Planejamento anual 9º Ano Ciências

 

1PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS - 2021

ESCOLA:

PROFESSOR(A):                                                                      

ANO: 9º

OBJETIVO DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,

sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.

Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.

Amabilidade: empatia, respeito e confiança.

Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.

Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas abaixo:

1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

4. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

5. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

7. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.

8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

I UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): Vida e Evolução; Matéria e Energia

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Competências Socioemocionais em tempos de Pandemia (29/03 a 07/05).

A importância das emoções em minha vida.

A música relacionada as emoções;

Influência da música nas plantas;

Musicalidade;

De que matéria somos feitos?

Ideias sobre a Matéria; Modelos atômicos; Eletrosfera em camadas; Átomos e Elementos Químicos;

Classificação dos elementos químicos.

Saúde

Ciência e Tecnologia

Projeto de Vida

 

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (10/05 a 31/05).

Aspectos quantitativos das transformações químicas:

Fenômenos químicos e físicos

Matéria e Energia

Estados físicos da matéria

Propriedades da matéria.   

Transformações da matéria, ligações químicas: iônica, covalente e metálica.

Lei de conservação da Massa e Leis das Proporções definidas, Balanceamento de equações químicas e Funções químicas.

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Saúde

Projeto de Vida

 

HABILIDADES

(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.

(EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

(EF09CI01IT) Relacionar a disposição dos elementos químicos na Tabela Periódica com suas propriedades atômicas, físicas ou químicas.

(EF09CI02IT) Compreender as ligações químicas como resultantes das interações eletrostáticas que associam átomos, íons e/ou moléculas, de forma a dar maior estabilidade às substâncias.

METODOLOGIA

Ministrar aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis,  nas aulas

assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Dinâmicas “Minha bagagem de Ciências” para a primeira indagação sobre o ano anterior e “Emocionômetro” para as demais, com objetivo de colher informações em relação aos sentimentos que o componente curricular desperta no educando;

Apresentar aos alunos as ideias do Mito das cavernas (https://www.todamateria.com.br/mito-da-caverna/), correlacionando à ideia de medo paralisante e como o medo pode dificultar a inovação; Trabalhar a Música entre razões e emoções – NX0 disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=rh_lqF8kBwc posteriormente, disponibilizar questionário   para discussões acerca das respostas;

Reprodução de mapa mental sobre emoções e sentimentos;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;      

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Contação de Histórias;

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Apresentação de vários estilos musicais para averiguar que sentimentos despertam nos alunos, em seguida preencher tabela com as informações e emojis que representam o estado emocional;

Textos informativos sobre as emoções e as plantas, a música e os sentimentos, a influência da música nas plantas;

Construção de modelos atômicos comestíveis;

Joguinho online da tabela periódica;

Leitura e interpretação dos textos “Memórias de uma infância química” e “Curiosidades da Origem da Química e Alquimia”;

Experimentos sobre mudanças de estados físicos da matéria e transformações químicas.

AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas conceituais e mentais, produção de poemas, poesias e paródias, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail.

AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO

Os requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.

II UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Vida e Evolução; Terra e Universo

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (01 a 19/06).

 

 

 Preservação da biodiversidade

Corredores ecológicos: metas de conservação e importância.

Os principais problemas ambientais (lixo, poluição da água, ar e solo, exploração dos recursos naturais, extinção de espécies).

Soluções pra viver em equilíbrio com o Planeta.

Importância das unidades de preservação para a

biodiversidade e patrimônio nacional.

Ciência e Tecnologia

Saúde

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Projeto de Vida

As diversas facetas do Consumo (28/06 a 05/08)

Investimentos na Astronomia

Astronomia e cultura;

Tecnologia para uma

Colonização Espacial;

Composição, estrutura e localização do Sistema
Solar no Universo;

 

Economia (Educação Fiscal)

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

HABILIDADES

(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionadas.

(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

(EF09CI07IT) Justificar a importância dos corredores ecológicos para a variabilidade genética e preservação da biodiversidade e do patrimônio regional e nacional.

(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

METODOLOGIA

Ministrar aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis,  nas aulas

assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;      

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias sobre soluções para viver em equilíbrio no planeta;

Pesquisa dirigida sobre os principais problemas ambientais, para preenchimento de tabelas;

Campanha de sensibilização em favor da preservação do meio ambiente;

Contação de Histórias;

Produção de vídeos e infográficos destacando problemas ambientais e soluções;

Modelos representando o sistema solar;

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Textos informativos e reflexivos sobre problemas ambientais e soluções pra viver em equilíbrio com o Planeta;

Feirinha dos usados, tipo brechó online.

AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e poesias, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail.

AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO

Os requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.

III UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Vida e Evolução.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

As diversas facetas do Consumo

(06 a 21/08)

Vida humana fora da Terra.
Ordem de grandeza astronômica e evolução estelar

Ondas e utilização, ondas mecânicas e eletromagnéticas; Som e características;

Aplicações das ondas (medicina e telecomunicações).

Economia (Educação Fiscal)

Meio Ambiente

(Educação Ambiental e Educação para o Consumo)

Ciência e Tecnologia

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (23/08 a 04/10)

Problemas Ambientais em Itamaraju gerados pela exploração dos Recursos naturais.

O papel dos indígenas no equilíbrio de biomas e ecossistemas brasileiros.

Mídias Virtuais, Ética e Sociedade da informação;

Uso responsável de aparelhos eletrônicos;

Efeitos biológicos das radiações. (não foi realizado)  

 Meio Ambiente

(Educação Ambiental e Educação para o Consumo)

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Projeto de Vida

HABILIDADES

(EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).

(EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.

(EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.

(EF09CI04BA) Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do espaço pelo ser humano.  

(EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).

(EF09CI08IT) Identificar e analisar como as grandes plantações de eucalipto no extremo sul baiano, a compactação do solo ocasionada pela agropecuária, a caça predatória não subsistencial, retirada da cobertura ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e extrativismo de areia, configuram problemas ambientais.

(EF09CI09IT) Investigar o modo de vida, costumes e ensinamentos dos povos originários e tradicionais de Itamaraju que possibilitam a conservação da natureza, o tratamento de doenças a partir das plantas da floresta, o uso sustentável de recursos naturais, e, entender como os indígenas colaboram com o equilíbrio de biomas e ecossistemas brasileiros.

(EF09CI10IT) Introduzir noções de estratégias de dispensação de resíduos sólidos à comunidade local e destacar sua importância para redução de impactos ambientais e geração de renda. 

(EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.

(EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som, assim como a transmissão e recepção de dados da internet que revolucionaram o sistema de comunicação humana.

(EF09CI06) Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc.

(EF09CI03IT) Destacar a importância do uso responsável de aparelhos eletrônicos (celulares, tablets, TV, etc) e prejuízos advindos da utilização excessiva para a saúde física, mental e social da criança e adolescente.

METODOLOGIA

Ministrar aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis,  nas aulas  assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;      

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias;

Pesquisa dirigida sobre radiações e seus usos em medicina, agricultura, indústria e artes (radiografia, gamagrafia e tomografia);

Pesquisa sobre o papel dos indígenas no equilíbrio de biomas e ecossistemas brasileiros;

Contação de Histórias;

Experimentos que relacionados as ondas e utilização, ondas mecânicas e eletromagnéticas, som e características;

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Textos informativos e reflexivos sobre o uso responsável de aparelhos eletrônicos.

AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e poesias, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail.

AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO

Os requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.

IV UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Matéria e Energia; Vida e Evolução.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (05 a 09/10)

 

Saúde

 

Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais. (11/10 a 20/11)

Formação do ser: a miscigenação

Hereditariedade
Conceito, genes e células.

Divisão celular e transmissão dos genes na reprodução.

O trabalho de Mendel.

Algumas anomalias genéticas.

Biotecnologia (transgênicos, projeto genoma e clonagem). 

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Saúde 

Projeto de Vida

(22/11 a 10/12)

 Ideias evolucionistas

Origem da Vida

A luta pela sobrevivência dos seres vivos e os recursos limitados.

As ideias de Darwin e Lamarck

Seleção natural e artificial. 

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

HABILIDADES

(EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).

(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.

(EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

(EF09CI04IT) Associar a possibilidade de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a diferenciação celular com inclusão social de indivíduos.

(EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.

(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

(EF09CI01BA) Discutir as explicações formuladas em diferentes épocas, culturas e civilizações sobre a origem da vida no Planeta Terra.

(EF09CI02BA) Produzir evidências para questionar a validade da geração espontânea por meio da história da ciência.

(EF09CI03BA) Identificar e se posicionar sobre as diferentes teorias que explicam a origem da vida na Terra

(EF09CI05IT) Compreender os mecanismos e a importância de selecionar características desejáveis em animais e plantas de interesse econômico e ambiental.

(EF09CI06IT) Reconhecer que a mutação pode gerar o aparecimento de características que sejam favoráveis ou não a sobrevivência de um indivíduo implicando no processo evolutivo. 

METODOLOGIA

Ministrar aulas à distância, de forma remota adotando tecnologias educacionais vinculadas ao ambiente online, com utilização do Google Meet nas aulas síncronas que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo, com todos recursos tecnológicos possíveis,  nas aulas

assíncronas utilizar WhatsApp, Google Classroom, entre outras ferramentas, ambas modalidades fazendo uso do Google Forms, Padlet, links do livro didático, de vídeos, de infográficos, de jogos, de atividades, e/ou outros recursos. Para os alunos que não tem acesso a internet, as atividades e os objetos de conhecimentos serão disponibilizados a partir de apostilas ou reprodução das páginas do livro didático. Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias;

Pesquisa dirigida sobre aplicações das ondas (medicina e telecomunicações);

Pesquisa e seminário sobre biotecnologia;

Extraindo DNA da banana;

Construindo modelo de cromossomos utilizando materiais de sucata;

Vídeos informando sobre os principais cientistas envolvidas nas descobertas acerca da evolução;

Atividade prática utilizando pinças trabalhando seleção natural;

Contação de Histórias;

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Debate regrado sobre ideias evolucionistas.

AVALIAÇÃO ENSINO REMOTO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. A avaliação na educação online é formativa, vista como um caminho a ser trilhado na construção e reflexão do conhecimento, no respeito ao saber e ao cotidiano dos alunos e na retomada da aprendizagem, por oferecer vantagens como: feedback imediato, flexibilidade na data de realização das atividades, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos não oferecidos no local em que reside e utilização da Internet na ampliação de conhecimentos. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de acesso, o atraso de tarefas, a falta de participação no grupo. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação em estudo online começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do tutor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: construção de portfólios, bloggers e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes online, mapas mentais e conceituais, produção de poemas, paródias e poesias, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, memorial, entrevistas, avaliações objetivas (formulários online), auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas online, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação nas Aulas Online disponibilizada via e-mail.

AVALIAÇÃO ENSINO HIBRIDO

Os requisitos presentes na Avaliação do Ensino Remoto, prevalecem também no Ensino Híbrido, com a diferença que as dúvidas geradas no processo ensino aprendizagem pelo educando, serão dirimidas e/ou solucionadas presencialmente, facilitando todo o processo de aprendizagem. Logo, A avaliação é continua e contempla ações coordenadas entre professora e aluno, que propiciem a este a construção e reconstrução do objeto do conhecimento de diferentes objetos de conhecimento, por meio de processos individuais ou em grupo que serão viabilizados em tarefas de classe e casa.

OBSERVAÇÕES: as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário