1PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS -
2021 |
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ESCOLA: |
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PROFESSOR(A):
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ANO: 9º |
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OBJETIVO
DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são
concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam
compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando
conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos
críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento
trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e
científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações
entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando
interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS
DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre
o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem
própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise
crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e
testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora,
como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como
conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação
e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e
apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as
relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis,
para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns
que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e
o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e
emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções
e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em
princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica
estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de
desenvolver os cinco grandes domínios que são
entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas
competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento
com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade:
empatia, respeito e confiança. Resiliência
Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura
ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a
área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular
de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas
relacionadas abaixo: 1.
Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento
científico como provisório, cultural e histórico. 2.
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da
Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação
científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas,
tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e
colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 3.
Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos
ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as
relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer
perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com
base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 4.
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência
e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. 5.
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e
negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a
consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e
valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos
de qualquer natureza. 6.
Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação
para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e
resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética. 7.
Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se
na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo
aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da
Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e
socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em
princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. |
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I UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(A): Vida e Evolução; Matéria e Energia |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES
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Competências
Socioemocionais em tempos de Pandemia (29/03 a 07/05). |
A importância das emoções em minha vida. A música relacionada as emoções; Influência da música nas plantas; Musicalidade; De que matéria somos feitos? Ideias
sobre a Matéria; Modelos atômicos; Eletrosfera
em camadas; Átomos e Elementos
Químicos; Classificação
dos elementos químicos. |
Saúde Ciência e Tecnologia Projeto de Vida |
Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida
e para a vida!” (10/05 a 31/05). |
Aspectos
quantitativos das transformações químicas: Fenômenos químicos e físicos Matéria e Energia Estados físicos da matéria Propriedades da matéria. Transformações
da matéria, ligações químicas: iônica, covalente e metálica. Lei
de conservação da Massa e Leis das Proporções definidas, Balanceamento de
equações químicas e Funções químicas. |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) Saúde Projeto de Vida |
HABILIDADES (EF09CI01)
Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas
transformações com base no modelo de constituição submicroscópica. (EF09CI02)
Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações
químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas. (EF09CI03)
Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do
átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. (EF09CI01IT)
Relacionar
a disposição dos elementos químicos na Tabela Periódica com suas propriedades
atômicas, físicas ou químicas. (EF09CI02IT)
Compreender
as ligações químicas como resultantes das interações eletrostáticas que
associam átomos, íons e/ou moléculas, de forma a dar maior estabilidade às
substâncias. |
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METODOLOGIA Ministrar aulas à distância, de forma remota
adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com
utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos
possíveis, já nas aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google
Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google
Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos,
de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a
internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados
a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Dinâmicas “Minha bagagem de Ciências”
para a primeira indagação sobre o ano anterior e “Emocionômetro” para as
demais, com objetivo de colher informações em relação aos sentimentos que o
componente curricular desperta no educando; Apresentar aos alunos as ideias do Mito
das cavernas (https://www.todamateria.com.br/mito-da-caverna/), correlacionando
à ideia de medo paralisante e como o medo pode dificultar a inovação; Trabalhar
a Música entre razões e emoções – NX0 disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=rh_lqF8kBwc
posteriormente, disponibilizar questionário
para discussões acerca das respostas; Reprodução de mapa mental sobre emoções
e sentimentos; Questões problematizadoras para
levantamento de hipóteses; Projeção de slides, jogos interativos, e
também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com
situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de
conhecimento (mímicas ou imitações); Aula dialogada e expositiva utilizando
vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Representação de esquemas, gráficos,
charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas
propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de
seminários; Contação
de Histórias; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Apresentação
de vários estilos musicais para averiguar que sentimentos despertam nos alunos,
em seguida preencher tabela com as informações e emojis que representam o
estado emocional; Textos
informativos sobre as emoções e as plantas, a música e os sentimentos, a
influência da música nas plantas; Construção
de modelos atômicos comestíveis; Joguinho
online da tabela periódica; Leitura
e interpretação dos textos “Memórias
de uma infância química” e “Curiosidades da Origem da Química e Alquimia”; Experimentos
sobre mudanças de estados físicos da matéria e transformações químicas. |
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AVALIAÇÃO
ENSINO REMOTO A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A
avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser
trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao
cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como:
feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades,
respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de
fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet
na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados
somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um
retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário
acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar
possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o
atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação
dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação
de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online
começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam
suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback
tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente
Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre
os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários,
realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online,
mapas conceituais e mentais, produção de poemas, poesias e paródias, construção
de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial,
entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre
outros. Assim sendo os estudantes
serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração,
realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente
satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação
nas Aulas Online disponibilizada via e-mail. |
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AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO Os requisitos presentes na Avaliação do
Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as
dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão
dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de
aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas
entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do
objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de
processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe
e casa. |
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II UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Vida e Evolução; Terra e Universo |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (01
a 19/06). |
Preservação
da biodiversidade Corredores
ecológicos: metas de conservação e importância. Os principais problemas ambientais
(lixo, poluição da água, ar e solo, exploração dos recursos naturais,
extinção de espécies). Soluções pra viver em equilíbrio com o
Planeta. Importância das unidades de preservação
para a biodiversidade e patrimônio nacional. |
Ciência e Tecnologia Saúde Meio Ambiente (Educação Ambiental) Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) Projeto de Vida |
As diversas facetas do Consumo (28/06 a 05/08) |
Tecnologia para uma Colonização Espacial; Composição,
estrutura e localização do Sistema |
Economia (Educação Fiscal) Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) |
HABILIDADES (EF09CI12)
Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da
biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de
unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e
as atividades a eles relacionadas. (EF09CI13)
Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas
ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de
consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. (EF09CI07IT) Justificar a importância dos corredores ecológicos para a
variabilidade genética e preservação da biodiversidade e do patrimônio
regional e nacional. (EF09CI14) Descrever a composição e a
estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos
e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia
(a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões). |
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METODOLOGIA Ministrar aulas à distância, de forma remota
adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com
utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos
tecnológicos possíveis, já nas
aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google
Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google
Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos,
de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a
internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados
a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões problematizadoras para
levantamento de hipóteses; Projeção de slides, jogos interativos, e
também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com
situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de
conhecimento (mímicas ou imitações); Aula dialogada e expositiva utilizando
vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Representação de esquemas, gráficos,
charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas
propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de
seminários; Leitura, análise e interpretação de
poemas, poesias e paródias sobre soluções para viver em equilíbrio no planeta; Pesquisa
dirigida sobre os principais problemas ambientais, para preenchimento de
tabelas; Campanha
de sensibilização em favor da preservação do meio ambiente; Contação
de Histórias; Produção
de vídeos e infográficos destacando problemas ambientais e soluções; Modelos
representando o sistema solar; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Textos informativos e reflexivos sobre problemas
ambientais e soluções pra viver em equilíbrio com o Planeta; Feirinha dos usados, tipo brechó online. |
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AVALIAÇÃO
ENSINO REMOTO A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A
avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser
trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao
cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens
como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades,
respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de
fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet
na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados
somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um
retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário
acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar
possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o
atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação
dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação
de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online
começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam
suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback
tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente
Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos,
além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como:
construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e
conceituais, produção de poemas, paródias e poesias, construção de modelos
propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial,
entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre
outros. Assim sendo os estudantes
serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail. |
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AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO Os requisitos presentes na Avaliação do
Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as
dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão
dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de
aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas
entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do
objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de
processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe
e casa. |
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III UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Vida e Evolução. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
As diversas facetas do Consumo (06 a 21/08) |
Vida humana fora da Terra. Ondas e utilização,
ondas mecânicas e eletromagnéticas; Som e características; Aplicações
das ondas (medicina e telecomunicações). |
Economia (Educação Fiscal) Meio Ambiente (Educação Ambiental e Educação para o
Consumo) Ciência e Tecnologia |
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco
(23/08 a 04/10) |
Problemas
Ambientais em Itamaraju gerados pela exploração dos Recursos naturais. O papel dos
indígenas no equilíbrio de biomas e ecossistemas brasileiros. Mídias
Virtuais, Ética e Sociedade da informação; Uso
responsável de aparelhos eletrônicos; Efeitos
biológicos das radiações. (não foi realizado) |
Meio Ambiente (Educação Ambiental e Educação para o
Consumo) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) Projeto de Vida |
HABILIDADES (EF09CI15)
Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra,
do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas
(agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.). (EF09CI16)
Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da
Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos
planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias
e interestelares. (EF09CI17)
Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no
conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os
efeitos desse processo no nosso planeta. (EF09CI04BA)
Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do
espaço pelo ser humano. (EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico
na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom,
ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia,
cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.). (EF09CI08IT) Identificar e analisar como as grandes plantações
de eucalipto no extremo sul baiano, a compactação do solo ocasionada pela
agropecuária, a caça predatória não subsistencial, retirada da cobertura
ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e extrativismo de areia, configuram problemas
ambientais. (EF09CI09IT) Investigar o modo de vida, costumes e
ensinamentos dos povos originários e
tradicionais de Itamaraju que possibilitam a conservação da natureza, o
tratamento de doenças a partir das plantas da floresta, o uso sustentável de
recursos naturais, e, entender como os indígenas colaboram com o equilíbrio
de biomas e ecossistemas brasileiros. (EF09CI10IT) Introduzir noções de
estratégias de dispensação de resíduos sólidos à comunidade local e destacar
sua importância para redução de impactos ambientais e geração de renda. (EF09CI04)
Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz
podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a
cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina. (EF09CI05)
Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de
imagem e som, assim como a transmissão e recepção de dados da internet que
revolucionaram o sistema de comunicação humana. (EF09CI06)
Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e
aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle
remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc. (EF09CI03IT) Destacar
a importância do uso responsável de aparelhos eletrônicos (celulares,
tablets, TV, etc) e prejuízos advindos da utilização excessiva para a saúde
física, mental e social da criança e adolescente. |
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METODOLOGIA Ministrar aulas à distância, de forma remota
adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com
utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos
tecnológicos possíveis, já nas
aulas assíncronas utilizar WhatsApp,
Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do
Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de
jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso
a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão
disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro
didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto
de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades
práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de
situações problema; Questões problematizadoras para
levantamento de hipóteses; Projeção de slides, jogos interativos, e
também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com
situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de
conhecimento (mímicas ou imitações); Aula dialogada e expositiva utilizando
vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Elaboração de cartazes; Representação de esquemas, gráficos,
charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas
propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de
seminários; Leitura, análise e interpretação de
poemas, poesias e paródias; Pesquisa
dirigida sobre radiações e seus
usos em medicina, agricultura, indústria e artes (radiografia, gamagrafia e
tomografia); Pesquisa
sobre o papel dos indígenas no
equilíbrio de biomas e ecossistemas brasileiros; Contação
de Histórias; Experimentos
que relacionados as ondas e utilização, ondas mecânicas e eletromagnéticas, som
e características; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Textos informativos e reflexivos sobre o
uso responsável de aparelhos eletrônicos.
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AVALIAÇÃO
ENSINO REMOTO A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos
do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as
competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino
Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas
constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A
avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser
trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao
cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens
como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades,
respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de
fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet
na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados
somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um
retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário
acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar
possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o
atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação
dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação
de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online
começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam
suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback
tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente
Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre
os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários,
realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online,
mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e poesias,
construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de
relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online),
auto avaliação, entre outros. Assim
sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online,
abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de
satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela
de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail. |
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AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO Os requisitos presentes na Avaliação do
Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as
dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão
dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de
aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas
entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do
objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de
processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe
e casa. |
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IV UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Matéria e Energia; Vida e Evolução. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju
em foco (05 a 09/10) |
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Saúde |
Pluralismo Cultural e Multiculturalismo
na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais. (11/10 a
20/11) |
Formação do ser: a
miscigenação Hereditariedade Divisão
celular e transmissão dos genes na reprodução. O
trabalho de Mendel. Algumas anomalias genéticas. Biotecnologia (transgênicos, projeto
genoma e clonagem). |
Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde
Projeto de Vida |
(22/11
a 10/12) |
Ideias
evolucionistas Origem da Vida A luta pela sobrevivência dos seres
vivos e os recursos limitados. As ideias de Darwin e Lamarck Seleção natural e artificial. |
Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia |
HABILIDADES (EF09CI07)
Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina
diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no
tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho,
ultravioleta etc.). (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das
características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e
descendentes. (EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre
hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação),
considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de
características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI04IT)
Associar a possibilidade de
ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a diferenciação
celular com inclusão social de indivíduos. (EF09CI10)
Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos
científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas
ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11)
Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da
seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de
processo reprodutivo. (EF09CI01BA) Discutir as explicações formuladas em diferentes
épocas, culturas e civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra. (EF09CI02BA) Produzir evidências para questionar a validade da
geração espontânea por meio da história da ciência. (EF09CI03BA) Identificar e se posicionar sobre as diferentes
teorias que explicam a origem da vida na Terra (EF09CI05IT) Compreender os mecanismos e a importância de
selecionar características desejáveis em animais e plantas de interesse
econômico e ambiental. (EF09CI06IT) Reconhecer
que a mutação pode gerar o aparecimento de características que sejam
favoráveis ou não a sobrevivência de um indivíduo implicando no processo
evolutivo. |
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METODOLOGIA
Ministrar aulas à distância, de forma remota
adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com
utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos
tecnológicos possíveis, já nas
aulas assíncronas utilizar WhatsApp, Google
Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google
Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos,
de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a
internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados
a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões problematizadoras para
levantamento de hipóteses; Projeção de slides, jogos interativos, e
também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com
situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de
conhecimento (mímicas ou imitações); Aula dialogada e expositiva utilizando
vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Representação de esquemas, gráficos,
charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas
propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de
seminários; Leitura, análise e interpretação de
poemas, poesias e paródias; Pesquisa
dirigida sobre aplicações das ondas (medicina e telecomunicações); Pesquisa e seminário sobre
biotecnologia; Extraindo DNA da banana; Construindo modelo de cromossomos
utilizando materiais de sucata; Vídeos informando sobre os principais
cientistas envolvidas nas descobertas acerca da evolução; Atividade prática utilizando pinças
trabalhando seleção natural; Contação
de Histórias; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Debate regrado
sobre ideias evolucionistas. |
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AVALIAÇÃO
ENSINO REMOTO A concepção de
avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou
conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo
educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou
fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo
como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas
no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens
esperadas constantes das matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A
avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser
trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao
cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens
como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades,
respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de
fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet
na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados
somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um
retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário
acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar
possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o
atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação
dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação
de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online
começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam
suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback
tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente
Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre
os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários,
realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online,
mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e poesias,
construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de
relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online),
auto avaliação, entre outros. Assim
sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado
e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail. |
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AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO Os requisitos presentes na Avaliação do
Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as
dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão
dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de
aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas
entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do
objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de
processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe
e casa. |
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OBSERVAÇÕES:
as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de
conhecimento trabalhados. |
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