SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema: Célula como unidade da vida
|
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: Estrutura da célula e Níveis de
Organização dos Seres Vivos. |
|
Ano:
6º Período: 13 a 30/10 Nº de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu
papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EF06CI06) Concluir,
com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os
organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Identificar a estrutura básica das células. Distinguir os principais tipos de células. Diferenciar os principais tipos celulares de acordo com o
número de células e organização estrutural. Entender sobre o nível de organização dos seres vivos,
quais tipos celulares formam os tecidos, as funções de cada um e em que
órgãos são encontrados. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA
01 Etapa
1: Levantamento de Conhecimentos
Prévios a partir da questão: Como deve ser o corpo do ser vivo mais simples,
ao levarmos em consideração suas necessidades básicas para sobreviver? Orientações: É
importante, se manter imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando
quais ideias estão próximas do real ou do correto.
Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias. Pedir para anotarem a resposta no caderno. Não se esqueçam
do cabeçalho. Etapa 02:
Aula expositiva utilizando o livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas
26 e 27 para realização de leitura e análise de imagens dos diferentes tipos
de células e suas estruturas. Em seguida, pedir aos alunos que assistam o
vídeo disponível no link: https://youtu.be/-P0GCOukl88 Etapa 03
- Aprofundando no tema Pedir aos alunos para fazerem as
atividades 1, 2, e 3 do livro da página 27. Etapa 04: Mão na Massa Célula Tridimensional, livro
didático Inspire Ciências 6º ano, página 34. Dividir a turma em três grupos. Cada grupo ficará responsável por fazer
um dos diferentes tipos de célula (Célula animal, Célula vegetal e
Célula procariótica ou bacteriana). O material a ser utilizado na construção
da célula e representação de cada estrutura, pode ser, comestível, reciclável
ou a critério. Obs.: Cada grupo escolherá um
representante para fazer apresentação
na aula seguinte, AULA
02 Níveis
de organização Etapa 05: Para início de conversa Iniciar pedindo aos alunos para
falarem a respeito da escolha do material para a confecção da célula e o que
foi mais interessante fazer. Em seguida, um aluno de cada grupo fará a
apresentação. Etapa
06: Níveis de organização/como acontece? Nesse momento o professor
construirá conceito sobre a organização do nível de organização do organismo,
mostrando desde as estruturas mais simples até as mais complexas. Para tanto
terá que utilizar 5 caixas de tamanhos diferentes, de modo que uma caiba
dentro da outra, nomeá-las (células, tecidos, órgãos, sistemas e organismos)
e colocando uma dentro da outra fazendo analogia com as estruturas que formam
os organismos. Será interessante também o professor mostrar uma cebola,
retirar a epiderme, falando um pouco sobre ela e de que é formada. Deixe bem
claro sobre essa organização, se não tiver quaisquer materiais da
demonstração, poderá substituí-los, mas, será de fundamental importância
realizar essa atividade. Etapa
07: Aprofundando no tema Aula expositiva a partir da
leitura do tópico e análise das imagens da página 28 do livro didático Inspire
ciências 6º ano. Etapa 08: Mão na
massa Analisando níveis de organização -
livro didático inspire ciências 6º, página 35. Orientar os alunos a
substituir o cartaz por tabela desenhada no caderno contendo a sequência de
nível de organização (Célula, Tecido, Órgão, Sistema e Organismo), escrevendo
os elementos sugeridos aos cinco
grupos, de acordo com o nível de
organização correspondente. Em seguida, completar a tabela com os níveis
existentes antes ou depois adequadamente. AULA
03 Tema:
Níveis de Organização dos Seres Vivos Aprofundando no tema: Desafiando a
definição de ser vivo, a partir da atividade de pesquisa sugerida na página
32 do livro didático, nesse momento dê tempo aos alunos para realizar a
pesquisa durante a aula síncrona no caderno, cumprindo todas as etapas que
propõe a atividade. Depois os oriente a realizar a atividade prática descrita
na página 33 do mesmo livro para apresentar na próxima aula. AULA
04 Tema:
O ser humano em todas as dimensões Etapa
09: Iniciar a aula com a socialização do experimento e das
questões propostas, concluindo a aula 03. Etapa
10: Ao iniciar esse tópico, retomar com a turma o que foi
discutido na abertura da unidade: “Em sua opinião, o que diferencia as
pessoas dos outros seres vivos?” Orientações:
Ouvir as opiniões dos alunos e promover um ambiente
democrático, em que todos se
sintam respeitados e incentivados a falar. Etapa
11. Mergulho no tema Aprofundar nas discussões sobre o
conteúdo, utilizando o livro didático Inspire Ciências 6º ano página 29,
através de leitura e exploração das imagens. AULA
05 Tema:
Continuação do tema “O ser humano em todas as dimensões”. Etapa
12: Sistematização:
Ao tratar da espécie humana, é importante abordar, sempre que possível a
diversidade e a pluralidade da nossa sociedade, fomentando o respeito e o
acolhimento às diferenças. A partir dessa abordagem, solicitar aos alunos que
façam uma pesquisa na internet, no momento da aula (disponibilize um tempo de
20 minutos para essa atividade), para
descobrir o significado das seguintes palavras: ·
Preconceito; ·
Racismo; ·
Xenofobia; ·
Machismo; ·
Homofobia Etapa
13 : Debate Aproveitar o momento para debater os
conceitos pesquisados, aborde exemplos de situações que configuram tais
conceitos, pergunte como se sentem em relação a essas práticas, de como
deveriam ser evitadas e o correto a se fazer. AULA
06 Tema:
Continuação do tema “O ser humano em todas as dimensões”. Etapa
14 : Solicitar
aos alunos a leitura e análise das
imagens, livro didático Inspire Ciências
6º ano, página 30. Em seguida, pedir que listem outras atividades humanas que
impactam o ambiente. Procurar dar destaque a assuntos que tenham relevância
regional: extração mineral, extração da areia, desmatamento, atividade
industrial, descarte irregular de lixo, etc. Etapa
15: Vamos Verificar: Pedir aos alunos que façam a atividade do
livro didático inspire ciências 6º ano, página 31. Lembrando sempre de fazerem
o cabeçalho. Etapa
16: Correção da atividade. AULA
07 Tema:
A Ilha das Flores. Etapa
17: Aula expositiva a partir da leitura e discussão do texto “
A Ilha das Flores”, livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 36 e 37.
Em seguida, assistam o documentário “Ilha das Flores”, disponível no link: https://youtu.be/Ch-LIsnG9Wc,. Etapa
18: Aprofundando no tema: Promover um debate para colher a
percepção deles sobre a relação do ser humano com o ambiente a partir das
seguintes perguntas: ·
Do que o filme trata? ·
O filme passa alguma mensagem?
Qual? ·
De que forma faz isso? Etapa
19: Responder no caderno, as questões 1, 2, 3, e 4 do livro
didático Inspire Ciências 6º ano, página 67. AULA 08 Tema:
Linha do tempo da vida. Etapa
20: Correção da atividade da aula anterior. Etapa
21: Iniciar a aula relembrando os alunos que a vida surgiu há bilhões de anos em
ambiente aquático, e a conquista do ambiente terrestre ocorreu há 465 milhões de anos. Por tanto, a vida foi
exclusivamente aquática por cerca de 3,035 bilhões de anos. Etapa
22: Aprofundando no tema: Pedir aos alunos que
desenhem no caderno, a linha do tempo da vida modelo disponível no livro
didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 38 e 39, contendo tempo e
acontecimentos cronologicamente relacionados, poderá fazer em formato de
dominó, porém, num tamanho maior, acrescentar a décima peça com imagens
atuais. Para tanto, deverá assistir ao vídeo disponível no link: https://youtu.be/dQDqjlK4G1I
e em seguida, fazer a linha do tempo da sua vida como orientado no vídeo. |
|
RECURSOS:
(X) Livro didático; (
) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; ( )
Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (27, 31, 32, 33, 34, 35,
37, 38, 39 e 41) ( ) Seminários;
( ) Apresentação oral; (X) Observação
do desempenho do grupo; ( ) Cartaz;
(X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário