Sequência 8 Ciências 7º Ano

 

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas Facetas do Consumo

Subtema: O consumo consciente para evitar a poluição do ar

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: Camada de ozônio e regulação da temperatura do planeta; Poluição do ar e doenças veiculadas; Cálculo referente ao Dióxido de Carbono liberado pelos automóveis, poluindo o ar.

Ano: 7º                                          Período:    02 a 14/08                           Nº de Aulas: 07

HABILIDADES

(EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. (EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro. (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação. (EF07CI07IT) Descrever e explicar modelos que representem a relação entre os fenômenos naturais que provocam o aumento natural da temperatura na Terra e compreender de como a intervenção humana pode alterar artificialmente o efeito estufa, provocando mudanças no clima.  (EF07CI09BA) Construir argumentos sobre o efeito estufa associando estes fenômenos a origem da vida e manutenção da vida no Planeta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  

Reconhecer que o ar existe, identificando fatores que constatem sua presença. Identificar as substâncias que compõem a atmosfera e quais ciclos biogeoquímicos (ciclo do nitrogênio, do oxigênio, do carbono e da água) que ocorrem em parte na atmosfera.

Distinguir as diferentes camadas da atmosfera, identificando as características específicas de cada uma delas.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 1

 TEMA: Camada de ozônio e regulação da temperatura do planeta

 ETAPA 1: Levantamento dos conhecimentos prévios

Comece com uma conversa informal com os alunos para sondar os conhecimentos referentes a camada de ozônio. Faça perguntas como: Qual a importância da camada de ozônio para os seres vivos? Pergunte também se eles já ouviram falar da radiação ultravioleta e quais efeitos que a radiação UVB pode provocar nos seres humanos, ou ainda, se eles sabem o que está acontecendo com a camada de ozônio.

ETAPA 2:  Aprofundando no tema

Para compreender melhor faça a leitura compartilhada com os alunos do texto “Camada de Ozônio” nas páginas 103 e 104 do livro Inspire Ciências do 7º ano observando as imagens

Em seguida assistam o vídeo sobre a camada de ozônio no link abaixo.

https://youtu.be/s9kxprENY4g

 ETAPA 3:  Mergulho no tema

  Trabalhar o tema “Pressão atmosférica” de forma expositiva e abrindo espaço para as colocações dos alunos. Utilizar como suporte as páginas 105 e 106 do livro didático "Inspire Ciências.". Você também poderá, caso prefira, fazer a explanação do objeto de conhecimento por meio de slides disponível no link a segui: https://pt.slideshare.net/JMCDINIS/presso-atmosfrica-50495239

ETAPA 4: Avaliação do conhecimento

Para sistematizar e consolidar os objetos de estudo explorados durante a aula os alunos deverão copiar e responder a atividade do livro Inspire Ciências página 107. 

AULA2

 TEMA: Efeito estufa e aquecimento global

 ETAPA 5: Levantamento dos conhecimentos prévios

Inicia aula propondo uma conversa com a turma para levantar seus conhecimentos sobre o que é efeito estufa e aquecimento global. Nesse momento, é pertinente conduzir o tema com questões norteadoras como: Vocês sabem o que é efeito estufa? O que o provoca? Você acha que o efeito estufa já existia antes do ser humano existir? Quais as consequências do efeito estufa para o planeta e seres vivos? Nós podemos fazer alguma coisa para minimizar os efeitos desse fenômeno?

Para introduzir o tema, sugira que assistam o vídeo “Efeito estufa: aquecendo a terra de forma natural”, disponível no link abaixo https://www.youtube.com/watch?v=WRJXjzX_TX4- . A seguir aborde o tema disponível nas páginas 108 ,109, 110 e 111, ao mesmo tempo que abre espaço para comentários feitos pelos alunos sobre o vídeo, aproveitando para tirar dúvidas que venham a sugir.

ETAPA 6: Verificação de Aprendizagem

Solicite aos alunos que realizem a atividade da página 115 do livro didático Inspire Ciências, copiar e responder as questões 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

ETAPA 7: Mão na massa:

Quer entender um pouco melhor esse aquecimento? Faça a experiência abaixo:

Material necessário: Dois copos com água, Papel alumínio, Caixa  de sapato, Tesoura, Filme plástico.

Passo a passo:

1. Forre o interior da caixa com papel alumínio;

2. Coloque um dos copos com água dentro da caixa;

3. Tampe a caixa com filme plástico;

4. Coloca o segundo copo e a caixa sobre a luz do sol ou sob a luz de uma lâmpada acesa;

5. Após 10 minutos, abra a caixa e sinta com dedo qual dos dois copos está com água mais quente

 

O que acontece: Ao iluminar a caixa, a luz passa pelo filme e se transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar se aquece e não pode sair da Caixa por causa do filme plástico aumentando assim a temperatura interna da Caixa. Por este motivo, água do copo que está dentro da caixa fica mais quente que a do copo que está fora.

AULA 3

Tema: Poluição do ar

 

ETAPA 08:  Levantamento de Conhecimentos Prévios

Para o início do conteúdo explore o conhecimento dos alunos através de um levantamento dos conhecimentos prévios, e conversa informal acerca de que outros problemas, além do aquecimento global, a poluição pode trazer. Procure conduzir a conversa de modo que os alunos reflitam sobre os impactos da poluição do ar na saúde.

QUESTÃO DISPARADORA: Como a poluição do ar impacta na saúde humana? Conduzir a conversa com os estudantes.

ETAPA 09:  Para início de conversa:

Disponibilize o link para introduzir o tema https://www.youtube.com/watch?v=_Fl-3ymbcA4

Retomar a discussão após a exibição do vídeo “Poluição do Ar”.

ETAPA 10: Aprofundando no Tema

Momento para esclarecer dúvidas sobre o objeto de conhecimento em estudo, fazer uma aula dialogada para facilitar a compreensão, utilizar como suporte (para o professor) 116 até a 119 do livro didático Inspire Ciências 7º ano.

Professor esse é o momento para dirimir quaisquer dúvidas que venham a aparecer.

ETAPA 11: Hora do Game

Colocar os conhecimentos em pratica com o quizz, disponível no link abaixo:

https://wordwall.net/pt/resource/17686961/quiz-do-meio-ambiente

AULA 4

 

Tema: Doenças veiculadas pelo ar

ETAPA 12: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Para o início do conteúdo explore o conhecimento dos alunos através de um levantamento dos conhecimentos prévios, e conversa informal acerca de quais doenças eles conhecem que são veiculadas pelo ar.

QUESTÃO DISPARADORA: Quais doenças você conhece que são veiculadas pelo ar? Conduzir a conversa com os estudantes.

 

ETAPA 13: Para início de conversa:

Disponibilize o link https://www.youtube.com/watch?v=gaxlWX73s2s

para introduzir o tema “Doenças transmitidas pelo ar”

Retomar a discussão após a exibição do vídeo.

 

ETAPA 14: Aprofundando no Tema

 

Momento para esclarecer dúvidas sobre o objeto de conhecimento em estudo, fazer uma aula dialogada para facilitar a compreensão, utilizar o livro didático página 121 do Livro Didático.

Professor esse é o momento para dirimir quaisquer dúvidas que venham a aparecer.

 

ETAPA 15: Mão na massa

 

Solicite aos alunos que escolham 2 das doenças listadas na página 121 e realizem uma pesquisa.

 

AULA 06

 Etapa 16: Levantamentos de conhecimentos prévios

Questão disparadora: Como compensar suas emissões no transporte do dia a dia?

ETAPA:17: Correção da Atividade Etapa

ETAPA18: Para inicio de conversa

Para introduzir o conteúdo, fazer as seguintes perguntas aos alunos:

. Qual o gás resultante da combustão da queima do combustível?

.Você sabia que é possível medir o nível de emissões do seu carro e/ou dos seus trajetos?

. Sabia também que existe formas de compensar  suas emissões originadas em sua mobilidade com veículos?

Aproveite o momento para realizar uma bela discussão sobre as duas maneiras possíveis e simples para compensar suas emissões originadas na mobilidade com veículos utilizando-se das árvores ou florestas. A primeira é você plantar árvores em número suficiente que compensem as emissões estimadas dos seus trajetos. A segunda é você ajudar proteger florestas ameaçadas, e que estão iminentes ao desmatamento. Em ambos os casos, é preciso você quantificar quando emitiu ao usar meios de transporte e também quantificar quando que arvores ou florestas retiram de CO¬2 da atmosfera, através da fotossíntese e pelo crescimento dessas árvores. Você pode utilizar-se das duas formas e, para saber como fazer isto, vamos explicar bem suscintamente pra você aprender.

A primeira, você deverá compreender o nível de emissões do seu carro e/ou dos seus trajetos. Depois, saber como quantificar a equivalência das emissões que deverão ser sequestradas pela fotossíntese durante o crescimento de árvores. Por fim, como fazer para plantar arvores? Quais suas alternativas?

A segunda já é mais complexa, pois caso você não seja proprietário de uma floresta ameaçada ou de terra para planta-las, deverá encontrar organizações que controlam florestas (públicas ou privadas) e avaliar se tais organizações tem mecanismos para você interagir e auxiliar no cumprimento das leis e também na condução de conservação, proteção ou manejo florestal sustentável. Existem muitas organizações que fazem isso.

ETAPA 19: Estudo de causa

Apresentar o gráfico e avaliar o aumento da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera crescimento ao longo dos anos. Os dados mostram que a quantidade desse gás aumentou ao longo dos anos, partindo de zero e chegando até aproximadamente 3 ppm, ou seja, 3 partes por milhão.

Além disso, observamos pelo gráfico que a taxa de crescimento é de cerca de 0,5% ao ano.

 

File:CO2 increase rate.png

Figura 1 File:CO2 increase rate.png

ETAPA 20: Para aprofundarmos nos conhecimentos sobre os impactos causados pela poluição do dióxido de carbono. Peça para os alunos acessarem ao link e após leitura do texto (Capitais brasileiras tem melhora na qualidade do ar durante a quarentena) e relatarem através de um pequeno texto os motivos pelos quais houve redução na poluição atmosférica nesse período.

https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/capitais-brasileiras-tem-melhora-na-qualidade-do-ar-durante-quarentena-28032020

AULA 07

ETAPA 21: Leitura e Interpretação

Oriente uma leitura compartilhada do texto na página 126 do livro Inspire Ciências.

ETAPA 22: Cálculo de dióxido de carbono

É sempre importante você saber quanto você emite no seu dia-a-dia. Se você aprender a calcular uma das suas emissões, como transporte, com o tempo vai aprender as outras, tanto por curiosidade e também fazendo contas simples sobre seu consumo das coisas corriqueiras, como a gasolina. Da mesma forma, eventualmente poderá aprender a calcular emissões para a atmosfera do seu consumo de energia elétrica, alimentos, produtos em geral. Todas as atividades humanas, dos produtos, serviços, qualquer envolvimento com energia, consomem e emitem algum nível de GEE. Tanto na agricultura como na indústria, tudo consome energia e emite CO2. Idealmente, toda atividade humana deverá ser responsável e capaz de informar ao consumidor quando um dado produto ou serviços emite de GEE para a atmosfera.

Aqui vamos ensinar você a calcular sua emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) gerados pelo consumo de combustíveis fósseis do seu carro ou do carro que você usa quando transita pela cidade ou estradas. Os cálculos são para carro à gasolina, o mais comum dos meios de transporte individual nas cidades brasileiras. Também poderá ser feita a estimativa para o uso de ônibus. Veja abaixo.

Cálculo: Consumo diário de combustível – 10L Massa de 1L de combustível – 900gr Para se saber quantos gramas de água e gases poluentes são produzidos por esse carro, deve-se multiplicar 10L por 900gr = 9000 gramas de água e gases poluentes. Como o combustível produz partes iguais de água e de gases poluentes, deve-se então dividir 9000 gramas em duas metades, o que indicará que cada um desses carros produz diariamente 4500gr de água e 4500gr de gases poluentes.

Link com planilha com cálculos de emissão de dióxido de carbono

http://esalqlastrop.com.br/capa.asp?pi=calculadora_emissoes

ETAPA 23: Verificação de aprendizagem

Solicitar aos alunos que respondam no caderno a atividade de reflexão questões 1 do livro didático Inspire Ciências 7º ano, página 127. Fazer a correção da atividade antes do término da aula.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (107,114,115,120,123,126,127, 131,133) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário