Planejamento Anual Cie 8º 2022

 

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS - 2022

ESCOLA:

PROFESSOR(A):                                                                      

ANO: 8º

OBJETIVO DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,

sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.

Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.

Amabilidade: empatia, respeito e confiança.

Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.

Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas abaixo:

1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

4. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

5. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

7. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.

8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

I UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): Vida e Evolução; Terra e Universo.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento (03/03 a 07/05).

 Diversidade e valorização das características individuais de cada aluno.

Importância do coletivo e das relações com os amigos.

Como a Ciência colabora na formação social de cada indivíduo.

A importância do autoconhecimento para decisões responsáveis no futuro da própria vida.

A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Sistema Sol, Terra e Lua e respectivos movimentos”. 

Lua satélite da Terra, fases da Lua.

Eclipses e movimentos da Lua.

Rotação e Translação da Terra, estações do ano.

Clima

Correntes atmosféricas e distribuição de calor no Planeta.

Saúde

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

HABILIDADES

 

(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua. (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.

(EF08CI11BA) Elaborar hipóteses sobre acontecimentos, situações ou fenômenos ocasionados pelo movimento da terra.

(EF08CI12BA) Relatar como ocorrem os eclipses.

(EF08CI13BA) Demonstrar, através de modelos, porque os polos terrestres são mais frios do que as regiões equatoriais.

(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
(EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.

 

METODOLOGIA 

Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Textos informativos e reflexivos sobre emoções;

Checklist para 2022, os alunos deverão relacionar hábitos que querem adquirir ao longo do ano;

Entrevista comigo mesmo daqui a dez anos, possibilitando o aparecimento das fantasias dos jovens em relação ao futuro; discutir as metas que gostariam de alcançar durante os próximos dez anos;

Debate acerca do seguinte questionamento: “Coexistir com as diferenças é um desafio?”

Leitura e interpretação da música “É preciso saber viver”.

Criando manchetes com fatos relacionados a Ciência.

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);     

Pesquisa Premiada;

 

Construção dos modelos do Sistema Solar em quadrinhos;

Experimentos que comprovam os movimentos do Planeta Terra;

Aula prática sobre o movimento das correntes oceânicas;

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias;

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

AVALIAÇÃO  

 

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

 

 

 

II UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Matéria e Energia; Vida e Evolução.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (09/05 a 23/07).

 

 

Ressaca do mar e Tsunamis ou “maré da morte”;

Interferência Humana no Clima;

As mudanças Climáticas; Consequências das mudanças Climáticas.

Tecnologias do bem: iniciativas a favor do meio ambiente; Fontes e Tipos de Energia; Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis.

Energia e suas transformações, corrente elétrica, instalações elétricas, consumo dos equipamentos elétricos e

hábitos de consumo

Construir circuitos elétricos.

Uso consciente de energia elétrica.

Energia do corpo: conceito, produção e funcionamento (desde a obtenção até a transferência para todas as partes do corpo).

Como o corpo humano está organizado - Das células até os Sistemas.

 

 

 

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Saúde

 

HABILIDADES

 

(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

(EF07CI08IT) Compreender sobre fatores que ocasionam as ressacas do mar e reconhecer características que evidenciem alterações causadas por esta catástrofe natural, utilizando como exemplo a cidade de Prado que faz limite com Itamaraju.

(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

(EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).

(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.

(EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

(EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

 (EF07CI03IT) Identificar e reconhecer quais tipos de energia são utilizadas na sua casa, trabalho ou escola, de modo que identifique a relação do tipo de energia à sua fonte (eólica, hidrelétrica, solar, geotérmica, biomassa, entre outras).

(EF08CI04IT) Analisar o impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente da energia e seu impacto sobre o meio ambiente.

(EF07CI05IT) Avaliar limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas. 

(EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que pode causar no meio ambiente.

(EF08CI07BA) Compreender os dados que constam no selo Procel e levá-los em consideração no momento da compra de um equipamento.

(EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam.

(EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.

 

METODOLOGIA

Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;      

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias;

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Campanha de sensibilização para evitar o aquecimento global e possíveis ações que desencadeiam em desequilíbrios ambientais;

Filmes que retratam fenômenos ambientais referentes ao clima, seguidos de relatórios e ilustrações representando a formação dos mesmos;

Construção de tabelas ilustrativas sobre consumo dos equipamentos elétricos e hábitos de consumo responsável de energia;

Ilustração em tirinhas evidenciando fontes de energia renováveis e não renováveis.

Construção de circuitos elétricos;

Experimentos que demonstram as transformações de energia, com relatório sobre a atividade experimental.

Protótipos e modelos energéticos. 

AVALIAÇÃO

 

 

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

 

 

III UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Vida e Evolução.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

As diversas facetas do Consumo

(25/07 a 27/08).

Manutenção do organismo

Os nutrientes e suas funções no organismo;

Necessidades diárias de alimentos;

Dieta balanceada = alimentação variada;

Distúrbios alimentares;

Consumo Consciente dos alimentos

Evitar o desperdício

Reutilizar partes vegetais dispensadas ao lixo (receitas)

Compostagem.  

 

Economia (Educação

Fiscal)

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Saúde

Cidadania e Civismo(Vida Familiar e Social)

 

 

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (29/08 a 07/10)

Reprodução, Sexo e

Sexualidade.

Múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, psicológica, cultural, ética).

Mecanismos reprodutivos

Diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada).

Sistema reprodutor masculino e feminino.

Puberdade e hormônios, ciclo menstrual e gravidez.

Doenças Sexualmente

Transmissíveis (DSTs) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju. Atenção com a higiene genital.

Métodos contraceptivos e gravidez precoce. 

 Meio Ambiente

(Educação Ambiental e Educação para o

Consumo)

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Projeto de Vida

Educação para as diversidades

 

HABILIDADES

(EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam.

(EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

(EF08CI08BA) Descrever a importância da reprodução sexuada para a variabilidade dos descendentes.

(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

(EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.

(EF08CI08IT) Identificar os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos. 

METODOLOGIA

Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses; Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;         

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Construção da pirâmide alimentar, para trabalhar as funções dos alimentos;

Elaboração de cardápios saudáveis;

Receitinhas saudáveis;

Investigação através de pesquisas dirigidas para conhecer hábitos alimentares prejudiciais a saúde;

Elaboração de cartazes ou pranchas sobre o sistema reprodutor masculino e feminino;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias;

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Pesquisa dirigida sobre DSTs e ISTSs para composição de tabela informativa contendo modo de transmissão, tratamento, agente causador e prevenção;

Campanha de sensibilização para a importância do uso de preservativos;

Importância da vacina HPV Papiloma Vírus Humano, usada na prevenção do câncer do colo do útero, vírus transmitido através do ato sexual;

Contação de Histórias sobre gravidez precoce, relatando a experiência de casos reais;

Análise de vídeos que mostram os diferentes tipos de reprodução;

Representação através de desenhos sobre os diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada);

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

 

AVALIAÇÃO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback

necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de

conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

 

IV UNIDADE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Vida e Evolução

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (27/09 a 07/10)

Sistema Imunitário Humano: imunidade inata (barreiras físicas, químicas e biológicas) e imunidade específica

Sistema Endócrino e Hormônios.

 

Saúde

Ciência e Tecnologia

 

Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais (10/10 a 25/11).

Influência de outros povos na alimentação.

Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes;

 

Multiculturalismo

Ciência e Tecnologia

Saúde

 

(28/11 a 10/12)

 Respiração – movimentos respiratórios e trocas gasosas; distúrbios do sistema respiratório;  

 

Multiculturalismo

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

 

HABILIDADES

(EF08CI10BA) Identificar e classificar as barreiras que compõem a imunidade inata e conhecer o seu funcionamento como as barreiras químicas, físicas e biológicas do nosso corpo fazem a defesa contra agentes invasores.

(EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam.

(EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.

(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

 

METODOLOGIA

Trabalhar atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Projeção de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações);

Aula dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo;      

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Elaboração de cartazes sobre vacinas e soros;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos relacionados a vacinação;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários; 

Pesquisa dirigida sobre Sistema Endócrino, usando a técnica de Sala de Aula Invertida, para discussão na próxima aula e esclarecimentos de dúvidas;

Experimentos que demonstram fenômenos da respiração (inspiração e expiração);

Campanhas contra o tabagismo;

Experimento da garrafa fumadora e pesquisa dirigida sobre substâncias encontradas no cigarro;

Pesquisa dirigida para preenchimento de tabela sobre doenças causadas pelo cigarro;

Pesquisa dirigida para debate sobre os distúrbios alimentares;

Experimentos sobre os processos químicos da digestão;

Representar os sistemas estudados, utilizando massinha de modelar;

Leitura, análise e interpretação de poemas, poesias e paródias;

Reprodução de mapas conceituais e mentais;

Textos informativos e reflexivos sobre problemas ambientais, a importância da previsão do tempo e alterações climáticas atuais, problemas e soluções.

 

AVALIAÇÃO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

 

OBSERVAÇÕES: as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados.

 

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