6ª Sequência Didática 2020 6º Ano

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Célula como unidade da vida

                                                      

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Estrutura da célula e Níveis de Organização dos Seres Vivos.

Ano: 6º                          Período: 13 a 30/10                              Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar a estrutura básica das células.

Distinguir os principais tipos de células.

Diferenciar os principais tipos celulares de acordo com o número de células e organização estrutural.

Entender sobre o nível de organização dos seres vivos, quais tipos celulares formam os tecidos, as funções de cada um e em que órgãos são encontrados.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Etapa 1: Levantamento de Conhecimentos Prévios a partir da questão: Como deve ser o corpo do ser vivo mais simples, ao levarmos em consideração suas necessidades básicas para sobreviver?

Orientações: É importante, se manter imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias. Pedir para anotarem a resposta no caderno. Não se esqueçam do cabeçalho.

  

Etapa 02: Aula expositiva utilizando o livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 26 e 27 para realização de leitura e análise de imagens dos diferentes tipos de células e suas estruturas. Em seguida, pedir aos alunos que assistam o vídeo disponível no link:  https://youtu.be/-P0GCOukl88

 

Etapa 03 - Aprofundando no tema

Pedir aos alunos para fazerem as atividades 1, 2, e 3 do livro da página 27.

 

Etapa 04: Mão na Massa

Célula Tridimensional, livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 34.  Dividir a turma em três grupos.  Cada grupo ficará  responsável  por fazer  um dos diferentes tipos de célula (Célula animal, Célula vegetal e Célula procariótica ou bacteriana). O material a ser utilizado na construção da célula e representação de cada estrutura, pode ser, comestível, reciclável ou a critério.

Obs.: Cada grupo escolherá um representante para fazer apresentação  na aula seguinte,

 

 

 

AULA 02

 

Níveis de organização

Etapa 05: Para início de conversa

Iniciar pedindo aos alunos para falarem a respeito da escolha do material para a confecção da célula e o que foi mais interessante fazer. Em seguida, um aluno de cada grupo fará a apresentação.

 

Etapa 06: Níveis de organização/como acontece?

Nesse momento o professor construirá conceito sobre a organização do nível de organização do organismo, mostrando desde as estruturas mais simples até as mais complexas. Para tanto terá que utilizar 5 caixas de tamanhos diferentes, de modo que uma caiba dentro da outra, nomeá-las (células, tecidos, órgãos, sistemas e organismos) e colocando uma dentro da outra fazendo analogia com as estruturas que formam os organismos. Será interessante também o professor mostrar uma cebola, retirar a epiderme, falando um pouco sobre ela e de que é formada. Deixe bem claro sobre essa organização, se não tiver quaisquer materiais da demonstração, poderá substituí-los, mas, será de fundamental importância realizar essa atividade.

 

Etapa 07: Aprofundando no tema

Aula expositiva a partir da leitura do tópico e análise das imagens da página 28 do livro didático Inspire ciências 6º ano.

 

 

Etapa 08: Mão na massa

Analisando níveis de organização - livro didático inspire ciências 6º, página 35. Orientar os alunos a substituir o cartaz por tabela desenhada no caderno contendo a sequência de nível de organização (Célula, Tecido, Órgão, Sistema e Organismo), escrevendo os  elementos sugeridos aos cinco grupos,  de acordo com o nível de organização correspondente. Em seguida, completar a tabela com os níveis existentes antes ou depois adequadamente.

 

 

AULA 03

 

Tema: Níveis de Organização dos Seres Vivos

 

Aprofundando no tema: Desafiando a definição de ser vivo, a partir da atividade de pesquisa sugerida na página 32 do livro didático, nesse momento dê tempo aos alunos para realizar a pesquisa durante a aula síncrona no caderno, cumprindo todas as etapas que propõe a atividade. Depois os oriente a realizar a atividade prática descrita na página 33 do mesmo livro para apresentar na próxima aula.

 

 

 

 

 

AULA 04

Tema: O ser humano em todas as dimensões

Etapa 09: Iniciar a aula com a socialização do experimento e das questões propostas, concluindo a aula 03.

Etapa 10: Ao iniciar esse tópico, retomar com a turma o que foi discutido na abertura da unidade: “Em sua opinião, o que diferencia as pessoas dos outros seres vivos?”

Orientações: Ouvir as opiniões dos alunos e promover um ambiente democrático, em que todos se sintam respeitados e incentivados a falar.

 

Etapa 11. Mergulho no tema

Aprofundar nas discussões sobre o conteúdo, utilizando o livro didático Inspire Ciências 6º ano página 29, através de leitura e exploração das imagens.

 

AULA 05

Tema: Continuação do tema “O ser humano em todas as dimensões”.

Etapa 12:

Sistematização: Ao tratar da espécie humana, é importante abordar, sempre que possível a diversidade e a pluralidade da nossa sociedade, fomentando o respeito e o acolhimento às diferenças. A partir dessa abordagem, solicitar aos alunos que façam uma pesquisa na internet, no momento da aula (disponibilize um tempo de 20 minutos para essa atividade),  para descobrir o significado das seguintes palavras:

·         Preconceito;

·         Racismo;

·         Xenofobia;

·         Machismo;

·         Homofobia

Etapa 13 : Debate

Aproveitar o momento para debater os conceitos pesquisados, aborde exemplos de situações que configuram tais conceitos, pergunte como se sentem em relação a essas práticas, de como deveriam ser evitadas e o correto a se fazer.

 

AULA 06

 

Tema: Continuação do tema “O ser humano em todas as dimensões”.

Etapa 14 : Solicitar aos alunos a leitura e análise das imagens, livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 30. Em seguida, pedir que listem outras atividades humanas que impactam o ambiente. Procurar dar destaque a assuntos que tenham relevância regional: extração mineral, extração da areia, desmatamento, atividade industrial, descarte irregular de lixo, etc.

Etapa 15: Vamos Verificar:

 Pedir aos alunos que façam a atividade do livro didático inspire ciências 6º ano, página 31. Lembrando sempre de fazerem o cabeçalho.

Etapa 16: Correção da atividade.

  

 

AULA 07

Tema: A Ilha das Flores.

Etapa 17: Aula expositiva a partir da leitura e discussão do texto “ A Ilha das Flores”, livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 36 e 37. Em seguida, assistam o documentário “Ilha das Flores”, disponível no link: https://youtu.be/Ch-LIsnG9Wc,.

Etapa 18: Aprofundando no tema: Promover um debate para colher a percepção deles sobre a relação do ser humano com o ambiente a partir das seguintes perguntas:

·         Do que o filme trata?

·         O filme passa alguma mensagem? Qual?

·         De que forma faz isso?

Etapa 19: Responder no caderno, as questões 1, 2, 3, e 4 do livro didático Inspire Ciências 6º ano, página 67.

 

AULA 08

 

Tema: Linha do tempo da vida.

Etapa 20: Correção da atividade da aula anterior.

Etapa 21: Iniciar a aula relembrando os alunos que a vida surgiu há bilhões de anos em ambiente aquático, e a conquista do ambiente terrestre ocorreu há  465 milhões de anos. Por tanto, a vida foi exclusivamente aquática por cerca de 3,035 bilhões de anos.

Etapa 22: Aprofundando no tema: Pedir aos alunos que desenhem no caderno, a linha do tempo da vida modelo disponível no livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 38 e 39, contendo tempo e acontecimentos cronologicamente relacionados, poderá fazer em formato de dominó, porém, num tamanho maior, acrescentar a décima peça com imagens atuais. Para tanto, deverá assistir ao vídeo disponível no link: https://youtu.be/dQDqjlK4G1I e em seguida, fazer a linha do tempo da sua vida como orientado no vídeo.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (27, 31, 32, 33, 34, 35, 37, 38, 39 e 41) (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário