SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
|
|
Tema: Sexualidade
|
Unidade Temática: Vida e Evolução
|
Objetos de Conhecimento: Métodos contraceptivos, gravidez, gravidez precoce, DSTs e
ISTs.
|
|
Ano:
8º Período: 24/08 a 04/09 Nº de Aulas: 6
|
|
HABILIDADES
|
|
(EF08CI14) Comparar o modo de
ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a
necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do
método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de
Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). (EF08CI16) Selecionar argumentos
que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica,
sociocultural, afetiva e ética).
(EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos
de transmissão e tratamento de algumas DSTs (com ênfase na AIDS), e discutir
estratégias e métodos de prevenção. (EF08CI10.1) Identificar os métodos
contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em Itamaraju e
discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses
métodos.
|
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
|
Identificar as principais características das ISTs
mais comuns no Brasil e no mundo.
Apoiar o uso de preservativos e desenvolver o
respeito às pessoas portadoras de ISTs.
Debater com os alunos adolescentes sobre a sexualidade e
valorização do sexo. Evidenciar o problema gerado por uma gravidez precoce,
as doenças sexualmente transmissíveis, oportunizando condição para um melhor
entendimento sobre o assunto. Discutir
entre os alunos problemas gerados com a evasão escolar devido a gravidez
precoce. Evidenciar o problema em roda
de bate papo, com intuito de resgatar a autoestima, romper com o modismo
midiático.
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
|
AULA 01
Etapa 01: Levantamento de
Conhecimentos Prévios
Leitura da reportagem: Jovens sabem prevenir DSTs e gravidez, mas só 31% se protegem
Disponível no link abaixo.
Converse com os estudantes sobre a situação abordada na
notícia. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos. Como
sugestão, você poderá usar questões como:
·
A cada ano, aumentam os números de diagnósticos de ISTs
(Infecção Sexualmente Transmissíveis). Você saberia dizer qual a causa?
·
Todas as ISTs têm cura?
·
Será que mesmo não fazendo sexo corremos o risco de contrair
algumas ISTs?
·
Qual o maior problema do jovem procurar informações sobre sexo na internet?
Etapa 02: Aprofundando no Tema
Como sugestão para você aprofundar seus
conhecimentos sobre ISTs. Assista o vídeo, leia a reportagem e faça
anotações, pois irá precisar das mesmas para responder a atividade abaixo.
https://books.google.com.br/books?id=OJL9AwAAQBAJ&pg=PT5&dq=dst&hl=pt- BR&sa=X&ved=0ahUKEwi3tY_6_6PbAhVBfpAKHVRkCDsQ6AEINDAE#v=onepage&q=ds
t&f=false
1-
Vocês
acabaram de conhecer as principais doenças sexualmente transmissíveis. Além
de todas serem transmitidas através do ato sexual, vocês encontraram alguma
outra semelhança entre elas? Quais? E quais as principais diferenças?
2-
Diante do
que leram, qual é a principal forma de prevenção que deve ser utilizada?
3-
A
transmissão de IST no Brasil continua em constante crescimento e isso é um
péssimo índice para o nosso país. No entanto, como devemos lidar com as
pessoas infectadas por alguma dessas doenças?
4-
Você
acredita que essas pessoas possam sofrer algum tipo de preconceito e/ou exclusão?
5-O que deve ser feito para evitar que pessoas
portadoras de alguma IST sofram com sua condição?
AULA 02
Etapa 03: Correção da atividade
da etapa 2
Etapa 04: Debate
Jovens sabem prevenir
DSTs e gravidez, mas só 31% se protegem
Estimule uma revisão dos conhecimentos
construídos . Através de um debate, evidencie aos estudantes a importância da
prevenção e que portadores de alguma IST não devem sofrer nenhum tipo de
preconceito.
Indicação de Vídeo:
https://youtu.be/lpErfw79npc
ATENÇÃO PROFESSOR: é importante você alertar seus
alunos para a atualização e a troca de nomenclatura de DST para IST (Infecção
Sexualmente Transmissível). A nova denominação é uma das atualizações da
estrutura regimental do Ministério da Saúde por meio do pelo Decreto nº
8.901/2016 publicada no Diário Oficial da União em 11.11.2016, Seção I,
páginas 03 a 17.
( http://www.aids.gov.br/pt-br/noticias/departamento-passa-utilizar-nomenclatura-ist-no-lugar-de- dst )
Etapa 05: Verificação da Aprendizagem
Leitura das páginas 98 a 101 para realizar a atividade da página 105
(item 3).
Etapa 06: Métodos
Contraceptivos
Trabalhar as
páginas 101 a 104 do livro Inspire Ciências, 8º ano, através de discussão
junto com o professor em aula sincrona a partir de aula em tempo real.
Etapa 07: Leitura e
Interpretação
Fazer a
leitura do texto” A evolução do
preservativo masculino” página 106 do livro didático. Responder as
questões de 1 a 4 e os itens 1, 2, 3 e 4 da página 105.
AULA 03
Etapa 08: Correção
de Atividade
Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e
socialização das respostas.
Etapa 09: Resumo
Pesquisa
dirigida sobre DSTs, preenchendo tabela resumo disponibilizada no e-mail da
turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br. , para
tanto utilize como fonte o livro didático páginas 98 a 101, e/ou vídeos
disponíveis nos links abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=S2ir6KGfML8 https://www.youtube.com/watch?v=DDW0tVl0yGI
https://www.youtube.com/watch?v=xxK87oC12ao
https://www.youtube.com/watch?v=H6AcZxKISqw
AULA 04
Etapa 10: Discutir
para Prevenir
Fazer a leitura do texto abaixo, em seguida responder as
questões no caderno, anotar as respostas de interpretação, refletir e se
possível, socializar com os demais.
HISTÓRIA DE MARINA
Marina tem 14 anos é filha mais nova, em uma família de
dois irmãos. Sua mãe é costureira em uma grande fábrica de boné da cidade
onde trabalha o dia todo; à noite, sempre encontra um tempinho para dialogar
com os filhos. O pai também trabalha o dia todo. Quando terminou o 9 ano,
Marina foi com a família de sua prima passar férias no Rio de Janeiro. Era a
primeira vez que viajava sozinha, sem a família, portanto a mãe fez muitas
recomendações, mesmo confiando na filha e na educação sexual que deu em casa.
A cidade é maravilhosa com muito sol, praia, calor, gente bonita e Marina
sentia estar vivendo a melhor fase de sua vida. Teve mais certeza ainda
quando conheceu César, um gaúcho de Pelotas, com 19 anos, lindo de viver. O
namoro logo começou, passado alguns dias César convidou Marina para ir até
sua casa onde estava hospedado na praia do Leblon, onde poderia ficar juntos,
sozinhos e sem perturbação. Marina ponderou, mas resolveu aceitar. Estava
apaixonada, sentia preparada para iniciar a vida sexual. Quando chegou a casa
de César, teve certeza que ia rolar a relação amorosa. O ambiente era
agradável, César estava romântico, logo começou os beijos e abraços. Um dado
momento Marina disse que era virgem, que não tomava anticoncepcional e que
não queria engravidar. César acalmou-a. Marina lhe falou sobre as informações
que sua mãe sempre passava sobre o uso da camisinha por causa da AIDS, da
gravidez... César lhe respondeu nervoso: “transar com camisinha é o mesmo que
chupar bala com papel”. Também afirmou não ser gay nem drogado. Não coloco
camisinha de jeito nenhum! Marina hesitou, porém topou transar sem prevenção
alguma. As férias terminaram Marina voltou para casa. Ficavam horas
lembrando-se daquela tarde de amor, ia escrevendo lindas cartas de amor para
César. Por sua vez, César, também lhe escrevia. Depois de dois meses, Marina
percebeu que algo estava errado, tinha enjoos sua menstruação estava
atrasada. Ficou desesperada. “Meu Deus e se eu estiver grávida? Pensou” 27 A
mãe de Marina percebeu que ela estava aflita. Nem parecia aquela garota que
voltaram feliz e apaixonada das férias. À noite quando retornou do trabalho,
foi até o quarto da filha e perguntou a mesma o que estava acontecendo.
Quando Marina contou, sua mãe ficou desesperada lhe disse: eu te orientei
porque não tomou cuidado? No outro dia foram ao médico que confirmou a
gravidez
Questões propostas sobre o texto:
Etapa 11: Correção
Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e
socialização das respostas.
Aula 05
Etapa 12: Falando sobre a gravidez na adolescência (https://youtu.be/lpErfw79npc), utilize também o livro Inspire,
páginas 95 e 97.
Sugestão: slides sobre “ Juventude e Gravidez”
disponibilizado por e-mail e WhatsApp.
Etapa 13: Mais respeito por favor!
Leitura e Produção Artística: Em aula
síncrona ou assíncrona fazer a leitura, interpretação e a atividade do poema
disponível nas páginas 108 e 109 do livro Inspire Ciências, porém, as
questões deverão ser adaptadas para resolução individual. Na próxima aula
apresentarão ao professor ou enviarão os trabalhos artísticos através de
fotos ou vídeos.
AULA 06
Etapa 14: Correção das questões da aula
anterior.
Etapa 15: Leitura e Interpretação
Fazer a leitura do texto abaixo, em seguida responder as
questões no caderno, anotar as respostas de interpretação, refletir e se
possível, socializar com os demais.
HISTÓRIA DE MARA
Mara reprovou dois anos seguidos. Quando chegava ao portão
da escola pensava: “Nossa o que venho fazer aqui?” De manhã era normal
discutir com o namorado por que queria deixar de ir às aulas. E deixou mesmo.
Algum tempo depois ficou grávida. Tinha 17 anos e o 9 ano incompleto. Não
tinha estudos, nem trabalho, reconhece hoje, arrependida por ter abandonado a
escola precocemente. A gravidez foi resultado de um descuido, pois a
cartelinha da pílula acabou, a compra da outra sempre foi adiada todos os
dias. Mara sempre era avisada pelo namorado que isto era errado, podia
resultar em uma gravidez. Dois anos depois do nascimento do filho, Mara irá
fazer um estágio remunerado como camareira de um hotel. O seu ganho ajuda a
sustentar a casa, pois seu namorado está desempregado. Até agora o único
trabalho que conseguiu era de diarista. Mara parece ser o perfil que os
especialistas consideram que ocorre com boa parte das mães adolescentes
atualmente quando engravidam, abandonam a escola, não consegue emprego seguro
por não ter qualificação.
Questões propostas sobre o texto:
Etapa
15: Mão na Massa
Assista o vídeo, leia a reportagem e faça suas anotações,
pois irá precisar das mesmas ao decorrer da atividade.
Com base na aprendizagem desenvolvida a partir do vídeo e
reportagem, solicite aos alunos que façam uma paródia sobre gravidez na
adolescência e em seguida produzam um pequeno vídeo cantando a paródia, e,
enviem ao professor. (peça que usem a criatividade tanto para a paródia
quanto para o vídeo).
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (105,106,108 e 109)
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário