SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema
Inter curricular:
Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida
e para a vida!” |
|
Subtema: Diversidade
de ecossistemas |
Unidade
Temática: Vida e Evolução |
Objetos de
Conhecimento: Conceito
de ecossistema e ecologia, os ecossistemas brasileiros (ou biomas), como é
medida a biodiversidade de um bioma e adaptações dos seres vivos. |
|
Ano: 7º Período: 14 a 19/06 e 28/06 a 03/07 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07CI07) Caracterizar
os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de
água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.,
correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA)
Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia, caracterizando-os e
destacando todo potencial positivo de cada um deles. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Conceituar
e diferenciar ecossistema e bioma. Identificar os ecossistemas brasileiros
(ou biomas); Entender como é medida a biodiversidade de um bioma. Reconhecer
a riqueza e biodiversidade da natureza e as adaptações dos seres vivos. |
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema: Como é a natureza do Brasil Etapa 1: Levantando Conhecimentos Prévios Para obterem o
conhecimento do que é um ecossistema, promova a observação de fotos e imagens
de um lago contendo ninfeias, pererecas e insetos; foto de uma floresta com
plantas epífitas; restinga, próxima à praia, com solo arenoso e plantas
rasteiras; recifes de coral com peixes e anêmonas; manguezais, etc (fica a
critério e responsabilidade de cada professor organizar, selecionar e
apresentar as imagens). Ao longo da exibição das
imagens, procure fazer as seguintes perguntas aos estudantes: “O que essas imagens
têm em comum? Existe algum elemento que esteja presente em todas as imagens?
O que as diferencia? qual dos elementos da imagem você percebe no ambiente em
que mora?” Em seguida peça para que
os alunos leiam e interpretem as imagens da página 46 e 47 do livro didático
Inspire Ciências, 7º ano, escreva no caderno as questões e responda com as
próprias palavras para socializar junto a todos com o professor. AULA
02 Tema: Ecossistemas
e Biomas Etapa 2: Para entenderem e conseguirem
diferenciar ecossistemas de biomas, promover observações por meio de fotos
coletadas na internet e após relacioná-las com os biomas, separando as
que são possíveis de serem relacionadas com o espaço no qual está
inserido. As imagens podem ser impressas, mas, caso seja possível,
projete-as, ou, ainda, promova a exibição de vídeos. Ao
longo da exibição das imagens, procure fazer as seguintes perguntas aos
estudantes: “O que essas imagens têm em comum? Existe algum elemento que esteja
presente em todas as imagens? O que as diferencia? Qual dos elementos da
imagem você percebe no ambiente em que mora?” Etapa 3: Aprofundando no tema Para
entender melhor sobre o assunto assistir o vídeo “Biomas brasileiros”, Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=0dlXce3s4mo,
em seguida sistematizar o conhecimento sobre Biomas brasileiros a
partir dos textos disponíveis nas páginas 48 e 49 do livro Inspire Ciências
7º ano, esse momento o professor utilizará essas páginas apenas como suporte
para esclarecer dúvidas levantadas pelos estudantes. Após exposição do objeto
em estudo, solicitar aos alunos que escreva no caderno as questões abaixo e
responda com suas palavras para socializar junto a todos com o professor. 1.
Quais diferenças você consegue apontar nas imagens disponibilizadas? 2.
Qual das imagens se aproxima mais das paisagens do local em que você vive? 3.
Em sua opinião, qual é o motivo da existência de diferentes paisagens como
das imagens disponibilizadas? 4.
Percebendo que as paisagens das imagens são diferentes, os animais existentes
em cada uma delas também serão diferentes? Sim ou não e porquê? E a
vegetação? Conseguem identificar alguma cadeia alimentar nessas imagens? AULA
03 Tema: Biomas Brasileiros Etapa 4: Para Início de Conversa Retomar
as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das
respostas das atividades propostas, em seguida, propor a leitura das
histórias para que os alunos identifiquem sobre qual bioma cada história se
refere. TEXTO 1 Olá!
Meu nome é Anta. Sou o maior mamífero brasileiro. Chego a pesar até 300
quilos. Adoro comer frutas e ficar próximo de rios. Rio é o que tem muito
aqui, também chove muito. Moro em áreas florestais. Aqui as árvores são muito
altas e fazem uma sombra muito boa. Xiu! Silêncio! Eu vivo fugindo da
onça-pintada. Não faço nenhum mal para ela, mas a feroz vive andando pela
floresta querendo me comer. TEXTO 2 Oi!
Sou uma planta muito forte e resistente, pois consigo habitar em lugares
muito quentes. Até sobre rochas eu consigo sobreviver. Aqui o Sol é sempre
forte e a temperatura elevada, na grande maioria dos dias. Água aqui é
difícil. Para me adaptar a isso, tenho o corpo coberto de enormes espinhos em
vez de folhas, pois elas consomem muita água. As outras plantas daqui perdem
as suas folhas para economizar água. Os animais não se aproximam muito de mim
por causa de meus enormes espinhos; eles também me protegem. Apenas alguns
insetos ou pássaros e também lagartos chegam perto. Mas nas secas eu sou a
salvação para muitos animais, pois mesmo nesse período estou sempre verdinho
e suculento, então o homem tira meus espinhos e me serve como alimento. Ah,
já estava esquecendo! Desculpa! Meu nome é mandacaru, mas, se preferir, pode
me chamar de cacto. TEXTO 3 Olá!
Sou um simpático primata. As pessoas me acham muito bonito. Deve ser por
minha cor dourada ou porque tenho uma juba que lembra o rei da selva.
Acredita que até colocaram uma foto minha em cédulas de dinheiro? Talvez seja
porque está ficando difícil de me encontrar, igual o dinheiro. Então,
já sabem quem eu sou? Isso mesmo, eu sou o mico-leão-dourado. Adoro ficar
sobre as árvores para me alimentar e fugir de predadores. Aqui tem muitas árvores,
afinal moro numa floresta, e existem rios e cachoeiras também. TEXTO 4 Olá!
Meu nome é lobo-guará. Sou o maior canídeo da América do Sul. Posso atingir
até 90 centímetros de altura e 30 quilos. Sou fácil de ser reconhecido por
minha pelagem avermelhada e minhas longas pernas. Sou um lobo diferente:
geralmente vivo solitário, me alimento de frutos, além de carne. Habito áreas
abertas, com muitas gramíneas (elas predominam) e vez por outra surgem
algumas árvores ou arbustos isolados ou em pequenos grupos. Aqui onde moro as
temperaturas são tão elevadas que chegam a provocar incêndios, inclusive as
árvores desenvolveram cascas mais grossas para melhor resistir ao fogo. (Gabarito dos biomas aos quais os textos fazem referência) TEXTO 1: Referente à Amazônia TEXTO 2: Referente à caatinga TEXTO 3: Referente à Mata Atlântica TEXTO 4: Referente ao cerrado Etapa 05: Verificação da Aprendizagem Responda
a atividade a seguir 1.De
qual história você gostou mais e por quê? 2.Quais
espécies você já conhecia? e quais não conhecia ainda? 3.Que
elementos apareceram nas histórias? 4.Que
características vocês registraram de diferente entre os biomas? 5.Por
que certas espécies vivem em um bioma e não em outro? 6.Alguma
característica de algum bioma chamou mais a sua atenção? se sim, qual? 7.
Escolha um dos textos acima e crie uma bela história em quadrinhos, capriche
nas ilustrações!! AULA 04 Tema: Os Biomas Amazônia, Mata
Atlântica, Caatinga e Cerrado Etapa 06: Aprofundando no Tema Aula
dialogada com contribuições de informações significativas pelo professor
sobre Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado, com base nas páginas 50 a
53 e 56 a 59 do livro didático Inspire Ciências, 7º ano, em seguida orientar
os estudantes na resolução da atividade da página 54. O professor poderá
lançar mão de outras fontes como sites, vídeos ou outros livros. Etapa 07: Sistematização do Conhecimento Utilizar
o livro didático para relacionar os pontos mais relevantes sobre o objeto de
conhecimento, momento importante para tirar dúvidas. Utilizar a página 55. AULA
05 Tema: Os Biomas Amazônia, Mata
Atlântica, Caatinga e Cerrado Etapa 08: Verificação da Aprendizagem Realizar
a atividade de 1 a 5(Utilizar a página 55) e Correção das atividades. Orientar
aos alunos na produção de um mapa mental representando os biomas brasileiros. AULA
06 Tema: Os Biomas Amazônia, Mata
Atlântica, Caatinga e Cerrado Etapa 10: Analisar com os alunos algumas
histórias em quadrinhos com o tema proposto disponíveis na internet. Ex: http://www.oiarte.com/hq130.htm
, http://www.oiarte.com/hq127.htm Etapa 11: Propor aos alunos a confecção de
sua própria História em quadrinhos envolvendo um ou dois, ou todos os quatro
biomas estudados até aqui. Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica ou Caatinga.
Pedir para que tirem fotos e envie ao professor. Se preferir, sugira que os
alunos utilizem um dos textos sobre biomas para montar os quadrinhos. AULA
07 (Extra) Etapa 13: Revisão do objeto de conhecimento
Mata Atlântica com o texto moradores da mata disponível na página 79 do livro
Inspire Ciências, 7º ano. Para exercitar a interpretação de texto, proponha
para os alunos a resolução da atividade 1,2,3 e 4. Etapa 14:
Propor Análise e
reflexão do texto “o que é biodiversidade” e resolução das questões 1,2,3 e 4
disponível na página 77 do livro Inspire Ciências. Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
|
|
RECURSOS: (X) Livro didático; (
) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (47, 54, 55, 60, 61, 77) ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário