3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS |
||||||||||||||||
Subtema: Ambiente e Sociedade: investigando a paisagem
local em diferentes perspectivas. |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
|||||||||||||||
Objetos de Conhecimento: Pantanal;
Pampa; Zonas de Transição; Ecossistemas Aquáticos. |
||||||||||||||||
Anos: 7º Período: 28/04 a 09/05 Nº de Aulas:
06 |
||||||||||||||||
HABILIDADES |
||||||||||||||||
(EF07CI07) Caracterizar
os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de
água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.,
correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no
estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de
cada um deles. |
||||||||||||||||
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
||||||||||||||||
Conceituar
e diferenciar ecossistema e bioma. Identificar os ecossistemas brasileiros
conforme suas características, em especial os Biomas Pantanal e Pampa.
Observar espécies típicas dos Biomas em estudo. Entender como é medida a
biodiversidade de um bioma. Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza
desses Biomas em estudo, bem como sua preservação. Identificar as principais
características dos Biomas, associando-os ou diferenciando-os em relação às
paisagens locais investigadas. Coletar, organizar e analisar informações de
maneira crítica, para validar ou refutar hipóteses sobre as mudanças que
ocorreram e que ocorrem nas paisagens locais, relacionando-as aos impactos
das ações humanas. Formular perguntas investigativas a partir das observações
da paisagem local. Recorrer a diferentes métodos de investigação em contextos
variados, com a aplicação de diferentes recursos. |
||||||||||||||||
Expectativas
de aprendizagem: o que os estudantes vão aprender e saber fazer |
||||||||||||||||
Ao final da SD,
os estudantes devem reconhecer que uma investigação pode relacionar
diferentes informações a partir da observação, distinção e construção de
representações, e que em um mesmo espaço-tempo existem várias possibilidades
e escalas de observação de um fenômeno ou de objetos do seu entorno. Também,
estabelecerão relações interdisciplinares entre o Planeta Terra, a composição
do solo, os biomas, a cultura local e o estudo das paisagens, importantes nas
adolescências para a construção das identidades, sentimento de pertencimento,
social e histórico, e compreensão da territorialidade. |
||||||||||||||||
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
||||||||||||||||
AULA 01 TEMA: TEMA: Bioma Pantanal Etapa
01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 minutos) Indague os alunos se
eles têm visto na tv ou nas redes sociais as belíssimas imagens do Pantanal,
que também é chamado de pantanal mato Grossense? Como é a cobertura vegetal
desse bioma? E a fauna? O que eles sabem a respeito do clima e do solo? Esse
é um momento rico para direcionamento das próximas aulas, deixe os alunos
expressarem o que sabem, apenas acolha as respostas, se possível, projete uma
imagem do pantanal ou leve uma imagem impressa, para instigar a curiosidade
dos alunos a respeito do tema. Etapa
02: Aprofundando no Tema (20min) Agora chegou o momento
de esclarecer sobre as considerações dos estudantes na etapa anterior, diga
que o Pantanal Mato Grossense é uma planície repleta de rios que ocupa parte
dos estados de Mato grosso Sul. Convide a turma a conhecer um pouco mais
sobre o objeto em estudo, utilize o livro didático A Conquista Ciências 7°
ano páginas 52 e 53, como suporte. Para ilustrar tudo que foi apresentado, convide a turma a
assistir o vídeo “Pantanal”, disponível no seguinte link https://youtu.be/TTsiLGi4gDQ
, caso seja possível! Etapa
03: Caça
Premiada (20 min), Lance
perguntas a respeito do pantanal e peça que eles achem no texto, como se
fosse uma caça as informações, elabore perguntas do texto das páginas 52 e
53, aquele que encontrar primeiro o maior |
||||||||||||||||
número de informações
ganhará um pirulito, dessa forma você incentiva a leitura e compartilha
conhecimento de forma leve e descontraída. AULA
02 TEMA:
CAÇA E PESCA INDISCRIMINADAS AMEAÇAM O PANTANAL Etapa
04: Verificação da Aprendizagem (20min) Fazer as atividades da
página 53 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano, em seguida realizar
a correção sanando as dúvidas encontradas. Etapa 05: Hora do Registro (15min) Após
exposição do objeto em estudo da aula anterior (Pantanal), solicitar aos estudantes
que escreva no caderno o texto abaixo que será ditado, em seguida ouvir a
leitura dos mesmos. A
escrita do texto deverá obedecer às normas de pontuações. CAÇA E PESCA INDISCRIMINADAS
AMEAÇAM O PANTANAL. Jacarés, principalmente, são
caçados para o comércio ilegal de couro e carne. Felizmente, já existem
algumas fazendas que se dedicam à criação desses animais em cativeiro. Essa atividade contribui para o desenvolvimento
econômico da região e inibe a caça ilegal dos Jacarés. Etapa 06: Mão na massa II (15 min) Essa será uma atividade iniciada em sala de aula, caso não haja tempo
para a conclusão, orientar os estudantes a concluírem em casa, por isso,
oriente-os de modo bem claro e completo. Peça para fazerem uma ilustração para o texto copiado na etapa
anterior referente ao Pantanal (a escolha deles), em momento oportuno, deverá
falar sobre a imagem e do que ela representa. AULA 03 TEMA:
Bioma Pampa Etapa
07: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)
Orientações: apresente o trecho da gaúcha Tere Marcellino para os alunos
e peça para que leiam em voz alta. Em seguida, pergunte o que acharam do
texto. Destaque algumas palavras e peça que comentem o que eles sabem sobre
as seguintes palavras presentes no texto: campeiro, pampa; mate. Após as respostas, explique que a palavra campeiro é
derivada da palavra “campo”. A segunda palavra, “pampa”, é o nome do bioma
situado no Sul do Brasil e “mate” é a erva utilizada para fazer a bebida
tradicional dos gaúchos, o chimarrão. Aproveite e pergunte se alguém já bebeu
um chimarrão e o que acharam. Etapa 08: Aula expositiva
dialogada (25 min) Leia a
pergunta para os alunos: "O que
encontramos e como é o bioma pampas?". Não se preocupe em responder
a questão nesse momento. Deixe-os refletirem a respeito da questão e ficarem
curiosos. Agora
faça uma aula expositiva dialogada, abra espaço para participação dos
estudantes, utilize as páginas 54 e 55 do livro didático A Conquista Ciências
7º ano, é interessante utilizar os vídeos sobre este bioma, disponíveis nos
links abaixo, serão úteis para facilitar o entendimento. <https://bit.ly/2L8MDKk > e
<https://bit.ly/2N7nD6F > Leve
o Mapa do Mundo para sala para mostrar a localização deste bioma. Fique
atento as orientações didáticas. Etapa
09: Verificação da Aprendizagem (15 min) Realize
a atividade da página 55 do livro didático A Conquista Ciências 7º Ano,
poderá fazer em equipe. AULA
04 TEMA:
Zonas de transição e manguezais Etapa 10: Correção da Atividade (10min) Momento
oportuno para revisar o que foi trabalhado e consequentemente tirar as
dúvidas encontradas durante a realização da atividade da etapa 09. Etapa
11: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Questione
se os estudantes têm conhecimento sobre a degradação dos manguezais
brasileiros. Indague também se sabem quais seres vivos habitam ali e quais
prejuízos para aquele ecossistema se for destruído. Pergunte se já ouviram
falar sobre as Zonas de Transição entre os biomas. Apenas
acolha as respostas. Etapa
12: Aula Expositiva Ilustrada (20 min) Inicie a aula apresentando para os estudantes os objetos
de conhecimento sobre Zonas
de transição e Manguezais disponíveis nos links abaixo com tempos de 4’54’
e 9’42’’ respectivamente: https://www.youtube.com/watch?v=uRbJm3-pudw https://www.youtube.com/watch?v=1T88Un_O91Y Quando necessário, faça pausas e comente acerca dos
objetos de conhecimento apresentados nos vídeos para melhor entendimento dos
alunos. Etapa 13: Aprofundando o tema(10min) Utilize o livro didático A Conquista Ciências
páginas 56 e 57 como suporte para a explicação dos objetos de conhecimento,
não deixe de ler as orientações didáticas. AULA 05 TEMA: Ecossistemas Aquáticos Etapa 14: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min) Inicie
a aula perguntando que ecossistemas aquáticos os estudantes conhecem. Acolha
as respostas, em seguida convide-os a assistirem o vídeo (4’30”) disponível
no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=tYJC-KWJiWw Etapa 15: Aula expositiva dialogada (20min) Apresente
as informações sobre os ecossistemas aquáticos, permitindo a participação dos
alunos, use como suporte as páginas 58 e 59 do livro didático A Conquista
Ciências, leia as orientações do livro didático, certificando-se de que os estudantes
compreendam por que a luz e a pressão são dois fatores abióticos que
influenciam a distribuição dos seres vivos nos ambientes aquáticos. Comente
sobre as atividades humanas que prejudicam os esses ambientes colocando em
risco as espécies que vivem neles, incentivando os estudantes a apontar os
problemas que cercam esse tema. A seguir, peça que desenhem no caderno possíveis
soluções para o problema. Etapa 16: Verificação da Aprendizagem (20min) Oriente
os estudantes a realizarem as atividades das páginas 57 e 59 do livro
didático A Conquista Ciências 7º ano. AULA 06 TEMA: Revendo Biomas Etapa
17: Correção da Atividade (15 minutos) Momento
oportuno para revisar o que foi trabalhado e consequentemente tirar as
dúvidas encontradas durante a realização da atividade da etapa 17. Etapa
18: Vamos verificar (10 min) Fazer a seguinte pergunta: A Amazônia é o pulmão
do mundo? Em seguida propor essa pesquisa aos estudantes seguindo as
orientações da página 60 do livro A Conquista Ciências 7º Ano. Etapa 19: Leitura e Interpretação (20 min) Nesta
atividade o professor irá convidar os alunos a ler o texto A parceria entre
Cientistas e não cientistas do livro A Conquista Ciências página 61, em
seguida responder as questões a e b do item 1, no caderno de
ciências, após a execução, fazer a correção. MAIS
SUGESTÕES Segue algumas sugestões para trabalhar com biomas de forma
lúdica e criativa tornando o aprendizado mais envolvente e memorável. Essas
atividades não apenas tornam o aprendizado sobre biomas mais divertido, mas
também ajudam os estudantes a desenvolverem habilidades criativas, de
pesquisa e trabalho em equipe.
Concurso de Fotografia:
Promova um concurso de fotografia onde os alunos precisam capturar imagens
que representem a diversidade dos biomas. Eles podem explorar áreas naturais
próximas e compartilhar suas descobertas, incentivando a apreciação e
conservação da natureza. Etapa 20: Diário
de bordo (5 min)
Elaboração: Nilsilane |
||||||||||||||||
RECURSOS:
(X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
||||||||||||||||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro
páginas: (53, 55,
57, 59, 60 e 61) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário