7ª SD Cie 8º Ano 2024

  

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Subtema: Consumo consciente dos alimentos.

Unidades Temáticas: Matéria e energia

Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Energia do corpo, conceito de produção e funcionamento (desde a obtenção até a transformação para todas as partes do corpo); Sistema digestório; Como o corpo humano está organizando - Das células até os sistemas.

Ano: 8º                                         Período:   29/07 a 16/08                                           Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam. Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes. (EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer as estruturas que formam os níveis de organização do corpo humano e suas funções; Descrever a célula como menor unidade viva que executa todas as funções do organismo; Reconhecer os elementos necessários às funções vitais do corpo humano; Reconhecer os órgãos que fazem parte do sistema digestório, respiratório e circulatório e suas respectivas funções; Associar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos adquiridos em aula.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Como o corpo humano está organizado?

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

 Direcionar a discussão a partir das questões abaixo:

1. Como é o funcionamento do corpo humano?

2. Observe seu corpo! Se você tivesse o poder de vê-lo por dentro, como uma máquina de ultrassom, quais órgãos você identifica?

3. Qual é a função do coração? E dos pulmões?

4. Quais os órgãos responsáveis por fazer a digestão dos alimentos estudados na sequência anterior?

5.Você acha que é importante que os sistemas do corpo humano trabalhem em conjunto? Por quê?

Apenas acolha as respostas dos alunos, não se preocupa com acertos esse momento inicial é apenas sondagem.

Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min)

Recordar com os alunos o que diz a teoria celular. Ressaltar que as células são as menores unidades estruturais e funcionais dos seres vivos, em seguida, convide-os a assistir ao vídeo disponível no link abaixo, sobre Níveis de Organização do Corpo Humano, para aprofundar conhecimentos e entender de forma bastante clara o objeto em estudo, em seguida abra espaço para os comentários, complemente com informações esclarecendo as dúvidas, principalmente sobre os tecidos. Peça aos estudantes que elaborem algumas frases importantes apresentada no vídeo sobre organização dos seres vivos disponível no link abaixo.

https://youtu.be/J30IASFRMSI

Etapa 03: Mão na Massa I (20 min)

Direcionar e coordenar a atividade de produção artística. Sugira aos estudantes que façam um mapa mental sobre os níveis de organização do corpo humano, lembrando que o mapa mental é composto de gravuras ou desenhos, no caso eles utilizarão a segunda opção, em seguida discutir o que foi produzido para facilitar a compreensão e verificar a aprendizagem.

AULA 02

Tema: Alimentação e o Corpo Humano

Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min)

Levantamento de conhecimentos prévios a partir de “Questões Problematizadoras”, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado. Pedir aos alunos que anotem as questões no caderno e responder, depois socializar.

Quais funções nosso corpo desempenha? Por que precisamos quebrar os alimentos em partículas menores? Pergunte aos alunos se engolíssemos um pedaço de maçã, se ele conseguiria penetrar na parede do intestino (órgão responsável pela maior parte da absorção de nutrientes pelo corpo). O que deve acontecer com o alimento para que ele consiga passar por essa parede? É esperado que os estudantes saibam que quebrar os alimentos em pedaços menores permite que ele seja absorvido pelo intestino. Mas e depois de absorvido, o que acontece com o alimento? Essa pode ser sua próxima pergunta. Todas as células do nosso corpo precisam receber nutriente para funcionar corretamente. De que forma esse nutriente chega a cada uma dos trilhões de células do nosso corpo? Pergunte aos alunos, para onde o alimento vai assim que engolimos. O que acontece com ele neste local?

E depois, para onde o alimento vai e o que acontece com ele? Qual o sistema responsável por fazer a digestão? Quanto tempo leva para fazer a digestão? Onde começa a digestão?

Orientações: Levante essa questão com os alunos deixando que explore todas as possíveis situações ocorridas com o alimento ao ser ingerido. Conduza esse momento de modo que os alunos possam sentir-se livres para levantar conjecturas e elaborar hipóteses sem se preocupar com a precisão cientifica das ideias, diga que ao longo da aula, terão oportunidades para confirmar suas hipóteses. Explique aos alunos que esse é o momento de serem levantadas todas as ideias que tiverem sobre aquilo que ocorre com o alimento no organismo. Fale que neste momento não existe resposta certa ou errada, mas que todas as contribuições serão uteis. Acolha as respostas, mas antes de responderem oralmente, peça que registrem suas respostas no caderno.

Etapa 05: Aula expositiva (30 min)

Aproveitar as discussões acerca do tema levantado na etapa anterior, retomar que os sistemas atuam em conjunto de forma integrada. Comentar que a comparação do organismo a uma máquina é bem antiga.

Assista ao vídeo disponível no link abaixo para conhecer o processo de digestão em uma viagem dentro do nosso corpo. Após a execução do vídeo sobre digestão, abra para comentários, aproveite para esclarecer mais a respeito deste sistema (https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-digestivo.htm) .

https://youtu.be/ZtgcWbcIWy4  

 

AULA 03

TEMA: Sistema Digestório

Etapa 06: Mão na Massa II (20 min)

Agora utilize as imagens do sistema digestório do site Brasil Escola, disponível no link acima, para os estudantes reproduzirem no caderno e nomear cada parte. Será interessante utilizar Torso ou Mapa do Corpo Humano, caso a escola possua, ou, até mesmo uma impressão de pranchas disponíveis por WhatsApp. É importante que cada estudante conheça cada órgão.

Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Questão 1

O Sistema Digestório é formado por diversos órgãos que atuam no processo de transformação do alimento. Cada um desses órgãos apresenta uma série de ações que ajudam na digestão. A boca é considerada o início de todo o processo e onde são produzidas as glândulas salivares.

As glândulas salivares atuam no sistema digestório desenvolvendo a seguinte função:

a) Lubrificando do tubo digestório

 

b) Liberando substâncias que permitem a identificação dos sabores

 

c) Diluindo as substâncias nocivas dos alimentos para que não cheguem ao tubo digestório

 

d) Amolecendo os alimentos para entrada no tubo digestório

 

Questão 2

O esôfago é um dos órgãos que atuam no sistema digestório fazendo a ligação da faringe até o estômago.

Considerando seu papel no processo de digestão, assinale a alternativa que indica como o esôfago atua.

a) Através da liberação de ácidos

 

b) Através de movimentos peristálticos

 

c) Através do esfíncter que se mantém aberto

 

d) Através da ação de enzimas diluidoras do alimento

 

O Sistema Digestório é dividido em duas partes, sendo uma delas o tubo digestório e a outra o órgãos anexos. O tubo digestório por sua vez é dividido em três partes: alto, médio e baixo.

Assinale a alternativa que indica quais são os órgãos que formam o tubo digestório.

a) Faringe, laringe, pulmão, pâncreas e fígado

 

b) Boca, laringe, faringe, vesícula biliar e apêndice

 

c) Estômago, intestino delgado, fígado e rim

 

d) Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso

 

Etapa 08: Correção da Atividade (10 min)

Aproveitar o momento para esclarecer as dúvidas ainda sinalizadas pelos estudantes.

 

ATENÇÃO! Professor, construa um modelo de sistema respiratório de garrafa pet, disponível no link abaixo, você precisará nas próximas aulas.

https://www.youtube.com/watch?v=mrN22vNbwgI

AULA 04

Tema: Sistema Respiratório

 

Etapa 09: Atividade Prática (10 min)

Separe os alunos em grupos, cada grupo ficará responsável por realizar um experimento. São 8 experimentos, do material da Nova Escola, A química que dá gosto aprender, disponível no link abaixo. Faça um sorteio para os grupos. Agende uma aula para as demonstrações e você poderá também realizar alguns, para tornar a aula mais atrativa e dinâmica.

https://novaescola.org.br/conteudo/3064/a-quimica-que-da-gosto-aprender?gclid=CjwKCAjwhNWZBhB_EiwAPzlhNomJ645qY_skYtbg-5MZHMrxJyXhTqp7sdZTJKBYDMBDOIISGB6K-xoCpr4QAvD_BwE

 

Etapa 10: Questão Disparadora (10 min)

 

·         Quais os órgãos que formam o sistema respiratório?

 

Etapa 11: Aula Expositiva Dialogada (15 min)

Inicialmente propõe-se um diálogo com base na questão problema, em seguida   deverão assistir ao vídeo “O que acontece quando o corpo para de funcionar” disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=fRrTms6oJ1Y , em seguida os alunos deverão fazer a leitura compartilhada do cordel abaixo. Escreva na lousa e peça aos estudantes para reescreverem no caderno, é importante ter esse registro.

 

O Sistema Respiratório

No corpo humano há um sistema vital,

Que nos dá o ar e a vida afinal,

É o respiratório, de grande importância,

Responsável por nossa constante respiração.

 

Começa no nariz, nossa entrada de ar,

Com pelos e muco, a impureza vai filtrar,

Passa pela faringe e pela laringe,

Onde as cordas vocais fazem a voz ressoar.

 

Chega à traqueia, um tubo resistente,

Que se divide em brônquios, de forma coerente,

Os brônquios se ramificam em bronquíolos fininhos,

Levando o ar aos alvéolos, em caminhos tão certinhos.

 

Nos alvéolos, pequeninos sacos de ar,

O oxigênio passa para o sangue sem parar,

O dióxido de carbono, um resíduo a eliminar,

É expelido nos pulmões, ao expirarmos devagar.

 

Os pulmões são órgãos em forma de esponja,

Que se expandem e contraem numa dança tão franca,

Protegidos pela pleura, membrana que os envolve,

Mantendo o movimento suave que a respiração resolve.

 

O diafragma, músculo abaixo do pulmão,

Ajuda a inspirar e a expirar, sem exceção,

Quando ele desce, o ar entra com precisão,

Quando ele sobe, o ar sai, em perfeita função.

 

Respiramos ar puro, que alimenta a vida,

Mantendo o corpo em harmonia e bem nutrido,

Cuidemos do sistema respiratório com carinho,

Para vivermos saudáveis, sem desvio no caminho.

 

Etapa 12: Aprofundando no Tema (15 min)

 

Professor, utilize o modelo do pulmão de garrafa pet para exemplificar o funcionamento da expiração e inspiração, relacionando com o cordel, em seguida peça aos estudantes para desenharem no caderno o experimento realizado e o sistema respiratório com as partes nomeadas ou mapa mental do Sistema Respiratório (https://br.pinterest.com/pin/744712488403871778/) . É importante que os estudantes tenham esses registros em seus cadernos.

 

AULA 06

 

Tema: Sistema Circulatório

 

Etapa 13: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) 

 

Fazer o levantamento de conhecimentos prévios a partir das questão seguintes:  “O que é o sangue”? O que você entende por pulsação? O que o coração, os vasos sanguíneos e o sangue têm a ver com a vida?

Algum de vocês sabe o porquê de o coração ser importante para nossa vida?

Possibilite aos estudantes um momento de interação, à medida que vai levantando estes questionamentos. É importante salientar que este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas, sim, de envolvê-los na temática da aula, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Apenas acolha as respostas dos alunos.

 

Etapa 14: Mão na Massa II (30 min)

 

Iniciar essa etapa com a seguinte pergunta: O que será que acontece com o nosso corpo quando realizamos atividade física, qual a tonalidade da nossa pele?

Em seguida realizar atividade na prática com monitoramento. Seguir as orientações do slide abaixo.

 

Orientações: No pátio da escola ou em algum lugar aberto, a turma será dividida em grupos.
Cada grupo irá aferir a pulsação de um colega que estará em repouso durante 1 minuto. Depois, irá aferir a pulsação, também durante 1 minuto, de outro colega que terá realizado uma corrida rápida de 30 segundos.

Para realizar a medição da pulsação, utilize um relógio para realizar a cronometragem. Além disso, também irão observar outras variações que ocorreram no corpo dos colegas, como a mudança da tonalidade da cor da pele, a temperatura, a frequência respiratória e a sudorese. Assim que os grupos terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes e por que isso acontece.

 

Etapa 15: Relatando e Registrando (10 min)

 

Orientações: Cada grupo irá registrar suas observações na ficha de registro, presente no material de apoio ao professor disponível no link abaixo. Faça a mediação dos registros, organizando os alunos em seus grupos, solicitando concentração, retomando as questões e passando as seguinte orientações:

·         Qual a aparência do colega em repouso? E qual a aparência do colega que realizou a corrida?

·         Sintam a pulsação de cada um deles e percebam qual a diferença no ritmo de cada um.

·         Toquem a pele dos colegas. Há alguma diferença?

·         Percebam como está a respiração dos colegas. Está mais rápida? Está mais devagar? Estão iguais?

Assim que os grupos terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes e por que isso acontece.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gCKKEQZZz4NU3HPMYmY4jtUQHDJg9YsusgxmEmXwmcGBg8rzCkF4NyExPsYP/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie5-06ve01.pdf 

 

AULA 07

 

Tema: Sistema Circulatório

 

Etapa 16: Sistematizando o Conhecimento (30 min)

Agora chegou a hora de sistematizar o conhecimento a partir das atividades realizadas, acrescentar as informações de forma clara e esclarecedora, utilize as informações abaixo. Não deixe de explicar sobre a mudança da coloração da pele após a realização de atividade física. Pontuar que o sangue nada mais é que um tecido vivo formado de quatros componentes básicos; O plasma que é a parte liquida do sangue responsável pelo transporte de nutrientes, hormônios, fatores de coagulação e excretas, as  hemácias  que são responsáveis por levar oxigênio aos tecidos do nosso corpo, graças a uma proteína chamada hemoglobina que possui ferro em sua composição e da a cor vermelha ao sangue. Glóbulos brancos (leucócitos) que protegem contra invasão de microrganismos, as plaquetas que estão envolvidas no processo de coagulação do sangue.

 

Sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular humano, também chamado de sistema circulatório, é composto do coração, do sangue e dos vasos sanguíneos, como as artérias, as veias e os capilares sanguíneos. A principal função do sistema cardiovascular é levar o sangue para as diversas partes do corpo, transportando substâncias úteis ao metabolismo das células (como gás oxigênio e nutrientes) e retirando delas as substâncias que precisam ser eliminadas do corpo (como gás carbônico e excretas nitrogenadas). O sangue, proveniente de todas as partes do corpo, chega ao coração por meio de grandes veias (veias cavas). Esse sangue, rico em gás carbônico, passa pelas cavidades do lado direito do coração e é conduzido por meio de artérias (artérias pulmonares) até os pulmões. Nos alvéolos pulmonares são realizadas as trocas gasosas. O sangue, agora rico em gás oxigênio, volta ao coração por meio de veias (veias pulmonares), passando pelas cavidades do lado esquerdo e sendo impulsionado para todas as partes do corpo por meio de uma grande artéria (artéria aorta). Nos seres humanos, a circulação sanguínea é dupla e completa. Dupla porque o sangue passa duas vezes pelo coração e completa porque o sangue rico em gás oxigênio não se mistura ao sangue rico em gás carbônico.

Acrescente informações a partir do texto disponível no seguinte link: https://www.todamateria.com.br/sistema-circulatorio/

 

Etapa 17: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Realizar a atividade sobre Sistema Circulatório, a seguir.

1. Se necessário, pesquise em livros, revistas e na internet para responder às questões sobre a circulação humana.

a) Qual é a função do coração? Qual é o principal tecido que compõe esse órgão?

b) Qual é a principal diferença entre veias e artérias?

c) De que lado do coração passa sangue rico em gás carbônico: direito ou esquerdo? De onde é proveniente esse sangue?

d) De que lado do coração passa sangue rico em gás oxigênio? De onde é proveniente esse sangue?

2. Identifique as afirmativas incorretas e corrija-as no caderno.

a) O sangue, proveniente de todas as partes do corpo, chega ao coração por meio de grandes artérias, como a artéria aorta.

b) O sangue rico em gás carbônico circula do lado direito do coração e é conduzido por veias até os pulmões.

c) Nos alvéolos pulmonares são realizadas as trocas gasosas e o sangue se torna rico em gás oxigênio.

d) O sangue que passou pelos pulmões volta ao coração, passando pelas cavidades do lado esquerdo e é impulsionado para todas as partes do corpo por meio da veia cava

 

GABARITO

1. a) Bombear o sangue para todas as partes do corpo. O coração é composto por tecido muscular (tecido muscular cardíaco).

b) As veias são vasos sanguíneos que chegam ao coração, enquanto as artérias são vasos sanguíneos que partem do coração.

c) Direito. Esse sangue é proveniente de todas as partes do corpo.

d) Esquerdo. Esse sangue vem dos pulmões.

2. a) Afirmativa incorreta, pois o sangue, proveniente de todas as partes do corpo, chega ao coração por meio de grandes veias (veias cavas).

b) Afirmativa incorreta, pois o sangue rico em gás carbônico circula do lado direito do coração e é conduzido por artérias (pulmonares) até os pulmões.

c) Afirmativa correta.

d) Afirmativa incorreta, pois o sangue que passou pelos pulmões e volta ao coração passando pelas cavidades do lado esquerdo é impulsionado para todas as partes do corpo por meio da artéria aorta.

 

AULA 08

 

Tema: O Organismo

 

Etapa 18: Correção da atividade (20 min)

Usar essa etapa para realizar a correção da atividade, aproveitar o momento para esclarecer eventuais dúvidas que venham a aparecer.

 

Etapa 19: Aula Expositiva (30 min)

Retomar que os sistemas atuam em conjunto e de forma integrada. Comentar que a comparação do organismo a uma máquina é bem antiga. Ainda ao longo da década de 1920, o médico alemão e judeu Fritz Kahn (1888-1968) ilustrava o corpo humano e explicava seu funcionamento, comparando-o a uma máquina. Se julgar oportuno, propor que os alunos busquem pelas ilustrações feitas por esse médico, na internet. Nessa etapa você deverá explicar sobre a relação entre os três sistemas estudados, utilize o texto abaixo.

 

O organismo

As pessoas são diferentes: umas são magras, outras são gordas, algumas são altas, outras baixas; há diferentes formatos de olhos, cores de cabelos e de pele. Mas há uma coisa em comum: todas as pessoas têm um corpo, formado por órgãos e sistemas, os quais devem atuar de maneira integrada para manter o seu funcionamento adequado e garantir a saúde. Provavelmente você já ouviu falar que o corpo humano é como uma máquina. Não é de hoje que essa comparação é feita. Ao longo da década de 1920, o médico alemão e judeu Fritz Kahn (1888-1968) ficou conhecido pela publicação do livro Das Leben des Menschen (“A vida do homem”), no qual ele ilustrava o corpo humano e explicava o seu funcionamento, comparando-o a uma máquina. Em razão desse trabalho, tempos depois, o médico Fritz Kahn acabou sendo considerado um pioneiro da infografia. A comparação do corpo humano a uma máquina pode ser decorrente do fato de que todos os seus componentes agem em conjunto e de forma integrada. A ação dos diversos órgãos e sistemas se complementa, garantindo que o organismo desempenhe suas funções vitais de nutrição, metabolismo e reprodução. Por exemplo, o sistema digestório é encarregado de digerir os alimentos e absorver os nutrientes, enquanto o sistema respiratório é encarregado de captar o gás oxigênio. Nutrientes e gás oxigênio são necessários para obtenção de energia pelas células e são levados a elas por meio do sistema cardiovascular. Durante o seu metabolismo, as células produzem gás carbônico e outras substâncias que devem ser eliminados do corpo. O sistema cardiovascular transporta essas substâncias para os locais adequados: o gás carbônico vai para os pulmões, que se encarregam de eliminá-lo por meio da expiração, e as excretas vão para os rins, que eliminam essas substâncias por meio da urina. Todos os sistemas trabalham em conjunto e ao mesmo tempo.

 

AULA 09

 

Tema: Sistemas

 

Etapa 20: Análise de vídeo (15 min)

O corpo humano

Todos os sistemas e órgãos do corpo humano se relacionam, trabalham em conjunto e ao mesmo tempo, realizando atividades que se complementam. Eles são estudados separadamente apenas para facilitar a compreensão do seu funcionamento. O sistema digestório digere os alimentos e absorve os nutrientes, enquanto o sistema respiratório capta o gás oxigênio. Nutrientes e gás oxigênio são necessários para obtenção de energia pelas células e são levados a elas por meio do sistema cardiovascular. Durante o seu metabolismo, as células produzem gás carbônico e outras substâncias. O sistema cardiovascular transporta essas substâncias para os locais adequados para sua eliminação: o gás carbônico vai para os pulmões e as excretas vão para os rins. Mas o que acontece quando o corpo para de funcionar? E se um dos sistemas do corpo não funciona de forma adequada? O que acontece com os demais sistemas? Você já se fez essas perguntas? Com seus colegas, assistam ao vídeo “O que acontece quando o corpo para de funcionar?”, disponível no link abaixo (acesso em: 9 nov. 2018).

 

https://www.google.com/search?q=v%C3%ADdeo+O+que+acontece+quando+o+corpo+para+de+fun+cionar%3F&oq=v%C3%ADdeo+O+que+acontece+quando+o+corpo+para+de+fun+cionar%3F&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIJCAEQIRgKGKAB0gEIMTg0NGowajeoAgCwAgA&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:0b10ec21,vid:fRrTms6oJ1Y,st:0

 

Reflexão 1. Em conjunto com os seus colegas, responda às questões a seguir.

a) O que vocês entendem pela palavra vital?

b) Por que o sistema nervoso, o sistema cardiovascular e o sistema respiratório são tidos como vitais? c) É possível afirmar que, se uma pessoa tem um problema no coração, ela pode ter a função dos pulmões prejudicada? Expliquem.

d) Como o sistema digestório está relacionado com o sistema cardiovascular?

e) Para vocês, o que é morte?

 

 

Etapa 21: Correção da Atividade (20 min)

Utilize essa etapa para socialização das respostas e elucidar possíveis dúvidas surgidas. Utilize o gabarito abaixo.

GABARITO

 

1. a) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que vital é algo essencial para a sobrevivência. b) Por que deles depende o funcionamento de todos os outros sistemas do corpo. c) Sim. Os pulmões e coração trabalham em conjunto para oxigenar as células do organismo. Portanto, as funções dos pulmões e do coração estão intimamente relacionadas. Se o coração tiver a sua função de bombear o sangue prejudicada, os pulmões não farão as trocas gasosas de maneira adequada, já que os gases e outras substâncias são transportados pela corrente sanguínea. O contrário também é verdadeiro: se os pulmões não funcionarem de maneira adequada, podem afetar o funcionamento do coração. d) O sistema digestório fornece os nutrientes necessários para o corpo, enquanto o sistema circulatório distribui esses nutrientes e remove os resíduos metabólicos, garantindo a homeostase e o funcionamento adequado dos órgãos e tecidos. e) Resposta pessoal. Aqui tratamos da morte biológica, sem considerar os aspectos religiosos e culturais. A morte biológica está relacionada com a mor te do organismo que ocorre quando suas estruturas (células, tecidos, órgãos e sistemas) deixam de executar suas funções de maneira adequada.

 

Etapa 22: Microscopia (15 min)

Nessa etapa você fará a análise de células do sangue ao microscópio, também utilizará algumas lâminas preparadas com tecidos, utilize a ficha relatório ao final das observações para registro.

 

Professor, caso sua escola não tenha microscópio, substitua por construção de modelos utilizando massinha de modelar.

 

 

 

AULA 10

 

TEMA: Campanhas

 

Etapa 23: Mão na Massa III (10 min)

Essa etapa será para orientar os estudantes sobre algumas campanhas de cuidados com a saúde.

 

GRUPO 01: Ficará responsável em pesquisar e apresentar sobre as substâncias que o cigarro possui e prejuízos causados a saúde humana.

 

GRUPO 02: Fará a garrafa fumadora, montar o experimento e explicar.

 

GRUPO 03: Uma campanha de prevenção ao tabagismo. Produzir um vídeo.

 

GRUPO 04: Uma campanha de doação de sangue. Produzir um vídeo.

Marcar um dia, para as apresentações. Convidar as demais salas para assistirem as apresentações.

 

Etapa 24: Sistematizando o Conhecimento (40 min)

Essa etapa será utilizada para a elaboração de um mapa conceitual contendo níveis de organização do corpo humano, os sistemas estudados com respectivos órgãos.

 

 

 

 

                      

 

 

 

 

                                

 

 

 

 

 

 

 

Elaboração: Nilsilane  

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X) Microscópio; ( ) Computador; (  ) Jogos; ( x ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (X)Torso;  ( X ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: (x ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (  ); ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (x ) Cartaz; ( ) Debate;     ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

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