SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: As diversas Facetas do Consumo |
|
Subtema: O
consumo consciente para evitar a poluição do ar |
Unidade Temática: Terra e Universo |
Objetos
de Conhecimento: Camada
de ozônio e regulação da temperatura do planeta; Poluição do ar e doenças
veiculadas; Cálculo referente ao Dióxido de Carbono liberado pelos
automóveis, poluindo o ar. |
|
Ano: 7º Período: 02 a 14/08 Nº de
Aulas: 07 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07CI12) Demonstrar
que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir
fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. (EF07CI13) Descrever
o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o
desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo
seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento,
queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou
controle desse quadro. (EF07CI14) Justificar a importância da
camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam
ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas
para sua preservação. (EF07CI07IT) Descrever e explicar modelos que representem a
relação entre os fenômenos naturais que provocam o aumento natural da
temperatura na Terra e compreender de como a intervenção humana pode alterar
artificialmente o efeito estufa, provocando mudanças no clima. (EF07CI09BA)
Construir argumentos sobre o efeito estufa associando estes fenômenos a
origem da vida e manutenção da vida no Planeta. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Reconhecer
que o ar existe, identificando fatores que constatem sua presença. Identificar
as substâncias que compõem a atmosfera e quais ciclos biogeoquímicos (ciclo
do nitrogênio, do oxigênio, do carbono e da água) que ocorrem em parte na
atmosfera. Distinguir as diferentes camadas da atmosfera, identificando
as características específicas de cada uma delas. |
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 1 TEMA: Camada de ozônio e
regulação da temperatura do planeta ETAPA 1: Levantamento dos
conhecimentos prévios Comece com uma conversa informal com os alunos para sondar os
conhecimentos referentes a camada de ozônio. Faça perguntas como: Qual a
importância da camada de ozônio para os seres vivos? Pergunte também se eles
já ouviram falar da radiação ultravioleta e quais efeitos que a radiação UVB
pode provocar nos seres humanos, ou ainda, se eles sabem o que está
acontecendo com a camada de ozônio. ETAPA 2: Aprofundando
no tema Para compreender melhor faça a leitura compartilhada com os
alunos do texto “Camada de Ozônio” nas páginas 103 e 104 do livro Inspire Ciências
do 7º ano observando as imagens Em seguida assistam o vídeo sobre a camada de ozônio no link
abaixo. ETAPA 3: Mergulho no tema Trabalhar o tema “Pressão
atmosférica” de forma expositiva e abrindo espaço para as colocações dos
alunos. Utilizar como suporte as páginas 105 e 106 do livro didático "Inspire
Ciências.". Você também poderá, caso prefira, fazer a explanação do objeto
de conhecimento por meio de slides disponível no link a segui: https://pt.slideshare.net/JMCDINIS/presso-atmosfrica-50495239 ETAPA 4: Avaliação do
conhecimento Para sistematizar e consolidar os objetos de estudo explorados
durante a aula os alunos deverão copiar e responder a atividade do livro
Inspire Ciências página 107. AULA2 TEMA: Efeito estufa e
aquecimento global ETAPA 5: Levantamento dos
conhecimentos prévios Inicia aula propondo uma conversa com a turma para levantar seus
conhecimentos sobre o que é efeito estufa e aquecimento global. Nesse
momento, é pertinente conduzir o tema com questões norteadoras como: Vocês
sabem o que é efeito estufa? O que o provoca? Você acha que o efeito estufa
já existia antes do ser humano existir? Quais as consequências do efeito
estufa para o planeta e seres vivos? Nós podemos fazer alguma coisa para
minimizar os efeitos desse fenômeno? Para introduzir o tema, sugira que assistam o vídeo “Efeito
estufa: aquecendo a terra de forma natural”, disponível no link abaixo https://www.youtube.com/watch?v=WRJXjzX_TX4- . A seguir aborde o
tema disponível nas páginas 108 ,109, 110 e 111, ao mesmo tempo que abre
espaço para comentários feitos pelos alunos sobre o vídeo, aproveitando para
tirar dúvidas que venham a sugir. ETAPA 6: Verificação
de Aprendizagem Solicite aos alunos que realizem a atividade da página 115 do
livro didático Inspire Ciências, copiar e responder as questões 1, 2, 3, 4, 5
e 6. ETAPA 7: Mão na massa: Quer entender um pouco melhor esse aquecimento? Faça a
experiência abaixo: Material necessário: Dois copos com água, Papel alumínio, Caixa de sapato, Tesoura, Filme plástico. Passo a passo: 1. Forre o interior da caixa com papel alumínio; 2. Coloque um dos copos com água dentro da caixa; 3. Tampe a caixa com filme plástico; 4. Coloca o segundo copo e a caixa sobre a luz do sol ou sob a
luz de uma lâmpada acesa; 5. Após 10 minutos, abra a caixa e sinta com dedo qual dos dois
copos está com água mais quente O que acontece: Ao iluminar a caixa, a luz passa pelo filme e se
transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar se aquece e não
pode sair da Caixa por causa do filme plástico aumentando assim a temperatura
interna da Caixa. Por este motivo, água do copo que está dentro da caixa fica
mais quente que a do copo que está fora. AULA 3 Tema: Poluição do ar ETAPA 08:
Levantamento de Conhecimentos
Prévios Para
o início do conteúdo explore o conhecimento dos alunos através de um
levantamento dos conhecimentos prévios, e conversa informal acerca de que
outros problemas, além do aquecimento global, a poluição pode trazer. Procure
conduzir a conversa de modo que os alunos reflitam sobre os impactos da
poluição do ar na saúde. QUESTÃO DISPARADORA: Como a poluição do ar impacta na
saúde humana? Conduzir a conversa com os estudantes. ETAPA 09: Para
início de conversa: Disponibilize o link para introduzir o tema https://www.youtube.com/watch?v=_Fl-3ymbcA4 Retomar a discussão após a exibição do vídeo
“Poluição do Ar”. ETAPA 10: Aprofundando no Tema Momento
para esclarecer dúvidas sobre o objeto de conhecimento em estudo, fazer uma
aula dialogada para facilitar a compreensão, utilizar como suporte (para o
professor) 116 até a 119 do livro didático Inspire Ciências 7º ano. Professor
esse é o momento para dirimir quaisquer dúvidas que venham a aparecer. ETAPA 11: Hora do
Game Colocar
os conhecimentos em pratica com o quizz, disponível no link abaixo: https://wordwall.net/pt/resource/17686961/quiz-do-meio-ambiente AULA
4 Tema: Doenças veiculadas pelo ar ETAPA 12: Levantamento de Conhecimentos Prévios Para
o início do conteúdo explore o conhecimento dos alunos através de um
levantamento dos conhecimentos prévios, e conversa informal acerca de quais
doenças eles conhecem que são veiculadas pelo ar. QUESTÃO DISPARADORA: Quais
doenças você conhece que são veiculadas pelo ar? Conduzir a conversa com os
estudantes. ETAPA
13: Para início de
conversa: Disponibilize
o link https://www.youtube.com/watch?v=gaxlWX73s2s para
introduzir o tema “Doenças transmitidas pelo ar” Retomar
a discussão após a exibição do vídeo. ETAPA
14:
Aprofundando no Tema Momento para esclarecer dúvidas sobre o objeto de
conhecimento em estudo, fazer uma aula dialogada para facilitar a
compreensão, utilizar o livro didático página 121 do Livro Didático. Professor esse é o momento
para dirimir quaisquer dúvidas que venham a aparecer. ETAPA
15: Mão na massa Solicite
aos alunos que escolham 2 das doenças listadas na página 121 e realizem uma
pesquisa. AULA 06 Etapa 16: Levantamentos
de conhecimentos prévios Questão
disparadora: Como compensar suas emissões no transporte do dia a dia? ETAPA:17:
Correção da Atividade Etapa ETAPA18: Para
inicio de conversa Para introduzir o
conteúdo, fazer as seguintes perguntas aos alunos: . Qual o gás
resultante da combustão da queima do combustível? .Você
sabia que é possível medir o nível de emissões do seu carro e/ou dos seus trajetos? . Sabia também que existe formas de compensar suas emissões originadas em sua mobilidade
com veículos? Aproveite
o momento para realizar uma bela discussão sobre as duas maneiras possíveis e
simples para compensar suas emissões originadas na mobilidade com veículos
utilizando-se das árvores ou florestas. A primeira é você plantar árvores em
número suficiente que compensem as emissões estimadas dos seus trajetos. A
segunda é você ajudar proteger florestas ameaçadas, e que estão iminentes ao
desmatamento. Em ambos os casos, é preciso você quantificar quando emitiu ao
usar meios de transporte e também quantificar quando que arvores ou
florestas retiram de CO¬2 da atmosfera, através da fotossíntese e pelo crescimento
dessas árvores. Você pode utilizar-se das duas formas e, para saber como
fazer isto, vamos explicar bem suscintamente pra você aprender. A
primeira, você deverá compreender o nível de emissões do seu carro e/ou dos
seus trajetos. Depois, saber como quantificar a equivalência das emissões que
deverão ser sequestradas pela fotossíntese durante o crescimento de árvores.
Por fim, como fazer para plantar arvores? Quais suas alternativas? A
segunda já é mais complexa, pois caso você não seja proprietário de uma
floresta ameaçada ou de terra para planta-las, deverá encontrar organizações
que controlam florestas (públicas ou privadas) e avaliar se tais organizações
tem mecanismos para você interagir e auxiliar no cumprimento das leis e
também na condução de conservação, proteção ou manejo florestal sustentável.
Existem muitas organizações que fazem isso. ETAPA 19: Estudo de causa Apresentar o
gráfico e avaliar o aumento da quantidade de dióxido de
carbono na atmosfera crescimento ao longo dos anos. Os dados mostram que a
quantidade desse gás aumentou ao longo dos anos, partindo de zero e chegando
até aproximadamente 3 ppm, ou seja, 3 partes por milhão. Além disso, observamos pelo gráfico
que a taxa de crescimento é de cerca de 0,5% ao ano. Figura 1 File:CO2
increase rate.png
ETAPA
20:
Para aprofundarmos nos conhecimentos sobre os impactos causados pela poluição
do dióxido de carbono. Peça para os alunos acessarem ao link e após leitura
do texto (Capitais brasileiras tem melhora na qualidade do ar durante a
quarentena) e relatarem através de um pequeno texto os motivos pelos quais
houve redução na poluição atmosférica nesse período. AULA 07 ETAPA
21: Leitura e Interpretação Oriente uma leitura compartilhada do texto na página 126 do
livro Inspire Ciências. ETAPA
22: Cálculo de dióxido de carbono É sempre importante você saber quanto você emite no seu
dia-a-dia. Se você aprender a calcular uma das suas emissões, como
transporte, com o tempo vai aprender as outras, tanto por curiosidade e
também fazendo contas simples sobre seu consumo das coisas corriqueiras, como
a gasolina. Da mesma forma, eventualmente poderá aprender a calcular emissões
para a atmosfera do seu consumo de energia elétrica, alimentos, produtos em
geral. Todas as atividades humanas, dos produtos, serviços, qualquer
envolvimento com energia, consomem e emitem algum nível de GEE. Tanto na
agricultura como na indústria, tudo consome energia e emite CO2.
Idealmente, toda atividade humana deverá ser responsável e capaz de informar
ao consumidor quando um dado produto ou serviços emite de GEE para a
atmosfera. Aqui vamos ensinar você a calcular sua
emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) gerados pelo consumo de combustíveis
fósseis do seu carro ou do carro que você usa quando transita pela cidade ou
estradas. Os cálculos são para carro à gasolina, o mais comum dos meios de
transporte individual nas cidades brasileiras. Também poderá ser feita a
estimativa para o uso de ônibus. Veja abaixo. Cálculo: Consumo diário de combustível – 10L
Massa de 1L de combustível – 900gr Para se saber quantos gramas de água e
gases poluentes são produzidos por esse carro, deve-se multiplicar 10L por
900gr = 9000 gramas de água e gases poluentes. Como o combustível produz
partes iguais de água e de gases poluentes, deve-se então dividir 9000 gramas
em duas metades, o que indicará que cada um desses carros produz diariamente
4500gr de água e 4500gr de gases poluentes. Link com
planilha com cálculos de emissão de dióxido de carbono http://esalqlastrop.com.br/capa.asp?pi=calculadora_emissoes ETAPA
23: Verificação de aprendizagem Solicitar aos alunos que respondam no caderno a atividade de
reflexão questões 1 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, página 127.
Fazer a correção da atividade antes do término da aula. Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas. |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (107,114,115,120,123,126,127,
131,133) ( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário