: A Percepção do Ambiente

Para início de Conversa

TEMA: A Percepção do Ambiente

Aprofundando  no

Tema (1)

TEMA: A Percepção do Ambiente

Questão Disparadora (2)

Tema: Captação dos Estímulos/Sentidos

Como percebemos o ambiente e interagimos com ele?

Orientação: Anote a questão em seu caderno e responda conforme seu conhecimento.

Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu nome.

Nessa sessão você fará a leitura das imagens das páginas 42 e 43 do livro didático Inspire Ciências 6º ano. Em seguida, anotar e responder as questões no caderno. Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu nome.

 

Fazer a leitura das páginas 44 e 45 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, em seguida copie e responda no caderno as questões da atividade 1 da página 44 do mesmo livro. Atenção a organização, você consegue!!

 

Orientação: Anote a questão em seu caderno e responda conforme seu conhecimento.

Quais são os sentidos humanos?

 

 

Levantamento de Conhecimentos Prévios

Tema: Captação dos Estímulos/Sentidos

Aprofundando no Tema (2)

Tema: Captação dos Estímulos/Sentidos

Mergulho no Tema

 

Tema: Funcionamento e defeitos da visão

 

Para início de Conversa

Tema: Olfato e Gustação

 

Orientação: Anote as questões abaixo em seu caderno e responda conforme seu conhecimento.

1) Por que, quando estamos resfriados, temos dificuldade em sentir o sabor dos alimentos?

2) Por que olhar para baixo de uma altura muito grande pode causar vertigem?

3) Por que sentimos dor ao ver a imagem de um prego no olho de uma pessoa, por exemplo?

4) Enxergar cores é diferente de enxergar formas?

Deixe fluir naturalmente suas ideias a respeito do tema, capriche na organização!

 

Fazer a leitura das páginas 46, 47, 48 e 49 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, em seguida copie e responda no caderno as questões da atividade 1 da página 44 do mesmo livro. Atenção a organização, você consegue!!

 

Fazer a leitura do texto “Funcionamento do olho e defeito de visão” do livro Inspire Ciências 6º ano, páginas 70 e 71, em seguida responder a atividade de reflexão, questões 1, 2, e 3 da  página 71.

Orientação: Anote as questões da página 51 do livro didático Inspire Ciências 6º ano em seu caderno e responda conforme o texto das páginas 50 e 51.

Lembrando sempre de fazer o cabeçalho.

 

 

Obs: Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

 

 

 

 

Caixa de Texto: Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Abril 2021- 2ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de Ciências.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 7º Ano

 

Subtema: Programas e indicadores de saúde pública

Objetos de Conhecimento: Definição de Saúde, microrganismos e doenças, Índice de doenças microbiológicas que acometem a cidade de Itamaraju, vacinas e soros.  

Levantando Conhecimentos Prévios

 

Tema: Saúde – O que é e como manter?

 

Aprofundando  no

Tema (1)

Tema: Doenças – Como evitá-las?

 

Sistematização do Conhecimento

TEMA: Vacinas e Soros

 

Aprofundando no Assunto

Tema: Agentes Causadores de Doenças

 

 

Leia e interprete as imagens da página 13 em seguida escreva no caderno as questões e responda com suas palavras. Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu nome.

Nessa sessão você fará a leitura das imagens e dos textos “O conhecimento sobre as doenças e O corpo e as doenças transmissíveis”, do livro Inspire Ciências 7º ano, páginas 14 a 17.

Fazer a leitura das páginas 18 a 21.

Ler também sobre acidentes por animais peçonhentos, páginas 20 e 21 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, em seguida responder as questões propostas na página 21 do mesmo livro.

 

Atenção a organização, você consegue!!

 

Fazer a leitura das páginas 22 a 27 do livro.

 

Mão na Massa

Tema: Agentes Causadores de Doenças

 

Agora você fará em seu caderno uma tabela como essa abaixo, irá preenchê-la seguindo as informações das páginas 22 a 27 do livro didático.

Agentes Causadores de Doenças

Doenças

Agente causador

Formas de Contágio

Sintomas

Tuberculose

 

 

 

Meningite Bacteriana

 

 

 

Botulismo

 

 

 

Dengue

 

 

 

Febre Amarela

 

 

 

Covid 19

 

 

 

Gripe

 

 

 

Obs: Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caixa de Texto: Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

ROTEIRO DE ESTUDO - CIÊNCIAS

Período: Abril 2021- 2ª Sequência Didática

Prezadas famílias, para que tudo ocorra bem durante o desenvolvimento das nossas aulas a distância e que todos continuem a ser produtivos, precisamos da sua ajuda para estabelecer e acompanhar a rotina de estudos dos nossos alunos dentro de casa. Para isso, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar:

• Junto com o aluno, estabeleça horários e crie uma rotina de estudos, coloque-o na parede e a vista de todos;

• É preciso um ambiente calmo, silencioso e confortável para que o aluno possa se concentrar;

• No começo da rotina de estudos, separem todos os materiais necessários para realizar as atividades do dia;

• É importante que a família acompanhe o desenvolvimento das atividades e que revisem se elas foram bem realizadas e se estão dentro do prazo da entrega.

• Montamos uma tabela de estudos e realização das atividades no livro didático de Ciências.

LIVRO INSPIRE CIÊNCIAS – 9º Ano

Subtema: De que matéria somos feitos?

Objetos de Conhecimento: Ideias sobre a Matéria; Modelos atômicos; Eletrosfera em camadas; Átomos e Elementos Químicos; Classificação dos elementos químicos.

 

Levantamento de Conhecimentos Prévios

TEMA:  Ideias sobre a Matéria

Aprofundando no

Tema

TEMA: Ideias sobre a Matéria

Atividade 2

TEMA: O átomo

Sistematização do Conteúdo

Tema: Modelos Atômicos

Utilizar a leitura e análise da imagem das páginas 84 e 85, do livro Inspire Ciências 9º ano, com a

temática: “De que são feitas todas as coisas?”

Orientação: Anote a questão 1,2 e 3 da página 85 ( leitura )

em seu caderno e responda conforme seu conhecimento.

Faça com bastante atenção e organização, com cabeçalho, contendo o nome da escola, a data da atividade, o nome do professor e seu nome.

Estudar as Ideias sobre Matéria, contida na página 86 do livro Inspire Ciências.

Com o auxílio do livro Inspire Ciências, página 86 Analise o primeiro parágrafo dessa página e faça uma ilustração seguindo as informações dele.

Use sua criatividade e faça um desenho que represente um átomo.

Estudar sobre Modelos Atômicos, bem como, seus primeiros tipos atômicos, através da página 87 do Livro Inspire Ciências 9º ano.

Atividade 3

Tema: Modelos Atômicos

Sistematização do Conteúdo

Tema: Estrutura do Átomo

Atividade 4

Tema: Estrutura do Átomo

Sistematização do Conteúdo

Tema: Elemento Químico e Classificação

De acordo com as informações contida na página 87 do livro Inspire Ciências, faça um resumo apontando a trajetória do pesquisador de destaque sobre os átomos, John Dalton.

ESTUDAR sobre Eletrosfera em camadas, de acordo com a página 92 do livro Inspire Ciências.

Realizar a atividade da página 93 do livro Inspire Ciências, números: 1,4 e 5

Perguntas e respostas.

Estudar sobre:

ÁTOMOS E ELEMENTOS QUÍMICOS, apresentados nas páginas 94 a 101.

Atividade 6

Tema: Classificação dos Elementos químicos

Mão na Massa

Tema: Modelos Atômicos

Atividade 7 complementar

Tema: A Química

OBSERVAÇÕES

Realizar a atividade da página 102 do livro Inspire Ciências, números: 1,2 e 3.

Perguntas e respostas

 

Representar no caderno, utilizando desenhos os três modelos atômicos: Dalton, Thomson e Rutherford – Bohr.

Leitura e interpretação do texto:

Origens da Química

Páginas 116 e 117 do livro Inspire Ciências, em seguida faça as reflexões 1,2,3 e 4 da página 117.

Utilizar o caderno para resolução das atividades, não esqueça de fazer o cabeçalho contendo, tema, subtema em estudo e data. Faça tudo com organização.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário