7ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular:
Consumidor
consciente, empreendedor eficiente. |
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Subtema: Consumo consciente dos
alimentos. |
Unidades Temáticas: Matéria e energia Vida
e Evolução |
Objetos
de Conhecimento:
Energia do corpo, conceito de produção e funcionamento (desde a obtenção até
a transformação para todas as partes do corpo); Sistema digestório; Como o
corpo humano está organizando - Das células até os sistemas. |
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Ano:
8º Período: 29/07 a 16/08 Nº
de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI06IT)
Compreender como é obtida a
energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a
condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo
humano, bem como, a forma integrada como atuam. Digestão – processamento dos
alimentos e absorção dos nutrientes. (EF08CI07IT)
Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual
e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Reconhecer as estruturas que formam os níveis de organização do
corpo humano e suas funções; Descrever a célula como menor unidade viva que
executa todas as funções do organismo; Reconhecer os elementos necessários às
funções vitais do corpo humano; Reconhecer os órgãos que fazem parte do
sistema digestório, respiratório e circulatório e suas respectivas funções;
Associar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos
conhecimentos adquiridos em aula. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: Como o corpo humano está
organizado? Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10
min) Direcionar a discussão
a partir das questões abaixo: 1. Como é o funcionamento do corpo humano? 2. Observe seu corpo! Se você tivesse o poder de vê-lo por
dentro, como uma máquina de ultrassom, quais órgãos você identifica? 3. Qual é a função do coração? E dos pulmões? 4. Quais os órgãos responsáveis por fazer a digestão dos
alimentos estudados na sequência anterior? 5.Você acha que é importante que os sistemas do corpo humano
trabalhem em conjunto? Por quê? Apenas acolha as respostas dos alunos, não se preocupa com
acertos esse momento inicial é apenas sondagem. Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min) Recordar com os
alunos o que diz a teoria celular. Ressaltar que as células são as menores
unidades estruturais e funcionais dos seres vivos, em seguida, convide-os a assistir
ao vídeo disponível no link abaixo, sobre Níveis de Organização do Corpo
Humano, para aprofundar conhecimentos e entender de forma bastante clara o
objeto em estudo, em seguida abra espaço para os comentários, complemente com
informações esclarecendo as dúvidas, principalmente sobre os tecidos. Peça
aos estudantes que elaborem algumas frases importantes apresentada no vídeo
sobre organização dos seres vivos disponível no link abaixo. Etapa 03: Mão na
Massa I (20 min) Direcionar
e coordenar a atividade de produção artística. Sugira aos estudantes que
façam um mapa mental sobre os níveis de organização do corpo humano,
lembrando que o mapa mental é composto de gravuras ou desenhos, no caso eles
utilizarão a segunda opção, em seguida discutir o que foi produzido para
facilitar a compreensão e verificar a aprendizagem. AULA 02 Tema: Alimentação e
o Corpo Humano Etapa 04: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (20 min) Levantamento de conhecimentos prévios a partir de “Questões
Problematizadoras”, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser
abordado. Pedir aos alunos que anotem as questões no caderno e responder,
depois socializar. Quais funções nosso corpo desempenha? Por que
precisamos quebrar os alimentos em partículas menores? Pergunte aos alunos se
engolíssemos um pedaço de maçã, se ele conseguiria penetrar na parede do
intestino (órgão responsável pela maior parte da absorção de nutrientes pelo
corpo). O que deve acontecer com o alimento para que ele consiga passar por
essa parede? É esperado que os estudantes saibam que quebrar os alimentos em
pedaços menores permite que ele seja absorvido pelo intestino. Mas e depois
de absorvido, o que acontece com o alimento? Essa pode ser sua próxima
pergunta. Todas as células do nosso corpo precisam receber nutriente para
funcionar corretamente. De que forma esse nutriente chega a cada uma dos
trilhões de células do nosso corpo? Pergunte aos
alunos, para onde o alimento vai assim que engolimos. O que acontece com ele
neste local? E depois, para
onde o alimento vai e o que acontece com ele? Qual o sistema
responsável por fazer a digestão? Quanto tempo leva para fazer a digestão? Onde começa a digestão? Orientações:
Levante essa questão com os alunos deixando que explore todas as possíveis
situações ocorridas com o alimento ao ser ingerido. Conduza esse momento de
modo que os alunos possam sentir-se livres para levantar conjecturas e
elaborar hipóteses sem se preocupar com a precisão cientifica das ideias,
diga que ao longo da aula, terão oportunidades para confirmar suas hipóteses.
Explique aos alunos que esse é o momento de serem levantadas todas as ideias
que tiverem sobre aquilo que ocorre com o alimento no organismo. Fale que neste
momento não existe resposta certa ou errada, mas que todas as contribuições
serão uteis. Acolha as respostas, mas antes de responderem oralmente, peça
que registrem suas respostas no caderno. Etapa 05: Aula expositiva (30 min) Aproveitar as discussões acerca do tema levantado na etapa
anterior, retomar que os sistemas atuam em conjunto de forma integrada.
Comentar que a comparação do organismo a uma máquina é bem antiga. Assista
ao vídeo disponível no link abaixo para conhecer o processo de digestão em uma viagem dentro
do nosso corpo. Após a execução do vídeo sobre digestão, abra para
comentários, aproveite para esclarecer mais a respeito deste sistema (https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-digestivo.htm)
. AULA 03 TEMA: Sistema Digestório Etapa 06: Mão na Massa II (20 min) Agora utilize as
imagens do sistema digestório do site Brasil Escola, disponível no link
acima, para os estudantes reproduzirem no caderno e nomear cada parte. Será
interessante utilizar Torso ou Mapa do Corpo Humano, caso a escola possua,
ou, até mesmo uma impressão de pranchas disponíveis por WhatsApp. É
importante que cada estudante conheça cada órgão. Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (20 min) Questão 1 O Sistema Digestório é formado por diversos órgãos que
atuam no processo de transformação do alimento. Cada um desses órgãos
apresenta uma série de ações que ajudam na digestão. A boca é considerada o
início de todo o processo e onde são produzidas as glândulas salivares. As glândulas salivares atuam no sistema digestório
desenvolvendo a seguinte função: a)
Lubrificando do tubo digestório b)
Liberando substâncias que permitem a identificação dos sabores c)
Diluindo as substâncias nocivas dos alimentos para que não cheguem ao tubo
digestório d)
Amolecendo os alimentos para entrada no tubo digestório Questão 2 O esôfago é um dos órgãos que atuam no sistema digestório
fazendo a ligação da faringe até o estômago. Considerando seu papel no processo de digestão, assinale a
alternativa que indica como o esôfago atua. a)
Através da liberação de ácidos b)
Através de movimentos peristálticos c)
Através do esfíncter que se mantém aberto d)
Através da ação de enzimas diluidoras do alimento O
Sistema Digestório é dividido em duas partes, sendo uma delas o tubo
digestório e a outra o órgãos anexos. O tubo digestório por sua vez é
dividido em três partes: alto, médio e baixo. Assinale
a alternativa que indica quais são os órgãos que formam o tubo digestório. a)
Faringe, laringe, pulmão, pâncreas e fígado b)
Boca, laringe, faringe, vesícula biliar e apêndice c)
Estômago, intestino delgado, fígado e rim d)
Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso Etapa 08: Correção da Atividade (10 min) Aproveitar o momento para esclarecer as
dúvidas ainda sinalizadas pelos estudantes. ATENÇÃO! Professor,
construa um modelo de sistema respiratório de garrafa pet, disponível no link
abaixo, você precisará nas próximas aulas. https://www.youtube.com/watch?v=mrN22vNbwgI AULA 04 Tema: Sistema
Respiratório Etapa 09: Atividade
Prática (10 min) Separe os alunos em grupos, cada grupo ficará responsável
por realizar um experimento. São 8 experimentos, do material da Nova Escola, A
química que dá gosto aprender, disponível
no link abaixo. Faça um sorteio para os grupos. Agende uma aula para
as demonstrações e você poderá também realizar alguns, para tornar a aula
mais atrativa e dinâmica. Etapa 10: Questão Disparadora (10
min) ·
Quais os
órgãos que formam o sistema respiratório? Etapa
11: Aula Expositiva Dialogada (15 min) Inicialmente propõe-se um diálogo com base na questão
problema, em seguida deverão assistir
ao vídeo “O que acontece quando o corpo para de funcionar” disponível no link
a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=fRrTms6oJ1Y
, em seguida os alunos deverão fazer a leitura compartilhada do cordel
abaixo. Escreva na lousa e peça aos estudantes para reescreverem no caderno, é
importante ter esse registro. O Sistema Respiratório No corpo humano há um sistema
vital, Que nos dá o ar e a vida afinal, É o respiratório, de grande
importância, Responsável por nossa constante
respiração. Começa no nariz, nossa entrada de
ar, Com pelos e muco, a impureza vai
filtrar, Passa pela faringe e pela
laringe, Onde as cordas vocais fazem a voz
ressoar. Chega à traqueia, um tubo
resistente, Que se divide em brônquios, de
forma coerente, Os brônquios se ramificam em
bronquíolos fininhos, Levando o ar aos alvéolos, em
caminhos tão certinhos. Nos alvéolos, pequeninos sacos de
ar, O oxigênio passa para o sangue
sem parar, O dióxido de carbono, um resíduo
a eliminar, É expelido nos pulmões, ao
expirarmos devagar. Os pulmões são órgãos em forma de
esponja, Que se expandem e contraem numa
dança tão franca, Protegidos pela pleura, membrana
que os envolve, Mantendo o movimento suave que a
respiração resolve. O diafragma, músculo abaixo do
pulmão, Ajuda a inspirar e a expirar, sem
exceção, Quando ele desce, o ar entra com
precisão, Quando ele sobe, o ar sai, em
perfeita função. Respiramos ar puro, que alimenta
a vida, Mantendo o corpo em harmonia e
bem nutrido, Cuidemos do sistema respiratório
com carinho, Para vivermos saudáveis, sem
desvio no caminho. Etapa 12:
Aprofundando no Tema (15 min) Professor, utilize o modelo do pulmão de garrafa pet para
exemplificar o funcionamento da expiração e inspiração, relacionando com o
cordel, em seguida peça aos estudantes para desenharem no caderno o
experimento realizado e o sistema respiratório com as partes nomeadas ou mapa
mental do Sistema Respiratório (https://br.pinterest.com/pin/744712488403871778/)
. É importante que os estudantes tenham esses registros em seus cadernos. AULA 06 Tema: Sistema Circulatório Etapa 13: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Fazer o levantamento de
conhecimentos prévios a partir das questão seguintes: “O que é o sangue”?
O que você entende por pulsação? O que o coração, os vasos sanguíneos e o
sangue têm a ver com a vida? Algum de vocês sabe o porquê de o coração
ser importante para nossa vida? Possibilite aos estudantes um
momento de interação, à medida que vai levantando estes questionamentos. É
importante salientar que este não é o momento de trazer conceitos
preestabelecidos para os alunos, mas, sim, de envolvê-los na temática da
aula, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos
prévios eles trazem consigo. Apenas acolha as respostas dos
alunos. Etapa 14: Mão na Massa II (30 min) Iniciar essa etapa com a
seguinte pergunta: O que será que acontece com o nosso corpo quando
realizamos atividade física, qual a tonalidade da nossa pele? Em seguida realizar atividade na
prática com monitoramento. Seguir as orientações do slide abaixo. Orientações: No
pátio da escola ou em algum lugar aberto, a turma será dividida em grupos. Para realizar a medição da pulsação, utilize um relógio
para realizar a cronometragem. Além disso, também irão observar outras
variações que ocorreram no corpo dos colegas, como a mudança da tonalidade da
cor da pele, a temperatura, a frequência respiratória e a sudorese. Assim que
os grupos terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e
levantarão hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram
diferentes e por que isso acontece. Etapa 15:
Relatando e Registrando (10 min) Orientações: Cada grupo irá registrar suas observações na
ficha de registro, presente no material de apoio ao professor disponível no
link abaixo. Faça a mediação dos registros, organizando os alunos em seus
grupos, solicitando concentração, retomando as questões e passando as
seguinte orientações: ·
Qual
a aparência do colega em repouso? E qual a aparência do colega que realizou a
corrida? ·
Sintam
a pulsação de cada um deles e percebam qual a diferença no ritmo de cada um. ·
Toquem
a pele dos colegas. Há alguma diferença? ·
Percebam
como está a respiração dos colegas. Está mais rápida? Está mais devagar?
