PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS - 2022 |
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ESCOLA: |
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PROFESSOR(A):
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ANO: 8º |
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OBJETIVO
DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são
concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam
compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando
conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos
críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento
trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e
científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações
entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando
interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS
DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos
sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem
própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise
crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e
testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora,
como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como
conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação
e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e
apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as
relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis,
para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns
que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e
o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e
emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções
e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em
princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica
estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de
desenvolver os cinco grandes domínios que são
entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas
competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento
com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade:
empatia, respeito e confiança. Resiliência
Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura
ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a
área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular
de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas
relacionadas abaixo: 1.
Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento
científico como provisório, cultural e histórico. 2.
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da
Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação
científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas,
tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e
colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 3.
Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos
ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as
relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer
perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com
base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 4.
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência
e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. 5.
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e
negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a
consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e
valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos
de qualquer natureza. 6.
Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação
para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e
resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética. 7.
Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se
na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo
aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da
Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e
socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em
princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. |
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I UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(A): Vida e Evolução; Terra e Universo. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES
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Escola como espaço de acolhimento,
afetividade e conhecimento (03/03 a 07/05). |
Diversidade e
valorização das características individuais de cada aluno. Importância do coletivo e das relações com os amigos. Como a Ciência colabora na formação social de cada
indivíduo. A importância do autoconhecimento para decisões
responsáveis no futuro da própria vida. A Escola me conduz ao
conhecimento sobre “Sistema Sol, Terra e Lua e respectivos movimentos”. Lua
satélite da Terra, fases da Lua. Eclipses
e movimentos da Lua. Rotação
e Translação da Terra, estações do ano. Clima Correntes atmosféricas e
distribuição de calor no Planeta. |
Saúde Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) |
HABILIDADES
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(EF08CI12)
Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu,
a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas
entre Sol, Terra e Lua. (EF08CI13)
Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel
da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na
ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais. (EF08CI11BA) Elaborar hipóteses
sobre acontecimentos, situações ou fenômenos ocasionados pelo movimento da
terra. (EF08CI12BA) Relatar como ocorrem
os eclipses. (EF08CI13BA) Demonstrar, através
de modelos, porque os polos terrestres são mais frios do que as regiões
equatoriais. (EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de
circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela
forma e pelos movimentos da Terra. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Textos
informativos e reflexivos sobre emoções; Checklist
para 2022, os alunos deverão relacionar hábitos que querem adquirir ao longo
do ano; Entrevista
comigo mesmo daqui a dez anos, possibilitando o aparecimento das fantasias
dos jovens em relação ao futuro; discutir as metas que gostariam de alcançar
durante os próximos dez anos; Debate
acerca do seguinte questionamento: “Coexistir com as diferenças é um desafio?”
Leitura
e interpretação da música “É preciso saber viver”. Criando
manchetes com fatos relacionados a Ciência. Projeção
de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de
experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em
relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Pesquisa
Premiada; |
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Construção
dos modelos do Sistema Solar em quadrinhos; Experimentos
que comprovam os movimentos do Planeta Terra; Aula
prática sobre o movimento das correntes oceânicas; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Reescrita
de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Leitura,
análise e interpretação de poemas, poesias e paródias; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; |
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AVALIAÇÃO
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas
durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus
colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse
planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação
dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos,
quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de
seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes
, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as
aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação,
entre outros. Assim sendo os
estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação. |
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II UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Matéria e Energia; Vida e Evolução. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (09/05
a 23/07). |
Ressaca do
mar e Tsunamis ou “maré da morte”; Interferência
Humana no Clima; As mudanças
Climáticas; Consequências das mudanças Climáticas. Tecnologias do bem: iniciativas a favor do meio ambiente; Fontes e
Tipos de Energia; Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis. Energia e suas
transformações, corrente elétrica, instalações elétricas, consumo dos equipamentos
elétricos e hábitos de consumo Construir circuitos elétricos. Uso consciente de energia elétrica. Energia
do corpo: conceito, produção e funcionamento (desde a obtenção até a
transferência para todas as partes do corpo). Como o corpo humano está organizado -
Das células até os Sistemas. |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) Saúde |
HABILIDADES |
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(EF08CI16) Discutir iniciativas
que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da
identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela
intervenção humana. (EF07CI08IT) Compreender
sobre fatores que ocasionam as ressacas do mar e reconhecer características
que evidenciem alterações causadas por esta catástrofe natural, utilizando
como exemplo a cidade de Prado que faz limite com Itamaraju. (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis
e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades
ou cidades. (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e
lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos
residenciais. (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais
(chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo
de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa,
sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia
elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos
segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência
energética) e hábitos de consumo responsável. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica
(termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças,
seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua
cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI02IT) Aprender
sobre usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas,
eólicas etc.), como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade,
casa ou escola. (EF07CI03IT) Identificar e reconhecer quais tipos de energia são utilizadas na
sua casa, trabalho ou escola, de modo que identifique a relação do tipo de
energia à sua fonte (eólica, hidrelétrica, solar, geotérmica, biomassa, entre
outras). (EF08CI04IT) Analisar o
impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente da energia
e seu impacto sobre o meio ambiente. (EF07CI05IT) Avaliar
limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela
instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas
hidrelétricas. (EF08CI06BA) Avaliar, com
criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a
obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que
pode causar no meio ambiente. (EF08CI07BA) Compreender os dados
que constam no selo Procel e levá-los em consideração no momento da compra de
um equipamento. (EF08CI06IT) Compreender como é
obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e
a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo
humano, bem como, a forma integrada como atuam. (EF08CI07IT) Perceber a
importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva,
bem como, à saúde física, social e emocional. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Aula
dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em
estudo; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Projeção
de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de
experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em
relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Reescrita
de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Leitura,
análise e interpretação de poemas, poesias e paródias; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Campanha
de sensibilização para evitar o aquecimento global e possíveis ações que
desencadeiam em desequilíbrios ambientais; Filmes
que retratam fenômenos ambientais referentes ao clima, seguidos de relatórios
e ilustrações representando a formação dos mesmos; Construção de tabelas ilustrativas sobre consumo
dos equipamentos elétricos e hábitos de consumo responsável de energia; Ilustração em tirinhas evidenciando fontes de
energia renováveis e não renováveis. Construção
de circuitos elétricos; Experimentos que demonstram as transformações de
energia, com relatório sobre a atividade experimental. Protótipos e modelos
energéticos. |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas
durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus
colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse
planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação
dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos,
quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de
seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes
, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as
aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação,
entre outros. Assim sendo os
estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente
satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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III UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Vida e Evolução. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
As diversas facetas do Consumo (25/07 a 27/08). |
Manutenção do organismo Os nutrientes e suas funções no
organismo; Necessidades diárias de alimentos; Dieta balanceada = alimentação variada; Distúrbios alimentares; Consumo Consciente dos alimentos Evitar o desperdício Reutilizar partes vegetais dispensadas
ao lixo (receitas) Compostagem. |
Economia (Educação Fiscal) Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) Saúde Cidadania e Civismo(Vida Familiar e
Social) |
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (29/08
a 07/10) |
Reprodução, Sexo e Sexualidade. Múltiplas dimensões da sexualidade
humana (biológica, psicológica, cultural, ética). Diferentes
tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada). Sistema reprodutor
masculino e feminino. Puberdade
e hormônios, ciclo menstrual e gravidez. Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Infecções
Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju. Atenção com
a higiene genital. Métodos contraceptivos e gravidez
precoce. |
Meio Ambiente (Educação Ambiental e Educação para o Consumo) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) Projeto de Vida Educação para as diversidades |
HABILIDADES |
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(EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano
funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos
órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada
como atuam. (EF08CI07) Comparar diferentes
processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos
adaptativos e evolutivos. (EF08CI11) Selecionar
argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana
(biológica, sociocultural, afetiva e ética). (EF08CI08BA) Descrever a
importância da reprodução sexuada para a variabilidade dos descendentes. (EF08CI08) Analisar e
explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação
dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. (EF08CI09) Comparar o modo
de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a
necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do
método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções
Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10) Identificar os
principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções
Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e
métodos de prevenção. (EF08CI08IT) Identificar os métodos
contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em Itamaraju e
discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses
métodos. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Projeção de slides, jogos interativos,
e também de realidade virtual, explicação de experimentos, analogias com
situações cotidianas, interação e brincadeiras em relação ao objeto de
conhecimento (mímicas ou imitações); Aula dialogada e expositiva utilizando
vídeos sobre os objetos de conhecimento em estudo; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Construção
da pirâmide alimentar, para trabalhar as funções dos alimentos; Elaboração
de cardápios saudáveis; Receitinhas
saudáveis; Investigação
através de pesquisas dirigidas para conhecer hábitos alimentares prejudiciais
a saúde; Elaboração
de cartazes ou pranchas sobre o sistema reprodutor masculino e feminino; Representação
de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita
de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Leitura,
análise e interpretação de poemas, poesias e paródias; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Pesquisa
dirigida sobre DSTs e ISTSs para composição de tabela informativa contendo
modo de transmissão, tratamento, agente causador e prevenção; Campanha
de sensibilização para a importância do uso de preservativos; Importância
da vacina HPV Papiloma Vírus
Humano, usada na prevenção do câncer do colo do útero, vírus transmitido
através do ato sexual; Contação
de Histórias sobre gravidez precoce, relatando a experiência de casos reais; Análise
de vídeos que mostram os diferentes tipos de reprodução; Representação
através de desenhos sobre os diferentes tipos de reprodução em plantas e
animais (sexuada e assexuada); Reprodução de
mapas conceituais e mentais; |
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AVALIAÇÃO
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas
durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários
à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o
objeto de conhecimento
estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades
cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus
colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse
planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação
dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos,
quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de
seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes
, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as
aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação,
entre outros. Assim sendo os
estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação. |
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IV UNIDADE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Vida e Evolução |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju
em foco (27/09 a 07/10) |
Sistema Endócrino e Hormônios. |
Saúde Ciência
e Tecnologia |
Pluralismo Cultural e Multiculturalismo
na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais (10/10 a
25/11). |
Influência de outros povos na
alimentação. Digestão – processamento dos alimentos e
absorção dos nutrientes; |
Multiculturalismo Ciência
e Tecnologia Saúde |
(28/11
a 10/12) |
Respiração
– movimentos respiratórios e trocas gasosas; distúrbios do sistema
respiratório; |
Multiculturalismo Meio
Ambiente (Educação Ambiental) Ciência
e Tecnologia |
HABILIDADES |
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(EF08CI10BA) Identificar e
classificar as barreiras que compõem a imunidade inata e conhecer o seu
funcionamento como as barreiras químicas, físicas e biológicas do nosso corpo
fazem a defesa contra agentes invasores. (EF08CI06IT) Compreender
como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a
produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que
compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam. (EF08CI07IT) Perceber a
importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva,
bem como, à saúde física, social e emocional. (EF08CI08) Analisar e
explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação
dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar conhecimentos prévios do objeto de conhecimento a
ser trabalhado, através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Projeção
de slides, jogos interativos, e também de realidade virtual, explicação de
experimentos, analogias com situações cotidianas, interação e brincadeiras em
relação ao objeto de conhecimento (mímicas ou imitações); Aula
dialogada e expositiva utilizando vídeos sobre os objetos de conhecimento em
estudo; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Elaboração
de cartazes sobre vacinas e soros; Representação
de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos relacionados a
vacinação; Reescrita
de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de
pesquisas em formato de seminários; Pesquisa
dirigida sobre Sistema Endócrino, usando a técnica de Sala de Aula Invertida,
para discussão na próxima aula e esclarecimentos de dúvidas; Experimentos
que demonstram fenômenos da respiração (inspiração e expiração); Campanhas
contra o tabagismo; Experimento
da garrafa fumadora e pesquisa dirigida sobre substâncias encontradas no
cigarro; Pesquisa
dirigida para preenchimento de tabela sobre doenças causadas pelo cigarro; Pesquisa
dirigida para debate sobre os distúrbios alimentares; Experimentos
sobre os processos químicos da digestão; Representar
os sistemas estudados, utilizando massinha de modelar; Leitura,
análise e interpretação de poemas, poesias e paródias; Reprodução
de mapas conceituais e mentais; Textos
informativos e reflexivos sobre problemas ambientais, a importância da
previsão do tempo e alterações climáticas atuais, problemas e soluções. |
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AVALIAÇÃO
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas
durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus
colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Aqui, nesse
planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação
dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos,
quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de
seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes
, mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as
aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação,
entre outros. Assim sendo os
estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e
colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório,
parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de
Avaliação. |
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OBSERVAÇÕES:
as
habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de
conhecimento trabalhados. |
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