3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal! |
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Subtema: Harmonizando os Estados Físicos da
Matéria: Sustentabilidade e Química. |
Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
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Objetos de Conhecimento: Significados e inovações da
Matéria; Matéria, estados físicos da matéria e propriedades da matéria. |
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Ano:
9º Período: Período: 01 a 12/04 Nº de Aulas: 07 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem
a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas
simples) e reconhecer sua evolução histórica (essa habilidade não será
trabalhada por completo). (EF09CI01) Investigar as mudanças de
estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo
de constituição submicroscópica. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Distinguir matéria de energia. Apresentar
os estados físicos da matéria mais comuns em nosso cotidiano. Explicar
as razões por trás da transformação do estado físico da matéria.
Descrever os processos de transformação do estado físico da matéria.
Compreender a variação de forma e volume da matéria para cada estado físico
da matéria. Perceber a influência do volume na variação da densidade. Classificar
os materiais de acordo com suas características e aplicações. Diferenciar as
propriedades gerais e específicas da matéria. Identificar na prática algumas
das propriedades estudadas. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema:
Matéria Etapa
01: Levantamento de conhecimentos prévios
(10min) Questão
Problematizadora: Do que a Matéria é feita? Orientações: organize os alunos em
semicírculo. Comente com os estudantes que nas aulas anteriores eles
discutiram muito sobre fenômenos físicos e químicos, são transformações que
ocorrem na matéria, em seguida convide-os a refletir sobre o conceito de
matéria. Leia o tema da questão problema, dê um tempo para surgir hipóteses a
respeito, acolha as respostas, em seguida apresente a imagem abaixo, caso não
consiga reproduzir o slide, apenas discuta. Tempo
sugerido: (5 minutos) Orientações: pergunte se eles já
tentaram explicar o que é matéria e do que ela é composta. Peça para que
compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como: 1-
Matéria tem peso? 2-
Matéria tem volume? 3-
Ocupa lugar no espaço? 4-
Ela pode ser dividida? 5-
Os objetos presentes à nossa volta são compostos de matéria? 6-
O que é matéria? 7-
Como a matéria se comporta? 8-
Quais as mudanças que podem ocorrer com a matéria? 9-
Cite os principais estados físicos da matéria, vocês já
estudaram a respeito. 10- Será que a matéria se comporta de forma
diferente, dependendo de seu estado físico? Perscrutar os
conhecimentos prévios que os estudantes detêm sobre o objeto de conhecimento
(matéria), como ponto de partida da aula. Abordaremos as transformações físicas da matéria. A
começar pela transformação da matéria, você pode utilizar o livro A Conquista
Ciências 9º ano, páginas 38 e 39
como material de apoio. Etapa 02: Sistematizando o Conhecimento
(25min) Após
ouvir os estudantes na etapa de sondagem de conhecimento, chegou o momento de
sistematizar o conhecimento, tirar dúvidas e esclarecer os equívocos
apresentados. Vamos adentrar no conteúdo propriamente dito, você pode
utilizar como suporte o livro A Conquista Ciências 9º ano na página 41. Etapa 03: Hora de praticar (10
min) Logo
após a explicação dos conceitos, solicitar que os estudantes façam uma tabela
com o nome dos objetos encontrados na sala de aula e de que materiais são feitos
esses objetos. Por exemplo:
Obs.: Neste
momento vale ressaltar que alguns materiais também podem ser objetos, como o
papel e, assim, podem aparecer nas duas colunas. AULA 02 Tema: Estados Físicos da Matéria Etapa 04: Atividade de
Experimentação (20 min) Leve
para sala um copo com gelo e um copo com água, peça que observem os cubos de
gelo e o copo com água e respondam em seus cadernos as questões a seguir: 1. Por que a água líquida adquire a
forma do copo e o gelo não? 2. Se você pudesse enxergar as
partículas de água líquida, como elas estariam organizadas? 3. E como estariam organizadas as
partículas no gelo? 4. A água também pode ser encontrada
na forma de vapor. E nesta forma, como estariam organizadas suas partículas? 5. Por que será que existe esta
diferença de organização entre os diferentes estados físicos da água? Etapa 05: Socialização (15 min) Peça aos
estudantes que apresentem suas respostas. Durante a socialização, introduza
também algumas explicações científicas para as respostas dos estudantes. Etapa 06: Verificando a
Aprendizagem (15 min) Em
seguida, partilhe essa tabela com os estudantes e oralmente, peça para que
eles preencham a tabela respondendo, por exemplo “qual a interação entre as
partículas no estado sólido?” espera-se que eles digam “intensas” ou algum
sinônimo. Faça os questionamentos necessários até o preenchimento da tabela.
AULA 03 Tema: Mudança de Estados Físicos
da Matéria Etapa 07: Sistematizando o
conhecimento (10 min) Dê
continuidade à aula abordando estados físicos da matéria, concluindo com os
estudantes sobre os arranjos das moléculas, forma, volume, a organização e
movimentação das partículas em cada estado físico. Você pode utilizar o livro
A Conquista Ciências 9º ano página 40 e também outro material de apoio, como uma apresentação
de slides com imagens que possibilitem a visualização das partículas nos três
estados físicos. Etapa 08: Indo mais além (10 min) Solicite
que os alunos/ou professor peguem um copo, coloque água e cubos de gelo e que
aguardem até que o copo fique molhado por fora, ou mostre a imagem abaixo. Etapa 09: Concluindo (10 min) Solicite
que eles escrevam em seus cadernos qual ou quais transformações de estado
estão acontecendo com aquele copo com gelo. Alerte-os para que não se
preocupem em nomear cada transformação: devem apenas indicar as fases em
transformação. Etapa 10:Aprofundando no Tema (20
min) No momento
seguinte, peça que leiam suas respostas. É provável que os estudantes
indiquem apenas a fusão do gelo na parte interna do copo (passagem do estado
sólido para o líquido) e a condensação do vapor de água presente no ar
(passagem do estado de vapor para o líquido) na parte externa do copo.
Questione-os se é possível a água sofrer evaporação (passar do estado líquido
para o vapor) nesta situação. Provavelmente eles vão responder que não é
possível que a água vaporize nesta temperatura. Explique-lhes, então, que a
evaporação ocorre em todas as temperaturas. O que muda é a velocidade com que
a água ou qualquer líquido irá evaporar. Aproveite para fazer a diferenciação
entre evaporação e ebulição. Mencione que ambos os processos transformam o líquido em vapor, mas, na
ebulição, essa passagem ocorre de maneira rápida, com formação de bolhas e a
determinada temperatura, que varia de acordo com a substância e a pressão
atmosférica, denominada “temperatura de ebulição”. Aproveite o exemplo da
ebulição e explique aos estudantes que esse processo necessita de uma fonte
de energia e que geralmente utilizamos energia térmica, como o calor do fogo.
Explique também que os processos que ocorrem com absorção de calor, como a
ebulição da água, são denominados processos endotérmicos. E que os processos
que ocorrem com liberação de calor são denominados processos exotérmicos.
Peça-lhes que façam a associação entre as outras transformações e a energia
térmica recebida ou liberada. Você pode utilizar o livro A Conquista Ciências
9º ano na página 42 e 43. AULA
04 Tema: Mudanças de Estados Físicos Etapa 11: Mão na massa I (15 min) Solicite
que os estudantes elaborem um esquema, pode ser uma tabela, um mapa
conceitual, um infográfico, sobre as transformações do estado físico
estudadas. Peça que usem da criatividade! Etapa 12: Revisando o tema (35
min) Inicie a
aula perguntando aos estudantes quais são os estados físicos da matéria. Em
seguida, peça que identifiquem exemplos de objetos ou substâncias presentes
na sala de aula que estão nos estados sólido, líquido e gasoso. Algumas
possibilidades de resposta são: caneta, livro, cadeira, carteira, giz, quadro
de giz, caderno (estado sólido); água em garrafa, suor na pele, sangue no
interior dos vasos, saliva (estado líquido); ar do ambiente, ar contido nos
pulmões (estado gasoso). Em
seguida, desenhe no quadro de giz o contorno de três recipientes iguais
tampados e abaixo de cada um deles escreva o nome dos estados físicos na
seguinte sequência: sólido, líquido e gasoso. Mantenha um espaço entre um
recipiente e outro, pois esse esquema será complementado ao final da aula com
setas e o nome das mudanças de estado físico. Peça aos
estudantes que imaginem que os três recipientes contêm a mesma quantidade de
água e o que diferencia o conteúdo dos potes é o estado físico em que a água
se encontra. Oriente-os
a concluir que o estado físico influencia a organização e a mobilidade de
átomos e moléculas. Solicite que reproduzam o esquema do quadro em seus
cadernos (lembre-se de orientá-los a manter um espaço entre os recipientes) e
desenhem como as moléculas de água (nessa atividade, representadas por
esferas) estariam organizadas em cada pote. Reserve cerca de 10 minutos para
a elaboração dos desenhos. Se julgar necessário, reforce as limitações do
modelo, ressaltando que as moléculas são submicroscópicas. Após a finalização
dos desenhos, peça a alguns estudantes que mostrem suas representações e
pergunte para a turma que critério foi utilizado para determinar a
organização das moléculas de água em cada estado físico. Talvez os
estudantes tenham partido do princípio de que os objetos sólidos são duros,
não moldáveis, ao contrário de líquidos e gases, por isso a água no estado
sólido teria moléculas agrupadas e imóveis, diferentemente da água nos
estados líquido e gasoso. Converse com a turma sobre esse tema e complete o
desenho que você fez no quadro representando a organização das moléculas de
água nos três estados físicos. Se for possível, utilize um objeto digital
para exibir aos estudantes a simulação da disposição das partículas que
compõem a água, o neônio, o argônio e o oxigênio nos estados sólido, líquido
e gasoso, disponível em:
https://phet.colorado.edu/sims/html/states-of-matter/latest/states-of-matter_pt_BR.html ou você pode montar previamente e levar para
esta aula um modelo de organização das moléculas de água (●) feito com
bolinhas de gude coladas a copos plásticos transparentes. Para representar o estado sólido, fixe com
cola quente seis bolinhas de gude formando um retângulo e depois cole-as na
base do copo. Para representar o estado líquido, cole seis bolas de gude nas
paredes da metade inferior do copo, mantendo um espaço entre uma e outra. Para
representar o estado gasoso, cole as seis bolas de gude nas paredes do corpo,
mantendo uma distância considerável entre elas. Você pode variar o número de
bolas de gude do modelo (acrescentar esferas, por exemplo), mas é importante
lembrar de manter o mesmo número de bolinhas nos três copos. Mostre o
modelo aos estudantes e solicite que identifiquem qual copo representa cada
estado físico da água, justificando as respostas. Parta das
considerações feitas por eles para explicar a organização submicroscópica da
matéria. Informe que no estado sólido as substâncias possuem forma definida
porque as moléculas estão muito próximas umas das outras; assim, qualquer que
seja o formato do frasco que ocupem, sua forma permanecerá a mesma (como é o
caso de cubos de gelo, por exemplo). Já a matéria no estado líquido adquire o
formato do recipiente em que está, pois nesse estado físico as moléculas
possuem maior mobilidade que no estado sólido; um exemplo é o suco contido em
uma jarra, que, ao ser colocado em um copo, adquire o formato do novo
recipiente. No estado
gasoso as partículas movimentam-se ainda mais livremente e estão mais
distantes entre si que nos outros dois estados físicos, por isso os gases não
têm forma definida e tendem a ocupar todo o espaço disponível. Em
seguida, incentive os estudantes a identificarem uma variável que influencia
as mudanças de estado físico. Pergunte, por exemplo, o que é necessário para
que a água no estado sólido se transforme em líquido e de líquido em vapor.
Eles provavelmente mencionarão o calor. Chame a atenção para a influência da
energia na forma de calor no movimento das partículas, explicando que,
conforme a água ou outro material é aquecido, a temperatura do sistema
aumenta, o que resulta em maior agitação de átomos ou moléculas e aumento do
espaço entre eles. Tenha em mente que a pressão também influencia as mudanças
de estado físico, porém esse aspecto não será trabalhado neste momento. Pergunte
se as mudanças do estado gasoso para o líquido e do líquido para o sólido
também são influenciadas por mudanças de temperatura. Espera-se que os
estudantes respondam que sim, mas que nesse caso as transformações ocorrem quando
há perda de energia na forma de calor (resfriamento do sistema), e não ganho.
Com a diminuição da temperatura, as moléculas de água agitam-se menos e as
partículas se aproximam. Finalize a aula adicionando ao esquema do quadro
setas associadas às respectivas denominações das mudanças de estado físico:
fusão (sólido para líquido), vaporização (líquido para gasoso), condensação
(gasoso para líquido) e solidificação (líquido para sólido). Inclua setas
indicando o sentido do aumento e da diminuição da temperatura. Oriente os
estudantes a complementarem os esquemas que fizeram em seus cadernos com
essas informações. AULA 05 Etapa
13: Verificação da Aprendizagem (35min) Para
verificar a compreensão dos alunos, propor a realização das atividades das
páginas 41,43 e 44 do livro A
Conquista Ciências 9º ano em duplas ou trio e se achar necessário a propor a
atividade do link a seguir: Atividade sobre os estados físicos da Matéria para o 8º
e 9º ano (tudosaladeaula.com) Questões
para auxiliar na aferição 1. Associe os itens das duas
colunas: I. Estado líquido
II. Estado gasoso III. Estado sólido ( ) As
partículas que formam a matéria estão dispersas e bem distanciadas, ocupando
todo o volume de um recipiente. ( ) As
partículas estão bem próximas umas das outras, quase não se movimentam, e a
matéria possui um formato que independe do recipiente. ( ) As
partículas têm certa mobilidade, e a matéria assume a forma do recipiente que
ocupa. 2. Quando penduramos roupas molhadas no
varal em um dia ensolarado, poucas horas depois a roupa está seca. Explique por
qual transformação de estado físico a água passa, qual a fonte de energia
responsável por essa transformação e como as partículas de água se comportam
nessa transformação. Gabarito das questões 1. II – III – I. 2. A água
contida nas roupas vai evaporar, passando lentamente do estado líquido para o
estado gasoso. A fonte de energia para esse processo é o Sol. Os raios
solares atingem o tecido úmido e aquecem as fibras das roupas e água que elas
contêm. No estado líquido, as partículas da água apresentam certa mobilidade.
Conforme o varal continua exposto ao calor do Sol, a temperatura da água
aumenta e suas partículas começam a se movimentar mais e a se distanciar umas
das outras, até que chega um ponto em que a movimentação das partículas é
tamanha que a água líquida começa a se transformar em vapor. Etapa
14: Correção e Revisão (15 min) Fazer a
correção da atividade e aproveitar o momento para tirar dúvidas surgidas
durante a realização. AULA 06 Tema: Propriedades da Matéria Etapa 15: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (10 min) Neste
primeiro momento faça os seguintes questionamentos aos alunos para introduzir
os conceitos de propriedades da matéria. 1-
De
que é feita sua roupa? E sua mochila? 2-
Que
outros materiais poderiam ser usados para fazer esses objetos? Por quê? 3-
De
que é feito seu caderno? 4-
Eles
poderiam ser feitos de plástico? Por quê? 5-
Seu
tênis quando chove, deixa seus pés secos ou molhados? Por quê? 6-
Que
características deve ter um material utilizado para fabricar uma janela? E um
guarda-chuva? 7-
Podemos
usar tecido ou plástico para fabricar panelas ou pratos? Por quê? A ideia não é manter um diálogo prolongado. O objetivo,
neste momento, é estimular e contextualizar a aula. Não se preocupe em
responder todas as questões levantadas aqui. Etapa 16: Aprofundando no Tema (30
min) Após a
discussão acerca dos levantamentos prévios sobre “Propriedades da Matéria e
Propriedades Específicas da Matéria”, aprofunde nas explicações, utilizando
exemplos do cotidiano dos alunos, utilize como suporte o material disponível
no link a seguir. Link do texto: Texto Propriedades da Matéria.docx Faça uma explanação
sobre o tema bem detalhada para tirar as possíveis dúvidas expressadas pelos
alunos. Etapa 17: É hora do Vídeo (10 min) Apresente o vídeo a seguir para reforçar o
conhecimento. Propriedades da matéria: https://www.youtube.com/watch?v=QqMJ0-qvSDs
(10 min) AULA 07 Tema:
Propriedades da Matéria Parte II Etapa
18: Conhecendo as propriedades gerais e específicas da matéria (20min) Sugerimos
que essa aula seja em grupo de estudantes (no máximo 3) para que possam
acessar o material disponibilizado pelo professor a fim de realizarem
pesquisas sobre as propriedades gerais e específicas da matéria. Dinâmica
da aula O
professor deverá, de antemão, distribuir os itens relativos ao tema para os
grupos de educandos para a pesquisa. Eles deverão ficar à vontade para lerem
todas as informações disponíveis sobre todas as propriedades da matéria,
porém terão que registrar dados referentes a algumas delas e socializá-las
para toda a turma ao final da aula. Sugerimos que um grupo fique apenas
com um item, no caso de "peso" e "densidade" por serem
mais complexos. O professor deverá circular pela sala esclarecendo as dúvidas
que possam surgir no decorrer da pesquisa. Ao final da aula, o professor
deverá organizá-los para que cada grupo possa socializar a sua pesquisa, de
modo que todos se vejam, ouçam e sejam ouvidos. Propriedades
gerais (comuns a todos os materiais). ·
Inércia; massa;
volume (extensão) ·
impenetrabilidade;
indestrutibilidade; ·
peso ·
compressibilidade;
elasticidade Propriedades
específicas (são distintas para cada tipo de material e, por isso, permite
diferenciá-los): ·
cor; sabor; odor;
brilho (organolépticas) ·
dureza; maleabilidade;
ductibilidade; magnetismo ·
densidade ·
Ponto de fusão e
ponto de ebulição. Sugestões de endereços para a pesquisa: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/propriedade_materia/propriedade_materia.htm . Acessado em
18/03/2024. http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia6.php . Acessado em
10/03/2023. http://www.grupoescolar.com/materia/propriedades_gerais_da_materia.html . Acessado em
18/03/2024. http://www.profpc.com.br/Mat%C3%A9ria_propriedades.htm#PROPRIEDADES_GERAIS . Acessado em
18/03/2024. Etapa19: Verificando as
propriedades de alguns materiais (15min) Essa aula
deverá acontecer no laboratório ou espaço disponível na escola. Os
estudantes deverão ser organizados em grupos e cada um deverá receber o
roteiro da aula previamente elaborado pelo professor, solicite que anotem os
questionamentos feitos nos dois experimentos, pois deverão elaborar um
relatório baseado na observação dos experimentos. Experiência 01 Utilize o
experimento da página 55 para do
livro A Conquista 9º ano para investigação das mudanças de estados físicos da
água e pressão. Fonte
da imagem e da experiência:
http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1.htm Acessado
em 18/03/2024. Material : 01 copo de vidro; papel;
recipiente com água. Procedimento: Coloque o papel no fundo do copo
pressionando-o. Em seguida, emborque verticalmente o copo no recipiente
contendo água e deixe por um minuto. Retire o
copo do recipiente, verticalmente, sem incliná-lo. Como está
o papel? seco. Por que o papel não molhou? O ar existente
no interior do copo impede a entrada da água a ponto de molhar o papel. Isso
mostra que o ar é matéria e que a água e o ar não podem ocupar o mesmo lugar
no espaço ao mesmo tempo. Que
propriedades da matéria foram demonstradas nessa experiência? Impenetrabilidade
e compressibilidade (o papel amassado ocupou um espaço menor) Experiência 03 - O que
é mais leve (menos denso), o ar quente ou o ar frio? Fonte da imagem e da experiência: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1.htm
Acessado em 18/03/2024. Material: dois sacos de papel; uma vareta
de madeira (espetinho); barbante ou fio de nylon; uma vela; fósforos. Procedimento: Amarre um saco de papel em cada
extremidade da vareta. Suspenda a vareta através de um fio amarrado na metade
de sua extensão de modo que fique equilibrado, como uma balança. Aqueça um dos sacos com uma vela e
o outro não. Coloque a vela sobre a mesa, acenda-a e segure a vareta suspensa
de modo que apenas um dos sacos seja aquecido. Mantenha o saco a uma certa
distância da vela, de modo a não queimar o papel. O que
aconteceu? O saco aquecido fica mais leve do que o
não aquecido. Altera-se o equilíbrio: o saco não aquecido abaixa e o aquecido
sobe. Por que o
equilíbrio se alterou? Porque o ar contido no
interior do saco que foi aquecido se dilata, o volume aumenta e a densidade
diminui. Que
propriedade da matéria foi demonstrada nessa experiência? Densidade O que é
mais denso, o ar quente ou o ar frio? O ar frio Obs.: Todos os materiais dos
experimentos ficam sob responsabilidade do professor, inclusive ele fará a
demonstração para toda classe. Etapa 20:Verificando a
Aprendizagem - Relatório (15min) Após a realização das duas
experiências e discussão das questões propostas, cada grupo de alunos deverá
elaborar um relatório descrevendo os procedimentos ressaltando os principais
materiais e equipamentos utilizados, e os resultados obtidos. Oriente os
alunos como deverão elaborar este relatório. Observação:
Professor, outra sugestão é
realizar a brincadeira do “afunda”
ou “boia”, ou seja, em mais densos e menos densos que a água. Etapa
21: Para casa Solicite
aos estudantes que façam a atividade disponibilizada no link a seguir. Link da atividade: Atividade sobre
Matéria 9º ano OBS: Separe o primeiro momento da próxima aula para a leitura
dos relatórios solicitados na aula anterior e correção dos exercícios. Elaboração:
Cristiani, Elane, DJullie e Max. Coordenação e colaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( x) Computador; (X) Jogos;
(X ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros:_______________________________________________________________________
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (39, 41, 43, 44, 45) ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; (X) Relatórios;
() Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; ( ) Outros: |
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