SD Ciências 6

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Célula como Unidade da Vida                                                                         
Unidade Temática: Vida e Evolução
Subtema: Ser Vivo e não vivo, como caracterizar a vida, reprodução sexuada e sexuada; Descoberta da célula e dos seres microscópicos; Estrutura da Célula.
Ano: 6º                          Período: 29/04 a 10/05                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF06CI8.1) Compreender os níveis de organização da vida.
(EF06CI8.2) Identificar fatores vivos e não-vivos.
(EF06CI8.3) Compreender, comparar e analisar reprodução sexuada e assexuada.
(EF06CI08) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
(EF06CI09) Identificar o número de células de seres unicelulares e pluricelulares, reconhecer os níveis de organização a partir de sua composição por células em diferentes seres vivos e tipos de seres relacionados a presença ou ausência da carioteca.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
Avaliar o processo ensino aprendizagem.
Revisar para recuperar conteúdos e superar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a I unidade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, o professor poderá contar com recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionado pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações.
3º Momento: Resolução e correção dos exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade, produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, Produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos.
4º Momento: Resolução da Prova composta de questões objetivas e dissertativas disponibilizada no e-mail da turma, com valor de 3,00.
5º Momento: Fazer a revisão da correção da prova no quadro com os alunos de forma coletiva, após ter fechado todo o ciclo de resultados realizados pelo professor, essa etapa só poderá ser realizada depois que o professor entregar a cada aluno a avaliação corrigida e com nota. Esse já é o momento de revisão para recuperação Paralela.
6º Momento: Recurso de Recuperação Paralela/Fica a critério do professor a escolha do instrumento avaliativo para a Recuperação Paralela que valerá 8,00, essa etapa deverá acontecer em sala de aula.

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                     

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________






























SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Programas e indicadores de saúde pública                                                                         
Unidade Temática: Vida e Evolução 
Subtema: O que é saúde? Microrganismos e doenças; Doenças parasitárias e verminoses; diferentes formas de transmissão de doenças, prevenção e vacinas. 
Ano: 7º                          Período: 29/04 a 10/05                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF07CI15.1) Compreender o significado da palavra saúde e a importância de nos manter saudáveis.
(EF06CI .15.2)  Descrever doenças virais, bacterianas e causadas por protozoários, seus sintomas, forma de transmissão e de prevenção, em especial, as doenças infectocontagiosas que mais matam em sua região e país.
(EF06CI15 .3)  Descrever o ciclo de vida de alguns platelmintos e nematódeos e analisar a forma de contágio e prevenção.
(EF06CI15.4) Valorizar o cuidado com a própria saúde.
(EF07CI16) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
Avaliar o processo ensino aprendizagem.
Revisar para recuperar conteúdos e superar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a I unidade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, o professor poderá contar com recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionado pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações.
3º Momento: Resolução e correção dos exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade, produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, Produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos.
4º Momento: Resolução da Prova composta de questões objetivas e dissertativas disponibilizada no e-mail da turma, com valor de 3,00.
5º Momento: Fazer a revisão da correção da prova no quadro com os alunos de forma coletiva, após ter fechado todo o ciclo de resultados realizados pelo professor, essa etapa só poderá ser realizada depois que o professor entregar a cada aluno a avaliação corrigida e com nota. Esse já é o momento de revisão para recuperação Paralela.
6º Momento: Recurso de Recuperação Paralela/Fica a critério do professor a escolha do instrumento avaliativo para a Recuperação Paralela que valerá 8,00, essa etapa deverá acontecer em sala de aula.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                     

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________




























SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Mecanismos Reprodutivos                                                                         
Unidade Temática: Vida e Evolução
Subtema: Diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada) A reprodução humana: Sistema Genital masculino e Feminino; Puberdade e hormônios; Ciclo Menstrual e gravidez; Métodos contraceptivos, DSTs, ISTs.
Ano: 8º                          Período: 29/04 a 10/05                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF08CI12) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
(EF08CI13) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Discorrer sobre a anatomia e fisiologia dos Sistemas Genitais masculino e feminino; o papel do homem e da mulher na fecundação.
(EF08CI13.1) Compreender o mecanismo da ovulação e do ciclo menstrual.
(EF08CI13.2) Valorizar o cuidado com a própria saúde, com atenção para o desenvolvimento da sexualidade.
(EF08CI14) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
(EF08CI15) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
Avaliar o processo ensino aprendizagem.
Revisar para recuperar conteúdos e superar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a I unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, o professor poderá contar com recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionado pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações.
3º Momento: Resolução e correção dos exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade, produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, Produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos.
4º Momento: Resolução da Prova composta de questões objetivas e dissertativas disponibilizada no e-mail da turma, com valor de 3,00.
5º Momento: Fazer a revisão da correção da prova no quadro com os alunos de forma coletiva, após ter fechado todo o ciclo de resultados realizados pelo professor, essa etapa só poderá ser realizada depois que o professor entregar a cada aluno a avaliação corrigida e com nota. Esse já é o momento de revisão para recuperação Paralela.
6º Momento: Recurso de Recuperação Paralela/Fica a critério do professor a escolha do instrumento avaliativo para a Recuperação Paralela que valerá 8,00, essa etapa deverá acontecer em sala de aula.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                     

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________

































SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Hereditariedade
Unidade Temática: Vida e Evolução
Subtema: O que é hereditariedade; Genes e Células; Como ocorre a divisão celular e a transmissão dos genes na reprodução; o trabalho de Mendel.
Ano: 9º                          Período: 29/04 a 10/05                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF09CI09) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
(EF09CI10) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
(EF09CI09) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
Avaliar o processo ensino aprendizagem.
Revisar para recuperar conteúdos e superar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a I unidade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, o professor poderá contar com recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionado pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações.
3º Momento: Resolução e correção dos exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade, produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, Produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos.
4º Momento: Resolução da Prova composta de questões objetivas e dissertativas disponibilizada no e-mail da turma, com valor de 3,00.
5º Momento: Fazer a revisão da correção da prova no quadro com os alunos de forma coletiva, após ter fechado todo o ciclo de resultados realizados pelo professor, essa etapa só poderá ser realizada depois que o professor entregar a cada aluno a avaliação corrigida e com nota. Esse já é o momento de revisão para recuperação Paralela.
6º Momento: Recurso de Recuperação Paralela/Fica a critério do professor a escolha do instrumento avaliativo para a Recuperação Paralela que valerá 8,00, essa etapa deverá acontecer em sala de aula.

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (X) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário