ESCOLA:
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PROFESSOR(A):
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ANO: 9º |
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OBJETIVO
DA ÁREA:
Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para
que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e
atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza
científica e tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e
participativos, a partir dos objetos de conhecimento trabalhados que devem
ser relevantes do ponto de vista social, cultural e científico, permitindo ao
estudante compreender, em seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a
natureza, mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a
realidade à sua volta. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS
DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e
vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe
possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica estabelecido
que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver
os cinco grandes domínios que são entendidos
como cinco macro competências, e em cada um deles
localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas
entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento com os
outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade: empatia,
respeito e confiança. Resiliência Emocional:
tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura ao novo:
curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE
CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando esses pressupostos, e
em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ciências da
Natureza – e, por consequência, o componente curricular de Ciências –, devem
garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas abaixo: 1. Compreender as Ciências da
Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como
provisório, cultural e histórico. 2. Compreender conceitos
fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como
dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de
modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas,
socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para
a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 3. Analisar, compreender e explicar
características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e
tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem
entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas
e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das
Ciências da Natureza. 4. Avaliar aplicações e implicações
políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para
propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles
relativos ao mundo do trabalho. 5. Construir argumentos com base em
dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o
respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza. 6. Utilizar diferentes linguagens e
tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das
Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. 7. Conhecer, apreciar e cuidar de
si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana,
fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das
Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8. Agir pessoal e coletivamente com
respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para
tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e
a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos,
democráticos, sustentáveis e solidários. |
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I
TRIMESTRE |
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UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): Matéria e
Energia. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Valores em pauta
aprendizagens significativas em sala de aula. Período: 01/03 a 07/04 |
Uma história de Lobato para a Ciência Leitura e Interpretação Produção Textual Valores em pauta: Ciência benevolente ou
malevolente? Fenômenos Físicos e Químicos Significados e inovações da Matéria Matéria, estados físicos
da matéria e propriedades da matéria. |
Saúde
Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Ciência
e Tecnologia Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) |
Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida
e para a vida!”. Período: 10/04 a 10/06 |
Por uma Matéria mais sustentável Estrutura da Matéria; Átomos; Modelos atômicos; Eletrosfera em camadas; Elementos Químicos; Classificação dos elementos químicos. Tabela Periódica Ligações
Químicas Reações Químicas Preservação da biodiversidade Corredores ecológicos: metas de conservação e importância. |
Saúde
Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Ciência
e Tecnologia |
HABILIDADES |
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(EF09CI01) Investigar as
mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base
no modelo de constituição submicroscópica. (EF09CI02)
Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações
químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas. (EF09CI03) Identificar modelos
que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de
moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. (EF09CI01IT) Relacionar a
disposição dos elementos químicos na Tabela Periódica com suas propriedades
atômicas, físicas ou químicas. (EF09CI01IT) Relacionar a disposição dos elementos químicos na
Tabela Periódica com suas propriedades atômicas, físicas ou químicas. (EF09CI02IT) Compreender as ligações químicas como resultantes
das interações eletrostáticas que associam átomos, íons e/ou moléculas, de
forma a dar maior estabilidade às substâncias. (EF09CI12)
Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da
biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de
unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e
as atividades a eles relacionadas. (EF09CI13)
Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas
ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de
consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. (EF09CI07IT) Justificar a importância dos corredores ecológicos
para a variabilidade genética e preservação da biodiversidade e do patrimônio
regional e nacional. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar dados a respeito da turma durante as primeiras
semanas diagnosticas, fazer sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Puxando
conversa, com o objetivo de conhecer o aluno no primeiro dia de aula; Relatos
de experiências; Apresentação do Componente Curricular; Tempestade de ideias
para desenvolver a escuta e o respeito entre os participantes; Para além das informações triviais como o nome e o
componente que leciona, o professor pode relacionar com gostos e
características mais pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias,
etc.) e pedir para que os alunos façam o mesmo. Feita as apresentações lança
outra proposta na qual todos devem dar suas ideias sobre o tema proposto. Por
exemplo, “Na sala de aula deve ter ........... para eu (aluno) conseguir ter
aprendizagem de qualidade! Peça que completem a frase
e escreva no caderno até o momento de ouvi-los, durante a socialização o
professor deverá anotar no quadro, quantas vezes a palavra aparecer. Indagar os alunos sobre as expectativas para aprender Ciências (o que
aprender, como aprender, pra quê aprender), utilizar 3 caixinhas para acolher
cada resposta. Fazer uma dinâmica com experimento para aguçar a curiosidade
dos alunos, primeira experiência relacionando a abertura dos mesmos ao ensino
de Ciências. Dinâmica do palito de fósforo, peça que observem o que acontece
com o fogo nas duas posições (durabilidade do fogo, tamanho da chama e
facilidade em se manter), acolha as respostas, em seguida indague-os: Faça de
conta que o fogo representa o conhecimento. Em qual palito o conhecimento foi
maior? Se você fosse o palito de fósforo qual gostaria de ser? Quanto você
está aberto ao ensino de Ciências? Pesquisa sobre: título “A química por trás de um palito de fósforo
em chamas”. Leitura e interpretação com sensibilização e levantamento de
conhecimentos prévios sobre o texto “Comichões
Científicas”, da obra Serões de Dona Benta (Física e Astronomia) de
Monteiro Lobato. Debate sobre valores com base nos textos trabalhados. Sondagem
dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas,
leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações
problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e
interpretação de textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo;
Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses; Aula expositiva
utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de
slides abordando os temas estudados; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra
primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento
estudado nos textos do livro didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para
cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna
sobre os objetos de conhecimento, em seguida acrescentar o tópico “Como
descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no
caderno; Confecção de mapas mentais e conceituais; Representação de esquemas, gráficos, charges e
histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas propostos,
diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;
Produção de poemas, poesias e paródias; Experimentos demonstrando fenômenos
físicos e químicos; Construção de modelos atômicos comestíveis; Leitura e
interpretação dos textos “Memórias de uma infância química” e “Curiosidades da
Origem da Química e Alquimia”; Experimentos
sobre mudanças de estados físicos da matéria e transformações químicas;
Confecção da tabela periódica. |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de conceitos,
entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional,
distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante.
Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular. É necessário, ao
definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação
sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de
habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em
etapas posteriores. Por isso, os
alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o
processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados
apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de
estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem,
como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante
as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o
feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já
realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os
alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas:
resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes
fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A
avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os
alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem
feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do
Componente Curricular, para detectar informações acerca das habilidades
desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios.
Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da
participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de
vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação
de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de
cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos
durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto
avaliação, entre outros. Assim sendo
os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação. |
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II
TRIMESTRE |
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UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Matéria e
Energia. Vida e Evolução |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Consumidor consciente,
empreendedor eficiente. Período: 12/06 a 04/08 Leitura
e escrita em movimento Período: 07/08 a 01/09 |
Consumidor consciente +
informação = Direito à informação ao consumidor: Transgênicos. Hereditariedade Divisão celular e transmissão dos
genes na reprodução. O trabalho de Mendel. Algumas
anomalias genéticas. Biotecnologia (transgênicos,
projeto genoma e clonagem). Ideias
evolucionistas Origem
da Vida A
luta pela sobrevivência dos seres vivos e os recursos limitados. As
ideias de Darwin e Lamarck Seleção natural e artificial. Radiações e suas aplicações na
saúde. Ondas e utilização, ondas mecânicas e
eletromagnéticas; Som e características; Aplicações das ondas (medicina e
telecomunicações). Uso responsável de aparelhos eletrônicos; Efeitos biológicos
das radiações. |
Saúde Ciência
e Tecnologia Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) Educação
para o consumo Saúde Ciência
e Tecnologia Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) Meio
Ambiente (Educação Ambiental) |
HABILIDADES
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(EF09CI08) Associar os gametas
à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre
ancestrais e descendentes. (EF09CI09) Discutir as ideias
de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação),
considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de
características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI04IT) Associar a
possibilidade de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a
diferenciação celular com inclusão social de indivíduos. (EF09CI10) Comparar as ideias
evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e
históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua
importância para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11) Discutir a evolução
e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as
variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. (EF09CI01BA) Discutir as explicações formuladas
em diferentes épocas, culturas e civilizações sobre a origem da vida no
Planeta Terra. (EF09CI02BA) Produzir evidências para questionar
a validade da geração espontânea por meio da história da ciência. (EF09CI03BA) Identificar e se posicionar sobre
as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra (EF09CI05IT) Compreender os mecanismos e a
importância de selecionar características desejáveis em animais e plantas de
interesse econômico e ambiental. (EF09CI06IT) Reconhecer que a mutação pode gerar o aparecimento de
características que sejam favoráveis ou não a sobrevivência de um indivíduo
implicando no processo evolutivo. (EF09CI04) Planejar e executar
experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela
composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está
relacionada também à cor da luz que o ilumina. (EF09CI05) Investigar os
principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som,
assim como a transmissão e recepção de dados da internet que revolucionaram o
sistema de comunicação humana. (EF09CI06) Classificar as
radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações,
discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone
celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc. (EF09CI07) Discutir o papel do
avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio
X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças
(radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.). (EF09CI08IT) Identificar e analisar como as
grandes plantações de eucalipto no extremo sul baiano, a compactação do solo
ocasionada pela agropecuária, a caça predatória não subsistencial, retirada
da cobertura ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e extrativismo de areia,
configuram problemas ambientais. (EF09CI03IT) Destacar a importância do uso responsável de aparelhos
eletrônicos (celulares, tablets, TV, etc) e prejuízos advindos da utilização
excessiva para a saúde física, mental e social da criança e adolescente. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Projeção de
slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de
experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em
relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Aula dialogada e
expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Aula expositiva
utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de
slides abordando os temas estudados; Usar a
brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos
saber? O que aprendemos?),
com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem
para cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Elaboração
de cartazes sobre vacinas e soros; Representação de esquemas, gráficos,
charges e histórias em quadrinhos relacionados a vacinação; Reescrita de
texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas
em formato de seminários; Pesquisa e
seminário sobre alimentos transgênicos; Pesquisa e
seminário sobre biotecnologia; Extraindo DNA da
banana; Construindo
modelo de cromossomos utilizando materiais de sucata; Vídeos
informando sobre os principais cientistas envolvidas nas descobertas acerca
da evolução; Atividade
prática utilizando pinças trabalhando seleção natural; Estudo de Casos; Pesquisa dirigida sobre radiações e seus usos em medicina,
agricultura, indústria e artes (radiografia, gamagrafia e tomografia); Experimentos que relacionados as ondas e
utilização, ondas mecânicas e eletromagnéticas, som e características; Textos
informativos e reflexivos sobre o uso responsável de aparelhos eletrônicos. Campanhas
alertando sobre o uso constante do celular. |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao
definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação
sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de
habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em
etapas posteriores. Por isso, os
alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o
processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados
apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de
estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem,
como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante
as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback
necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou.
“Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a
pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver
problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e
aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa
no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas
apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor
quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor
trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento,
sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos
e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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III
TRIMESTRE |
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UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Terra e
Universo. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura
e escrita em movimento Período: 03 a 30/09 |
Tecnologia para uma Colonização Espacial; Composição, estrutura e localização do
Sistema Vida
humana fora da Terra. |
Ciência
e Tecnologia Meio
Ambiente |
Territorialidade,
identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da
Bahia. Período: 02/10 a 24/11 |
Problemas Ambientais em
Itamaraju gerados pela exploração dos Recursos naturais. |
Ciência
e Tecnologia Meio
Ambiente Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) Saúde |
HABILIDADES |
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(EF09CI15) Relacionar
diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou
do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça,
mito, orientação espacial e temporal etc.). (EF09CI16) Selecionar
argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com
base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas
distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e
interestelares. (EF09CI17) Analisar o
ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das
etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse
processo no nosso planeta. (EF09CI04BA) Coletar e
interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser
humano. (EF09CI08IT) Identificar e analisar como as grandes plantações de eucalipto no
extremo sul baiano, a compactação do solo ocasionada pela agropecuária, a
caça predatória não subsistencial, retirada da cobertura ciliar do entorno do
Rio Jucuruçu e extrativismo de areia, configuram problemas ambientais. (EF09CI09IT) Investigar o modo de vida, costumes e ensinamentos dos povos originários e tradicionais de Itamaraju que possibilitam a
conservação da natureza, o tratamento de doenças a partir das plantas da
floresta, o uso sustentável de recursos naturais, e, entender como os
indígenas colaboram com o equilíbrio de biomas e ecossistemas brasileiros.
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METODOLOGIA |
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Sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Leitura
compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de
textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Análise de
gráficos e construção de tabelas; Reprodução de mapas conceituais e mapas
mentais; Aula expositiva
utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de
slides abordando os temas estudados; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Usar a
brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do livro
didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos
saber? O que aprendemos?),
com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem
para cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida acrescentar
o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar
que reproduzam no caderno; Usar a
brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; Construção de
protótipo de foguete, com lançamento e apresentação de curiosidades sobre
esse instrumento; Aulas de campo nas margens dos principais rios que banham a cidade; Aula de campo no Parque Nacional do Descobrimento, orientada com uso de
relatório e registros fotográficos; Debate regrado sobre os principais problemas ambientais que afetam
nossa cidade. |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao
definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação
sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de
habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em
etapas posteriores. Por isso, os
alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o
processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados
apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de
estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem,
como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante
as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o
feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já
realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os
alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas:
resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes
fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A
avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os
alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem
feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do
Componente Curricular. Para detectar informações acerca das habilidades
desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios
Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da
participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de
vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação
de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de
cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos
durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto
avaliação, entre outros. Assim sendo
os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente
satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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OBSERVAÇÕES: as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem
de objeto de conhecimento trabalhados. |
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