Tema: Célula como Unidade da Vida
Unidade Temática: Vida e Evolução
Subtema: Ser Vivo e não vivo, como caracterizar a vida, reprodução sexuada e sexuada; Descoberta da célula e dos seres microscópicos; Estrutura da Célula.
Ano: 6º Período: 29/04 a 10/05 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
• (EF06CI8.1) Compreender os níveis de organização da vida.
• (EF06CI8.2) Identificar fatores vivos e não-vivos.
• (EF06CI8.3) Compreender, comparar e analisar reprodução sexuada e assexuada.
• (EF06CI08) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
• (EF06CI09) Identificar o número de células de seres unicelulares e pluricelulares, reconhecer os níveis de organização a partir de sua composição por células em diferentes seres vivos e tipos de seres relacionados a presença ou ausência da carioteca.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e superar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a I unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, o professor poderá contar com recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionado pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações.
3º Momento: Resolução e correção dos exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade, produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, Produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos.
4º Momento: Resolução da Prova composta de questões objetivas e dissertativas disponibilizada no e-mail da turma, com valor de 3,00.
5º Momento: Fazer a revisão da correção da prova no quadro com os alunos de forma coletiva, após ter fechado todo o ciclo de resultados realizados pelo professor, essa etapa só poderá ser realizada depois que o professor entregar a cada aluno a avaliação corrigida e com nota. Esse já é o momento de revisão para recuperação Paralela.
6º Momento: Recurso de Recuperação Paralela/Fica a critério do professor a escolha do instrumento avaliativo para a Recuperação Paralela que valerá 8,00, essa etapa deverá acontecer em sala de aula.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Programas e indicadores de saúde pública
Unidade Temática: Vida e Evolução
Subtema: O que é saúde? Microrganismos e doenças; Doenças parasitárias e verminoses; diferentes formas de transmissão de doenças, prevenção e vacinas.
Ano: 7º Período: 29/04 a 10/05 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
• (EF07CI15.1) Compreender o significado da palavra saúde e a importância de nos manter saudáveis.
• (EF06CI .15.2) Descrever doenças virais, bacterianas e causadas por protozoários, seus sintomas, forma de transmissão e de prevenção, em especial, as doenças infectocontagiosas que mais matam em sua região e país.
• (EF06CI15 .3) Descrever o ciclo de vida de alguns platelmintos e nematódeos e analisar a forma de contágio e prevenção.
• (EF06CI15.4) Valorizar o cuidado com a própria saúde.
• (EF07CI16) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e superar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a I unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, o professor poderá contar com recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionado pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações.
3º Momento: Resolução e correção dos exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade, produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, Produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos.
4º Momento: Resolução da Prova composta de questões objetivas e dissertativas disponibilizada no e-mail da turma, com valor de 3,00.
5º Momento: Fazer a revisão da correção da prova no quadro com os alunos de forma coletiva, após ter fechado todo o ciclo de resultados realizados pelo professor, essa etapa só poderá ser realizada depois que o professor entregar a cada aluno a avaliação corrigida e com nota. Esse já é o momento de revisão para recuperação Paralela.
6º Momento: Recurso de Recuperação Paralela/Fica a critério do professor a escolha do instrumento avaliativo para a Recuperação Paralela que valerá 8,00, essa etapa deverá acontecer em sala de aula.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Mecanismos Reprodutivos
Unidade Temática: Vida e Evolução
Subtema: Diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada) A reprodução humana: Sistema Genital masculino e Feminino; Puberdade e hormônios; Ciclo Menstrual e gravidez; Métodos contraceptivos, DSTs, ISTs.
Ano: 8º Período: 29/04 a 10/05 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
• (EF08CI12) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
• (EF08CI13) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Discorrer sobre a anatomia e fisiologia dos Sistemas Genitais masculino e feminino; o papel do homem e da mulher na fecundação.
• (EF08CI13.1) Compreender o mecanismo da ovulação e do ciclo menstrual.
• (EF08CI13.2) Valorizar o cuidado com a própria saúde, com atenção para o desenvolvimento da sexualidade.
• (EF08CI14) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
• (EF08CI15) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e superar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a I unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, o professor poderá contar com recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionado pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações.
3º Momento: Resolução e correção dos exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade, produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, Produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos.
4º Momento: Resolução da Prova composta de questões objetivas e dissertativas disponibilizada no e-mail da turma, com valor de 3,00.
5º Momento: Fazer a revisão da correção da prova no quadro com os alunos de forma coletiva, após ter fechado todo o ciclo de resultados realizados pelo professor, essa etapa só poderá ser realizada depois que o professor entregar a cada aluno a avaliação corrigida e com nota. Esse já é o momento de revisão para recuperação Paralela.
6º Momento: Recurso de Recuperação Paralela/Fica a critério do professor a escolha do instrumento avaliativo para a Recuperação Paralela que valerá 8,00, essa etapa deverá acontecer em sala de aula.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Hereditariedade
Unidade Temática: Vida e Evolução
Subtema: O que é hereditariedade; Genes e Células; Como ocorre a divisão celular e a transmissão dos genes na reprodução; o trabalho de Mendel.
Ano: 9º Período: 29/04 a 10/05 Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
• (EF09CI09) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
• (EF09CI10) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
• (EF09CI09) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar o nível de aprendizagem dos conteúdos.
• Avaliar o processo ensino aprendizagem.
• Revisar para recuperar conteúdos e superar eventuais dificuldades de aprendizagem, não superadas durante a I unidade.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos a serem avaliados, o professor poderá contar com recursos tecnológicos, livros didáticos, modelos confeccionado pelos alunos durante as aulas anteriores e ilustrações.
3º Momento: Resolução e correção dos exercícios de revisão/Exercícios como: Ilustração de trechos significativos dos conteúdos estudados, sequências em quadrinhos, caso o conteúdo dê abertura para tal atividade, produção de “Você Sabia” pelos alunos sobre o conteúdo, construção de mapas conceituais e mentais, Produção de pequenos textos a partir de ilustrações e explicações feitas pelo professor. O professor ainda poderá utilizar de outras fontes bibliográficas para trabalhar exercícios com os alunos.
4º Momento: Resolução da Prova composta de questões objetivas e dissertativas disponibilizada no e-mail da turma, com valor de 3,00.
5º Momento: Fazer a revisão da correção da prova no quadro com os alunos de forma coletiva, após ter fechado todo o ciclo de resultados realizados pelo professor, essa etapa só poderá ser realizada depois que o professor entregar a cada aluno a avaliação corrigida e com nota. Esse já é o momento de revisão para recuperação Paralela.
6º Momento: Recurso de Recuperação Paralela/Fica a critério do professor a escolha do instrumento avaliativo para a Recuperação Paralela que valerá 8,00, essa etapa deverá acontecer em sala de aula.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso; ( ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário