4ª Sequência 8º Ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Sexualidade
 
Unidade Temática: Vida e Evolução   
Objetos de Conhecimento: Métodos contraceptivos, gravidez, gravidez precoce, DSTs e ISTs.
Ano: 8º                          Período: 24/08  a 04/09                              Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF08CI14) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). (EF08CI16) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
(EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DSTs (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. (EF08CI10.1) Identificar os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar as principais características das ISTs mais comuns no Brasil e no mundo. Apoiar o uso de preservativos e desenvolver o respeito às pessoas portadoras de ISTs.
Debater com os alunos adolescentes sobre a sexualidade e valorização do sexo. Evidenciar o problema gerado por uma gravidez precoce, as doenças sexualmente transmissíveis, oportunizando condição para um melhor entendimento sobre o assunto.  Discutir entre os alunos problemas gerados com a evasão escolar devido a gravidez precoce.  Evidenciar o problema em roda de bate papo, com intuito de resgatar a autoestima, romper com o modismo midiático.



ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
AULA 01
Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios
Leitura da reportagem: Jovens sabem prevenir DSTs e gravidez, mas só 31% se protegem
Disponível no link abaixo.
Converse com os estudantes sobre a situação abordada na notícia. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos. Como sugestão, você poderá usar questões como:

·         A cada ano, aumentam os números de diagnósticos de ISTs (Infecção Sexualmente Transmissíveis). Você saberia dizer qual a causa?
·         Todas as ISTs têm cura?
·         Será que mesmo não fazendo sexo corremos o risco de contrair algumas ISTs?
·         Qual o maior problema do jovem procurar informações sobre sexo na internet?

Etapa 02: Aprofundando no Tema
Como sugestão para você aprofundar seus conhecimentos sobre ISTs. Assista o vídeo, leia a reportagem e faça anotações, pois irá precisar das mesmas para responder a atividade abaixo.
https://youtu.be/Qyt-3WQaH3Y (Reportagem Você e o doutor)

1-      Vocês acabaram de conhecer as principais doenças sexualmente transmissíveis. Além de todas serem transmitidas através do ato sexual, vocês encontraram alguma outra semelhança entre elas? Quais? E quais as principais diferenças?

2-      Diante do que leram, qual é a principal forma de prevenção que deve ser utilizada?
3-      A transmissão de IST no Brasil continua em constante crescimento e isso é um péssimo índice para o nosso país. No entanto, como devemos lidar com as pessoas infectadas por alguma dessas doenças?
4-              Você acredita que essas pessoas possam sofrer algum tipo de preconceito e/ou exclusão?
5-O que deve ser feito para evitar que pessoas portadoras de alguma IST sofram com sua condição?
AULA 02
Etapa 03: Correção da atividade da etapa 2
Etapa 04: Debate
Jovens sabem prevenir DSTs e gravidez, mas só 31% se protegem
Estimule uma revisão dos conhecimentos construídos . Através de um debate, evidencie aos estudantes a importância da prevenção e que portadores de alguma IST não devem sofrer nenhum tipo de preconceito.
Indicação de Vídeo: https://youtu.be/lpErfw79npc

ATENÇÃO PROFESSOR: é importante você alertar seus alunos para a atualização e a troca de nomenclatura de DST para IST (Infecção Sexualmente Transmissível). A nova denominação é uma das atualizações da estrutura regimental do Ministério da Saúde por meio do pelo Decreto nº 8.901/2016 publicada no Diário Oficial da União em 11.11.2016, Seção I, páginas 03 a 17.
Etapa 05: Verificação da Aprendizagem
Leitura das páginas 98 a 101 para realizar a atividade da página 105 (item 3).
Etapa 06: Métodos Contraceptivos
Trabalhar as páginas 101 a 104 do livro Inspire Ciências, 8º ano, através de discussão junto com o professor em aula sincrona a partir de aula em tempo real.

Etapa 07: Leitura e Interpretação
Fazer a leitura do texto” A evolução do preservativo masculino” página 106 do livro didático. Responder as questões de 1 a 4 e os itens 1, 2, 3 e 4 da página 105.

AULA 03
Etapa 08: Correção de Atividade
Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas.
Etapa 09: Resumo
Pesquisa dirigida sobre DSTs, preenchendo tabela resumo disponibilizada no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br. , para tanto utilize como fonte o livro didático páginas 98 a 101, e/ou vídeos disponíveis nos links abaixo.