Estão iguais? Assim que os grupos
terminarem, irão compartilhar suas considerações entre si e levantarão
hipóteses do que pode ter acontecido, por que os resultados foram diferentes
e por que isso acontece. AULA 07 Tema: Sistema Circulatório Etapa 16: Sistematizando o
Conhecimento (30 min) Agora chegou a hora de sistematizar o conhecimento a
partir das atividades realizadas, acrescentar as informações de forma clara e
esclarecedora, utilize as informações abaixo. Não deixe de explicar sobre a
mudança da coloração da pele após a realização de atividade física. Pontuar
que o sangue nada mais é que um
tecido vivo formado de quatros componentes básicos; O plasma que é a parte
liquida do sangue responsável pelo transporte de nutrientes, hormônios, fatores
de coagulação e excretas, as
hemácias que são responsáveis
por levar oxigênio aos tecidos do nosso corpo, graças a uma proteína chamada
hemoglobina que possui ferro em sua composição e da a cor vermelha ao sangue.
Glóbulos brancos (leucócitos) que protegem contra invasão de microrganismos, as
plaquetas que estão envolvidas no processo de coagulação do sangue. Sistema cardiovascular O sistema
cardiovascular humano, também chamado de sistema circulatório, é composto do
coração, do sangue e dos vasos sanguíneos, como as artérias, as veias e os
capilares sanguíneos. A principal função do sistema cardiovascular é levar o
sangue para as diversas partes do corpo, transportando substâncias úteis ao
metabolismo das células (como gás oxigênio e nutrientes) e retirando delas as
substâncias que precisam ser eliminadas do corpo (como gás carbônico e
excretas nitrogenadas). O sangue, proveniente de todas as partes do corpo,
chega ao coração por meio de grandes veias (veias cavas). Esse sangue, rico
em gás carbônico, passa pelas cavidades do lado direito do coração e é conduzido
por meio de artérias (artérias pulmonares) até os pulmões. Nos alvéolos pulmonares
são realizadas as trocas gasosas. O sangue, agora rico em gás oxigênio, volta
ao coração por meio de veias (veias pulmonares), passando pelas cavidades do
lado esquerdo e sendo impulsionado para todas as partes do corpo por meio de
uma grande artéria (artéria aorta). Nos seres humanos, a circulação sanguínea
é dupla e completa. Dupla porque o sangue passa duas vezes pelo coração e
completa porque o sangue rico em gás oxigênio não se mistura ao sangue rico
em gás carbônico. Acrescente informações a partir do
texto disponível no seguinte link: https://www.todamateria.com.br/sistema-circulatorio/ Etapa 17: Verificação da
Aprendizagem (20 min) Realizar
a atividade sobre Sistema Circulatório, a seguir. 1. Se necessário, pesquise em livros,
revistas e na internet para responder às questões sobre a circulação humana. a) Qual é a função do coração? Qual é o
principal tecido que compõe esse órgão? b) Qual é a principal diferença entre
veias e artérias? c) De que lado do coração passa sangue
rico em gás carbônico: direito ou esquerdo? De onde é proveniente esse
sangue? d) De que lado do coração passa sangue
rico em gás oxigênio? De onde é proveniente esse sangue? 2. Identifique as afirmativas incorretas
e corrija-as no caderno. a) O sangue, proveniente de todas as
partes do corpo, chega ao coração por meio de grandes artérias, como a
artéria aorta. b) O sangue rico em gás carbônico
circula do lado direito do coração e é conduzido por veias até os pulmões. c) Nos alvéolos pulmonares são
realizadas as trocas gasosas e o sangue se torna rico em gás oxigênio. d) O sangue que passou pelos pulmões
volta ao coração, passando pelas cavidades do lado esquerdo e é impulsionado
para todas as partes do corpo por meio da veia cava GABARITO 1.
a) Bombear o sangue para todas as partes do corpo. O coração é composto por
tecido muscular (tecido muscular cardíaco). b)
As veias são vasos sanguíneos que chegam ao coração, enquanto as artérias são
vasos sanguíneos que partem do coração. c)
Direito. Esse sangue é proveniente de todas as partes do corpo. d)
Esquerdo. Esse sangue vem dos pulmões. 2.
a) Afirmativa incorreta, pois o sangue, proveniente de todas as partes do
corpo, chega ao coração por meio de grandes veias (veias cavas). b)
Afirmativa incorreta, pois o sangue rico em gás carbônico circula do lado
direito do coração e é conduzido por artérias (pulmonares) até os pulmões. c)
Afirmativa correta. d)
Afirmativa incorreta, pois o sangue que passou pelos pulmões e volta ao
coração passando pelas cavidades do lado esquerdo é impulsionado para todas
as partes do corpo por meio da artéria aorta. AULA 08 Tema: O
Organismo Etapa 18:
Correção da atividade (20 min) Usar essa etapa para realizar a
correção da atividade, aproveitar o momento para esclarecer eventuais dúvidas
que venham a aparecer. Etapa 19: Aula
Expositiva (30 min) Retomar que os
sistemas atuam em conjunto e de forma integrada. Comentar que a comparação do
organismo a uma máquina é bem antiga. Ainda ao longo da década de 1920, o
médico alemão e judeu Fritz Kahn (1888-1968) ilustrava o corpo humano e
explicava seu funcionamento, comparando-o a uma máquina. Se julgar oportuno,
propor que os alunos busquem pelas ilustrações feitas por esse médico, na
internet. Nessa etapa você
deverá explicar sobre a relação entre os três sistemas estudados, utilize o
texto abaixo. O organismo As pessoas são
diferentes: umas são magras, outras são gordas, algumas são altas, outras
baixas; há diferentes formatos de olhos, cores de cabelos e de pele. Mas há
uma coisa em comum: todas as pessoas têm um corpo, formado por órgãos e
sistemas, os quais devem atuar de maneira integrada para manter o seu funcionamento
adequado e garantir a saúde. Provavelmente você já ouviu falar que o corpo
humano é como uma máquina. Não é de hoje que essa comparação é feita. Ao
longo da década de 1920, o médico alemão e judeu Fritz Kahn (1888-1968) ficou
conhecido pela publicação do livro Das Leben des Menschen (“A vida do
homem”), no qual ele ilustrava o corpo humano e explicava o seu
funcionamento, comparando-o a uma máquina. Em razão desse trabalho, tempos
depois, o médico Fritz Kahn acabou sendo considerado um pioneiro da
infografia. A comparação do corpo humano a uma máquina pode ser decorrente do
fato de que todos os seus componentes agem em conjunto e de forma integrada.
A ação dos diversos órgãos e sistemas se complementa, garantindo que o
organismo desempenhe suas funções vitais de nutrição, metabolismo e
reprodução. Por exemplo, o sistema digestório é encarregado de digerir os
alimentos e absorver os nutrientes, enquanto o sistema respiratório é
encarregado de captar o gás oxigênio. Nutrientes e gás oxigênio são necessários
para obtenção de energia pelas células e são levados a elas por meio do
sistema cardiovascular. Durante o seu metabolismo, as células produzem gás
carbônico e outras substâncias que devem ser eliminados do corpo. O sistema
cardiovascular transporta essas substâncias para os locais adequados: o gás
carbônico vai para os pulmões, que se encarregam de eliminá-lo por meio da
expiração, e as excretas vão para os rins, que eliminam essas substâncias por
meio da urina. Todos os sistemas trabalham em conjunto e ao mesmo tempo. AULA 09 Tema:
Sistemas Etapa 20: Análise de vídeo (15 min) O corpo humano Todos os
sistemas e órgãos do corpo humano se relacionam, trabalham em conjunto e ao
mesmo tempo, realizando atividades que se complementam. Eles são estudados
separadamente apenas para facilitar a compreensão do seu funcionamento. O
sistema digestório digere os alimentos e absorve os nutrientes, enquanto o
sistema respiratório capta o gás oxigênio. Nutrientes e gás oxigênio são
necessários para obtenção de energia pelas células e são levados a elas por
meio do sistema cardiovascular. Durante o seu metabolismo, as células
produzem gás carbônico e outras substâncias. O sistema cardiovascular
transporta essas substâncias para os locais adequados para sua eliminação: o
gás carbônico vai para os pulmões e as excretas vão para os rins. Mas o que
acontece quando o corpo para de funcionar? E se um dos sistemas do corpo não
funciona de forma adequada? O que acontece com os demais sistemas? Você já se
fez essas perguntas? Com seus colegas, assistam ao vídeo “O que acontece
quando o corpo para de funcionar?”, disponível no link abaixo (acesso em: 9
nov. 2018). Reflexão 1. Em conjunto com os seus colegas,
responda às questões a seguir. a) O que vocês
entendem pela palavra vital? b) Por que o
sistema nervoso, o sistema cardiovascular e o sistema respiratório são tidos
como vitais? c) É possível afirmar que, se uma pessoa tem um problema no
coração, ela pode ter a função dos pulmões prejudicada? Expliquem. d) Como o
sistema digestório está relacionado com o sistema cardiovascular? e) Para vocês, o
que é morte? Etapa 21: Correção
da Atividade (20 min) Utilize
essa etapa para socialização das respostas e elucidar possíveis dúvidas
surgidas. Utilize o gabarito abaixo. GABARITO 1. a) Resposta pessoal. Espera-se
que os alunos respondam que vital é algo essencial para a sobrevivência. b)
Por que deles depende o funcionamento de todos os outros sistemas do corpo.
c) Sim. Os pulmões e coração trabalham em conjunto para oxigenar as células
do organismo. Portanto, as funções dos pulmões e do coração estão intimamente
relacionadas. Se o coração tiver a sua função de bombear o sangue
prejudicada, os pulmões não farão as trocas gasosas de maneira adequada, já
que os gases e outras substâncias são transportados pela corrente sanguínea.
O contrário também é verdadeiro: se os pulmões não funcionarem de maneira
adequada, podem afetar o funcionamento do coração. d) O sistema digestório fornece os
nutrientes necessários para o corpo, enquanto o sistema circulatório
distribui esses nutrientes e remove os resíduos metabólicos, garantindo a
homeostase e o funcionamento adequado dos órgãos e tecidos. e) Resposta pessoal. Aqui
tratamos da morte biológica, sem considerar os aspectos religiosos e
culturais. A morte biológica está relacionada com a mor te do organismo que
ocorre quando suas estruturas (células, tecidos, órgãos e sistemas) deixam de
executar suas funções de maneira adequada. Etapa 22: Microscopia (15 min) Nessa
etapa você fará a análise de células do sangue ao microscópio, também
utilizará algumas lâminas preparadas com tecidos, utilize a ficha relatório
ao final das observações para registro. Professor, caso sua escola não
tenha microscópio, substitua por construção de modelos utilizando massinha de
modelar. AULA 10 TEMA:
Campanhas Etapa 23:
Mão na Massa III (10 min) Essa etapa será para orientar os estudantes sobre algumas
campanhas de cuidados com a saúde. GRUPO 01: Ficará responsável em pesquisar e apresentar sobre as
substâncias que o cigarro possui e prejuízos causados a saúde humana. GRUPO 02: Fará a garrafa fumadora, montar o experimento e explicar. GRUPO 03: Uma campanha de prevenção ao tabagismo. Produzir um vídeo. GRUPO 04: Uma campanha de doação de sangue. Produzir um vídeo. Marcar um dia, para as apresentações. Convidar as demais
salas para assistirem as apresentações. Etapa 24:
Sistematizando o Conhecimento (40 min) Essa etapa será utilizada para a elaboração de um mapa
conceitual contendo níveis de organização do corpo humano, os sistemas
estudados com respectivos órgãos. Elaboração:
Nilsilane |
RECURSOS: (X ) Livro didático; (X) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; (X) Microscópio; ( )
Computador; ( ) Jogos; ( x ) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (X)Torso; ( X ) Outros: |
AVALIAÇÃO: (x ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios ( ); ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X) Observação do desempenho do grupo; (x ) Cartaz; ( ) Debate; ( X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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