AULA 04

Etapa 10: Discutir para Prevenir
Fazer a leitura do texto abaixo, em seguida responder as questões no caderno, anotar as respostas de interpretação, refletir e se possível, socializar com os demais. 
HISTÓRIA DE MARINA
Marina tem 14 anos é filha mais nova, em uma família de dois irmãos. Sua mãe é costureira em uma grande fábrica de boné da cidade onde trabalha o dia todo; à noite, sempre encontra um tempinho para dialogar com os filhos. O pai também trabalha o dia todo. Quando terminou o 9 ano, Marina foi com a família de sua prima passar férias no Rio de Janeiro. Era a primeira vez que viajava sozinha, sem a família, portanto a mãe fez muitas recomendações, mesmo confiando na filha e na educação sexual que deu em casa. A cidade é maravilhosa com muito sol, praia, calor, gente bonita e Marina sentia estar vivendo a melhor fase de sua vida. Teve mais certeza ainda quando conheceu César, um gaúcho de Pelotas, com 19 anos, lindo de viver. O namoro logo começou, passado alguns dias César convidou Marina para ir até sua casa onde estava hospedado na praia do Leblon, onde poderia ficar juntos, sozinhos e sem perturbação. Marina ponderou, mas resolveu aceitar. Estava apaixonada, sentia preparada para iniciar a vida sexual. Quando chegou a casa de César, teve certeza que ia rolar a relação amorosa. O ambiente era agradável, César estava romântico, logo começou os beijos e abraços. Um dado momento Marina disse que era virgem, que não tomava anticoncepcional e que não queria engravidar. César acalmou-a. Marina lhe falou sobre as informações que sua mãe sempre passava sobre o uso da camisinha por causa da AIDS, da gravidez... César lhe respondeu nervoso: “transar com camisinha é o mesmo que chupar bala com papel”. Também afirmou não ser gay nem drogado. Não coloco camisinha de jeito nenhum! Marina hesitou, porém topou transar sem prevenção alguma. As férias terminaram Marina voltou para casa. Ficavam horas lembrando-se daquela tarde de amor, ia escrevendo lindas cartas de amor para César. Por sua vez, César, também lhe escrevia. Depois de dois meses, Marina percebeu que algo estava errado, tinha enjoos sua menstruação estava atrasada. Ficou desesperada. “Meu Deus e se eu estiver grávida? Pensou” 27 A mãe de Marina percebeu que ela estava aflita. Nem parecia aquela garota que voltaram feliz e apaixonada das férias. À noite quando retornou do trabalho, foi até o quarto da filha e perguntou a mesma o que estava acontecendo. Quando Marina contou, sua mãe ficou desesperada lhe disse: eu te orientei porque não tomou cuidado? No outro dia foram ao médico que confirmou a gravidez
Questões propostas sobre o texto:
  1. Quem teria que pensar na contracepção? César ou Marina?
  2. . Imaginem como seria o diálogo entre os dois sobre contracepção?
  3. . Como eles poderiam se prevenir?
  4. . Na primeira relação amorosa a menina pode engravidar?
  5. . O que você acha sobre a atitude de César quando Marina pediu para ele usar camisinha?
  6. . A atitude da mãe da Marina foi correta?
  7. . O que vocês acham que Marina sentiu quando soube da gravidez?
  8. . Que outras opções Marina teriam?
  9. . Na opinião do grupo qual será a atitude de César quando souber da gravidez de Marina?
  10. . E o pai de Marina como vai receber a notícia?
Etapa 11: Correção
Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas.

Aula 05
Etapa 12: Falando sobre a  gravidez na adolescência (https://youtu.be/lpErfw79npc),  utilize também o livro Inspire, páginas 95 e 97.
Sugestão: slides sobre “ Juventude e Gravidez” disponibilizado por e-mail e WhatsApp.
Etapa 13: Mais respeito por favor!
Leitura e Produção Artística: Em aula síncrona ou assíncrona fazer a leitura, interpretação e a atividade do poema disponível nas páginas 108 e 109 do livro Inspire Ciências, porém, as questões deverão ser adaptadas para resolução individual. Na próxima aula apresentarão ao professor ou enviarão os trabalhos artísticos através de fotos ou vídeos.

AULA 06
Etapa 14: Correção das questões da aula anterior.
Etapa 15: Leitura e Interpretação
Fazer a leitura do texto abaixo, em seguida responder as questões no caderno, anotar as respostas de interpretação, refletir e se possível, socializar com os demais. 
HISTÓRIA DE MARA
Mara reprovou dois anos seguidos. Quando chegava ao portão da escola pensava: “Nossa o que venho fazer aqui?” De manhã era normal discutir com o namorado por que queria deixar de ir às aulas. E deixou mesmo. Algum tempo depois ficou grávida. Tinha 17 anos e o 9 ano incompleto. Não tinha estudos, nem trabalho, reconhece hoje, arrependida por ter abandonado a escola precocemente. A gravidez foi resultado de um descuido, pois a cartelinha da pílula acabou, a compra da outra sempre foi adiada todos os dias. Mara sempre era avisada pelo namorado que isto era errado, podia resultar em uma gravidez. Dois anos depois do nascimento do filho, Mara irá fazer um estágio remunerado como camareira de um hotel. O seu ganho ajuda a sustentar a casa, pois seu namorado está desempregado. Até agora o único trabalho que conseguiu era de diarista. Mara parece ser o perfil que os especialistas consideram que ocorre com boa parte das mães adolescentes atualmente quando engravidam, abandonam a escola, não consegue emprego seguro por não ter qualificação.
Questões propostas sobre o texto:
  1. Será que Mara, pensou na contracepção de forma correta?
  2. . Quais métodos contraceptivos poderiam ser utilizados por ela?
  3. . A menina pode engravidar sem usar nenhum método contraceptivo apenas transando?
  4. . Qual sua opinião sobre Mara abandonar os estudos?
  5. . Você acha que Mara teve que interromper seu projeto de vida por causa da gravidez?
  6. . Quando, se tem filho pode recusar trabalho. Mesmo que seja pouco remunerado? Por quê?
Etapa 15: Mão na Massa
Assista o vídeo, leia a reportagem e faça suas anotações, pois irá precisar das mesmas ao decorrer da atividade.
Com base na aprendizagem desenvolvida a partir do vídeo e reportagem, solicite aos alunos que façam uma paródia sobre gravidez na adolescência e em seguida produzam um pequeno vídeo cantando a paródia, e, enviem ao professor. (peça que usem a criatividade tanto para a paródia quanto para o vídeo).

   
RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (105,106,108 e 109) 
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        



Nenhum comentário:

Postar um comentário